A convite da Anatel, sócios do escritório Lessa & Lima participam de audiência pública sobre revisão do Regulamento do Uso do Espectro

Gabrielly Lessa, Renan Lima e Karinne Lima, advogados e sócios do escritório boutique Lessa & Lima, foram convidados pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – para audiência pública ocorrida nesta quarta-feira (21), na sede do órgão em Fortaleza. A audiência debateu a proposta de revisão do Regulamento de Uso do Espectro Radioelétrico (RUE), objeto da Consulta Pública nº 65, de 6 de novembro de 2023.

O RUE traz como novidade o mercado secundário de espectro radioelétrico, preservando o uso do ocupante secundário de uma faixa por cinco anos. O novo regulamento também cria um feriado regulatório, impedindo o uso secundário de espectro em áreas que estão sujeitas a cumprimento de obrigações previstas no edital de licitação do 5G até o final da década. Também define o preço de mercado como o que será cobrado pela Anatel em novas licitações e na renovação sucessiva de licenças.

BYD Carmais abre pré-venda do Dolphin Mini, novo elétrico de entrada da marca

O BYD Dolphin Mini, o mais novo modelo da montadora, chega com altas expectativas pelo seu preço. No último domingo (25), a marca, líder em vendas, liberou o site oficial com todos os dados do veículo e autonomia pelo padrão Inmetro. No nordeste, a BYD Carmais já abriu a pré-venda do modelo: https://www.byd.com/br/reserva-dolphinmini.

O carro possui um motor de 75 cv e uma autonomia de 280 quilômetros (Autonomia PBEV*). O BYD Dolphin Mini é baseado na e-Platform 3.0, uma arquitetura dedicada para veículos elétricos desenvolvida internamente pela BYD e está equipada com as baterias Blade, de lâmina.

O modelo será oferecido em quatro opções de cores externas: Sprout Green, Polar Night Black, Peack Pink e Apricity White. Mais novidades sobre o elétrico serão divulgadas no lançamento oficial, previsto para acontecer nesta quarta-feira (28), às 10h. 

TJCE instala Núcleo para processar e julgar procedimentos relacionados ao “Programa Alerta Celular Ceará”

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) iniciou, nesta segunda-feira, 26, as atividades do Núcleo de Justiça 4.0 – Alerta Celular Ceará, que terá competência específica para processar e julgar todos os procedimentos criminais, incluindo medidas cautelares, na jurisdição da Comarca de Fortaleza, relacionados ao Programa “Alerta Celular Ceará”.  

Também estão incluídos na competência da unidade os procedimentos por crimes de menor potencial ofensivo, assim definidos em lei federal, com exceção das ações e procedimentos de competência da Vara de Delitos de Organizações Criminosas, conforme previsto na Resolução nº 02/2024 do Pleno do TJCE. 

O objetivo é identificar os autores dos crimes, além de recuperar os aparelhos de telefonia móvel subtraídos e devolver aos legítimos proprietários. A medida ainda viabiliza o tratamento adequado da grande quantidade de casos novos relacionados à referida política governamental que ingressarão no Judiciário estadual. 

O Núcleo de Justiça 4.0 é uma unidade autônoma, inclusive no sistema processual eletrônico, e atuará com o apoio da Secretaria Judiciária (Sejud) de 1º Grau de Fortaleza. O processo será distribuído diretamente, de forma livre e automática, entre os(as) juízes(as) atuantes na unidade, que contará com três magistrados(as) designados pela Presidência do Tribunal de Justiça. 

ALERTA CELULAR 
O Programa “Alerta Celular Ceará” é uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), fundada em experiências de outros Estados, voltada a reduzir ocorrência de crimes violentos contra o patrimônio, que tenham como finalidade a subtração de dispositivos de telefonia móvel. Envolve, em uma de suas vertentes, a identificação de receptadores de aparelhos subtraídos e sua notificação para a respectiva devolução aos proprietários, com a instauração dos procedimentos judiciais cabíveis.  

Segundo dados fornecidos pela SSPDS/CE, durante o ano de 2023, foram roubados e furtados em todo o Estado, aproximadamente, 30 mil aparelhos celulares, o que indica grande potencial de ingresso de casos novos no Poder Judiciário, em face da implantação da referida política governamental. 

