Aecipp lança plataforma que conecta projetos sociais e empresas

Acompanhando as práticas de ESG e as métricas das ODS´s da ONU, a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp) lança o Banco de Projetos, plataforma on-line que conecta os projetos sociais incentivados com os investimentos das empresas associadas.

Quem pode participar? Serão cadastrados projetos incentivados nas áreas de Cultura, Esporte, Infância e Idoso que sejam realizados nos municípios de Caucaia, Paracuru e São Gonçalo do Amarante. Além disso, para ter a participação validada, é necessário que as iniciativas já sejam estruturadas e respaldadas com a chancela do Governo – apoio por meio de Leis de Incentivo Fiscal. As inscrições acontecem no site: http://www.aecipp.com.br/pt-br/banco-de-projetos-sociais

O presidente da Aecipp, Eduardo Amaral, ressalta a importância de ações com foco no desenvolvimento sustentável tanto dos negócios como das comunidades em que estão inseridos. “Quando as empresas assumem um compromisso tangível com o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade, é possível gerar um impacto social significativo na construção de um ambiente de crescimento. Para o setor privado, ter uma plataforma de projetos sociais organizada facilita a estruturação de aportes financeiros que contribuam para a sustentabilidade do território por meio de práticas de ESG, tanto no social com a oportunidade de fazer investimento e contribuir com a comunidade, como na Governança, participante de um processo de visualização dos projetos de forma transparente”, afirma.

Potencializar investimentos

De acordo com a líder do Fórum de Responsabilidade Social da AECIPP e gerente de Responsabilidade Social da ArcelorMittal Pecém, Cristiane Peres, a iniciativa surge como a proposta de dar visibilidade aos projetos incentivados da região para que sejam facilmente acessados por representantes das companhias, simplificando o diálogo entre proponentes e empresas.

“A Aecipp se propõe a ser uma ponte, sendo a plataforma a ferramenta para compilar, melhorar a comunicação e potencializar o investimento das empresas associadas de uma forma estratégica, dando transparência e oportunidade para quem desenvolve ações sociais por meio de um processo com igualdade e respeito. É uma vitrine para que os projetos se cadastrem e sejam vistos pelas empresas, tendo a chance de serem selecionados mediante os objetivos de cada companhia”, explica.

Como funciona o Banco de Projetos

Após o recebimento, a AECIPP tem um prazo de até 60 dias para retornar para alguns projetos, a fim de agendar uma apresentação em reunião do Fórum de Responsabilidade Social. A participação nessa etapa não significa aprovação do projeto – algo que acontecerá em momento posterior, sendo a escolha de total responsabilidade das empresas interessadas. Os documentos recebidos estarão disponíveis na plataforma do Banco de Projetos Sociais para consulta das empresas por 120 dias.

Sobre a Aecipp

A Aecipp engloba empresas que representam mais de 92% do PIB do Complexo do Pecém, com uma estratégia focada no desenvolvimento sustentável. O modelo de gestão envolve a promoção de líderes naturais, visando debater e auxiliar na implementação de oportunidades. Entidade empresarial, sem fins lucrativos, a Aecipp tem atuação específica no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), com o objetivo de fortalecer e desenvolver a atividade empresarial nessa região, por meio do atendimento permanente dos legítimos interesses das suas empresas associadas. Atualmente, a entidade conta com mais de 80 empresas associadas que fazem parte do Complexo do Pecém.

Instituto Centec abre 1.023 vagas para cursos presenciais de qualificação profissional

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) por meio do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) estão com inscrições abertas e gratuitas a partir desta quinta-feira (05), em 17 municípios do interior. As aulas têm início no dia 09 e serão realizadas pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) participantes. Todos os alunos aprovados recebem certificação.

Ao todo são 1.023 vagas distribuídas nos CVTs do interior, com aulas presenciais e carga horária de 164h. Os cursos serão realizados nos municípios de Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Granja, Horizonte, Iguatu, Itaiçaba, Ipu, Jucás, Limoeiro do Norte, Mauriti, Missão Velha, Quixeré, Santa Quitéria, São Benedito e Viçosa do Ceará. Para ingresso nos cursos, o aluno deve se dirigir à sede de um dos CVTs das cidades listadas, portando documentação completa e comprovante de cadastro dos programas sociais, para quem possui o cadastro. Todos os alunos aprovados recebem certificado.

