Dia Mundial da Água: Inec e Water.Org lançam relatório do projeto Caminhos das Águas que já mobilizou mais de seis mil crianças

Por meio de abordagem lúdica e pedagógica, projeto Caminho das Águas visa a multiplicação dos saberes adquiridos, ao ser aplicado em escolas públicas na zona rural do semiárido brasileiro

Em iniciativa conjunta que tem levado educação ambiental e cidadania, de forma lúdica, para milhares de crianças e jovens do semiárido brasileiro, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) e a ONG internacional Water.Org, que tem como co-fundador o ator e filantropo Matt Damon, realizam o projeto “Caminho das Águas”, uma ação pedagógica de educação contextualizada que reflete sobre a necessidade da proteção dos recursos hídricos e a importância do saneamento básico.

Na última sexta-feira, 22, data comemorativa do Dia Mundial da Água, o Inec e a Water.org lançaram o relatório anual do projeto “Caminhos das Águas” com as informações da implementação das atividades que já sensibilizou mais de seis mil crianças, em 35 unidades escolares no Ceará, na Bahia e no interior de Minas Gerais, por meio de 111 atividades desenvolvidas.

A expectativa é que este ano o projeto seja ampliado para mais quatro estados: Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão com alcance de mais 6 mil crianças. O objetivo é fornecer conteúdos, metodologias e materiais lúdicos que sensibilizem crianças e jovens, de 6 a 14 anos, sobre o uso consciente da água e a importância do saneamento básico para a qualidade de vida no semiárido e nas comunidades rurais, onde, historicamente, os recursos sociais, ambientais, econômicos e educacionais são bastante escassos.

Confira o relatório anual do projeto Caminho das Águas: https://inec.org.br/wp-content/uploads/2024/03/Relatorio-Caminho-das-Aguas-Inec-2023.pdf. 

O material utilizado é estratégico. Em formato de trilha guiada, o projeto desperta sobre questões importantes quanto ao desperdício da água e a sua (re)utilização, trabalhando temas como utilização de agrotóxicos e recursos não-renováveis, visando promover uma consciência coletiva sobre as águas e provocar mudanças no cotidiano das comunidades, incentivando a multiplicação dos saberes adquiridos. A intenção é que os participantes construam saberes e compreensões sobre o meio ambiente e atuem como multiplicadores do conteúdo. No total, mais de 2 mil pessoas já foram beneficiadas de forma indireta, considerando o fator multiplicador do projeto.

“Um dos diferenciais do Projeto Caminhos das Águas reside na sua abordagem de educação contextualizada, voltada para o semiárido, contando com facilitadores das próprias comunidades treinados pelo Inec para conduzir a sensibilização nas escolas rurais”, afirma Gabriela Colares, coordenadora de projetos do Inec.

Além da aplicação e interação das crianças com o jogo educativo nas escolas públicas, o Caminho das Águas distribui à comunidade escolar uma apostila com abordagens pedagógicas e sugestões de atividades para o público-alvo. Dessa forma, a comunidade escolar pode trabalhar o tema com os alunos durante todo o ano letivo. Todos os participantes ainda recebem uma revistinha de história em quadrinhos contextualizada no semiárido, a partir da vivência de seus moradores e seus relacionamentos com os recursos hídricos. O projeto também conta com o apoio do Programa Agroamigo, de microcrédito rural do Banco do Nordeste (BNB).

Mais informações: inec.org.br 

Estão abertas inscrições para vaga de desembargador(a) do TJCE

A Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) abriu inscrições para vaga de desembargador(a) pelo critério de antiguidade. O anúncio consta no Edital nº 70/2024, publicado no Diário da Justiça Eletrônico Administrativo da última quarta-feira, 20.

Concorrem juízes(as), com exercício na Entrância Final, que integram a 1ª quinta parte na lista de antiguidade. Os(as) candidatos(as) têm o prazo de dez dias corridos, a partir desta quinta-feira (21/03), para efetuar a inscrição. Para assumir a vaga de desembargador(a) por antiguidade é considerada a data da posse no cargo de juiz(a) e também é avaliada a conduta ilibada do magistrado(a).

O cargo está em aberto por conta da aposentadoria do desembargador José Lopes de Araújo Filho, anunciada na sessão do Pleno do TJCE do dia 7 de março. A última classificação para acesso à Justiça de 2º Grau ocorreu por antiguidade. No dia 14 de março, o Pleno do TJCE empossou a juíza Cleide Alves de Aguiar na vaga da desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes, aposentada em dezembro do ano passado.

SELEÇÃO POR MERECIMENTO
Nessa segunda-feira, dia 18 de março, a Presidência do TJCE abriu inscrições para vaga de desembargador(a) pelo critério de merecimento, conforme o Edital nº 65/2024, decorrente da aposentadoria do desembargador Francisco Darival Beserra Primo. Os(as) interessados(as) têm até o próximo dia 1º de abril para efetuar inscrição.

Na promoção por merecimento são observados critérios como desempenho e conduta, produtividade e presteza no exercício da jurisdição, frequência e aproveitamento em cursos oficiais ou reconhecidos de aperfeiçoamento, além de ter dois anos de exercício na respectiva Entrância. Também é levado em conta o número de vezes em que o(a) juiz(a) tenha figurado em listas de promoção por merecimento.

QUINTO CONSTITUCIONAL
Também está aberta vaga reservada ao Ministério Público do Ceará (MPCE), de acordo com o quinto constitucional. O anúncio consta na Portaria nº 467/2024, do dia 7 de março, e considera a aposentadoria do desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte. Cabe ao MPCE elaborar uma lista com seis procuradores e/ou promotores de Justiça para ocupar o cargo. Os candidatos serão avaliados pelo Pleno do TJCE, que formará uma lista tríplice, a ser enviada ao governador do Estado para a escolha do(a) novo(a) desembargador(a).