Corridas de Rua: como é a preparação de quem vai encarar uma meia maratona pela primeira vez

Está cada vez mais latente a importância de se praticar atividades físicas no dia a dia. Dentre os diversos benefícios, estão a melhora da qualidade de vida, disposição no dia a dia e prevenção de doenças crônicas. Em Fortaleza, um esporte vem se destacando e ganhando mais adeptos a cada dia, a corrida. Nos últimos anos, a cidade ganhou o status de capital de corridas de rua no nordeste e conta, hoje, com mais de 110.000 mil praticantes. 

“É a modalidade esportiva, de maneira organizada, mais praticada na capital cearense. Entre atletas profissionais e amadores, é uma atividade muito democrática, para todas as idades, sexos e classes sociais, e que é praticada se utilizando de espaços públicos. A corrida de rua em Fortaleza não tem sazonalidade, e movimenta uma economia cada dia mais crescente na cidade”, comenta Fernando Elpídio, promotor de eventos esportivos em Fortaleza, e idealizador da 21K Terra da Luz.

É o caso da administradora de 38 anos, Lara Pinheiro, que começou na corrida há um ano por influência de uma amiga e hoje só falta aos treinos quando está lesionada. “No início não queria muito. Não era algo que eu achava que iria gostar de praticar. Comecei, semana a semana fui vendo que era um desafio diário, sou movida por desafios, comecei a estudar o esporte e acabei viciando na corrida”, comenta a administradora.

Na corrida, um dos objetivos dos praticantes é ir aumentando a distância percorrida com o passar dos treinos e competições, Lara, que em um ano no esporte já percorreu as distâncias de 10 e 15km, vai se desafiar mais uma vez, correndo uma meia maratona, 21km. A atleta irá participar da corrida 21K Terra da Luz, no dia 17 de dezembro, na Beira-Mar, e conta que a decisão veio a partir da sua evolução no esporte.

“Após completar meus 10km com êxito na Maratona do Rio, continuei no meu planejamento, sempre buscando melhorar meu tempo e aperfeiçoar minha técnica de corrida. Corri 15km em julho, em uma prova aqui em Fortaleza, foi minha distância mais longa até então. Falei com o meu professor sobre se já conseguiria fazer uma meia maratona e ele disse que sim, Fiz os testes de tempo para iniciar o ciclo e estou treinando desde então para esse objetivo”, explica.

Preparação em tempos de ondas de calor

Fazer uma meia maratona não é uma tarefa fácil, principalmente para quem irá fazer pela primeira vez. O Profissional de Educação Física, Thiago Pimenta, explica como deve ser feita a preparação para quem está começando no esporte e pensa, no futuro, chegar em uma meia maratona. 

“A preparação tem que ser feita em 3 frentes. Primeiro a liberação para prática de atividade física por um médico, depois a avaliação de um profissional de educação física, que vai ver a parte de mobilidade, composição corporal, nível de gordura, massa muscular, força, para então dar início a preparação física, que deve ser alinhada com um programa nutricional, feito por um nutricionista, pois, durante o ciclo de treinamentos, a pessoa vai precisar ingerir líquidos e alimentos que favoreçam a resistência e recuperação”, explica Thiago.

Ainda de acordo com o profissional de educação física, nesse período, em que estão sendo sentidas ondas de calor muito fortes em Fortaleza, a preparação para os corredores, que já era rígida, passa a ser mais importante ainda, tanto nos treinamentos, quanto nos afazeres do dia a dia. “Nesse período do ano, amanhece mais cedo em Fortaleza, então com mais incidência de sol, afeta diretamente o corredor. Para prevenção, é o protetor solar e uma boa hidratação, principalmente durante o dia, quando não está treinando. Aí entra também o nutricionista, que pode fazer esse controle de ingestão de líquidos”, informa o profissional.

Lara Pinheiro conta que também está sentindo o calor durante sua rotina de treinamentos, o que acaba afetando o desempenho, mas que está seguindo à risca as orientações dos profissionais que a acompanham, com uma boa hidratação e isotônicos. Além disso, ela explica que faz uma alimentação especializada voltada para corrida, com sua nutricionista, que ajuda a prevenir lesões e aumenta a imunidade, força e resistência.

“Treino quatro vezes por semana, iniciando às 5h da manhã e finalizando às 6:30h, em média, durante a semana. Tenho sentido bastante nos treinos, principalmente nos sábados, por serem treinos mais longos. Mesmo iniciando às 5:30h da manhã, 7h geralmente estamos finalizando, o período é bem sofrido”, finaliza a atleta.

