Iguatemi Bosque recebe lançamento da 5ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará 

O Shopping Iguatemi Bosque sedia, no dia 12 de setembro, o lançamento da 5ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará (Fenacce). Com o tema “Arte de toda parte”, o evento tem o objetivo de impulsionar o artesanato e a cultura como uma das principais atividades para a economia do país. 

Durante o lançamento, o empreendimento recebe o desfile “Do Sertão ao Mar” da empresária e influenciadora, Thaty Rabelo, conhecida como “Rainha do Jeans”. Além do projeto de moda feito à mão, a abertura contará também com participação do estilista Ivanildo Nunes, com o desfile “Senac Richelieu”, realizado em parceria com o Senac Ceará, da coleção batizada de “Digitais”, concebida e desenvolvida pelo estilista e executada por 15 artesãs de Maranguape, especialistas em bordado Richelieu. 

“O lançamento será o momento ideal para apresentar aos clientes a importância da feira, que destaca o trabalho de tantos artesãos e empreendedores locais, sem deixar de cumprir também o seu papel social e sustentável. Esperamos que seja um momento de muita troca e valorização de todos os profissionais envolvidos”, adianta Wellington Oliveira, superintendente do Iguatemi Bosque. 

Na programação oficial, que acontece para todo o público dos dias 26 de setembro a 1º de outubro, estarão momentos de desfiles, shows e apresentação do trabalho de 1.500 artesãos e 320 expositores. A feira acontece no Centro de Eventos do Ceará, com entrada solidária mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados aos programas sociais contemplados pelo evento. Na abertura, dia 26/9, o funcionamento será de 17h às 22h; nos dias 27,28 e 29/09 de 14h às 22h; dia 30/09 de 10h às 22h; e no dia 01/10 de 10h às 20h.

Curso de Psicologia da Unifametro completa 10 anos com programação de palestras, oficinas e atrações culturais; saiba como se inscrever 

Com uma programação gratuita de palestras e minicursos nos turnos manhã e noite, o Centro Universitário Fametro (Unifametro) promove, entre os dias 11, 12 e 13 de setembro, no campus Carneiro da Cunha, a Semana da Psicologia, em comemoração aos 10 anos do curso na instituição. O evento, voltado para profissionais, estudantes e interessados na área, visa discutir os saberes e as práticas da Psicologia em diversas frentes, além de contar, todos os dias, com diferentes atrações culturais na Feira Muvuka interativa. Interessados podem se inscrever gratuitamente por meio da plataforma Sympla.

Ao longo dos três dias, palestras inspiradoras serão ministradas por renomados profissionais da área. Dentro os temas que serão debatidos estão a intervenção do psicólogo nos processos de luto; Psicologia e Contabilidade: aproximações necessárias; as bases psicológicas da desinformação; diálogos sobre a violência e mídia: identificação, prevenção e intervenção; plantão psicológico no contexto institucional; além de um Minicurso sobre Psicologia Hospitalar e o manejo de pacientes que demandam abordagem paliativa, entre outros.

Prefeitura regulamenta programa de incentivos fiscais para atrair novos hotéis em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza publicou o decreto nº 15.745 que regulamenta a Lei Complementar nº 0339/2022, instituindo o Programa Especial de Incentivos Fiscais ao Turismo. Vinculado à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), o Programa tem o objetivo de conceder incentivos fiscais aos serviços turísticos de meios de hospedagem, visando estimular a modernização e a ampliação da rede hoteleira em Fortaleza.

Na Praia do Futuro serão incentivados os empreendimentos prestadores de serviço turístico de meios de hospedagem tipo hotéis e resorts de alto padrão. Neste sentido, a iniciativa possibilita a redução de 95% no valor da alíquota do ITBI e IPTU dos imóveis utilizados em suas atividades fins, que venham a se instalar dentro do perímetro delimitado na zona incentivada e a redução de até 60% na alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) incidente sobre o serviço de hospedagem.

