CAIXA Cultural Fortaleza promove oficina de pintura com o artista pernambucano Mestre Ferreira

A CAIXA Cultural Fortaleza, realiza no dia 06 de abril (sábado), oficina prática de introdução à criação em artes plásticas e ao manuseio da técnica de pintura (acrílico sobre tela), “Eu, a tela e o mestre”, ministrada pelo artista plástico pernambucano, José Ferreira de Carvalho, o “Mestre Ferreira” como é conhecido.

As inscrições acontecem de forma gratuita, pelo site da CAIXA Cultural Fortaleza por meio do preenchimento de formulário online https://forms.office.com/r/1pSs5my6bj, com limite de 30 vagas, voltadas para crianças, jovens e adultos. A atividade proporcionará aos participantes um mergulho no universo do artista plástico pernambucano, Mestre Ferreira, além de estimular a produção criativa de jovens artistas, bem como o acesso às técnicas utilizadas por Ferreira em suas pinturas e ainda incentivar novos olhares para a exposição “50 Anos Ferreira de Arte”, que segue em cartaz na CAIXA Cultural Fortaleza.

A atividade formativa faz parte da exposição do artista, “50 Anos Ferreira de Arte”, que segue em cartaz na CAIXA Cultural Fortaleza até o dia 07 de abril. A mostra comemora meio século de dedicação à arte por Ferreira e revela várias fases do artista em diversos períodos estilísticos nas 50 obras que estarão expostas. Apresentando um recorte de obras de José Ferreira de Carvalho em seis períodos estilísticos nas séries: Naif; Eu e os Mestres; Cerâmicas; Satye, Abstrata e Amazônia, retratando várias fases de produção, e mostrando as várias técnicas que Ferreira utiliza para interpretar seus pensamentos concretizados em suas telas, painéis, cerâmicas, louças e desenhos.

As obras transmitem as mais diversas sensações através de traços marcantes em cores fortes e reproduzem as interpretações únicas, culturais e estilísticas de Ferreira por meio das telas e esculturas. A curadoria da exposição é do desenhista e restaurador Fernando Guimarães Tavares Júnior, que comenta que “nesses trabalhos, as cores vibrantes saltam aos nossos olhos e é facilmente comparável a um show pirotécnico. ” O curador afirma ainda que as obras do artista evidenciam os mais sinceros registros de uma sociedade tipicamente nordestina como feiras, danças, jogos e brincadeiras infantis.

O projeto cultural é apresentado em Fortaleza pelo Ministério da Cultura e CAIXA Cultural, incentivado pela Lei Rouanet e conta com o apoio da CAIXA; com patrocínio Toyota é Toyolex, Atiaia Renováveis e MV, Mais Valor para a Saúde, e realização da Métron Produções, Ministério da Cultura e Governo do Brasil.

Serviço:

Oficina de pintura “Eu, a tela e o mestre”

06/04 (sábado) – 15h às 17h30

Inscrições gratuitas – site CAIXA Cultural Fortaleza (https://forms.office.com/r/1pSs5my6bj)

30 vagas

Programa ofertado pelo NAMI fornece atendimentos a adolescentes com TEA

De acordo com dados divulgados pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC – Centros de Controle e Prevenção de Doenças – 2020), localizado em Atlanta/EUA, uma a cada 36 crianças apresenta diagnóstico de Transtorno de Espectro Autista (TEA).

É um número que vem aumentando constantemente se comparado aos últimos anos e, mesmo com o crescente número de diagnósticos, o acesso a um tratamento adequado é escasso. Dessa forma, visando auxiliar os adolescentes com TEA, o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), da Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, promove há mais de 10 anos diversas iniciativas médicas para a comunidade.

Um exemplo é o Programa Preparando para a Vida lançado ano passado que veio com o objetivo de trazer autonomia e independência para os adolescentes, além de focar na inclusão deles na sociedade.

