Mesa Brasil já distribuiu cerca de 3,5 milhões de kg de alimentos em 2023

Maior banco de alimentos do País, o Mesa Brasil Sesc já chegou próximo à marca de 3,5 milhões de quilos de doações em 2023, num trabalho de combate à fome e ao desperdício que busca reduzir a insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos há mais de duas décadas no Ceará.

Os dados são de janeiro a setembro deste ano, período que contabilizou exatos 3.496.461,166 kg de alimentos não-perecíveis advindos da colaboração de 321 doadores cadastrados e destinados a 661 instituições sociais ativas.

“Além de realizar uma ação de solidariedade, os parceiros doadores, muitos deles pessoas físicas, que podem doar via Pix, até pessoas jurídicas, que vão das microempresas às grandes, como redes de supermercados, atacados, frigoríficos e granjas, entre outras, acabam recebendo benefícios em troca”, explica Lidiane Fernandes, coordenadora do Mesa Brasil Ceará.

Entre essas “contrapartidas”, lembra ela, podem ser obtidos incentivos fiscais, redução de custos com descarte de produtos, ações educativas relacionadas ao tema da segurança alimentar e nutricional, carretas odontológicas e atividades culturais diversas.

Sobre o Programa

O Mesa Brasil é responsável por coletar doações de empresas parceiras e distribuir alimentos para  instituições sociais cadastradas espalhadas por todo o Ceará. Após uma rigorosa seleção e avaliação da qualidade, os alimentos são entregues de acordo com as preferências dos doadores.

O programa conta com uma equipe técnica e operacional para garantir a eficiência na coleta, distribuição e monitoramento das doações, dispondo de bancos de alimentos em diferentes regiões do Estado, incluindo Fortaleza, Sobral, Iguatu e Juazeiro do Norte.

Crédito da foto: Divulgação/Sesc

Hapvida NotreDame Intermédica inaugura hospital em São José do Rio Preto

A estrutura, fruto de investimento de R$ 36 milhões, tem capacidade para realizar até nove mil atendimentos

Os moradores da cidade de São José do Rio Preto e arredores acabam de ganhar uma alternativa acessível e qualificada para cuidar da saúde: o Hospital Rio Preto, inaugurado em 17 de outubro pela maior empresa de saúde da América Latina, a Hapvida NotreDame Intermédica. O novo equipamento está localizado na Avenida Anísio Haddad, 7195, bairro Jardim Aclimação, em São José do Rio Preto, São Paulo, e tem capacidade para realizar até nove mil atendimentos por mês no pronto atendimento.

A operação chega para atender a demanda de saúde da população da cidade – que cresceu 17% nos últimos dez anos e alcançou 480 mil habitantes – e do entorno. Conta com pronto atendimento composto por assistência adulta, pediátrica e ginecológica, além de estrutura para oncologia e exames laboratoriais completos. Serão oferecidos serviços de eletrocardiograma, tomografia, raio X, ultrassom e endoscopia. Com 13 mil m² de área construída, a unidade dispõe de 8 consultórios, 73 leitos hospitalares – sendo 20 de UTI –, 4 salas cirúrgicas e oferece atendimento eletivo de exames com hora marcada.

Além de ser um dos polos industriais, culturais, educacionais e de serviços do interior de São Paulo, São José do Rio Preto é uma cidade estratégica para a companhia ao reunir aproximadamente 43 mil clientes em saúde e odontologia, o que representa um market share de 15%. “A região é bastante representativa, pois nela contamos com uma vasta rede de clientes, com mais de 120 mil vidas, médicos e mais de 1,5 mil prestadores credenciados, que oferecem diversas especialidades para atender às necessidades dos nossos beneficiários”, ressalta o vice-presidente de Operação Hospitalar e Serviços da Hapvida NotreDame Intermédica, Anderson Nascimento.

