Beach Park registra novo nascimento de 176 tartarugas marinhas

Uma equipe de profissionais localizou a desova, protegeu o ninho e auxiliou o deslocamento dos animais até o mar

Uma emocionante cena marcou o último domingo, 31, na praia de Aquiraz, em frente ao Beach Park, onde banhistas testemunharam o nascimento de 176 tartarugas marinhas e sua jornada até o mar. O acontecimento foi possível graças ao trabalho dedicado de uma equipe de profissionais que localizou a desova, protegeu o ninho e auxiliou os pequenos animais no deslocamento.

Das 176 tartarugas, 136 pertencem à espécie Pente, comum na região, e 40 à espécie Oliva, considerada rara. Os ninhos estavam sendo monitorados pela ONG Apremace (Associação de Preservação do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico Educacional e Difusão da Cultura de Aquiraz), com o apoio da equipe de Gestão Ambiental do Beach Park, que auxilia na identificação, isolamento e monitoramento desses ninhos e é apoiadora do Projeto Amigos do Mar que faz esse monitoramento das tartarugas pela ONG.

O CEO do Beach Park, Murilo Pascoal, e o secretário de Meio Ambiente de Aquiraz, Humberto Bezerra, entre outras autoridades, estiveram presentes para apoiar a iniciativa. Com a assistência de Bombeiros Civis e do Demutran, os profissionais abriram um caminho na areia para que as tartarugas pudessem seguir até o mar, garantindo um momento seguro e natural para os animais.

Atualmente, 80 ninhos de tartarugas marinhas estão sendo monitorados em todo o litoral de Aquiraz. Acredita-se que a maioria seja de tartaruga-de-pente, considerada a “mais tropical de todas as tartarugas”. Esse animal está distribuído entre os mares tropicais e, por vezes, subtropicais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. É uma espécie criticamente em perigo, de acordo com a classificação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), podendo alcançar até 110 cm de tamanho e 86kg.

Sobre o Beach Park

O Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia de Porto das Dunas, à 17 km de Fortaleza/Ceará, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro. O Aqua Park, parque aquático que conta com 30 atrações, é considerado o segundo melhor parque aquático do mundo e o melhor das Américas (TripAdvisor/Travellers’ Choice, 2023).

O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work. Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park e o Beach Park Studios – estúdio de animação próprio.

Cuidado oncológico no interior do Ceará: ICC evidencia excelência na Regionalização do Tratamento contra o Câncer

Nesta segunda-feira, 01, Caio Juaçaba (CEO do Grupo ICC), Dr. Lúcio Alcântara (Presidente do Grupo ICC), Elmano de Freitas (atual Governador do Estado do Ceará), Dr. Sérgio Juaçaba (Vice Presidente do Grupo ICC) e Pedro Meneleu (CSO do Grupo ICC), reuniram-se para falar sobre o compromisso em cuidar das pessoas de forma integral e foram apresentados indicadores que chancelam a qualidade do serviço prestado aos pacientes oncológicos no interior do Ceará.

Há 80 anos, o Grupo ICC promove saúde oncológica de alta complexidade e de forma integral para toda a população cearense, através do Hospital Haroldo Juaçaba é habilitado como Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), chancelando infraestrutura adequada à prestação de assistência de alta complexidade para o diagnóstico e tratamento de todos os tipos de cânceres, oferecendo assistência integral e especializada aos pacientes oncológicos.

Por conta deste compromisso e expertise ao tratamento contra o câncer, em setembro do ano passado, o Grupo ICC assumiu a operação do serviço de oncologia no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, zerando as filas de espera e realizando atendimento de qualidade nos serviços de oncologia clínica, quimioterapia, cirurgias, radioterapia, biópsias, hormonioterapia, atendimento multiprofissional, além de exames laboratoriais e de imagem.

