Kandô Praia, Dona Carmo e Stilo Mineiro são os vencedores do Festival Bar em Bar 2023

Os vencedores da edição cearense do Bar em Bar 2023 foram anunciados nesta terça-feira (12) durante a tradicional festa de confraternização de fim de ano realizada pela Abrasel, no Pirata Bar. Kandô Praia, de Caucaia; Dona Carmo, do Crato; e Stilo Mineiro, de Fortaleza, foram escolhidos pelo júri técnico do Senac como os melhores participantes do festival. 

Em cada um dos 64 bares e restaurantes que participaram do Bar em Bar no Ceará, os jurados analisaram vários aspectos, começando pela execução da campanha de divulgação do festival, atendimento, cordialidade, apresentação do prato e a qualidade do petisco.  

O primeiro colocado, Kandô Praia, incluiu no cardápio o petisco “Spicy Tuna”, cubos de atum de exportação do Ceará, envolvidos em aioli de sriracha, cebolinha fresca e arroz de sushi crocante, finalizado com teriyaki de tangerina com gengibre.  O segundo, Dona Carmo, serviu o “Porco na Lata”, pedaços de porco frito à mineira, acompanhado de abacaxi caramelizado com pimenta dedo de moça e um shot de cachaça da casa. E o terceiro colocado, Stilo Mineiro, apostou no “Bolinho de leitão crocante”, bolinho feito com carne suína de leitão marinada com tempero do chef, levemente picante envolvido em uma massa caseira à base de milho e finalizado em farinha crocante. 

“A cada ano, o Festival Bar em Bar se torna maior. Realizamos agora a 17ª edição em todo o Brasil, com mais de 400 estabelecimentos confirmados no país inteiro, e a gente fica feliz de ver que os bares do Ceará têm se engajado cada vez mais. Os vencedores deste ano, todos novatos no festival, deram um show na campanha e inspiram o setor a fazer melhor ano que vem”, diz Taiene Righetto, presidente da Abrasel no Ceará.

Durante a confraternização, foram homenageados ainda os garçons que mais se destacaram em vendas durante o Bar em Bar, em cada casa participante. 

Taiene Righetto fez um balanço do ano, divulgando números de desempenho do setor ao longo do ano, dentre eles o crescimento de 25% no número de associados em relação a 2022, e o êxito na estratégia de interiorização da entidade, que agora já conta com cinco núcleos: Cariri, Ibiapaba, Sobral, Cumbuco e Dendê, alcançando 43 municípios com as ações associativistas. 

Autoridades, diretoria da Abrasel, associados, empresários e imprensa participaram do evento, que celebrou as conquistas deste ano.  A confraternização foi realizada pela Abrasel, com apoio da Fecomércio, Sesc, Senac, Prefeitura de Fortaleza (Setfor); e patrocínios da Cervejaria Colorado, Pepsi Black, For You Receptivo e Ypióca.

Médicas cirurgiãs promovem sessão de cinema em shopping de Fortaleza sobre sangramento uterino anormal  

As médicas ginecologistas e diretoras da Clínica e do Instituto Salvata, Andreisa Bilhar, Kathiane Lustosa e Sara Arcanjo promoveram a 3ª Edição do Salvata Talk, neste mês, no cinema do shopping Del Paseo, com o objetivo de incentivar o aprendizado e a troca de experiências entre profissionais da saúde. 

O encontro, exclusivo para médicos, contou com a exibição do filme “Quebrando Tabu” e uma conversa abrangente e esclarecedora conduzida pelas três profissionais e pela hematologista Rafaela Pitombeira sobre pobreza menstrual, além da exibição de um caso clínico abordando mioma e sangramento uterino anormal (SUA), doença caracterizada pela perda excessiva de sangue menstrual e que atinge cerca de 30% das mulheres.

“Essa doença interfere na qualidade de vida e no bem-estar das mulheres. Muitas deixam de praticar exercícios e ter uma vida social durante o período da menstruação com receio dos sangramentos, sem mencionar que várias chegam a ter anemia pelo excesso de perda de sangue”, explica a dra. Andreisa Bilhar. 