Sobre o Programa

O Preparando para a Vida acolhe jovens de 10 a 16 anos que apresentam o Transtorno de Espectro Autista e necessitam de auxílio para se desprender da identidade infantil em que muitas vezes estão inseridos e desejam começar uma nova etapa, em que serão mais autossuficientes.

O programa desenvolve um processo que vai desde o primeiro contato até o redirecionamento final do paciente, trabalhando vários aspectos na vida do adolescente, como a expressividade na comunicação, habilidades sociais, autocuidado, criatividade e imaginação, além de apoio à vida diária. 

“Em cada área é trabalhada uma necessidade específica e, em cima disso, são desenvolvidas atividades com os pacientes”, informa Ariana Benevides, terapeuta ocupacional do programa, que complementa: “o objetivo da iniciativa é o de trazer o melhor atendimento voltado para cada necessidade específica, de cada adolescente atendido. E as vivências proporcionadas têm o intuito de promover uma aprendizagem mais real do dia a dia”, explica. 
                                                                     
Além de contar com o apoio da Fundação Edson Queiroz, o Preparando para a Vida conta com outros parceiros importantes, como a rede de supermercados Pão de Açúcar. Na loja situada na Av. Washington Soares, o programa desenvolve um trabalho de imersão com os adolescentes. 

“A gente preparou com todo o cuidado essa vivência para esses adolescentes. Saímos de sala, e buscamos mesmo levar para algo mais real, como experimentar um dia de compras na loja. No local, os jovens tiveram a oportunidade de buscar, analisar e comprar os alimentos desejados. Durante todo esse processo, a equipe os acompanhou”, esclarece Ariana.

Este trabalho de imersão também é desenvolvido na própria Unifor. Utilizando-se dos espaços fornecidos pela universidade, o programa já realizou atividades na cozinha do laboratório de Nutrição, em que os jovens puderam preparar e assar cookies, com o intuito de desenvolver autonomia na cozinha e entender um pouco mais sobre as ações cotidianas que seus pais realizam. 

O grupo também visitou o Espaço Cultural Unifor, onde teve acesso facilitado às exposições do local e à cultura, além de ter realizado um tour especial pela Biblioteca Central, onde puderam conhecer o vasto acervo da universidade.

Equipe 

O Preparando para a Vida promove atendimento com equipe interdisciplinar, composta pela terapeuta ocupacional Ariana Benevides, especialista em análise do comportamento aplicado ao TEA; pela psicóloga Eduarda Rabelo, especialista em transtornos alimentares e obesidade; e pela fonoaudióloga Juliana Santos, especialista em neurociências e reabilitação.

Ariana Benevides ressalta a importância da autonomia desenvolvida pelos pacientes e afirma que o apoio da família é essencial no processo do crescimento do paciente. “A família é nossa parceira, ela traz as dificuldades e necessidades do adolescente no cotidiano. Então, a gente procura acolher e, a partir daí, traçar um alvo que consiga unir as necessidades da família e do paciente também”, afirma a terapeuta.

Realizando sonhos

Sandra Teixeira, enfermeira e mãe do adolescente Joaquim, conta um pouco sobre as experiências do filho no projeto Preparando para a Vida. O jovem, morador de um distrito próximo ao município de Paracuru/CE, participa do programa há cinco meses e já apresenta melhoras no que diz respeito à disciplina, organização, entre outros aspectos.

Ela afirma que estar na Unifor mostrou a Joaquim que existe a possibilidade de realizar seus sonhos. “Não sabemos como ainda, mas o mais importante já aconteceu. A semente da possibilidade brotou ao pisar na universidade. E, com a competência e dedicação dessa equipe, ele fará tudo que sempre sonhou”, declara.

A enfermeira teve o filho aos 29 anos e afirma que foi a realização de um sonho. Ao completar 13 anos, no período da pandemia, o adolescente foi encaminhado para um psiquiatra, devido a piora do seu quadro. Dessa forma, descobriu-se que Joaquim não tinha transtorno opositor desafiador (TOD), que geralmente ocorre na infância e adolescência, provocando sintomas como comportamento desafiador e impulsivo. O diagnóstico final apontou que Joaquim é autista. 

