Presidente da Acesu participa de missão em Israel

Nidovando Pinheiro, presidente da Associação Cearense de Supermercados (ACESU), participa da missão cearense, formada por 24 pessoas, entre empresários, políticos e professores universitários. O grupo está em Israel desde o início de setembro buscando conhecer novas tecnologias e pesquisas que envolvam inovação. O objetivo é que o intercâmbio acelere resultados nos vários setores da economia do Ceará, como no agro e o varejo.

De acordo com o presidente, um dos empresários à frente do encontro internacional, pesquisas de ponta, desenvolvidas pelos israelenses, podem contribuir com o setor supermercadista do Ceará. “Israel é uma referência mundial em tecnologia, por isso buscamos aqui inovação, por exemplo, para nossos processos de gestão e para o uso de novas ferramentas de trabalho. Acreditamos, com isso, levar nova agilidade ao setor supermercadista”, aponta o empresário.

Ainda segundo Nidovando Pinheiro, um dos principais motivadores para a visita ao país do Oriente Médio é que o Ceará adquira expertise no desenvolvimento de novas Inteligências Artificiais (IA) e que possam impactar positivamente, além dos processos, também  os produtos. A nova realidade tecnológica é um dos pontos de maior receptividade para o empresariado cearense.

“Queremos conhecer a capacidade que os israelenses têm em produzir muito, em um território pequeno e de clima árido. Tais limitações não impedem, porém, que o país tenha um agro forte e consiga usar bem a sua água. Enquanto desperdiçamos quase 50% da água que consumimos, Israel desperdiça 10%”, explica o presidente da ACESU.

Danilo, Luma e Jucyléia são eliminados na semifinal do “MasterChef Brasil”

Danilo, Luma e Jucyléia deram adeus ao sonho de conquistar o título de MasterChef Brasil 2023. Na noite dessa terça-feira (5) os competidores foram eliminados depois de não conseguirem agradar o paladar dos jurados Erick JacquinHelena Rizzo e Rodrigo Oliveira. Na primeira prova, Jucy se perdeu ao preparar um zampone, clássico italiano feito com pé de porco. ”Foram muitos momentos vividos aqui dentro, e isso faz com que a gente sinta vontade de ganhar o troféu. Por outro lado, sair neste momento, no top 5, não é para qualquer um. Fui muito mais longe do que muita gente que me disse que eu não iria chegar”, alfinetou a cozinheira em entrevista exclusiva ao Band.com.br.

Danilo e Luma deixaram a competição após o desafio com carré de cordeiro recheado. Segundo o caminhoneiro, o sentimento é de dever cumprido. “Valeu muito a pena ter participado. Foi uma coisa incrível na minha vida. Com certeza atropelei bastante candidato aí, porque ninguém botava fé em mim. Estou muito orgulhoso”, garantiu.

Luma compartilhou do mesmo sentimento do adversário. Segundo a mineira, ela chegou mais longe do que esperava. “Acho que eu saio daqui muito mais confiante do que quando eu entrei. No começo, fui fazendo os meus pratos e era meio que um teste. E daí você vê que a galera está botando fé, está dando certo, e cheguei na semifinal”.

Com o resultado, Ana Carolina e Wilton foram consagrados como os finalistas da 10ª temporada e disputam a grande final na próxima terça-feira (12), ao vivo, a partir das 22h30 na tela da Band.

Criado por Franc Roddam, o formato MasterChef é representado internacionalmente pela Banijay. O programa é uma produção da Endemol Shine Brasil para a Band e para o Discovery Home & Health. O talent show vai ao ar toda terça-feira, às 22h30, na tela da Band, canal 20.1.

Assembleia aprova Política Estadual do Hidrogênio Verde e Programa Renda do Sol

O secretário executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil, Célio Fernando, esteve presente na Assembleia Legislativa nesta quarta (6), quando acompanhou a discussão, votação e aprovação das mensagens governamentais sobre a Política Estadual do Hidrogênio Verde e o Programa Renda do Sol. São programas gestados, pensados e previstos nos estudos realizados pelo Plataforma Ceará 2050.