Diversas áreas de atuação compõem a grade curricular dos cursos como: Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Controle e Processos Industriais, Infraestrutura, entre outros.

Os cursos do Centec priorizam pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e atendam aos requisitos de escolaridade mínima exigidos por cada curso. As aulas são ministradas por professores da Rede de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), mantidos pela Secitece por meio do Instituto Centec.

Auê Feira recebe Projetos da Prefeitura de Fortaleza na Praça das Flores

A Prefeitura de Fortaleza participa, neste sábado e domingo (07 e 08/10), da Auê Feira Criativa, que será realizada na Praça das Flores, na Aldeota. A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico contará com 10 estandes, sendo beneficiados empreendedores cadastrados nos programas Nossas Guerreiras, Feiras de Pequenos Negócios e Costurando o Futuro. A ideia é dar visibilidade aos projetos realizados pela área do Desenvolvimento Econômico e promover ações de economia solidária.

O evento contará com atividades sobre gastronomia, moda, design, música, lazer e artesanato. A edição também terá a participação de atrações musicais locais e atrações infantis. A Auê Feira Criativa acontece a céu aberto e toda a programação é gratuita com shows de artistas locais.

Auê Feira Criativa
A Auê Feira Criativa é realizada desde 2018, valorizando o empreendedor local, fomentando o design cearense e propondo um conceito de acesso à cidade e empoderamento artístico e cultural. Com mais de 40 pessoas envolvidas na organização e cerca de dois mil visitantes por dia, a Auê movimenta cerca de R$ 500 mil por edição e já faz parte do calendário de eventos da capital. Já são mais de 100 feiras realizadas desde a primeira edição.

Serviço
Auê Feira Criativa na Praça das Flores
Data: 07 e 08/10 (sábado e domingo)
Horário: 16h às 22h
Local: Praça das Flores (Avenida Desembargador Moreira, s/n – Aldeota)

Cerbras é patrocinadora da Expoconstruir 2023 e lança novos produtos nesta edição 

A empresa cearense Cerbras, referência internacional em pisos, revestimentos cerâmicos e porcelanatos, marca presença em mais uma edição da Expoconstruir Nordeste. A quinta edição da feira de materiais e sistemas construtivos acontece entre os dias 4 a 7 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, reunindo diversas marcas e profissionais para apresentar as principais tendências do segmento. 

Além de assinar como uma das patrocinadoras premium do evento, a marca levará para a feira o lançamento de seis novos produtos. Com a linha Cerbras, os itens Calacatta Radiance, Carrara Elegance e Mirage fazem parte das novidades. Já com a linha Studio C, criada especialmente para a comercialização nas boutiques, voltado para o público dos arquitetos, a Cerbras apresenta os porcelanatos Ivory Nebula, Onyx Velvet e Carrara Glow. 

Todos os novos produtos serão comercializados nos tamanhos 94,5×94,5, 60×120 e 120×120, com acabamento polido ou matte.

Mariana Mota, vice-presidente industrial da Cerbras, celebra a participação em mais uma edição. “A Expoconstuir é uma feira que agrega bastante para o nosso segmento. Conseguimos apresentar todos os nossos produtos,  promover lançamentos para o mercado e realizar um importante networking com diversos profissionais da área. Para a quinta edição, preparamos com muito carinho o lançamento de seis novos produtos, linhas voltadas para o público geral e também para os arquitetos, parceiros tão importantes nessa caminhada”, destaca.

Sobre a Cerbras

Com mais de 30 anos investindo em profissionalismo e qualidade, o que já lhe rendeu certificações internacionais voltadas ao sistema de gestão e produtos, a Cerbras firma-se como uma indústria de excelência. Genuinamente cearense, a marca é referência no mercado de cerâmicas e porcelanatos, figurando entre as maiores do país.

A Cerbras é a única empresa do Norte e Nordeste a produzir uma linha com grandes formatos de porcelanato. A nova linha de produção da marca desenvolve porcelanatos nos tamanhos 94,5 × 94,5 cm, 1,20 × 1,20 cm e 60 × 1,20 cm.

