Unicred Integração participa do Conescap em Fortaleza, maior evento de Serviços do país

A Unicred Integração, instituição financeira cooperativa com mais de 30 anos no mercado, irá marcar presença na 20ª edição do CONESCAP, maior evento de serviços do Brasil. Neste ano, o encontro acontece na capital cearense entre os dias 15 e 17/11, no Centro de Eventos do Ceará.

Na sexta-feira, 17/11, às 9h, o diretor Executivo da Unicred Integração, Adalberto Veiga, será um dos debatedores do painel “Estratégias inovadoras para uma educação empreendedora”. Junto a Veiga, a gerente da Escola de Negócios do SEBRAE e referência em empreendedorismo feminino, Mônica Arruda Lima, também irá discutir o tema. Ambos serão moderados pelo diretor de Educação e Cultura do Fenacon, Ricardo Monello. O encontro terá como palestrante o psicólogo Rossandro Klinjey, que, junto com o filósofo Mario Sergio Cortella, é autor do livro As Quatro Estações da Alma.

Adalberto Veiga, da Unicred Integração, falará sobre educação empreendedora. Crédito: Fernando Dai Prá

A cooperativa também terá estande para visitação no local, com participação de representantes de todo o sistema. De acordo com o Diretor Adalberto Veiga, o CONESCAP é uma importante oportunidade de aproximar-se do setor de serviços e empreendedorismo das mais diversas partes do País.

A Junta Comercial do Ceará observou em 2022 a abertura de nada menos que 107 mil empresas no Estado. A maior parte desse montante, mais de 62 mil, corresponde ao setor de serviços, isso significa um potencial robusto de médicos, dentistas e outros prestadores que demandam condições próprias para se estabelecerem e até mesmo expandirem seu negócio. Veiga reforça que a Unicred está à disposição desse público para apresentá-los ao amplo leque de oportunidades para a obtenção de crédito de acordo com suas necessidades.

Mais sobre a Unicred Integração

A Unicred Integração nasceu da unificação de três forças cooperativas regionais gaúchas: Unicred Nordeste (sede em Caxias do Sul), Unicred Litoral Sul (sede em Rio Grande) e Unicred Pelotas. Atualmente, conta com mais de 18 mil cooperados e R$ 1,45 bi em ativos administrados. A Unicred Integração tem como objetivo oferecer as melhores soluções financeiras com atendimento personalizado para uma experiência única. São 18 pontos de atendimento no Brasil, em um projeto de expansão que engloba estruturas modernas, de alto padrão e experiência. Organizada em bases democráticas, a cooperativa proporciona suporte financeiro por meio de créditos para pessoa física e jurídica, aplicações, planos de previdência, investimentos, cartões, consórcio, seguros, cobrança e vários outros projetos exclusivos. Em 2022 a Unicred Integração distribuiu R$ 18,4 milhões, entre sobras e juros ao capital.

Partiu, Portugal! Grupo de 18 alunos e dois professores cearenses embarcaram para intercâmbio em Portugal neste sábado

Viajar de avião, em uma viagem internacional, desembarcar na Europa e, em Portugal, poder visitar pontos importantes para a construção histórica do Brasil. Os próximos dias reservam essa experiência inédita para 18 estudantes e dois professores da rede pública de ensino de Itatira e Santa Quitéria, no Ceará. Eles foram selecionados para um intercâmbio de dez dias em Lisboa pelo projeto “Era uma Vez… Brasil” e embarcaram para essa jornada no último sábado, 11 de novembro. De malas prontas, eles se juntam a outros 100 intercambistas que partem de quatro estados brasileiros – Bahia, Ceará, Pernambuco e São Paulo.

É quase unanimidade entre os participantes, sobretudo os estudantes, o fato desta ser a sua primeira viagem internacional e, para muitos deles, a primeira vez em um avião. Muito além de uma viagem turística para a Europa, os participantes têm no intercâmbio a continuidade de um processo pedagógico que teve início junto ao ano letivo das escolas e veio se desenvolvendo ao longo de todo o ano. 

