Assembleia aprova projeto que institui Icapuí como terra da Renda Labirinto

A Assembleia Legislativa aprovou, durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (07/12), o Projeto de Lei 886/2023 proposto pela deputada Marta Gonçalves, que institui o município de Icapuí como a terra do artesanato Renda Labirinto. Conforme a deputada, o Projeto tem por objetivo fortalecer o incentivar esse tradicional artesanato, fortemente desenvolvido na região. O Renda Labirinto é um tipo de bordado brasileiro que foi introduzido por intermédio da colonização portuguesa durante o século XVII.
No Ceará, esse bordado, que é reconhecido mundialmente, tem suas peculiaridades dependendo da região onde é produzida. Na comunidade icapuiense existe uma produção já tradicional que preserva o saber popular característico e suas tradições. “A Renda Labirinto pode ser vista nas indumentárias dos sacerdotes, nas festas populares, nas toalhas de mesas das residências em dias de festa, no enxoval de cama, entre outros.

Comunidade Católica Shalom promove programação especial de Natal em Fortaleza

No período que antecede e durante o Natal, data em que é comemorado o nascimento do menino Jesus, a Comunidade Católica Shalom vai promover e  participar de uma série de ações e eventos gratuitos para a população cearense.

Em Fortaleza, a programação inicia com o Natal da Casa Ronaldo Pereira, que atende cerca de 150 crianças em situação de vulnerabilidade social no bairro Papicu. Para celebrar a data festiva, neste sábado (9), às 8h, haverá uma comemoração com entrega de presentes que foram pedidos em cartinhas escritas pelas crianças, música e muita fraternidade, com a presença dos familiares e benfeitores do projeto social. No evento, as famílias presentes também receberão uma cesta básica. A programação é iniciada com uma Missa no local.

Apresentações

No domingo, 10, a Comunidade Shalom participa do tradicional Natal de Luz, na Praça Portugal, às 18h30, com a apresentação do espetáculo musical natalino “Filho de Deus, Menino Meu”, uma produção original da Comunidade. O espetáculo teatral completa 13 anos em 2023, com apresentações em várias partes do mundo. Neste ano, o número vai contar com 15 atores e 10 pessoas na produção.

Já no domingo, dia 17, a programação da Comunidade Católica Shalom será no North Shopping Fortaleza, na Avenida Bezerra de Menezes, às 19h. Muita música e apresentação do espetáculo de Natal (um pequeno trecho do Filho de Deus, Menino Meu) serão apresentados para a população. Na sexta-feira, 22, às 19h, o mesmo espetáculo é apresentado no Shopping Benfica.

“Para nós é uma alegria muito grande podermos estar neste cenário cultural, alcançar pessoas que vão estar ali, buscando viver essa alegria do Natal. Nós vamos poder trazer para a sociedade essa peça que narra muito do nascimento de Jesus de uma forma bem nordestina, bem irreverente, que vai proporcionar uma grande experiência de Deus nesse tempo”, pontua Janaína Moreira, missionária e diretora do espetáculo.

Natal no Shalom dos Pobres

No Shalom Amigo dos Pobres, onde pessoas em situação de rua são atendidas no Centro de Fortaleza, a programação inicia às 16h da véspera do Natal, dia 24, com a missa de Natal na Praça José Bonifácio,no centro da cidade.  

Após a missa, às 17h, a população vai poder apreciar um coral de Natal  composto por irmãos atendidos no próprio Shalom Amigo dos Pobres. Em seguida, às 17h30, acontece a apresentação teatral nas manjedouras. Já a tradicional ceia de Natal será às 18h30. “Nós fazemos um momento de refeição, um banquete muito festivo, muito celebrativo, e encerramos às 20h”, destaca o coordenador da Casa São Francisco, Thacio Romano.

O Natal deste ano, no projeto, carrega a temática “Em busca de um lugar”. “Essa proposta desse tema nos fará refletir sobre o mistério do menino Deus que vai nascer e que precisa nascer em um lugar, em uma manjedoura, e que essa manjedoura pode ser o seu coração”, conclui Thacio.

Natal da obra

Os quase 30 centros de evangelização da Comunidade Católica Shalom preparam uma noite de celebração, a partir do dia 12, para os participantes de seus grupos de oração. O convite é aberto a todos que desejam celebrar o Natal cristão. Cada local tem programação própria, que inclui, música, teatro e momentos de confraternização.