No segmento ambiental, a Cerbras adota diversas ações sustentáveis, como coleta seletiva e reciclagem, uso de energia solar, reuso de água tratada, monitoramento da qualidade do ar, sistema de tratamento sanitário doméstico e industrial, e reaproveitamento de ar quente. Além disso, é pioneira na utilização do Biogás nos processos de produção.

Teatro Celina Queiroz terá programação especial no mês da criança

O Dias das Crianças está chegando e para celebrar esse mês dedicado aos pequenos, o Grupo Mirante de Teatro Unifor, da Universidade de Fortaleza – instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz – preparou uma programação especial. Nos sábados e domingos de outubro e no Dia das Crianças (12/10), o Teatro Celina Queiroz terá apresentações dos espetáculos de teatro infantil “A Volta ao Mundo em 80 Dias” e “Peter Pan”, dirigidos por Hertenha Glauce, diretora do Grupo Mirante de Teatro Unifor.

A peça “A Volta ao Mundo em 80 Dias” será apresentada nos dias 7, 8, 12, 14 e 15 de outubro de 2023. Já “Peter Pan” estará em cartaz nos dias 21, 22, 28 e 29 de outubro de 2023. Os ingressos podem ser adquiridos, antecipadamente, por meio da plataforma Sympla ou na loja do campus da Unifor e, nos dias das apresentações, na bilheteria do Teatro Celina Queiroz.

“O mês de outubro cheira a criança, a brincadeira, a encontros e claro, a diversão. Por isso, nós do Grupo Mirante de Teatro Unifor, nos juntamos nessa corrente de alegria para celebrar o mês dedicado às crianças e resgatar nossa criança interior e, para isso, preparamos uma programação incrível. Alegria, fantasia e muita aventura esperam quem vier conferir os espetáculos”, destaca Hertenha Glauce.

Saiba mais sobre os espetáculos abaixo.

A Volta ao Mundo em 80 Dias

O espetáculo “A Volta ao Mundo em 80 Dias” é uma viagem pelo mundo maravilhoso e criativo de Júlio Verne (1828-1905). A peça é uma das grandes obras do escritor francês considerado por críticos literários o inventor do gênero de ficção científica. 

Próximos da virada do século, alguns cavalheiros se surpreendem com o avanço da tecnologia e com a globalização do mundo em que vivem, levantando um questionamento: seria possível dar uma volta ao mundo em 80 dias? Na apresentação, o público poderá acompanhar o senhor Phileas Fogg viajando por conta de uma aposta para provar que as distâncias já não são como costumavam ser. Com a ajuda do francês Passepartout, Fogg vai visitar países estrangeiros, conhecer culturas diferentes e pessoas como nunca tinha visto. O cavalheiro Phileas Fogg vai perceber que há mais na Terra do que dizem os jornais – e mais nele próprio do que podia imaginar -, tudo isso enquanto escapa da perseguição de um ganancioso detetive, Sr. Fix.

A encenação aposta na ideia circular em torno desta história: a volta, o mundo, o relógio. A proposta é trazer o lúdico, a brincadeira, a imaginação. Elementos como bambolês ganham vida e se transformam, invocando o espectador a criar sentido para as possibilidades que este elemento traz. Outros componentes como tecidos ajudam a trazer leveza, beleza e muita plasticidade para o espetáculo.

A trilha sonora é um enfoque importante nessa montagem, pois as composições cantadas fazem parte da dramaturgia que conduz a narrativa, além ter uma trilha incidental que ambienta o espetáculo, deixando-o com o clima preparado para as emoções apresentadas. Uma aventura surpreendente, com muita diversão, beleza e encantamento, espera você!

Garanta seu ingresso!

Peter Pan

O enredo do espetáculo Peter Pan e os personagens da ilha, povoada de criaturas ímpares, conhecida como a Terra do Nunca, são velhos conhecidos de todos nós. O menino que não quer crescer, o pirata desfalcado da mão direita, os Garotos Perdidos, Wendy e a fada Sininho passam por muitas aventuras nessa encenação que embarca no universo do circo, trazendo elementos como a acrobacia aérea, a figura do palhaço, mas também o universo das brincadeiras infantis, nas pracinhas do bairro.