Nas demais áreas da cidade, resorts de alto padrão (5 estrelas) poderão se instalar com benefícios que incluem a redução de 95% no valor da alíquota do ITBI e IPTU dos imóveis utilizados em suas atividades fins e a redução de até 60% na alíquota do ISS incidente sobre o serviço de hospedagem.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, a Lei de Incentivos Fiscais vem para potencializar o turismo na cidade. “Fortaleza já está na lista das cidades mais visitadas do Brasil, com a concessão dos espigões da Beira-Mar para o Beach Park e, também, com o Programa Fortaleza Bilíngue, a cidade se prepara para ser mais visitada pelos turistas. Agora, com essa Lei de Incentivos para a instalação de novos hotéis, buscamos captar hotéis de alto padrão”, pontua. 

Interessados em se habilitar ao programa terão o prazo de 24 meses para solicitar a adesão, junto ao Comitê Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE), através do Sistema de Protocolo Único – SPU (https://spuvirtual.sepog.fortaleza.ce.gov.br/) e deverão acompanhar a documentação indicada no Decreto (ANEXO). O Programa vigorará por 10 anos, podendo ser prorrogado por igual período. Mais informações poderão ser obtidas através do e-mail protocolo@sde.fortaleza.ce.gov.br

DOC Trattoria & Wine Bar oferece Happy Hour de segunda a quinta-feira

O Doc Trattoria & Wine Bar, restaurante que detém o maior número de rótulos de vinhos do estado, agora mantém em sua programação regular um happy hour de segunda a quinta-feira. O ‘Happy Wine’ acontece das 15h às 19h, com a disposição de 40 rótulos da casa. São vinhos servidos no mais tradicional estilo Wine Bar, e os clientes ainda podem desfrutar de música ao vivo todos os dias e preços com até 10% de desconto.

Além dos descontos, dois dos rótulos oferecidos durante o Happy Wine possuem uma vantagem especial: os clientes que adquirirem um Negroni Time recebem, por conta da casa, uma deliciosa bruschetta Scamorza e Porchetta para harmonizar com o vinho. Quem optar por pedir uma taça do Aperol Spritz ou do Campari Tônica recebe outra igual. 

O conceito de Wine Bar da casa oferece ao cliente a opção de desfrutar de belas taças de vinhos, sem precisar adquirir a garrafa completa. “O DOC possui cinco máquinas italianas especializadas em armazenamento de garrafas que não permite a entrada de oxigênio, até mesmo durante a retirada de vinho, conservando a qualidade da bebida”, explica Lissandro Turatti, sócio-proprietário do restaurante.

Serviço

DOC Trattoria & Wine Bar

Endereço: Rua Ana Bilhar, 1173 – Varjota, Fortaleza

Telefone / Whatsapp: (85) 98104-8800

Instagram: @doctrattoriaewinebar

Site: doctrattoriaewinebar.com.br 

Ana Carolina e Wilton disputam a grande final do “MasterChef Brasil” ao vivo

A 10ª temporada do MasterChef Brasil chega ao último episódio com uma final ao vivo direto dos estúdios da Band em São Paulo. Na próxima terça-feira (12), a partir das 22h30, os finalistas Ana Carolina e Wilton reencontram o elenco e os participantes eliminados para descobrir quem é o melhor cozinheiro amador do país de 2023. Raul Lemos, vice-campeão da segunda temporada do talent show, será o repórter dos bastidores.

Logo no início, Ana Paula Padrão dará as boas-vindas aos convidados na área externa do estúdio, mostrando toda a expectativa para o resultado. “Será uma das finais mais emocionantes, icônicas e emblemáticas que o MasterChef já teve. A Ana Carolina é uma mulher muito guerreira, que cria um filho sozinha, teve uma infância difícil e conquistou uma curva de aprendizado muito notável ao longo dos episódios. Já o Wilton é uma pessoa muito determinada, que tem um lado artístico que voa, que sonha, e tudo isso se une a uma personalidade muito única. Acho que é a primeira vez que trazemos alguém assim no programa”, afirma a apresentadora.