Serviço

09/12: Natal da Casa Ronaldo Pereira: R. Joaquim Lima, 1415 – Papicu, às 8h00

10/12: Apresentação “Filho de Deus, Menino Meu” no Natal de Luz, na Praça Portugal, às 18h30.

17/12: Apresentação “Filho de Deus, Menino Meu” – North Shopping Fortaleza, na Avenida Bezerra de Menezes, às 19h

22/12: Apresentação “Filho de Deus, Menino Meu” – Shopping Benfica, na Av. Carapinima, 2200, às 19h

24/12: Natal Amigo dos Pobres – Praça José Bonifácio, Centro, 16h

TRT da 7ª Região homenageia Amílcar Silveira, presidente da Faec

O Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, recebe, nesta quinta-feira (7), a Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho, concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7).

Amílcar Silveira é o primeiro presidente da Faec a receber a honraria que, pela primeira vez, é concedida a um representante do setor agropecuário do Ceará. 

“Recebo essa honraria com muita responsabilidade e reafirmo o nosso compromisso com o Tribunal Regional do Trabalho e com a Justiça do Trabalho do Estado do Ceará. Agradeço a todos os desembargadores que me concederam essa importante comenda”, afirmou o presidente da Faec.

Homenageados

Assim como Amílcar Silveira, também receberão a medalha no grau de comendador, o Professor Custódio Luís Silva de Almeida (Reitor da UFC), Ivens Dias Branco Júnior (presidente do Grupo M. Dias Branco), Juiz Hermano Queiroz Júnior (presidente da Amatra VII) e Raimundo Martins Pereira (presidente da Fetraece).

O governador do Estado, Elmano de Freitas, e o prefeito de Fortaleza, José Sarto, também serão homenageados.

Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho

A Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho foi instituída em 1993 com o intuito de homenagear personalidades nacionais ou estrangeiras que se tenham destacado em quaisquer ramos do Direito ou pelos serviços prestados em prol da Justiça do Trabalho, da Cultura, da Ciência ou da Sociedade.

A entrega das comendas será feita bienalmente, no último dia útil anterior ao dia 8 de dezembro, sendo, na ocasião, homenageados os indicadas pelos membros do Conselho da Ordem nos seguintes graus: Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

Serviço:

Sessão solene para entrega de Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho

Data: 7 de dezembro de 2023.

Hora: 17 horas.

Onde: Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7). Av. Santos Dumont, 3384. Aldeota.

Grupo Lagoa abre 50 vagas com oportunidade de primeiro emprego

O Grupo Lagoa acaba de anunciar a abertura de 50 vagas em diferentes áreas para fortalecer a sua equipe. As oportunidades incluem posições como caixa repositor part time, repositor, auxiliar de serviços gerais, jovem aprendiz, empacotador part time e auxiliar de depósito. Além disso, a empresa varejista está abrindo as portas para jovens em busca do primeiro emprego, incentivando aqueles sem experiência prévia a se candidatarem.

Os interessados podem se inscrever por meio do portal de vagas da Gupy (https://grupolagoa.gupy.io/). Essa iniciativa reforça o compromisso do Grupo Lagoa em proporcionar oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional em diversas áreas.

Sobre o Grupo Lagoa

Vindo de São Paulo, mas com o coração batendo forte pela Terra da Luz, Marco Antônio Moura fundou o Grupo Lagoa com o sonho de empreender servindo às pessoas. No dia 16 de maio de 1991, foi inaugurada a primeira loja, em frente à Lagoa da Parangaba, localização que inspirou o nome da empresa. Hoje, o grupo opera 16 lojas físicas, incluindo 12 lojas Super Lagoa em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, e 4 lojas do Atacadão Lag em Fortaleza, Maracanaú e Iguatu, e também opera por meio de lojas online em todas essas praças. Atualmente, o Grupo Lagoa gera 1.600 empregos.

Aumenta procura por testes de Covid-19 nas farmácias

Duas novas subvariantes de Covid-19, a JN.1 e BA.2.86.1, foram identificadas recentemente no Ceará e podem ser as responsáveis pelo aumento do número de casos recentes da doença no Estadode acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).

O período de identificação das duas subvariantes coincide com o período de aumento da doença. Entre os dias 1º e 30 de novembro, o Ceará confirmou 2.809 casos positivos da doença, com taxa de positividade de 34,4% nos testes realizados em laboratório, ainda segundo a Sesa.

