Supermercado Guará realiza sétima edição do Super Treino neste sábado, no bairro Luciano Cavalcante

O Supermercado Guará realiza, neste sábado, 02, a sétima edição do Super Treino Guará, no entorno da unidade do bairro Luciano Cavalcante. Com uma expectativa de reunir 400 participantes, entre praticantes de corrida de rua e convidados, o Super Treino conta com um circuito com atividades esportivas, sorteio de prêmios, massagens relaxantes, degustações e até ação solidária de doação de alimentos.

O evento inicia às 5h10 com a concentração no estacionamento da unidade. O aquecimento, explicação do percurso e saída para o treino, comandado pelo Tio Flavinho Assessoria Esportiva, será às 5h45. Após o percurso, previsto para às 6h30, o Guará oferecerá um café da manhã reforçado, com degustação de produtos das marcas parceiras. Os participantes podem doar alimentos não perecíveis, que serão doados posteriormente para instituições que realizam trabalhos sociais. 

“O Super Treino é uma forma saudável de nutrir relacionamento com os clientes, marcas e produtos, promovendo, ao mesmo tempo, a prática esportiva e o bem-estar, além de ser uma ótima oportunidade para a realização de ações de branding, sampling e degustação”, enfatiza Érica Catunda, gerente de marketing do Supermercado Guará.

Foco nos eventos esportivos

Em 2023, o Supermercado Guará se aproximou do público praticante de esportes com três edições do Super Treino, e a primeira edição da Corrida Guará, eventos que reuniram mais de 4 mil esportistas.

Iniciativa presente no calendário de ações de marketing do Supermercado desde 2022, o Super Treino Guará teve edições realizadas no entorno das lojas dos bairros Dunas, em fevereiro; Aldeota, em abril; e na unidade Le Petit, na Praia de Iracema, em setembro. Os eventos ainda foram pontos de recebimento de mais de três toneladas de alimentos, que foram doados para instituições que realizam trabalhos sociais em Fortaleza.

A primeira edição da Corrida Guará, realizada no mês de julho, também movimentou as ruas da Praia de Iracema, com percursos de 5 km, 10 km e 15 km pelas orlas da Beira Mar e Av. Leste Oeste. Realizada sob a organização do Tio Flavinho Assessoria Esportiva, assim como o Super Treino, a competição foi uma aposta ousada do Supermercado Guará, também voltada para o segmento esportivo.

De acordo com Érica Catunda, os dois eventos já têm espaço garantido na programação de ações do Supermercado Guará em 2024. “Tanto o Super Treino quanto a Corrida Guará são resultados de uma parceria muito exitosa, que envolve também todas as nossas marcas parceiras. Tudo isso em torno do propósito do esporte e da construção de uma vida mais saudável, valores que têm tudo a ver com o Guará. Por isso, neste ano, nós já planejamos a realização das próximas edições, que devem ser um sucesso, como todas as anteriores”, assegura.

Sobre o Supermercado Guará

O Supermercado Guará conta com nove unidades em Fortaleza (Presidente Kennedy, Luciano Cavalcante, Jacarecanga, Parangaba, Aldeota, Praia de Iracema, Jóquei Clube, Dunas, e Shopping Iguatemi Bosque), e duas no Eusébio, além do aplicativo Guará, que garante o alcance da rede em mais de 80 bairros da capital cearense. A plataforma digital possibilita ao cliente uma nova experiência em compras com o programa de descontos Sou + Guará, com ofertas personalizadas e descontos exclusivos.

Santander contrata assessores para reforçar time de investimento no Ceará

Com a perspectiva do aumento no volume de negócios da plataforma de investimentos Santander AAA no Ceará, o Banco está contratando novos assessores para essa área no Estado. As inscrições devem ser realizadas por meio do site https://www.santander.com.br/aaa, e os interessados devem ter perfil empreendedor e capacidade de construir e manter relacionamentos comerciais, sempre com foco principal no cliente.

