Benefícios Assistenciais: Inimigo do desenvolvimento econômico brasileiro?

Em uma análise crítica mais profunda, é válido questionar: estariam os benefícios assistenciais prejudicando a economia brasileira? De acordo com a lógica econômica da eficiência e competitividade, a resposta pode ser sim.

São inquestionáveis as histórias de superação e a mitigação da pobreza que programas como Bolsa Família ou o auxílio gás proporcionaram. Contudo, ao adotar um olhar mais crítico, identifica-se que esses programas podem estar obstruindo o desenvolvimento econômico por diversos motivos.

Iniciamos pelo principal: dinheiro de impostos. Todo recurso utilizado pelo governo é dinheiro que o contribuinte pagou. Logo, quando uma parte significativa do orçamento é destinada para programas assistenciais, há uma renúncia de investimento em setores que propulsionariam a economia de forma sustentável, gerando empregos e fomentando a competitividade.

Ainda, não podemos esquecer da alta carga tributária brasileira, conhecida por ser uma das maiores do mundo. Os cidadãos e empresas se veem sobrecarregados por ela, uma vez que precisam bancar um guerrilha de programas assistenciais. Uma diminuição nos gastos nessa área poderia abrir caminho para alívio tributário, aumentando a capacidade competitiva das empresas, estimulando a criação de empregos, e prósperidade econômica.

As críticas não param por aí. Indagamos se esses benefícios assistenciais não estariam desestimulando o trabalho. Afinal, por que um indivíduo optaria por uma carga horária massacrante, seis dias na semana e 220 horas mensais, com descontos e gastos adicionais, sendo que ele pode receber mais de R$600 de Bolsa Família, vale Gás, energia gratuita, cesta básica e aluguel social? Aqui, os programas de assistência social se tornam paradoxais, ao invés de libertar o cidadão da pobreza, acabam por cumpliciar o mesmo em uma existência dependente de auxílios.

Este cenário, longe do ideal, alimenta um ciclo prejudicial de dependência dos benefícios governamentais, o que impacta negativamente a economia e a própria estrutura social brasileira. Precisa-se urgentemente repensar a forma como esses programas funcionam. Ao invés de simples assistencialismo, devem-se incentivar políticas que promovam a autonomia e a independência financeira.

Com essa visão, crítica e instigante, é clamado um repensar da política de benefícios assistenciais brasileira. Há que se encontrar um equilíbrio entre assistência e incentivo ao trabalho, promovendo uma efetiva mudança na realidade dos mais vulneráveis e, por consequência, impulsionando o crescimento econômico do país.

Por Igor Cruz Azevedo – advogado

Unimed Fortaleza leva “Saúde na Cidade” para Maracanaú

O município de Maracanaú, maior centro industrial do Ceará, vai receber, neste sábado (23), o “Saúde na Cidade”. A iniciativa, promovida pela Unimed Fortaleza, será realizada na Praça da Estação, localizada na Avenida Padre José Holanda do Vale, no Centro da cidade. O evento tem como objetivo oferecer saúde e bem-estar à comunidade, por meio da prestação de uma série de atividades e serviços gratuitos.

O evento acontecerá das 16h30 às 19h30 e contará com uma programação diversificada para todas as idades. Entre ações programadas, destacam-se:

– Alongamento e aulão de Fitdance para os participantes se movimentarem e se divertirem com atividades físicas;

– Tenda de Massoterapia: área dedicada ao relaxamento e alívio do estresse, com massagens terapêuticas à disposição do público;

– Tenda com serviços de saúde para a comunidade: profissionais de saúde irão realizar aferição da pressão arterial, medição de glicose e dar orientações sobre cuidados e qualidade de vida. Os serviços serão oferecidos pela Drogasil.

– Distribuição de brindes: os parceiros do evento, Mercadinhos São Luiz e Puro Açaí, vão distribuir brindes e amostras de seus produtos.

