Governo do Ceará realiza terceira edição da Feira Literária do Ceará de 20 a 22 de junho em Aracati

Com três dias de programação diversa e gratuita, o evento celebra o livro, a leitura e a literatura no litoral cearense após passagem por Sobral e Icó em maio e junho.

Fomentar o acesso ao livro, leitura e à literatura, estimular a formação de leitores e valorizar a cultura como vetor do desenvolvimento sustentável. Esses são alguns dos objetivos da Feira Literária de Aracati, Sobral e Icó (Flasi), realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), com o apoio da Lei Paulo Gustavo. Em uma ação de descentralização das políticas públicas de cultura, a Flasi chega a sua terceira edição realizando a Festa Literária de Aracati, de 20 a 22 de junho. Cada edição da Feira, que já passou por Sobral e Icó nos meses de maio e junho, conta com a realização de diversas atividades, como produções artísticas e culturais da região, atividades formativas e debates com autores, além de feira literária, recebendo, por três dias, uma programação diversificada composta de atividades que convidem a fruição e leitura. 

Chegando em sua terceira edição, as Festas Literárias criaram uma rede de ações voltadas para o campo do livro, leitura e da literatura, com foco nas produções locais que estão sendo produzidas na atualidade e que se fazem pertinentes para o debate sobre produção da área. Trata-se de uma ação estratégica que contribui para o desenvolvimento humano e promoção da cidadania. A ampliação do acesso ao livro representa a aquisição e expansão de repertórios culturais da população, possibilitando uma leitura de mundo crítica e expandida nos âmbitos pessoal, social, profissional e político.

Para além das oficinas e seminários, as Festas Literárias também oferecem lançamentos de livros, apresentações artísticas e conversas com autores. Sobral, Icó e Aracati, os municípios que recebem edições da Festas, são cidades históricas, com conjuntos urbanos e paisagísticos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reunindo importantes remanescentes da arquitetura dos séculos XVII e XVIII.

1.Programação de Aracati

Durante as manhãs, o público infantil tem diversão garantida com contações de histórias na Biblioteca Pública Municipal de Aracati. Diferentes contadoras e contadores de histórias estarão durante os três dias de eventos entretendo as crianças entre 8h e 11h da manhã. 

Como de praxe, a primeira manhã do evento tem pauta certa sobre Bibliotecas Públicas e Comunitárias – Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBPCe). Das 8h às 17h, também na Biblioteca Pública de Aracati, profissionais e agentes relacionados às bibliotecas públicas e comunitárias se reúnem em uma programação dedicada.

Todo fim de dia, a partir das 17h, a Rua Grande aguardará o público para a Feira Literária com 20 stands com expositores de mais de 10 municípios diferentes, além da programação no Palco Principal com lançamentos de livros, apresentações musicais e o BiblioSesc, a biblioteca móvel do Sesc, gratuita e aberta ao público à disposição para visita da população.

Fechando a noite, a Rua Grande receberá Mestra Dina Vaqueira e Mestre Pedro Coelho com “Aboios do Sertão” às 19h30, seguido do Grupo Maracaty com seu cortejo e apresentação de“No Balaio, trago oferendas à minha rainha” às 20h30 e, por último, Fernando e Banda N Variáveis com o show “Aracati, terra dos bons ventos e da boa música” às 22h20.

A programação e a cobertura do evento podem ser acompanhadas no Instagram @feiraliterariace .

2.Resultados alcançados até então

Sobral e Icó receberam suas Festas Literárias nos meses de maio e junho, recebendo mais de 10 mil pessoas de público em mais de 70 eventos em suas programações, desde crianças da primeira infância a pessoas idosas que acompanharam as programações de cultura popular. Já a feira literária movimentou mais de R$ 50 mil em vendas, promovendo a itinerância de autores e empreendedores do segmento entre as cidades.

3.Festas Literárias do Ceará

As Festas Literárias do Ceará são uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), com apoio da Lei Paulo Gustavo. Conta com apoio institucional da Biblioteca Pública do Estado do Ceará (Bece), do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBP/CE), da Prefeitura de Sobral, da Prefeitura de Icó e da Prefeitura de Aracati. Tem parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A produção é do Instituto Assum Preto.

4.Serviço

Feira Literária de Aracati, Sobral e Icó (Flasi)

Realização de três Festas Literárias nos municípios de Sobral (02 a 04 de maio), Icó (16 a 18 de maio) e Aracati (20 a 22 de junho)

Mais informações: instagram.com/secultceara e instagram.com/feiraliterariace   

Festejo Ceará Junino reúne mais de 30 quadrilhas em Fortaleza

A programação desta semana acontece a partir de quarta-feira e segue até domingo na Praça Frei Galvão no Jardim América

O estado do Ceará deu o pontapé inicial nas tradicionais festas juninas com a abertura do XXIV Festejo Ceará Junino, evento repleto de animação que teve início na região do Cariri no começo deste mês. Com o tema “De Caiçara a Sobral: São João de Tradição e Inovação na Cidade do Futuro”, o evento tem programação gratuita e diversificada, com a realização de 21 festivais em várias regiões do Ceará, reunindo mais de 200 quadrilhas e mantendo viva a rica tradição cultural do São João no estado. O festejo Ceará Junino segue até o dia 28 de julho, em Sobral.

