Prefeitura de Fortaleza entrega certificações ambientais a empresas com práticas sustentáveis

Serão entregues 14 certificações como reconhecimento ao compromisso das empresas com o meio ambiente.

A Prefeitura de Fortaleza entrega, nesta sexta-feira, 28, certificações ambientais às empresas que implementaram práticas sustentáveis exemplares em seus processos. O evento está marcado para às 10h, no auditório do Paço Municipal, e reconhecerá o compromisso das organizações com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da cidade.

Durante o evento, serão concedidas 14 certificações ambientais, sendo 11 selos Empresa Amiga do Meio Ambiente e três certificações Fator Verde. A iniciativa não apenas celebra os esforços das empresas locais em promover a sustentabilidade, mas também incentivam outras organizações a seguir no mesmo caminho, contribuindo para um futuro mais verde e consciente.

Serviço
Entrega de Certificados Ambientais às empresas de Fortaleza
Data: 28/06 (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Auditório Juraci Magalhães, no Paço Municipal – Rua São José, 01 – Centro

Victor Sarro apresenta stand-up no Theatro Via Sul nesta sexta-feira

O humorista Victor Sarro promete uma noite inesquecível com seu novo show de stand-up “Na Minha Época Não Era Bullying”, que será apresentado no Theatro Via Sul nesta sexta-feira, dia 28. Conhecido por sua capacidade de transformar as situações cotidianas em comédia, Sarro promete uma performance cheia de risadas e nostalgia.

Na Minha Época Não Era Bullying
No espetáculo, Victor Sarro resgata o humor irreverente que o tornou conhecido em todo o país, revisitando memórias da escola e da infância com uma perspectiva hilária. Com muita interação com o público, cada apresentação se torna única, garantindo novas piadas e momentos inesquecíveis. O show é uma viagem no tempo para uma época onde tudo parecia mais simples e a zoeira reinava.

Sobre Victor Sarro
Natural de São Bernardo do Campo, mas residente de São Paulo, Victor Sarro é um artista multifacetado que se destacou no cenário humorístico nacional. Sua trajetória inclui trabalhos como palhaço, apresentador, roteirista e ator. Ao longo de sua carreira, colaborou com grandes nomes do entretenimento, como Fábio Porchat e Anitta, além de integrar elencos e apresentar programas em diversos canais de televisão. Atualmente, Victor Sarro está no ar em rede nacional no Programa de Calouros do SBT, consolidando-se como um dos humoristas mais queridos do Brasil.

Serviço – Victor Sarro em “Na Minha Época Não Era Bullying” Data: Sexta-feira, 28 de junho
Local: Theatro Via Sul (Av. Washington Soares, 4335 – Lagoa Sapiranga)
Horário: 20h
Ingressos: Disponíveis na bilheteria e pelo site Uhuu

Pianista cearense Felipe Adjafre volta ao palco do Theatro Via Sul interpretando músicas do rei Roberto Carlos

No repertório, releituras de grandes sucessos do Rei com a participação de convidados especiais que darão um toque ainda mais emocionante ao show.

Nomes como: Juan Peter (representante do último The Voice Kid), o grande tenor Ricardo Máximo, o multi-instrumentista, cantor e regente Tiago Nogueira, Karol Tavares, revelação do estado do Ceará, a voz marcante de Milton Nunes, a performática dupla Itauana Ciribeli e Leandro Cavalcante, além de Roberto Arruda (couver do Roberto Carlos).


Serviço – Felipe Adjafre toca Roberto Carlos 

Quando: sábado (29)

Horário: 20h 

Local: Theatro Via Sul (Av. Washington Soares, 4335 – Lagoa Sapiranga)

Mais informações: https://www.theatroviasulfortaleza.com.br/felipe-adjafre-toca-roberto-carlos/

OAB-CE reforça pedido de monitoramento por câmeras individuais para Polícia Militar ao novo secretário de Segurança Pública

A OAB-CE reitera sua solicitação ao novo Secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Roberto Sá, através do Ofício Nº 121 – AT-24, para a adoção do modelo de monitoramento por câmeras de uso individual, a serem fixadas na parte frontal do fardamento da Polícia Militar. Essa medida, pleiteada pela entidade desde 2021, tem como objetivo aumentar a transparência e a segurança nas ações policiais.

Em maio de 2021 e junho de 2022, a Ordem também encaminhou ofícios aos governadores do estado da época, fazendo a mesma solicitação. A OAB-CE se coloca à disposição para colaborar com a Secretaria de Segurança Pública, enfatizando o respeito aos direitos humanos, o combate à criminalidade e a promoção da paz social. “A entidade espera que a gestão de Roberto Sá seja marcada pelo diálogo e pela busca de soluções eficazes e justas para os desafios da segurança pública. A recomendação é que a adesão ao modelo de câmeras individuais seja implementada, ainda que de forma experimental, abrangendo policiais civis, militares e penais”, explica o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas.