O clima de tensão e suspense toma conta do ambiente durante a exibição da prova entre os dois finalistas, que precisam fazer um cardápio completo, com entrada, prato principal e sobremesa, traduzindo suas trajetórias e visões de gastronomia.  

Em cada passo, será necessário colocar tudo o que eles aprenderam ao longo da competição e que gostariam de contar para o mundo. Mas, depois de tantas finais, é preciso um diferencial para conquistar o paladar dos jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo e Rodrigo Oliveira. “Vamos avaliar prato a prato e comparar cada um em relação ao aspecto, sabor, técnica e apresentação para descobrir quem cumpriu melhor os requisitos. Foi muito difícil fazer as escolhas”, adianta Helena.

“Eu não esperava ter o Wilton na final, mas ele jogou bem e trabalhou muito para chegar onde chegou. A Ana Carolina também se esforçou bastante. Os dois vão fazer bonito”, garante Jacquin.

Rodrigo Oliveira, que se despede do júri após o 20º episódio, opinou sobre o segredo para ser campeão. “Um dos grandes traços dos vencedores é conseguir manter a calma nos momentos de tensão. Na final, isso vai ser decisivo. É preciso colocar a cabeça no lugar e criar uma boa estratégia de menu, ambiciosa e ao mesmo tempo factível”.  

Além do troféu exclusivo, símbolo máximo do maior cozinheiro amador do país, o vencedor vai levar para casa um prêmio do Pão de Açúcar, mercado oficial do MasterChef, no valor de R$ 300 mil no cartão Pão e 300 mil pontos Stix para trocar por produtos. A Royal Prestige vai presenteá-lo com um conjunto de panelas especial, enquanto a Eisenbahn oferecerá uma viagem a Blumenau para conhecer a fábrica da marca, um curso de sommelier de cerveja e um home bar. A ArcelorMittal, maior produtora de aço do Brasil e líder mundial, vai turbinar a cozinha do autor do melhor menu com utensílios e eletrodomésticos. Já a Le Cordon Bleu dará um curso completo na escola de gastronomia mais renomada do mundo. O segundo colocado também ganha um curso de pâtisserie para aprender com os melhores profissionais da área.

Tapera das Artes promove Aula-Luz “O Olhar como Espetáculo!”, dirigida por Pablo Manyé, artista egresso de Barcelona

A Tapera das Artes, organização social da sociedade civil (OSC) de Aquiraz, que utiliza a música como ferramenta de cidadania e empoderamento de crianças e adolescentes, realizará um curso gratuito com Pablo Manyé, artista egresso de Barcelona com longa experiência em educação artística. A capacitação terá início nesta terça-feira (12), será uma Aula-Luz intitulada “O Olhar como Espetáculo!” e tem como público-alvo os alunos e professores da instituição.

A Aula-Luz foi criada por Pablo Manyé, pós-doutor na área, formado pela Universidade de São Paulo (USP) para uma vivência na luz, nas cores e nos princípios que as regem. Para o artista não se estuda a luz, mergulha-se nela, num ambiente fantástico, onde surgem arco-íris tonalizados, sombras verdes e vermelhas, fulguram cristais iluminados por focos específicos. Os participantes compreendem, de uma maneira lúdica, conceitos como círculo cromático, fragmentação da luz, espectros de cor, intensidade, brilho, contrastes e harmonias, além de terem estimuladas suas sensibilidades estéticas.

Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes, destaca: “Essa é uma oportunidade ímpar que conseguimos para a nossa equipe se capacitar ainda mais e identificar que o que percebemos por meio da luz e da cor não são verdade, como afirma Pablo Manyé. É uma aula premiada que mudará nossa visão de mundo”.

Ao todo serão cinco módulos, com carga horária total de 16h/a. Para saber mais informações, acesse: https://aulaluzcom.wordpress.com/ .