Além disso, é pré-requisito a certificação CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA Série 20), concedida pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). A CEA (Certificação de Especialista de Investimentos) passa a ser obrigatória em 90 dias, enquanto a CFP (Certified Financial Planner) é considerada um grande diferencial.

“Começamos 2024 dando prosseguimento ao movimento de reforçar nosso time, um reflexo dos resultados do ano passado neste processo do Santander Brasil de regionalização dos escritórios de atendimento a investidores. Essa atração de mão de obra qualificada e do próprio Estado vem sendo fundamental para nos aproximarmos do cliente, entendermos a realidade, cultura e peculiaridades de cada região e assim ofertar os produtos mais assertivos de acordo com o perfil daquele investidor”, destaca Dayane Arueira, head do Santander AAA na Região Nordeste.

A decisão de expansão do Santander AAA está pautada nos números positivos que o projeto apresentou no primeiro ano, tanto na dimensão cliente – materializado pelo alto NPS (métrica de satisfação do consumidor) – quanto na dimensão Santander, com bons resultados de captação líquida e vinculação dos clientes.

Para atingir o objetivo de se transformar na melhor plataforma de investimentos do mercado, o Santander definiu quatro pilares estratégicos: a criação de um novo Portal de Investimentos, que permite ao cliente acompanhar seus investimentos na palma da mão, além de ter acesso a conteúdos relevantes; a ampliação do Portfólio de Produtos para garantir uma oferta completa e competitiva capaz de atender os interesses dos clientes; a formação de um time renomado de especialistas dedicados a acompanhar tudo o que acontece no mercado local e internacional, com expertise para criar as Recomendações de Investimentos do Santander definidas de acordo com o perfil de cada cliente a partir da combinação eficiente de diferentes ativos; e a construção da melhor Assessoria de Investimentos, o Santander AAA.

AAA
O projeto criado há cerca de dois anos já se consolida como um modelo de sucesso, com 1,5 mil assessores contratados em todo o País e cujo objetivo é chegar a 2 mil ainda neste primeiro trimestre. Atualmente, há 163 cidades com presença de assessores AAA, em 19 estados.

“Temos a convicção de que estamos construindo a melhor plataforma de investimentos do mercado, consolidando a instituição em referência na pauta de investimentos. As novas vagas dão sequência a este plano e demonstram que acertamos a mão na construção de um modelo escalável, inovador e disruptivo de assessoria de investimentos”, destaca Luciane Effting, Executiva de Investimentos do Santander Brasil.

Exposição Centelhas em Movimento desembarca no Espaço Cultural Unifor

“Por acreditarmos que obras de arte podem estar em brasa quando reavivadas pelos olhares dos públicos, concebemos a fricção entre elas como ação que desprende centelhas pelos ares”. É com essa percepção que Paulo Miyada e Tiago Gualberto montaram a exposição “Centelhas em Movimento”, com obras da Coleção Igor Queiroz Barroso. Após bem-sucedida temporada no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, a mostra chega à Fortaleza, terra natal do colecionador. A abertura da exposição acontecerá no dia 12 de março, às 19h, no Espaço Cultural Unifor

A partir de 13 de março, a exposição será aberta ao público, com visitação gratuita, de terças a sextas, das 9h às 19h e, aos sábados e domingos, das 12h às 18h. Na manhã do dia 13, às 9h30, os curadores vão ministrar palestra sobre a mostra no Núcleo Diálogos, também situado no Espaço Cultural Unifor.

A mostra conta com cerca de 190 obras de autoria de mais de 55 artistas, abrangendo o período dos anos 1910 aos dias atuais, com foco especial na arte moderna brasileira. Assim, com a expografia e a montagem, os curadores buscam intensificar atritos e ressonâncias ao colocar lado a lado obras de distintos artistas, de momentos e contextos diferentes. 

“Os curadores conceberam uma montagem que destaca não apenas as singularidades de cada obra, mas também os diálogos e contrapontos entre elas. Por meio de narrativa visual que desafia a linearidade histórica, a exposição proporciona enigmas que instigam reflexões sobre o caráter ambivalente do modernismo, que desencadeia uma tensão produtiva, calor que pode gerar centelhas, convocando os visitantes a mergulharem em um universo de múltiplos significados”, afirma Lenise Queiroz Rocha, presidente da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza.