A viagem é uma das etapas do projeto “Era uma Vez… Brasil”, iniciativa que está em sua sétima edição no país e estreou este ano no Ceará. O projeto reconta a História nacional, trabalhando na sala de aula de escolas municipais brasileiras narrativas que exaltam a importância dos povos originários e quilombolas na construção histórica do país. 

Em 2023, o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros ‘Brasis’”, em alusão aos 200 anos de independência, trabalhou a desconstrução da ideia enraizada no imaginário coletivo dos nomes tidos como heróis da independência. Em sala de aula, ao longo do ano, professores e alunos refletiram sobre os processos de independência ocorridos nos diversos territórios do Brasil, destacando outros atores históricos que por vezes não são lembrados como protagonistas.

Em Santa Quitéria e Itatira, o projeto contou 667 estudantes inscritos, mobilizando 38 professores de História e 32 escolas. Para acontecer, a iniciativa conta com a importante parceria do Consórcio Santa Quitéria, que patrocina o projeto, e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. O “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. 

“Projetos como esse fazem toda a diferença na vida de quem participa e das pessoas que os rodeiam. Fizemos questão que em 2023 o projeto viesse para o Ceará, para as cidades de Santa Quitéria e Itatira e temos a certeza de que toda a região vai se beneficiar dos momentos que esses jovens estão vivenciando e ainda irão vivenciar. Estamos muito felizes de estarmos chegando nesta fase, que é a mais esperada pelos participantes, sabendo que 20 cearenses, da rede pública de ensino, estão indo para Portugal ver a nossa história com seus próprios olhos”, comentou Cleber Andrioli, gerente de Sustentabilidade, Comunicação e Relacionamento da Galvani. 


RUMO A PORTUGAL 

A viagem, então, coroa um processo de quatro etapas de um programa de atividades educativas, artísticas e culturais. Em Portugal, serão dez dias vivenciando experiências, visitando locais emblemáticos de Lisboa, importantes para a História do Brasil, e discutindo o processo colonizatório. Além dos pontos históricos, o grupo visitará escolas portuguesas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros irão ainda apresentar os produtos produzidos por eles durante as etapas do projeto: 28 curtas-metragens e um livro de 100 histórias em quadrinhos (HQs) escritas e ilustradas por eles durante a primeira etapa do projeto. 

“Muito esperada pelos alunos, a viagem é uma das etapas mais fundamentais do “Era Uma Vez…Brasil”. A possibilidade de vivenciar outro país, conhecer outra cultura, ver de perto um lado das suas origens, percorrendo caminhos que só viram nos livros e, principalmente,  poder trocar experiências com outros jovens é algo muito marcante para os estudantes”, destaca Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, realizadora do projeto.

No grupo de 120 brasileiros que desembarcam em Portugal estão estudantes e professores de oitavo ano da rede pública de ensino de quatro estados e 11 cidades: Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana, em São Paulo; Salvador, Mata de São João e Jacobina, na Bahia; Recife e Belo Jardim, em Pernambuco; e Santa Quitéria e Itatira, no Ceará.

Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico atende trabalhadores e empreendedores no Genibaú

Para ampliar as ações de empreendedorismo sustentável, bem como facilitar o acesso da população aos serviços ofertados pelo Sine Municipal, a Prefeitura de Fortaleza disponibiliza a unidade de Atendimento Móvel do Desenvolvimento Econômico que, mensalmente, percorre os bairros da cidade. Até 01 de dezembro, a unidade da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) oferta serviços voltados para os empreendedores e trabalhadores do bairro Genibaú. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h.

No local, a população tem à disposição ações de formalização de negócios; capacitações; consultorias; atendimento ao empreendedor e ao empregador; orientação profissional; busca por vagas de emprego, por meio do Sine Municipal; e acesso a crédito orientado, por meio do Programa Nossas Guerreiras. Além disso, os técnicos da SDE Fortaleza estão disponíveis para elaboração e emissão da declaração anual de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) e informações sobre programas como Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro.