“Os médicos precisam estar atentos a isso e investigar. Existem diversos tipos de tratamento, desde medicamentos a cirurgias, a depender da intensidade e do histórico da paciente”, complementa a médica Sara Arcanjo. 

“O Salvata Talk nasceu de uma vontade de expandir e ir além das fronteiras, criar laços, buscar networking e compartilhar vivências e conhecimentos nas diversas áreas da saúde feminina com nossos colegas ginecologistas. Nosso intuito é conversarmos mesmo, porque quando trocamos casos e experiências, aprendemos muito mais”, destaca a médica Kathiane Lustosa. “Nossa ideia é promover essa troca em um ambiente descontraído, criativo e inusitado para surpreender os participantes”, enfatiza a profissional. 

Instituto Salvata de Educação

O Instituto Salvata de Educação foi implantado em 2019 e tem como diretoras e sócias as doutoras Kathiane Lustosa, Andreisa Bilhar e Sara Arcanjo, que possuem vasto currículo com atividades acadêmicas e experiências, como professoras e coordenadoras de cursos no Brasil e no mundo. Juntas iniciaram o Instituto Salvata, voltado para a promoção da educação em saúde, que conta com uma ampla rede de professores e colaboradores. As três médicas também são responsáveis pela Clínica Salvata, espaço de referência no cuidado com a saúde e qualidade de vida da mulher, localizada em Fortaleza. 

Alunos do Instituto Bom Vizinho têm aula prática sobre responsabilidade financeira

Uma turma de 30 alunos do Instituto Bom Vizinho de Responsabilidade Social aprenderam, na prática, noções de responsabilidade financeira. A aula de campo aconteceu no último dia 8/12, na loja do Supermercado Pinheiro Cambeba (Av. Ministro José Américo, 284) – e cada aluno recebeu um voucher personalizado no valor de R$ 50 para realizar as próprias compras.

A gerente Carla Dias recepcionou as crianças, apresentando os setores do supermercado e explicando sobre cada setor e os produtos oferecidos.  De forma guiada pelos monitores, os alunos puderam fazer suas próprias compras – sendo 95% delas, na sua maioria, doces e biscoitos.

“Esse tipo de atividade possibilita que crianças entre 8 e 10 anos pudessem entender o valor do dinheiro e exercer da melhor forma seu papel de consumidor”, avalia Regina Pinheiro, presidente do Instituto Bom Vizinho.

Sobre o Instituto Bom Vizinho – Reconhecido como entidade pública de responsabilidade social pela Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará, o Instituto Bom Vizinho é o “abraço social” sem fins lucrativos do grupo Supermercado Pinheiro.

Fundado em 2019, atende atualmente alunos de cerca de 100 famílias da comunidade Paupina, num imóvel vizinho ao Centro de Distribuição da rede, na BR-116, em Fortaleza/CE. Seu objetivo é o de preparar seus alunos para além do mercado de trabalho, oferecendo também desenvolvimento educacional e cultural, por meio do trabalho de voluntários e apoiadores. 

Aulas de música, inglês, reforço escolar, informática, cultivo de horta e atendimentos psicológico e jurídico são oferecidas aos quase 70 alunos, em uma infraestrutura com quatro salas de aula, laboratórios, cantina e horta orgânica.

Pioneira no mercado, Sanauto celebra 50 anos com tradição e modernidade no setor automotivo do Ceará 

Marcada por uma sólida tradição, a concessionária Sanauto celebra cinco décadas de presença significativa na vida dos cearenses. Desde 1973 até os dias atuais, o empreendimento tem testemunhado e contribuído para a história de múltiplas gerações de clientes e parceiros. Mantendo-se fiel ao mesmo endereço ao longo dos anos, essa peculiaridade reforça aos compradores a tradição, estabilidade e influência da Sanauto no mercado. Para enriquecer ainda mais a narrativa da concessionária, destaca-se a presença de um Chevrolet C10, o primeiro veículo comercializado pela Sanauto, agora restaurado para integrar de maneira emblemática a trajetória da empresa.

A empresa foi fundada por Edson Ventura, que permanece ativamente engajado nos eventos e celebrações associados à Sanauto e às demais marcas do Grupo Carmais, originado a partir da própria Sanauto, que atualmente abriga onze marcas.