“A partir daquele momento, eu passei a compreender melhor o meu filho e vê-lo de um outro ângulo”, afirma Sandra.

Por meio de conversa informal, uma amiga informou à Sandra sobre o Programa Preparando para a Vida. A partir daí, ela veio à Fortaleza conhecer as profissionais e os serviços ofertados, além de marcar um primeiro atendimento. Desde então, Joaquim vem sendo atendido por uma equipe especializada voltada para suas questões específicas.

Inscrições abertas 

Para os interessados no programa, as inscrições estão abertas. Ressalta-se que o serviço oferecido é particular, mas apresenta opções viáveis de custo. As famílias interessadas podem escolher pacotes mensais que mais se adequam a sua realidade financeira. Os responsáveis pelo adolescente devem preencher os dados por meio de um formulário e a equipe entrará em contato para agendar uma avaliação.

Serviço

Programa Preparando para a Vida 
Local: Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI)
Mais informações: preparandoparaavida@gmail.com | (85) 9.9230-3372
Formulário para interessados: Clique aqui

Centro de Formação Profissional divulga o primeiro bloco de cursos gratuitos de 2024

O Centro de Formação Profissional (CFP) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, divulga o primeiro bloco de cursos profissionalizantes gratuitos de 2024. As inscrições acontecem nos dias 2 e 3 de abril, das 8h às 18h (ou até esgotar o número de vagas), e as aulas têm início no dia 8 do mesmo mês.

Ao todo, serão ofertadas 690 vagas, distribuídas em 20 turmas e 19 modalidades diferentes de cursos. Destinada à comunidade em situação de vulnerabilidade social, a iniciativa disponibilizará aulas presenciais, híbridas e online. As capacitações abrangem uma ampla gama de segmentos profissionais, desde serviços de atendimento ao cliente até empreendedorismo.

Vale destacar que os cursos presenciais serão lecionados na Unifor. Já os semipresenciais terão aulas remotas, sendo algumas delas presenciais também na instituição. Os cursos noturnos serão todos lecionados online.

Como se inscrever?
No período de inscrição destacado acima, os interessados deverão preencher os dados no formulário disponível neste link. Caso o indivíduo ainda não tenha feito cadastro, deve incluir o CPF e a senha, e clicar no botão “Não sou cadastrado” para ter acesso à ficha.

Só é permitida uma inscrição por pessoa em um único curso de formação (em caso de mais de uma inscrição em cada modalidade, essa será automaticamente cancelada). O inscrito deve concordar com todos os requisitos e estar ciente que, em caso de informação divergente, terá sua inscrição anulada. As vagas são limitadas e por ordem de acesso.

Inscreva-se aqui!
Requisitos para inscrição
Estar em situação de vulnerabilidade social (situação socioeconômica de poucos recursos financeiros e pouco acesso a oportunidades, podendo ocorrer por questões de: moradia, nível de renda e de escolaridade, desemprego, renda mensal de até um salário mínimo e/ou beneficiários de programas sociais governamentais);
Ter, no mínimo, Ensino Fundamental completo;
Ter a partir de 16 anos;
Ter renda mensal equivalente de até um salário mínimo;
Não estar matriculado no ensino superior;
Ter acesso a equipamentos com câmera e microfone como celular, notebook ou computador, caso o curso seja online.
Sobre o CFP
O Centro de Formação Profissional é um projeto da Fundação Edson Queiroz com o objetivo de promover a formação profissional de pessoas de baixa renda e sua inserção no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos.

A iniciativa está vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex) da Unifor, por meio da Divisão de Responsabilidade Social, que norteia suas atividades com foco na oferta de oportunidades para a população em situação de vulnerabilidade social.

