Shopping Parangaba recebe projeto que oferece vagas de emprego para pessoas com deficiência

Iniciativa promove o encontro de empresas que possuem programas de inclusão e profissionais com deficiência

O Shopping Parangaba recebe a partir deste sábado, 30, até o dia 14 de outubro, o Projeto Oportunidades Especiais, que realiza o cadastramento de currículos de pessoas com deficiência que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.

O atendimento será realizado por monitores especializados, é gratuito e ocorre durante o horário de funcionamento do shopping. O stand, localizado no Piso L2 em frente a San Michel, é adaptado para todos os tipos de deficiência e com atendimento realizado por intérprete de libras.

A iniciativa promove o encontro de empresas que possuem Programas de Inclusão e profissionais com deficiência. Este ano participam da ação empresas como Arcos Dorados, Sumitomo Chemical, Sotreq, Solar, Pague Menos. Há vagas em diferentes áreas de atuação e para todos os níveis de escolaridade (ensino médio, técnico e superior).

“Este projeto é uma valiosa iniciativa que visa conectar pessoas com deficiência a oportunidades de emprego em grandes empresas. Estamos comprometidos em ser um espaço inclusivo e acessível para nossa comunidade, e a parceria com o Projeto Oportunidades Especiais reforça esse compromisso”, acredita Cristina Oliveira, gerente de Marketing do Shopping Parangaba.

No site do Oportunidades Especiais é possível encontrar notícias relacionadas ao mundo do trabalho, como dicas de cursos  profissionalizantes para pessoas com deficiência, aposentadoria especial e equipamentos que facilitam a inclusão no ambiente de trabalho.

Serviço:

Projeto Oportunidades Especiais

Local: Shopping Parangaba, Fortaleza, CE, piso L2 em frente a San Michel

(Rua Germano Franck, 300 – Parangaba)

Período: 30 de setembro a 14 outubro de 2023

Horário de funcionamento do shopping.

Segunda a sábado: das 10h às 22h

Domingo: 13h às 21h

Entrada Franca.

Mais informaçõeswww.oportunidadesespeciais.com.br

Dia Nacional do Idoso: Cuidados são essenciais para evitar quedas, que podem ser fatais

Estimativa é que 40% dos idosos com 80 anos ou mais sofrem quedas todos os anos 

No dia 1º de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Idoso. Dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia estimam que, entre idosos com 80 anos ou mais, 40% sofrem quedas todos os anos. A fisioterapeuta Camila Souza explica como alguns cuidados preventivos podem evitar quedas, que podem ser fatais. 

Para evitar quedas de idosos, são necessárias várias medidas preventivas que envolvem ações tanto por parte dos próprios idosos quanto de seus cuidadores e familiares.  

A primeira orientação, conforme a fisioterapeuta, que também é professora do Instituto de Educação Médica (IDOMED), é informar o idoso sobre os riscos de quedas e discutir, em conjunto, maneiras de preveni-las. “A conscientização pode levar a uma abordagem mais cuidadosa e cautelosa em relação às atividades diárias. Lembrando que cada pessoa é única, e as estratégias de prevenção devem ser adaptadas às necessidades individuais do idoso”, destaca. 

A atividade física regular também é fundamental no processo preventivo. Os exercícios fortalecem os músculos, melhoram o equilíbrio e a flexibilidade. Outra aliada são as avaliações médicas, que devem ser feitas regularmente.  

Check-ups

“Check-ups de rotina podem identificar problemas de saúde subjacentes ou medicamentos que possam aumentar o risco de quedas. É uma oportunidade também de verificar, com o médico de confiança, se os medicamentos do idoso podem causar efeitos colaterais que afetem o equilíbrio, a visão ou a cognição. Algumas medicações podem ser ajustadas ou substituídas por alternativas mais seguras”, orienta a fisioterapeuta. 

Se o idoso tiver dificuldade para andar, o uso de bengalas, andadores ou outros dispositivos pode ajudar a aumentar a estabilidade e prevenir quedas. Além disso, é necessário eliminar obstáculos e tapetes soltos, instalar corrimãos em corredores e escadas, melhorar a iluminação, especialmente em áreas de passagem frequente, e evitar móveis com quinas pontiagudas. 

Os calçados usados pelos idosos também são importantes. O ideal é que sejam confortáveis, tenham solas antiderrapantes e se ajustem corretamente aos pés. 

“Se o idoso tiver dificuldades de locomoção ou estiver em maior risco de quedas, considere ter um cuidador ou familiar próximo para ajudar e supervisionar as atividades diárias. Deixar uma luz de presença acesa no quarto e/ou no caminho até o banheiro, para evitar quedas durante a noite”, frisa a professora do IDOMED.

Fraturas

De acordo com Camila Souza, as quedas podem resultar em diversas fraturas, e algumas delas são mais comuns devido à fragilidade óssea característica dessa faixa etária. As principais fraturas que os idosos podem sofrer em consequência de quedas são fratura de quadril, de punho, da coluna vertebral, do fêmur e das costelas  

“A fratura de quadril é uma das lesões mais graves e comuns em idosos após quedas. Pode requerer cirurgia e reabilitação prolongada, além de aumentar a dependência do idoso em atividades diárias. As quedas, ainda, podem causar fraturas nas vértebras da coluna, o que pode levar a dor crônica, redução da estatura e até deformidades”, diz a especialista. 

Além das fraturas, as quedas também podem causar outras lesões, como cortes, contusões, hematomas e lesões na cabeça. Segundo a profissional, é importante que qualquer queda seja levada a sério e que o idoso receba atendimento médico imediato, mesmo que não apresente sintomas graves. “O tratamento adequado e a reabilitação oportuna podem ajudar a minimizar as complicações e melhorar a recuperação do idoso. Prevenir quedas em primeiro lugar, adotando medidas preventivas, é fundamental para proteger a saúde e a segurança dos idosos”, finaliza a fisioterapeuta.