Ao abrir mão do aspecto cronológico ou da segmentação por autoria na montagem da exposição, Tiago Gualberto destaca que os visitantes presentes no espaço expositivo são convidados a participar criativamente no tecimento de associações poéticas ao se depararem com espelhamentos entre obras em diferentes salas, por exemplo, ou por meio da articulação de conjuntos híbridos no espaço durante os percursos. “Isso certamente tornará a visita à exposição uma oportunidade de deflagrar nuances ou agitadas centelhas resultantes desses oportunos encontros”, acrescenta.

Para Paulo Miyada, além de propor diálogos e enigmas, a narrativa não-linear da mostra evidencia que é o movimento que possibilita novas perspectivas e compreensões. O curador explica que o que está em jogo na exposição e em seu título é justamente a retomada do entendimento mais prosaico e intuitivo do movimento: deslocamento, em quaisquer direções e sentidos. 

“Quem já observou o ofício de um serralheiro sabe que as centelhas liberadas pelo trabalho em metal são fascinantes não apenas por seu brilho intenso e fugaz, mas também pelo imprevisível de suas trajetórias. Este é um dos objetivos prioritários desse projeto: encontrar o modernismo brasileiro, suas consequências e desvios em estado de ebulição, com sua cronologia embaralhada, suas hierarquias em suspensão e com a constante possibilidade de flagrar retrocessos nos avanços e saltos adiante nos retornos. Nem todo movimento, afinal, implica desenvolvimento. Ainda bem”, reforça.

Joias da arte brasileira

A Coleção Igor Queiroz reúne cerca de 400 obras de 127 artistas, abrangendo o período dos anos 1910 aos dias atuais, com pequeno, porém significativo, núcleo do barroco brasileiro e de arte estrangeira. Contudo, a seleção realizada para a mostra Centelhas em Movimento tem como foco obras de autores que atuaram no Brasil durante o século XX, cujas produções perpassam as diferentes fases do modernismo. Uma exceção a esse grande arco modernista é a presença da mais antiga peça selecionada para a exposição, a Nossa Senhora da Piedade, pequena escultura de Aleijadinho (1738-1814). 

Ao longo da exposição, os visitantes vão poder apreciar joias da arte brasileira como a escultura em bronze Ídolo (1919), de Victor Brecheret (1894-1955), e a pintura intitulada Índia e Mulata (1934), de Candido Portinari (1903-1962), que serão apresentadas ao lado de trabalhos pouco vistos pelo grande público, como a pintura icônica Cabeça de Mulato (1934), também de Portinari. Compõem a mostra também obras das célebres artistas brasileiras como Tarsila do Amaral (1886-1973), Anita Malfatti (1889-1964) e Maria Martins (1894-1973).

O curador Tiago Gualberto ressalta o grande número de obras produzidas entre as décadas de 1950 e 1970 presentes na mostra. “Esse adensamento de produções também reflete um contingente bastante diverso de artistas, além de nos oferecer privilegiados pontos de observação das maneiras com que os valores modernos foram transformados e multiplicados na metade do século XX”, sublinha. 

Destacam-se desse conjunto de pinturas, desenhos e esculturas os trabalhos de Alfredo Volpi (1896-1988), Willys de Castro (1926-1988), Lygia Pape (1927-2004) e Mary Vieira (1927-2001), bem como produções de Djanira da Motta e Silva (1914-1979), Chico da Silva (1910-1985) e Rubem Valentim (1922-1991).

Os artistas cearenses também também estão presentes na mostra, entre eles Sérvulo Esmeraldo (1929-2017), Leonilson (1957-1993) e Aldemir Martins (1922-2006), além de Antonio Bandeira (1922-1967), autor de “Abstração”, obra-símbolo da exposição. 