21K Terra da Luz

A 21K Terra da Luz, meia maratona que Lara Pinheiro está se preparando para correr, acontece no dia 17 de dezembro, com largada na Via Paisagística da Avenida Beira Mar, em Fortaleza, a partir das 5h da manhã. Promovida pela Nova Letra Eventos Criativos, a corrida conta com três categorias diferentes, 5km, 10km e a categoria principal, a meia maratona de 21km.

Na edição de 2023, a quinta edição da corrida, a 21K Terra da Luz reforça a identificação histórica com a cidade de Fortaleza e o estado do Ceará. Durante o percurso, os participantes terão como paisagem a Estátua de Iracema Guardiã, Praça Cristo Redentor, Dragão do Mar, Teatro São José, Estátua Santa Edwiges da Leste Oeste, Mercado dos Peixes, dentre outros.

Unimed Fortaleza aposta em inovação e fecha parceria com a Universidade de Fortaleza

A iniciativa faz parte do planejamento estratégico da cooperativa que tem por objetivo viabilizar a execução de projetos que fortaleçam a cultura, a estratégia e a execução de inovação nas unidades da Unimed Fortaleza. “Queremos aproveitar a expertise e a infraestrutura de pesquisa da Unifor para impulsionar a inovação no setor de saúde, tendo a possibilidade de colaborar com o desenvolvimento de tecnologias emergentes, ter acesso a talentos e a formação de profissionais altamente qualificados no campo da saúde, além de capacitações na área para os nossos profissionais. Será uma troca de conhecimento e experiências”, conta Dr. Flávio ibiapina, diretor Administrativo Financeiro.

Neste primeiro momento, três áreas serão priorizadas pelas duas instituições: Saúde Digital, tendo como foco tecnologias como aplicativos de saúde, telemedicina e plataformas de monitoramento de pacientes, além de soluções em jornada de usuários e processos de negócio; Pesquisa Clínica, com desenvolvimento de novos tratamentos, medicamentos e protocolos clínicos; e Gestão em Saúde, com a busca de inovação nos sistemas de gestão hospitalar, na eficiência operacional e na experiência do paciente.

As duas instituições ainda estão aperfeiçoando o planejamento de ações, mas já é possível prever algumas boas notícias que vêm por aí. “Podemos dizer que essa colaboração entre a Unimed Fortaleza e a Unifor será como um motor que vai impulsionar a inovação em Fortaleza fortalecendo o ecossistema de inovação local e estabelecendo a cidade como um centro de referência em saúde e tecnologia. Estamos muito otimistas com a possibilidade de desenvolver soluções inovadoras para melhorar ainda mais a qualidade e eficiência dos serviços de saúde que oferecemos para a população”, destaca Dr. Flávio

O vice-reitor de Pesquisa da Universidade de Fortaleza, professor Milton Sousa, também está estusiasmado com a parceria.  “A trabalho colaborativo entre Unifor e Unimed Fortaleza, operacionalizado pelo Unifor Hub, será uma excelente oportunidade para trocar experiências e gerar inovações na área da saúde. Tenho certeza que teremos ótimos resultados, pois ambas organizações estão bastante empenhadas e com foco em inovar”.

SV Elétrica Express inaugura nova loja em Fortaleza com foco no autoatendimento

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), o faturamento do setor eletroeletrônico atingiu R$ 218,2 bilhões no ano de 2022, com crescimento nominal de 3% em relação ao realizado em 2021. E o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Setor Eletroeletrônico, conforme dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria) agregados pela Abinee, aumentou 5,3 pontos no mês de fevereiro deste ano, em relação ao mês anterior, atingindo 51,1 pontos. O ICEI varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos mostram confiança do empresário industrial e abaixo de 50 pontos apontam falta de confiança. É nesse cenário favorável que a SV Express avança com seu plano de expansão.  

Em uma área construída de 5.000 m² e investimento aproximado de R$ 10 milhões, a mais nova loja da SV Express nasce com foco voltado para a praticidade no dia a dia, trazendo consigo o conceito inovador de autoatendimento que vai proporcionar aos clientes a liberdade de explorar um amplo portfólio com mais de 6.000 produtos diferentes com autonomia e agilidade. “Queremos que nossos clientes tenham a melhor experiência ao terem acesso fácil aos produtos, podendo escolher e experimentar os itens de acordo com suas necessidades. O autoatendimento é a nossa aposta para isso, por ser um estilo que propicia eficiência no atendimento, agilidade e maior autonomia na jornada de compra”, conta Júnior Frota – Diretor de operações.