Reuniões como estas, abrem a oportunidade para que o Grupo ICC chancele seu compromisso com a saúde oncológica dos cearenses sobre o serviço ofertado nestes seis meses, tem o objetivo de discutir projetos de ampliação do processo de interiorização do cuidado oncológico, fortalecendo cada vez mais o atendimento nas regiões, com saúde de qualidade para todos os cearenses.

6 de abril: Dia Mundial da Atividade Física é convite para deixar o sedentarismo

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, 41,2% dos adultos brasileiros não praticam atividades físicas regularmente. Presidente da SBOT-CE explica que exercícios ajudam a reforçar a musculatura, previnem lesões e aceleram a recuperação de fraturas

Praticar exercícios físicos deveria ser um hábito diário para todas as pessoas, como se alimentar, beber água ou repousar. No entanto, as estatísticas mostram o contrário: no Brasil, de acordo com a Pesquisa Vigitel 2023, feita pelo Ministério da Saúde, 41,2% dos adultos brasileiros não praticam atividades físicas regularmente. Em nível global, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a inatividade física causa cerca de 3,2 milhões de mortes por ano. Além disso, um estudo publicado pela revista britânica The Lancet em 2022 apontou que a falta de exercícios físicos regulares foi responsável por 6,8% de todas as mortes no planeta em 2019. Dessa forma, faz todo o sentido aproveitar o Dia Mundial da Atividade Física, celebrado neste 6 de abril, para literalmente se mexer.

“Esta data é um grande chamado para o combate ao sedentarismo. Fazer exercícios é algo primário e ao mesmo tempo vital para a saúde de ossos, músculos e articulações. Como ortopedista, todos os dias acompanho no consultório e nos hospitais casos que mostram como a atividade física é importante para a saúde, pois ajuda a manter os corpos fortes, melhora a circulação sanguínea e o bem-estar geral”, declarou a ortopedista Christine Muniz,  Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Seção Ceará (SBOT-CE).

Para todos
As orientações médicas são mais evidentes para pessoas que têm problemas ortopédicos, como osteoporose ou artrite, pois ajudam a reduzir os impactos. No entanto, as recomendações valem para pessoas de todas as idades, desde crianças e jovens até as da Melhor Idade. 

“Quando alguém sofre uma lesão – seja de dimensões leves ou mesmo casos cirúrgicos -, o repouso é importante, mas o movimento faz parte da recuperação. Por isso, muitas vezes são recomendados exercícios focados em ajudar na reabilitação, contribuindo para restaurar a força, a flexibilidade e a função, permitindo que os pacientes se recuperem e voltem às atividades diárias”, observa Christine Muniz.Prevenção
A presidente da SBOT-CE reforça que, a atividade física bem executada ajuda a prevenir diversas lesões, pois o paciente que segue um plano de exercícios adequado consegue evitar torções e distensões musculares, tão comuns no dia a dia. “Por isso, para reduzir o risco de lesões ao praticar esportes ou realizar atividades físicas é muito importante fortalecer os músculos ligados às articulações, melhorar a flexibilidade muscular e executar os movimentos de forma orientada”, destaca a ortopedista. “Como ortopedistas, nossa responsabilidade é também educar os pacientes e a população sobre os diversos benefícios da atividade física, que fortalece o corpo e contribui para uma vida mais plena e ativa”, finaliza Christine Muniz, presidente da SBOT-CE.

Conheça os principais direitos da pessoa autista

Apesar dos esforços e avanços, como leis e campanhas, as pessoas com autismo ainda enfrentam preconceitos e dificuldades em diversos aspectos, incluindo a inclusão escolar, a integração no mercado de trabalho e a cobertura de planos de saúde. Embora esses direitos sejam regulamentados, muitas vezes não são cumpridos.

O coordenador do curso de Direito da Estácio Ceará, Márcio Plastina, destaca a necessidade de efetivar as leis que regem os direitos educacionais das pessoas com autismo. “Em um cenário onde as normativas legais asseguram o acesso à educação para todas as pessoas, incluindo aquelas com espectro autista, a realidade nem sempre reflete essa garantia”, afirma Plastina.