Serviço

Exposição Centelhas em Movimento

Curadores: Paulo Miyada e Tiago Gualberto]

Local: Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz, Fortaleza-CE)

Abertura: 12 de março de 2024, 19h

Palestra com curadores: 13 de março, 9h30, Espaço Cultural Unifor – Núcleo Diálogo

Exibição: a partir de 13 de março de 2024

Visitação gratuita: terças a sextas, 9h às 19h; sábados e domingos, 12h às 18h

Deputada Marta Gonçalves propõe criação do Selo Escola Amiga do Autismo

Com o propósito de reconhecer e incentivar as boas práticas pedagógicas e sociais voltadas para os alunos com TEA, bem como sensibilizar a comunidade escolar, a família e a sociedade sobre a importância da inclusão social desses alunos, a deputada Marta Gonçalves está apresentando na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 91/2024, que institui, no âmbito do Estado do Ceará, o Selo “Escola Amiga do Autismo”, a ser conferido às escolas públicas e privadas que, comprovadamente, contribuem para o acesso à educação e a inclusão social da pessoa diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista.

O objetivo é certificar as escolas que proporcionam o acesso à educação e inclusão da pessoa com TEA; conscientizar a comunidade escolar, a família e a sociedade sobre a importância da inclusão social dessas pessoas e, realizar campanhas, debates e outras medidas que visem dar visibilidade à sua participação e inclusão social. Para obtenção da certificação, a escola deverá comprovar a adoção, cumulativamente, de ações como: suporte e apoio na aprendizagem educacional do aluno com TEA, bem como, a sua inserção social junto à comunidade escolar; aperfeiçoamento, valorização e incentivo à informação e à capacitação dos professores e, o suporte aos pais e responsáveis por alunos com TEA.

Requerimento

A escola interessada em obter a certificação deve apresentar requerimento junto ao órgão competente do Poder Executivo, mediante apresentação de documentos que comprovem o atendimento dos requisitos estabelecidos. O Selo “Escola Amiga do Autismo” terá validade de um ano, podendo ser renovado mediante nova avaliação realizada por órgão responsável.

O órgão responsável pela concessão do selo deverá proceder à fiscalização das escolas para o fiel cumprimento dos critérios que autorizam a concessão do Selo. No caso de descumprimento, o mesmo poderá ser cancelado pelo órgão responsável de forma discricionária, que poderá ser, preferencialmente, a Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

As escolas públicas e privadas que receberem o selo, poderão usá-lo em suas redes sociais, logomarca e material publicitário. Já as escolas privadas poderão receber outros incentivos, a critério do órgão responsável. O Selo poderá ser conferido às escolas que contribuem para o acesso à educação e a inclusão social da pessoa diagnosticada com o TEA, garantindo dessa forma o seu direito à educação e à cidadania para o seu desenvolvimento pleno.

Homem do Sapato reúne franqueados em showroom especial de 10 anos da marca

Em comemoração aos 10 anos da marca, a Homem do Sapato realizou um showroom especial com os franqueados para mergulhar no passado e trazer à tona estilos e tendências reformulados de forma a criar uma ponte única entre o ontem e o agora. “É uma celebração que não apenas rememora a história da marca, mas afirma que o passado é uma fonte inesgotável de inspiração, alimentando as tendências atuais com um toque de nostalgia sofisticada”, destaca a diretora comercial e sócia fundadora, Renata Braga.

Com a premissa “Back to Beginning”, os visitantes testemunharam uma homenagem aos fundamentos e à identidade que consolidaram a HS como uma referência incontestável na moda de calçados masculinos. Cada peça exibe uma cuidadosa reconstrução dos estilos que definiram os primeiros passos da marca, agora reimaginados para se alinharem perfeitamente com as demandas contemporâneas.

“O espetáculo não se trata apenas de moda, é uma experiência que encapsula a evolução e o refinamento ao longo dos anos. Os modelos apresentados no showroom não são apenas calçados, são testemunhos de uma jornada de uma década, marcada pela paixão pelo design, qualidade e elegância”, ressalta Jhonatan Rêgo, diretor criativo e também sócio fundador da HS.