O executivo afirma que a novidade supre a demanda de atendimento em meio às dificuldades financeiras vivenciadas por instituições locais de saúde, e é reflexo do foco da empresa em oferecer a melhor experiência aos usuários. “O hospital foi construído a partir de uma visão integrada, voltada ao cuidado e acolhimento de nossos beneficiários. Com ele, damos mais um passo em nossa missão de garantir o acesso à saúde de qualidade, apoiada em qualidade médica e inovação, e assim oferecer uma experiência completa de atendimento”.

O empreendimento conta com um investimento de R$ 36 milhões e significa uma ampliação da rede própria de atendimento e do modelo verticalizado da empresa, que oferece saúde integral e odontologia para clientes empresariais e individuais em todas as regiões do Brasil.

Para a operação diária do Hospital Rio Preto, foram contratados cerca de 500 funcionários, uma evidência da importância da regionalização para geração de empregos e crescimento sustentável da companhia. “Queremos continuar a consolidação do nosso jeito único de cuidar, que garante acesso à saúde para mais de 16 milhões de brasileiros: com responsabilidade, qualidade, acolhimento e uso de tecnologia para trazer sempre o melhor atendimento para os nossos clientes. Dessa forma, fortalecemos o nosso modelo de negócio, verticalizado e integrado, que tem se mostrado sustentável e assertivo”, finaliza Nascimento.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação da maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a companhia possui mais de 65 mil colaboradores, atende cerca de 16,1 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e têm à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país. Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 331 clínicas médicas e 271 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Associação Fortaleza Azul participa do lançamento do projeto “PRF Amiga dos Autistas” 


Daniela Botelho, presidente da Associação Fortaleza Azul (FAZ), representou a instituição no lançamento do projeto “PRF Amiga dos Autistas”, realizado no último dia 17 de outubro, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Ceará. Para o evento, a PRF preparou uma rodada de palestras voltada para o público interno, policiais e colaboradores da instituição, e contou com a participação do psiquiatra da infância e adolescência, Dr. Erick Rebouças, do ativista dos direitos de pessoas com deficiência, Rubinho Linhares e da advogada, Liduína Carneiro, mãe de autista e consultora do Instituto de Defesa da Acessibilidade e Inclusão (IDAL). 

“Participar desse evento foi uma ótima oportunidade para dar mais visibilidade à causa autista e saber que a PRF, um órgão tão relevante para a sociedade, está preocupada em treinar sua equipe para saber abordar de forma adequada os autistas é um grande passo”, destacou Daniela Botelho.

O projeto tem o objetivo colaborar com o processo de divulgação e troca de informações acerca da temática do Transtorno do Espectro Autista – TEA, estimulando parcerias com a sociedade civil, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas autistas e de seus familiares, além de identificar no público interno os policiais envolvidos diretamente com o tema e promover a capacitação dos policiais para abordagens com presença de pessoas neurotípicas.

Grupo Diamantes completa 18 anos de história com mais de 2 mil colaboradores e mais de 60 mil consultoras por todo o país

Diamantes, uma das maiores marcas de moda íntima do Brasil, comemora neste mês de outubro, o seu 18º aniversário de dedicação à realização de sonhos e reunirá, no dia 19 de outubro, em Tianguá, cerca de 100 colaboradores com mais de 10 anos de casa de diversas regiões do país para celebrar esse marco especial. Com um quadro de mais de 2 mil colaboradores e com uma rede de mais de 60 mil consultoras espalhadas por todo o país, a Diamantes, fundada em 2005, conquistou um lugar de destaque no mercado e hoje possui mais de 50 lojas no Norte, Nordeste e Centro-oeste do Brasil. 

A marca se orgulha de ser parte fundamental na transformação de vidas e no empoderamento de mulheres, como explica a sócia-presidente, Claudênia Régia. “Nosso maior propósito sempre foi incentivar mulheres a conquistarem a independência financeira e acreditarem em si mesmas. Começamos com apenas 7 funcionários e hoje temos 2 mil colaboradores, mas queremos chegar em 5 mil. As mulheres representam cerca de 70% dos nossos colaboradores diretos. E isso me emociona e me motiva a cada amanhecer. Costumamos dizer que a Diamantes é uma fábrica de realizar sonhos, pois muitas dessas mulheres nos mandam depoimentos de como transformaram suas vidas, mudaram a realidade da família, realizaram sonhos, comprando a primeira casa ou pagando os estudos dos filhos. Saem de uma situação vulnerável, que muitas vezes vivem, para ser protagonistas da própria história.”, salienta. 

