Projeto de Fertilização in Vitro do Ceará deve adicionar 500 mil litros de leite por dia no Estado

O Projeto de Fertilização in Vitro (FIV) do Ceará, desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) em parceria com o Sebrae, deverá adicionar cerca de 500 mil litros de leite por dia no Estado, o que representa um incremento de 25% na produção cearense, que hoje é de aproximadamente 2 milhões de litros diários.

O processo de inseminação artificial, voltado para o melhoramento genético do rebanho leiteiro no Estado, está sendo realizado, inicialmente, em Milhã e Senador Pompeu, municípios que já são referência no uso de tecnologia de fecundação in vitro sexada.

“A nossa ideia é adicionar 500 mil litros de leite diariamente no Ceará, a partir da implantação desse projeto em Milhã”, disse o presidente da Faec, Amílcar Silveira, durante a 1ª Rodada de Negócios da Bovinocultura de Leite, em Milhã.

Por meio da fertilização in vitro, é possível gerar um número maior de embriões com alto valor genético, o que representa redução dos custos do processo de prenhez e aumento do número de matrizes utilizadas como receptoras.

O melhoramento genético do rebanho eleva produtividade e qualidade do leite, beneficiando não apenas o produtor, mas também todos os consumidores de leite e derivados. “Foram feitos mais de 560 embriões, o que tem proporcionado uma melhora em torno de 40% no preço do leite”, diz Amílcar Silveira ao destacar a geração de renda ao produtor.

“A expectativa é de que o melhoramento genético seja rapidamente assimilado pelos produtores rurais cearenses. Vamos levar esse exemplo para todo o Ceará e fazer essa transformação na pecuária leiteira no Estado”, diz o presidente da Faec.

Oftalmologista alerta para perigos de observar eclipse solar sem proteção adequada

No dia 14 de outubro, um eclipse solar anular – quando a lua passa entre a Terra e o Sol – deixará um círculo de luz no céu para ser admirado por alguns minutos. O fenômeno poderá ser visto por todo Brasil, entretanto, observar o eclipse sem a proteção adequada pode trazer prejuízos para a saúde da visão, alerta o oftalmologista Breno Leão.

“Devido às radiações solares no espectro ultravioleta, há alguns problemas que podemos desenvolver ao observar diretamente o sol, dentre elas ressecamento ocular agudo, ceratopatia ultravioleta e queimaduras solares perioculares. Em casos mais graves, e muitas vezes irreversíveis, apresentar retinopatia solar com lesão diretamente na retina dos fotorreceptores que resultará em comprometimento visual”, detalha o profissional, que é docente de medicina no Instituto de Educação Médica (IDOMED).

Diante desse perigo, as formas corretas de admirar o eclipse são através de telescópios solares especiais, câmeras e filtros solares. “Mas para aqueles que não possuem tais instrumentos, podemos fazer a visualização direta por meio do uso da máscara de soldador com vidro nº 14 ou numeração superior (quanto maior o número, mais escuro o filtro e mais seguro para observar); filtro de poliéster aluminizado que é translúcido ou óculos com filtro solar de poliéster, que não devem ser confundidos com óculos comuns de proteção solar”, orienta o especialista.

Assistir ao eclipse de forma indireta também pode ser uma alternativa. O Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI), transmitirá ao vivo o eclipse anular do Sol. O evento poderá ser assistido através do YouTube. Clique aqui para assistir. “Outra forma indireta de observar é utilizando o princípio da câmara escura com o tutorial de montagem disponível facilmente na internet”, indica Breno Leão.

Cuidados importantes

Muitas pessoas fazem o uso de filmes de radiografias, filmes fotográficos antigos (negativo), câmeras de celulares comuns ou mesmo a observação direta para o sol usando bonés, chapéus ou mesmo a mão como anteparo. Contudo, as práticas são contraindicadas, pois dessa forma estão apenas tapando a luminosidade excessiva do sol, mas não possuem a proteção contra a radiação, que é justamente a parte nociva da exposição à luz solar.