Quando o assunto da educação é abordado, não apenas para pessoas com espectro autista, mas para pessoas com deficiência em geral, tem-se como base normativa a nossa própria Constituição Federal, que estabelece o direito de todos e o dever do Estado em garantir a educação para todos. Além disso, diversas leis e convenções internacionais regulamentam e reforçam essa garantia, tais como a Lei de Inclusão, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

No entanto, na prática, muitas vezes essa garantia não se efetiva. “Tivemos recentemente uma discussão junto ao Ministério da Educação sobre o Parecer 50/23 do Conselho Nacional de Educação, que traz importantes garantias para pessoas com deficiência, especialmente para aqueles com espectro autista. Este parecer, aprovado por unanimidade, visa garantir matrículas sem discriminação por deficiência e a inclusão plena dos estudantes em todas as atividades escolares, mediante adaptações necessárias”, ressalta Plastina.

Plastina destaca a relevância das discussões em andamento em todo o país para efetivar o acesso à educação para pessoas com autismo, enfatizando a importância de validar esses direitos educacionais e promover a inclusão real na sociedade.

Os 5 Principais Direitos da Pessoa Autista

01 – Direito à Educação: A Lei Brasileira de Inclusão Social (LBI) proíbe a negativa de ingresso do autista na rede de ensino pública ou privada.

02- Direito à Saúde: Os planos de saúde têm a obrigação de enfrentar o início do tratamento prescrito pelo médico, independente da complexidade.

03-  Direito ao CIPTEA: A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) é emitida de acordo com a Lei do Autista.

04- Direito à Isenção de Impostos: A compra de carro novo em nome do autista dispensa o pagamento de diversos tributos, de acordo com a Lei n. 14.287/21.

05- Direito ao BPC: O Benefício de Prestação Continuada (BPC) garante o recebimento de um salário mínimo por mês aos autistas que vivem em condições de pobreza.

Prefeitura abre inscrições para a 6ª convocação do Projeto Meu Carrinho Empreendedor

A Prefeitura de Fortaleza abriu, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), edital de chamada pública para seleção de ambulantes para participar do Projeto Meu Carrinho Empreendedor. Os empreendedores selecionados receberão capacitações gratuitas, além dos carrinhos custeados e padronizados para vender batata frita, tapioca, pipoca ou churrasco. A 6ª convocaçã segue até o dia 8 de maio de 2024. A ação beneficiará mais 110 empreendedores com carrinhos de churrasco, batata frita, tapioca e pipoca.

Veja o edital (https://drive.google.com/file/d/1UF1LBTh9FILYWvhhql9eSGzFAvqaiTOE/view)

Os interessados podem procurar orientação para inscrição na Unidade de Atendimento do Desenvolvimento Econômico (Avenida Santos Dumont, 2500 – entrada pela rua Tibúrcio Cavalcante – Aldeota). Além de preencher a ficha de inscrição, é necessário ser maior de 18 anos, ser hipossuficiente em renda, apresentar cópia de documento oficial com foto, CPF, inscrição no Cadastro Único ou declaração que é isento no Imposto de Renda e comprovante de residência. Todo o processo de seleção é gratuito e destinado para moradores de Fortaleza.

Os envelopes com as inscrições devem ser entregues na Central de Licitações da Prefeitura de Fortaleza (CLFor), localizada na avenida Heráclito Graça, 750, no Centro.