O  curso “Aula Luz” faz parte da programação pedagógica do projeto “A Voz do Olhar”, que possui atividades educativas gratuitas de formação cultural para alunos e educadores de escolas e universidades públicas. O projeto, que tem patrocínio do Ministério da Cultura, Frezenius Kabi, PetroReconcanvo, Grupo Fan, Marquise Ambiental e Grupo Roca, engloba também oficinas de Música Instrumental, Luteria Experimental e Tradicional, Arqueteria, Artes Cênicas, Artes Visuais e Artesanato em Design de Produto.

Sobre o artista

Pablo Manyé é pintor e exerce diversas atividades ligadas a artes plásticas. É fundador e presidente da fundação espanhola Art and Life, primeira ONG inteiramente voltada a promover educação artística para crianças em todo o mundo, a qual conseguiu o apoio de quase 500 artistas em 35 países. Como professor de Bacharelado em Artes Visuais da Universidade de Fortaleza (Unifor), criou a Aula-Luz, para um ensino vivencial de Teoria da Cor. Essa inovadora abordagem pedagógica ganhou versões para crianças divididas por faixa etária e para os engenheiros das Companhias de Energia Elétrica do Brasil. Vencedor de vários prêmios, inclusive o de Investigação e Pesquisa da Unifor Plástica de 1989 e o 1º lugar do Prêmio de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, em 2012, foi curador da XVI Unifor Plástica (2011) e da exposição do grupo Deriva, que ocorreu em novembro de 2011, no Dragão do Mar e de diversas exposições e mostras na Espanha, Portugal, França, Itália, Estados Unidos e Brasil.

Além de ser convidado a proferir palestras e conferências em entidades do porte da Unesco (Barcelona) e Fnac. Tem várias publicações sobre Arte e Cultura. Foi co-fundador da revista Arte al día, em 1982, que circulou em papel na Espanha. Fundou a revista de arte StylusArt, que chegou a ser a segunda revista virtual mais lida em língua espanhola, de 2002 a 2009. Como artista, tem participações individuais e coletivas nacionais e internacionais.

Sobre a Tapera das Artes – Uma Escola da Vida

Completando 40 anos de existência neste ano de 2023, a instituição Tapera das Artes é uma escola de vida, trazendo a música como ferramenta de cidadania e empoderamento de crianças e adolescentes. Localizada em Aquiraz, oferece na sua grade curricular pedagógica 12 modalidades de ateliês de música, para um público de 1.500 crianças e adolescentes em um programa prioritariamente voltado para estudantes de escolas públicas de Aquiraz e também 1000 crianças impactadas no Rio Grande do Norte, proveniente de famílias de baixa renda.

CNJ implantará duplo fator de autenticação no PJe a partir desta segunda-feira

O duplo fator de autenticação, com utilização de e-mail no Processo Judicial Eletrônico (PJe), será incluído a partir desta segunda-feira, dia 11 de setembro, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No último dia 6 de setembro, o CNJ encaminhou a todos os Tribunais de Justiça um ofício-circular nº 18/DTI, informando a mudança no acesso ao sistema PJe 1º e 2º grau. A implementação afetará todos os usuários com e-mails de domínio jus.br e gov.br.

Como funcionará:

Ao tentar acessar o PJe, pela primeira vez, via certificado digital ou CPF e senha, será enviado ao e-mail do usuário cadastrado no sistema uma chave que será solicitada para o acesso definitivo ao sistema. O usuário deverá acessar seu e-mail e de posse da chave inseri-la no campo informado pelo PJe. Após essa ação, o acesso estará liberado. Essa atualização, incluída pelo CNJ, objetiva aumentar as medidas de segurança da informação.

Leonilson é tema de exposição inédita com uso de realidade aumentada no Espaço Cultural Unifor

Parceria entre a Fundação Edson Queiroz e o Projeto Leonilson, a mostra é a primeira em ambiente virtual de um dos maiores nomes da arte contemporânea

Celebrar a grande arte de José Leonilson (1957-1993), nos 30 anos de sua morte precoce, e os 50 anos da Universidade de Fortaleza (Unifor) de uma forma inédita. Essa é a proposta da exposição “Leonilson: Territórios em Travessia – Recorte Virtual”, a primeira individual do artista realizada em ambiente virtual. A exposição é uma parceria com o Projeto Leonilson, responsável pela curadoria da mostra. A abertura acontece no dia 12 de setembro, às 9h30, no Espaço Cultural Unifor – Núcleo Diálogo.

