GRANDES DEBATES DE JUNHO DISCUTE AS “ELEIÇÕES 2024 – A CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA”

Os brasileiros voltam às urnas neste ano de 2024. A Resolução nº 23.738/2024 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece os prazos do pleito deste ano. No documento, é possível conferir até quando os interessados em serem candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, cargos em disputa nas próximas eleições, podem, por exemplo, realizar a filiação partidária, ou até quando novos eleitores e eleitoras podem solicitar o título eleitoral. Com os avanços tecnológicos, como a inteligência artificial (IA) e seu potencial de turbinar falsas informações, as preocupações crescem, com o risco do aumento de disseminação de desinformação sobre o processo eleitoral. Diante da inércia do Congresso Nacional em regulamentar o tema, a Justiça Eleitoral decidiu colocar balizas ao uso da IA, para, pelo menos, manter o eleitor bem informado.

As “Eleições 2024 – A Consolidação da Democracia Brasileira” é o tema do Projeto “Grandes Debates” deste mês de junho. Os convidados são Caio Silva Guimarães, secretário da Secretaria de Eleições, Atendimento e Cidadão do TRE CE; Rodrigo Martiniano Ayres Lins, procurador da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e a jornalista Samira de Castro, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ e diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará. O debate será exibido nesta terça-feira, 25 de junho, às 21h, pela TV Assembleia, Rádio Assembleia e Redes Sociais da Casa, com mediação do jornalista Ruy Lima. A coordenação do “Grandes Debates” é do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos.

As medidas adotadas pelo TSE quanto ao uso da IA foram bem recebidas pela comunidade jurídica, que viu na iniciativa uma tentativa de adequar o tempo mais lento da criação de normas à velocidade acelerada das atualizações tecnológicas. Dentre as regras aprovadas pelo TSE sobre o uso de inteligência artificial nas eleições, destacam-se: a exigência de rótulos de identificação de conteúdo multimídia fabricado – qualquer material visual feito por meio de inteligência artificial deverá trazer o aviso explícito sobre o uso da tecnologia; a restrição ao uso de chatbots e avatares para intermediar a comunicação da campanha – fica proibido simular conversas com o candidato ou outro avatar que aparente ser uma pessoa real e a vedação absoluta, seja contra ou a favor de candidato, do uso de deep fake – conteúdo fabricado em formato de áudio, vídeo ou combinação de ambos e que tenha sido gerado ou manipulado digitalmente para criar, substituir ou alterar imagem ou voz de pessoa viva, falecida ou fictícia.

Paralelamente, os provedores de aplicações na internet (redes sociais e aplicativos de mensagens, por exemplo) ficam obrigados a retirar do ar, sem a necessidade de ordem judicial, contas e materiais que promovam condutas e atos antidemocráticos e também discursos de ódio, como racismo, homofobia, fascismo e qualquer tipo de preconceito. Provedores e plataformas passam a ser considerados solidariamente responsáveis, civil e administrativamente, quando não promoverem a indisponibilização imediata de conteúdos e contas durante o período eleitoral, nos casos descritos. As big techs deverão ainda adotar e divulgar medidas para impedir ou diminuir a circulação de “fatos notoriamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinjam a integridade do processo eleitoral”.  

Programa de Enfrentamento à Desinformação

Em 2019, o TSE criou o Programa de Enfrentamento à Desinformação,  com o objetivo de reduzir os efeitos nocivos da desinformação contra a Justiça Eleitoral e seus representantes, o sistema eletrônico de votação e as diferentes fases do processo eleitoral. O programa também busca a ampliação do alcance de informações verdadeiras e de qualidade, além da capacitação da sociedade para que ela saiba identificar e denunciar conteúdos enganosos. Atualmente, a iniciativa conta com mais de 150 parceiros, como redes sociais e plataformas digitais, instituições públicas e privadas, entidades profissionais, entre outros integrantes.

O programa se tornou uma ação permanente do TSE em 2021. Os parceiros dividem com a Justiça Eleitoral atribuições que incluem o monitoramento e a apuração de notícias falsas, assim como o combate à desinformação, com esclarecimentos sobre a questão abordada e com a informação correta sobre o assunto, por meio de notícias publicadas na página Fato ou Boato e nos diversos canais da instituição.


Confira abaixo os principais prazos para partidos políticos, federações, candidatas e candidatos, assim como para eleitoras e eleitores.

  • As Eleições Municipais de 2024 ocorrerão em todo o país, excluindo-se o Distrito Federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE). 
  • O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores.
  • A votação será aberta a partir das 8h, considerando-se o horário de Brasília, com encerramento às 17h. 
  • 19 de dezembro é o último dia para a diplomação de eleitas e eleitos. 