E para celebrar sua maioridade, a Diamantes realizará um encontro, no dia 19 de outubro, em Tianguá, com cerca de 100 colaboradores com mais de 10 anos de casa de diversas regiões do país. “Sabemos da importância deste momento e poder encontrar com os nossos colaboradores mais antigos de diferentes estados do país, em um dia especialmente preparado para eles nos deixa imensamente felizes nessa fase que a Diamantes está vivendo”, Cláudio Júnior, sócio-presidente da Diamantes. 

E não para por aí, o sócio-presidente, expressou ainda sua visão sobre os próximos passos da marca. “Estamos entusiasmados com o que o futuro reserva para a Diamantes. Hoje temos mais de 50 lojas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país e, até 2025, vamos continuar expandindo, levando a presença da nossa marca para muito mais pessoas”, frisa.

Neste ano, a Diamantes está passando por um processo de rebranding, que busca fortalecer seu posicionamento para o mercado, com foco no crescimento da marca. A empresa também instituiu sua governança este ano, formada pela Presidência, CEO, Diretores e um Conselho Consultivo formado por executivos do segmento industrial, de moda íntima e de transformação digital.Sobre a Diamantes: Fundada em 2005, na cidade de Frecheirinha, no Ceará, a Diamantes é um dos maiores grupos de moda íntima do Brasil. A Diamantes conta com 60 mil consultoras espalhadas pelo país, 5 parques industriais e mais de 50 lojas nas regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O grupo possui 6 marcas: Diamantes Lingerie, Diamantes For Men, Diamantes Kids, Diamantes Beach & Resort, Diamantes Move e Afinidades. A marca oferece um negócio de sucesso e incentiva a independência financeira de milhares de mulheres, o empreendedorismo e o protagonismo feminino.

Cearenses deixam a poupança de lado e investem mais na renda fixa

Apesar da caderneta de poupança ser considerada o investimento preferido dos brasileiros, é na renda fixa tradicional que os cearenses preferem depositar as apostas para rentabilizar seu dinheiro. De acordo com o levantamento realizado pelo Santander Brasil, que compara os investimentos realizados pelos clientes do Banco entre janeiro e junho de 2023 ante o mesmo período do ano passado, houve um incremento de 20% na renda fixa no Ceará, enquanto a poupança caiu em 9%.

O desempenho do primeiro semestre deste ano reforçou essa tendência de predomínio da renda fixa. Esse segmento já liderava a carteira dos aplicadores cearenses, sendo responsável por 37,3% de todo o portfólio. A poupança fica apenas no terceiro posto, com 14,4% – o quarto menor percentual de fatia do Brasil e segundo do Nordeste, superior apenas a Bahia (13,6%). A Previdência é o segundo na preferência dos cearenses, com 26,9%.

PERFIL NACIONAL

No cenário nacional, mesmo com a taxa de juros permanecendo inalterada em 13,75% por um longo período no Brasil, investimentos ultraconservadores perderam espaço na carteira dos aplicadores neste primeiro semestre do ano. Levantamento realizado pelo Santander Brasil mostra que títulos públicos, fundos DI e até a poupança cederam espaço para opções como Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e as Letras Imobiliárias Garantidas (LIGs). 

A renda fixa – que engloba CDBs, LCI, LCA e LIGs – foi a categoria que mais cresceu no período nacionalmente: 17%, saltando de 32% do total da carteira dos investidores no primeiro semestre de 2022 para 37,5% de janeiro a junho de 2023. 

Outra categoria que também registrou crescimento no período foram os Certificados de Operações Estruturadas (COEs), que avançaram 28% em 12 meses, ainda que sua representatividade seja bem menor que a da renda fixa: 5% do portfólio ao fim de junho deste ano.