Após o atendimento na Genibaú, o equipamento seguirá para outros bairros, mediante solicitação da comunidade e lideranças. “A ideia é levar todos os serviços de desenvolvimento econômico para os territórios de Fortaleza. Já passamos por diversos bairros da cidade e o que temos observado é um fluxo intenso de pessoas buscando os serviços de capacitação e crédito prientado”, enfatiza o titular da SDE, Rodrigo Nogueira. Para solicitar atendimento no seu bairro, basta contactar a SDE pelo Canal do Desenvolvimento Econômico (https://desenvolvimentoeconomico.fortaleza.ce.gov.br/)

Serviço
Unidade de Atendimento Móvel do Desenvolvimento Econômico
Período: 01 de dezembro de 2023
Atendimento: segunda a sexta
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Local: Travessa Dois esquina com avenida Fernandes Távora – Genibaú

Prefeitura doa terreno para construção de sede da OAB Canindé

A prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, na manhã desta quarta-feira (8), realizou a entrega do documento de um terreno para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Secção Ceará), onde será construída a sede da subseção da entidade no município. Localizado ao lado do Terminal Rodoviário Prefeito Joaquim Magalhães Filho, na Avenida Luciano Magalhães, o terreno mede mais de 5.300 m².

O documento, aprovado pelo legislativo, foi entregue ao presidente da OAB Canindé, Neudson Moreira, que representou o presidente estadual da ordem, Erinaldo Dantas. A presidente da Câmara Municipal, Karlinda Coelho, os advogados Roberta Pinto, Raul Pinto e Marcos Coêlho, também participaram da reunião de entrega.

“Estou muito feliz em contribuir, em nome da prefeitura, para esse grande passo no nosso município, visto que o trabalho da OAB só tende a fortalecer a formação e a representação do meio jurídico em Canindé”, comemorou Rozário. 

“Como representante da OAB, fico muito grato com o apoio que encontramos nos poderes legislativo, na pessoa da presidente Carlinda, e executivo na pessoa da prefeita Rozário, para a instalação da nossa sede própria em Canindé. Nosso compromisso é continuar exercendo um trabalho de excelência na representação dos advogados do município e região”, afirmou Neudson Moreira. 

Aline Ferreira, VP do Grupo Aço Cearense, apresenta projeto Favela 3D a empresários 

Como parte dos objetivos do Grupo Aço Cearense está o desenvolvimento social, cultural e econômico das comunidades onde as suas empresas atuam. Baseado nesses princípios, o Grupo criou o Instituto Aço Cearense (IAC), que desenvolve um importante trabalho na área social, com iniciativas voltadas para o esporte, empreendedorismo e assistência a crianças, jovens e idosos.

A última ação em prol da comunidade foi a participação de Aline Ferreira, vice-presidente comercial e financeira do Grupo Aço Cearense, apresentando o Projeto Favela 3D aos associados do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará – SIMEC. Em Fortaleza, o projeto acontecerá na Favela do Inferninho, localizada no bairro Vila Velha.

O evento aconteceu no último dia 13 de novembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, e contou com a participação dos associados ao Sindicato, além de gestores e colaboradores do Grupo Aço Cearense. O objetivo do encontro foi apresentar o Favela 3D  (digital, digna e desenvolvida) aos empresários e buscar novas parcerias. 

Saiba mais sobre o Projeto Favela 3D de Fortaleza 

O Favela 3D é organizado pelas ONGs Gerando Falcões e Pensando Bem, lideradas por Edu Lyra e o Rutênio Florêncio, respectivamente, e é apoiado pelo Instituto Aço Cearense, que tem como presidente Rosemeire Matos, que também é diretora administrativa do Grupo. A iniciativa visa à construção de ações voltadas para o urbanismo social e a superação da pobreza na Favela do Inferninho, localizada no bairro Vila Velha, em Fortaleza. A proposta é erradicar a pobreza de maneira sistemática, trabalhando com base em uma mandala de impacto que contempla diferentes áreas, como: moradia, saúde, educação, cidadania, cultura, primeira infância, meio ambiente, geração de renda, esporte e lazer. 