O ambiente virtual é acessado por meio de óculos de realidade virtual, desenvolvido pelo laboratório VORTEX, da Diretoria de Tecnologia (DTec) da Unifor. “Essa abordagem ressalta a contemporaneidade da obra de Leonilson ao aliar arte e tecnologia em uma experiência imersiva e enriquecedora. Ao cruzar as fronteiras entre o virtual e o real, a exposição celebra o legado de Leonilson e demonstra o compromisso contínuo da Fundação Edson Queiroz em inovar e fazer a arte acessível a todos”, detalha a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha.

Com auxílio de óculos especiais de realidade aumentada, o público é convidado a uma imersão na obra de um dos maiores nomes das artes contemporâneas no Brasil. “O uso de óculos de realidade aumentada em ambiente expositivo virtual busca expandir o trabalho de formação de plateia para as artes visuais que o Espaço Cultural Unifor historicamente promove, pois se trata de plataforma bastante atrativa ao público que se interessa por novas tecnologias, sobretudo jovens e adolescentes”, destaca o coordenador da Vice-Reitoria de Extensão, prof. Thiago Braga.

NÚCLEOS

Leonilson: Territórios em Travessia” é composta de quatro núcleos, contemplando os muitos movimentos de uma obra marcadamente autobiográfica e plural. Ao longo de sua curta trajetória, o artista experimentou com diversas linguagens e fez uso de uma gama vasta de materiais. Pinturas, desenhos, bordados e instalações são alguns dos meios de expressão de Leonilson que podem ser vistos na mostra.

Entre as obras expostas, está “Instalação sobre duas figuras” (1993), última criação do artista, que não chegou a vê-la montada. São contempladas ainda experiências com vestuário, os famosos bordados, os mapas do corpo e uma série de desenhos, dos últimos anos de Leonilson.

“Seus desenhos, pinturas, instalações, esculturas e bordados produzidos no decorrer dos anos fizeram dele um dos mais importantes representantes da arte contemporânea brasileira, influenciando novas gerações de artistas, com obras inclusas nas coleções de importantes instituições museológicas e renomadas coleções privadas, no Brasil e no exterior”, apresenta a curadora Ana Lenice Dias, irmã do artista e presidente do Projeto Leonilson.

LEONILSON E A UNIFOR

O Espaço Cultural Unifor e Leonilson têm um histórico em comum. A Fundação Edson Queiroz promoveu duas exposições individuais do artista – “Diário de Bordo: uma viagem com Leonilson”, em 2009, e “Leonilson: arquivo e memória vivos”, em 2017. Duas obras importantes do artista, “Abstrato com pinguim” (1984) e “Durutti Column” (1985), integram a Coleção Fundação Edson Queiroz e já puderam ser vistas em mostras no espaço cultural.

“Uma característica importante da obra do Leonilson é a sua poética, que fala muito da própria existência, dos conflitos e das dúvidas. Essa qualidade de sentimento gera um diálogo que atrai bastante o público, que reflete sobre si a partir das obras do artista”, explica Adriana Helena, chefe da Divisão de Arte e Cultura da Unifor.

Em 2017, a Fundação Edson Queiroz patrocinou o catálogo raisonné de Leonilson. O modelo é fundamental para a documentação do legado de um artista. É uma obra de referência, com 3.400 registros, entre obras, estudos e projetos deixados pelo artista.

Serviço

Leonilson: Territórios em Travessia – Recorte Virtual

Abertura: dia 12 de setembro de 2023, às 9h30

Visitação gratuita: terça a sexta-feira, de 9h às 19h; e sábados e domingos, de 12h às 18h

Local: Espaço Cultural Unifor | Núcleo Diálogo (Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz)

Informações: (85) 3477.3319