Centec ofertará primeiro curso profissionalizante de Inteligência Artificial do Ceará

O Instituto Centec, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), irá ofertar o primeiro curso profissionalizante de Inteligência Artificial (AI) do Ceará. O curso está sendo articulado para os alunos serem imersos nessa tecnologia, que vem se tornando cada vez mais comum em nosso cotidiano.

A inteligência artificial (AI), conhecida pela sigla em inglês AI,  terá um papel cada vez mais proeminente em nosso cotidiano futuro. E será preciso ter profissionais qualificados para aturarem nesta área, o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), que será ofertado pelo Centec, terá uma carga horária de 80h e será ministrado totalmente online.

No curso, os alunos irão aprender noções básicas da utilização da AI no dia a dia e no mercado de trabalho, como ela vem sendo e será aplicada cada vez mais no nosso cotidiano como assistentes virtuais, na saúde para diagnósticos médicos mais precisos, mobilidade, educação, meio ambiente entre tantas outras áreas, portanto será preciso ter um mercado de trabalho qualificado e competitivo para atuar nesta área.

 “Queremos que a discussão sobre a Inteligência Artificial (AI) saia da bolha e alcance todas as camadas da sociedade, que seja compreensiva para todos. Por isso, nossa ideia é lançar esse primeiro curso, totalmente gratuito, para qualificar um público que, na maioria das vezes, não tem acesso e nem conhecimento sobre uma das tecnologias mais promissoras da atualidade, que está dominando nosso cotidiano futuro, é preciso descentralizar o debate sobre AI para as pessoas entenderem a melhor utilização dessa tecnologia seja no dia a dia ou no trabalho”, pontuou Acrísio Sena.

As inscrições para o curso serão abertas ao público gratuitamente ainda neste mês de setembro, com início das aulas previsto também esse mês. 

Justiça atende pedido da Defensoria e determina que Prefeitura de Pacajus suspenda a restrição do transporte para universitários

Estudantes que residem em Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), garantiram na Justiça o direito de utilizar livremente o transporte universitário, após denunciarem diversos episódios de interrupção no dia seguinte a um anúncio da Prefeitura Municipal em que cobrava inscrição em programa de estágio voluntário para usar o serviço gratuito. 

Elaborada pela defensora pública Lara Teles Fernandes,  a Ação Civil Pública (ACP) em favor dos direitos dos universitários foi deferida nesta segunda-feira (11/9) pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).  Na decisão, foi determinada a suspensão da interrupção do transporte universitário para os estudantes de instituições fora da cidade que estejam devidamente cadastrados no sistema municipal para uso do transporte universitário.

“A decisão reafirmou a legitimidade da Defensoria Pública para resolução de demandas coletivas, porque o Município tentou dizer que a instituição estava se ocupando de interesses meramente particulares para atuar em favor dos estudantes. Porém, o magistrado entendeu que o interesse era pela garantia de direitos coletivos já que a ação diz respeito a um serviço de transporte público municipal”, explicou a defensora pública atuante na comarca de Pacajus.

Antes de ajuizar a ação, a Defensoria Pública tentou resolver o imbróglio de forma administrativa com o encaminhamento de ofício para o poder executivo municipal e à Secretaria de Educação de Pacajus, solicitando esclarecimentos sobre a nova condição de acesso ao transporte, junto a cópias dos contratos administrativos com as empresas de transporte e do eventual decreto que regulamenta a decisão do prefeito. Porém, não houve manifestação das partes intimadas e a Ação Civil Pública foi protocolada, frente a ameaça de direitos dos estudantes.

Além de reafirmar o livre acesso aos universitários residentes, o juiz solicitou que a Prefeitura dispense a comprovação da inscrição no programa de trabalho voluntário como condição para a utilização do serviço. Dentro da legislação municipal, no decreto de número 209, há a informação de que os “alunos que participam de programas da Prefeitura de Pacajus ou da Câmara Municipal, em caráter voluntário, de acordo com a área de atuação de seu curso”, são prioridade para o cadastramento. Segundo a defensora, a medida imposta pela Prefeitura é totalmente contrária à própria legislação municipal, pois anula a espontaneidade de prestar um “estágio voluntário”. “Ao interpretar a legislação municipal, o juiz concordou com a Defensoria de que não faz sentido um trabalho que é colocado como voluntário e, ao mesmo tempo, tratado como requisito para se ter acesso a um direito previsto em lei. Ora, se é obrigatório, não é voluntário”, afirma.

Até o momento, não houve manifestação da Prefeitura de Pacajus quanto à decisão. A decisão representou a segurança de que os estudantes terão como ir e vir às universidades sem sofrerem constrangimentos e prejuízos à sua formação. “Independentemente da vontade do gestor público ou de qualquer servidor da Prefeitura de Pacajus, os estudantes têm direito a embarcar desde que devidamente cadastrados no sistema do município”, acrescentou Lara Teles Fernandes.

Prefeitura de Fortaleza entrega 626 certificados do Programa Fortaleza + Futuro em parceria com o Senac

A Prefeitura de Fortaleza realiza, nesta quarta-feira (13/09), a partir das 9h30, a entrega dos 626 certificados aos estudantes concludentes de diversos cursos profissionalizantes gratuitos ofertados pelo Programa Fortaleza + Futuro. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). A cerimônia de certificação será realizada no Teatro Municipal São José.