Para saber mais e contribuir com o projeto, os interessados podem acessar o link: https://doe.gerandofalcoes.com/favela3d-inferninho/p e escolher o valor que deseja doar. Em caso de dúvidas, entrar em contato através do e-mail: thiago.ssilva@gerandofalcoes.com

Diretoria da Lanlink participa de evento com presidente global de vendas da Microsoft, Kevin Peesker, em São Paulo

Nesta quarta-feira, 08, o presidente da Lanlink, Charles Boris, juntamente com a diretora, Cristina Boris, e o gerente comercial, Fayerton Santos, participaram de um evento presencial único com a presença do Presidente Global de Vendas de SMC e Digital Sales da Microsoft, Kevin Peesker. O encontro aconteceu em São Paulo, no Microsoft Technology Center (MTC)

Fayerton Santos, gerente comercial da Lanlink, destaca que o evento foi uma oportunidade para agregar novas informações sobre as tendências e perspectivas das empresas no cenário da tecnologia.

“O mundo dos negócios mudou para sempre e, agora mais do que nunca, a transformação digital não é apenas uma aspiração, mas uma necessidade imprescindível. O evento foi inspirador com informações sobre as ambições futuras da organização e como a Microsoft está investindo em parcerias para capacitarmos juntos nossos clientes para alçarem voos cada vez mais altos através da IA”, diz.

Parceira Microsoft, a Lanlink, empresa provedora de soluções em tecnologia da informação com 35 anos de atividade no Brasil, conquistou este ano a certificação Azure Expert Managed Services Provider (MSP) da Microsoft, o status mais cobiçado pelo ecossistema da Companhia.

Essa certificação é concedida às empresas que completam uma série de exigências do programa, entre competências técnicas, estruturação de processos de serviços baseados em Nuvem da Microsoft, gestão da execução com qualidade e inovação tecnológica e alto nível de suporte ao cliente. Atualmente, dos 400.000 mil parceiros Microsoft no mundo, apenas cerca de 100 empresas possuem esta certificação. E a Lanlink faz parte desse seleto grupo.

Consumo de bebidas adoçadas artificialmente está associado ao aumento de diabetes no Brasil; nutricionista alerta para outros males 

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), revelou que mais de 100 mil novos casos anuais de Diabetes Mellitus no Brasil poderiam ser evitados se o consumo de refrigerantes e sucos diet, light ou zero fosse eliminado. Isabela Limaverde Gomes, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Fametro (Unifametro), alerta para outros males que essas bebidas podem causar.

De acordo com Isabela, os refrigerantes e as demais bebidas artificiais possuem grandes quantidades de açúcar na composição, além de conservantes, corantes e acidulantes que não são facilmente absorvidos pelo organismo e podem contribuir para o desenvolvimento de diversas doenças, além da diabetes.

“Os refrigerantes contém outros componentes que podem ser prejudiciais à saúde, tais como o sódio em excesso e caramelo 4 nas bebidas à base de cola. As versões diet ainda podem conter adoçantes artificiais em excesso, aspartame, por exemplo”, exemplifica a nutricionista.

O estudo dos pesquisadores da Unicamp, FURG, UFPel, Univale e da Unoesc analisou a relação entre o consumo de bebidas adoçadas artificialmente e a prevalência de diabetes na população brasileira, a partir de dados de mais de 757 mil adultos de 2006 a 2020 do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde. A análise comparou dados de pessoas que consumiam refrigerante normal, refrigerante diet, light e zero, e também pessoas que não consumiam nenhum destes produtos.

Segundo a pesquisa, a taxa de crescimento anual da doença foi quatro vezes maior entre o público consumidor de bebidas adoçadas artificialmente, como refrigerantes e sucos artificiais, enquanto quem não consome esses produtos teve um crescimento estável. A estimativa é de que 120 mil (40%) dos 300 mil novos casos de diabetes registrados por ano sejam relativos a quem consome essas bebidas.Dentre os males que alguns componentes podem causar ao corpo, Isabela cita a hipertensão, pelo excesso de sódio na composição, além de reações alérgicas a corantes e conservantes. “Alguns estudos também demonstram uma relação entre o alto consumo desses produtos ultraprocessados com a possibilidade do desenvolvimento de doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer”, alerta a especialista.