Wendy é a filha mais velha dos Darling, cujo pai procura vencer na vida. A menina tem por irmãos João e Miguel. Certa noite, povoada de “sonhos” de um menino um tanto quanto diferente e especial, Wendy é convidada por ele a deixar o confortável lar e enveredar-se pelo véu, a voar, em direção à Terra do Nunca, uma ilha especial comumente visitada, em sonhos, por crianças. Ela e os irmãos mais novos, ensinados a voar por Peter, chegam àquele local distante e descobrem um universo de seres magníficos, formidáveis. Wendy passa, então, a ser a “mãe” dos Garotos Perdidos.

O contraponto de Peter Pan é um pirata, o temível Capitão Gancho, que comanda uma trupe a bordo do seu temido e sombrio navio, tendo sempre ao seu lado, o fiel escudeiro, Smi, que é ao mesmo tempo, a inocência e a sabedoria, do Capitão. Gancho perdeu uma parte do braço direito em uma luta de espadas contra Peter. Gancho nutre, em uma visão imediatista, um ódio irracional em relação ao menino, contudo, a natureza de tal sentimento é, na verdade, de caráter intelectual: ele não consegue compreender, por mais que se esforce, o sorriso soturno e o olhar maroto de seu desafeto. 

Garanta seu ingresso!

Serviço

“A Volta ao Mundo em 80 Dias”

Datas: 7, 8, 12, 14 e 15 de outubro de 2023

Local: Teatro Celina Queiroz 

Horário: 17h

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

Classificação Livre

“Peter Pan”

Datas: 21, 22, 28 e 29 de outubro de 2023

Local: Teatro Celina Queiroz 

Horário: 17h

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

Classificação Livre

Cimento Apodi participa da ExpoConstruir 2023

A Cimento Apodi está presente em uma das feiras regionais mais importantes do Brasil: até 7 de outubro, na ExpoConstruir Nordeste 2023, a companhia apresenta seus serviços e produtos em stand institucional no Centro de Eventos do Ceará. O evento tem previsão de receber mais de 25 mil visitantes, com a exposição de novas tecnologias, produtos e soluções para a construção civil.

Além da feira, a Cimento Apodi também é uma das empresas participantes do ciclo de palestras do evento, com objetivo de fornecer novas ideias e conhecimento aos empreendedores para incrementar seus negócios. 

A ExpoConstruir tem entrada gratuita, mediante inscrição via link: https://expoconstruir.com.br/inscricoes/ O público também é convidado a participar da campanha solidária do evento, trazendo 1 kg de alimento não perecível.

MAIS SOBRE A EXPOCONSTRUIR
Quatro dias para movimentar todo o ecossistema da construção do Norte e Nordeste do Brasil, com a participação de 100 marcas, entre fabricantes, revendedores, representantes, empresários e profissionais do setor, com a perspectiva de geração de negócios da ordem de R$ 300 milhões e aquecimento do mercado. Este é o ambiente da Expoconstruir Nordeste 2023, evento de negócios entre indústrias, construtoras e parceiros do setor da construção, que corresponde a aproximadamente 12% do PIB nacional.

A Expoconstruir Nordeste 2023 é uma promoção Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (Acomac) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE). Tem apoio oficial do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Ceará (Core-CE), Coopercon-CE, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), SEBRAE e Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).


SERVIÇO:
Expoconstruir Nordeste 2023
De 4 a 7 de outubro de 2023 – 16h às 22h (quarta a sexta-feira) e 14h às 19h (sábado), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Informações e inscrições: https://expoconstruir.com.br

SOBRE A CIMENTO APODI

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. 

Presente de forma estratégica em 12 estados e 515 cidades do Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui duas unidades industriais – sendo um parque industrial de três mil hectares de área em Quixeré/CE, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém/CE. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano e produção de mais de 120 mil m2 de concreto

A Companhia conta ainda com quatro centrais de concreto, três laboratórios (sendo um de serviços técnicos e dois de cimento), um centro tecnológico (Apodi Expert) e dez Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental. 