“Por fim, vale ressaltar que mesmo com os aparatos corretos, não devemos observar de forma contínua o sol, e sim fazer intervalos de 30 segundos de observação do fenômeno com 2 a 4 minutos de descanso ocular. Apesar de lindo e raro, os eclipses são fenômenos passageiros que podem trazer danos permanentes à visão, então não vale a pena prejudicar sua visão por alguns minutos de fenômeno observado”, destaca o oftalmologista.

Iguatemi Bosque recebe show da turnê de 40 anos do Capital Inicial

O Iguatemi Bosque recebe, no próximo sábado (14), o show inédito em alusão aos 40 anos de carreira da banda Capital Inicial. Donos de hits como “Natasha”, “Primeiros Erros”, “Fátima” e “À Sua Maneira”, os músicos Dinho Ouro Preto, Yves Passarell, Fê Lemos e  Flávio Lemos, pretendem relembrar os melhores momentos do rock nacional na capital cearense. 

O evento acontece no estacionamento do empreendimento a partir das 19 horas, com classificação indicativa de 16 anos. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Bilheteria Virtual ou na loja Levi’s, no Iguatemi Bosque. 

Elirdes Costa, gerente de marketing do Iguatemi Bosque, destaca a importância do evento para a cidade. “O Capital Inicial tem uma trajetória de grande sucesso e relevância para nossa música brasileira. Estamos felizes em sermos o palco para esse momento, que será inesquecível”, enfatiza. 

Serviço

Turnê Capital Inicial 4.0

Data: 14 de outubro (Sábado)

Horário: 19h (Abertura dos portões), 21h (Show)

Local: Estacionamento do Iguatemi Bosque (Av. Washington Soares, 85 – Edson Queiroz)

Preços: A partir de R$ 120,00 (Valores de terceiro lote)

Projeto propõe a criação do mutirão “cuidar de quem cuida” voltado para mães atípicas

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para as necessidades das chamadas mães atípicas, isto é, aquelas que têm filhos com deficiência ou doenças raras, a deputada Marta Gonçalves protocolou na Assembleia Legislativa, o Projeto de Indicação 626/2023, que propõe a realização do mutirão “cuidar de quem cuida” para prevenção do câncer de mama e outras doenças das mães atípicas no mês do Outubro Rosa.

Conforme a proposta, o mutirão acontecerá na última semana do mês de outubro de cada ano. Podendo ser realizadas atividades e campanhas pelo poder público, em cooperação com a sociedade civil organizada e entidades privada, para intensificar as medidas de informação da prevenção do câncer de mama e outras doenças em mães atípicas. “O termo ‘mães atípicas’ tenta chamar a atenção da sociedade para as necessidades da mulher que cuida de pessoas com deficiência, para que todos percebam que ela também precisa de cuidados”, diz.

Ela destaca que a revista Científica PLoSOne publicou estudo informando que as mães de crianças com deficiências intelectuais ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm saúde mais fraca que outras mães e que tal fator decorre da energia que elas gastam nos cuidados com os filhos com deficiência ou doenças raras, colocando em segundo plano seus próprios cuidados. “A pesquisa alerta ainda para os riscos consideravelmente maiores de desenvolvimento do câncer de mama, que são entre 40% e 50% maiores que das outras mães”, pontua.

“A realização de mutirão com mães atípicas no Outubro Rosa terá por finalidade ampliar as medidas de apoio com campanhas educacionais, buscando também métodos para reestabelecer a autoestima dessas mães com atividades lúdicas que incentivem a inclusão e a acessibilidade. O ‘Cuidar de Quem Cuida’ busca também destacar a situação dessas mães na sociedade, que, frequentemente, cuidam sozinhas de seus filhos que exigem maior atenção e exigem maiores gastos, possuindo rotinas excessivamente exaustivas. Objetiva-se ainda possibilitar o ativismo, engajamento, participação social e política das mães atípicas e responsáveis legais atípicos por meio da constituição de uma rede de apoio” conclui a parlamentar.