Confira a programação de novembro das Feiras de Pequenos Negócios em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza segue com a realização de Feiras de Pequenos Negócios em vários pontos da cidade. Até 30 de novembro, as vendas acontecem nos terminais de ônibus (Siqueira, Papicu, Messejana, Antônio Bezerra, Parangaba, Lagoa e Conjunto Ceará), sempre das 8h às 18h.

O Projeto também conta com seis boxes localizados na Feirinha da Beira Mar, que contemplam beneficiários dos projetos Costurando o Futuro, Nossas Guerreiras e Feira de Pequenos Negócios. Os boxes funcionam todos os dias, das 17h às 22h. “São espaços na melhor vitrine de Fortaleza para ajudar na renda de quem mais precisa”, enfatiza o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

As feiras de pequenos negócios têm o objetivo de estimular a geração de emprego e renda para os pequenos empreendedores da cidade. Em funcionamento desde 2014, foram realizadas 3.250 feiras e cadastrados 2.554 pequenos empreendedores, movimentando mais de R$ 8,8 milhões na economia de Fortaleza.

Os interessados em comercializar produtos nas feiras devem entrar em contato com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) pelo telefone 0800 081 4141. Para realizar o cadastro, basta apresentar RG, CPF, comprovante de endereço, além da amostra do produto.

Serviço:
Programação das Feiras de Pequenos Negócios
Data: até 30 de novembro de 2023

Funcionamento: segunda à sábado, 8h às 18h
Terminal Siqueira (Av. General Osório de Paiva, 2955 – Vila Peri)
Terminal Papicu (Rua Pereira de Miranda, 187 – Papicu)
Terminal Messejana (Av. Jornalista Tomaz Coelho, 245 – Messejana)
Terminal Antônio Bezerra (Av. Coronel Carvalho, 3780 – Antônio Bezerra)
Terminal Parangaba (Av. Pedro Ramalho, 130 – Parangaba)
Terminal Lagoa (Rua Gomes Brasil, 555 – Parangaba)
Terminal Conjunto Ceará (Av. L, 113 – Conjunto Ceará II)

Funcionamento: todos os dias, 17h às 22h
Feirinha da Beira-Mar (Avenida Beira-Mar, 2800)

Desembargadora Germana Moraes é a personalidade do ano no Prêmio ACOMAC-Ceará


A Desembargadora Germana Moraes é a grande agraciada na categoria Personalidade do Ano da 8ª Edição do Prêmio Acomac Ceará, que homenageia personalidades da sociedade cearense e premia empresas da indústria e comércio de materiais de construção em diversas categorias com atuação na capital e interior do estado. O evento será realizado pela Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (Acomac-CE), no próximo dia 28 de novembro, no Teatro RioMar, em Fortaleza.

Germana Moraes Germana de Oliveira Moraes é juíza federal e professora com pós-doutorado em Direito Constitucional. Foi procuradora da Fazenda Nacional, juíza federal e, hoje, desembargadora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Integrou a primeira composição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Entre outras ações de destaque, ela coordenou a Rede do Novo Constitucionalismo Latino-americano e foi, duas vezes, representante na América Latina e no Caribe da Associação Internacional das Mulheres Juízas (IAWJ). Além disso, integra o Programa Harmonia com a Natureza da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo atuado em eventos da ONU em Nova York e Genebra. Na condição de mulher juíza no CNJ se destacou na implementação de políticas de gênero e conciliação. Participou da instalação dos Juizados especiais de Violência doméstica e familiar contra as mulheres e da liderança do Movimento pela Conciliação.

Premiações

Também serão agraciados com o Prêmio Acomac Ceará – Destaques do ano a empresária Mariana Mota, sócia-diretora da Cerbras; e Danilo Serpa, Diretor-Presidente da  Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece). 