Na área de Sustentabilidade, ponto fundamental para atuação da companhia, a Cimento Apodi foi a primeira empresa foi a primeira de todo o País a utilizar a tecnologia Waste Heat Recovery, que transforma os gases que seriam lançados na atmosfera em energia. Além disso, é vice-lider do Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe, que tem o objetivo de estimular e organizar projetos direcionados ao desenvolvimento ambiental da região. A empresa também aderiu ao Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), que elenca 10 princípios para o desenvolvimento sustentável e em prol dos Direitos Humanos.


A companhia tem cerca de 500 colaboradores e, como CEO, o executivo Sergio de Carvalho Mauricio, nomeado em março/2023 pelo Conselho de Administração. Com mais de 30 anos de carreira, Sergio Mauricio tem experiência gerencial extensa e relevante de outras indústrias do ramo cimenteiro, tendo desempenhado cargos de liderança em diversas áreas como vendas, marketing, produção, logística e gerenciamento de integração, principalmente em empresas internacionais do ramo de cimento e em outras do segmento de manufatura.  

DESTAQUES DA CIMENTO APODI EM 2022
 R$ 60,3 milhões de Investimentos;
– 25% do investimento global voltado para projetos de redução de CO2;
– 100% de reuso da água nas suas unidades;
– 46,81% do consumo de água na unidade de Quixeré oriundo da captação de chuva;
– Aumento de 16% para 20,57% de substituição térmica;
– 47% do investimento global voltado para projetos de inovação;
– R$ 658,5 milhões foram gastos com fornecedores, incluindo gastos com fretes;
– R$ 209,9 milhões de impostos e outros pagamentos para o Governo;
– 21% de mulheres em cargo de gestão sênior;
– Gera cerca de 1 mil empregos diretos e indiretos.

Minalba Brasil lança a primeira embalagem em lata no mercado brasileiro com descrição em Braille na tampa 

A Minalba Brasil, empresa de bebidas do Grupo Edson Queiroz (GEQ), está lançando a primeira lata de água mineral com Braille na tampa desse segmento no Brasil. O objetivo é tornar a experiência de compra, consumo e escolha acessível às pessoas com deficiência visual. A iniciativa inédita de larga escala no país foi desenvolvida ao longo de meses com o suporte da Ball Corporation, líder mundial de embalagens sustentáveis de alumínio e pioneira na solução de água em lata no Brasil, que contou com a consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos, para trazer um olhar inclusivo para o mercado de alimentos e bebidas. 

A ação #LataPraTodosVerem visa promover acessibilidade no mercado de bebidas. Hoje, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, segundo dados do Censo do IBGE de 2010. O propósito é oferecer maior independência na  experiência de compra e consumo adequando às necessidades desse público. 

“Esse é mais um marco em nossa trajetória ESG. Fomos pioneiros em oferecer água mineral em lata de alumínio, uma embalagem infinitamente reciclável. Também lançamos o primeiro produto social do segmento de bebidas, disponibilizando uma versão especial de Minalba lata em parceria com a Gerando Falcões, e agora lançamos a primeira lata inclusiva. Por meio dessa parceria, mostramos nosso DNA inovador e trabalhamos por uma causa tão importante”, ressalta Aelio Silveira, diretor superintendente da Minalba Brasil. 

Estamos muito contentes em fazer parte dessa mudança! O Sistema Braille é uma das formas de garantir a independência e autonomia das pessoas com deficiência visual a um produto tão essencial como é a água mineral. Além disso, o projeto tem um propósito ainda maior, que é sensibilizar empresas desse e de outros segmentos com o tema, contribuindo para uma sociedade cada vez mais inclusiva”, ressalta Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.  

Embalagem inclusiva

A embalagem em alumínio tem muito espaço no país, e a lata tem potencial de levar diferentes categorias de bebidas para momentos de consumo até hoje inexplorados, além de atingir a temperatura ideal mais rápido, proteger a bebida dos raios UV, facilitar a logística e não quebrar. Tornando-se ainda mais inclusiva, a nova lata de água mineral Minalba terá escrito em Braille em sua parte superior, próxima ao anel de alumínio e, por meio do tato, o consumidor com deficiência visual poderá se certificar de que se trata de uma água mineral em lata Minalba com gás ou sem gás. 