Depois do Cariri, Fortaleza se prepara para receber a primeira rodada dos festejos regionais. Entre os dias 19 e 23, três festivais estão programados na capital. Nessa fase, ocorrem o XV Festival de Quadrilhas Juninas do Jardim América, o XXV Festival Junino do Parque Oeste: Resistência e Tradição no Território dos Povos do Mar, o Arraiá do Cumpade Frei Humberto 2024. Mais de 30 quadrilhas estão programadas para se apresentar.

Apresentações de quadrilhas por todo o Ceará

A programação geral do evento inclui 21 etapas que culminam no dia 14 de julho, em General Sampaio. “O XXIV Festejo Ceará Junino tem por objetivo principal preservar a tradição cultural cearense, celebrando a diversidade e riqueza do patrimônio cultural do estado”, comenta Jessica Ohara, coordenadora de Patrimônio e Memória da Secult Ceará.

Ao todo, 18 cidades participarão do festival, incluindo Fortaleza, Barbalha, Itatira, Quixeramobim, Novas Russas, Tarrafas, Alto Santo, Jaguaruana, Croatá, Cariré, Itarema, Redenção, Ubajara, Pacajus, Quixelô, Tauá, Pacajus e General Sampaio. O evento é gratuito e aberto ao público.

A programação do XXIV Festejo Ceará Junino é uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral e produção da Assum Preto Produções.

Serviço

XV Festival de Quadrilhas Juninas do Jardim América (Fortaleza)
Data: 19 e 20 de junho
Horário: a partir das 18h
Local: Praça Frei Galvão no Jardim América (R. Delmiro de Farias, s/n )

Programação | 19 de junho

18h – Quadrilha Infantil

19h – Quadrilha da Diversidade Camponesa

20h – Quadrilha Brilho do Ceará

21h – Quadrilha Junina Sol do Sertão

22h – Grupo Junina Passagem

23h – Quadrilha Sertão Dourado

Programação | 20 de junho

18h – Quadrilha Infantil

19h – Quadrilha da Diversidade Camponesa

20h – Quadrilha Filhos do Sol

21h – Quadrilha Quilombola AfroJunina

22h – Quadrilha Junina São João da Paz

23h – Quadrilha Junina Explosão Nordestina

00h – Quadrilha Paixão Nordestina

XXV Festival Junino do Parque Oeste: Resistência e Tradição no Território dos Povos do Mar
 (Fortaleza)

Data: 21 e 22 de junho
Horário: a partir das 20h
Local: Areninha do Pirambu (Av. Presidente Castelo Branco, 1980 – Jacarecanga – Próximo a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará)

Programação | 21 de junho

20h – Quadrilha Infantil

21h – Quadrilha Infantil

22h – Quadrilha Junina Nossa Terra

23h – Quadrilha Zé Moringa

00h – Quadrilha Junina Zé Testinha

01h – Quadrilha Junina Santa Teresinha do Menino Jesus

Programação | 22 de junho

20h – (a definir)

21h – (a definir)

22h – Luar da Praia

23h – Quadrilha Junina Cangaço Nordestino

00h – Haja Paixão

01h – Nova Emoção

Arraiá do Cumpade Frei Humberto 2024 (Fortaleza)
Data: 22 e 23 de junho
Horário: 20h
Local: Quadra Poliesportiva Nossa Senhora das Dores (R. Dom Jerônimos SN, esquina com Av. Domingos Olimpio e R. Otávio Bonfim)

Programação | 22 de junho

20h – Quadrilha Infantil Terço das Crianças

21h30 – (a definir)

22h30 – Quadrilha Junina Encanto da Primavera

23h30 – Quadrilha Junina Chapéu de Couro

00h30 – Quadrilha Junina Arraiá do Meu Sertão

01h30 – Quadrilha Junina Fiapo de Trapo

Programação | 23 de junho

20h30 – Quadrilha Infantil Raios de Sol

21h – Amor Quadrilheiro

22h – Quadrilha Junina Flor do Luar

23h – Quadrilha Junina Só o Mi

00h – Junina Babaçu

01h – Quadrilha Paixão Junina


* As inscrições para as quadrilhas participantes seguem até 17 de junho, quando a programação final do festival será divulgada.