“Temos a grande honra de reconhecer, neste Prêmio Acomac Ceará – Destaques do ano, essas personalidades com tantas ações realizadas em prol da sociedade e da economia cearense e do Brasil. São pessoas visionárias que estão sempre em busca de engrandecer o nosso país, dentro das suas áreas de atuação”, comenta o Presidente da Acomac Ceará, Carlito Lira.  

A concorrida solenidade de premiação é um dos principais eventos corporativos do Ceará e acontece no próximo dia 28 de novembro, às 18h30, no Teatro do RioMar Fortaleza.

Assembleia Legislativa realiza seminário para discutir os desafios do saneamento rural no Ceará

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), realizou hoje, 14, de manhã, no auditório das Comissões da Casa, o seminário intitulado “Desafios do Saneamento Rural”, que foram apresentados no Pacto pelo Saneamento Básico do Ceará. Participaram do encontro, os secretários executivos de Desenvolvimento Agrário e o de Fomento Produtivo e Agroecologia da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Marcos Jacinto e Pedro Neto; o deputado Missias Dias, representado pelo assessor Júnior Mendes; a secretária executiva do Conselho de Altos Estudos, Luiza Martins e o deputado Renato Roseno, representado pelo assessor Wellington Romão, além de representantes de órgãos estaduais ligados ao tema e de técnicos dos Conselho de Altos Estudos e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR).

Para a secretária executiva do Conselho de Altos Estudos, Luiza Martins, o principal desafio agora é implementar a governança do Pacto pelo Saneamento Básico. “Essa é a grande inovação. É o pós Pacto, ou seja, é o que fazer com as informações que foram levantadas e com o que foi agendado como de extrema importância para que tenha continuidade. Precisamos transformar essa política numa política de estado”, complementa. Luiz ressalta que faz parte também das funções do legislativo analisar, fiscalizar e propor políticas públicas, visando sempre o bem comum da população.

Segundo a coordenadora técnica do Pacto pelo Saneamento Básico, Rosana Garjulli, existem desafios de implantação e gerenciamento, tanto do abastecimento como do esgotamento sanitário nas áreas rurais. “A questão dos resíduos sólidos também representa um problema significativo, porque todos os lixões que ainda existem a céu aberto no estado estão na periferia das cidades, mas normalmente nas áreas rurais”, explica. Para Rosana, os principais desafios hoje na área do saneamento rural são o financiamento para a universalização do serviço, uma legislação específica para o setor, o fortalecimento institucional e tecnologias adaptadas à realidade do rural.

Já o secretário executivo de Desenvolvimento Agrário, Marcos Jacinto, diz que o saneamento básico no meio rural por suas próprias características, inclusive de populações difusas, torna-se ainda mais desafiador. Ele informa que o Governo do Estado do Ceará tem buscado juntar os diversos órgãos, as entidades e as parcerias para pensar os desafios e definir estratégias para o enfretamento dessa pauta do saneamento rural. “Nós temos clareza que avançamos muito no aspecto do acesso à água, que é um dos elementos do saneamento, mas temos o entendimento que precisamos também avançar no tema do esgotamento sanitário, no tema dos resíduos sólidos que estão dentro dessa pauta do saneamento. E é nessa perspectiva que estamos aqui hoje juntando o conjunto de parceiros, órgão do estado do Ceará, secretarias e Assembleia Legislativa, que tem cumprido o papel importante de promover esse debate”, conclui.

No período da tarde, o seminário teve continuidade no prédio anexo II da Assembleia quando os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir os desafios do saneamento rural nas seguintes áreas: infraestrutura para universalização do saneamento básico rural; estruturação do Sistema de Informações (SIASAR); fortalecimento, planejamento e coordenação integrada do saneamento básico rural; soluções técnicas adequadas à zona rural e marco regulatório para o saneamento básico rural. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de conhecer as proposições já existentes para o saneamento rural, discutir atualizações de programas e projetos, além de analisar de que forma suas instituições podem colaborar nessas ações.