Centro Universitário recebe mais de mil estudantes em Feira das Profissões

No processo de escolha da carreira, os jovens ainda no ensino médio enfrentam uma série de desafios. Com inúmeras opções de cursos e profissões disponíveis, a tomada de decisão pode ser esmagadora e confusa. Nesse contexto, o Centro Universitário UniFanor Wyden promove mais uma edição da “Feira das Profissões” nos dias 29 de setembro, em Dunas, e 10 de outubro, em Bezerra de Menezes. 

Na ocasião, os alunos convidados de escolas públicas e particulares de Fortaleza participam de uma experiência imersiva, com atividades práticas dos cursos oferecidos pela instituição de ensino superior. Segundo o Reitor do UniFanor Wyden, Geam Mendes, a “Feira das Profissões” desempenha um papel fundamental na orientação vocacional de estudantes, fornecendo informações inovadoras e oportunidades de interação com profissionais de diversas áreas. 

Ana Priscila Barroso Araújo, psicóloga comportamental e professora do curso de psicologia do UniFanor Wyden, explica o que o aluno deve levar em consideração na hora da escolha da profissão, “o estudante tem que levar em consideração as orientações que ele tem, ou seja, pensando nas áreas de conhecimento desse aluno, quais são as áreas de conhecimento que ele se encaixa? Humanas, exatas e/ou biológicas. Depois, é avaliar também as questões das habilidades.”, afirma a especialista. 

São esperados cerca de 1100 alunos de escolas públicas e privadas. As escolas que confirmaram presença são: Colégio Nossa Senhora do Carmo, Colégio Castro 

Colégio da Polícia Militar, EEFM Arquiteto Rogério Fróes, Colégio Deoclécio Ferro, Colégio Duque de Caxias, Colégio Ernesto Gurgel, Colégio Maria Ester 1, EEEP José de Barcelos, Colégio São Lucas, Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, EEEP Maria José Medeiros, EEM Deputado Manoel Rodrigues, EEEP Comendador Miguel Gurgel e Colégio Batalha do Riachuelo.

Os estudantes realizarão um tour pela instituição para conhecer a estrutura dos laboratórios, salas de aula e todo o campus. “Queremos proporcionar aos estudantes uma experiência acadêmica. Mesmo que por um dia, ele poderá conhecer um pouco da rotina e da estrutura do ensino superior. Além disso, ajude aqueles que continuam indecisos na escolha do curso superior que desejam seguir.”, afirmou o reitor do UniFanor Wyden.

SERVIÇO:

FEIRA DAS PROFISSÕES

Data: 29 de setembro e 10 de outubro

Horário: 14h às 17h

Locais: Dunas (Rua Antônio Gomes Guimarães, 150 – Papicu) e Bezerra de Menezes (Av. Bezerra de Menezes, 1277 – São Gerardo)

Projeto nacional de telemedicina inicia atividades no HGWA

O projeto Tele UTI, liderado pelo Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul, teve mais um importante passo na parceria com o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), no bairro Messejana. Nesta semana, ocorreu o primeiro contato, via telemedicina, dos profissionais médicos da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do HGWA com os profissionais do hospital gaúcho. A iniciativa faz parte do Ministério da Saúde, através do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Na prática, os profissionais utilizam um cart (carrinho da telemedicina), composto por um computador, sistema de áudio e uma câmera de alta definição. Com esse suporte tecnológico, é possível visitar os leitos da unidade, com recomendações de planos terapêuticos e promovendo o debate do caso clínico de cada paciente. Entre os especialistas do HMV estão neurocirurgiões, hematologistas, geneticistas, pneumologistas, entre outros, que estarão disponíveis em rounds, que são as visitas médicas por meio da conexão virtual.

Na última terça-feira (26), ocorreu o primeiro contato. A médica intensivista da UTIPED, Paula Rabelo, conta que espera aprender ainda mais sobre o tema e compartilhar a troca de casos e experiências, contribuindo para o tratamento dos pacientes internados. “É sempre bom ter contato com centros de referência que trabalham com pacientes complexos e têm uma pesquisa bem desenvolvida. Com a ajuda do intensivista de lá e de alguns especialistas que não temos acesso aqui, é muito importante tirar as dúvidas, passar os casos, receber ajuda e perceber que estamos acertando na maioria das vezes, fazendo os ajustes necessários e ouvindo sugestões que não tínhamos pensado”, pontua.

