Defensoria comemora 27 anos com seminário e lançamento de Laboratório de Inovação nesta sexta

Nesta sexta-feira, dia 26 de abril, a Defensoria do Ceará inaugura o CLic – Laboratório de Inovação que tem o objetivo de encontrar soluções novas e eficientes para o dia-a-dia da instituição, melhorando a prestação de serviços de seus núcleos e órgãos de atuação. Além disso, o Laboratório tem o intuito de pensar e estudar formatos para a adoção da  metodologias ágeis e abordagens multidisciplinares, com foco nas inovações e no uso da linguagem simples.

O Seminário “Tecnologia, inovação e linguagem simples: como conjugar com justiça” comemora os 27 anos de institucionalização da Defensoria,  e inicia às 8h30min no auditório da Defensoria, todo promovido pela Escola Superior (ESDP). A programação inicia com a palestra de Marcelo Smarrito, consultor de várias iniciativas de startups como Picpay e Academia Foguete. Ele fala das perspectivas da Inteligência Artificial e os desafios do acesso à justiça.

O momento será seguido pelo lançamento do CLic – Laboratório de Inovação, iniciativa inspirada em diversos outros laboratórios de inovação e que será tocada pela Assessoria de Relacionamento com o Cidadão (ARC). Para a defensora pública Samia Farias, o CLic oferece a possibilidade de encontrar ideias, colocando o usuário no centro das experimentações, fomentando a troca de práticas entre os membros. “Nosso intuito é buscar a inovação, não só no conceito tecnológico, mas um banco de boas práticas que possam ser replicadas com enfoque na promoção das ideias e da partilha. Como diz o nome será um Laboratório, onde vamos experimentar com criatividade os cliques que surjam com propósito de melhorar as rotinas, o acesso do assistido e o trabalho de quem faz a Defensoria”, explica a defensora geral.

Ela estará na mesa de lançamento ao lado da Aline Pinho, assessora de relacionamento com o cidadão e que será a coordenadora do CLic, e da advogada Mônica Saraiva, do Laboratório Íris, do Governo do Estado, e juntas falarão sobre a Adoção da Linguagem Simples, que é um dos temas centrais do CLic. “Nossa intenção é que o Laboratório desenvolva a política de linguagem simples e, por isso, já inauguramos ele apresentando o nosso primeiro material, todo elaborado nesta técnica, que são as apostilas do projeto Minha Escola Ensina Direitos, parceria da Defensoria com o PreVio/GovernoCE. Teremos olhos para a nossa capacidade inovadora, e este caminhar será ladeado pela linguagem simples e pela riqueza de experiências que nossos colegas encontram no dia-a-dia em busca de solucionar entraves”, pontua Aline Pinho.

À tarde, o acesso à justiça será debatido pelo professor e defensor público do Rio de Janeiro, Cléber Francisco Alves, na palestra “O desenho institucional do modelo brasileiro de assistência jurídica: traçado histórico e perspectivas”. Por fim, uma oficina sobre previdência complementar tira as dúvidas sobre os modelos existentes com os técnicos Jaerbert Correia, Wandermont Correia e Robson Fontoura.

27 anos – Toda a programação marca a passagem dos 27 anos de institucionalidade da Defensoria do Ceará. Criada pela Lei Complementar 06/1997 e sancionada pelo então governador Tasso Jereissati, a instituição tem uma história marcada por muitos protagonismos. Uma trajetória que começa antes mesmo da sua existência, em luta por um modelo público de acesso à justiça que vigorasse na Constituição de 1988 e olhasse para os mais vulneráveis de forma digna e por igualdade de direitos.

No Ceará, antes da efetivação da lei, a assistência jurídica ficava a cargo dos chamados advogados de ofício do Departamento em Coordenadoria-Geral de Assistência Judiciária do Estado (Caje), integrante da então Secretaria do Interior e Justiça do Ceará. O primeiro concurso para prover cargos para advogados de ofício aconteceu em 1978. Em meados da década de 1990, começou um movimento político para institucionalizar a Defensoria Pública. Em 1993, foi realizado o segundo concurso público na área – ainda para a Caje – mas já para o cargo de defensor público, com os aprovados com posse prevista para 1994. Até a institucionalização da Defensoria, passaram-se dez anos e muitas eram as dificuldades, que iam desde a falta de equipamentos e material de escritório até a ausência integral do serviço em várias cidades do interior.