SAIBA MAIS
A data de instalação do Núcleo Justiça 4.0 – Alerta Celular Ceará foi estabelecida na Portaria nº 285/2024, publicada no último dia 8 de fevereiro, e atende à Resolução nº 02/2024, do Pleno do TJCE, do dia 25 de janeiro deste ano, que criou a unidade. A iniciativa da atual Gestão do Judiciário cearense considera a Resolução nº 385/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que possibilitou aos Tribunais criarem núcleos especializados em uma mesma matéria, atendendo às necessidades de tramitação de processos em meio eletrônico para promover o aumento da celeridade e da eficiência da prestação jurisdicional. Além disso, leva em conta a importância da racionalização de recursos orçamentários pelos órgãos do Poder Judiciário, bem como está em consonância com a política de modernização da Justiça. 

Volkswagen Caminhões e Ônibus alcança 71% de energia limpa em sua operação

A Volkswagen Caminhões e Ônibus alcança o marco de 71% de sua energia derivada de fontes renováveis certificadas e visa atingir os 100% ainda em 2024. O papel das fontes de energia renovável na redução da pegada de carbono e na promoção da sustentabilidade são questões importantes para a VWCO e norteiam práticas estratégicas e focadas em soluções de transportes.

Os esforços da montadora incluem o uso de energias originadas de usinas hidrelétricas e parques solares e eólicos. E como parte da sua estratégia ESG, a VWCO tem a parceria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para disseminar o conceito de economia circular e implementar programas de descarbonização em suas operações fabris.

“Hoje a montadora utiliza lâmpadas de led em toda sua fábrica para diminuir o consumo de energia, além de utilizar painéis solares em novos prédios construídos na planta. Temos também grupos de trabalho focados na conservação de energia e na melhoria de manutenções nas operações de toda a fábrica. Com isso, tivemos uma redução significativa no consumo de energia por veículo produzido”, explica Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

As ações da montadora não se restringem à diminuição de gastos energéticos: a VWCO reutiliza 89% de suas embalagens do seu Centro de Garantia e produz tanques de Arla com bioplástico, derivado da cana-açúcar. Práticas que colaboram para a redução do impacto ambiental da montadora.

Sobre a Volkswagen Caminhões e Ônibus

Membro do Grupo TRATON, a VW Caminhões e Ônibus é a fabricante dos veículos comerciais Volkswagen, uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes, sempre foi o foco da montadora. E é exatamente isso que oferece a seus clientes: produtos sob medida e um excelente serviço de pós-vendas. A empresa também é referência em inovações tecnológicas, sendo pioneira no desenvolvimento e produção de um caminhão 100% elétrico na América Latina. A empresa busca sempre soluções que reduzam o impacto ambiental e ajudem a preservar o meio ambiente. Há 40 anos, a fabricante mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas, africanas ou asiáticas.

Sobre o GRUPO TRATON

Com suas marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania, MAN e Navistar, a TRATON SE é controladora do GRUPO TRATON e um dos principais fabricantes de veículos comerciais do mundo. Seu portfólio de produtos inclui caminhões, ônibus e veículos comerciais leves. “Transformando o Transporte Juntos. Para um mundo sustentável”: esta intenção reforça a ambição da empresa de ter um impacto duradouro e sustentável no negócio de veículos comerciais e no crescimento comercial do Grupo.

Prefeitura inicia capacitação dos selecionados na 2ª chamada do Projeto Costurando o Futuro

A Prefeitura de Fortaleza iniciou, nesta segunda-feira (26/02), o processo de capacitação dos profissionais de costura selecionados na 2ª convocação do Projeto Costurando o Futuro. Os selecionados também receberão máquinas de costura do tipo reta doméstica custeadas por recursos oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). 

O curso “gestão financeira” tem duração de três dias (12h/a) e está sendo realizado nos períodos manhã e tarde na Unidade de Atendimento do Desenvolvimento Econômico e na sede da Regional 12. Todos os profissionais de costura foram habilitados via edital de chamada pública. Os costureiros também serão formalizados como Microempreendedores Individuais, uma das exigências da seleção. 

A iniciativa já entregou 100 máquinas de costura do tipo reta doméstica. A Prefeitura de Fortaleza está com edital aberto para beneficiar mais de 150 costureiras com máquinas novas. As inscrições são gratuitas e a 3ª chamada publicada segue aberta até o dia 18 de março de 2024. 