Os convidados são:

– Dr. Caio Silva Guimarães, secretário da Secretaria de Eleições, Atendimento e Cidadão do TER – Servidor do TRE CE, é mestrando em Direito Internacional; responsável pelo Manual de Propaganda Eleitoral do TRE- CE; membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – Abradep; palestrante e instrutor em Propaganda Eleitoral e Poder de Polícia em diversos órgãos públicos no Brasil e autor do livro raízes históricas da crise do federalismo brasileiro

Dr. Rodrigo Martiniano Ayres Lins é procurador da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará; doutorando e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor); especialista em Direito Eleitoral (PUC/MG), em Direito Processual Civil (Unicap), em Direito Público (Esmape) e em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Smart Cities) (USP). É professor de Cursos de Pós-Graduação em Direito e membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep).

Jornalista Samira de Castro, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ, diretora de Diretora de Comunicação, Cultura e Eventos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Samira é redatora do Sistema Verdes Mares (SVM) desde 1997, atualmente licenciada. Ingressou no movimento sindical em 2010, quando foi eleita secretária-geral do Sindjorce, tendo assumido a presidência interinamente de 2011 a 2013. Foi presidenta do Sindicato do Ceará por dois mandatos consecutivos (2013-2016 e 2016-2019).

Moncoc já fatura mais de 15 milhões e se consolida como um dos principais nomes do setor de utensílios de cozinha

Com apenas 5 anos no mercado de utensílios de cozinha, a Moncoc já se consolida como um dos principais nomes do setor, ultrapassando a marca de 15 milhões de reais de faturamento. Fundador e presidente da holding, Farde Estephanovichil associa o sucesso da marca ao formato de vendas: de porta em porta. Hoje, contam com mais de 500 representantes no país que vendem os produtos nas ruas.

Para Farde, o modelo de comercialização seguido é o mais eficaz no fortalecimento da relação com o cliente. “Apesar do crescimento do marketplace, eu ainda acredito na venda porta a porta, na humanização do processo de vendas”, afirma. Comerciante desde o início da carreira, o empresário relembra que também já foi vendedor de roupas de cama, onde viu o potencial de crescimento econômico a partir da proximidade com o público.

O presidente da empresa atribui o crescimento e sucesso da marca à qualidade dos produtos, cuja exportação vem da China e do Panamá. “Eu acredito que, em relação à própria excelência dos utensílios, o design faz toda a diferença, além do público no qual eu vendo”. A empresa, atuante no modelo B2B (Business to Business), onde o cliente final é uma empresa e não uma pessoa física, pode ampliar o empreendedorismo dos colaboradores e gerar uma liberdade financeira entre eles.

Apesar do segmento encontrar obstáculos para manter o diferencial em um cenário cada vez mais digitalizado, a empresa reforça uma abordagem centrada na confiança dos clientes. Feitos com tecnologia de ponta, os produtos comercializados  pela Moncoc, são resistentes e duráveis, atendendo às demandas do mercado. Além disso, as peças são assinadas pelo ator e empresário Luciano Szafir e contam também com uma linha que homenageia   a apresentadora Hebe Camargo.


Serviço: https://moncocprime.com.br/

Semana Mundial da Alergia: 35% da população mundial sofre com doenças alérgicas

Cerca de 35% da população mundial sofre de doenças alérgicas respiratórias, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A Semana Mundial da Alergia, celebrada entre os dias 18 e 24 de junho, visa conscientizar a população sobre os sintomas, prevenção e tratamento dessas condições que afetam o sistema imunológico e são bastante comuns entre os brasileiros. As alergias mais frequentes incluem a rinite alérgica e a asma.

O diagnóstico de alergias requer uma análise detalhada da história clínica do paciente. É essencial que o indivíduo informe ao especialista sobre seu ambiente de vida e trabalho, exposição a animais, fatores desencadeantes dos sintomas, características das crises e antecedentes familiares de alergias. Os métodos de diagnóstico padrão incluem testes cutâneos, determinação de IgE específico (RAST) e testes de provocação, quando indicados.

“O tratamento das alergias é baseado na identificação dos fatores desencadeantes”, explica Luiz Werber Bandeira, imunologista e docente do Instituto de Educação Médica (IDOMED). “Realizamos diversos exames e testes que são considerados padrão ouro na investigação de um quadro alérgico.”

Bandeira destaca que os tipos mais comuns de alergia são a asma alérgica, rinite alérgica, dermatite atópica e urticária. As variações climáticas, especialmente as baixas temperaturas e o uso de roupas guardadas por longos períodos, que podem conter ácaros e mofo, são fatores que agravam os sintomas alérgicos. “É fundamental lavar essas roupas antes de usá-las e manter os ambientes bem arejados para evitar a proliferação de mofo,” orienta o especialista.

As doenças alérgicas têm um componente genético significativo, ocorrendo frequentemente em famílias. “Um filho de um pai alérgico tem 30% de probabilidade de também ser alérgico, e essa chance aumenta para 50% se ambos os pais forem alérgicos,” explica Bandeira.