1ª convocação: 3 de julho de 2023, às 10h – ENCERRADO
2ª convocação: 4 de setembro de 2023, às 10h – ENCERRADO
3ª convocação: 6 de novembro de 2023, às 10h – ENCERRADO
4ª convocação: 8 de janeiro de 2024, às 10h – ENCERRADO
5ª convocação: 8 de março de 2024, às 10h – ENCERRADO
6ª convocação:  INSCRIÇÕES ABERTAS entre 1º de abril e 8 de maio de 2024, às 10h

Serviço
Inscrições para o Projeto Meu Carrinho Empreendedor
Retirada de fichas de inscrição e entrevista de perfil socioeconômico: sede da SDE (Av. Santos Dumont, 2500 – entrada pela Rua Tibúrcio Cavalcante – Aldeota)
Entrega de envelopes: Central de Licitações de Fortaleza (Av. Heráclito Graça, 750 – Centro)
Informações: (85) 3452.3477 (CLFor) ou 0800 081 4141 (SDE)

Metade das mulheres cearenses prefere investimentos conservadores

Levantamento do Santander mostra que a parcela em renda fixa no Ceará em 2023 ficou em 50% de sua carteira entre o público feminino

Mesmo diante do ciclo de queda da taxa básica de juros (Selic), iniciado em agosto de 2023, as mulheres permanecem fiéis a investimentos conservadores. Metade das investidoras cearenses aposta na renda fixa. É o que mostra um levantamento realizado pelo Santander Brasil com dados de 2022 e 2023 com clientes da instituição. 

Segundo o estudo do Santander, houve uma pequena oscilação negativa entre as cearenses, neste período, de dois pontos percentuais no patamar aplicado em Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Letras de Crédito do Imobiliário (LCI), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), títulos do Tesouro Direto e até na poupança. A renda fixa, que engloba essas modalidades de investimento, passou a representar 50% da carteira das mulheres no Ceará em 2023. Esse percentual é o terceiro menor do país, ficando acima do Rio Grande do Norte (48%), Mato Grosso (49%) e igual a Pará e Piauí. 

Em relação a outras modalidades de investimento, destacam-se entre as principais nas apostas das cearenses a previdência, com 31%, e os fundos 11%. A renda variável, que engloba opções mais ousadas, teve 1% da carteira do Santander no estado em 2023 

NO PAÍS

No levantamento do Santander, quando observada a carteira do banco em todos os estados entre as mulheres, o patamar da renda fixa em 2023 permaneceu o mesmo de um ano atrás: 53%.

Surpreendentemente, o comportamento adotado pelos homens – que geralmente se arriscam mais – também foi na direção do conservadorismo: eles elevaram a parcela em renda fixa no mesmo período de comparação, de 50% em 2022 para 52% em 2023. “Os dados mostram que as mulheres são mais disciplinadas em suas aplicações e, mesmo em anos desafiadores como o ano passado e o anterior, elas mostraram persistência”, diz Luciane Effting, executiva responsável pelo Santander AAA.

Esse comportamento foi mostrado também na 7ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela Associação Nacional das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), mostrando as mulheres pensam na segurança financeira ao investir, quesito que lidera as motivações delas desde a primeira edição da pesquisa, em 2018.

Previdência

Quando o tema é previdência, a constância também é um aspecto percebido entre as investidoras do país, com uma pequena elevação de 27,7% do total da carteira em 2022 para 28,4% em 2023. Os homens também não registraram grandes movimentos de um ano para outro, mas com uma parcela um pouco menor da carteira: 24%. “Quase 30% da carteira de previdência confirma que elas são mais disciplinadas e preocupadas com o seu futuro”, afirma Luciane.

Fundos

Seguindo tendência de toda a indústria, os fundos de investimentos também perderam espaço na carteira das mulheres de um ano para outro no Brasil, caindo de 14% para 12% do total dos investimentos entre 2022 e 2023. De acordo com a Anbima, só em 2023 os fundos registraram saídas líquidas de R$ 127,9 bilhões.

Entre os homens, a redução dos investimentos em fundos foi ainda maior, de 17% para 14%, respectivamente, no ano passado em relação ao ano anterior.