“Os dados revelam maturidade dos investidores dispostos a correr um pouco mais de risco – além de uma menor liquidez – em troca de maiores retornos. Tudo isso sem renunciar à segurança oferecida pela Selic ainda em patamares bastante altos”, afirma Leonardo Siqueira, head de Investimentos do Santander Brasil.

Os outros investimentos mais conservadores como o Tesouro Direto e fundos de renda fixa, incluindo os fundos DI, ficaram menos atrativos aos olhos dos investidores: os aportes recuaram 2% e 14%, respectivamente. 

Outras categorias que também registraram queda nos aportes foram os fundos multimercados, crédito privado e cambiais, que passaram de 9,15% para 6,36% do total do portfólio; fundos de renda variável, que recuaram de 2,06% para 1,26% do total; previdência, de 33,2% para 32,41%; além dos ativos de crédito privado de 1,29% para 1,02%; e ações, ETFs e fundos imobiliários, cuja participação na carteira caiu de 4,12% para 3,45%.

Até a caderneta de poupança, considerada o investimento preferido dos brasileiros, perdeu espaço nacionalmente, passando de 20,94% do total do portfólio em junho de 2022 para 19,72% em junho deste ano.

Shopping Iguatemi Bosque realiza 10ª edição do evento “Revoada”  e distribui 5 mil pipas gratuitas

No próximo dia 22 de outubro acontece a 10ª edição da “Revoada” no Shopping Iguatemi Bosque. O evento, distribui gratuitamente 5 mil pipas para celebrar a data em família. A atração, que já faz parte do calendário dos fortalezenses, acontece no estacionamento do Shopping, próximo à Avenida Sebastião de Abreu, a partir das 16 horas. Para a retirada das Pipas, que acontece a partir do meio-dia do dia 22, basta retirar o ingresso gratuito no aplicativo do Iguatemi Bosque. 

Com a proposta de resgatar as lembranças de infância dos apaixonados por pipa, a Revoada busca ainda criar novas memórias para os presentes. O momento único reúne todos os públicos e também é um convite para os colecionadores exporem suas pipas no evento.

Segundo a gerente de marketing do Iguatemi Bosque, Elirdes Costa, o empreendimento se prepara para garantir muita diversão em mais uma edição do evento. “A Revoada é um momento muito especial para as famílias e todo o público do Iguatemi Bosque. Estamos preparando mais uma edição repleta de interação, boas memórias e claro, com toda a segurança necessária. Convidamos a todos para nos ajudarem a cobrir o céu com muitas cores e alegrias, será incrível”, declara. 

Além da Revoada de Pipas, o mês de outubro estará repleto de atividades destinadas às crianças, com o último dia do Bosque da Alegria, que acontece de forma gratuita de 8h às 11h, no Estacionamento externo (Próximo a saída do Supermercado Guará) e a 13ª edição da Corridinha Iguatemi, no próximo dia 29 de outubro, as inscrições já estão abertas. 

Serviço:

10ª  edição da Revoada de Pipas – Gratuito

Data: 22 de outubro (Domingo), a partir das 16h. 

Retirada das Pipas a partir das 12h

Local: estacionamento do shopping Iguatemi Bosque, próximo à Avenida Sebastião de Abreu.

Outras informações: @iguatemifortaleza

Tribunal de Justiça do Ceará convoca aprovados(as) em concurso de juiz; posse marcada para janeiro

O Judiciário cearense está convocando 19 aprovados(as) no Concurso Público para Provimento do Cargo de Juiz(as) Substituto(as) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), realizado em 2019. O Edital nº 265/2023 foi publicado no Diário da Justiça desta terça-feira (17/10). A solenidade de posse está marcada para 12 de janeiro de 2024, às 10h, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), às 10h. Clique AQUI para ver a lista de convocados. 