Confira o edital para a 3ª convocação (https://www.fortaleza.ce.gov.br/images/16_02_2024_SDE_Edital_N_9475_-_Minha_M%C3%A1quina_Dom%C3%A9stica.pdf)

Mais informações: 0800 222 3656 ou pelo WhatsApp: (85) 9.8739-3052

Ceneged lança projeto de incentivo a educação financeira para filhos dos colaboradores

A companhia patrocinou a Cartilha de Educação Financeira para Crianças do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef) e deve levar o material para todas as sedes da empresa cearense, atuante em 12 estados

Pensando na responsabilidade financeira das futuras gerações e alinhada aos valores ESG, a cearense Ceneged, iniciou o ano de 2024 com o projeto Gênio das Finanças. A iniciativa promove momentos com os filhos dos colaboradores para que desenvolvam uma relação mais natural e responsável com o dinheiro de forma lúdica.

No primeiro encontro, na sede da empresa em Fortaleza, cerca de dez crianças com idade entre sete e 12 anos estiveram presentes. A dinâmica foi conduzida pela diretora do Ibef e CEO da Edfica – Consultoria de Impacto, Darla Lopes, que foi designada como tutora do projeto e formará multiplicadores em cada estado, assim como acompanhará mensalmente os avanços das turmas. Além das atividades, os participantes receberão uma cartilha para que possam consultar o conteúdo sempre que quiserem.

O gerente de gestão e gente da Ceneged, Wilkerson Fernandes, detalha que uma decoração temática foi preparada para estimular a imersão no tema, além de crachás personalizados para as crianças se sentirem parte do ambiente.

“No momento de abertura, nós conversamos com os pais das crianças para falar um pouco mais sobre qual era o objetivo do projeto, para dar mais proximidade para essas crianças sobre o conteúdo da educação financeira, que é algo que a gente acha interessante na formação dessas crianças”, conta.

Fernandes revela que a iniciativa surgiu após Darla apresentar o trabalho para empresa e terem visto que poderiam fazer diferença na vida das crianças, já que educação financeira ainda não é tão discutido na educação básica.

“A gente encontrou essa oportunidade de poder falar um pouco mais a respeito, principalmente com crianças, que estão no início da formação. As primeiras crianças que a gente terá acesso são os filhos dos nossos colaboradores, mas a ideia é poder também contribuir com as comunidades aonde estamos inseridos. Já é comum que a Ceneged realize eventos, ações em que a gente traga os funcionários. Agora, temos o interesse de estar próximo das famílias também”.

A cearense Ceneged pretende levar a iniciativa para todas as sedes da companhia no Brasil, divididas em 12 estados. Além disso, Fernandes afirma que a ideia é que o projeto seja estendido também aos colaboradores, através de um diagnóstico de como está a saúde financeira dos funcionários está, e trabalhando assuntos como endividamento, juros, planejamento, etc.

Darla Lopes pontua que o País não pode ser pleno, rico, próspero e feliz se as famílias estiverem endividadas. “A empresa está ciente e preocupada com a estatística de mais de 70 milhões de pessoas endividados no Brasil. O Ceará lidera o ranking no Nordeste com quase metade das famílias endividadas”, alerta.

“Essa estatística afeta diretamente a empresa, pois o colaborador passando por desafios financeiros, não consegue entregar uma força de trabalho adequada. Além disso, a Ceneged se preocupa com a saúde e bem-estar do colaborador”, destaca.

Lopes também pontua que a iniciativa se transformou em um projeto maior de finanças pessoais sustentáveis na companhia, em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ela detalha que, após o primeiro momento de sensibilização dos colaboradores para o tema, será realizado um mapeamento da situação financeira dos funcionários, que serão apresentados a um plano de ação através de materiais didáticos para que eles consigam se aprofundar.

Compre 2 e Leve 3: Skyler Lifewear traz promoção especial em diversos itens

Reconhecida como marca de referência nacional no segmento de moda masculina, a Skyler Lifewear traz a promoção exclusiva de “Compre 2 e Leve 3”, que segue em vigor até o dia 15 de março e oferece camisas, t-shirts, bermudas, calças e diversos outros itens cuidadosamente escolhidos dentre a ampla variedade de peças selecionadas.

Focada em oferecer produtos de alta qualidade e seguir as tendências atuais em suas coleções, a Skyler proporciona uma oportunidade única aos seus clientes. Na compra de três itens dentre os selecionados na promoção, o cliente pagará apenas pelos dois de maior valor, a peça de menor valor não será cobrada.

