Porteiro supera deficiência e inspira inclusão no mercado de trabalho

No Ceará, mais de 230 mil Pessoas com Deficiência (PcDs) estão inseridos no mercado de trabalho formal, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNDA) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatísticas (IBGE). O porteiro de um condomínio residencial de Fortaleza, Emerson de Sousa, 48 anos, está dentro dessa estatística e afirma que superar obstáculos e nunca se achar incapaz é o caminho para muitas conquistas.

Emerson tem o braço direito mais curto devido um erro médico em seu  nascimento e disse ter desenvolvido novas habilidades devido a sua deficiência. “O encurtamento me limita bastante com relação ao uso do braço direito, mas não sou menos capaz do que outras pessoas que não têm nenhuma deficiência. Tive que me adaptar e, na minha profissão, consigo fazer tudo o que for preciso”, afirma.

Ele diz que usa o braço direito como um apoio e que 99% das coisas que faz no dia a dia é com o esquerdo. “Foi uma habilidade que desenvolvi, pois antes de ser porteiro fui cobrador de ônibus, operador de caixa e auxiliar de depósito”. Oscar Lima, diretor da administradora de condomínios, prestadora de serviço e facilities Metas, incentiva a inclusão com a contratação de PCDs em sua empresa.

“É política da empresa sempre que abrimos vagas, destinamos uma porcentagem para PCDs, mas ela fica sempre aberta pois, independente da condição física, se temos uma pessoa que gosta de trabalhar e se encaixa na vaga, não há motivo de não termos ela em nossa equipe. Ter o Emerson conosco é muito gratificante pois ele é exemplo de superação e de incentivo para todos que se acham incapaz”, destaca Oscar Lima.

Carlito Lira será o próximo presidente da ACOMAC-CE para a gestão 2023/2025

A Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (ACOMAC-CE) terá o empresário Carlito Lira como próximo Presidente, para a gestão 2023/2025. A decisão foi tomada, de forma unânime, pela Diretoria da instituição, em reunião da ACOMAC-CE realizada na última terça-feira, dia 19, em Fortaleza. Carlito lidera a chapa única da eleição, denominada Ceará Unido. Ele é o atual Vice-Presidente da ACOMAC-CE e também da Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Materiais de Construção (ANAMACO).

“Nosso objetivo é seguir fortalecendo o segmento em todo o Ceará, valorizando cada vez mais os empresários do setor e ajudando no desenvolvimento da economia do nosso Estado, representando os interesses do segmento perante as instituições estaduais e municipais, seja com a realização de eventos, de premiações e incentivando a capacitação dos empreendedores e seus colaboradores, além de buscar uma integração cada vez maior do empresariado da Região Nordeste. Dessa forma, teremos uma Associação e um setor de materiais de construção cada vez mais fortes”, projeta Carlito Lira.

Otimismo

Na reunião, a Diretoria da ACOMAC-CE analisou o cenário atual do mercado de materiais de construção e as expectativas positivas para a Expoconstruir Nordeste 2023, que acontecerá de 4 a 7 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. A feira, considerada uma das principais do país, vai reunir o PIB da construção do Norte e Nordeste do Brasil.

Os Diretores da ACOMAC-CE também parabenizaram o atual Presidente, Lavanery Wanderley, pela boa gestão à frente da entidade nos últimos quatro anos, cujo mandato se encerrará no dia 28 deste mês. “Para mim foi um período de aprendizado, de integração, união e desenvolvimento pessoal e coletivo”, afirmou Lavanery Wanderley

Legenda da foto: Diretoria da ACOMAC-CE: da esquerda para a direita (em pé): Potiguara (M.A.Frota), Júnior (SV Elétrica), Lafaiete (Lafaiete Tintas), Carlito Lira (Construtop), Gilberto Costa (ACAL Home Center), Nilo Maia (Nilo Maia Distribuidora), Marcos Rogério (Jaguar Tintas), Bruno Maia (Nilo Maia Distribuidora). Sentados: Paulo Ananias (Alconort), Lavanery Wanderley e Camila (Apiguana), Neily Aragão e Nelton (Construpiso).