“Na Ball, diversidade e inclusão são pilares imperativos ao nosso negócio, e entendemos que trazer inovação inclusiva e sustentabilidade ao mercado é nossa responsabilidade. É muito gratificante poder participar desta iniciativa, resultado do trabalho árduo de muitos times dentro da Ball, bem como a Minalba, com quem atuamos lado a lado em todas as etapas desta trajetória ESG. Além disso, tivemos o privilégio de contar com o suporte e a consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos, trabalhando juntos no desenvolvimento de uma solução viável de aplicação do Sistema Braille para a tampa de alumínio das latas e, assim, viabilizando a entrega deste produto, que tem potencial de influenciar um grande movimento de adaptação dentro da cadeia de bebidas”, afirma Fauze Villatoro, Presidente da Ball na América do Sul.

As latas com Braille na tampa farão parte de toda linha de latas Minalba e poderão ser encontradas no mercado nacionalmente. A primeira produção será destinada aos camarotes do evento Tomorrowland Brasil 2023, edição do maior festival de música eletrônica do mundo que ocorre em Itu, a 90 km de São Paulo, nos próximos dias 12, 13 e 14 de outubro.

Minalba Brasil inovando no mercado

Como uma das empresas líderes no mercado de água mineral brasileiro, e 100% nacional, a Minalba Brasil está na vanguarda da inovação no mercado de bebidas no Brasil. Minalba, uma das marcas mais expressivas de seu portfólio, é reconhecida pela inovação de seus produtos, que melhoram a experiência de consumo diferenciada aos seus consumidores. 

Com a iniciativa, Minalba será a primeira empresa de ampla distribuição no mercado de bebidas a ter aplicação de Braille em suas latas. A empresa recentemente iniciou uma trilha de ações ESG para se posicionar como marca sustentável no mercado. Foi o caso do projeto Fala na Lata, que reverteu lucros em prol da Gerando Falcões. E agora, o #LataPraTodosVerem é uma continuidade desta vocação de Minalba Brasil.

“A Minalba trabalha constantemente para oferecer aos consumidores brasileiros novas experiências de consumo e de compra, investindo em inovação e tecnologia. O lançamento de nossa água mineral em lata com Braille não é somente um marco para a marca, que fortalece cada vez mais sua jornada ESG, mas também para o mercado de bebidas”, destaca Aelio Silveira. 

O projeto reforça também um novo momento do GEQ (Grupo Edson Queiroz), uma das maiores holdings multissetoriais do país, controladora da Minalba Brasil. A parceria com Fundação Dorina Nowill e a Ball faz parte de uma série de ações de lançamentos da nova marca da companhia, e está alinhada com seu novo posicionamento, que busca ir além do essencial, impactando positivamente a vida das pessoas. 

Sobre Minalba Brasil

Minalba Brasil é a divisão de bebidas do GEQ, um dos maiores conglomerados empresariais do País, que se faz presente nos mais diversos momentos da vida dos brasileiros por meio de um portfólio diversificado de marcas e produtos de segmentos variados, ideal para todas as ocasiões de consumo. A empresa é líder de água mineral no Brasil e detentora das marcas Indaiá, Minalba, São Lourenço, Petrópolis, Natural do Horizonte, Refri, Citrus e do energético Night Power. Possui ainda o licenciamento das marcas Grapette e Nestlé Pureza Vital, bem como a concessão para a distribuição das marcas globais premium Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna, e para a produção e distribuição do Minotauro Energy Drink. 

Sobre o Grupo Edson Queiroz – Desde 1951, o Grupo Edson Queiroz se faz presente nos mais diversos momentos da vida dos brasileiros por meio de um portfólio diversificado de marcas e produtos de segmentos variados. Ao longo da história, o Grupo consolidou uma cultura de pioneirismo e desenvolvimento de grandes negócios, empregando diretamente mais de 9 mil colaboradores e guiando sempre suas decisões nos princípios éticos que baseiam todas as suas relações. Entre as áreas de atuação e marcas, estão: Energia, com armazenamento, envase e distribuição de GLP com a Nacional Gás; Eletrodomésticos, com a Esmaltec; Bebidas, com a Minalba Brasil; e Comunicação, com o Sistema Verdes Mares.