E as farmácias estão sentindo o impacto desse crescimento. Mauricio Filizola, diretor do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma) e presidente da Rede de Farmácias Santa Branca, destaca o crescimento na procura pelos testes para Covid (autoteste, teste swab e teste de covid/influenza). Em sua rede, a procura por esses três tipos de testes, em novembro, subiu 152% em relação ao mês anterior. E a expectativa de aumento de dezembro em relação a novembro é de 179,58%. 

“Esse crescimento é significativo, por isso, orientamos as pessoas a completarem o esquema vacinal e adotar medidas preventivas, como o uso de máscaras em locais com grande circulação de pessoas e a higienização das mãos”, orienta Maurício Filizola. Se está com sintomas gripais, faça o teste e, dando positivo, fique em isolamento até o quinto dia, contando a partir do primeiro dia de início dos sintomas. No caso de assintomáticos, o primeiro dia é a data de realização do teste, complementa Maurício.

Sobre a rede de Farmácias Santa Branca

Fundada em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a rede de Farmácias Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está presente em Fortaleza e região metropolitana, assim como no interior do Estado do Ceará, somando 20 lojas próprias, uma distribuidora, um centro de distribuição e quatro franquias. Conta com mais de 200 colaboradores que atuam em oito municípios, oferecendo conforto e bem-estar aos seus clientes. Os seus proprietários e representantes legais, Laura Paiva e Maurício Filizola, que também são farmacêuticos, possuem a sensibilidade de ter uma visão privilegiada do próprio negócio e dos avanços do mercado como um todo.

Associação Comunitária de Bom Sucesso, em Quixeré/CE, inaugura nova sede com apoio de empresas e parceiros  

As comunidades do Bom Sucesso e Baixa do Félix, em Quixeré/CE (a 212 km de Fortaleza) ganharam uma nova sede para a Associação Comunitária Padre Abdon Valério de Bom Sucesso e Baixa do Félix – a Casa Sociocultural (CBS). A inauguração do equipamento aconteceu na noite desta quarta-feira (06/12), no KM 30 da CE 356, no distrito de Bom Sucesso do município.

Com um investimento superior a R$ 500 mil e, com o apoio de uma rede de parceiros (mais de 20 empresas envolvidas), a sede é destinada a ser um espaço sociocultural para realização de reuniões da associação e projetos voltados ao empreendedorismo (Mulheres Empreendedoras), qualidade de vida, cultura e lazer (Acordes do Sucesso e Grupo de Capoeira), tendo a empresa Cimento Apodi como idealizadora do projeto de construção civil.

SONHO CONCRETIZADO – A cerimônia de entrega da nova sede teve a participação da população, autoridades e representantes das empresas que contribuíram de diversas formas para construção e equipamentos da nova sede, como a Cimento Apodi, Transágil, Dollar, JE, Alcam, Rota Brasil e Scatec Solar. Com área construída de 3.882,22m², a Casa Sociocultural tem auditório, cozinha industrial, loja, estacionamento, setor administrativo, banheiros, anfiteatro em formato de coliseu e espaço para horta comunitária.

O evento foi aberto com a apresentação do Projeto Acordes do Sucesso, formado por crianças, adolescentes e adultos das comunidades do Bom Sucesso, Baixa do Félix, Ubaia e Serra do Vieira – sob a regência do maestro Valmirlei Andrade.

Em seguida, foram homenageados os parceiros na construção da nova sede e aqueles que colaboraram em projetos e iniciativas de educação e empreendedorismo para as comunidades locais, a exemplo da Prefeitura de Quixeré; SESI/SENAI Ceará; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE – campus Tabuleiro do Norte) e da Universidade Federal do Ceará (UFC – campus Russas); Serlares Ceará; Escola Agostinho Francisco Ferreira Lima; Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Russas; JF Carvalho, Truck Center e ONG Unidos para o Progresso, de Limoeiro do Norte.

O descerramento da placa foi realizado pela presidente da Associação dos Moradores do Bom Sucesso e Baixa do Félix, Silvia Pinheiro, e pelo CEO da Cimento Apodi, Sergio Mauricio.

“Hoje é um marco muito importante, no legado que a Cimento Apodi vai poder deixar na comunidade do Bom Sucesso. Em conjunto com outros parceiros, criamos um projeto que viabilizou a construção dessa sede, que vai ajudar enormemente a comunidade, que já passou por tantas dificuldades. Agora, a associação terá uma cozinha e condições adequadas, propícias, para que se possam produzir os seus produtos e fornecer em escala. E esse é o nosso compromisso, ajudar as comunidades nas quais nós estamos instalados – construindo um futuro melhor para as próximas gerações”, disse o CEO Sergio Mauricio.