Além disso, Bandeira alerta que a incidência de doenças alérgicas está aumentando globalmente, especialmente em centros urbanos, devido à poluição e à perda de biodiversidade. “É crucial que o diagnóstico e o tratamento sejam realizados logo nos primeiros sintomas para evitar a cronicidade e o agravamento das condições alérgicas,” enfatiza o imunologista.

A conscientização e o tratamento precoce são as chaves para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por alergias. Durante a Semana Mundial da Alergia, especialistas reforçam a importância de estar atento aos sintomas e buscar orientação médica adequada, contribuindo para um manejo mais eficaz dessas condições que impactam a saúde de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Foto: Freepik

Beach Park participa da “Maior Aula de Natação do Mundo”, evento global em prol da segurança na água

Ação teve público de 400 pessoas sendo 200 crianças, de 7 a 12 anos e seus respectivos acompanhantes, com objetivo de alertar às famílias de que saber nadar salva vidas

Na manhã desta quinta-feira, 20, o Beach Park recebeu 400 pessoas sendo 200 crianças, de 7 a 12 anos e seus respectivos acompanhantes, de escolas e instituições atendidas pela Prefeitura de Aquiraz e seus acompanhantes para a realização da 15ª edição da “Maior Aula de Natação do Mundo” – The World’s Largest Swimming Lesson (WLSL). As crianças tiveram orientações sobre o esporte e dicas de segurança aquática de professores de natação em uma área de piscina do parque aquático – além do acompanhamento de guarda-vidas e equipes de monitores, apoio e animação.

A ação é uma iniciativa da World Waterpark Association (WWA), associação internacional que atende parques e locais aquáticos e que organiza o evento, mobilizando milhares de pessoas, em mais de 20 países, com objetivo de alertar sobre a importância vital de ensinar as crianças a nadar, a fim de evitar afogamentos. A Maior Aula de Natação do Mundo também teve o apoio do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), da qual o Beach Park é filiado.

Anualmente, o Beach Park traz personalidades importantes para apadrinhar o evento, que auxiliam as crianças nas aulas e participam de todas as atividades. Este ano, as madrinhas do evento são duas atletas da seleção brasileira do nado sincronizado, Gabriela Regly e Laura Miccuci.

As nadadoras são grande destaque no cenário do nado artístico brasileiro e, ao longo de suas carreiras, ambas já conquistaram diversos prêmios representando o Brasil em competições internacionais. Atualmente, as duas treinam pelo Flamengo, além de participarem da Seleção Brasileira e representarem a Marinha nacional. Gabriela Regly tem acumulado vitórias e medalhas em campeonatos sul-americanos e mundiais, sendo seis vezes campeã sul americana e oito vezes finalista mundial, já Laura Miccuci é onze vezes campeã sul americana e catorze vezes campeã brasileira. Juntas, elas formam uma dupla dinâmica, que tem elevado o nível do nado artístico brasileiro, inspirando uma nova geração de atletas e consolidando o Brasil como uma potência emergente na modalidade, conquistando, no final do ano passado, o terceiro lugar nos Jogos Pan-Americanos de 2023, espaço que o país não alcançava desde 2011.

“É uma honra e um privilégio participar de uma iniciativa tão importante e transformadora. Proporcionamos às crianças não apenas momentos de diversão, mas também um aprendizado valioso que pode salvar vidas. Ensinar a natação é um gesto de cuidado e amor, e sermos convidadas a fazer parte desse momento nos enche de gratidão e alegria. Ao Beach Park, nosso sincero agradecimento pelo convite. Estamos muito felizes e honradas pelo reconhecimento e por participar desse evento tão importante”, comentaram Gabriela e Laura.

Dados da WWA indicam que o afogamento é evitável, mas ainda é a principal causa de mortes acidentais entre crianças de 1 a 4 anos e a segunda maior causa de mortes não intencionais entre crianças até 14 anos.

SEGURANÇA

Segundo Raissa Bisol, gerente de sustentabilidade do Beach Park, o Aqua Park do Beach Park, em Aquiraz/CE, é o representante do Ceará há anos para a realização da iniciativa.

“A natação é uma habilidade vital para salvar vidas e é muito importante alertar para uma causa que é a prevenção de acidentes, como afogamentos. Estamos muito felizes em poder contribuir para esse grande evento, buscando oferecer uma aula de natação para crianças que não conhecem as técnicas do esporte e de como ficar seguros dentro d’água. As pesquisas mostram que afogamentos de crianças podem ser evitados em até 88% dos casos, com aulas formais de Natação”, explica Raissa Bisol.