O médico Ricardo Falcão, coordenador da UTIP do HGWA, explica que todo o corpo clínico do Moinhos de Vento é disponibilizado nessa fase. Nesse primeiro momento, além da médica plantonista, os médicos residentes também participam. “Isso representa uma grande troca de experiências, nosso hospital tem o seu know-how e nós fazemos bem o que nós fazemos, mas é sempre muito positivo essa troca com outro serviço de conhecimento renomado nacionalmente e de boas práticas, com uma vasta experiência na área de telemedicina. O grande beneficiado será nosso paciente, que é nosso foco”, afirma.

Falcão diz que as visitas, agendadas previamente com as equipes, devem durar cerca de uma hora e irão passar por toda a equipe médica. “A primeira visita é como uma consulta, a médica conheceu todos os pacientes, onde houve uma troca e sugestões bem importantes”, diz.

Melhoria da Assistência

O HGWA e a Santa Casa de Sobral são as únicas instituições do Ceará participantes nesta edição do projeto. O Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Sesa, já esteve entre os participantes em outra edição. A pesquisadora do Moinhos de Vento, Gabriela Laguna, responsável por acompanhar o projeto, destacou, na sua última visita presencial, que o projeto visa desenvolver técnicas de melhorias da assistência e do SUS dentro da assistência nas UTIs pediátricas do Brasil. “São 16 UTIs participantes no Brasil, divididas entre o grupo de controle e de intervenção para avaliar o quanto a telemedicina chega para melhorar”, pontuou.

Plano operacional da Prefeitura de Canindé garante suporte em seis eixos de atuação na Festa de São Francisco 


A Festa de São Francisco das Chagas teve início no último domingo (24) e transformou a cidade de Canindé, no Sertão Central, no epicentro da religiosidade popular do Brasil. Com uma programação diversificada que inclui missas, procissões, novenas e atividades sociais, os festejos vão até o dia 05 de outubro. Reforçando o compromisso e a responsabilidade que a cidade assume com os visitantes, a Prefeitura Municipal divulgou o Plano Estratégico para garantir o suporte necessário à festa. O plano está dividido em eixos de ações e serviços que abrangem infraestrutura e logística, turismo, segurança, trânsito, saúde e assistência.

Trânsito e Segurança

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SMST) está atuando com um efetivo de 45 Guardas Civis Municipais, 45 Guardas Cidadãos e 80 Jovens Guardas Cidadãos, para proporcionar maior segurança no trânsito, controle e fiscalização na ocupação de ruas e logradouros públicos, além de apoio nos pontos turísticos.

Infraestrutura e logística 

Serviços como limpeza, manutenção dos locais, fiscalização de ambulantes e camelôs englobam ações a serem realizadas antes, durante e depois do evento, envolvendo todas as secretarias e autarquias municipais.

Turismo

Foram criadas equipes de acolhimento com o objetivo de receber melhor os romeiros e visitantes, oferecendo orientação e conforto por meio de gestos, palavras e informações turísticas.

Serviços assistenciais 

Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), os serviços assistenciais concentram-se em ações relacionadas à orientação, acolhimento e prevenção de riscos sociais, especialmente para o público infantil. Equipes móveis serão instaladas nos pontos de maior fluxo turístico, oferecendo serviços ligados ao Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Juventude, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro Especializado de Assistência Social (CREAS).

Saúde e Vigilância Sanitária

Para um evento que reúne milhares de pessoas, a preocupação com a saúde e as condições sanitárias é imprescindível. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde (SAS) preparou uma série de ações para dar suporte à área da saúde durante o evento. Entre elas, estão o serviço de fiscalização da Vigilância Sanitária, atendimento epidemiológico, instalação de postos de atendimento provisórios e atendimento ambulatorial em toda a programação religiosa.

Todas essas ações têm como objetivo proporcionar serviços públicos de qualidade aos moradores da região e turistas, com foco no conforto, orientação, suporte e acolhimento. “Oferecer sempre o melhor é um compromisso com o desenvolvimento socioeconômico, baseado na valorização da diversidade cultural, no equilíbrio de todo o ecossistema e na sustentabilidade turística deste município”, enfatiza Rozário Ximenes, prefeita de Canindé.