A SV Express está há 33 anos no mercado de materiais elétricos, iluminação, automação, ferramentas e rede de dados.  Com a inauguração da filial, que acontecerá no próximo dia 9 de dezembro, a empresa prevê ter um aumento de 20% em seu faturamento anual.

Localização Estratégica

Situada na movimentada Avenida Washington Soares, a loja oferece conveniência aos clientes, facilitando o acesso a uma variedade de produtos essenciais para projetos elétricos. “Nosso portfólio é muito variado com produtos desde o mais simples interruptor e lâmpada até um transformador para uma subestação ou carregador para carro elétrico. Queremos que nosso cliente encontre tudo o que precisa em um só lugar, para garantir a otimização do seu tempo”, comenta Frota. O endereço também conta com um estacionamento amplo e moderno, com capacidade para quase 100 veículos, incluindo carregador para carros elétricos e gerador de energia solar fotovoltaica, que traz vários benefícios ao meio ambiente, tudo alinhado à visão sustentável da SV Express.

Campanha Eletric Day SV

O Electric Day SV está imperdível. Para fortalecer a campanha de inauguração da nova loja, no sábado, dia 9 de dezembro, a SV Express está apostando em uma série de ativações para conectar a marca com os consumidores finais, contando com a presença do apresentador de TV, palestrante e locutor Ciro Bottini, como garoto propaganda. E, além do desconto de 40% em todos os produtos disponíveis na nova loja, podendo ser parcelado em até 10 vezes sem juros, a SV Express fará também sorteio de prêmios como XBox, TV Smart, adega, cadeira de games e outros.  E quem fizer compras a partir de R$ 300,00 vai participar do sorteio de uma moto zero quilômetro.

Durante o dia, os clientes serão recebidos com um coquetel e poderão ainda se divertir e interagir com os mascotes dos times do Ceará, Fortaleza e Ferroviário.

Tradição de Qualidade e Comprometimento

Com décadas de atuação no mercado, a SV Express reforça seu compromisso com a qualidade e a excelência no atendimento ao expandir seus serviços em Fortaleza. A nova loja é um marco na trajetória da empresa, destacando-se pelo design moderno, variedade de produtos e aprimoramento da experiência de compra.

Inauguração:
Data: 09/12 (sábado)
Horário: 08 às 16h
Local: Avenida Washington Soares, 6450

Junior Achievement Ceará comemora 18 anos de transformação social

Para marcar os 18 anos de atuação no Ceará, a Junior Achievement (JA) vai realizar um almoço comemorativo nesta quarta-feira (06), às 12h, no Pipo Restaurante. O evento vai reunir representantes das empresas mantenedoras e gestores das instituições parceiras da organização.

Entre as presenças destacam-se Igor Queiroz Barroso, presidente do Conselho de Administração do Grupo Edson Queiroz (GEQ) e presidente do Conselho Diretor da JA Ceará; Aline Ferreira, presidente do Conselho Consultivo da JA Ceará e Vice-presidente Comercial e Financeira do Grupo Aço Cearense; Vladyson Viana, secretário do Trabalho do Ceará; e Max Quintino, secretário chefe da Casa Civil. A programação contará também com apresentações do poeta Bráulio Bessa e da Camerata da Unifor.

Transformação social

As Organizações da Sociedade Civil (OSC) têm desempenhado um papel fundamental na luta global contra a fome, a pobreza e na promoção de atividades educacionais. Um exemplo é a Junior Achievement (JA), uma organização que trabalha desde 1919 para levar conhecimentos sobre empreendedorismo, educação financeira e o mercado de trabalho para jovens em todo o mundo, com mais de 100 países alcançados. No Brasil, a JA tem uma história de 40 anos de atuação, entregando mais de 6 milhões de experiências de aprendizagem. 

A JA Ceará, ao longo de 18 anos, tem sido uma força transformadora no estado. Fundada em abril de 2005, a organização oferece programas educativos voltados para o empreendedorismo, beneficiando crianças, adolescentes e adultos em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio das Secretarias da Educação (Seduc) e Proteção Social (SPS). Durante quase duas décadas, mais de 243.831 alunos e mais de 6.347 orientadores (professores e voluntários) foram impactados nas 127 cidades já beneficiadas pelos seus programas.