Especialista esclarece mitos e verdades sobre o mosquito transmissor da dengue

Professora Lucyane Mendes é microbiologista e entomologista/doutoranda em Doenças Tropicais e Infecciosas

Com aproximadamente 90 mortes em 2024 no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, a dengue é uma doença endêmica em várias regiões do país devido ao clima tropical, à presença do mosquito Aedes aegypti e a condições socioeconômicas que propiciam a proliferação do vetor.

Segundo a docente dos Cursos de Saúde da Wyden e microbiologista e entomologista/doutoranda em Doenças Tropicais e Infecciosas por uma universidade do Amazonas. Lucyane Mendes Silva, atualmente, o país enfrenta uma nova epidemia de dengue e diversos são os questionamentos de como melhor combatê-la. “Porém existem inúmeros mitos e informações incorretas sobre esse mosquito e as doenças que ele transmite”, frisa a professora.

A especialista esclarece abaixo os mitos e verdades sobre o vetor. Confira:

Existe um sangue preferido para o Aedes?

Mito. As picadas do mosquito afetam todos os tipos de sangue. Alguns estudos sugerem preferência do Aedes por sangue O ou B, mas o viés desses achados pode distorcer suas conclusões. Mais pesquisas são necessárias para a validação científica dessa tese.

Tomar cerveja e outras formas de álcool influencia na atração do mosquito?

Mito. Tomar cerveja ou outras bebidas alcoólicas não atraem os mosquitos diretamente. Nesses casos, o que pode acontecer é que as pessoas relaxam mais e ficam menos atentas às picadas quando estão bebendo, tornando-se mais vulneráveis.

Para eliminar os ovos do mosquito, basta esvaziar a água do recipiente?

Mito. Além de eliminar a água parada, é necessário lavar com água e sabão o local onde os ovos estavam, pois os mesmos podem resistir até mais de um ano sem água.

O Aedes aegypti pica somente durante o dia?

Mito. Embora o mosquito tenha hábitos diurnos, podem ocorrer picadas durante à noite, caso o Aedes seja privado de fonte de alimentação. Por exemplo, se ele estiver em uma casa em que o morador passe o dia inteiro fora, as picadas podem ocorrer no período noturno, quando a residência estiver ocupada.

Se a água parada estiver suja, não há perigo da proliferação do mosquito?

Mito. O Aedes aegypti vem sofrendo um processo de adaptação biológica no vetor, portanto não é mais encontrado somente em locais com água limpa.

Todo mosquito Aedes aegypti nasce infectado pelas doenças que transmite?

Mito. O mosquito se infecta ao picar um ser humano em seu período de viremia, em que o paciente apresenta os primeiros sintomas, e geralmente dura uma semana.

É possível distinguir a picada do Aedes aegypti da picada de um mosquito comum?

Mito. O incômodo da picada do Aedes aegypti é semelhante à de outros mosquitos, não sendo possível diferenciar apenas por observação.

O Aedes aegypti não chega a locais altos?

Mito. O mosquito tem um alcance limitado de voo, geralmente não mais do que 100-200 metros, no entanto, pode chegar a locais altos, como coberturas de edifícios, por meio de elevadores e dentro de objetos.

Ar-condicionado e ventilador impedem as picadas do mosquito?

Mito. Ambos apenas dificultam a entrada do mosquito.

O mosquito transmite diversas doenças tropicais?

Verdade. Este mosquito é responsável pela transmissão de vírus que causam doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Pessoas que transpiram mais, tendem a atrair mais mosquito?

Verdade. Mosquitos são atraídos pelo CO₂ que exalamos ao respirar e por substâncias presentes na nossa pele, como o ácido lático. Então, pessoas que transpiram mais, por exemplo, tendem a atrair mais mosquitos.

O Aedes tem fotofobia e, por isso, se esconde em locais sombreados e/ou escuros?

Verdade. Dentro de casa, por exemplo, o mosquito comumente pode ser encontrado atrás da geladeira, de cortinas e guarda-roupas. A recomendação é manter a casa arejada, com as janelas abertas para ventilar o ambiente.