Cris Rosenbaum realiza palestra sobre o uso do design para expor a alma brasileira na Fenacce 

A curadora de design, arte e artesanato, Cris Rosenbaum, que é também fundadora da Feira na Rosenbaum, irá realizar uma palestra com o tema “Usamos o Design para Expor a Alma Brasileira” nesta quinta-feira, 28, às 15h30, na Fenacce – Feira Nacional de Artesanato e Cultura, que acontece no Centro de Eventos do Ceará. 

Com formação em moda, Cris Rosenbaum estudou na Central Saint Martins College of Arts and Design, em Londres, trabalhou como consultora de moda, estilista e coordenadora de estilo em marcas de grande prestígio. Em 2012, organizou a primeira Feira na Rosenbaum no escritório de design Rosenbaum, com 100% da renda revertida para o projeto A Gente Transforma, criado pelo designer e arquiteto Marcelo Rosenbaum. 

Em quase 10 anos, a Feira na Rosenbaum seguiu um caminho orgânico de inovação e sucesso. Por meio de suas edições, que reúnem artistas e artesãos, desde comunidades criativas tradicionais até designers independentes, a Feira leva ao público criações autorais com identidade brasileira, que ajudam a contar e promover a rica diversidade cultural, com suas expressões e saberes.

Além da palestra da Cris Rosenbaum, a 5ª Edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce) conta com uma programação que valoriza o tema da Feira “Arte de Toda Parte”, apresentando ao público o melhor da arte brasileira, representada por 1.500 artesãos de 27 estados. Além disso, terá oficinas de artesanato e de gastronomia, apresentações artísticas e palestras.

Fenacce – Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará

Local: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz

Data: 26 de setembro a 1º de outubro

Entrada Solidária: Doação de 2 kg de alimentos  

Energia limpa ganha força no mercado de seguros

Um crescimento substancial de energia limpa vem ocorrendo no Brasil. Esse cenário é visto tanto na produção de energia, quanto na oferta, aquisição de equipamentos e seguros para esse fim. Dados divulgados esse mês pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) informam que a tecnologia está presente em mais de 1,5 milhão de residências em todas as regiões brasileiras. As conexões abastecem atualmente cerca de 2 milhões de unidades consumidoras apenas na classe residencial e ainda segundo o levantamento, os investimentos acumulados em energia solar nas residências somam mais de R$ 56 bilhões no Brasil. Isso sem contar os parques eólicos. Apesar de especialistas afirmarem que há muito o que percorrer ainda no país para alcançar patamares maiores em relação às necessidades de desenvolvimento sustentável, o Brasil mostra potencial de desenvolvimento nesse sentido e está desencadeando a popularização do acesso à energia limpa e mais barata. 

O aumento de painéis solares não está ocorrendo apenas nas usinas fotovoltaicas, mas também em residências e empresas, aponta o especialista Stênio Max, sócio da Nossa Broker Administradora e Corretora de Seguros Ltda, diretor da Fenacor, delegado do Sincor-RN, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL – Mossoró), parceiro Lojacorr e gestor da Flash Corretora Administradora e Corretora de Seguros, da UCRN Broker Administradora e da Corretora de Seguros e a Nossa Prestadora de Serviços.

Segundo ele, “há uma procura grande e contínua pela energia limpa, barata, que possui um retorno do investimento em 36 meses de tudo o que foi investido”, explica. O corretor fala ainda que a expansão vem ocorrendo em todo o país. Entretanto, a maior parte do Brasil que demanda pela tecnologia são as regiões costeiras e com o sol abundante. “O Nordeste hoje é o maior indutor e produtor de energia renovável, tanto eólica como fotovoltaica. E já existe uma grande quantidade de parques instalados também em Minas Gerais”, descreve. 

Além da busca pela cultura sustentável, as crises hídricas incentivaram o brasileiro a investir nessa tecnologia. “A bandeira vermelha da insuficiência energética pela eletricidade impulsionou o mercado de energia limpa. Houve o incentivo de linhas de crédito acessíveis para aquisição de equipamentos, em que o valor da mensalidade fica equiparado ao custo da energia elétrica mensal”, explica Max. 

Seguros para energia limpa

Com a demanda em franca expansão, o mercado segurador também sentiu esse impulso e expandiu as coberturas. Um dos motivos desse crescimento apontado por Max é o valor do seguro mais acessível. “A grande maioria das companhias já inclui na cobertura básica de residencial e empresarial. A procura, inclusive, tem surgido de todos os tipos, desde condomínios até pessoas físicas”, diz. 