Mayú apresenta sua nova marca na CasaCor 2023 

O restaurante Mayú, que proporciona ao público o melhor da gastronomia do Senac Ceará, ganhou uma nova marca, a partir de um projeto de reposicionamento. O objetivo é reforçar o papel de restaurante escola e vai aprimorar a experiência do cliente. No dia 20 de setembro, o Sistema Fecomércio reuniu jornalistas e influenciadores para apresentação do projeto, no espaço que está funcionando dentro da Casa Cor Ceará 2023. 

A nova marca e identidade visual são assinadas pelo designer Julião Jr. A inspiração está na origem do nome Mayú, palavra dos povos Tremembé do Ceará, que significa comer. Entendendo o ato de se alimentar como uma experiência sensorial rica em sabores e histórias, o restaurante escola resgata na ancestralidade o elemento da cuia como base para sua nova marca, em seu formato orgânico e leve. A cartela de cores – em que predominam verde, vinho e laranja – remete aos insumos naturais, vinhos e ao processo de cocção. 

O conceito adotado é de um local onde prevalecem a autenticidade e o bom gosto, especializado em cozinha brasileira contemporânea. Como parte do projeto desenvolvido pelo especialista Bosco Couto, o Mayú ganhará uma nova ambientação até 2024, visando tornar o espaço ainda mais acolhedor. Referência em qualidade e sabor em Fortaleza, o restaurante escola se posiciona como uma casa para reunir amigos, profissionais da Gastronomia, pesquisadores, empresários e amantes da culinária brasileira, em geral 

“O projeto de reposicionamento se reflete ainda na elaboração do menu, que valoriza a gastronomia contemporânea brasileira. O restaurante escola alia técnicas internacionais – que nossos alunos aprendem em sala de aula – a referências, sabores e insumos do nosso país e da nossa cultura alimentar”, destaca a diretora Regional do Senac Ceará, Débora Sombra.  

Sine Municipal de Fortaleza promove dia D com oportunidades para pessoas com deficiência

O Sine Municipal de Fortaleza promove, nesta quinta-feira (21/09), das 8h às 17h, o Dia D de atendimento a Pessoas com Deficiência (PCD) e reabilitandos do INSS, oferecendo oportunidades de emprego, orientação profissional e 1.210 vagas para cursos profissionalizantes por meio do Programa Fortaleza + Futuro.

A iniciativa é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e será realizada nas unidades de atendimento do Sine Aldeota, Parquelândia, Otávio Bonfim e Siqueira. A ação é promovida em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O Sine Municipal está disponibilizando 159 vagas de trabalho para Pessoas com Deficiência (PcD) e reabilitandos do INSS.

Confira a lista das principais oportunidades:

  • operador comercial (40)
  • operador de caixa (13)
  • serviços gerais (12)
  • operador de telemarketing (20)
  • auxiliar de produção (07)
  • atendimento (06)
  • auxiliar administrativo (05)
  • repositor de salão (05)
  • repositor de hortifruti (05)
  • promotor de vendas (03)
  • porteiro (03)

Vale ressaltar que todas essas oportunidades de emprego estão sujeitas a alterações e podem ser preenchidas a qualquer momento.

Serviço:
Dia D de atendimento para Pessoas Com Deficiência (PCD) e reabilitandos do INSS
Data: quinta-feira (21/09), 8h às 12h e das 13h às 17h
Telefones: (85) 3105-3712 / WhatsApp (85) 9 8513-4385 (não recebe ligações)
Sine Municipal Otávio Bonfim – Avenida Bezerra de Menezes, 459
Sine Municipal Parquelândia – Avenida Jovita Feitosa, 1264
Sine Municipal Siqueira – Avenida Augusto dos Anjos, 2466
Sine Municipal Aldeota – Avenida Santos Dumont, 2500 – loja 17 (esquina com rua Tibúrcio Cavalcante)

Mondubim recebe Feira Movimento Meu Bairro Empreendedor

A Prefeitura de Fortaleza realiza, nesta quinta, sexta e sábado (21, 22 e 23/09), sempre das 17h às 22h, a Feira Movimento Meu Bairro Empreendedor na Praça Hilza Diogo Cals, no bairro Mondubim. A iniciativa é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Sebrae Ceará que, dentro das ações do Programa Fortaleza Capacita, vem realizando seminários, capacitações, consultorias, ações de benchmarking, além de feiras setoriais e grandes encontros para os empreendedores de Fortaleza. A programação é gratuita e aberta aos moradores.