Aos 27 anos, a Defensoria Pública do Estado conta com 366 defensores públicos e defensoras públicas, que atuam em núcleos especializados em Fortaleza e 102 cidades no interior. “É muito gratificante recontar a história da Defensoria e batalhar por ela em novas trincheiras de lutas. O caminhar é cheio de boas memórias e, ao longo desses 27 anos, tivemos muitos marcos reconhecidos deste crescimento. Para mim, um dos mais significativos deles está na aproximação efetiva com a sociedade civil, onde pautamos e referendamos a importância da nossa instituição para o Estado Democrático de Direito. São muitos programas que mapeiam essa jornada e que conferem a sua legitimidade como o modelo constitucional de acesso à justiça”, pontua Samia Farias.

Biia Sales ministra palestra sobre experiência do cliente para Todeschini

A arquiteta Biia Sales foi recebida na Todeschini do Salinas Shopping, para conversar com colaboradores da empresa de móveis planejados sobre a jornada do cliente. Essa é uma das palestras ministradas pela arquiteta e faz parte do modelo de trabalho com foco no compartilhamento de conteúdo proposto por ela, a partir da experiência acumulada nos mais de 24 anos de atuação em arquitetura e urbanismo. Biia traz no portfólio cerca de 20 mil metros quadrados em projetos residenciais e corporativos realizados, e, mais do que a entrega dos projetos em si, tem no atendimento e acompanhamento dos clientes um dos seus grandes diferenciais.

O momento possibilitou o compartilhamento de conhecimentos, a partir das vivências de Biia em frentes, como a importância da primeira impressão e do investimento em um relacionamento pró-ativo e interessado para surpreender clientes. A palestra contou ainda com um momento conduzido por Mauro Queiroz, Gerente Comercial da Todeschini, que foi sucedido por uma confraternização entre os colaboradores.

Sobre Biia Sales

Biia Sales é arquiteta e urbanista, e uma das principais personalidades do setor no Estado, assinando projetos residenciais e corporativos, com destaque para clínicas odontológicas e instituições de ensino. Entre os clientes do portfólio de Biia estão Colégio Provecto, Escola Brincando e Aprendendo, Grupo Encantos, Moura Dubeux, entre outros.

Beach Park registra nascimento de 312 tartarugas-de-pente

A eclosão dos ovos ocorreu na segunda, 22, e na quarta-feira, 24, emocionando banhistas e estudantes que estavam na Praia de Porto das Dunas

Na última segunda-feira, 22, a equipe de Sustentabilidade do Beach Park registrou o nascimento de 142 tartarugas-de-pente na Praia do Porto das Dunas, em Aquiraz/CE. E ontem, 24, esse emocionante espetáculo da natureza voltou a ocorrer, com o nascimento de mais 172 tartarugas marinhas. Os 312 animais pertencem a espécie tartarugas-de-pente, a mais comum na região.

As tartaruguinhas alcançaram o mar em minutos, acompanhadas por voluntários, biólogos, colaboradores do Beach Park e vizinhos. Na segunda, ainda estavam presentes estudantes da Escola Municipal Maria Façanha de Sá. O último nascimento registrado pelo Beach Park ocorreu no dia 31 de março deste ano, com 176 tartarugas.

Os ninhos vinham sendo monitorado pela ONG Apremace – Associação de Preservação do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico Educacional e Difusão da Cultura de Aquiraz, com o apoio da equipe de gestão ambiental do complexo turístico – que identificou o ponto de desova na praia e o isolou com cordas e placa, a fim de evitar o trânsito de pessoas. O Beach Park conta com equipe treinada para os primeiros socorros nesse tipo de acontecimento.

A Importância do Despachante Aduaneiro para o Comércio Exterior

Augusto Fernandes, CEO da JM Negócios Internacionais

Neste Dia do Despachante Aduaneiro, celebramos uma profissão vital para a fluidez e o sucesso do comércio exterior brasileiro. Como CEO da JM Negócios Internacionais, uma empresa que completa 20 anos de atuação como Despachante Aduaneiro em 2024, reafirmo a importância desses profissionais na dinâmica econômica do país.

Desde 1850, quando o Imperador D. Pedro II promulgou o Primeiro Código Comercial, os despachantes aduaneiros têm desempenhado um papel fundamental para o desenvolvimento e crescimento da economia. Inicialmente conhecidos como caixeiros, esses profissionais eram responsáveis pelo despacho das mercadorias. Ao longo dos anos, a profissão evoluiu e se adaptou às mudanças nas leis e regulamentações do comércio internacional.

Hoje, os despachantes aduaneiros são essenciais para as operações de desembaraço alfandegário do comércio internacional. Eles atuam como intermediários entre empresas importadoras e exportadoras, garantindo que as mercadorias cruzem as fronteiras de forma eficiente e em conformidade com as regulamentações aduaneiras e fiscais.