A única categoria que registrou um crescimento na carteira feminina de investimentos no país foi a dos Certificados de Operações Estruturadas (COEs), cuja parcela avançou de 2,64% para 4,35%. Renda Variável e Crédito Privado ficaram com pouco mais de 1% do total do portfólio, tanto em 2022 quanto em 2023. 

Bazar oferece desconto de até 80% em itens de moda

A décima quarta edição do Mega Bazar do Shopping Pátio Central acontece nos dias 3 a 6 de abril com descontos que chegam até 80% com moda para toda a família.

Pátio Central é um shopping popular de Atacado e Varejo localizado na Av. Pessoa Anta, no Polo de Moda José Avelino. São mais de 200 lojas participantes em diversos segmentos de vestuários e acessórios. O evento tem peças a partir de R$10,00.

Momento relevante que fortalece o mercado local, surgem oportunidades de negócios para aqueles que desejam começar a empreender, ou para quem precisa renovar o guarda-roupa com pouco investimento, com descontos que podem chegar até 80%.

“Eu acredito que neste momento de promoções surge àoportunidade perfeita para empreender com sucesso. Por exemplo: o Mega Bazar do Pátio Central já está na 14º Edição e vai além dos preços que são excelentes, possui a credibilidade em oferecer produtos de qualidade, além doconforto e segurança de Shopping”. Ressaltou Pedro Carapeba, diretor do empreendimento.

Foco

Incentivar o mercado de moda popular do Polo de Moda da José Avelino e fomentar a economia local. A 14ª Edição do Mega Bazar do Pátio Central que chega a oferecer descontos de até 80% e acontece nesta quarta-feira (03/04) e vai até sábado (06/04), no Polo de Moda da José Avelino, Shopping Pátio Central na Av. Pessoa Anta, n14.

Serviço:

Quando: 03 a 06 de Abril

Onde: Shopping Pátio Central || Av. Pessoa Anta,14

Horários: quarta-feira – 6h às 17h | Quinta-Feira a Sábado – 7h às 17h
Contato: (85) 3231.8866

Congresso Cearense de Direito de Família e Sucessões é realizado entre os dias 04 e 05 de abril na OAB-CE

Nos dias 04 e 05 de abril, o Auditório da OAB-CE será palco do Congresso Cearense de Direito de Família e Sucessões, organizado pela Comissão de Direito de Família (CDF) e Comissão de Direito das Sucessões (CDSu) da OAB-CE, em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE). O evento, de inscrição gratuita, além de promover o conhecimento e a troca de experiências, visa contribuir com a comunidade, requerendo que cada participante faça a doação de 1kg de alimento, a ser entregue no ato do credenciamento. A programação ocorrerá das 13h30 às 19h30 no dia 04 de abril e das 8h30 às 19h30 no dia 05 de abril.

Os painéis contam com renomados representantes da advocacia, incluindo conselheiros federais e especialistas de renome nacional. Dentre eles, destacam-se nomes como conselheiro federal da Paraíba e figura proeminente no campo do Direito de Família e Sucessões, Rodrigo Toscano, a advogada Luciana Brasileiro, representante de Pernambuco, a conselheira federal do Piauí, Isabela Paranaguá e o advogado Vitor Almeida da UERJ.

O Senado Federal, por meio da Comissão de Juristas responsável pela revisão e atualização do Código Civil, ensaia um projeto de lei que visa reformar consideravelmente o Código Civil. A sociedade brasileira, cujo principal valor jurídico é a promoção da pessoa e em que a família democrática serve como instrumento para esse fim, tem exigido a atualização de diversos institutos civilistas, sobretudo no que tange ao Direito Sucessório e às novas tecnologias. “Este é um importante congresso que colocará em diálogo a advocacia, o judiciário, o estado da arte e a sociedade, com a finalidade de debater os horizontes da reforma. Estou muito feliz com a sua realização”,  afirmou a presidente da Comissão de Direito das Sucessões da OAB-CE, Patrícia Ciríaco.