O sucesso das iniciativas da JA Ceará é resultado de parcerias sólidas com empresas e instituições comprometidas com a transformação social. Colégio Ari de Sá Cavalcante, IAX Imobiliária, Esmaltec Eletrodomésticos, Grupo Aço Cearense, Hapvida NotreDame Intermédica, Minalba Brasil, Nacional Gás, North Shopping Fortaleza, 3 Corações, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), TV Verdes Mares e Fundação Edson Queiroz (Unifor) têm desempenhado papéis fundamentais para impulsionar os programas educacionais da organização.

Mais de 220 crianças são presenteadas no Natal Solidário da Karsten


A Karsten promoveu no fim de semana mais uma edição do seu Natal Solidário, campanha onde funcionários da empresa selecionam crianças de famílias em situação de vulnerabilidade para serem presenteadas pelo Papai Noel. Mais de 220 crianças receberam presentes em uma grande festa na sede da empresa, em Blumenau.

Para participar, as famílias foram previamente cadastradas e os colaboradores selecionaram crianças para a doação do presente, acompanhado de uma caixa de chocolate. O Natal Solidário Karsten teve sua primeira edição em 2015 e, desde então, nenhuma criança cadastrada ficou sem presente, sendo todas contempladas. A festa celebrou o fim do ano e contou com a participação do protagonista da vez: o Papai Noel, que chegou para alegrar todas as famílias, da comunidade e dos funcionários da empresa.

A ação solidária deste ano mantém os números dos anos anteriores, tendo em 2021 e 2022 aproximadamente 300 crianças beneficiadas. “O Natal Solidário é mais do que uma ação solidária, é a expressão tangível da união e empatia que permeiam nossa equipe, pois ao presentear essas crianças, estamos proporcionando alegria e esperança também. Além disso, reforçamos o valor da solidariedade na cultura empresarial, somos mais de 2,5 mil trabalhadores, cada um com sua realidade, mas, ao nos unirmos por meio dessa iniciativa, mostramos que, juntos, podemos fazer a diferença e impactar positivamente as vidas de muitos”, comenta  Patrícia Conradt Diniz, gerente de Gestão de Talentos da Karsten, reforçando que o sucesso desta ação reforça a importância de estender as mãos para contribuir para um mundo mais solidário e acolhedor.

Sobre a Karsten

Com 141 anos de história, a empresa têxtil do Vale do Itajaí é referência no setor e possui uma cultura organizacional humanizada, guiada pela competência “Gostar de Gente”. É considerada a sexta empresa mais longeva do Brasil, com 141 anos de história, impulsionada pela renovação, transformação e inovação. A marca traz o que há de mais moderno, com tecnologia de ponta nas linhas de cama, mesa, banho e tecidos para decoração. Solidez e superação são alguns dos valores que regem a companhia sediada em Blumenau, Santa Catarina, onde emprega mais de dois mil colaboradores. Considerada hoje uma das marcas mais conceituadas do setor nacional e internacional, atua em diversos canais, como lojas próprias, especializadas, de departamento e autosserviço. Atualmente está presente em mais de 20 países e aproximadamente 7 mil pontos de venda no Brasil, além de  lojas próprias nas cidades de Blumenau, Porto Belo, Florianópolis, Balneário Camboriú, Curitiba, Maringá, Campo Largo, Londrina, Porto Alegre e São Paulo. Proporcionando tecnologias capazes de elevar o sentimento de aconchego, por meio do sentir e experienciar do toque, a empresa aposta em oferecer sempre uma qualidade superior em seus produtos. É possível conferir todas as novidades da Karsten no site www.karsten.com.br

Inscrições abertas para a 4ª convocação do Projeto Meu Carrinho Empreendedor

A Prefeitura de Fortaleza abriu, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), edital de chamada pública para seleção de ambulantes para participar do Projeto Meu Carrinho Empreendedor. Os empreendedores selecionados receberão capacitações gratuitas, além dos carrinhos custeados e padronizados para vender batata frita, tapioca, pipoca ou churrasco. A 4ª convocação tem início nesta segunda (04/12) e segue até o dia 8 de janeiro de 2024. A ação beneficiará mais 100 empreendedores com carrinhos de churrasco (20), batata frita (30), tapioca (25) e pipoca (25).