Desde abril deste ano, o “Saúde na Cidade” já foi realizado nos bairros Praia de Iracema, Presidente Kennedy, Fátima, Cidade dos Funcionários e Cocó.

Para mais informações, acesse o site https://www.unimedfortaleza.com.br/saude-na-cidade

Serviço:

Saúde na Cidade

Data: 23 de setembro de 2023

Local: Praça da Estação de Maracanaú

Endereço: Av. Padre José Holanda do Vale – Centro – Maracanaú

Horário: das 16h30 às 19h30

Prefeitura de Fortaleza oferta 1.210 vagas para cursos profissionalizantes em outubro

A Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta quinta-feira (21/09), as inscrições para os cursos profissionalizantes do Programa Fortaleza + Futuro que serão realizados no mês de outubro. Em parceria com o Senac, com o Senai e com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), estão sendo ofertadas, gratuitamente, 1.210 vagas para cursos com carga horária entre 16h/a e 400h/a.

Veja o cronograma de outubro (https://www.fortaleza.ce.gov.br/images/0001/21_09_2023_CRONOGRAMA_OUTUBRO.pdf)

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), objetiva fomentar a geração de emprego e renda na cidade. As inscrições poderão ser feitas no site Mais Futuro (https://maisfuturo.sde.fortaleza.ce.gov.br) até que sejam preenchidas as vagas de cada modalidade.

O programa deve contar com aulas nas unidades do Senai e do Senac em Fortaleza. Já os cursos de idiomas, realizados pela FDR, são ministrados na Embaixada Bilíngue, na Aldeota. O objetivo do Fortaleza + Futuro é beneficiar 15 mil pessoas, que têm acesso à qualificação em áreas como moda, gastronomia, saúde, beleza, gestão, tecnologia e idiomas.

As capacitações são realizadas em turmas presenciais. Os interessados devem apresentar documento oficial com foto (RG), CPF, comprovante de escolaridade e de residência. Os cursos são destinados para moradores de Fortaleza a partir dos 16 anos. Além da documentação, é necessário seguir alguns requisitos que mudam de acordo com o curso escolhido.

 Iguatemi Bosque é eleito, pela 15ª vez, o Shopping mais lembrado dos cearenses

O Iguatemi Bosque é, pela 15ª vez, o shopping mais querido e mais lembrado pelos cearenses. A pesquisa divulgada pelo Anuário Datafolha Top of Mind, foi realizada pela Fundação Demócrito Rocha e pelo Grupo O Povo de Comunicação, que destaca as marcas nacionais, internacionais e locais mais lembradas pelos consumidores no Estado.

O resultado mostrou que mais uma vez o Iguatemi Bosque segue líder absoluto na categoria ‘Shopping Center’, destacando-se como a marca mais lembrada pelos entrevistados. O empreendimento se tornou o único vencedor da categoria, sendo citado espontaneamente por quase 40% dos entrevistados. O índice chega a 46% entre os que têm 41 anos ou mais e, entre os mais instruídos, chega a 45,3%. 

“Para nós, é uma grande satisfação e honra seguir como o shopping mais lembrado pelo público cearense. A nossa felicidade pelo reconhecimento, também é uma responsabilidade, no qual temos nos empenhado para seguir satisfazendo o consumidor e entregando aquilo que ele mais deseja, seja no âmbito de serviços, mix de lojas, lazer, cultura e outros. Sem dúvidas, o nosso desejo é continuar oferecendo experiências incríveis para a vida dos cearenses.”, declara Wellington Oliveira, superintendente do Iguatemi Bosque.

Até o final do ano, o Iguatemi Bosque fortalece sua rede de serviços com a chegada de 18 novas lojas, alcançando 94% de ocupação no total. Entre os destaques, estão a academia BodyTech, primeira e única da marca no Ceará; a Cacau Show Super Store, única loja conceito do Estado, repleta de experiências exclusivas, diferente de tudo que você já viu; a loja do segmento de sapatos e acessórios femininos Luiza Barcelos, também mais uma exclusividade do empreendimento; a cafeteria norte-americana Starbucks; uma nova unidade da Livraria Leitura; e uma nova Clínica Haim Erel, com uma super ampliação e serviços exclusivos.