A fêmea do Aedes aegypti é a única que pica as pessoas e pode colocar até 500 ovos durante a vida?

Verdade. A fêmea é quem precisa do sangue humano para amadurecer os ovos e dar sequência ao ciclo de vida. Seu tempo de vida vai de um mês a 45 dias e, neste período, é capaz de picar até 300 pessoas.

A reprodução do mosquito é mais rápida no calor, porém a prevenção deve ocorrer também no inverno?

Verdade. Os meses mais quentes favorecem a reprodução, pois é mais chuvoso. Já durante o frio, a larva fica no estado de hibernação e eclode quando voltam as altas temperaturas, havendo a contaminação novamente.

Plantas e produtos caseiros à base de citronela, andiroba e óleo de cravo não são altamente eficazes contra os mosquitos?

Verdade. Os resultados não têm garantia, pois os efeitos são temporários. A Anvisa não aprovou e nem comprovou a eficácia destes produtos até o momento.

A melhor maneira de evitar doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, segundo a especialista, é eliminando os criadouros do mosquito, como recipientes com água parada, e utilizar medidas de proteção individual, como repelentes e telas em janelas. Por isso, é de suma importância esclarecer os mitos e disseminar informações corretas sobre o Aedes aegypti e as doenças que ele transmite, a fim de promover a conscientização e prevenção eficaz.

Dermatologista explica os cuidados com a pele após queimaduras

As queimaduras são traumas que podem ocorrer em qualquer momento e acometer indivíduos de todas as idades. A atenção com a pele é extremamente importante para uma recuperação adequada do paciente que passou por esse dano. Certas medidas imediatas são necessárias para reduzir lesões e acelerar a cicatrização.

Dentre essas medidas estão: o resfriamento imediato com água fria corrente sobre a área por cerca de 10 a 15 minutos, reduzindo a dor e dano celular. Não aplicar gelo ou produtos caseiros, pois pode piorar a queimadura. “Produtos caseiros como manteiga, pó de café ou pasta de dente também devem ser evitados, pois podem aumentar o risco de infecção”, pontua Carolina Fechine, dermatologista e diretora da Clínica Ellevate.

“É fundamental compreender que os cuidados com a pele após uma queimadura impactam diretamente no tamanho do agravo, tempo de recuperação e cicatrização. Resfriar a área afetada; manter o local limpo, protegido e hidratado é essencial para evitar complicações e proporcionar uma recuperação mais rápida”, explica a dermatologista.

Após os cuidados iniciais, procurar o especialista é importante. “O paciente deve procurar atendimento médico para realizar uma avaliação e receber as orientações e prescrição. Isso envolve determinar a extensão da queimadura, entre primeiro, segundo ou terceiro grau, e a necessidade de prescrição de medicamentos, por via oral ou tópico, dependendo de cada caso”, finaliza a especialista.

Sobre a Ellevate Clínica

Lançada pelos especialistas com referência nacional em dermatologia estética, capilar e cirurgia plástica facial, Carolina Costa Fechine e Roney Fechine, a Clínica Ellevate surge como um novo espaço em Fortaleza que alinha ciência, inovação e segurança em prol da jornada de saúde, beleza e autoestima de cada paciente.

Serviço

Ellevate Clínica

Endereço: BS Design – Avenida Desembargador Moreira, 1300, Torre Sul – Acesso sala: 311

Telefones para contato: (85) 3103-0404 ou (85) 98863-7637

José Carlos Pontes compartilha experiências no mundo empresarial com associados da AJE Fortaleza

Fundador do Grupo Marquise participou de almoço empresarial, trouxe detalhes da trajetória da companhia e conselhos para os novos empreendedores

Empreendedorismo, diversificação de negócios, investimentos, sucessão, conselhos para os mais jovens. Esses e outros temas fizeram parte do almoço empresarial organizado nesta terça-feira (dia 27) pela Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE Fortaleza) com o empresário José Carlos Pontes, fundador do Grupo Marquise, um dos mais longevos do Estado do Ceará. “No próximo mês de novembro, o Grupo Marquise vai completar 50 anos. Das empresas de construção civil da nossa época, somos um dos poucos sobreviventes”, observou José Carlos Pontes em sua palestra para cerca de 100 associados da AJE.