Além do atendimento qualificado, a motivação dos clientes para concluir contratos reside na experiência do test-drive. A Sanauto oferece todos os modelos de sua frota para que os futuros proprietários possam sentir, ao longo de uma rota, desde o conforto do banco até a avançada tecnologia do sistema, facilitando a decisão de compra ao término do percurso. 

“Atingir os 50 anos da Sanauto representa ocupar uma posição destacada no cenário automotivo cearense. Esta trajetória é fruto da dedicação incansável de todos os envolvidos: empreendedores, parceiros, colaboradores e, sobretudo, os milhares de cearenses que nos honram com suas visitas diárias. Estamos prontos para muitas décadas de sucesso”, declara Augusto Vianna, diretor comercial da Sanauto.

Cajuína São Geraldo anuncia lançamento da embalagem na versão lata 350ml

A Cajuína São Geraldo vai encerrar o ano 2023 com o grande lançamento da sua versão lata (350 ml), a embalagem mais esperada dos últimos tempos pela marca e consumidores. O refrigerante de caju mais amado do mundo estará em sua nova embalagem no mercado cearense a partir da metade deste mês e, para todo o nordeste, deve seguir a distribuição de forma gradual.

Com um investimento avaliado em mais de R$ 4 milhões, a indústria deve envasar, inicialmente, 140 mil pacotes por mês. Segundo o gerente de marketing da São Geraldo, Tiago Caldas, com a embalagem em lata, a indústria poderá atender outros pontos de vendas como restaurantes de público AB, shoppings, aeroportos, eventos e outros pontos de venda que não comercializavam o produto por não ter uma embalagem adequada.

“Também nos dará a possibilidade de atender mercados mais distantes, algo que não conseguimos fazer com a embalagem retornável devido a logística reversa, e com a PET devido a questões de perda de CO2 no produto”, pontua.

Anteriormente, entre 2013 e 2015, a Cajuína São Geraldo já esteve com uma embalagem em lata. Porém, conforme Tiago, o envase era realizado em São Paulo por uma empresa terceirizada, o que deixava o custo do produto inviável. “Desta vez, a lata será envasada dentro da nossa fábrica com maquinário próprio”.

Sustentabilidade

Para o meio ambiente, já é constatado que a lata é uma das opções mais sustentáveis, visto que o alumínio pode ser reciclado muitas vezes sem perder as propriedades. O material, se descartado corretamente, voltará às prateleiras como uma nova lata em poucos dias.

“Além de conservar melhor o gás do refrigerante e possibilitar uma logística mais distante, o alumínio é totalmente reciclável, contribuindo bastante para o meio ambiente”, destaca o gerente de marketing, Tiago Caldas.

Campanha

A campanha de lançamento da lata foi desenvolvida em parceria com a agência Acesso Estratégia Criativa. “O objetivo da campanha é comunicar que São Geraldo também combina com todos os ambientes de consumo que antes o produto era dificilmente encontrado por não ter a embalagem adequada, como shoppings centers, estádios e restaurantes premium. A campanha será divulgada através de redes sociais, TV e mídias de DOOH em Fortaleza e Juazeiro do Norte.

São Geraldo

Com uma história de mais de 45 anos no mercado, a Cajuína São Geraldo é uma marca caririense que oferece refrigerantes com alto padrão de qualidade. Atuando em todos os estados do Nordeste, a Cajuína tornou-se referência cultural da região do Cariri, Sul do Ceará, sendo um local turístico que recebe visitantes e romeiros de todo o país.

A empresa, que leva o nome de um santo italiano, teve origem na década de 50, a partir de uma pequena fábrica de bebidas no centro de Juazeiro do Norte, e hoje, se consolidou em um parque industrial com extensão de mais de 33 mil metros quadrados e emprega cerca de 700 pessoas direta e indiretamente.

CEO da JM Negócios Internacionais participa da Expolog 2023 e anuncia parceria estratégica

O CEO da JM Negócios Internacionais, Augusto Fernandes, marcou presença na 18ª edição da Expolog, a maior feira de logística do Norte/Nordeste, realizada no Centro de Eventos do Ceará. Sob o tema “Governança e Logística para a Transição Energética”, o evento reuniu players das áreas de logística, agronegócio e inovação do Brasil e do exterior.