De modo geral, este seguro está ligado, principalmente, a dois produtos: primeiro no ramo de ‘Riscos de engenharia’ com a cobertura da instalação e montagem do equipamento e segundo ao seguro que cobre quando o equipamento já está em operação, o seguro de ‘Riscos nomeados/operacionais’. Também podem contratar um seguro de instalação e Responsabilidade Civil (RC) e outras coberturas e cláusulas adicionais. 

Luiz Longobardi Junior, diretor de Distribuição, Mercado e Marketing da Lojacorr, alerta que indiferente do seguro contratado, o corretor de seguros deve ser o suporte e já estar atento a essa tendência. “O corretor está buscando constantemente atender esse mercado sustentável. E, por isso, tem total capacidade para entender a realidade daquele cliente, a energia limpa que possui e as condições ideias do contrato, o que incluir e o que considerar na apólice. Podendo ser uma cobertura flexível, personalizada e que garanta a proteção que necessita’, defende.

Sobre a cobertura em si, Roberto Uhl, head de Produtos Digitais da Essor Seguros, companhia especialista no produto de energias renováveis, também diz que o seguro é bastante amplo e cobre danos por Incêndio, Queda de Raio e Explosão de qualquer natureza, Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado e Granizo / Inundação, Alagamento e Impacto de Veículos, Danos elétricos, roubo e/ou furto qualificado e despesas extras. “Este seguro é fundamental para as pessoas, seja física ou jurídica, se protegerem contra diversos riscos que podem ameaçar os sistemas e consequentemente trazer impactos patrimoniais e financeiros significativos”, explica. Ainda de acordo com o gestor, a venda deve ser consultiva, já que existem diversas questões que precisam ser explicadas aos segurados, devido às características específicas deste tipo de risco. 

Mesmo com grande expansão, o corretor Freitas ressalta que há alguns desafios do mercado, que passam por coberturas específicas. Isso porque as usinas fotovoltaicas têm baixa manutenção e a expectativa de vida é de 20 anos. Já no caso das eólicas, a manutenção é recorrente. “Consequentemente, o seguro tem risco de engenharia e demanda mais proteção que possa garantir a prosperidade dos parques”, salienta.

Sobre a Lojacorr: A Lojacorr é a maior rede de Corretoras de Seguros Independentes do Brasil. O seu modelo de negócios disruptivo conecta corretoras de seguros a mais de 40 companhias seguradoras por meio de sua plataforma digital, oferecendo acesso a um amplo portfólio de produtos e soluções, suporte operacional, comercial e estratégico. Entre as soluções, a Lojacorr oferece acesso a seguros de todos os ramos, campanhas, formação, sistema de gestão, central de negócios, acesso via multicálculo, eventos exclusivos, aprendizagem prática com auxílio de Unidades, Assessoria Backoffice, Assessoria Jurídica, entre outras, além de 75 empresas parceiras do ecossistema. Fundada em 1996, a empresa se dedica a oferecer os melhores recursos em distribuição de seguros e produtos financeiros às corretoras e clientes. Presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, por meio de 60 Unidades, a Lojacorr possui cerca de 500 mil segurados, assistidos por mais de 6 mil profissionais em suas corretoras de seguros, que atuam em mais de 4.500 municípios. Tendo como sede administrativa em São José dos Pinhais (PR), e sede comercial em São Paulo (SP), a empresa conta também com 300 colaboradores (sede e unidades). A Rede Lojacorr está entre as empresas emergentes do Sul, é certificada pelo Great Place to Work e acelerada pela Endeavor, além de fechar 2022 com produção de R$ 1,2 bilhões produzidos em seguros, consórcios e demais segmentos.

MIS exibe exposição em parceria com a ACERT em alusão ao Dia do Rádio

O Museu da Imagem e do Som (MIS) vai exibir vídeo produzido pela Associação Cearense de Rádio e Televisão (ACERT) no painel de led de sua praça, e ainda expor na recepção do Anexo três exemplares de rádios antigos da entidade. As ações, que homenageiam o Dia Nacional do Rádio, comemorado em todo o Brasil no dia 25 de setembro, iniciam nesta quarta, dia 27, e vão até dia 1º de outubro.