Para o diretor regional do SENAI Ceará e superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, a entrega da nova sede da Associação de Moradores marca um momento de avanço para a comunidade de Bom Sucesso. “Há a possibilidade concreta do SENAI e SESI, juntamente com outros parceiros, de promover cursos profissionalizantes aqui. Com o ensino profissionalizante, queremos dar continuidade a outro projeto que já executamos nesta região, que é o Construindo o Saber, com nova Educação de Jovens e Adultos (EJA), que está sendo reestruturada”, disse o superintendente.

“Esse espaço é nosso. Não é só a diretoria que faz a associação, e sim de toda a comunidade – então venham usufruir, porque está muito bom, muito bonito. Usem, curtam, traga seus filhos e os incentive para participar dos projetos culturais e de esportes que temos aqui na nossa comunidade”, avalia a presidente da Associação Comunitária Padre Abdon Valério de Bom Sucesso e Baixa do Félix, Silvia Pinheiro.

O prefeito de Quixeré, Antônio Joaquim de Oliveira, saúda a inauguração do novo Centro Sociocultural e acredita no valor da mobilização que empresas como a Cimento Apodi traz para as comunidades locais onde possui unidade fabril. “Empreendimentos como esse amplia o convívio social e traz uma vida nova para a população. Como Prefeitura, apoiamos essa criação e trabalhamos juntos com a cimenteira em outras iniciativas, como nas reuniões Empresa-Comunidade, onde são levantadas as questões mais urgentes da população”, diz o prefeito.

PROJETOS REALIZADOS NO NOVO CENTRO SOCIOCULTURAL

– Mulheres Empreendedoras – Mulheres mais empoderadas e fortes, a partir da produção e venda de doces caseiros. Foi em torno desse ponto que nasceu o projeto “Mulheres Empreendedoras”, com o objetivo de estimular a geração de renda na própria comunidade, entre as mães de famílias. Para se chegar a ele, porém, foi necessário conhecer o público-alvo, num processo iniciado em 2017, quando uma pesquisa revelou que, nas comunidades vizinhas operações da Cimento Apodi em Quixeré, 70% das residências eram chefiadas por mulheres. O projeto contou com a parceria da fornecedora de alimentos terceirizada, Serlares, e envolveu professores e alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) – campus Russas. Em 2020, a nova realidade sanitária acabou substituindo os doces pela produção de máscaras, em benefício das mulheres de Bom Sucesso, Baixa do Félix, Serra do Vieira e Ubaia.

– Acordes do Sucesso – A música como ferramenta de inserção social e alavanca de sonhos. O Projeto “Acordes do Sucesso” contou com a parceria do curso de música do IFCE de Tabuleiro do Norte e nasceu em 2018, propondo o ensino da música como atividade complementar ao ensino formal. Em 2020, foram disponibilizados para as crianças, adolescentes e adultos instrumentos musicais como flautas e violões adquiridos pela empresa e formado o coral. Com o fim da pandemia, os ensaios voltaram a ser presenciais e, agora, poderão ser realizados na nova sede da Associação de Moradores.

– Projeto EducaVida – A capoeira é o centro deste projeto que envolve os moradores do entorno da fábrica de Quixeré. Os professores são jovens das próprias comunidades, que se uniram e, mesmo sem recursos, organizaram turmas de capoeira. O esporte ajuda a manter os jovens longe das drogas, da violência e da falta de perspectivas. Quando a Cimento Apodi conheceu a iniciativa, passou a apoiá-la, por meio de fardamento, entrega de lanches e doação de equipamentos.

Estácio Ceará e Alece firmam convênio com Procon para Implantação no Núcleo de Práticas Jurídicas

A Estácio Ceará formalizou convênio estratégico com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) para a implementação do Procon no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da instituição. A iniciativa está sob a liderança do coordenador do curso de Direito da Estácio Ceará, Jader de Figueiredo e representa um marco importante na promoção dos direitos do consumidor. A assinatura foi realizada na última terça-feira, 05 de dezembro.