Além disso, o diretor da Ordem Cearense explica , no último ofício enviado, a instituição apresenta a informação de que o Ministério da Justiça garante recursos do Fundo Nacional de Segurança e do Fundo Penitenciário para aqueles Estados que venham aderir às regras nacionais.

As câmeras de monitoramento em viaturas e coletes já são utilizadas no Brasil há pelo menos seis anos, sendo atualmente empregadas em algumas unidades federativas, dentre as quais Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, bem como no âmbito federal. “O mecanismo é valioso não apenas na formação da opinio delicti (opinião a respeito de delito), mas também no controle externo da atividade policial e na tutela dos direitos humanos, pois contribui para a apuração e correto encaminhamento de denúncias de omissão, violência, corrupção, abuso e letalidade policial”, argumentou Dantas.

O presidente da Ordem Cearense explica que a entidade vê com grande preocupação o crescimento das reclamações de cidadãos contra ações da Polícia Militar e Civil, bem como de policiais quanto às versões apresentadas contra eles. “Além disso, solicitamos uma audiência com o secretário para discutir este e outros assuntos pertinentes à segurança pública e à advocacia no estado do Ceará”, finaliza.

Cinépolis Shopping Jóquei promove sessão inclusiva do filme Divertida Mente 2

Considerado um dos maiores sucessos do cinema de 2024, o filme Divertida Mente 2 terá uma sessão inclusiva no cinema do Shopping Jóquei neste sábado, 29. A nova produção cinematográfica acompanha Riley, agora adolescente, que irá descobrir novas emoções durante seu amadurecimento.

Marcado para sábado (29), a sessão adaptada de “Divertida Mente 2” no Cinépolis do Shopping Jóquei contará com som reduzido e baixa iluminação, com capacidade de público menor para que a plateia fique livre para se movimentar à vontade. Além de ser permitido a saída da sala quando sentirem necessidade. 

Serviço – Sessão inclusiva no Shopping Jóquei do filme “Divertida Mente 2”

Quando: sábado, 29 de junho

Onde: Cinépolis do Shopping Jóquei (Av. Lineu Machado, 419 – Jóquei Clube)

Mais informações: www.ingresso.com/cinema/cinepolis-joquei-fortaleza

Grupo Junino de Senador Pompeu busca o pentacampeonato estadual do Festejo Ceará Junino 2024

Uma das 20 melhores quadrilhas juninas do Ceará, a Fulô do Sertão, de Senador Pompeu, pretende conquistar o pentacampeonato Estadual de Quadrilhas Juninas do Festejo Ceará Junino 2024. Para isso, precisa vencer a Etapa Regional do Sertão Central, que acontece nesta quinta (27) e sexta-feira (28), em Quixeramobim, que a classifica para disputar a Etapa Final no final do mês de julho, em Sobral.

Atualmente a Fulô do Sertão é a única quadrilha junina tetracampeã estadual do Festejo Ceará Junino, e para manter a hegemonia no Sertão Central precisa vencer em Quixeramobim, onde acontece o Festival Maravilha Junino – Etapa Regional.

Este ano, para buscar o pentacampeonato, o grupo junino, traz como tema “A Fulô mantém a tradição e BOTA BONECO no São João!”, temática que fala sobre os bonecos Mamulengos e os elementos que os relacionam com o São João, dando vida aos personagens e fazendo com que essas criaturas dancem São João nas nossas famosas quadrilhas juninas, contando seus causos e trazendo muita alegria e encanto para os arraiás. Além disso, a quadrilha também apresenta elementos como o coco de roda e as danças circulares, que retrataram regiões onde os bonecos mamulengos são presentes.

A Fulô do Sertão é um dos grupos culturais mantidos pela Fundação Santa Terezinha, uma entidade sem fins lucrativos em atividade no município de Senador Pompeu, no Sertão Central. É composta por 33 dançarinos, mais uma equipe de apoio composta por 10 membros. A iniciativa é uma idealização de Terezinha Matos, presidente da Fundação Santa Terezinha, com projetos aprovados pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Senador Pompeu – Com recursos do Fundo Municipal da Cultura, através da Lei Municipal 1.585/2020, de 07 de julho de 2020 e no XXIV Edital Ceará Junino, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secultce).