As feiras de pequenos negócios estão sendo realizadas, prioritariamente, em territórios que fazem parte ou já estão sendo beneficiados pelo Projeto Meu Bairro Empreendedor. “A ideia da Prefeitura é levar para o bairro e adjacências ações voltadas para o empreendedorismo sustentável de pequenos negócios. Nós estamos ofertando diversas capacitações, consultorias e, agora, as feiras multissetoriais nos bairros. A ideia é dar suporte para o aprimoramento dos empreendedores locais”, enfatiza o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

Programa Fortaleza Capacita
O Programa Fortaleza Capacita é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Fortaleza e o Sebrae Ceará e, desde junho de 2021, já foram qualificados mais de 53 mil empreendedores, tornando-se o maior programa de capacitação para empreendedores do Brasil. A iniciativa pretende qualificar mais de 120 mil empreendedores até dezembro de 2024. Os interessados em participar das capacitações podem entrar em contato com a SDE pelo telefone 0800 081 4141, pelo WhatsApp (85) 9 8439.4982 (não recebe ligações) ou pelo site Fortaleza Capacita.

Projeto Meu Bairro Empreendedor
O Projeto Meu Bairro Empreendedor está sendo implantado nos bairros Messejana, Pirambu, Jangurussu, José Walter, Planalto Ayrton Senna e Parque Santana (Mondubim). A iniciativa já beneficiou os bairros Vila Velha, Bom Jardim e Grande Mucuripe (Vicente Pinzon e Serviluz), levando melhores condições viárias aos principais corredores comerciais dessas comunidades. Além do urbanismo e paisagismo diferenciado, o Meu Bairro Empreendedor conta com a implantação de Centros de Referência do Empreendedor (CREs), espaços voltados para empreendedores locais.

Serviço
Feira de Pequenos Negócios Movimento Meu Bairro Empreendedor
Data: quinta-feira a sábado (21 a 23/09)
Horário: 17h às 22h
Local: Rua Waldir Diogo, 785 – Novo Mondubim (em frente à Areninha)

Hospital Unimed celebra 24 anos em ascensão e em pleno processo de modernização  

O Hospital Unimed completa 24 anos nesta quinta-feira, 21, como referência na área de saúde privada no Ceará. Localizado na Avenida Visconde do Rio Branco, em Fortaleza, o equipamento está em fase de modernização e ampliação em 30% da sua capacidade de atendimento adulto. Hoje, destaca-se como o hospital privado com o maior número de leitos em todo o Estado (320 leitos), sendo o maior do Sistema Unimed no Brasil.

De acordo com a diretora de Recursos Próprios da cooperativa, Dra. Fernanda Colares, já foram entregues na reestruturação: a Emergência, que foi completamente revitalizada; a ala sul do 4º andar, anteriormente designada à internação pediátrica e que, agora, oferece espaço para até 18 internações cirúrgicas; ala norte no 9º andar com salas administrativas de apoio assistencial; o novo repouso para médicos, e a nova fachada do Hospital. 

Em meio a um processo de aprimoramento contínuo, o Hospital Unimed mantém uma impressionante média de atendimento, com mais de 13 mil pacientes mensais na emergência, a realização de mais de 2 mil cirurgias por mês e cerca de 400 procedimentos realizados em sua unidade de Hemodinâmica. E conta, diariamente, com aproximadamente 1.800 colaboradores e mais de 600 médicos dedicados ao cuidado dos pacientes. 

“Proporcionar, cada vez mais, uma melhor estrutura aos nossos pacientes, alinhada às melhores práticas assistenciais faz parte do nosso propósito e, com certeza, os 24 anos de história do Hospital Unimed têm como marca principal esse compromisso com a excelência, em ser referência no cuidado. Prova disso são as certificações acumuladas ao longo desses anos e a sua contínua evolução” relata Dra. Fernanda Colares.