Certificado internacionalmente pela empresa americana Jeff Ellis & Associates, responsável pelo treinamento e qualificação dos guarda-vidas dos maiores parques aquáticos do mundo, o Beach Park mantém um compromisso prioritário com a segurança das famílias que visitam o destino turístico. A equipe de salvamento aquático do destino passa por treinamentos diários altamente qualificados e diversas avaliações, garantindo um ambiente seguro para todos os visitantes.

Sobre o Beach Park Entretenimento

Com 39 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia de Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza/Ceará, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro. Atualmente ocupa mais de 200 mil m² e reúne um parque aquático, quatro resorts, além do Restaurante de Praia e da Vila Azul do Mar – espaço de convivência e serviços -, ambos abertos ao público. O Aqua Park, que conta com 30 atrações, é hoje considerado o segundo melhor parque aquático do mundo e o melhor das Américas (TripAdvisor/Travellers’ Choice, 2023).

O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work. Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park e o Beach Park Studios – estúdio de animação próprio.

Mais informações para a Imprensa:
AD2M Comunicação
www.ad2m.com.br | (85) 3258.1001
Ludmila Vitorasso – ludmilavitorasso@ad2m.com.br | +55 (85) 9.91560038
Waldirene Lisboa – waldirene@ad2m.com.br | (85) 9.9669.5790
Mauro Costa – maurocosta@ad2m.com.br | +55 (85) 9.8879.8474

Renan Filho: segredo é somar esforços para melhorar rápido nossa infraestrutura de transportes

O ministro dos Transportes, Renan Filho, detalhou o aumento dos investimentos no setor de rodovias no país para 2024 no programa “Bom Dia, Ministro” desta quinta-feira, 20 de junho. Durante uma hora de bate-papo com radialistas de todas as regiões do país, ele também atualizou a situação das estradas no Rio Grande do Sul. Segundo o ministro, o estado gaúcho chegou a ter 125 pontos de interrupção nas rodovias federais decorrentes das enchentes. Com a atuação da pasta dos Transportes, 122 pontos já foram liberados e o trabalho segue para que, ainda neste mês, o tráfego das outras regiões seja aberto.
 

Em relação aos investimentos no estado, Renan Filho reiterou os repasses feitos pelo Governo Federal em 2023 e em 2024. “No ano passado, em 2023, antes dessa catástrofe, nós investimos R$ 1,38 bilhão. Já foram quase três vezes mais recursos aplicados no Rio Grande do Sul do que no ano de 2022. E este ano, com a edição da Medida Provisória, nós temos R$ 2,88 bilhões em orçamento para dar sequência a todas as obras estruturantes que estão sendo realizadas no estado”, declarou o ministro.

Mencionando a continuidade de obras estruturantes, o ministro destacou algumas, como a duplicação da BR-290, a conclusão da duplicação da BR-116, as obras do Complexo Rio dos Sinos – Scharlau, construção de pontes, as intervenções na região de Santa Maria e a travessia de Ijuí. “Agora, o trabalho é pegar a infraestrutura que foi avariada e reconstruir toda ela e tem vários tipos de obras, muitos tipos de obras diferentes. Mas, para isso, a gente tem expertise técnica, o Ministério dos Transportes conhece e o Governo Federal disponibilizou os recursos”, disse Renan Filho.


“O povo gaúcho pode ter certeza que a infraestrutura avariada será reconstruída e, mais que isso, nós daremos continuidade a todas as obras de infraestrutura para impulsionar a recuperação do estado nesses próximos anos”, enfatizou o ministro.


INVESTIMENTOS – Em todo o país, o investimento será de aproximadamente R$ 24 bilhões para cerca de 60 projetos no segmento rodoviário, além de otimizar 14 contratos e gerar investimento adicional de R$ 110 bilhões. “A otimização do contrato significa fazer obras paradas voltarem a andar no Brasil. Nós estamos otimizando, estamos muito otimistas. Isso vai significar mais obra para o povo brasileiro, mais investimento, mais emprego, mais capacidade de desenvolvimento, mais segurança nas estradas. É por isso que a gente aposta nesse caminho”, declarou Renan Filho.


Com o exemplo de Minas Gerais, o ministro destacou o fortalecimento dos investimentos que resultaram na melhoria da qualidade das rodovias. “Nós voltamos a fortalecer o investimento. A boa nova é que Minas Gerais voltou a melhorar a qualidade da sua malha viária. Subiu de 42% para 51% as rodovias consideradas boas e derrubamos as ruins ou péssimas de 32% para 18%. Isso significa dizer que a estrada responde a priorização e a investimento”, exemplificou.


“Por que o Brasil está reduzindo mortes? Porque o investimento está aumentando, tanto público quanto privado. E a gente precisa aumentar mais, porque infelizmente o trânsito brasileiro é um dos que mais mata no mundo. Mas a maior parte das mortes não ocorre nas rodovias federais, ocorre dentro das cidades”, disse, ao destacar a importância dos investimentos na infraestrutura para reduzir acidentes e mortes.