A Política Estadual do Hidrogênio Verde cria o Conselho Estadual de governança e desenvolvimento da produção de hidrogênio verde. O diferencial do Ceará é justamente usar energias renováveis para a produção de hidrogênio, já que o Estado tem enorme potencial eólico e fotovoltaico. O Programa Renda do Sol, por sua vez, estabelece uma Política Pública permanente baseada no incentivo ao uso da energia solar no Estado do Ceará, como foco na geração de renda principalmente para pequenos produtores.

O Centro de Fortaleza pede socorro!

Desde a década de 1990, na condição de comerciário, bancário, secretário da gestão Luizianne, vereador e mesmo cidadão acompanho os desafios do Centro de Fortaleza. Para nossa tristeza, um espaço marcado pela história, encontra-se em completo estágio de abandono. É fácil perceber essa realidade. Basta alguém visitar o Centro após às 16h, para perceber o deserto que ali reina. Nos finais de semana, se não existisse o lado cultural do Seu Raimundo dos Queijos, o predominante seria apenas a legião de moradores em situação de rua. É difícil assistir e se conformar com tal cenário. Mas, além de desafios, temos também potencialidades: o Centro da cidade é uma das maiores fontes de arrecadação de ICMS do estado e comporta os principais equipamentos culturais da capital, conta com mais de 200 prédios fechados – fundamentais para uma verdadeira reforma habitacional, além de termos um dos maiores shoppings populares ao ar livre do Nordeste. Por tudo isso, faz-se necessário e urgente um movimento SOS Centro, envolvendo comerciários, empresários, artistas, intelectuais e movimentos sociais, além da união do Estado e do Município, visando restaurar e ressignificar essa valiosa região da cidade. É importante que, áquele que deseja se habilitar a ser gestor da capital, apresente ao povo projetos estruturais e democráticos para um centro que pulse comércio, cultura, habitação, segurança, mobilidade e conectividade de forma integrada.

Projeto da Associação Caatinga visa estabelecer parcerias para o cuidado com o meio ambiente

Desde 2006, a Associação Caatinga (AC) desenvolve a campanha “Adote a Reserva Natural Serra das Almas”, em referência à Unidade de Conservação (UC) gerida pela organização e localizada entre as regiões de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). A iniciativa visa estabelecer parcerias e alavancar recursos com o intuito de contribuir com a gestão da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), com área de 6.245 hectares, com a proteção da biodiversidade e com o desenvolvimento local sustentável de comunidades do semiárido.

“A campanha Adote a Reserva Natural Serra das Almas proporciona benefícios mútuos, onde as empresas ratificam seus compromissos em termos de responsabilidade socioambiental e de governança corporativa (ESG) e demonstram alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a AC fortalece sua capacidade de conduzir ações socioambientais”, destaca Daniel Fernandes, coordenador geral da Associação Caatinga.

De acordo com a consultoria do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), a cada um real investido nas ações da Associação Caatinga, são gerados R$7,91 em valor socioambiental. Além disso, cada hectare da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA) estoca 266,07 toneladas de carbono equivalente (CO2e). “Quando uma empresa adota a Reserva, ela contribui para a manutenção do estoque de carbono retirado da atmosfera, o que colabora para a regulação climática, melhoria da qualidade do ar e auxilia na mitigação dos efeitos do aquecimento global. Além disso, há a certeza do retorno social do investimento”, complementa Daniel Fernandes.

A M. Dias Branco, em 2023, adotou 1.600 hectares da RNSA. A empresa já havia adotado 50 hectares como projeto piloto em 2019 e, 800 hectares, em 2022. “A agenda da preservação ambiental, mais especificamente do combate às mudanças climáticas, é uma pauta global. E uma das nossas iniciativas que visa contribuir com essa causa é a adoção e preservação de hectares da Caatinga, esse bioma tão importante para a região Nordeste”, declara Thays Garcia, coordenadora de sustentabilidade na M. Dias Branco.

Sobre a Reserva Natural Serra Das Almas
A Reserva Natural Serra das Almas é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). A RNSA é reconhecida, pela Unesco, como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga por abrigar uma representativa área de Caatinga preservada e pela sua interação com as comunidades rurais do seu entorno. A unidade é a maior reserva particular do Ceará, conta com 6.285 hectares de área protegida que resguardam quatro nascentes, espécies ameaçadas de extinção e que contribuem para a manutenção de uma rica biodiversidade e de serviços ecossistêmicos como, por exemplo, estoque de carbono e segurança hídrica para cerca de 4.000 famílias que residem em comunidades do entorno da RNSA.