Acreditação internacional 

O Hospital Unimed conquistou, em junho deste ano, a recertificação da Acreditação Internacional Canadense pela Quality Global Alliance (QGA), na metodologia Qmentum Internacional, alcançando, pela terceira vez consecutiva, o nível Diamante – o mais alto nível da certificação.

Há mais de 20 anos, o Hospital Unimed passa por uma rigorosa avaliação nos padrões de alta performance em qualidade e segurança, tendo iniciado sua participação no processo de Acreditação Nacional em 2002 e, há 10 anos, passa pelo processo Internacional, com a metodologia Qmentum. A Acreditação Canadense é válida por três anos e tem como foco principal a integralidade do cuidado ao paciente, com rotinas e protocolos rigorosos que garantem medidas seguras, desde a entrada do paciente até a sua alta hospitalar. 

Com a acreditação internacional, o Hospital Unimed segue incluso em um grupo de elite de hospitais melhores avaliados no Brasil e no mundo. De acordo com o presidente da Unimed Fortaleza, Dr. Marcos Aragão, o alcance de excelência destaca a Unimed Fortaleza como referência no setor, posicionando-a entre as instituições de saúde mais qualificadas do país. “A jornada rumo à certificação exigiu o esforço conjunto de toda a nossa equipe. O comprometimento e a dedicação dos nossos profissionais foram fundamentais para implementar as melhores práticas de atendimento e garantir a segurança e o cuidado integral aos pacientes”, acrescentou o Dr. Marcos Aragão.

Sine Municipal promove dia D com oportunidades para pessoas com deficiência em Fortaleza

O Sine Municipal de Fortaleza promove, nesta quinta-feira (21/09), das 8h às 17h, o Dia D de atendimento a Pessoas com Deficiência (PCD) e reabilitandos do INSS, oferecendo oportunidades de emprego, orientação profissional e 1.210 vagas para cursos profissionalizantes por meio do Programa Fortaleza + Futuro.

A iniciativa é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e será realizada nas unidades de atendimento do Sine Aldeota, Parquelândia, Otávio Bonfim e Siqueira. A ação é promovida em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O Sine Municipal está disponibilizando 159 vagas de trabalho para Pessoas com Deficiência (PcD) e reabilitandos do INSS.

Confira a lista das principais oportunidades:

  • operador comercial (40)
  • operador de caixa (13)
  • serviços gerais (12)
  • operador de telemarketing (20)
  • auxiliar de produção (07)
  • atendimento (06)
  • auxiliar administrativo (05)
  • repositor de salão (05)
  • repositor de hortifruti (05)
  • promotor de vendas (03)
  • porteiro (03)

Vale ressaltar que todas essas oportunidades de emprego estão sujeitas a alterações e podem ser preenchidas a qualquer momento.

Serviço:
Dia D de atendimento para Pessoas Com Deficiência (PCD) e reabilitandos do INSS
Data: quinta-feira (21/09), 8h às 12h e das 13h às 17h
Telefones: (85) 3105-3712 / WhatsApp (85) 9 8513-4385 (não recebe ligações)
Sine Municipal Otávio Bonfim – Avenida Bezerra de Menezes, 459
Sine Municipal Parquelândia – Avenida Jovita Feitosa, 1264
Sine Municipal Siqueira – Avenida Augusto dos Anjos, 2466
Sine Municipal Aldeota – Avenida Santos Dumont, 2500 – loja 17 (esquina com rua Tibúrcio Cavalcante)

North Shopping Fortaleza e North Shopping Jóquei promovem o Líquida Calçados com descontos de até 80%

O North Shopping Fortaleza e North Shopping Jóquei irão dar início ao Liquida Calçados, campanha que traz descontos incríveis de até 80% em diversas lojas participantes, a partir do dia 21 até o dia 24 de setembro, tornando-se um evento imperdível para os apaixonados por moda e estilo. Serão quatro dias de oportunidades para renovar o guarda-roupa com calçados de qualidade por preços irresistíveis. 