Sobre o Iguatemi Bosque

O Shopping Iguatemi Bosque tem 41 anos de existência. Empresa do grupo JCC – Jereissati Centros Comerciais, que também controla shopping centers em Belém (PA) e Campo Grande (MS), o Iguatemi Bosque traz números bastante positivos. São mais de 450 lojas e quiosques que reúnem o mais completo mix de compras, lazer, gastronomia e serviços de Fortaleza em mais de 90 mil metros quadrados. Distribuídos por corredores amplos e projetados para o melhor aproveitamento da iluminação natural, fazer um passeio pelo Iguatemi é experimentar conforto, comodidade e aproveitar o que a vida tem de melhor. Saiba mais em www.iguatemifortaleza.com.br

Fórum de Prevenção de Perdas da Acesu reúne mais de 1500 profissionais do varejo em edição histórica

O 3º Fórum de Prevenção de Perdas, promovido pela Associação Cearense de Supermercados (Acesu) com o apoio da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), reuniu mais de 1500 participantes, consolidando-se como o maior encontro dedicado a essa temática no Brasil. 

O evento, que aconteceu na quinta-feira (21), no Teatro RioMar Fortaleza, contou com a participação de um seleto grupo de palestrantes, entre eles: Fernando Alves, diretor de Prevenção de Perdas da Pague Menos; Rogério Maia, diretor de Prevenção de Perdas da C&A; Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe; e Daniel Queiroz, head de Novos Negócios do H3 Grupo.

“É realizador ver esse número de pessoas, o Ceará sediando o maior fórum de prevenção de perdas do Brasil. Os números apontam que o nosso estado é uma das regiões mais eficientes no tema da prevenção de perdas”, afirma o presidente do Comitê de Prevenção de Perdas da Acesu, Antônio Andrade.

O presidente da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), Carlos Eduardo Santos, também corrobora com essa visão. “Este evento, organizado pela Acesu, é o principal do Brasil. Em um número de pessoas, de forma presencial, é o maior evento de prevenção de perdas do varejo brasileiro”, ratifica.

.O Fórum também ofereceu uma valiosa oportunidade de aprendizado, com palestras, workshops e debates abordando diversos aspectos da prevenção de perdas, desde estratégias de gestão de negócios até eficiência operacional e segurança no varejo. As discussões incentivaram reflexões produtivas e inspiraram os participantes a adotarem as melhores práticas em suas organizações.

Para o presidente da Acesu, Nidovando Pinheiro, a temática do evento é essencial para os supermercadistas. “É uma satisfação saber que o setor está investindo em conhecimento e que o nosso trabalho com o Comitê de Prevenção de Perdas está sendo eficiente e impulsionando esse interesse”, acredita.

Já o vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Márcio Milan, enaltece o evento cearense no cenário supermercadista nacional. “A pauta precisava ser discutida de forma transparente, e o setor cearense está possibilitando isso, promovendo uma discussão de vários anos, importante para a cadeia de abastecimento como um todo. É um exemplo para os outros estados que desejam elevar o número de participantes em seus eventos”, ressalta.

Além de seu valor educacional, o 3º Fórum de Prevenção de Perdas também reforçou seu compromisso social, solicitando que os participantes contribuíssem com leite em pó, que será doado ao Lar Amigos de Jesus, uma instituição de caridade local. 

Segundo Thiago Artacho, CEO de uma das principais patrocinadoras do Fórum,  a Green Retail Solutions, o sucesso da edição cearense foi o que atraiu a empresa. “Sempre ouvimos falar deste fórum, ,uitos varejistas precisam de informação e de formação, querem entender mais sobre prevenção de perdas, sobre as operações. Então isso trouxe Green para cá. Estamos iniciando algumas operações aqui em Recife e estamos planejando vir para Fortaleza também”, revela. 