CONCESSÕES DE RODOVIAS – O ministro Renan explicou, ainda, sobre os leilões para a concessão de rodovias previstos para o segundo semestre deste ano. “Este ano a gente espera fazer 12 leilões de concessão de rodovia. O termo não é privatização, porque privatização significa venda. O segredo é somar esforços. Mais recursos públicos, que o presidente Lula garantiu com a PEC da Transição e com o novo arcabouço fiscal, e maior capacidade de atrair investimento privado para melhorar mais rápido a nossa infraestrutura”, afirmou o titular dos Transportes.


“A gente não vende a rodovia, a gente concede, o privado recebe aquele ativo, faz investimentos e depois do final do contrato ele retorna para o poder público. Porque a nossa constituição diz que estradas são bens inalienáveis, eles não podem ser vendidos”, explicou.


Um dos destaques neste ano foi a realização do primeiro leilão de 2024 do trecho Belo Horizonte – Juiz de Fora da BR-040. O próximo leilão no estado mineiro está previsto para o dia 29 de agosto. “A gente vai realizar agora, marcado para agosto, o leilão da BR-381, que é conhecida como a ‘rodovia da morte’, de Belo Horizonte até Governador Valadares. Essas duas rodovias vão levantar R$ 10 bilhões de investimento em infraestrutura porque, como tem alto fluxo, elas precisam de um investimento maior”, disse Renan.


Em uma explicação sobre os contratos de concessão de rodovias, o ministro esclareceu sobre a execução das obras pelo vencedor do leilão. “Os contratos são de 25 anos e as obras acontecem sobretudo entre o terceiro e o décimo ano do contrato. O vencedor do leilão precisa detalhar os projetos, retirar licenças ambientais, conhecer o trecho, se preparar para fazer a obra. Agora, nos novos leilões, só há cobrança depois do restabelecimento completo da qualidade do pavimento existente. E aí há um investimento já inicial”, disse.
 

O programa “Bom Dia, Ministro” é realizado semanalmente em uma parceria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM). Participaram do programa desta quinta-feira a Rádio Nacional de Brasília (EBC); Rádio Cidade em Dia (Criciúma/SC); Rádio Itatiaia (Belo Horizonte/MG); Rádio CBN (Goiânia/GO); Rádio Gaúcha Serra (Caixas do Sul/RS); Rádio Bandeirantes (São Paulo/SP) e Rede Aleluia.


Confira os principais pontos da entrevista


RODOVIAS GAÚCHAS – O impacto foi muito grande, mas a resposta também foi rápida e o estado do Rio Grande do Sul gradativamente vai se recuperando nessa grande catástrofe. Quase R$ 3 bilhões para 2024 contra R$ 500 milhões no ano de 2022, essa é a grande diferença e por isso as pessoas começam a perceber no Brasil inteiro a recuperação das rodovias federais. No primeiro momento, nós limpamos as rodovias e restabelecemos o fluxo. Houve uma avaria da própria infraestrutura e em parcelas delas, das estradas, nós vamos ter que reconstruir toda a infraestrutura. A gente tem recurso para isso. O fundamental é que as pessoas saibam que, em trechos das grandes cidades, a gente já vive alguma dificuldade de trânsito com a infraestrutura sem a avaria, com a infraestrutura avariada isso aumentou mais a dificuldade, mas não houve interrupção que interrompesse, por exemplo, o abastecimento de alimentos, de remédios, a chegada de combustível.


CONCESSÕES – Conceder rodovias é o caminho adotado no mundo inteiro, inclusive nos países mais ricos. A gente concede as rodovias onde estão colocados os maiores fluxos. Muitas vezes quem paga, sobretudo, é o setor produtivo, que não reclama, porque o pedágio é muito barato perto de um pneu furado. Então, se a rodovia estiver em boas condições, isso reduz o custo do Brasil. Nós vamos licitar a BR-040 entre Goiás e Minas Gerais, também que é o que chamamos de Rota dos Cristais, que sai de Belo Horizonte até Cristalina, aqui no entorno de Brasília. Tem a Rota Sertaneja, que são as BR-153 e 262, entre Goiás e Minas Gerais. Tem a Rota do Zebu, que é a BR-262, que liga o Triângulo Mineiro a Belo Horizonte. Tem dois lotes de rodovias do Paraná, o ano passado nós licitamos dois, esse ano vamos licitar mais dois. Tem também a Rota Verde, que é lá a BR-060 e a BR-452, ali na região de Jataí, em Goiás, e a Rota Agronorte, que é a BR-364, cortando o estado de Goiás, todo o Mato Grosso, chegando até o estado de Rondônia. Só esses leilões visam levantar R$ 61 bilhões de investimentos.