No Regulamento Aduaneiro, os despachantes aduaneiros têm uma subseção dedicada a eles, o que ressalta sua relevância e legitimidade. Eles são mencionados como parte integrante do processo de comércio exterior, reforçando sua posição como pilares do sistema de importação e exportação do país.

Na JM Negócios Internacionais, estamos orgulhosos de fazer parte dessa comunidade de profissionais dedicados. Ao longo de duas décadas, temos ajudado nossos clientes a navegar pelas complexidades do comércio internacional, oferecendo serviços de despacho aduaneiro, importação, exportação, fretes internacionais e agenciamento de cargas.

À medida que olhamos para o futuro, é essencial reconhecer e valorizar o papel dos despachantes aduaneiros. Eles são os protetores da integridade e eficiência do comércio exterior brasileiro, e seu trabalho incansável é fundamental para impulsionar nossa economia e promover o crescimento sustentável.

Portanto, neste Dia do Despachante Aduaneiro, expressamos nossa gratidão e reconhecimento a todos os profissionais que desempenham esse papel primordial. Que continuemos a trabalhar juntos para alcançar novos patamares de sucesso e prosperidade no comércio internacional brasileiro.

Farmácia Santa Branca vende genéricos a preço de fábrica entre os dias 27 e 30 de abril

A Rede de Farmácias Santa Branca irá realizar uma grande promoção neste final de mês. Entre os dias 27 e 30 de abril, todos os genéricos serão vendidos a preço de fábrica, com descontos que podem chegar até 98%.

Em Fortaleza, a promoção “Fecha mês” irá acontecer nas Farmácias Santa Branca do Benfica, Aldeota, Cidade 2000, Montese, Parquelândia e Shopping Pátio Dom Luís. A promoção também será realizada nas lojas da rede do Eusébio, Caucaia, Maracanaú, Cascavel, Canindé, Camocim, Itapipoca, Sobral e Quixeramobim.  

“Os genéricos já conquistaram a população. São medicamentos seguros, de eficácia comprovada, que normalmente já são adquiridos, por lei, com pelo menos 35% de desconto em relação aos medicamentos de referência. Agora, a Santa Branca inova e baixa o preço mais ainda. Aguardamos os cearenses para conferir essa e tantas outras ofertas da nossa promoção “Fecha mês”, declara o Dr. Maurício Filizola, presidente da Rede de Farmácias Santa Branca.

Os genéricos foram criados há 24 anos e atualmente representam 14,4% % do faturamento total do mercado farmacêutico brasileiro. Eles são chamados de genéricos porque são vendidos pelo princípio ativo e não pelo nome comercial.  Segundo uma pesquisa divulgada ano passado pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), existem 94 laboratórios comercializando genéricos no Brasil. A entidade destacou ainda que dos 20 medicamentos mais prescritos no Brasil, 15 são genéricos.

Sobre a rede de Farmácias Santa Branca

Fundada em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a rede de Farmácias Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está presente em Fortaleza e região metropolitana, assim como no interior do Estado do Ceará, somando 20 lojas próprias, uma distribuidora, um centro de distribuição e quatro franquias. Conta com mais de 200 colaboradores que atuam em nove municípios, oferecendo conforto e bem-estar aos seus clientes. Os seus proprietários e representantes legais, Dra. Laura Paiva e Dr. Maurício Filizola, que também são farmacêuticos, possuem a sensibilidade de ter uma visão privilegiada do próprio negócio e dos avanços do mercado como um todo.

Evento reúne comunidade autista e atletas do futevôlei para falar da importância da inclusão no esporte 

O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), como também  dar visibilidade à causa. E para falar sobre a importância da inclusão também no âmbito esportivo,  será realizada a 3a edição do Azul Consciente. O evento acontecerá no dia 27 de abril, a partir das 8h, no FC Porto Dragon Force, que fica localizado na Rua Alberto Feitosa Lima, 328, bairro Guararapes. 

Daniela Botelho, presidente da Associação Fortaleza Azul (FAZ), estará presente no evento, que tem o propósito de promover a conscientização e engajamento social e esportivo na vida de crianças e adolescentes com TEA. Na programação terá torneio e exibição de futevôlei, palestra sobre autismo, atendimento com assessoria terapêutica e muito mais. 

Alguns atletas já confirmaram a participação no evento, como: Alysson Barreto, Lúcio Bala, Daniel Sobralense, Thiago Xavier, (mais conhecido como Boiadeiro), Dionathan Pacheco, Artilheiro Rômulo e Wendel Falcão. 

Para mais informações, acesse o perfil @azulconsciente.