Especialista da Unifametro ensina como identificar árvores que estão em risco de queda

A drenagem de águas pluviais tornou-se um problema que cresce em grandes cidades, devido a  mudanças climáticas, descarte irregular de lixo, e ligação irregular de esgoto na rede. Em alguns casos, o sistema pode ocasionar o alagamento das ruas, avenidas e outros espaços públicos, causando transtornos no trânsito e riscos ambientais. Entre janeiro e junho de 2023, o Ceará registrou 826 ocorrências de árvores em condições de perigo, segundo levantamento do Corpo de Bombeiros.

Diversos fatores contribuem para a diminuição da infiltração da água no solo, que provocam mudanças climáticas, e influenciam os níveis de precipitação, temperatura e escoamento urbano, como a queda de árvores. De acordo com o Professor do curso de engenharia civil, Marcos Abílio Medeiros de Sabóia, a má drenagem pode levar ao enfraquecimento das raízes das árvores, aumentando consideravelmente o risco de quedas.

“O problema é especialmente grave em áreas com alto índice de impermeabilização do solo, como calçadas e asfaltos. Sem espaço para a água escoar, ela se acumula no subsolo, criando um ambiente propício para o apodrecimento das raízes”, enfatiza o engenheiro civil. 

Marcos destaca destaca a importância de identificar as árvores que estão em risco de queda: “Alguns sinais que podem indicar que uma árvore está em risco de queda incluem:

  • Tronco inclinado a mais de 15 graus;
  • Raízes que estão expostas ao solo;
  • Fendas no tronco ou nos galhos;
  • Folhas murchas ou descoloridas.

“A melhor maneira de evitar quedas de árvores é realizar podas regulares, que podem ajudar a remover galhos mortos ou doentes que podem aumentar o risco de queda”, ressalta. O especialista também reforça a importância da prevenção como medida fundamental para evitar quedas de árvores, como:

  • Monitoramento constante de árvores em áreas de risco;
  • Plantio de árvores adequadas ao clima e ao espaço disponível;
  • Implementação de um sistema de drenagem eficiente.

“As árvores são um patrimônio valioso das cidades, mas é importante estar atento aos riscos que elas podem representar. Ao identificar as árvores em risco de queda e tomar medidas preventivas, podemos garantir a segurança da população e preservar as árvores para as futuras gerações”, finaliza o professor da Unifametro.  

Curso de engenharia civil da Unifametro

O curso de Engenharia Civil da Unifametro é um dos mais tradicionais e bem avaliados do Ceará. Ele tem como objetivo formar profissionais com sólida formação técnico-científica, capazes de projetar, construir e gerenciar obras de engenharia civil, com visão crítica e ética. Também conta com uma infraestrutura moderna e completa, incluindo laboratórios equipados com os mais modernos equipamentos, biblioteca especializada e salas de aula climatizadas.

Programa Corredores Digitais prorroga inscrições para a jornada Bora Construir; inscrições vão até 26 de fevereiro

Edital a seleciona projetos inovadores em estágio inicial de validação 

Voltada para startups que estão no processo de aprimoramento do mínimo produto viável (MVP) o programa Corredores Digitais, hub de inovação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) está com inscrições aberta para a jornada Bora Construir, trilha que vai selecionar projetos em estágio inicial de validação. As inscrições vão até o dia 26 de fevereiro. 

Os empreendedores terão que organizar o modelo de gestão da startup e estrutura do time, aprimorar e testar o mínimo produto viável junto a um grupo de clientes e mercado alvo e preparar o produto e as áreas do negócio para início da operação, contando com acesso  gratuito a capacitações, mentorias, oportunidades de conexões, cesta de benefícios de parceiros, apoio na conexão, networking e muito mais. 

As startups serão apoiadas pela Rede de Ambientes de Inovação do Ceará, no teste da solução e na conexão das startups com o mercado.  

Requisitos

Estão aptas para participar da Jornada Bora Construir as startups que cumprirem os seguintes requisitos: 

-Ter um mínimo produto viável 

-Possuir um produto multidisciplinar composto por pelo menos 2 sócios

-Ter uma equipe composta por membros com no mínimo 16 anos de idade

Inscrições

Para participar da jornada Bora Construir, os interessados devem realizar a inscrição até o dia 26 de fevereiro através do formulário: https://encurtador.com.br/kmnsF. Com duração de 17 semanas, a trilha de desenvolvimento terá início no dia 17 de março. 

Sobre o Corredores Digitais

Hub de Inovação do Governo do Ceará realizado pela Secitece, o programa desenvolve negócios do começo à geração de resultados. Apoia empreendedores com startups em várias fases de maturidade, levando conteúdo atualizado, além de possibilitar conexões. Oferece acesso a benefícios, tais como mentorias, vantagens de empresas parceiras, serviços individualizados, capacitação e networking. Com o projeto Futuros Líderes da Inovação, em parceria com a Seduc, o Corredores Digitais também investe no fomento dos próximos agentes de inovação cearenses, por meio da formação de professores do ensino médio, tornando-os aptos a ministrarem uma disciplina de Gestão de Startups nas escolas profissionalizantes do Estado.