MORRO DOS CAVALOS – O Morro dos Cavalos tem uma rodovia que é externa ao Morro e a ideia é construir um túnel para garantir mais segurança para as pessoas. É uma obra que deve gerar em torno de R$ 1 bilhão. Nós conversamos com a bancada federal ontem e estamos utilizando o contrato de concessão da BR-101. A utilização desse contrato vai garantir uma série de obras novas na BR-101 que totalizarão R$ 8 bilhões e essa obra do Morro dos Cavalos estará inserida. Esse processo ainda não está 100% concluído porque nós ainda estamos dialogando com o Tribunal de Contas da União para garantir as condições da inclusão dessas obras e a otimização do contrato. A BR-101 é uma rodovia muito importante no país todo e é a principal conexão.


BR-381 – O leilão é em agosto e eu queria dizer que a expectativa do Ministério dos Transportes é que dessa vez o leilão vai ser exitoso. Nós vamos levantar ali um volume de investimentos capaz de duplicar desse ponto onde nós vamos fazer as obras públicas até Governador Valadares e transformar a rodovia da morte numa rodovia muito mais segura para as pessoas, muito mais ágil para o cidadão de maneira geral e para a economia. Estamos animados tanto para fazer a obra pública quanto para ter um leilão exitoso e virarmos a página histórica desses desafios que o povo mineiro e brasileiro, porque a 381 é uma rodovia importante para o Brasil, é importantíssima para o desenvolvimento do país como um todo.


ROTA BRASÍLIA – GOIÂNIA – Nós estamos discutindo a otimização do contrato dessa rota Brasília – Goiânia, que é uma rota viável e que permite novos investimentos. A otimização do contrato pode garantir a obra mais rápido. O anel rodoviário de Goiânia já tem projeto e ele poderia ser reinserido nesse contrato de concessão, isso está em discussão. E as outras, a Concebra, as outras concessões de Goiás, que estão com algum desequilíbrio, alguns trechos serão relicitados, como por exemplo a 262, a Roda Zebu, que é aquela que liga o triângulo até Belo Horizonte, e outros, os contratos serão otimizados. O Brasil fez, historicamente, 24 concessões apenas da década de 90 até hoje, uma por ano, era muito pouco. Veja que a gente está tentando fazer 10 leilões esse ano, para aumentar a capacidade do investimento privado em infraestrutura, porque o Brasil precisa. Agora, dessas 24 que fez para trás, pela curva de aprendizagem, uma parte dessas concessões estavam desequilibradas. Nós estamos otimizando esses contrato.
 

CAXIAS DO SUL – Nós vamos fazer investimentos estruturantes nas rodovias, além de reconstruir, a reconstrução será com obras mais resilientes. Por exemplo, a ponte sobre o Caí a qual você se referiu ali entre Nova Petrópolis e Caxias, ela será uma ponte mais elevada com cerca de um metro e vinte de elevação com relação à ponte anterior por conta da elevação do rio que também foi a mais alta. Vamos instalar uma ponte para as pessoas terem uma passagem mais fácil entre Caxias e Nova Petrópolis. Faremos também várias outras obras de contenção de encostas. Na BR-470 são as obras mais importantes ali entre Bento Gonçalves e Veranópolis, uma estrada que precisa de obra de contenção. Nessa Medida Provisória que o presidente Lula editou, de R$ 1,2 bilhão tem um bom volume de obras para contenção de encostas, que são obras das mais caras, mas são obras muito importantes e muito relevantes.
 

OTIMIZAÇÃO – Com isso, a gente vai ter condição de botar todos esses contratos desequilibrados para voltar a performar. O primeiro vai ser a Eco101 lá no Espírito Santo, mas também tem a BR-163 em Mato Grosso do Sul, tem a BR-116 na Bahia, a Via Bahia, que é considerada uma das piores rodovias do país. Então a otimização do contrato significa fazer obras paradas voltarem a andar no Brasil, porque a tentativa anterior que era a relicitação na verdade virou um eufemismo para obra parada, tentava se licitar, não conseguia e as pessoas ficavam com a obra parada, então nós estamos otimizando, estamos muito otimistas com isso.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Mestrado e Doutorado em Informática Aplicada da Unifor conquistam nota 5 na Capes

Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz – celebra uma importante conquista: a nota 5 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O  conceito é o maior entre as universidades públicas e privadas do Ceará e entre as instituições privadas do Norte e Nordeste

A Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, na forma como foi estabelecida a partir de 1998, é orientada pela Diretoria de Avaliação/CAPES e realizada com a participação da comunidade acadêmico-científica por meio de consultores para esta finalidade. A Capes avalia os programas com base em três categorias: estrutura (curricular, docentes, linhas de pesquisa e infraestrutura); formação e publicação científica; e impacto social das pesquisas. A avaliação tem como objetivo assegurar e manter a qualidade dos cursos de Mestrado e Doutorado no país.