Sobre a Associação Caatinga
A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.

Conversacional: conexões personalizadas como estratégia para fidelizar clientes e impulsionar negócios

Em um cenário de negócios cada vez mais competitivo, criar conexões significativas e oferecer aos clientes uma experiência personalizada tornou-se indispensável para o sucesso dos negócios. Nesse contexto, o conversacional tem se mostrado uma das principais estratégias para otimizar a comunicação entre empresas e clientes. Com foco em estabelecer relacionamentos sólidos e personalizados, essa abordagem vem conquistando espaço no mercado.

Mas o que é marketing conversacional? Também chamado de conversational marketing, essa é uma estratégia que utiliza conversas automatizadas em tempo real e de forma personalizada para conduzir potenciais clientes por meio da jornada de compra. A TALLOS,  startup cearense de tecnologia criada em 2017, é referência no assunto. 

A TALLOS possui uma plataforma que oferece recursos avançados de chatbot e automação para que as empresas atinjam um novo nível de interação com seus clientes. Além disso, a startup possibilita a gestão de diversos canais de comunicação em uma único lugar, incluindo WhatsApp, Instagram, Messenger e Telegram, garantindo uma experiência consistente e omnichannel. Além disso, a empresa faz também o acompanhamento da equipe de atendimento e de grandes clientes de segmentos diversificados, investindo constantemente em crescimento. 

Para  Arthur Frota, CEO e fundador da TALLOS: “Essa prática cresceu na pandemia, quando grande parte das empresas tiveram que fechar as portas, assim, as pessoas foram para casa e as relações de compra e venda tiveram que migrar para os canais digitais. Com isso, as organizações tiveram que buscar uma saída, então começaram a utilizar os aplicativos de mensagens para apresentar produtos, prestar atendimento, realizar promoções e fechar vendas. Essa é a bola da vez”, afirma.  

Case de sucesso 

Como experiência curricular a TALLOS traz na bagagem a participação na Semana do Marketing Conversacional, evento organizado pelo Mundo do Marketing, o principal portal de conteúdo para os profissionais da área. O evento contou com a presença de renomados especialistas, que compartilharam suas experiências e conhecimentos com os participantes.

Um dos palestrantes convidados foi William Brito, gerente de receitas da TALLOS, que discutiu estratégias de marketing conversacional e o uso do WhatsApp para aumentar a receita. “No Brasil, o WhatsApp é o principal canal de comunicação direta, ágil e com alto poder de conversão. Cerca de 99% dos smartphones brasileiros possuem o WhatsApp e aproximadamente 94% das pessoas o utilizam diariamente. Ele é mais popular do que as redes sociais, como o Instagram, e oferece diversas oportunidades estratégicas para o marketing conversacional. Portanto, é importante considerar o WhatsApp como parte da abordagem conversacional para atrair, captar, converter e se relacionar com os clientes”, ressalta.

Eventos desse porte reforçam a importância do conversacional como uma tendência estratégica para o mercado atual. À medida que os consumidores buscam cada vez mais por experiências personalizadas e rápidas, a abordagem conversacional se destaca como uma estratégia que atende essas necessidades de forma eficaz.

Tríade dos CEM100: Conheça o método que ajuda qualquer empresa a obter melhores resultados

Obter bons resultados na sua empresa pode ser uma tarefa difícil, especialmente após momentos de crise, no entanto, existem métodos que podem facilitar esse processo e fornecer um direcionamento assertivo para a organização. 

O mentor empresarial e especialista em neurolinguística brasileiro Gustavo Medeiros desenvolveu o método Tríade dos CEM100, que integra um estudo em andamento, com o objetivo de ajudar empresas a manterem uma organização e alinhar suas ações para desenvolver um plano de ação focado em resultados.

O que é a Tríade dos CEM100?

A Tríade dos CEM100 é o fruto de anos de observação do comportamento de gestores, das ações tomadas por empresas em momentos de crise, da análise de planos de ação e de todas as estratégias usadas para reestruturá-la e obter melhores resultados” Explica Gustavo Medeiros.