O Festejo Ceará Junino, é uma política pública desenvolvida pela Secretaria da Cultura (Secult-CE), que reúne mais de 200 quadrilhas em 21 festivais juninos no estado do Ceará. A programação geral do evento inclui etapas regionais e o Campeonato Estadual, que este ano ocorre entre os dias 25 a 28 de julho na cidade de Sobral.

Foto: Álvaro Bravo

Homem do Sapato anuncia Weekend Sale relâmpago com desconto em todos os itens

As Weekend Sales se tornaram uma febre entre os consumidores brasileiros, oferecendo a oportunidade de renovar o guarda-roupa com descontos em diversos itens de vestuário. Marcas renomadas aderem a essa estratégia, atraindo clientes com promoções em roupas, calçados, acessórios e muito mais. Seguindo essa tática, a marca cearense de calçados com referência nacional, Homem do Sapato, anuncia sua edição relâmpago, que acontece entre os dias 28 e 30 de junho.

A ação, que normalmente acontece duas vezes ao ano, terá edição única em 2024, oferecendo aos clientes a oportunidade de adquirir produtos com 15% de desconto, incluindo bolsas e acessórios. A Weekend Sale será válida em todas as lojas físicas da Homem do Sapato espalhadas pelo Brasil, além do site oficial da marca.

“A edição do ano passado foi um grande sucesso, com um aumento significativo nas vendas e na satisfação dos clientes. A Homem do Sapato espera repetir o sucesso este ano, oferecendo aos seus clientes uma experiência de compra única e vantajosa”, ressalta o sócio-fundador e diretor criativo da marca, Jhonatan Rêgo.

No dia 27 acontece o VIP Sale, onde são enviados convites para os clientes frequentes da marca. Na quinta-feira, os consumidores vão às lojas e têm uma experiência exclusiva com os consultores da marca, com atendimento personalizado e compras antecipadas.

Serviço

Homem do Sapato

Site: https://www.homemdosapato.com.br/

Prefeitura de Fortaleza inaugura Centro de Referência do Empreendedor no Vila Velha

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, nesta terça-feira (25/06), a nova unidade de atendimento do Centro de Referência do Empreendedor no bairro Vila Velha, que ofertará serviços para o trabalhador e para o pequeno empreendedor. A iniciativa, que faz parte do Projeto Meu Bairro Empreendedor, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), visa estimular a organização de pequenos produtores e empreendedores, desburocratizando a formalização, realizando capacitações técnicas e gerenciais, consultorias, além de facilitar o acesso a crédito orientado, como o Programa Nossas Guerreiras.

O secretário do desenvolvimento econômico, Rodrigo Nogueira, enfatizou o potencial empreendedor da iniciativa e o investimento para além da infraestrutura, mas também no capital humano dos bairros. “Hoje, Fortaleza é a capital do Norte e do Nordeste do Brasil que mais dá capacitação e que mais gera empregos. Muito por conta dessa política de apostar no pequeno empreendedor. É uma porta de entrada para a população do Vila Velha e dos bairros próximos, os moradores podem vir e buscar a formalização, a capacitação, se for mulher, buscar um crédito no projeto nossas guerreiras.”

O titular da pasta também destacou que os CREs são instalados em locais do projeto Meu Bairro Empreendedor, a partir de um estudo para identificar os locais com maior vocação empreendedora. “Apesar de todos os bairros escolhidos já terem centros comerciais, é função do poder público estimulá-las, capacitar as pessoas e melhorar a infraestrutura para que isso possa evoluir ainda mais”, ressaltou Rodrigo.

O Centro de Referência do Empreendedor (CRE) do Vila Velha também oferta sala de capacitação e espaço para o Sine Municipal de Fortaleza, com atendimento para o trabalhador e para o empregador. Essas ações devem estimular a criação ou ampliação de negócios na região, promovendo a circulação de dinheiro no bairro, e com isso, estimular a criação de empregos e novos negócios na região. A ação de fortalecimento de empreendedorismo local faz parte do Programa Fortaleza Capacita, em parceria com o Sebrae.

Segundo a coordenadora de empreendedorismo da SDE, Solange Maria Cordeiro, os Centros de Referência do Empreendedor foram pensados para aproximar a população dos responsáveis pelos serviços de capacitação e apoio aos empreendedores. “A perspectiva é que a gente realmente esteja bem perto desse cliente, e que ele sinta o CRE como uma extensão do trabalho dele. Aqui eles vão encontrar orientação empresarial, capacitações técnicas, profissionais, serviços de consultoria, serviços do Sine, sala de coworking. A gente oferece para ele, além do atendimento realizado por nossos técnicos, ferramentas para incrementar o negócio”, explicou Solange.