Sobre a Ball Corporation

A Ball fornece soluções inovadoras e sustentáveis de embalagens de alumínio para clientes de bebidas, cuidados pessoais e produtos domésticos, bem como aeroespacial e outras tecnologias e serviços. A companhia e suas subsidiárias empregam 21.000 pessoas em todo o mundo e registraram vendas líquidas de US$ 15,35 bilhões em 2022.  Na América do Sul, a empresa conta com 13 unidades de produção, distribuídas entre Brasil, Chile, Argentina e Paraguai. Para mais informações, acesse www.ball.com e siga o VADELATA – movimento em prol da lata de alumínio, a embalagem mais amiga do meio ambiente – no Instagram e no Facebook.

Expoconstruir Nordeste 2023 começa com homenagens e confiança na força do setor da construção civil

Empresários da região receberam o Prêmio Mérito Expoconstruir Nordeste 2023. Expositores trazem inovação e tecnologia para um público esperado de 25 mil pessoas em quatro dias de evento

Em um clima de otimismo e reconhecimento, a Expoconstruir Nordeste 2023 abriu suas portas nesta quarta-feira (dia 4), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Com a expectativa de gerar mais de R$ 300 milhões em negócios e receber cerca de 25 mil visitantes nos quatro dias de evento, a feira, que está na quinta edição, é considerada uma das principais do segmento no Brasil, reúne fabricantes, revendedores, empresários e profissionais da cadeia produtiva dos materiais de construção do Norte e Nordeste. “Pretendemos colaborar para impulsionar todo o ecossistema da construção civil, que é um dos mais representativos para a economia, responsável por boa parte do PIB nacional”, observa Carlito Lira, CEO da Expoconstruir Nordeste 2023 e Presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (ACOMAC-CE).

Na solenidade de abertura, foi entregue o Prêmio Mérito Expoconstruir Nordeste 2023 para empresários de destaque no setor, em cada Estado do Nordeste: Antônio José de Freitas Mello, fundador do Grupo Normatel, e Gilberto Joaquim Gomes da Costa, Presidente do Conselho da ACAL Home Center – ambos representando o Estado do Ceará. Alex Mendonça, Vice-Presidente do Grupo Carajás – representado  pelo gerente regional Fábio Costa, veio do Estado de Alagoas. Carlos Aurélio de Carvalho Nunes, o Carlinhos da Tupan, Presidente do Grupo Tupan, marcou presença pelo Estado de Pernambuco.

Também receberam a 1ª edição do Prêmio Mérito Expoconstruir Nordeste 2023 os empresários Genivan Josué Batista, da Rede Aconstrutora (RN); Marcelo Brasil, do Grupo Potiguar (MA) – representado pela filha, Camila Brasil; Henrique Lara, Presidente da Projecta (PB); Luzinaldo Alves (Naldo), Presidente do Atacadão do Piso (BA); e Tiago José, Presidente da Ampla Material de Construção (PI). 

“A partir desta edição, a Expoconstruir Nordeste passa a ser um evento anual. Iremos homenagear, a cada evento, empresários que investem no setor, em cada um dos Estados do Nordeste. Com seu trabalho eles geram emprego, renda e contribuem para o desenvolvimento da nossa região e do nosso país”, explicou Carlito Lira, CEO da Expoconstruir Nordeste 2023.

A abertura também teve a presença de autoridades políticas e empresariais – a exemplo do Presidente da Habitafor, Carlos Kleber (representando o prefeito José Sarto), o vice-presidente da Fiec, André Montenegro; Liana Fujita, titular da Secretaria Executiva de Logística Intermodal e Obras (representando o Governador Elmano de Freitas); o vice-presidente da Área Financeira do Sinduscon-CE, Clausens Duarte; e o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE), Danilo Serpa.

Inovação

Ao longo dos quatro dias de evento, os visitantes poderão conferir as soluções mais inovadoras para construção, reforma e acabamento, com fabricantes de todo o Norte e Nordeste, além de outras partes do Brasil. Revestimentos, rejuntes, louças sanitárias e cerâmicas, materiais elétricos e hidráulicos, máquinas e equipamentos, iluminação, tintas, itens de proteção e segurança, entre outros, estão entre as atrações dos expositores, em uma área de 10 mil metros quadrados de estandes.