Confira o edital na íntegra (https://drive.google.com/file/d/1UF1LBTh9FILYWvhhql9eSGzFAvqaiTOE/view)

Os interessados podem procurar orientação para inscrição na Unidade de Atendimento do Desenvolvimento Econômico (Avenida Santos Dumont, 2500 – Aldeota – entrada pela rua Tibúrcio Cavalcante). Além de preencher a ficha de inscrição, é necessário ser maior de 18 anos, ser hipossuficiente em renda, apresentar cópia de documento oficial com foto, CPF, inscrição no Cadastro Único ou declaração que é isento no Imposto de Renda e comprovante de residência. Todo o processo de seleção é gratuito e destinado para moradores de Fortaleza.

Os envelopes com as inscrições devem ser entregues na Central de Licitações da Prefeitura de Fortaleza (CLFor), localizada na avenida Heráclito Graça, 750, no Centro.

Ao todo, o Projeto Meu Carrinho Empreendedor ofertará 610 carrinhos para empreendedores locais, ao longo de seis convocações em 12 meses. Nas 1ª, 2ª, 3ª (encerradas), 4ª e 5ª convocações, serão ofertados, em cada uma, 20 carrinhos de churrasco, 30 carrinhos de batata frita, 25 carrinhos de pipoca e 25 carrinhos de tapioca. Na 6ª convocação, serão ofertados 20 carrinhos de churrasco, 50 carrinhos de batata frita, 15 carrinhos de pipoca e 25 carrinhos de tapioca, além do quantitativo previsto remanescentes das convocações anteriores, se houver.

1ª convocação: 3 de julho de 2023, às 10h – ENCERRADO
2ª convocação: 4 de setembro de 2023, às 10h – ENCERRADO
3ª convocação: 6 de novembro de 2023, às 10h – ENCERRADO
4ª convocação: 4 de dezembro até 8 de janeiro de 2024, às 10h – INSCRIÇÕES ABERTAS
5ª convocação: 8 de março de 2024, às 10h
6ª convocação: 8 de maio de 2024, às 10h

Serviço
Inscrições para o Projeto Meu Carrinho Empreendedor
Retirada de fichas de inscrição e entrevista de perfil socioeconômico: sede da SDE (Av. Santos Dumont, 2500 – Aldeota – entrada pela Rua Tibúrcio Cavalcante)
Entrega de envelopes: Central de Licitações de Fortaleza (Av. Heráclito Graça, 750 – Centro)

Solução gratuita busca aumentar a competitividade de bares e restaurantes

Com mais da metade (64%) dos bares e restaurantes operando em prejuízo ou estabilidade, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realizada em outubro, os empreendedores têm buscado alternativas para driblar obstáculos que reverberam desde a pandemia. Uma das alternativas encontradas é o UP, uma solução gratuita que busca tornar os estabelecimentos mais competitivos e eficientes. 

Lançado pela Abrasel, o UP permite que gestores avaliem o desempenho de seus negócios em aspectos como atendimento, limpeza, produto, vendas e marketing, responsabilidade empresarial, facilidades, gestão econômica e financeira, gestão de pessoas e tecnologia, permitindo ainda comparar os resultados com a média de outros estabelecimentos, tanto pela geolocalização quanto por segmentação do negócio.

Isso permite, por exemplo, que uma lanchonete compare suas notas com a média de outras lanchonetes da mesma região, entendendo em quais dos nove aspectos performa acima ou abaixo da média, permitindo que os ajustes necessários sejam feitos para tornar o negócio mais competitivo. O UP aponta ainda quais ajustes podem ser feitos para melhorar a pontuação em quaisquer dos requisitos.

“O UP é uma solução criada para apoiar o empreendedor em todas as etapas da jornada de crescimento de seu bar ou restaurante. No UP, o empresário tem auxílio para entender melhor o seu negócio, enxergá-lo dentro do mercado em que compete, simular medidas práticas que impactam na competitividade e receber recomendações para o desenvolvimento da empresa”, diz Daniel Borges, líder de marketing da Abrasel.

Desse modo, a gestão é facilitada, como aponta André Candreva, proprietário do bar Candreva, em Campinas. “Com relação aos dados, o que entendo como mais importante são as simulações possíveis. Por exemplo, se você vê algum critério que sua empresa não está indo bem, você simula como melhorar o fator. Além disso, ainda tem as indicações que o UP oferece para a melhoria dos bares e restaurantes”, comenta. 