“O povo já usa Juazeiro do Meu Padim”, argumenta De Assis Diniz sobre proposta de mudar o nome da cidade de Juazeiro do Norte

O deputado estadual De Assis Diniz (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto de decreto legislativo (PDL) para autorizar realização de plebiscito para consultar a população de Juazeiro do Norte sobre possível mudança do nome da cidade para Juazeiro do Padre Cícero. A matéria sugere que a consulta seria realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“A alteração proposta já existe na prática. Quem já foi às romarias – e eu já fui a várias – sabe que a população do Cariri normalmente faz uso da nomenclatura “Juazeiro do Meu Padim”. Padre Cícero, que está em processo de beatificação – é o fundador e patriarca da localidade, merece esse registro, que já faz parte do cotidiano do povo do Cariri”, explicou De Assis. A ideia não é nova. Outros parlamentares, a exemplo do ex-deputado estadual e atual vice-prefeito do Município, Giovanni Sampaio (PSD), fez proposta semelhante.

Centec Academy: Instituto Centec lança plataforma de cursos online

O Centec Academy vai hospedar todos os conteúdos dos cursos online oferecidos pelo Instituto Centec e permitir a expansão da oferta de formações de qualificação profissional

Visando melhorar a experiência dos cursos online e aprimorar os métodos de Educação à Distância (EAD), o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) lança na próxima terça-feira, 17, o Centec Academy. Trata-se de uma plataforma digital que vai reunir os diferentes conteúdos utilizados nos cursos online oferecidos pela instituição e permitir a expansão da oferta de qualificação profissional. O evento será realizado no SebraeLab às 8h30.

“O Centec Academy representa o futuro do ensino à distância no Ceará. Combina a tradição de qualidade do Instituto Centec com aprendizagem e acessibilidade online. Nosso compromisso é continuar qualificando os cearenses para alcançar seus projetos de vida”, destacou o diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena.

Na plataforma, os alunos (as) dos cursos do Centec terão acesso às transmissões e gravações das aulas, aos materiais didáticos, ao controle de presença, à agenda de aulas e aos certificados de conclusão de curso.

Atualmente, o Centec Academy hospeda os cursos de formação inicial em Inteligência Artificial e Hidrogênio Verde e já apresentou à Secretaria da Educação (Seduc) a proposta do Educatech, para qualificar os professores das Escolas Estaduais de Educação Profissional. A plataforma tem inicialmente capacidade para mil usuários simultaneamente.

SERVIÇO
Lançamento da plataforma de cursos online Centec Academy
Dia 17 de outubro de 2023, às 8h30.
SebraeLab (avenida Monsenhor Tabosa, 777, Centro)

Toninho Ferragutti: renomado acordeonista brasileiro indicado ao Grammy Latino em uma performance exclusiva e inesquecível!

Show do músico brasileiro acontece no próximo dia 14 de outubro, em apresentação única, no Theatro José de Alencar, acompanhado do renomado grupo Quinteto de Cordas.

O público terá a oportunidade única de apreciar o talento e a maestria de Toninho Ferragutti e seu Quinteto de Cordas na apresentação “De Sol a Sol”. O evento acontecerá no dia 14 de outubro de 2023, às 20h, no Palco Principal do Theatro José de Alencar, localizado na Rua Liberato Barroso, 525, no Centro de Fortaleza.

Toninho Ferragutti, renomado acordeonista brasileiro, compositor, arranjador e educador, é destaque em uma noite que promete encantar o público. Com uma carreira musical brilhante e três indicações ao Grammy Latino, Ferragutti é um ícone da música brasileira e internacional.

Nascido em Socorro (SP), Toninho Ferragutti foi influenciado por seu pai, Pedro Ferragutti, também um músico talentoso, saxofonista e compositor de renome, que deixou uma marca indelével na música brasileira com valsas, choros, dobrados e marchas.

A trajetória musical de Toninho é marcada por uma extensa participação em centenas de álbuns e shows, colaborando com grandes nomes da música, como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Maria Schneider, Lenine, Spok Frevo, Orquestra Jazz Sinfônica, OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), Orquestra Jovem Tom Jobim, Orquestra Versátilis, entre muitos outros.