“Buscamos proporcionar versatilidade, conforto e elegância em nossas peças, adequando-se a qualquer pessoa que escolhe vestir Skyler. Uma peça de destaque que trouxemos de volta foi a camisa com tecnologia de gel aplicada no texto da estampa. A promoção permite aos clientes diversificarem e incorporarem uma variedade de estilos ao seu guarda-roupa”, ressalta a gerente de produto, Ingrid Batista.

Sobre a Skyler

Marca referência nacional no mercado de moda masculina, a Skyler está presente em 10 estados do país com mais de 60 lojas operadas por meio do sistema de franquias. Criada e dirigida por Antônio Guerra e Emílio Guerra, a marca preza por inovação e atualização constante a partir do desenvolvimento de peças que valorizam conforto, estilo e personalidade.

Circo Americano faz Espetáculo Inclusivo neste domingo

Trazendo muita diversão e inclusão, o Circo Americano promoverá neste domingo, dia 03 de março, às 10h30, uma sessão especial inclusiva com um espetáculo adaptado para pessoas com deficiência (PCD), pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Durante o show, as luzes do picadeiro e da plateia serão suavizadas, a trilha sonora será acústica e serão retirados os números capazes de causar grandes ruídos ou distrações, tudo para acolher com o máximo conforto a todos, mas sem perder a essência e a magia do Circo. Uma das entidades parceiras da iniciativa é a Associação Fortaleza Azul (FAZ), que reúne famílias com pessoas autistas. Os interessados em participar da sessão especial podem se informar e adquirir ingressos no www.circoamericano.com.br ou na bilheteria presencial sem taxa.

“Sabemos o quanto o Circo encanta as pessoas, mas sendo um espetáculo com muitos estímulos sonoros e visuais, temos consciência de que alguns públicos precisam de uma atenção especial para poderem assistir e se maravilhar com conforto. Fomos os pioneiros nesse formato inclusivo e é algo que está na nossa missão. Será um momento lindo, de alegria e muita festa para as famílias”, comenta Bryan Stevanovich, diretor de Marketing do Circo Americano.

Para Pedro Lucas, produtor do espetáculo, a ação é motivo de orgulho. “Vemos na prática o acolhimento ao público neste formato, onde a taxa de aceitação é de 90% em relação às demais sessões. O Espetáculo Inclusivo é realmente capaz de proporcionar às crianças e jovens atípicos um momento de magia e lazer com o conforto que eles precisam. O entretenimento no geral precisa desse olhar”, diz.

Pessoas com deficiência (PCD), autistas e pessoas com TDAH não pagarão pelo ingresso e o acompanhante terá direito a meia-entrada, conforme previsto em lei.

Circo Americano
Em cartaz em Fortaleza desde janeiro, o Circo Americano segue com sucesso de público e já recebeu mais de 50 mil pessoas. Após o espetáculo gratuito no Aterro da Praia de Iracema, o Espetáculo Inclusivo é a nova ação da companhia que promete causar impacto no público cearense até o final da temporada. O Circo Americano traz para o Brasil uma proposta inovadora que une música, dança, teatro, manobras radicais e diversos efeitos especiais, tudo dentro de uma tenda de alto padrão que conta com ar-condicionado e equipamentos de última geração para proporcionar ao público o máximo de conforto para a imersão no mundo de fantasia.

Associação Fortaleza Azul (FAZ)
A Associação Fortaleza Azul (FAZ), realiza um trabalho de acolhimento e inclusão para pessoas autistas e suas famílias, em parceria com profissionais de saúde, entidades governamentais e empresas. Além disso, a FAZ busca realizar ações que levem informações acerca do TEA para a população geral, para que, a partir do conhecimento possam se conscientizar e diminuir os estigmas sobre as pessoas que possuem a condição.

Serviço
Circo Americano – Espetáculo Inclusivo  

Domingo, dia 03 de março – 10h30
•Avenida Washington Soares, em frente ao Centro de Eventos do Ceará.
• Espetáculo com 2h de duração e 15 minutos de intervalo.
• Classificação indicativa: Livre.
• Pessoas com Autismo (TEA), TDAH e com deficiência (PCD) não pagarão pelo ingresso – apenas seus acompanhantes, sendo um deles com direito a pagar meia-entrada, conforme previsto em lei.