A presidente da Comissão de Direito da Família da OAB-CE, Angélica Mota, expressou sua empolgação quanto à diversidade de perspectivas que serão abordadas durante o evento, especialmente no contexto das mudanças propostas no Código Civil. “É um momento histórico e simbólico, já que pela primeira vez o congresso unirá as Comissões de Direito de Família e de Direito das Sucessões. Destaco o apoio fundamental da Ordem Cearense, sob a liderança do presidente Erinaldo Dantas e da vice-presidente Cristiane Leitão, para a realização deste evento de grande relevância”, disse.

Além disso, durante o evento, será lançada a primeira revista de Direito de Família da Comissão de Direito de Família da OAB-CE, marcando um momento importante na história da comissão no estado. 

Instituto Atlântico participa do International Women’s Day 2024, evento voltado inspirar mulheres para a área da Tecnologia

No dia 6 de abril, Fortaleza receberá um evento realizado pela Women Techmakers, programa da Google para incentivar as mulheres na área de tecnologia. Sob o tema “Impacte o Futuro”, o International Women’s ‘s Day (IWD) será uma jornada de inspiração, aprendizado e conexão para todas as mulheres interessadas em moldar o futuro da tecnologia e da sociedade.

O IWD 2024 acontecerá das 8h às 16h, no Campus Jacarecanga da Unifametro, e contará com palestras de mulheres que atuam na área de tecnologia, nas quais compartilharão suas experiências, ideias e visões sobre o setor. O Instituto Atlântico será representado por Marcela de Moura Andrade Silva, Bruna Félix, Gisele Pereira dos Santos e Vaneska Karen de Sousa Silva, que abordarão temas como sobre inovação, ética, liderança, gestão e metodologias ágeis.

Às 9h20, Marcela de Moura Andrade Silva, Gerente de Projetos de TI do Atlântico, realiza a palestra “Um convite à Gestão e Metodologias Ágeis”. Às 10h, é a vez de outra Gerente de Projetos de TI do Atlântico, Vaneska Karen de Sousa Silva, com o tema Construindo Equipes Impactantes e Gestão Sólida: Insights de cases da Google.

Às 13h30, Bruna Félix, Coordenadora de Novos Negócios do Instituto Atlântico, destacará a importância da diversidade e inclusão no processo de inovação tecnológica na palestra “Inovação, Tecnologia e Futuros Plurais”. Às 14h30, Gisele Pereira dos Santos, Engenheira DevOps do Atlântico, abordará o tema “Ética e Liderança no DevOps”, ressaltando a necessidade de uma abordagem ética em todas as etapas do desenvolvimento e operação de sistemas.

Além das palestras, o evento oferecerá networking e momentos de interação entre as participantes e palestrantes e líderes da indústria. Será uma oportunidade única para fortalecer a presença feminina na tecnologia, inspirar e capacitar mulheres a fazerem a diferença no mundo através da IA e outras tecnologias inovadoras. O IWD possui protagonismo feminino, mas não é voltado somente para mulheres. Pessoas de todos os gêneros podem participar. Confira aqui a programação completa e como efetuar a inscrição.

Segundo Gabriela Costa, Gerente de Portfólio do Atlântico, a instituição está conduzindo o caminho para uma maior representação feminina no segmento de tecnologia. A instituição possui percentual de 27,3% de mulheres em sua equipe, com 39,6% dos cargos gerenciais ocupados por mulheres, subindo para 55% quando falamos dos cargos executivos. Para promover um ambiente igualitário, de respeito e orgulho, o Atlântico estabeleceu ainda um Comitê de Diversidade e Inclusão, desenvolvido por um grupo de voluntários da área de TI do instituto, fundamentado em diversos pilares de inclusão, incluindo o Girl Power, voltado para a promoção da equidade de gênero. 