Decisões baseadas em dados

Entender quais pontos merecem atenção da gestão é fundamental para os negócios se tornem mais produtivos e eficientes. Um exemplo disso são os dados coletados por uma pesquisa feita pelo Sebrae junto à Abrasel, também divulgada em outubro. No levantamento, a limpeza e a higiene dos estabelecimentos aparecem como os principais critérios considerados pelo cliente na hora de escolher um bar ou restaurante. Apesar disso, apenas 62,9% dos empreendimentos que já aderiram ao UP dizem possuir excelência nas condições higiênicas.

De acordo com um diagnóstico nacional realizado a partir dos dados coletados pelo UP, foi possível entender onde os bares e restaurantes em todo o país têm acertado e onde há espaço para melhorias no que diz respeito aos serviços oferecidos aos clientes. De acordo com a solução, o grande problema tem sido o atendimento: 35% das empresas classificam como crítico ou insatisfatório o modo como atendem os clientes e apenas 14% dizem que é excelente. 

Os empresários interessados em aderir ao UP Abrasel devem acessar o site www.abrasel.co/imup e se cadastrar. A solução é online, gratuita e cumpre as regras da Lei Geral de Proteção de Dados, sendo segura em relação às informações de quem se cadastra.

Instituto Aço Cearense realiza campanha solidária para doações de presentes de Natal a 600 crianças carentes dos estados do Ceará, Pará e Tocantins

O Instituto Aço Cearense, braço social do Grupo Aço Cearense, está realizando mais uma campanha Abraço Feliz, que tem a finalidade de incentivar nos colaboradores do Grupo o sentimento da solidariedade e, ao mesmo tempo, levar um pouco de amor a crianças em situação de vulnerabilidade social. A campanha é realizada nos estados do Ceará, Pará e Tocantins, onde existem empresas do Grupo. No período de 30 de novembro a 11 de dezembro serão realizados eventos para a entrega de presentes a 600 crianças, que possuem de 5 a 10 anos de idade, pertencentes a 36 instituições atendidas pelo Instituto. 

Todos os anos, as crianças escrevem cartinhas com seus pedidos natalinos que são adotadas pelos colaboradores das empresas do Grupo Aço Cearense: SINOBRAS (PA), SINOBRAS Florestal (TO), Aço Cearense Comercial (CE), Aço Cearense Industrial (CE) e a mais nova empresa, Aço Cearense Logística (CE). A presidente do Instituto Aço Cearense, Rosemeire Matos, destaca a importância da campanha Abraço Feliz: “Estamos perto de encerrar mais um ano de muitas conquistas, mas também de muito trabalho e o nosso sentimento é de gratidão. Poder abraçar, presentear e fazer essas crianças felizes, é um sentimento muito maravilhoso para todos nós. Cada gesto de amor ao próximo traz esse espírito de solidariedade que é tão significativo para manter o verdadeiro espírito de Natal na humanidade”, destaca.

Confira os locais,  por estado, onde serão realizados os eventos de entrega dos presentes: 

Caucaia/ Ceará: 

– Local: Associação Escola de Campeões 

– Endereço: Rua Raimundo Nonato Alexandre,  Nº 1273, bairro Camurupim, Caucaia – Ceará 

– Horário: das 14h às 16h

São Bento/ Tocantins: 

– Local: antigo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de São Bento

– Endereço: Rua Pedro Ramos, Nº 480, bairro Centro, São Bento – TO

– Horário: das 9h às 11h 

Marabá/ Pará: 

– Local: Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente- FUNCAD

– Endereço: Rua do Aeroporto,  Nº 128, bairro Amapá, Marabá – PA 

– Horário: das 18h às 20h 

Sobre o Instituto Aço Cearense 

Como parte dos objetivos do Grupo Aço Cearense está o desenvolvimento social, cultural e econômico das comunidades onde as suas empresas atuam. Baseado nesses princípios, o Grupo criou, há 13 anos, o Instituto Aço Cearense (IAC) que desenvolve um importante trabalho na área social, apoiando entidades do terceiro setor, que estão engajadas com esporte, empreendedorismo e assistência a crianças, jovens e idosos. Em 2022, o Instituto investiu R$376 mil (por mês) em ações realizadas nas 34 instituições atendidas, o que totalizou cerca de 294.313 beneficiários impactados diretamente nos três estados onde atua: Ceará, Pará e Tocantins. 