A microempreendedora Luci Dias já participa do projeto Costurando o Futuro e buscando se aperfeiçoar ainda mais, iniciou um curso no Centro de Referência ao Empreendedor. A revendedora de cosméticos procurava meios para gerir melhor seu negócio e encontrou no curso conhecimentos sobre finanças, marketing, gestão e até como utilizar as redes sociais a seu favor.

“É um conhecimento muito importante e necessário para o nosso crescimento, seja você parte de uma cooperativa ou uma empreendedora individual. Porque muitas vezes as pessoas entram em um negócio e não sabem para onde vai, o que fazer, como organizar o seu dinheiro. Porque você tem o seu lucro, você tem as suas despesas, você tem que separar uma verba para comprar mais matéria prima, demanda muita organização e foco”, relatou Luci.

Para além do marketing, o curso foi essencial para ampliar a visão de Luci sobre o empreendedorismo. “Antes de fazer o curso eu não tinha essa noção, ele te dá um leque maior. Então vai abrir a sua mente e fazer você pensar em uma nova forma de fazer o planejamento de tudo, como comprar matéria prima, como pesquisar valores, como precificar o seu produto, o que você pode tirar de lucro para você, o que você deve investir e como lidar com as despesas fixas, é muito completo.”

Já Josiane Vieira foi uma das primeiras pessoas atendidas pelo Sine no novo Centro de Referência do Empreendedor. Ela foi em busca de informações e considerou o atendimento didático e descomplicado. “Foi super rápido, porque não tinha fila. Como é o primeiro dia no bairro, acredito que os moradores ainda estão conhecendo o projeto. Fiz a atualização do meu cadastro e com o QR Code que recebi, posso baixar o aplicativo no celular e acompanhar as vagas que me encaixo para me candidatar. Então agilizou ainda mais o processo porque posso fazer de casa.”

O Centro de Referência do Empreendedor conta com recepção, sala de administração, coworking, banheiros e copa, e possui cerca de 80 metros quadrados. O espaço segue o mesmo padrão do equipamento instalado no bairro Messejana, que está em funcionamento desde abril de 2024.

Fortalecendo economias locais

Desde agosto de 2023 a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), finalizou as obras do Projeto Meu Bairro Empreendedor no bairro Vila Velha. O Projeto requalificou e urbanizou as principais vias comerciais do bairro, levando para os comerciantes e clientes mais comodidade e conforto, além de oferecer novos atrativos para quem circula pela região.

As intervenções realizadas pelo Meu Bairro Empreendedor foram responsáveis pela urbanização da Av. Mozart Pinheiro de Lucena, com a construção de pavimentação em intertravado, calçadas acessíveis, passagens elevadas para pedestres, além de mobiliários urbanos como lixeiras, bancos, mesas de xadrez e jardineiras. O local também passou a contar com 22 quiosques, divididos em quatro unidades cada. No total, 88 unidades foram entregues para permissionários poderem comercializar no local.

A principal via comercial do bairro passou a contar também com mais de 2 km de ciclofaixa e paisagismo com o plantio de 58 árvores e 189 arbustos.

Meu Bairro Empreendedor

O Projeto Meu Bairro Empreendedor tem por objetivo fomentar ações para o desenvolvimento econômico local, integrado e sustentável em bairros de Fortaleza, por meio da implantação da Rua do Comércio e da criação de Centros de Referência do Empreendedor. O projeto, que reúne ações de empreendedorismo, urbanismo e mobilidade, já contemplou bairros como Bom Jardim, Serviluz, Vicente Pinzón, Vila Velha, José Walter, Pirambu, Parque Santana (Mondubim), Planalto Ayrton Senna, Messejana e Aldeota. Atualmente, a Prefeitura executa as obras do projeto no Jangurussu e no Jóquei Clube.

Serviço:
Centro de Referência do Empreendedor Vila Velha
Endereço: Praça do Polar (Av. Mozart Lucena, s/n – Vila Velha)

Baião Social beneficia 275 organizações da sociedade civil em Fortaleza

Promovendo capacitação e fortalecendo a cidadania, o projeto impactou 200 mil pessoas em um ano

Reconhecendo as Organizações da Sociedade Civil (OSC) como importantes agentes de transformação na sociedade e com papel fundamental na promoção da justiça social e dos direitos humanos, o Sistema Fecomércio Ceará desenvolveu o Baião Social, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS). Em 12 meses, o projeto capacitou 275 organizações sociais, que atuam em áreas como assistência social, educação e esporte, impactando positivamente 200 mil pessoas. A celebração de um ano do projeto acontece na próxima quinta-feira (27/06), no ginásio do Sesc, reunindo representantes das organizações sociais e gestores do Sistema.