Arena do Conhecimento

A feira também será um grande difusor de conhecimento para empreendedores de todos os portes que estarão participando do evento – desde donos de lojas de materiais de construção até gestores de obras e profissionais da área. Na Arena do Conhecimento,  estarão sendo realizadas palestras sobre planejamento de negócios, logística, estratégia de vendas, marketing digital, entre outros conteúdos,  que podem ampliar a visão dos empresários. “Um evento como a Expoconstruir tem um potencial transformador: o empreendedor participa, adquire novos conhecimentos e volta com novas ideias, para melhorar o seu negócio”, projeta Carlito Lira, CEO da Expoconstruir.

A Expoconstruir Nordeste 2023 é uma promoção Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (Acomac) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE) e conta com apoio oficial do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Ceará (Core-CE), Coopercon-CE, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Sebrae e Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).

Expoconstruir Nordeste 2023

Até dia 7 de outubro – Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão Leste)

Informações: expoconstruir.com.br

Ceará marca presença na mais importante feira de rochas ornamentais do mundo realizada na Itália 

O presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran), Carlos Rubens Alencar, marcou presença na Marmo+Mac 2023, a feira mais importante e tradicional do setor de rochas ornamentais em todo o mundo, que foi realizada na última semana (26 a 29 de setembro). O evento de prestígio internacional, ocorreu em Verona, na Itália, mantendo uma tradição que remonta aos anos 60, com mais de 1.400 expositores de 56 países. 

A Marmo+Mac é um encontro crucial para os principais produtores de rochas ornamentais e fornecedores de máquinas e insumos para a mineração de rochas ornamentais, unindo de forma ímpar representantes de todas as partes do globo, do oriente ao ocidente. O evento é um verdadeiro polo de inovação, onde as últimas tendências e tecnologias do setor são apresentadas e discutidas.

As novidades e aprendizados obtidos por Carlos Rubens Alencar durante sua participação na Marmo+Mac serão compartilhados na sétima edição da Fortaleza Brazil Stone Fair (FBSF), que será realizada entre os dias 8 e 10 de novembro, no Centro de Eventos, em Fortaleza, reunindo arquitetos, engenheiros, construtores, decoradores e designers, principalmente.

“A FBSF vai mostrar para o mundo as belezas das rochas cearenses e fomentar ainda mais a economia local”, complementa Carlos Rubens. A Fortaleza Brazil Stone Fair 2023 é uma realização do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran), com a parceria do IEL, Sesi, Senai, Fiec, CNI, Sebrae, apoio institucional do Ibro e promoção da Ikone.

CNJ prorroga prazo de inscrições da 14ª Edição do Prêmio Conciliar é Legal para até 13 de outubro

A 14ª Edição do Prêmio Conciliar é Legal prorrogou o prazo das inscrições para o dia 13 de outubro. A iniciativa tem como objetivo premiar, disseminar e estimular a realização de ações de modernização no âmbito do Poder Judiciário que estejam contribuindo para a aproximação das partes, a efetiva pacificação e o aprimoramento da Justiça.

Nesta edição, serão contempladas cinco categorias temáticas: Soluções Fundiárias e de Moradia; Superendividamento; Recuperação Empresarial; Educação; e Mundo do Trabalho. A categoria Saúde, inicialmente prevista, acabou retirada por conta do Prêmio Saúde & Justiça do Conselho Nacional de Justiça, que premiará ações, projetos ou programas voltados a orientar as políticas judiciárias para o aprimoramento das formas adequadas de soluções de conflitos envolvendo o tema, tanto na esfera pública, quanto suplementar.

Podem concorrer ao prêmio magistrados, servidores da Justiça, instrutores de mediação e conciliação, advogados, professores, estudantes, tribunais, instituições de ensino e empresas.

O Prêmio Conciliar é Legal é promovido pela Comissão Permanente de Solução Adequada de Conflitos do Conselho Nacional de Justiça, com o auxílio do Comitê Gestor da Conciliação, atuando como Comissão Difusora, Executiva e Julgadora das práticas apresentadas.

Para conferir mais informações sobre a iniciativa, clique AQUI.