Ao todo, o Programa conta com 173 turmas em aulas presenciais nas duas unidades do Senac em Fortaleza, nos bairros Aldeota e Centro. O objetivo do Fortaleza + Futuro é beneficiar até 15 mil pessoas, que têm acesso à qualificação profissional em eixos como: moda, ambiente, saúde, gastronomia, desenvolvimento pessoal, gestão, negócios e tecnologia da informação.

Os 24 cursos realizados pelo Senac Ceará são oferecidos para a população de Fortaleza, acima de 16 anos, e possibilitam a formação da mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. As capacitações são gratuitas, com carga horária entre 16h/a e 400h/a, financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O Fortaleza + Futuro começou em março de 2022 e já formou mais de 6 mil profissionais para o mercado de trabalho.

Quem estiver interessado, mas ainda não se matriculou ainda pode garantir uma vaga em um dos cursos com inscrições abertas a partir do dia 20 de setembro, que podem ser feitas no site Mais Futuro (https://maisfuturo.sde.fortaleza.ce.gov.br/)

Serviço:
Certificação do Programa Fortaleza + Futuro com Senac Ceará
Data: quarta-feira (13/09)
Horário: 9h30
Local: Teatro Municipal São José (Rua Rufino de Alencar, 299 – Centro)

Dia das Crianças: Shopping Iguatemi Bosque realiza promoção de três PlayStations 5 para clientes I’Club

Entrando no clima para o Dia das Crianças, o Shopping Iguatemi Bosque preparou uma promoção especial para os clientes cadastrados no I’Club, o programa de relacionamento do empreendimento. 

Até o dia 22 de outubro, a cada R$ 200 reais em compras, mediante cadastro no I’Club, disponível através do aplicativo, o público poderá concorrer ao sorteio de três PlayStations 5. Para participar, os clientes poderão escolher entre as lojas, quiosques e restaurantes participantes. 

“O Dia das Crianças é uma data que movimenta bastante o comércio varejista e diversas lojas do nosso empreendimento já estão preparadas para receber essa demanda. Além das ofertas, preparamos também essa promoção pensando em presentear as famílias que estão conosco no dia a dia. No total, mais de 300 quiosques, lojas e restaurantes fazem parte desse momento destinado aos clientes do I’Club”, detalha Wellington Oliveira, superintendente do Iguatemi Bosque. 

O sorteio dos PlayStations será realizado no dia 27 de outubro, com resultado divulgado através das redes sociais do Iguatemi. Mais informações em  www.iguatemifortaleza.com.br.  

Governador em exercício e primeira-dama do Estado conhecem cozinha do Ceará Sem Fome na comunidade Santa Filomena

Com 26 cozinha já abertas, em menos de dez dias, o Programa Ceará Sem Fome segue avançando na oferta de novas unidades para distribuição diária de refeições à população em insegurança alimentar. Nesta quarta-feira, 13, às 11h30, o governador em exercício do Ceará, Evandro Leitão, e a primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, visitam a Cozinha Olhando Pra Frente, na comunidade Santa Filomena, em Fortaleza.
Com esse número atingido, já são cerca de 2.600 refeições distribuídas diariamente para essa população. A previsão é que mais 37 sejam abertas nos próximos dias. A meta é chegar a 1.298 unidades em todo o Ceará, com 100 mil refeições diárias.

Serviço
Visita à cozinha Ceará Sem Fome Olhando Pra Frente
Data: 13 de setembro (quarta-feira)
Horário: 11h30
Endereço: Rua B, nº 39, comunidade Santa Filomena – Bairro Jangurussu, Fortaleza-CE)

Programa Fortaleza Capacita oferta 1.150 vagas de cursos para empreendedores locais

A Prefeitura de Fortaleza oferta, por meio do Programa Fortaleza Capacita, 1.150 vagas para capacitações gerenciais em áreas como: marketing digital, vendas, boas práticas na alimentação, gestão financeira, gestão empresarial, precificação e elaboração de propostas de negócios. As inscrições estão abertas a partir desde segunda, 11, com várias turmas sendo ofertadas em todos os territórios de Fortaleza.

Os cursos rápidos são totalmente gratuitos e têm carga horária entre 8h e 12h/a com direito a certificado. As aulas presenciais são realizadas em bairros como Passaré, Barroso, Itaperi, Passaré, Conjunto Ceará, Serviluz, Benfica, Centro e Paupina. As ações são voltadas para pessoas acima de 18 anos, empreendedores ou que desejem montar o seu negócio.

Como se inscrever
Os interessados em participar das capacitações podem entrar em contato com a SDE pelo telefone 0800 081 4141, pelo WhatsApp (85) 9.8439.4982 (não recebe ligações), pelo e-mail fortalezacapacita@sde.fortaleza.ce.gov.br ou pelo site Fortaleza Capacita (https://fortalezacapacita.fortaleza.ce.gov.br/)

Programa Fortaleza Capacita
O Programa Fortaleza Capacita é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Fortaleza e o Sebrae Ceará e, desde junho de 2021, já foram qualificados mais de 52 mil empreendedores, tornando-se o maior programa de capacitação para empreendedores do Brasil. A iniciativa pretende qualificar mais de 120 mil empreendedores até dezembro de 2024.

Serviço
Inscrições para o Programa Fortaleza Capacita
Local: Unidade do Desenvolvimento Econômico (avenida Santos Dumont, 2500 – entrada pela rua Tibúrcio Cavalcante – Aldeota)
Site Fortaleza Capacita (https://fortalezacapacita.fortaleza.ce.gov.br/)
Mais informações: WhatsApp (85) 9.8439.4982 (não recebe ligações) ou pelo 0800 081 4141