“O MIS é um importante equipamento cultural da cidade e do Estado e o Rádio marca a sua presença na história como o longevo veículo de comunicação sonora e ainda mais ouvido com credibilidade. O rádio faz parte da nossa história e fará por muitos tempo, quem sabe até para sempre, e lembrar as origens desse meio de comunicação é uma forma de fortalecer a cultura de nosso povo. O dia do rádio é todo dia”, afirmou Afro Lourenço, presidente da ACERT.

A exposição e o vídeo estarão disponíveis para visitação durante todo o período em que o museu estiver aberto, nas quartas e quintas, de 10h às 18h; e de sexta a sábado, de 13h às 20h.

Estresse crônico atinge mais de 35% da população jovem, alerta psicólogo 

Especialista orienta sobre a importância de lidar com as emoções e reconhecer os efeitos negativos do estresse no dia a dia 

O estresse é uma das principais causas do adoecimento na sociedade contemporânea. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 28% da população mundial apresenta sintomas de estresse crônico. No entanto, esse número pode ser subestimado, uma vez que muitos casos não são diagnosticados. Além disso, a doença é mais comum entre os mais jovens: manifesta-se em 35,1% das pessoas de 18 a 24 anos, em 26,6% das pessoas com idade entre 25 e 34 anos e em 22,9% do grupo de 35 a 44 anos. 

Para alertar a população sobre os riscos dessa reação no organismo, foi instituído o dia 27 de setembro como o Dia Internacional de Combate ao Estresse. De acordo com o psicólogo e professor do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Felipe Barata Amaral, a data é uma oportunidade de chamar a atenção para as reações aos eventos cotidianos, suas manifestações e formas de tratamento. 

“Em seu cerne, o estresse nada mais é do que angústia. Se traduzirmos em linguagem psicanalítica, a angústia é um elemento presente em nossas vidas. Por esse viés, possui um aspecto constitutivo da experiência humana no mundo. Então, de um modo geral, situações que geram angústia a ponto de causar sofrimento (e ser diagnosticada como estresse) normalmente envolvem uma sobrecarga de esforço psíquico, como, por exemplo, a preocupação diante da defesa de um trabalho de conclusão de curso ou a privação de sono devido à insônia”, explica. 

Causas

Ele acrescenta que as principais causas desse adoecimento costumam ser o aumento da carga de trabalho, as incertezas em relação ao futuro, as comparações com outras pessoas, a dupla (ou tripla) jornada de trabalho, os problemas de deslocamento nas grandes cidades e o excesso de estímulos visuais e sonoros. “Essas são características comuns da vida contemporânea que, em um passado não tão distante, não eram muito presentes na vida das pessoas”, acrescenta. 

Dados da OMS apontam que o Brasil tem a população mais ansiosa do mundo. De acordo com o professor do IDOMED, dois fatores são essenciais para entender esse cenário: a precarização da situação econômica das famílias, que faz com que os indivíduos sejam obrigados a vender sua força de trabalho em situações, por vezes, degradantes e desumanas; e o entendimento de que o outro é um intruso, um concorrente e um possível usurpador das minhas possibilidades, não havendo um processo recíproco de ajuda e acolhimento nas relações, apenas uma constante ameaça. 

Principais sintomas 

Entre os sintomas mais comuns, estão os aspectos físicos como dores de cabeça, dores musculares, dificuldade de concentração, hiperatividade, impulsividade, reações emocionais mais explosivas, sintomas gastrointestinais, enxaquecas, cegueiras temporárias, perda ou excesso de apetite, etc. No âmbito mental, destacam-se a desmotivação, sintomas mistos de depressão e ansiedade, baixa autoestima, perturbações relativas à autoimagem, episódios de pânico, descontentamento com a vida, entre outros. 

Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) pretende retirar 1 tonelada de resíduos da Praia do Futuro no próximo sábado

Membros da Associação e colaboradores vão incentivar ação ecológica e de preservação ao meio ambiente

Retirar uma tonelada de resíduos recicláveis da praia. Esse é o objetivo da Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE), que promove, no próximo dia 30 de setembro (sábado), o Dia de Limpeza de Praias, na Praia do Futuro, na capital cearense. A partir das 8 horas, membros da Associação e colaboradores vão se reunir na Barraca de praia Seu Domingo Beach Club e promover a atividade, que é aberta para o público em geral. 