No North Shopping Jóquei, as lojas participantes incluem nomes renomados do mundo da moda, como Rosamango, Usaflex, Petit Jolie, Constance, Casa Pio, Ban Ban, Havaianas, Sapataria Nova, Sandelly, Comfort, Esquisitinha, Melissa, Studio Z e Centauro. Com uma ampla variedade de estilos e tamanhos, os clientes terão a oportunidade de encontrar o par de calçados perfeito para todas as ocasiões.

Já no North Shopping Fortaleza, as lojas participantes são: Ban Ban Calçados, Casa Pio, Comfort, Clube da Melissa, Sandelly e Sapataria Nova. Essas lojas oferecerão descontos excepcionais em suas coleções de calçados, proporcionando aos clientes a chance de adquirir produtos de alta qualidade a preços muito acessíveis.

“O Liquida Calçados é uma tradição que nossos clientes aguardam com expectativa a cada ano. Estamos entusiasmados em trazer essa oferta para o público”, comenta Lia Carvalho, gerente de marketing do North Shopping Fortaleza.

Serviço:

Liquida Calçados

21 a 24 de setembro 

North Shopping Fortaleza e North Shopping Jóquei

Cerca de 25% dos latino-americanos consomem fast food pelo menos uma vez por semana

O fast food é um setor particularmente importante na América Latina. De acordo com dados da YouGov, multinacional especializada em pesquisa de mercado on-line, cerca de um quarto dos consumidores da região (25,1%) afirma comer uma vez por semana ou mais nesses restaurantes. Os latino-americanos também são o grupo menos propenso a rejeitar esse tipo de alimento: apenas 24,7% dos entrevistados afirmam que não o consomem nem permitem que sua família o faça, em comparação com a média global de 33,9%.

Este contexto tem contribuído para que várias redes de restaurantes, tanto locais quanto globais, obtenham sucesso na região. Contudo, segundo dados do YouGov BrandIndex (que monitora especificamente as marcas), uma delas parece ter uma presença dominante no mercado: o McDonald’s. Até o início do mês de agosto, a marca de hambúrgueres se estabeleceu como a cadeia de fast food mais frequentemente classificada como a mais popular nos mercados regionais analisados pela plataforma.

A marca, operada pela Arcos Dorados na América Latina, tem a classificação de Cliente Atual (um dos indicadores analisados pela empresa de pesquisa) mais alta em quatro dos oito países da região cobertos pelo BrandIndex. De 1º de janeiro a 3 de agosto, o McDonald’s também se destacou, juntamente com o KFC, como a cadeia de fast food que aparece com mais frequência no Top 3 de clientes atuais nesses oito mercados. Deve-se lembrar que a métrica reflete quantas pessoas compraram naquele restaurante recentemente.

A que se deve a popularidade do McDonald’s na América Latina?

David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina, avalia que há vários fatores que podem explicar a atual alta participação de clientes da rede de fast food na região. “Além da qualidade de seus produtos, a empresa tem o tamanho e a experiência para manobrar de forma mais ágil e decisiva do que muitos de seus concorrentes locais. E, em comparação com outras marcas com presença internacional, o McDonald’s tende a ser preferido pelos consumidores em todo o mundo, algo que também está se refletindo na América Latina”, diz.

Mas, além dessas vantagens, grande parte desse sucesso pode ser explicada pelo desempenho da sua estratégia de comunicação, segundo Eastman. Também nos dados do BrandIndex, até o início de agosto, o McDonald’s obteve as pontuações mais altas de “Consciência da publicidade” em quatro dos oito mercados analisados na região. Em uma dessas regiões, a sua pontuação está acima de 70 pontos, o que sugere que quase um quarto da população viu (e se lembra de ter visto) seus comerciais.

Uma situação semelhante ocorre com o indicador da “Exposição Boca a Boca”. Nesse indicador, que reflete quantas pessoas estão falando sobre uma marca com amigos e familiares pessoalmente ou on-line, o McDonald’s também é a marca mais bem classificada em quatro dos oito mercados latino-americanos incluídos no BrandIndex. Em quase todos esses países, praticamente metade dos consumidores pesquisados estão envolvidos em conversas orgânicas sobre a rede de fast food.