O International Women’s Day 2024 é realizado pelo Google Developer Groups e Women Techamkers, com apoio do Instituto Atlântico e Unifametro. 

Sobre o Atlântico

O Instituto Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia, sem fins lucrativos, desenvolvido para fornecer soluções científicas e tecnológicas. Com 22 anos de atuação, o Atlântico aplica práticas ágeis desde 2008, sendo pioneira e líder no Nordeste neste quesito. Em 2012, foi a 1ª ICT do Nordeste a conquistar o Prêmio FINEP de Inovação. Em 2019, foi considerado, pelo International Telecommunication Union, uma das 10 melhores práticas para construções de ecossistemas de inovação do mundo. Atualmente, possui cerca de 600 colaboradores, com índice de satisfação do colaborador em 86%, trust index 95 e índice de satisfação do cliente 77%.

Serviço

International Women’s Day 2024

Data: 06/04/2024 (sábado)

Horário: 8h às 16h

Local: Unifametro – Campus Jacarecanga

Endereço: R. Carneiro da Cunha, 180 – Jacarecanga | Fortaleza – Ceará

Programação completa e inscrições: https://www.eventbrite.com.br/e/international-womens-day-fortaleza-2024-tickets-840789673547?aff=oddtdtcreator 

Fortaleza Capacita realiza Feira Movimento Bairro Empreendedor na Granja Lisboa

A Prefeitura de Fortaleza realiza, de quinta a sábado (04 a 06/04), sempre das 17h às 22h, a Feira Movimento Bairro Empreendedor na Praça do Santa Cecília, na Granja Lisboa (Regional 5). A iniciativa é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Sebrae Ceará que, dentro das ações do Programa Fortaleza Capacita, vem realizando capacitações e consultorias para os empreendedores de Fortaleza. A programação é gratuita e aberta ao público de toda a cidade. 

Esta é a 11ª feira, que está sendo realizada, prioritariamente, em territórios que fazem parte ou já estão sendo beneficiados pelo Projeto Meu Bairro Empreendedor. “A ideia da Prefeitura é levar para o bairro e adjacências ações voltadas para o empreendedorismo sustentável de pequenos negócios. Nós estamos ofertando diversas capacitações, consultorias e, agora, as feiras nos bairros”, enfatiza o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

Programa Fortaleza Capacita
O Programa Fortaleza Capacita é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Fortaleza e o Sebrae Ceará e, desde junho de 2021, já foram qualificados mais de 65 mil empreendedores, tornando-se o maior programa de capacitação para empreendedores do Brasil. A iniciativa pretende qualificar mais de 120 mil empreendedores até dezembro de 2024. Os interessados em participar das capacitações podem entrar em contato com a SDE pelo telefone 0800 081 4141, pelo WhatsApp (85) 9 8439.4982 (não recebe ligações) ou pelo site Fortaleza Capacita.

Projeto Meu Bairro Empreendedor
O Meu Bairro Empreendedor tem por objetivo fomentar ações para o desenvolvimento econômico local, integrado e sustentável em bairros de Fortaleza, por meio da implantação da Rua do Comércio e da criação de Centros de Referência do Empreendedor (CREs). O Projeto, que reúne ações de empreendedorismo, urbanismo e mobilidade, já contemplou bairros como Bom Jardim, Serviluz, Vicente Pinzon, Vila Velha, José Walter, Pirambu e Messejana. Atualmente, a Prefeitura executa as obras da Rua do Comércio nos bairros Mondubim, Jangurussu, Planalto Ayrton Senna, Aldeota e Jóquei Clube.

Serviço

Feira de Pequenos Negócios Movimento Bairro Empreendedor
Data: quinta-feira a sábado (04, 05 e 06/04)
Horário: 17h às 22h
Local: Praça do Santa Cecília – Rua Coronel Virgílio Nogueira, 778 – Granja Lisboa
Informações: 0800 081 4141