Durante o evento, Fernandes aproveitou a oportunidade para visitar os estandes, participar de reuniões setoriais e se inteirar das discussões sobre tendências emergentes, desafios e oportunidades no cenário logístico mundial. A JM Negócios Internacionais será responsável pelo despacho aduaneiro na exportação de 60 mil toneladas de minério de ferro para a China, por meio de um contrato firmado entre o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) e a mineradora Lion Mining.

O contrato foi oficializado no segundo e último dia da Expolog, com validade de dois meses. A operação, prevista para ocorrer entre dezembro deste ano e janeiro de 2024, contribuirá para a expansão das atividades da mineradora brasileira, localizada em Piripiri (PI), especializada na produção de granulado e sinter feed. Com o objetivo de atender tanto o mercado brasileiro quanto o internacional, a companhia planeja exportar no mínimo 200 mil toneladas pelo Porto do Pecém em 2024.

Augusto Fernandes ressaltou a expertise do Ceará na entrega de mineração de ferro, afirmando: “A escolha do Cipp como ponto de partida para essa operação é respaldada pela eficiência logística e pela infraestrutura de ponta que o estado oferece. Estamos confiantes de que essa parceria será um marco para as empresas envolvidas e contribuirá significativamente para o desenvolvimento do setor no Brasil.”

Sobre a JM Negócios Internacionais
A JM Negócios Internacionais atua desde 2004, representando empresas de exportação e importação e atuando como agente logístico. Compõe hoje o ranking das maiores e melhores empresas de despacho aduaneiro do Nordeste, buscando a melhor interação entre os diversos modais e operações diferenciadas. Com certificação ISO 9001, a JM já atuou no despacho de produtos das áreas farmacêutica, varejo, tintas, bebidas, cargas-projetos, energias renováveis, entre outros.

Karsten recebe o prêmio Reclame AQUI 2023 de avaliação positiva dos clientes


Atingindo a incrível marca de 141 anos, completados em 2023, a sexta indústria têxtil mais longeva do Brasil está em ótima forma, levando o prêmio Prêmio Reclame AQUI deste ano na categoria Cama, Mesa e Banho. A entrega ocorreu nesta terça-feira, em São Paulo, com a participação de representantes da companhia genuinamente catarinense, que está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, oferecendo produtos feitos com alta tecnologia e atendimento exemplar. Ano a ano, com a participação ativa dos consumidores, as empresas brasileiras com as melhores reputações e operações de atendimento mais eficientes em nível nacional são reconhecidas pela premiação da plataforma. 

A Karsten vai muito além da produção de itens de cama e banho, trazendo o que há de mais moderno e com tecnologia de ponta também nas linhas de mesa e tecidos para decoração. Todas as coleções são um convite para criar uma atmosfera de sentidos, reverberar a essência da marca e estabelecer conexões verdadeiras e duradouras. Cada uma delas traz a celebração de um novo jeito de se relacionar com a casa, além da possibilidade de criar espaços revigorantes e funcionais que transmitam a sensação de tranquilidade, aconchego, conforto e qualidade.

O Prêmio Reclame AQUI é a maior, melhor e mais importante premiação de atendimento e reputação do Brasil, que acontece há 13 anos. A cada edição, a disputa pelo Prêmio Reclame AQUI se torna mais acirrada. Bom para os consumidores e bom para as empresas. Na última edição, os consumidores mostraram o quanto estão atentos ao trabalho das empresas, valorizando voto a voto registrado na plataforma. Nesta edição foram mais de 17 milhões de votos, mais de 1,7 mil empresas inscritas e cerca de 200 premiadas. “Estamos muito felizes com a premiação, mais do que um troféu, esse reconhecimento mostra a confiança do consumidor com a marca. É a primeira vez que levamos esse troféu pra casa e isso mostra que todos os nossos esforços para realizar o melhor atendimento de venda e pós-venda estão seguindo o caminho certo. Esperamos que isso se torne uma prática comum na nossa empresa para que nossos clientes estejam sempre satisfeitos”, relata Dolly Chagas de Moraes, supervisora de Relacionamento com Clientes da Karsten.