A atividade também terá a participação de 30 crianças do projeto Pivetes em Ação, realizado pela AJE Fortaleza em parceria com o Instituto Favelar. “É muito gratificante participar de uma ação como essa. Aderimos a essa ideia desde o ano passado. Nosso objetivo é trazer essa conscientização para toda a sociedade, especialmente neste mês, que tem o Dia Internacional de Limpeza de Rios e Praias (celebrado no último dia 16), adotado também no Brasil há algum tempo”, descreve Lucas Melo, Coordenador de Desenvolvimento Sustentável da AJE.

Parcerias

A ação ecológica da AJE conta com a parceria do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais do Ceará (Sindiverde), ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), para a destinação correta dos resíduos que serão coletados. “É importante que os empreendedores se engajem em ações como essa, pois a pauta do ESG está em alta, e um dos pilares é a sustentabilidade e o meio ambiente”, observa Lucas Melo, Coordenador de Desenvolvimento Sustentável da AJE.

Ele reforça que um dos objetivos da Associação é conscientizar os associados a contribuir com o desenvolvimento do meio ambiente. “Precisamos sempre nos preocupar com o ambiente que a gente vive e que irão viver nossos sucessores”, afirma Lucas Melo.

Sobre a AJE

Fundada em 1989, a Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) é  a primeira associação desse tipo no País. A instituição é apartidária e sem fins lucrativos, trabalhando pelo desenvolvimento socioeconômico do Estado do Ceará. Entre os objetivos da entidade estão disseminar a cultura empreendedora, a capacitação dos empresários e estimular o exercício da cidadania.

ATIVIDADE DE LIMPEZA DE PRAIAS – AJE FORTALEZA

Data: 30 de setembro de 2023 – sábado

Horário: das 8 às 11 horasLocal: Barraca de Praia Seu Domingo Beach Club – Av. Zezé Diogo, 5531 – Praia do Futuro, Fortaleza
LEGENDA DA FOTO: Ação de limpeza de praias realizada pela AJE, em 2022. Foto: Divulgação

Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza e comitiva de vereadores se reúnem com ministro da Previdência Social em Brasília

Nesta quarta-feira, 27, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Rolim (PDT), acompanhado de uma comitiva de vereadores, esteve em Brasília reunido com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, tratando da instalação de um ponto de atendimento do INSS para os fortalezenses na Central da Cidadania, na CMFor.

“Estivemos em reunião com o ministro Carlos Lupi propondo a instalação do serviço do INSS na Central de Cidadania da Câmara, que será uma conquista para o cidadão fortalezense. O nosso objetivo é garantir cada vez mais que a população possa encontrar na Central da Cidadania da CMFOR o maior número de serviços para atender suas necessidades”, ressalta o presidente.  

Participaram da reunião também os vereadores Paulo Martins (PDT), Iraguassú Filho (PDT), Adail Júnior (PDT), PPCel (PSD), Ana Aracapé (PL), Katia Rodrigues (Cidadania), Michel Lins (Cidadania), Márcio Martins (SD), além do deputado federal, André Figueiredo (PDT).

Luiz Gastão inicia trabalho na presidênciada Subcomissão que discute o FGTS

O deputado federal Luiz Gastão (PSD/CE) assumiu a Subcomissão Temporária do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, instituída no âmbito da Comissão do Trabalho da Câmara Federal. A subcomissão foi criada com o objetivo de centralizar as discussões em torno do FGTS e garantir a construção de um diálogo técnico que proporcione decisões mais seguras, tanto em relação à sua natureza quanto à sua utilização para fins específicos.

Dentre as competências da subcomissão será tratar sobre saques do trabalhador e aquisição de casa própria. Será realizada mensalmente uma audiência pública que abordará questões relacionadas à natureza do FGTS, suas formas de remuneração, condições para saques e funding habitacional e social.

As audiências estão programadas para correr na última quinta-feira de cada mês, e serão convidados a comparecer os ministros do Trabalho e de Cidades e o presidente da Caixa Econômica Federal, além de dirigentes sindicais, entre outros.

Logo após assumir a nova função, Luiz Gastão se reuniu com a diretoria da Caixa Econômica e compartilhou toda a agenda de discussões que está atualmente em pauta na Câmara Federal sobre o assunto.