Diferenças de avaliações nos países

Embora essas estatísticas demonstrem que a cadeia de fast food controlada pela Arcos Dorados tem uma forte presença na América Latina, elas também revelam que as pontuações da marca variam acentuadamente de mercado para mercado, muitas vezes em dezenas de pontos. Por exemplo, embora seja a marca mais bem avaliada tanto na Consciência da publicidade quanto na Exposição Boca a Boca, tanto no Chile quanto no Panamá, os consumidores panamenhos avaliam o McDonald’s quase duas vezes mais do que seus colegas chilenos.

Segundo David Eastman, há também saltos significativos no indicador Cliente Atual. No Panamá, onde observam-se as maiores pontuações nessa métrica nos oito países analisados, o McDonald’s ostenta uma pontuação de 62,3 até agosto de 2023. Ou seja, mais da metade da população pesquisada comeu recentemente na rede. Mas esse número é quase a metade na Argentina, Brasil e Equador, e menos de um quarto na Colômbia, seu mercado mais fraco na região, onde a pontuação é de apenas 12,8.

“É claro que isso pode ser um reflexo dos diferentes hábitos de consumo e costumes entre os países da América Latina: embora muito semelhantes, as pessoas em cada mercado não são exatamente as mesmas em muitos aspectos. Mas também pode significar que a marca não está aproveitando seus pontos fortes, ou abordando suas oportunidades de crescimento, nos países da região onde está ficando para trás”, finaliza.

Metodologia

YouGov Global Profiles é um banco de dados consistente globalmente com mais de 1.000 perguntas em 48 mercados. As informações são baseadas na coleta contínua de dados entre adultos maiores de 16 anos na China e maiores de 18 anos em outros mercados. Os tamanhos de amostra para YouGov Global Profiles flutuam ao longo do tempo, mas o tamanho mínimo de cada amostra é sempre de cerca de 1.000. Os dados para cada mercado usam amostras nacionalmente representativas fora da Índia e dos Emirados Árabes Unidos, que usam amostras representativas da população urbana, e China, Egito, Hong Kong, Indonésia, Malásia, Marrocos, Filipinas, África do Sul, Taiwan, Tailândia, e Vietnã, que usam amostras representativas da população online.

YouGov BrandIndex coleta dados sobre milhares de marcas todos os dias. As pontuações do Cliente atual das marcas dos restaurantes se baseiam na pergunta: “Comprou alimentos ou bebidas de algum dos seguintes restaurantes nos últimos 30 dias?” e entregue como uma porcentagem. As pontuações do Consciência da publicidade se baseiam na pergunta: “De quais dos seguintes restaurantes viu um anúncio nas ÚLTIMAS DUAS SEMANAS?” e entregue como uma porcentagem. As pontuações do Exposição Boca a Boca se baseiam na pergunta: “Sobre quais dos seguintes restaurantes falou com amigos e familiares nas ÚLTIMAS DUAS SEMANAS?” e entregue como uma porcentagem. As pontuações são baseadas em uma amostra média de 2460 adultos no Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá e Peru pesquisados ​​entre 1 de janeiro e 3 de agosto de 2023.


Sobre a YouGov

A YouGov é uma multinacional de origem britânica, pioneira em pesquisa de mercado on-line e ferramentas que integram o planejamento e o monitoramento de dados, garantindo informações mais precisas e ágeis de serem acionadas por seus clientes. Presente em cerca de 70 países nas Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia, Ásia-Pacífico e África, a empresa possui uma das maiores redes de pesquisa do mundo. São mais de 24 milhões de membros registrados em seu painel, 800 mil dos quais estão no Brasil. Com dados acumulados ao longo de 20 anos de operação, a YouGov utiliza os chamados “dados vivos” – informações do consumidor continuamente atualizadas, precisas e acionáveis. A missão da empresa é oferecer uma visão incomparável sobre o que o mundo pensa, com soluções inovadoras que ajudam as marcas, proprietários de mídia e agências mais reconhecidas internacionalmente a planejar, ativar e acompanhar melhor suas atividades de marketing. Os dados da YouGov são regularmente referenciados pela imprensa global, sendo a segunda fonte de pesquisa de mercado mais citada no mundo.