BYD Carmais promove ’Mega Electric Day’ neste sábado, 23

Líder mundial em vendas, a BYD Carmais promove o ‘Mega Electric Day’, repleto de oportunidades imperdíveis. Agendado para o próximo sábado, dia 23, com início às 8h, a celebração acontecerá na Avenida Barão de Studart, número 1630, e trará um leque expandido de oportunidades para experimentar e adquirir os renomados veículos da BYD.

O principal objetivo do ‘Mega Electric Day’ é fortalecer ainda mais a marca BYD no Ceará, enfatizando as tecnologias inovadoras, a sustentabilidade e o compromisso ambiental presentes nos veículos produzidos pela montadora. Entre as ofertas imperdíveis destacam-se os modelos SONG PLUS DM-I, com bônus de até 40 mil reais na troca do seu veículo usado; o TAN EV, que oferece um bônus generoso de até 50 mil reais na troca do veículo usado; e o YUAN PLUS EV, com um atraente bônus de até 40 mil reais na troca do seu usado, além da opção de taxa zero em todos os modelos. Além disso, os modelos de passeio 100% elétricos: BYD TAN, BYD HAN, BYD SEAL, BYD YUAN, BYD DOLPHIN recebem evisão grátis por 5 anos ou 100.000 km

Além das oportunidades excepcionais de compra, o evento também oferecerá um buffet especial para todos os visitantes da loja BYD. Eduardo Weimar, diretor comercial da BYD Carmais, enfatiza que o ‘Mega Electric Day’ proporcionará as melhores chances de aquisição com descontos exclusivos. “Esta é uma oportunidade única para adquirir um veículo da líder global em mobilidade elétrica com ofertas verdadeiramente excepcionais. Nossa loja estará especialmente preparada para este dia, com toda a equipe de vendas pronta para oferecer um atendimento de excelência”, ressalta Weimar. 

Serviço

Mega Electric Day

Quando: Dia 23/09 – de 08h às 18h

Onde:  Avenida Barão de Studart, 1630.

Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico atende trabalhadores e empreendedores na Parangaba

Para ampliar as ações de empreendedorismo sustentável, bem como facilitar o acesso da população aos serviços ofertados pelo Sine Municipal, a Prefeitura de Fortaleza disponibiliza a unidade de Atendimento Móvel do Desenvolvimento Econômico que, mensalmente, percorre os bairros da cidade. 

Até 29 de setembro, a unidade da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) oferta serviços voltados para os empreendedores e trabalhadores ao lado do Ginásio Poliesportivo da Parangaba. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h.

No local, a população tem à disposição ações de formalização de negócios; capacitações; consultorias; atendimento ao empreendedor e ao empregador; orientação profissional; busca por vagas de emprego, por meio do Sine Municipal; e acesso a crédito orientado, por meio do Programa Nossas Guerreiras. 

Além disso, os técnicos da SDE Fortaleza estão disponíveis para elaboração e emissão da declaração anual de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) e informações sobre programas como Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro.

Após o atendimento na Parangaba, o equipamento seguirá para outros bairros, mediante solicitação da comunidade e lideranças. “A ideia é levar todos os serviços de desenvolvimento econômico para os territórios de Fortaleza. Já passamos pelos bairros Vila Velha, Conjunto Ceará, Passaré, Pirambu, Messejana, Vicente Pinzón, José Walter, Aracapé, Serrinha e o que temos observado é um fluxo intenso de pessoas buscando os serviços do Desenvolvimento Econômico”, enfatiza o titular da SDE, Rodrigo Nogueira.