O método consiste em realizar uma anamnese dinâmica da empresa e identificar três pilares, Corpo, Mente e Espírito, o Corpo foca na organização visual do ambiente pois ele influencia fortemente nos resultados dos colaboradores e no clima organizacional, o Espírito analisa grupos dentro da empresa, seja de gestores ou funcionários, para manter uma dinâmica e organização entre eles, já a Mente direciona os diretores, presidentes e gestores, a ‘mente’ da empresa” Explica.

Aplicar a Tríade dos CEM100 na minha empresa é complicado?

O diferencial do método, além de trazer uma abordagem personalizada e ampla nas empresas, é por ser um processo bem estruturado e simples, quando utilizo esses conceitos com meus clientes e a empresa começa a ter resultados muito melhores que antes sempre percebe-se que é um processo que condensa um longo trabalho em passos simples” Afirma Gustavo Medeiros.

Cimed isenta débitos e repõe estoques de farmácias em cidades atingidas por enchentes no Rio Grande do Sul

A Cimed vai cancelar todos os títulos a vencer e vencidos referentes aos contratos firmados e repor os estoques de farmácias das cidades gravemente atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande Sul. Muitas delas foram inundadas, com perda total de produtos e medicamentos.

João Adibe Marques, presidente da Cimed, terceira maior farmacêutica brasileira em volume de vendas, anunciou que irá repor as mercadorias e quitar os títulos futuros de empresários do ramo farmacêutico do Rio Grande do Sul impactados pelas chuvas intensas dos últimos dias. A região do Vale do Taquari foi a mais castigada, chegando a mais de 30 cidades afetadas em todo estado.

“O estado do Rio Grande do Sul vive um momento delicado, já que muitas regiões foram atingidas por enchentes. Sempre estivemos ao lado de nossos parceiros e clientes e agora não será diferente. Peço que os donos de farmácias afetados pelas chuvas procurem os representantes da Cimed em suas regiões para quitar os seus títulos futuros e repor todas as mercadorias perdidas. Estamos juntos hoje e sempre”, afirma João Adibe Marques, presidente da Cimed. 

A mesma ação já foi realizada com farmácias catarinenses, da Bahia, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do litoral norte de São Paulo, quando foram impactadas por fortes temporais.

A Cimed está presente em 90% das farmácias brasileiras e tem em seu portfólio mais de 600 produtos, entre medicamentos, vitaminas, suplementos e produtos de higiene e beleza. 

Shopping Iguatemi Bosque mantém funcionamento normal no feriado da Independência

Comemorado na próxima quinta-feira, 07, o feriado da Independência do Brasil, não altera o funcionamento do Iguatemi Bosque. Na data, lojas, quiosques, restaurantes, supermercados, espaços de lazer e cinema seguirão com fluxo normal de atendimento. Serviços como Detran, Correios, Polícia Federal e Casa do Cidadão não funcionam.

Confira detalhes do funcionamento do Iguatemi Bosque no feriado da Independência do Brasil:

Lojas e quiosques – 10h às 22h
Praças, lojas e quiosques de alimentação e lazer – 10h às 22h
Restaurantes – 11h30 às 23h
Cinema – 13h às 22h
Supermercados – 7h às 22h
Laboratório Emílio Ribas – 7h às 17h
Cactus Sports Park – 06h às 22h
Cobasi – 09h às 21h
CLDO – 08h às 20h
Lotérica – 10h às 18h
Correios – Fechado
Polícia Federal – Fechado
Detran – Fechado
Casa do Cidadão – Fechado

Shopping Del Paseo mantém funcionamento normal para o feriado da Independência do Brasil

Nesta quinta-feira (07), feriado da Independência do Brasil, o Shopping Del Paseo tem funcionamento normal. Apenas as operações de serviço, como Caixa Econômica Federal, SEFIN e SEUMA, fecham. Acompanhe os horários a seguir.

Lojas e quiosques: 10h às 22h.

Praça de Alimentação: 10h às 22h.

Day Play: 10h às 22h.

Lojas Americanas: 10h às 22h.

Mercadinho São Luiz: 7h às 22h

Confidence Câmbio: 10h às 18h.

Via Sorte Loteria: 10h às 18h.

Cinema: a partir de 13h. 

Caixa Econômica Federal: fechada.

SEFIN e SEUMA: fechados.

Serviço: Shopping Del Paseo. Avenida Santos Dumont, 3131, Aldeota. Informações: (85) 3456.5500 e @delpaseo.