Praça Portugal recebe Feira Criativa Nossas Guerreiras neste fim de semana

A Prefeitura de Fortaleza promove, neste fim de semana (14 a 16/12), sempre das 17h às 22h, a edição especial da Feira Criativa Nossas Guerreiras na Praça Portugal. O evento, coordenado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, conta com apoio da Secretaria Regional 2. A iniciativa, patrocinada pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), terá programação musical com artistas locais e acesso livre para todos os públicos.

A SDE Fortaleza beneficiará mulheres do Programa Nossas Guerreiras, além de empreendedoras do Programa Feiras de Pequenos Negócios e costureiras do Projeto Costurando o Futuro. A ideia é dar visibilidade aos projetos e ações realizadas pela área do Desenvolvimento Econômico, trazendo gastronomia, moda, design e artesanato local para fortalezenses e turistas. O evento também terá atendimento de massoterapeutas com deficiência visual do Projeto Visão nas Mãos. Cada sessão custa R$ 20, repassado aos massoterapeutas.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, 20 expositores, principalmente mulheres, participarão da Feira Criativa, comercializando e ganhando visibilidade. “Estarão nesta importante vitrine de Fortaleza podendo apresentar seus produtos aos fortalezenses e turistas. É uma oportunidade que a Prefeitura criou para gerar renda para quem mais precisa”. A Feira também contará com praça de alimentação e espaço para crianças.

Serviço
Feira Criativa Nossas Guerreiras
Data: 14 a 16/12 (quinta-feira a sábado)
Horário: 17h às 22h
Local: Praça Portugal (Av. Desembargador Moreira com Av. Dom Luís)

Projeto Parada Segura foi originalmente apresentado como Indicação pelo ex-vereador Acrisio Sena

O prefeito Sarto anunciou ontem, 12, o Projeto Parada Segura, que visa transformar, inicialmente, 200 paradas de ônibus de Fortaleza em espaços com vídeomonitoramento, WiFi, entrada USB, iluminação e urbanização no entorno.

Sobre o Projeto, o historiador e ex-vereador Acrisio Sena enviou uma nota lembrando que, mesmo não tendo sido dado crédito pelo prefeito e sua base, já existe um Projeto de Indicação de sua autoria, apresentado na casa, em 2013, com o mesmo nome, lógica e objetivos.

“De qualquer forma, fico muito feliz em saber que essa ideia vai finalmente sair do papel e proporcionar mais conforto e segurança para os milhares de usuários do serviço de transporte público. Em 2013 já dizia na Tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, que o melhor caminho para aperfeiçoar a mobilidade urbana passa pela humanização das ações municipais. Essa é a nossa bandeira”, ressaltou.

Centec qualifica 200 novos profissionais na grande Fortaleza

Ocorreu ontem, 12, no Sebrae, a solenidade de certificação dos mais de 200 alunos dos cursos de formação inicial e continuada do CVT Fortaleza.

“São cursos que nos dão a oportunidade de entrar no mercado de trabalho com mais qualidade e que ajuda no amadurecimento de uma visão de futuro”, declarou Aldecina Florêncio de Sousa, que concluiu o curso de Costureiro.

Neste ano, os cursos de qualificação profissional ofertados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) por meio do Centec aconteceram de forma itinerante em Fortaleza e Região Metropolitana e beneficiaram diferentes comunidades.

Segundo o diretor-presidente do Centec, Acrísio Sena, a oferta de turmas da unidade saltou de duas para 26 em um período de 10 meses. Ele exaltou o papel dos professores nos resultados obtidos pela experiência itinerante e parabenizou os concludentes.

Acrísio destacou o esforço inovador que resultou nos novos cursos de Hidrogênio Verde e Inteligência Artificial, os primeiros a serem oferecidos de forma gratuita no Ceará. O curso de Inteligência Artificial foi um dos mais demandados, gerando cadastro de reserva para as próximas turmas. Já o curso de Hidrogênio Verde inaugurou o formato in company ofertado pelo Centec, além de ter sido a formação que inaugurou a plataforma EaD Centec Academy.