Para solicitar atendimento no seu bairro, basta contactar a SDE pelo Canal do Desenvolvimento Econômico (https://desenvolvimentoeconomico.fortaleza.ce.gov.br/)

Serviço:
Unidade de Atendimento Móvel do Desenvolvimento Econômico na Parangaba
Período: até 29 de setembro de 2023
Atendimento: segunda a sexta
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Local: Ginásio Poliesportivo da Parangaba (Avenida General Osório de Paiva – S/N)

Programa Fortaleza + Futuro oferta 1.210 vagas para cursos profissionalizantes em outubro

A Prefeitura de Fortaleza iniciou, nesta quinta-feira (21/09), as inscrições para os cursos profissionalizantes do Programa Fortaleza + Futuro que serão realizados no mês de outubro. Em parceria com o Senac, com o Senai e com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), estão sendo ofertadas, gratuitamente, 1.210 vagas para cursos com carga horária entre 16h/a e 400h/a.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), objetiva fomentar a geração de emprego e renda na cidade. As inscrições poderão ser feitas no site Mais Futuro (https://maisfuturo.sde.fortaleza.ce.gov.br/) até que sejam preenchidas as vagas de cada modalidade.

O programa deve contar com aulas nas unidades do Senai e do Senac em Fortaleza. Já os cursos de idiomas, realizados pela FDR, são ministrados na Embaixada Bilíngue, na Aldeota. O objetivo do Fortaleza + Futuro é beneficiar 15 mil pessoas, que têm acesso à qualificação em áreas como moda, gastronomia, saúde, beleza, gestão, tecnologia e idiomas.

As capacitações são realizadas em turmas presenciais. Os interessados devem apresentar documento oficial com foto (RG), CPF, comprovante de escolaridade e de residência. Os cursos são destinados para moradores de Fortaleza a partir dos 16 anos. Além da documentação, é necessário seguir alguns requisitos que mudam de acordo com o curso escolhido.

Os interessados também podem entrar em contato pelo telefone 0800 222 3656, pelo e-mail maisfuturo@sde.fortaleza.ce.gov.br ou pelo WhatsApp (85) 9 8403.9559.

Kite for the Ocean Summit traz nomes da ONU e diversas empresas globais para trilhas de conhecimento sobre oceano e clima, no Cumbuco

O Kite for the Ocean Summit fará, em parceria com a Prefeitura de Caucaia, nos dias 21, 22 e 23 de setembro, integrado à vila da praça do Cumbuco, em Caucaia, no Ceará, um grande evento de conhecimento focado no oceano e no clima. O evento trará nomes internacionais para debater temas como a economia do mar, hidrogênio verde, gestão de resíduos sólidos, o impacto do vento na economia do Ceará, mudanças climáticas, dentre outros temas, de forma gratuita.

“O público pode esperar um conteúdo de nível internacional e totalmente gratuito. Temos palestrantes que virão diretamente da Climate Week, em Nova Iorque, diretamente para o Cumbuco, para falar com a gente, para transmitir conhecimento. Esse ano também vamos realizar um sonho antigo, que é fazer o evento integrado à comunidade, no coração da vila do Cumbuco, com os negócios locais estando junto do evento e sendo beneficiados”, afirmou Igor Juaçaba, co-fundador do movimento Winds for Future, realizador do K4tO Summit.

Dentre os principais temas, estarão o Energy Observer, barco movido a hidrogênio verde da Qair, com palestra na quinta (21), as 17h30; painel sobre Recifes Artificiais, com Jeroen Van der Waal, fundador do Blue Beat Group, grupo internacional focado em salvar o oceano e o planeta, na sexta (22), às 17h; painel sobre transição energética na terra e no mar, com representantes das empresas Qair, Quinto Energy e Vestas, no sábado (23), às 14h; além de Lucas Rodriquez, da Air Liquid, falando sobre a visão da empresa para construir uma sociedade de baixo carbono, também no sábado (23), às 12h15.