Cursos ofertados
Atenção e Cuidado ao Idoso (Tarde)
Auxiliar Administrativo (Tarde)
Auxiliar Administrativo (Noite)
Auxiliar de Recursos Humanos (Tarde)
Balconista de Farmácia (Tarde)
Contabilidade Básica para pequenos Empreendedores (Tarde)
Culinária Nutritiva e Higienização e Manipulação dos Alimentos (Noite)
Curso de Instalações elétricas residencial (Tarde)
Design de Sobrancelha (Tarde/Manhã)
Empreendedorismo e Marketing Digital (Noite)
Energias Renováveis (Manhã)
Gestão de Finanças Pessoais e pequenos negócios (Tarde)
Informática Básica (word, excel e powerpoint) (Tarde)
Maquiagem Básica (Tarde)
Operador de Caixa (Noite)
Organização de Eventos (Tarde)
Técnicas Avançadas de Vendas (Noite)
Técnicas de fotografia em dispositivos móveis para as redes sociais (Noite)
Introdução de ar-condicionado e Tendências do Mercado AVAC (Manhã)
Modelagem plana de saias (Noite)

Furukawa inaugura laboratório de capacitação profissional em parceria com o SENAI-CE

Iniciativa tem o objetivo de disseminar conhecimento, promovendo educação profissional e tecnológica na área de redes

A Furukawa Electric LatAm, multinacional líder no fornecimento de soluções de infraestrutura de rede, irá inaugurar no próximo dia 03 de abril, seu primeiro laboratório de formação prática em telecomunicações. A iniciativa, realizada em parceria com o SENAI-CE, terá como foco a capacitação de profissionais em projetos, instalação, manutenção e medição em redes de fibra óptica.

Nesta primeira fase, serão ministrados três treinamentos: Práticas em Redes ExternasMedições em Redes Ópticas e Emendas Ópticas. A expectativa é que o ocorra no mínimo uma turma com até 20 alunos de cada um dos treinamentos a cada seis meses, com a capacitação de 120 profissionais por ano.

Este laboratório permite a combinação de conhecimentos e recursos de ambas as organizações, resultando em um programa mais abrangente e de maior qualidade. Além disso, essa colaboração pode ampliar o alcance do treinamento, atingindo um público maior e formando muitos mais profissionais qualificados para o mercado”, afirma Fernanda Camargo de Oliveira, da área de Treinamento da Furukawa Electric LatAm.

De acordo com o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda, a parceria para a instalação do laboratório é um grande passo para a formação de mão de obra qualificada no setor: “Agradeço ao Presidente do Sindmest-CE, Juarez Holanda, que, juntamente com Pedro Alfredo (ex-presidente do Sindicato e atual Conselheiro Fiscal da FIEC), trouxeram a Furukawa para o SENAI Ceará. É uma parceria extremamente importante para o setor de Tecnologia da Informação, com laboratórios de primeiro mundo. Isso vai, com certeza, agregar muito ao nosso portfólio de cursos e gerar grandes entregas para a sociedade, já que Fortaleza é o segundo maior hub de cabos submarinos de fibra óptica do mundo”.

O Ceará é um grande polo em desenvolvimento no segmento de TI/Telecom. Considerando a sua posição geográfica, Fortaleza é a cidade da América Latina que concentra todos os cabos submarinos que partem (ou chegam) para a América do Norte e Europa. Isto significa que o potencial de transmissão e roteamento de dados na capital chega a ser maior do que o de São Paulo, por exemplo.

Desde a criação do projeto Cinturão Digital com fibra óptica, iniciado em 2007, a demanda por profissionais é elevada. Atualmente o programa do governo do Estado possui 5800 km de rede própria, com o objetivo de chegar a 7000 mil km e interligar 184 municípios.