Desde a fundação, o Instituto já investiu mais de R$ 28,5 milhões em 252 Instituições, totalizando mais de 454 mil pessoas beneficiadas nos três estados, o que reforça seu compromisso em busca de criar um ambiente que opere de acordo com as boas práticas ambientais, sociais e de governança.

Comece 2024 com a saúde em dia por meio da medicina preventiva

Para começar 2024 com muita saúde, é importante investir em um plano alimentar saudável, atividades físicas e claro, check up por meio da medicina preventiva que  desempenha um papel crucial na manutenção da saúde da população, sendo os exames laboratoriais  a pedra angular dessa abordagem preventiva. 

A medicina preventiva  prioriza a prevenção de doenças em vez do tratamento de quadros já estabelecidos. Essa abordagem é fundamental para manter as pessoas saudáveis e reduzir os prejuízos associados às doenças, especialmente às graves.

Neste contexto, os exames laboratoriais desempenham um papel essencial, pois ajudam na detecção precoce de doenças, monitoramento da saúde e adoção de medidas preventivas.

Atualmente existem vários exames no mercado, a Bioclin, por exemplo, possui mais de 200 produtos, que abrangem uma ampla variedade de exames laboratoriais. Esses produtos desempenham um papel vital no diagnóstico precoce e no monitoramento de condições de saúde. A empresa se destaca por manter padrões rigorosos de qualidade, garantindo que os resultados dos exames sejam confiáveis, precisos e seguros para todas as partes envolvidas: pacientes, médicos e laboratórios.

Esse é um dos maiores trunfos da realização periódica de exames: a detecção precoce de várias condições de saúde. Muitas doenças, como o câncer, doenças cardíacas, diabetes e disfunções hepáticas, podem ser assintomáticas em suas fases iniciais.

Realizar exames laboratoriais regulares permite identificar anormalidades precocemente, possibilitando um tratamento mais eficaz e aumentando as chances de cura e de um prognóstico melhor.Por exemplo, o câncer de mama, de colo do útero e de ovários têm altas taxas de cura quando detectados precocemente.

Os exames laboratoriais, como as dosagens de CA125, CEA e CA15-3 são essenciais para o rastreamento antecipado desses e de outros tipos de câncer. Além disso, condições como diabetes e hipertensão podem ser gerenciadas de forma muito mais eficaz com intervenções precoces, como mudanças na dieta e estilo de vida.

Os exames laboratoriais também desempenham um papel fundamental no monitoramento da saúde de pacientes com condições crônicas. Pessoas com doenças como diabetes, HIV, doenças cardíacas ou renais requerem monitoramento constante de parâmetros específicos, como níveis de glicose no sangue, carga viral e outros marcadores.

Desta forma, os médicos podem fazer ajustes terapêuticos conforme necessário, garantindo um maior controle dos quadros.O monitoramento regular da saúde também é importante para avaliar o progresso de tratamentos e intervenções, sejam elas preventivas ou curativas.

Os exames laboratoriais fornecem informações precisas que permitem que os médicos ajustem as estratégias de tratamento com base em dados concretos. O acompanhamento periódico reduz a necessidade de tratamentos complexos e, consequentemente, mais onerosos e desgastantes para o paciente e para o sistema de saúde como um todo.

Associação Caatinga cria jogo de tabuleiro para promover conservação ambiental entre crianças e jovens

“Avance duas casas se você protegeu um animal ameaçado de extinção” ou “fique uma rodada sem jogar por causa de um incêndio”. Esses e outros comandos fazem parte do “Somos a Floresta”, um jogo de tabuleiro que visa incentivar o cuidado com a natureza de forma lúdica e didática e debater a conservação do meio ambiente em escolas. A iniciativa é uma ação do projeto No Clima da Caatinga (NCC), realizada pela Associação Caatinga (AC) e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, com o apoio de mais quatro projetos socioambientais: Florestas de Valor, Raízes do Puru, Semeando Água e Viveiro Cidadão.

“O ‘Somos a Floresta” é uma ferramenta de educação ambiental que visa não apenas a transmissão de conhecimentos, mas também estimula a mudança de atitudes e comportamentos relacionados às questões ambientais”, enfatiza Marília Nascimento, coordenadora de educação ambiental da AC.

A Associação Caatinga irá distribuir exemplares do jogo para as escolas que estão localizadas nas comunidades rurais dos arredores da Reserva Natural Serra das Almas, unidade de conservação privada gerida pela Associação Caatinga desde 2000 com o apoio do projeto No Clima da Caatinga. A área protegida está localizada entre Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). Além disso, o jogo também está disponível para ser baixado gratuitamente no site do projeto.