Grammy Latino

Seu reconhecimento na cena musical é evidente com três indicações ao Grammy Latino, além de diversas nomeações em prêmios de prestígio, como o Prêmio Tim, Prêmio Governador do Estado de São Paulo e Prêmio da Música Brasileira. Entre os prêmios recebidos, destacam-se o Troféu Açorianos e o Troféu Cata-Vento. Em 2017, Toninho Ferragutti foi consagrado como Melhor Solista no 28º Prêmio da Música Brasileira.

Em 2021, Toninho lançou dois álbuns notáveis: “De Sol a Sol” (Selo Sesc), apresentando obras inéditas para acordeom e quinteto de cordas, e “Espelho de Som” (Borandá), em colaboração com o clarinetista e saxofonista Nailor Proveta.

Venda de ingressos

Os ingressos estão disponíveis por R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada). Para os que desejam contribuir com a solidariedade, há a opção de ingressos solidários por R$ 25 + 1kg de alimento não-perecível (exceto sal), limitado a 70 unidades.

A aquisição antecipada de ingressos pode ser feita através do site Sympla Bileto TJA (https://bileto.sympla.com.br/event/86984) ou diretamente na bilheteria física do Theatro José de Alencar, de terça a domingo, das 14h às 19h.

A classificação indicativa é livre, e o local oferece acesso para pessoas com deficiência, com assentos especiais disponíveis apenas na Plateia (térreo). Além disso, o evento conta com serviço de manobrista GRATUITO no local.

Para obter mais informações, entre em contato com a bilheteria pelo número (85) 99238-8122.

Não perca a oportunidade de vivenciar uma noite de música excepcional com o talentoso Toninho Ferragutti e seu Quinteto de Cordas. Adquira seus ingressos agora e faça parte deste espetáculo único!

AJE Fortaleza e CDL Jovem se unem para ação no Dia das Crianças no Shopping Eusébio

O Dia das Crianças é um momento único de lazer e diversão para os pequenos. Pensando em ampliar essa comemoração para a comunidade, a Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) e a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovens de Fortaleza (CDL Jovem) se uniram para realizar uma ação no Shopping Eusébio, no próximo sábado (dia 14). As brincadeiras vão começar às 8 horas da manhã e vão até meio-dia. 

Na ocasião, serão oferecidas uma sessão de cinema para as crianças, brincadeiras e um lanche. O Clube da Garotada também participa da ação conjunta, com o objetivo de beneficiar 100 crianças, atendidas pelos projetos sociais das três instituições (AJE Fortaleza, CDL Jovem e Clube da Garotada).

Em conjunto

Para Lucas Melo, Coordenador de Desenvolvimento Sustentável da AJE Fortaleza, a ação em conjunto com a CDL Jovem prova a força do empreendedorismo, em benefício da comunidade. “É uma ação muito benéfica, em que a gente pode mostrar o empreendedorismo jovem, dentro do associativismo com a CDL Jovem. Quando a gente quer realizar uma boa ação, nada melhor do que unir forças, para que a gente possa impactar mais pessoas e mostrar aos nossos associados como é importante a participação deles”, explica.

Para Máyra Thé, Vice-Presidente da CDL Jovem, “essa ação faz parte do pilar social da instituição e está completamente alinhada com nossos valores e missões. Assim, a nossa diretoria de ESG organiza periodicamente iniciativas de cunho social e que conversam com os direitos humanos, contribuindo com a redução das desigualdades e a promoção do bem-estar. Contar com a AJE como parceiro é uma forma de unir esforços para construir uma sociedade harmônica e empática”.

Ação de Dia das Crianças – AJE Fortaleza, CDL Jovem e Clube da Garotada

Dia 14 de outubro – sábado

Local: Shopping Eusébio

Horário: das 8 horas ao meio-dia

Atrações: sessão de cinema, brincadeiras e lanche

Iniciativa inédita no país: TJCE desenvolve robô para agilizar trabalho de magistrados(as) na política antimanicomial

Iniciativa pioneira do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) desenvolveu inteligência artificial para auxiliar magistrados(as) e servidores(as) na política antimanicomial. O robô foi apresentado aos integrantes do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF) do Tribunal nesta terça-feira (10/10), Dia Internacional da Saúde Mental.