Experiência em capacitação

A capacitação técnica é pilar importante da Furukawa Electric Academy. Há mais de 25 anos capacita e certifica profissionais para atender o mercado de tecnologia e telecomunicações com treinamentos de conceitos e melhores práticas no mercado, além de instalações das soluções Furukawa. Na página https://academy.furukawasolutions.com/ é possível encontrar todos os treinamentos disponíveis, buscar os centros de treinamentos autorizados por estado e acessar o SEO – Sistema de Ensino On-line, plataforma onde estão os conteúdos e certificados.

Serviço:

Inauguração do Laboratório Furukawa/SENAI-CE

Data: Dia 03/04 (quarta-feira), às 14h30

Local: SENAI Centro – R. Padre Ibiapina, 1280 – Jacarecanga, Fortaleza (CE)

Sobre a Furukawa

A Furukawa Electric Latam é uma indústria de soluções de infraestrutura de comunicação com Matriz em Curitiba (PR) e outras plantas – Sorocaba (SP) e Santa Rita do Sapucaí (MG) -, além de fábricas de cabos ópticos em Berazategui (Argentina), Palmira (Colômbia) e Mexicali (México).

Com um abrangente portfólio de soluções de infraestrutura de comunicação, atende a diversos mercados como data centers, indústrias, escritórios, operadoras e serviços, entre outros, em todos os níveis de aplicações.

Sua marca Furukawa Solutions é fruto da união de diversos centros de desenvolvimento, produção e suporte distribuídos por todo o mundo, contando com a solidez do grupo Furukawa Electric, que atua há mais de 135 anos de forma Global, ofertando soluções de classe mundial com suporte e serviços locais. Com um forte compromisso com a sociedade, fornece Infraestrutura para a vida.

Sobre o SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Ceará, instituição ligada à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), estimula, há 80 anos, a inovação industrial, por meio da educação, da consultoria, da pesquisa aplicada e de serviços técnicos e tecnológicos que são decisivos para a competitividade das empresas do estado e do Brasil.

O SENAI é um dos cincos maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, reconhecido como modelo pela qualidade dos serviços que promove e pela aposta em formatos educacionais diferenciados e inovadores, capacitando profissionais em cursos presenciais e à distância, formando trabalhadores aptos a contribuir para o desenvolvimento da indústria.

Aprimore sua carreira com a Especialização em Direito e Processo Eleitoral

Diante de um cenário político e social em constante evolução, além das rápidas e crescentes transformações culturais e econômicas, a importância do Direito e processo eleitoral se torna cada vez mais evidente. Assim, na sociedade contemporânea, a compreensão aprofundada de leis e sistemas eleitorais é fundamental para preservar os princípios democráticos.

Ademais, o conhecimento acerca de fundamentos legais e dos mecanismos processuais envolvidos nas eleições é essencial para garantir a igualdade de oportunidades para todos os candidatos, proteger os direitos dos eleitores e até mesmo prevenir práticas fraudulentas.

Pensando nesse panorama, a Universidade de Fortaleza – instituição de ensino mantida pela Fundação Edson Queiroz – destaca-se por oferecer a Especialização em Direito e Processo Eleitoral. A formação visa capacitar profissionais do Direito e interessados na área, fornecendo conhecimentos teóricos e práticos sobre questões jurídicas relacionadas ao processo eleitoral.

Inscreva-se na Especialização clicando aqui! 

No conteúdo programático, o curso aborda o Sistema Eleitoral, relacionando-o com os princípios da Ciência Política e Teoria Geral do Estado, além de analisar a cultura política brasileira e sua relação com os meios de comunicação de massa. Com duração de 21 meses e carga horária de 366 horas/aula, a especialização é ministrada remotamente de forma quinzenal, com encontros presenciais.

As aulas terão início ainda no mês de março, e o término está previsto para novembro de 2025. São, ao todo, 15 vagas disponíveis e, para se matricular, é necessário apresentar cópia do diploma de ensino superior, histórico e documento de identificação. 