A parceria visa fortalecer a atuação do NPJ, proporcionando aos estudantes de Direito uma experiência prática enriquecedora no campo do direito do consumidor. “A Estácio Ceará está comprometida com a formação integral de seus alunos e  reconhece a importância de oferecer oportunidades de aprendizado que estejam alinhadas com as demandas reais da sociedade”, explica o reitor da Estácio Ceará, Josué Viana.

Estiveram presentes na ocasião, o reitor da Estácio Ceará, Josué Viana; o coordenador do curso de Direito da Estácio Ceará, Jader de Figueiredo, o deputado estadual Guilherme Landim e a gestora do Procon Alece, Valéria Cavalcante.

Farias Brito chega ao Cariri

A Organização Educacional Farias Brito chega ao Cariri e nasce com o objetivo de ser uma nova referência em Educação na região. O novo Núcleo de Ensino terá inicialmente do berçário ao 5º Ano do Ensino Fundamental, em 2024.

Segundo Francisco Linhares, Diretor da Sede FB Cariri “com um projeto pedagógico inovador, que considera as particularidades locais, aliado a tecnologias de ponta, ampliando assim as oportunidades educacionais para os estudantes caririenses e das demais localidades da região”.

A nova sede está localizada na Avenida Dr. Fábio Pinheiro Esmeraldo, s/n, bairro Nossa Senhora de Fátima, atrás do Centro de Convenções do Crato.

“Para o Farias Brito, é uma grande satisfação atender aos estudantes do Cariri e também de seus arredores, dando continuidade, por meio da Educação, ao trabalho de formar gerações de cearenses de nascimento ou que escolheram o Ceará para viver e realizar os seus sonhos”, completa Francisco Linhares.

Manutenção de porcelanatos: especialista aponta dicas para conservar o material 

Cada vez mais utilizado em casas e espaços comerciais, o porcelanato passou a fazer parte do cotidiano de muitas pessoas. O produto é facilmente encontrado em ambientes como paredes, fachadas, bancadas, piscinas e áreas externas, com diversos tamanhos, texturas e formatos diferentes.

Apesar da ampla utilização, alguns cuidados básicos com os porcelanatos se tornam fundamentais para indicar sua durabilidade, além de manutenção da qualidade. De acordo com Antônio Azevedo, Coordenador de Atendimento a Clientes,  da marca cearense referência em pisos, revestimentos cerâmicos e porcelanatos, Cerbras, alguns desses cuidados podem variar de acordo com o tipo de produto e suas características. Confira os principais: 

Porcelanatos acetinados e polidos: 

Para os produtos lisos, o ideal é optar por uma limpeza simples, com a utilização de vassoura com cerdas macias que evitem a criação de riscos no porcelanato. É importante destacar, que produtos com brilho tendem a riscar mais facilmente. Para finalizar, basta utilizar um pano úmido com detergente neutro específico para limpeza de porcelanato. Não se recomenda seu uso em locais que tenham acesso direto a rua, sob pena de perderem o brilho prematuramente.

Porcelanatos com película protetora:

Para os produtos que vêm com uma camada de cera protetora, é importante fazer a retirada dessa proteção após o fim da obra. Para limpeza usar cimento branco (seco), gesso, rejunte branco ou saponáceo cremoso com uma vassoura de pelos macios. Essa camada de cera evita arranhões causados durante o manuseio das peças, até que o assentamento seja finalizado.

Porcelanato com texturas rústicas: 

Nos pisos com texturas rústicas, deve-se ter maior cuidado na limpeza após a conclusão da obra, e manter higiene frequente, já que os mesmos podem apresentar aderência de sujeira com mais facilidade, evitando o encardimento. É importante realizar a limpeza com vassouras de cerdas duras. Para as áreas com acúmulo de sujeira, pode-se utilizar saponáceo líquido, diluído em água, na proporção indicada na embalagem e esfregá-lo com esponja macia.

Porcelanatos com argamassa ou rejunte:

O tempo ideal de secagem da argamassa de rejuntamento, é de 15 a 30 minutos. Após esse tempo, fazer a limpeza do revestimento cerâmico com uma esponja de borracha macia, limpa e úmida. Finalizar a limpeza com um pano limpo e seco ou com estopa de primeira, limpa e seca. Em caso de descumprimento dos cuidados de limpeza durante a execução da obra, os porcelanatos que estiverem impregnados com argamassa ou rejunte à base de cimento, a limpeza deve ser realizada com produto pós obra indicado para essa finalidade.

