A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, nesta terça-feira (25/06), a nova unidade de atendimento do Centro de Referência do Empreendedor no bairro Vila Velha, que ofertará serviços para o trabalhador e para o pequeno empreendedor. A iniciativa, que faz parte do Projeto Meu Bairro Empreendedor, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), visa estimular a organização de pequenos produtores e empreendedores, desburocratizando a formalização, realizando capacitações técnicas e gerenciais, consultorias, além de facilitar o acesso a crédito orientado, como o Programa Nossas Guerreiras.
O secretário do desenvolvimento econômico, Rodrigo Nogueira, enfatizou o potencial empreendedor da iniciativa e o investimento para além da infraestrutura, mas também no capital humano dos bairros. “Hoje, Fortaleza é a capital do Norte e do Nordeste do Brasil que mais dá capacitação e que mais gera empregos. Muito por conta dessa política de apostar no pequeno empreendedor. É uma porta de entrada para a população do Vila Velha e dos bairros próximos, os moradores podem vir e buscar a formalização, a capacitação, se for mulher, buscar um crédito no projeto nossas guerreiras.”
O titular da pasta também destacou que os CREs são instalados em locais do projeto Meu Bairro Empreendedor, a partir de um estudo para identificar os locais com maior vocação empreendedora. “Apesar de todos os bairros escolhidos já terem centros comerciais, é função do poder público estimulá-las, capacitar as pessoas e melhorar a infraestrutura para que isso possa evoluir ainda mais”, ressaltou Rodrigo.
O Centro de Referência do Empreendedor (CRE) do Vila Velha também oferta sala de capacitação e espaço para o Sine Municipal de Fortaleza, com atendimento para o trabalhador e para o empregador. Essas ações devem estimular a criação ou ampliação de negócios na região, promovendo a circulação de dinheiro no bairro, e com isso, estimular a criação de empregos e novos negócios na região. A ação de fortalecimento de empreendedorismo local faz parte do Programa Fortaleza Capacita, em parceria com o Sebrae.
Segundo a coordenadora de empreendedorismo da SDE, Solange Maria Cordeiro, os Centros de Referência do Empreendedor foram pensados para aproximar a população dos responsáveis pelos serviços de capacitação e apoio aos empreendedores. “A perspectiva é que a gente realmente esteja bem perto desse cliente, e que ele sinta o CRE como uma extensão do trabalho dele. Aqui eles vão encontrar orientação empresarial, capacitações técnicas, profissionais, serviços de consultoria, serviços do Sine, sala de coworking. A gente oferece para ele, além do atendimento realizado por nossos técnicos, ferramentas para incrementar o negócio”, explicou Solange.
A microempreendedora Luci Dias já participa do projeto Costurando o Futuro e buscando se aperfeiçoar ainda mais, iniciou um curso no Centro de Referência ao Empreendedor. A revendedora de cosméticos procurava meios para gerir melhor seu negócio e encontrou no curso conhecimentos sobre finanças, marketing, gestão e até como utilizar as redes sociais a seu favor.
“É um conhecimento muito importante e necessário para o nosso crescimento, seja você parte de uma cooperativa ou uma empreendedora individual. Porque muitas vezes as pessoas entram em um negócio e não sabem para onde vai, o que fazer, como organizar o seu dinheiro. Porque você tem o seu lucro, você tem as suas despesas, você tem que separar uma verba para comprar mais matéria prima, demanda muita organização e foco”, relatou Luci.
Para além do marketing, o curso foi essencial para ampliar a visão de Luci sobre o empreendedorismo. “Antes de fazer o curso eu não tinha essa noção, ele te dá um leque maior. Então vai abrir a sua mente e fazer você pensar em uma nova forma de fazer o planejamento de tudo, como comprar matéria prima, como pesquisar valores, como precificar o seu produto, o que você pode tirar de lucro para você, o que você deve investir e como lidar com as despesas fixas, é muito completo.”
Já Josiane Vieira foi uma das primeiras pessoas atendidas pelo Sine no novo Centro de Referência do Empreendedor. Ela foi em busca de informações e considerou o atendimento didático e descomplicado. “Foi super rápido, porque não tinha fila. Como é o primeiro dia no bairro, acredito que os moradores ainda estão conhecendo o projeto. Fiz a atualização do meu cadastro e com o QR Code que recebi, posso baixar o aplicativo no celular e acompanhar as vagas que me encaixo para me candidatar. Então agilizou ainda mais o processo porque posso fazer de casa.”
O Centro de Referência do Empreendedor conta com recepção, sala de administração, coworking, banheiros e copa, e possui cerca de 80 metros quadrados. O espaço segue o mesmo padrão do equipamento instalado no bairro Messejana, que está em funcionamento desde abril de 2024.
Fortalecendo economias locais
Desde agosto de 2023 a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), finalizou as obras do Projeto Meu Bairro Empreendedor no bairro Vila Velha. O Projeto requalificou e urbanizou as principais vias comerciais do bairro, levando para os comerciantes e clientes mais comodidade e conforto, além de oferecer novos atrativos para quem circula pela região.
As intervenções realizadas pelo Meu Bairro Empreendedor foram responsáveis pela urbanização da Av. Mozart Pinheiro de Lucena, com a construção de pavimentação em intertravado, calçadas acessíveis, passagens elevadas para pedestres, além de mobiliários urbanos como lixeiras, bancos, mesas de xadrez e jardineiras. O local também passou a contar com 22 quiosques, divididos em quatro unidades cada. No total, 88 unidades foram entregues para permissionários poderem comercializar no local.
A principal via comercial do bairro passou a contar também com mais de 2 km de ciclofaixa e paisagismo com o plantio de 58 árvores e 189 arbustos.
Meu Bairro Empreendedor
O Projeto Meu Bairro Empreendedor tem por objetivo fomentar ações para o desenvolvimento econômico local, integrado e sustentável em bairros de Fortaleza, por meio da implantação da Rua do Comércio e da criação de Centros de Referência do Empreendedor. O projeto, que reúne ações de empreendedorismo, urbanismo e mobilidade, já contemplou bairros como Bom Jardim, Serviluz, Vicente Pinzón, Vila Velha, José Walter, Pirambu, Parque Santana (Mondubim), Planalto Ayrton Senna, Messejana e Aldeota. Atualmente, a Prefeitura executa as obras do projeto no Jangurussu e no Jóquei Clube.
Serviço:
Centro de Referência do Empreendedor Vila Velha
Endereço: Praça do Polar (Av. Mozart Lucena, s/n – Vila Velha)