“A recente conquista da nota 5 atribuída pela agência CAPES vem chancelar nossa excelência acadêmica e científica. Este reconhecimento coloca nosso programa entre os melhores do Brasil, evidenciando a qualidade da estrutura do programa e do corpo docente, a relevância, o impacto das pesquisas realizadas e a excelência na formação de profissionais qualificados”, enfatiza a professora Vládia Pinheiro, coordenadora do PPGIA.

Com infraestrutura moderna e abordagem interdisciplinar, o Programa promove avanços significativos na ciência da computação, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento científico e tecnológico do Ceará, da região Nordeste e do Brasil. A coordenadora do PPGIA reforça ainda que esta avaliação reforça o compromisso da Unifor com a qualidade, garantindo recursos adicionais e ampliando nossas colaborações nacionais e internacionais. 

“A nota 5 é um testemunho do nosso esforço contínuo em promover uma formação acadêmica de ponta e pesquisas científicas na fronteira do conhecimento” – Vládia Pinheiro, coordenadora do PPGIA

Sobre o PPGIA

O Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada da Unifor tem como diferencial o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, atendendo a demandas do mercado e buscando o embasamento científico e tecnológico. O PPGIA contempla cursos de Mestrado e Doutorado em duas áreas de concentração: Sistema de Computação, com a linha de pesquisa: “Computação Visual e Interação”; e Sistema de Informação, com as linhas “Ciência de Dados e Inteligência Artificial” e “Engenharia de Sistemas”

Os cursos são destinados para perfis profissionais que buscam pesquisar novas metodologias que permitam o desenvolvimento de sistemas de computação. Assim, tornando-se capaz de criar soluções de problemas atuais e vigentes da sociedade, incluindo órgãos governamentais, outras universidades e institutos de pesquisa. 

Seleção

O PPGIA está com seleção aberta para os cursos de Mestrado e Doutorado. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de julho, exclusivamente pelo e-mail secretariapgss@unifor.br, mediante preenchimento de formulário e pagamento da taxa de R$ 143.

A seleção contempla duas etapas. Os candidatos passarão pela análise de currículo e, posteriormente, entrevista individual, nos dias 15 e 16 de julho. O resultado será divulgado no dia 18 do mesmo mês e as aulas estão previstas para ter início no dia 5 de agosto.

Todas as informações estão disponíveis no Edital R. Nº 32/2024

Empresa cearense participa da maior feira de lingerie da América Latina

Entre os dias 25 e 27 de junho, a cidade de Nova Friburgo (RJ) recebe a Fevest Trend 2024 — Feira de Lingerie, Moda Praia, Fitness e Matéria-prima, realizada pelo Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo). A Delfa, empresa cearense produtora de bojos, participa do evento, com estande de 24 m².

Para a feira, a Delfa tem como foco a “Nova Geração”, sua recente coleção de três linhas de bojos caracterizadas por funcionalidade, leveza e inovação. Como grupo, a empresa apresenta o Seamless, linha de peças sem costura, e o GC Web, marca de sistema para potencializar empresas. 

A Fevest Trend 2024 reúne mais de 200 expositores da indústria do vestuário e têxtil. O município de Nova Friburgo é considerado o maior produtor de moda íntima e lingerie do país, segundo a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil). Também é conhecido como o maior e mais importante polo de lingerie da América Latina.

Sobre a Delfa
Com mais de 20 anos de atividades, se consolida como uma das grandes empresas fornecedoras de bojo da América Latina. São mais de cinco milhões de itens produzidos mensalmente em um parque fabril de 30 mil metros quadrados, localizado em Maracanaú (CE). Seu produto alimenta uma cadeia interna e externa nos setores íntimo, praia e fitness, aliando tecnologia focada em performance, desempenho e durabilidade, conectada com as necessidades e tendências do setor de moda.

Farias Brito é oito vezes melhor do Brasil no Enem

A AIO Educação, empresa de tecnologia educacional, divulgou as escolas com melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, destacando a Organização Educacional Farias Brito como a instituição com a maior nota média.

O protagonismo do Farias Brito é evidenciado pelo fato de ter alcançado a maior pontuação média nos últimos oito anos consecutivos, incluindo os quatro anos anteriores à pesquisa atual.

Essa conquista coloca o Farias Brito como a única instituição de ensino do país a liderar o ranking do Enem por um período tão longo, sempre com uma distância considerável do segundo colocado.

“Esses resultados reforçam o compromisso do Farias Brito com a excelência acadêmica e a qualidade do ensino oferecido aos seus estudantes. A escola tem se destacado ao preparar os alunos para enfrentarem os desafios do Enem, proporcionando-lhes uma base sólida de conhecimento e habilidades”, afirma Marcelo Pena, diretor de ensino do FB.