O impacto da formação na potencialização de carreiras 

Lúcio Freitas, egresso da especialização e advogado eleitoralista, pontua que o curso representou uma chance de se reintegrar ao ambiente acadêmico no segmento de sua escolha. Isso abriu novas perspectivas de atuação, como produções científicas e interações com o corpo docente e discente.

O egresso conta que, após completar a especialização, se percebe mais confiante para falar de um tema que possui bastante interesse: o abuso de poder em eleições. Lúcio concluiu que quando um advogado especializado em direito político elabora ações eleitorais bem fundamentadas contra o abuso de poder, ele oferece serviço diferenciado aos seus clientes e contribui para a preservação da democracia.

“O fato de o professor Frederico Alvim ter ministrado disciplinas no curso acerca da temática e também ter sido meu orientador no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) me aproximou ainda mais do assunto, pois ele é autor de obras renomadas e uma das principais autoridades no que diz respeito ao abuso de poder nas eleições. Nesse sentido, o programa nos proporcionou acesso direto ao conhecimento especializado”, afirma o profissional.

Para Francisco Medina, coordenador da Especialização em Direito e Processo Eleitoral, um dos diferenciais da formação reside na qualidade da equipe de professores, que conta com ampla experiência e reconhecimento em todo o país. Ele também ressalta que as aulas são flexíveis, o que permite a participação de profissionais de diversas regiões do Brasil.

O coordenador destaca também que a formação abre portas para oportunidades em diferentes lugares, como escritórios de advocacia, órgãos públicos e campanhas eleitorais. “O curso prepara os profissionais para assumir papéis de liderança e consultoria, fornecendo análises críticas e soluções estratégicas para questões eleitorais complexas”, explica o docente. 

Por meio da oferta desta formação, a Unifor reafirma seu compromisso com a formação de profissionais éticos e capacitados, contribuindo para o fortalecimento do estado democrático de direito. A Especialização em Direito e Processo Eleitoral proporciona oportunidade única para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos e se destacar neste campo tão relevante para a sociedade.

87% das cobranças judiciais de impostos em Fortaleza são extintas na Justiça

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) baixou 33.225 processos de Execuções Fiscais desde dezembro do ano passado até o último dia 13 de março. O número representa a extinção de 87,7% das 37.883 execuções fiscais enviadas pelo Poder Judiciário estadual para análise da Procuradoria-Geral do Município de Fortaleza (PGM). 

Esse resultado é fruto de acordo entre o TJCE, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a PGM, no final de 2023. O objetivo é agilizar o fluxo de processos dessa natureza que estão em trâmite da Justiça estadual por meio da desjudicialização. São contemplados processos cujo valor seja inferior a R$ 50.000,00, nos termos definidos na Lei Complementar do Município de Fortaleza nº. 358/2023, nos quais não há suspensão da exigibilidade do crédito e nem foram localizados bens do contribuinte que fossem passíveis de penhora.  

“A medida não implica em renúncia do crédito fazendário e nem impede o Município de Fortaleza de adotar medidas administrativas voltadas à sua satisfação, a exemplo do protesto, ao tempo em que possibilita maior eficiência da atuação do Poder Judiciário na recuperação de créditos com valor superior ao piso estabelecido”, explica o coordenador do Núcleo 4.0 – Execuções Fiscais, juiz Renato Esmeraldo. O magistrado acrescenta que outras listas poderão ser enviadas em breve para a PGM. 

A PARCERIA
O acordo pioneiro foi assinado no dia 1º de dezembro de 2023, quando o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luis Roberto Barroso, esteve em Fortaleza para o lançamento do Programa Justiça 4.0, que oferece soluções digitais colaborativas de automatização das atividades dos tribunais. A ideia é otimizar o trabalho dos magistrados, servidores e advogados, proporcionando o aumento da produtividade, celeridade, governança e transparência dos processos. 

Baixa processual: a baixa ocorre quando o processo é retirado dos sistemas em razão de arquivamento, baixa definitiva ou envio de recurso.