Denominada “Lúcido”, a ferramenta foi desenvolvida pelo Laboratório de Inovação (LabLuz) do TJCE com base em todos os normativos disponíveis do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o assunto. A iniciativa servirá de suporte aos magistrados(as) sobre normas, resoluções e demais documentações existentes sobre a política antimanicomial, promovendo mais agilidade para tomada de decisões.

O coordenador do LabLuz, Welkey Costa, explicou que o mecanismo está alimentado com todas as normas nacionais que dizem respeito aos direitos fundamentais das pessoas em sofrimento mental ou com deficiência psicossocial em conflito com a lei. “Estamos alimentando o ‘Lúcido’ com tudo que há de política antimanicomial do CNJ, normativos, manuais, perguntas e respostas. Todo o conhecimento que o CNJ publica sobre esse assunto estará disponível por meio do robô. Para além disso, estamos incluindo publicações do Tribunal de Justiça do Ceará para adequar à nossa realidade”.

O supervisor do GMF, desembargador Eduardo Scorsafava, afirmou que é um momento importante para o Poder Judiciário cearense e nacional. “Essa ferramenta vai facilitar a comunicação tanto para o público interno, como juízes(as), servidores(as) e demais colaboradores(as), como também para a sociedade que poderá conhecer a política antimanicomial que está sendo implementada no país”.

O desembargador acrescentou ainda que, “para nós é um motivo de satisfação o Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Ceará ter desenvolvido esse robô. Temos a certeza que vai contribuir muito para o desenvolvimento da temática no Poder Judiciário para a sociedade cearense e brasileira”.

SAIBA MAIS

O Conselho Nacional de Justiça instituiu a Resolução nº 487/2023, que dispõe sobre a Política Antimanicomial e estabelece procedimentos e diretrizes para implementar a Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e a lei federal nº 10.216/2001, no âmbito do processo penal e da execução das medidas de segurança.

No âmbito da Justiça estadual, o TJCE instituiu o Comitê Estadual Interinstitucional de Monitoramento da Política Antimanicomial (Ceimpa), por meio da Portaria nº 2192/2023, disponibilizada no Diário da Justiça.

A iniciativa tem como objetivo garantir efetividade à política antimanicomial, por meio de procedimentos para o tratamento das pessoas com transtorno mental ou qualquer forma de deficiência psicossocial que estejam custodiadas, sejam investigadas, acusadas, rés ou privadas de liberdade, em cumprimento de pena ou de medida de segurança, em prisão domiciliar, em cumprimento de alternativas penais, monitoração eletrônica ou outras medidas em meio aberto. Além disso, confere diretrizes para assegurar os direitos dessa população.

Prefeito Sarto entrega Meu Bairro Empreendedor no José Walter

O prefeito José Sarto entrega, nesta quarta-feira (11/10), às 9h30, as obras de urbanização do projeto Meu Bairro Empreendedor no José Walter (Regional 8). O projeto visa a mobilidade e o fomento do empreendedorismo por meio de intervenções de acessibilidade de vias, com melhorias na caminhabilidade das pessoas, facilitando o deslocamento tanto para quem trabalha nos comércios locais como para quem visita o bairro para fazer compras. O investimento do município foi de R$ 3,3 milhões.

As obras, executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), realizaram a urbanização de cinco vias da região com a construção de nova pavimentação em intertravado nos principais corredores comerciais da comunidade, instalação de sistema de drenagem, calçadas padronizadas e acessíveis, passagens elevadas para pedestres, além da instalação de academias ao ar livre, parquinho, mobiliários urbanos e paisagismo com o plantio de 40 árvores nativas.

Serviço
Entrega do Meu Bairro Empreendedor no José Walter
Data: 11/10 (quarta-feira)
Horário: 9h30
Local: Rua 41, nº 511 (ao lado do Bradesco)