Aidee Araújo, agente de educação ambiental da AC e uma das idealizadoras da ferramenta, explica que o “Somos a Floresta” pode ser uma estratégia eficaz para professores que querem levar a temática da conservação ambiental para dentro da sala de aula. “Esse jogo proporciona uma abordagem didática focada em diversas questões ambientais para envolver os alunos de forma interativa e promover pensamento crítico, uma vez que crianças e jovens também aprendem brincando”. O “Somos a Floresta” é indicado para crianças acima de 6 anos de idade e pode ser jogado por até quatro pessoas ao mesmo tempo.

Os cinco projetos socioambientais envolvidos fazem parte da “Carteira Clima” do Programa Petrobras Socioambiental. O objetivo dessa rede é patrocinar projetos que buscam conservar e recuperar florestas e áreas naturais em todo o Brasil com foco na remoção e manutenção dos estoques de carbono, além da mitigação dos efeitos do aquecimento global.

“Por meio da Carteira Clima, esses cinco projetos dividem informações, desafios, experiências e, inclusive, têm a oportunidade de produzir um jogo de tabuleiro como o ‘Somos a Floresta’, então é muito gratificante ver essa rede funcionando e potencializando nossos resultados em busca de um meio ambiente protegido”, afirma Marília Nascimento.

Projeto No Clima da Caatinga

Realizado desde 2011 pela Associação Caatinga, o projeto busca contribuir para a mitigação dos efeitos do aquecimento global por meio de ações de conservação na Caatinga. A iniciativa trabalha em prol da adaptação climática de comunidades rurais do semiárido e da proteção dos recursos hídricos, das florestas e do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus). O projeto atua em sete eixos temáticos: criação de unidades de conservação, restauração florestal, disseminação de tecnologias sustentáveis, educação ambiental, apoio a políticas públicas, pesquisa científica e comunicação.

Projeto Florestas de Valor

O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), atua no bioma Amazônia, no estado do Pará, especificamente nas regiões sudeste, em São Félix do Xingu, e norte do estado, nos municípios de Alenquer e Oriximiná. Opera com três pilares fundamentais: sociobiodiversidade, bioeconomia e agroecologia. Atua disseminando tecnologias produtivas de baixo impacto e boas práticas de produção (Agroecologia; SAF; Extrativismo); apoiando a estruturação e escala das cadeias da sociobiodiversidade; agregando valor aos produtos do território para acesso a mercados diferenciados; estruturando negócios comunitários de impacto com foco na bioeconomia; e fortalecendo o desenvolvimento territorial e a autonomia das comunidades.

Projeto Raízes do Puru

O projeto é parte integrante de uma trajetória de trabalho da Operação Amazônia Nativa (OPAN) junto aos povos indígenas das regiões sul e sudoeste do Amazonas desde a década de 70. A iniciativa busca contribuir para a qualidade de vida dos povos indígenas, conservar a biodiversidade e mitigar as mudanças climáticas. O projeto apoia os povos Apurinã, Jamamadi, Banawa e Paumari, na bacia do Médio rio Purus, Deni e Kanamari do rio Xeruã, na bacia do Médio rio Juruá, na gestão ambiental e na proteção de seis Terras Indígenas.

Projeto Semeando Água

O projeto é uma iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e visa estabelecer um equilíbrio positivo no acúmulo de carbono na biomassa em comparação com as emissões atmosféricas, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e o fortalecimento da segurança hídrica no Sistema Cantareira. Isso é realizado por meio de estratégias integradas, como restauração ecológica, uso sustentável do solo em propriedades rurais, capacitação, educação ambiental e influência em políticas públicas. Essas iniciativas trazem benefícios para todos que dependem do Sistema Cantareira para o abastecimento de água potável.

Projeto Viveiro Cidadão

O projeto é desenvolvido pela Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé, é referência no centro-sul de Rondônia, focado em adequação ao código florestal, proteção de recursos hídricos, educação ambiental, produção sustentável e inovação. O projeto busca ampliar as ações de recomposição florestal de áreas da Amazônia, promovendo o incremento de estoques de carbono, redução de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), formação de corredores ecológicos e promoção da biodiversidade, por meio de ações educativas, envolvendo pequenos agricultores, mulheres, povos indígenas, comunidades tradicionais, negros e crianças em primeira infância.