Realizada no Clube Náutico Cearense, a conversa com José Carlos Pontes trouxe insights para os novos empresários e novidades sobre o Grupo Marquise. “No Ceará, tudo o que foi feito da Ferrovia Transnordestina, foi feito por nós. Pegamos o trecho desde o Sul do Estado, e está tudo pronto, até perto de Quixadá. E agora vamos terminar o trecho que vai até Quixadá. Para chegar até o Porto do Pecém, são mais três trechos, que se sair o financiamento prometido, vão ser licitados, e estaremos participando de duas dessas etapas”, informou José Carlos Pontes. “Estamos também fazendo uma obra de infraestrutura muito importante, o BRT Belém, no valor de R$ 700 milhões, que vai desafogar o trânsito de acesso para aquela capital. Outra construtora iniciou, mas agora estamos terminando, e  deve estar pronta no começo de 2025”, detalhou o empresário. “Também estamos iniciando a construção do VLT em Brasília, é uma obra de porte menor, mas de grande importância e destaque, por ser na Capital Federal”, observou Pontes.

Diversificação

Em sua conversa com os associados da AJE Fortaleza, José Carlos Pontes trouxe detalhes sobre a sua trajetória profissional e da empresa que construiu, junto com o sócio Erivaldo Arraes. Hoje, além do ramo original, a incorporação, o Grupo Marquise atua nos segmentos de serviços e soluções ambientais, comunicação, hotelaria, infraestrutura, shopping centers, atendimento ao cidadão e moda popular. 

“Nos primeiros anos da empresa, percebemos que se ficássemos apenas em um ramo de atuação, corríamos o risco de passar por muitas dificuldades, pela instabilidade do mercado. Por isso, aos poucos fomos diversificando os segmentos em que atuamos. Isso nos deu estabilidade e tranquilidade para planejar e continuar investindo”, comentou José Carlos Pontes. 

Ele também compartilhou um pouco de sua experiência de vida. “Quando eu era jovem, meu pai só me dava o que eu queria se eu fizesse por merecer. Ele prometeu que se eu passasse no vestibular para Engenharia, me daria um fusquinha. Logo depois eu quis um Corcel, e ele concordou, mas só se eu passasse entre os cinco melhores. Quase morri de estudar, entrei em 3º lugar e ele cumpriu a promessa”, lembrou.

Sucessão

Na palestra, José Carlos Pontes abordou a questão da sucessão empresarial e informou que o Grupo Marquise está se preparando para esse momento. Uma consultoria externa está sendo contratada para iniciar o processo. “Tenho 72 anos, meu sócio, 73, e ainda temos muita disposição para tocar o negócio, mas daqui algum tempo, vamos querer aproveitar mais a vida e vai ser importante ter esse processo estruturado”, projetou.

Entre os conselhos para os jovens empreendedores, José Carlos Pontes destacou a necessidade de um bom planejamento financeiro e a visão administrativa. “A gente não deve se endividar de jeito nenhum. Ainda mais no Brasil, onde os juros são muito altos”, ensinou. “Na gestão da empresa, é muito importante o bom entendimento entre os sócios. No nosso caso, as minhas características complementam as do meu sócio, e posso dizer que esse é um dos segredos da longevidade da empresa”, observou. “O empresário tem que ter foco. Ele pode ter mais de um negócio, mas precisa ter foco em fazer dar certo, se dedicar para prosperar”, ensinou.

Para David Macêdo, coordenador geral da AJE Fortaleza, o evento cumpriu seu objetivo com brilhantismo. “Recebemos um nome extraordinário, o José Carlos Pontes, dono de uma história ímpar, que vem se destacando a cada dia e que segue superando metas. Isso nos impressiona muito, devido à diversidade de segmentos que ele atua, em todos com sucesso, solidez e qualidade. Foi um grande privilégio ouvir a sua história de vida e sua trajetória profissional”, avaliou David Macêdo.