Ainda estarão presentes durante o K4tO Summit, Gabriela Otero, Gerente de Resíduos e Circularidade do Pacto Global da ONU no Brasil; Dov Bercovici, que tem 30 anos de experiência como líder de grandes organizações, projetos de capital e comércio internacional, além presidente e CEO do Discovery Centre International, no Canadá; Luiz Avelar, diretor sênior de estratégia da Envision, uma empresa de tecnologia focada em energia renovável e descarbonização; Filipe Guimarães, community manager no Cubo Itaú, mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, dentre vários outros nomes de relevância mundial, estarão no evento. 

Trilhas de conteúdo

Em 2023, o K4tO Summit focará em duas trilhas de conteúdo distintas, as trilhas do oceano e do clima. A trilha do oceano será realizada na sexta e no sábado, dias 22 e 23 de setembro, respectivamente, no período da manhã. A economia do mar e a próxima onda de empregos azuis; como tornar livre de plásticos e regenerar o oceano; transição energética na terra e no mar; impacto do ecoturismo, além de outros temas, serão abordados.

Já a trilha do clima acontece nas tardes dos dias 22 e 23 de setembro e também conta com temas de debate de extrema importância para o planeta. A importância das políticas públicas em diplomacia climática; o papel das mulheres no desafio do clima; o impacto do vento na economia do Ceará; negócios de impacto e mudanças climáticas; e o oceano e a preservação da caatinga são alguns dos assuntos que serão debatidos. 

Para conferir todos os palestrantes e programação do evento, que ainda conta com a Kiteparade, K4tO Musik e o recorde mundial de kitesurf, basta acessar https://kitefortheocean.com/summit/ ou pelas redes sociais, no @kitefortheocean. 

K4TO

Em 2023, o Kite for the Ocean pretende reunir kitesurfistas de todos os cantos do mundo, unindo-os em uma jornada extraordinária de, agora, 88 mil quilômetros – equivalente a duas voltas completas ao redor da Terra – em prol da saúde do nosso oceano. A jornada se estenderá ao longo de 30 dias, entre 25 de agosto e 24 de setembro. 

A cada quilômetro percorrido pelos kitesurfistas, o projeto, em colaboração com parceiros ambientalmente conscientes, compromete-se a remover um quilo de lixo das praias e estuários. Este gesto eco-responsável pode se transformar um total de 44 toneladas de materiais que serão retirados, marcando uma ação de sustentabilidade programada entre agosto de 2023 e maio de 2024.

Entre os dias 21 e 24 de setembro, acontecerá o K4tO Musik e o K4tO Summit, na praça da Vila do Cumbuco. O evento contará com música, palestras, seminários, desfiles, gastronomia, rodas de conversas, dentre outras programações que abordam temas ligados à sustentabilidade, cidades costeiras, criativas e inteligentes, oceano, vento e mudanças climáticas.

Gardel Rolim repudia declarações de presidente da Câmara de Jucás sobre tratamento de autista

Durante pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (21), o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Rolim (PDT), repudiou as declarações desrespeitosas do presidente da Câmara Municipal de Jucás, Eúde Lucas, de que o autismo no tempo em que era criança se “curava” com peia.

Gardel Rolim enfatizou que a instituição e seus 43 vereadores estão unidos na condenação dessa atitude preconceituosa. “É inaceitável a fala do presidente da Câmara de Vereadores de Jucás, Eúde Lucas, fazendo declarações desrespeitosas e desinformadas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A intolerância e falta de empatia demonstradas são inadmissíveis para um representante público. O nosso papel é promover a inclusão, respeitar a diversidade e buscar o entendimento sobre o TEA, sempre lutando contra o preconceito. Precisamos de representantes que promovam inclusão e não desrespeito”, finalizou o presidente.

A Câmara Municipal de Fortaleza instalou no início deste ano a  Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, com o objetivo de ampliar as discussões e garantir a tramitação de projetos em benefício da população autista na Capital, formando parcerias com os familiares e instituições que priorizam o desenvolvimento e inserção das pessoas com autismo na sociedade.