O Baião Social consiste em um programa de formação em desenvolvimento institucional, ofertado gratuitamente para as OSC’s. A partir do desenvolvimento de capacidades de gestão, que otimizem recursos locais e articulem ações coletivas e intersetoriais tem foco no desenvolvimento social, econômico e cultural do Ceará. “O objetivo maior é fortalecer o exercício da cidadania, criando uma rede de organizações sociais para potencializar a capacidade de impacto coletivo e sustentabilidade dessas organizações que fazem tanto por suas comunidades”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt.

Inicialmente, o programa atenderia 250 organizações, mas conseguiu ampliar em 10% essa meta e os benefícios às comunidades. “O Baião Social foi uma oportunidade maravilhosa. Trouxe para a gente muita informação e aprendizagem. A gente já está vendo os frutos aparecerem. A associação [de moradores], em si, melhorou muito com essa ajuda. O Baião Social veio para alavancar muita coisa na comunidade, não só a associação, mas o bairro todo”, disse Sandra Maria, presidenta da Associação de Moradores da Zona da Praia do Arpoador.

Combate à fome

Das organizações participantes do programa, 186 também fazem parte dos programas Sopa Amiga e Mesa Brasil Sesc, que combatem a insegurança alimentar no Estado. Ao todo, ao longo do ano, essas organizações fizeram chegar, com separação e distribuição, 1.236 toneladas de alimentos na mesa de 37 mil pessoas em Fortaleza.

Investimentos em novos negócios sociais

Integrando uma etapa do programa, as organizações sociais participaram de um processo seletivo, no qual 18 foram selecionadas para a fase de incubação e aceleração de negócios. Essas passaram por formações e mentorias, além de receberem um recurso semente para fortalecer os negócios, tornando-se novos empreendedores sociais. Desde feira livre, sabão ecológico, buffet móvel, arte e reciclagem, design e artesanato e outros, os negócios sociais são geradores de mudança e mais renda e oportunidades para as comunidades. Juntos, os negócios receberam investimento de R$ 126 mil e estão gerando renda para mais de 4.500 famílias nos seus territórios.

Sobre o CIEDS:

O CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – desenvolve tecnologias sociais que geram mais renda, mais saúde, melhor educação, maior confiança no futuro, e acima de tudo, prosperidade. Atuamos construindo redes de parceiros estratégicos comprometidos com um Brasil melhor para todos. Com foco em gestão de excelência, em 25 anos de história, foram mais de 600 projetos realizados, 3.900 comunidades atendidas, 2.200.000 beneficiários diretos e mais de 700 parceiros envolvidos.

SERVIÇO

1 ANO DE BAIÃO SOCIAL

Data: 27/06 (quinta-feira)
Horário: 14h às 16h30
Local: Ginásio do Sesc (R. Gen. Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)

Combate a incêndios no Pantanal ganha reforço de 80 brigadistas da Força Nacional

Oitenta agentes da Força Nacional serão enviados ao Mato Grosso do Sul para ajudar no combate a incêndios e queimadas no Pantanal. Cerca de R$ 3 milhões serão custeados pelo Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para o pagamento de diárias aos brigadistas nos próximos 60 dias. Metade do efetivo tem previsão de chegar ao estado nesta quinta-feira, 27, enquanto outros 40 agentes devem chegar até sábado, 29.

Serão utilizados materiais como caminhões de combate a incêndios florestais, abafadores, enxadas, ferramentas de escavação, tochas de incêndio, cortadores de mato, sopradores, facões, tanques flexíveis, drones, geradores de energia, dispositivos GPS, machados, picaretas e medidores de clima, além de Equipamento de Proteção Individual (EPI).

A atuação dos profissionais de segurança pública atende à solicitação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), prevista na Portaria do MJSP nº 641/2024. As operações serão realizadas nas áreas de atuação do instituto, na região pantaneira, também para combater o desmatamento, invasão de áreas federais e extração ilegal de minério e madeira.

Conforme estabelecido na portaria, a Força Nacional pode ser mobilizada em todas as áreas de atuação do ICMBio, desde que haja solicitação formal do órgão. Além de atuar no MS, a Força Nacional apoia o ICMBio nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia.

Cerca de 250 profissionais do Governo Federal já estão em atuação no Pantanal, incluindo brigadistas e equipes do Ibama, do ICMBio e da Marinha. O governo anunciou na segunda-feira (24) a mobilização de 14 aeronaves e reforço de brigadistas. Seis aeronaves do Ibama e do ICMBio já estão em operação, com previsão de chegada de mais oito do Ministério da Defesa nos próximos dias.