A partir desta quarta-feira (18), os aprovados(as) já podem enviar a documentação solicitada para o endereço eletrônico selecao.tjce@tjce.jus.br. O prazo final para o envio é até 16 de novembro. Além disso, deverá ser feita uma perícia médica na Coordenadoria de Perícia Médica da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, localizada na avenida Oliveira Paiva, nº 941, Cidade dos Funcionários, conforme o agendamento a ser divulgado pela Secretaria de Gestão de Pessoas, que também marcará audiência por videoconferência com os convocados para conferir os documentos entregues.

Eles devem apresentar documentos como RG, CPF, diploma de bacharel em Direito, comprovante de residência, ficha de atualização funcional, declaração geral de não acumulação de cargo, emprego ou função pública, entre outros. Confira AQUI a documentação completa.

Caso um candidato desista de assumir a função, um Termo de Desistência com firma reconhecida deverá ser registrado junto ao Tribunal de Justiça do Ceará. Os modelos dos documentos estão disponíveis no Portal do TJCE. Veja o caminho: www.tjce.jus.br / Cidadão / Concurso e Seleção / Documentação para Provimento em Cargo Efetivo.

AUDIÊNCIA PARA ESCOLHA DE COMARCA

No dia 15 de dezembro de 2023, às 14h, a Presidência do Tribunal realizará sessão pública, na Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, para escolha da respectiva comarca de provimento inicial. A posição da convocação definirá a sequência de escolha.

Todos os convocados deverão comparecer e sua ausência implicará na renúncia da possibilidade de escolha da comarca. Nesse caso, a Presidência do TJCE será a responsável por definir a unidade judiciária de acordo com a conveniência administrativa, com vistas a melhor prestação jurisdicional no âmbito estadual.

Brisanet soma quase 14 mil novos clientes no mês de setembro

Companhia, que acaba de completar 25 anos de história, deve reduzir o ritmo de crescimento nos próximos meses para focar na expansão da infraestrutura do 4G/5G

A Brisanet, que completa 25 anos neste mês de outubro e é uma das ,principais provedoras de serviços de telecomunicações do país, acabou de divulgar o relatório que apresenta os resultados de setembro de 2023 para os seus investidores. Ao final do nono mês do ano, a Companhia atendia a 1.256.676 clientes em todos os 9 estados da região Nordeste – Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Piauí, Sergipe, Maranhão e Bahia – com uma infraestrutura de rede de fibra óptica passando em frente de 7 milhões de domicílios em 158 cidades. 

O crescimento orgânico da base de clientes em setembro foi de 13,8 mil, destacando a preferência dos consumidores pela qualidade e confiabilidade dos serviços da Brisanet. A Empresa reafirma sua projeção de atender 1,3 milhão de clientes até o final de 2023.

A Brisanet continua a expandir sua presença nas capitais e regiões metropolitanas, alcançando market share entre 50% e 70% em Natal, Maceió e João Pessoa, e acima de 20% em Fortaleza. Em Teresina e Aracaju, onde a Companhia entrou no segundo semestre de 2021, o share já está acima de 15% na capital do PI e acima de 20% na capital do SE (números de Ago-23). No entanto, a Empresa sinaliza no relatório divulgado que, até o final de 2023, o ritmo de expansão mensal será reduzido, já que a telecom vai focar a expansão da infraestrutura no negócio móvel 4G/5G. 

O relatório está disponível na íntegra em: https://ri.brisanet.com.br 

SOBRE A BRISANET

Com 25 anos de mercado, a Brisanet é sediada na cidade de Pereiro (CE) e atua como provedora de internet via fibra óptica, TV por assinatura, streaming de música, telefonia fixa e móvel. Segundo dados divulgados pela Anatel, a Brisanet é líder em market share de banda larga fixa na região Nordeste. A companhia de telecom nordestina promove inclusão social e tecnológica e, atualmente, já atende em 158 cidades nos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), totalizando mais de 1,2 milhão de assinantes com uma infraestrutura de rede firmada em seu próprio cinturão digital de fibra óptica. Em julho de 2021 a Brisanet estreou na B3. A empresa arrematou três lotes regionais de espectro de 3,5 GHz (Nordeste e Centro-Oeste) e 2,3 GHz (Nordeste) no leilão do 5G da Anatel.