Poder Judiciário estadual convoca mais candidatos aprovados em concurso público para ampliar a força de trabalho

Com foco na ampliação da força de trabalho para aperfeiçoar as rotinas e promover um serviço cada vez mais ágil e eficaz às cidadãs e aos cidadãos que necessitam do Judiciário, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) convocou mais 20 candidatos aprovados no concurso para analistas judiciários, sendo sete com especialidade em Ciências da Computação e sete da Área Judiciária, além de seis oficiais de Justiça. Em um ano e meio, além destas convocação, a atual Gestão já nomeou 354 servidores, entre oficiais de Justiça, analistas e técnicos judiciários.

Os convocados têm até o próximo dia 21 de junho para encaminhar a documentação indicada no edital para o e-mail da Coordenadoria de Provimento e Movimentação de Pessoal da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). O endereço é selecao.tjce@tjce.jus.br.

Também será necessário apresentar laudo médico atualizado. O exame deverá ser feito na Coordenadoria de Perícia Médica da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, localizada na avenida Oliveira Paiva, nº 941, no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, de acordo com agendamento posteriormente divulgado pela SGP do Tribunal.

Caso o candidato não tenha interesse em assumir o cargo, deverá registrar junto ao Tribunal de Justiça o Termo de Desistência, com firma reconhecida, conforme modelo disponível no Portal do TJCE.

EDITAIS

A convocação dos analistas judiciários, com especialidade em Ciências da Computação, consta no Edital nº 00161/2024, publicado no Diário da Justiça Eletrônico Administrativo (DJEA) dessa quinta-feira (06/06). As listas dos analistas judiciários da Área Judiciária e oficiais de Justiça foram publicadas no DJEA desta sexta-feira (07/06) e constam nos Editais nº 00164/2024 e nº 00165/2024, respectivamente.

NOVOS CONCURSOS
O Tribunal realizará um novo concurso com vagas para analistas nas áreas de Contabilidade, Serviço Social e Psicologia. A Comissão Organizadora foi instituída no último dia 02 de maio e será presidida pela desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra. A equipe definirá a oferta de vagas (quantitativo) e a banca organizadora do certame. Somente após a assinatura do contrato com a empresa escolhida, poderá ser confirmada a data de publicação do edital de abertura das inscrições. A realização do certame já foi aprovada pelo Pleno do TJCE, durante a sessão do dia 25 de abril.

O Judiciário estadual promoverá, ainda este ano, concursos de cartórios e para juízes. O desembargador Mário Parente Teófilo Neto foi designado como presidente da Comissão Organizadora do certame para os cargos de notários e oficiais de registro.

Cooperativismo nordestino brilha no Espaço SomosCoop do Pecnordeste 2024

Surpreendente, maravilhoso, emocionante, sucesso e impactante foram alguns dos adjetivos usados para descrever a participação inédita do Sistema OCB na Feira e Seminário Nordestino do Agro (Pecnordeste), realizado de seis a oito de junho no Centro de Eventos do Ceará. Pela primeira vez, a organização representativa do cooperativismo no país apresentou o Espaço “SomosCoop”, uma área de 1.350 m² dedicada exclusivamente ao cooperativismo, que brilhou na exposição.

O “SomosCoop” abrigou 41 estandes, destacando-se nove grandes estandes de 36 m² ocupados por cooperativas e parceiros como Unimed Ceará, Unimed Fortaleza, Sicoob, Sicredi, Cocepat, Ematerce, ApexBrasil e o próprio Sistema OCB. Também estiveram presentes 28 estandes de cooperativas de agricultura, cada um com 6 m², e quatro estandes da feirinha do coop, com 12 m² cada, somando 648 m² de área.

O espaço ofereceu uma programação variada, incluindo 16 CoopTalks, com palestras de até 25 minutos sobre cases e estratégias cooperativas. No salão NegóciosCoop, ocorreram rodadas de debates e a assinatura de termos de parcerias, como o firmado entre a Emagrece e o Sistema OCB/CE, a constituição da Federação das Cooperativas de Especialidades Médicas do Ceará e a formalização do Comitê de Mulheres Elas pelo Coop CE.

O público, estimado em mais de 60 mil pessoas, ficou impressionado com o espaço e as atividades oferecidas. As cooperativas participantes também se destacaram, com excelente volume de comercialização de produtos e serviços. O projeto SomosCoop na Estrada, fotos impressas gratuitamente, degustações de produtos e jogos sobre o cooperativismo foram alguns dos pontos altos que atraíram e engajaram os visitantes.

A unidade cearense do Sistema Cooperativo liderou as atividades, com apoio da representação nacional e de organizações estaduais do Nordeste. Entre os participantes, estiveram dirigentes, superintendentes, gerentes e analistas do sistema, com destaque para Tania Zanella, Superintendente do Sistema OCB; Fabíola Nader Motta, gerente geral do Sistema OCB; e André Pacelli, Presidente do Sistema OCB-PB e da Federação dos Sindicatos e Organizações das Cooperativas dos Estados da Região Nordeste (Fecoop/NE).

Nicédio Nogueira, presidente do Sistema OCB/CE, destacou os resultados do evento para o setor cooperativista: “O Pecnordeste 2024 proporcionou uma visibilidade inédita para as cooperativas, promovendo trocas de experiências e consolidando novas parcerias que fortalecerão o cooperativismo na região. O sucesso deste evento é um reconhecimento ao trabalho dedicado de todas as cooperativas envolvidas e um motivo de grande agradecimento a todos os participantes e organizadores”.

Seminário do Cooperativismo e Encontro de Mulheres do Agro

Paralelamente à feira, ocorreu no dia sete de junho o Seminário do Cooperativismo, além do Encontro de Mulheres do Agro no último dia do evento. As discussões abordaram temas como empreendedorismo e liderança feminina, impacto do ESG, práticas sustentáveis na produção agropecuária, integração na avicultura cooperativista, estratégias para potencializar exportações e as perspectivas futuras do cooperativismo brasileiro.

Conforme o Superintendente do Sistema cearense, José Aparecido dos Santos, o que fica é: “Uma reafirmação do papel estratégico das cooperativas na sustentabilidade e inovação do setor agropecuário, além de um reforço à importância da liderança feminina e do cooperativismo como motores de transformação social e econômica”.

Tania Zanella apontou que a edição de 2024 do Pecnordeste e a grande participação do Sistema OCB com o Espaço “SomosCoop” foi um sucesso, evidenciando o papel vital do coop no desenvolvimento regional e nacional. “Isso aqui é mostrar para a sociedade de um modo geral o que é o cooperativismo e o que é cooperativismo no Nordeste. Estamos muito felizes de participar e com certeza é um grande sucesso e vai se repetir por mais tempo”, destaca.