Via Sul Shopping promove programação especialde São João neste fim de semana

O Via Sul Shopping segue com uma programação especial de São João durante esse fim de semana com atrações musicais para os adultos e atividades infantis para a criançada. Com uma programação diversificada, o shopping promete encantar a todos durante as apresentações que iniciam às 18h na Praça de Alimentação.

No sábado (22), quem sobe ao palco para animar o público é o Trio Love, com muito forró pé de serra e músicas clássicas do São João. Já no domingo, 23, o shopping promove uma programação especial para as crianças, com recreação e brincadeiras juninas. Além de recreação junina, as crianças poderão curtir a apresentação da banda infantil Jujubanda Junina a partir das 17 horas na Praça de Alimentação. 

Programação de São João do Via Sul Shopping:

Sábado (22): Trio Love – Forró pé de serra e música de São João

Horário: 18 horas

Local: Praça de Alimentação

Domingo (23) – Programação infantil de São João

Recreação com brincadeiras juninas e banda infantil 

Horário: 17 horas.

São João do Boticário traz Alceu Valença e Mari Fernandez em campanha

 Presente nas festas de São João mais movimentadas e relevantes do Brasil, O Boticário aprofundou o tema de retorno às raízes em uma estratégia que fala da “beleza dos encontros únicos do São João”Presente nos eventos juninos culturalmente mais importantes do país há 8 anos, o Boticário reforçou seu time de apaixonados pela festa convidando Alceu Valença e Mari Fernandez para interpretar “Se aprochegue São João” – hit da campanha da marca desde 2020. Neste ano, a marca destaca o São João como um momento de encontros e reencontros e uma oportunidade de reforçar os laços, não apenas com familiares e amigos, mas também com as tradições e raízes nordestinas.

Além da regravação do jingle por duas vozes icônicas da música nacional, O Boticário também estará presente com apoio e patrocínio de mais de 20 festas em todo o país, como forma de destacar a riqueza da cultural local e a beleza dos encontros únicos, que marcam o período.

A estratégia da marca mais amada para presentear no Brasil para o São João de 2024 fala do retorno às tradições culturais e encontro de pessoas queridas em um momento tão potente para quem tem raízes nordestinas. “Em meio à correria do dia a dia, muitas vezes nos vemos distantes das tradições e dos momentos de convívio com a família e os amigos. O São João, então, surge como um momento de pausa, celebração e reconhecimento, onde podemos apreciar a beleza desses encontros que são tão significativos para os nordestinos e para todos os brasileiros”, explica Jacqueline Tobaru, Diretora de Marketing Regional do Boticário.  Confira o filme aqui: A beleza se encontra no São João.

A executiva reforça ainda que a iniciativa reafirma o compromisso da marca em valorizar a cultura brasileira e fortalecer conexões autênticas com os consumidores. “Estamos muito felizes em trazer essas vozes maravilhosas para um momento marcado por celebração e alegria. A escolha de Alceu Valença e Mari Fernandez para a regravação do nosso jingle reforça o jeito Boticário de falar com seus consumidores no Brasil inteiro, mas sempre com o cuidado de abordar o amor e a beleza com os sotaques brasileiros”, conta Tobaru.

ENCONTRO INTERGERACIONAL

A união entre o pernambucano Alceu Valença e a cearense Mari Fernandez que movimentam e embalam gerações com grandes sucessos musicais, carrega uma forte representatividade para o nordeste brasileiro e para a música brasileira. Para Mari, artista que abre todos os shows realizados no período de São João com a música “Se Aprochegue São João”, a canção dialoga com a atualidade, abordando a importância de pausar a correria do dia a dia para valorizar os momentos de convívio com aqueles que amamos. “Essa é uma música muito linda de São João. Quando eu escutei pela primeira vez, fiquei encantada por ela e com a oportunidade de estar ao lado de Alceu Valença, que é uma inspiração. Com a rotina intensa de shows, essa letra nos convida a fazer a pausa necessária para celebrar a riqueza da tradição”.

Já Alceu Valença, um dos principais cantores do Brasil, reforça que esta é uma chance ímpar de demonstrar a vitalidade e a força da música popular brasileira, revelando sua permanência nos corações do povo nordestino. “O São João é mais do que uma simples festa. É uma celebração que pulsa em minhas veias, uma tradição que carrego no coração desde novo. Participar da campanha do Boticário junto com a Mari, é uma oportunidade única de unir a minha paixão pela música e pelas tradições brasileiras. É uma honra poder contribuir para espalhar a magia e a energia contagiante do São João para todos os cantos do país, por meio dessa parceria tão especial”, comenta o artista.

O São João do Boticário acontece em cerca de 14 estados espalhadas por todo o Brasil, sendo 9 estados da região nordeste e outros como Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Rondônia e Roraima. As festividades recebem ativações exclusivas, que envolvem experiências de gamificação, experimentação de produtos, conteúdo interativo, divulgações OOH, ações em novela e compras nas lojas do Boticário.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.