Programa gratuito para formação de jovens e adultos está com inscrições abertas

Transformar o futuro por meio do conhecimento. Esse é o propósito do Projeto “Construindo o Saber”, que está com vagas abertas para jovens e adultos que queiram realizar o sonho de concluir o Ensino Fundamental ou Médio. Tudo gratuitamente. As aulas serão realizadas em Fortaleza, Pecém e em Quixeré. Podem participar pessoas a partir de 20 anos.

A iniciativa do projeto é da Cimento Apodi, em parceria com o SESI. As aulas serão quinzenais, com início em abril deste ano, de forma presencial, na fábrica da Apodi localizada nas três localidades.

Para realizar a inscrição, os interessados devem enviar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e histórico ou declaração escolar, além de uma foto 3×4, para Rosana Torres por meio do e-mail rosana.torres@cimentoapodi.com ou pelo whatsapp 9 8513.6300.

“Esse é um projeto que muda vidas. Desde o início dele, em 2018, já realizamos 09 turmas nos municípios de Quixeré e Pecém/CE, sendo 06 turmas de ensino médio e 03 deensino fundamental, beneficiando 357 pessoas. Deste número, 52% dos alunos conseguiram concluir os estudos e se diplomar”, destaca a especialista em Sustentabilidade da Cimento Apodi, Cybelle Borges. “A Cimento Apodi acredita na afirmação do educador Paulo Freire, que a educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”, complementa a profissional.

Os alunos formados pelo Projeto Construindo o Saber no Ensino Fundamental e Médio são homens e mulheres entre 20 e 60 anos com histórias bem semelhantes quando se trata de Educação: a maioria deixou de prosseguir os estudos na escola regular devido a necessidade de trabalhar para garantir o sustento de si mesmo ou da família. Outros moravam em localidades onde a única escola disponível era a do ensino básico – com necessidade de se mudar caso quisessem prosseguir com os conhecimentos. O “Nova EJA EAD” dá a oportunidade para que essas pessoas possam concluir a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), sem nenhum custo, podendo dar prosseguimento à sua vida acadêmica, além de melhorar a sua autoestima e qualidade de vida.


SOBRE A CIMENTO APODI

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia.

Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui duas unidades industriais – sendo um parque industrial de três mil hectares de área em Quixeré/CE, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém/CE. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com quatro centrais de concreto, três laboratórios (sendo um de serviços técnicos e dois de cimento), um centro tecnológico (Apodi Expert) e dez Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

Esportes na areia: entenda os cuidados necessários para evitar lesões e sobrecargas no corpo

A popularidade dos esportes na areia, como vôlei de praia, futevôlei e beach tennis, cresce exponencialmente. A combinação de exercício físico, contato com a natureza e o clima descontraído das praias atrai pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento. No entanto, para desfrutar plenamente dos benefícios dessas atividades, é fundamental tomar alguns cuidados para evitar lesões e garantir uma experiência segura e prazerosa.

A hidratação é crucial, pois o calor, a areia e o vento intensificam a perda de líquidos, podendo levar à desidratação. Beba água antes, durante e depois da prática, mesmo sem sede. A proteção solar também é fundamental: use protetor solar com alto FPS e reaplique a cada duas horas, ou com mais frequência se estiver suando ou se molhando.

O aquecimento e o alongamento são etapas essenciais para preparar o corpo para o esforço físico, diminuindo o risco de lesões. Dedique pelo menos 10 minutos para cada um antes de iniciar a atividade. Opte por roupas leves e confortáveis que permitam a livre movimentação e calçados específicos para esportes na areia, que ofereçam suporte e proteção aos pés.

É importante estar atento aos sinais do corpo. Se sentir dor, pare a atividade e descanse. Não force os limites e respeite seu condicionamento físico. Para iniciantes, é recomendado começar devagar e aumentar a intensidade gradativamente, escolhendo atividades adequadas ao seu nível.

“Os esportes na areia são ótimas opções para quem busca uma atividade física divertida e prazerosa. No entanto, é importante tomar alguns cuidados para evitar lesões e garantir uma experiência segura. O ideal é buscar orientação profissional para aprender as técnicas corretas e evitar movimentos que possam causar problemas.”, afirma Leandro Lima, professor da arena de esportes de areia AYO Arena, do Grupo AYO.