Porcelanatos com respingo de tinta: 

Muito comum após uma pintura no ambiente, os porcelanatos manchados com tintas também devem receber produtos específicos para a sua limpeza completa. É de extrema importância atentar para o uso de produtos que não agridam a superfície esmaltada e que possam causar danos irreversíveis ao revestimento cerâmico, como ataque químico por exemplo.

Porcelanatos com outras manchas: 

Em casos onde se tenha conhecimento do tipo de substância causadora da mancha, uma opção que pode ajudar é procurar encontrar no mercado produtos específicos para essa finalidade, observando sempre as recomendações do fabricante quanto ao uso.

Catedral Metropolitana de Fortaleza abre portas para o 12º Concerto de Natal no dia 9 de dezembro

O Natal é um dos mais belos momentos para se vivenciar em família, já que celebra o nascimento do Menino Jesus. E esse momento especial estará sendo celebrado em Fortaleza, de forma encantadora e emocionante. A Catedral Metropolitana de Fortaleza presenteia a capital cearense com a 12ª edição do Concerto de Natal da Catedral, evento musical aberto ao público e gratuito, que acontecerá no próximo dia 9 de dezembro, a partir das 16:30 horas. Cinco mil pessoas são esperadas nesta apresentação.

          O Concerto de Natal da Catedral é um evento musical especial para celebrar o Natal, onde as mais belas canções natalinas serão interpretadas por vozes e orquestra, regidos pelo maestro Poty Fontenelle, e com a participação de tenores. O evento é uma produção que reúne os mais diversos profissionais – jornalistas, publicitários, apresentadores, produtores e técnicos de imagem e som e também gera renda para profissionais primários.

Tradição

Realizado há mais de uma década, o Concerto de Natal da Catedral é considerado tradição no calendário natalino do Ceará. O evento surgiu da ideia de valorizar o período natalino destacando o trabalho de músicos oriundos de orquestras que se reúnem em novas formações e executam um repertório de excelente qualidade musical por meio de canções que permeiam o imaginário popular.

Com o patrocínio de Prefeitura de Fortaleza, Dias Branco Participações – Dibra, Serviço Social do Comércio (Sesc), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Sistema Fiec), Beto Studart Participações – BSPar, Super Mercadinhos São Luiz, São Geraldo e O Povo, a realização do Concerto de Natal da Catedral é coordenada por uma comissão organizadora, que tem à frente o jornalista Rubens Frota.

A Catedral

A Catedral Metropolitana de Fortaleza é um templo católico, construído no local da antiga Igreja da Sé. A obra demorou quarenta anos para ser concluída, tendo sido iniciada em 1938 e inaugurada em 1978. Tem capacidade para cinco mil pessoas, e suas torres chegam a 75 metros de altura. São José é o santo padroeiro.

A primeira capela-mor da Matriz de Fortaleza teve sua construção autorizada pela Ordem Régia de 12 de fevereiro de 1746. Em 12 de janeiro de 1795 o padre Antônio José Álvares de Carvalho, então vigário geral, contratou José Gonçalves Ramos para terminar a obra. Já em 1821, a Matriz de São José estava em ruínas, precisando ser reconstruída.

Em 15 de agosto de 1939 foi lançada a pedra fundamental da nova Catedral, projetada pelo engenheiro francês George Mounier que, como a outra, levou 39 anos para ser concluída. Em concreto aparente, estilo Neogótico Romano ou Gótico Moderado, ocupando grande parte da Praça Pedro II, foi inaugurada no dia 22 de dezembro de 1978 pelo então cardeal arcebispo de Fortaleza Dom Aloísio Lorscheider.

Em 2007, a Catedral passou por outra reforma com a verificação da estrutura, renovação da mesma e a inclusão de novos elementos decorativos na parte interna tornando-a um dos mais belos templos religiosos.

Desde 2009, a Catedral abre suas portas para espetáculo artístico-religioso Concerto de Natal da Catedral, magnífico evento que garante momentos de emoção e encantamento aos cearenses.

Serviço

Concerto de Natal da Catedral – 12ª. Edição

Data: Dia 9 de dezembro de 2023, às 16:30 horas;

Local: Catedral Metropolitana de Fortaleza (Praça da Sé, s/n – Centro);

Informações: Telefone (85) 99843-0073 (Rubens Frota), e-mail concertodenataldacatedral@gmail.com, e pelo site www.concertodenataldacatedral.com.br;

Entrada gratuita.