Anvisa aprova projeto de implementação de bula digital para medicamentos

Neste mês, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um projeto-piloto para a implantação de uma bula digital nos medicamentos, que poderá ser acessada pela leitura, nas embalagens, de um código de barras bidimensional (QR Code). A bula digital também poderá trazer informações adicionais, como vídeos, áudios e outras instruções que ajudem no uso adequado do medicamento.

O acesso à bula impressa segue garantido a todo estabelecimento de saúde, profissional de saúde ou paciente que solicitar. O projeto terá vigência até 31 de dezembro de 2026. As informações coletadas e monitoradas durante esse período devem servir como subsídio para a futura regulamentação definitiva sobre o tema.

O Dr. Maurício Filizola, diretor do Sincofarma e presidente da Rede de Farmácias Santa Branca, esclarece que a versão impressa da bula estará disponível nas farmácias para pacientes e profissionais da saúde que a solicitarem. Essa informação estará sinalizada nos espaços. “Entendemos que isso faz parte da modernização da saúde e do mundo, mas não podemos esquecer que muitas pessoas ainda têm dificuldades com QR Codes e que as informações contidas na bula são essenciais para o uso correto do medicamento. Por isso, é fundamental que a população solicite a versão impressa aos atendentes se tiverem alguma dificuldade com a versão digital”, esclarece Filizola.

Advogado explica tipos de investimentos disponíveis para migrar para os Estados Unidos

Investimento indireto é o mais comum, escolhido por 96% dos interessados no visto EB-5 (visto de investidor).

O Brasil foi o quinto país com o maior número de aprovações e emissões do visto de investidor americano EB-5, em 2023, de acordo com dados coletados pela Agência Americana de Imigração-USCIS. Esse tipo de visto permite que o empreendedor emigre para os Estados Unidos da América com a família (cônjuge e filhos abaixo de 21 anos) e realize investimentos tanto de forma indireta como diretamente.

De acordo com dados apurados pelo escritório de Advocacia Internacional George Cunha, os projetos mais comuns, e considerados mais simples, são os investimentos indiretos, modelo escolhido por 96% dos interessados no visto EB-5. Segundo a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), entre os empreendimentos estão a construção de hotéis, fábricas, estádios esportivos, casas de repouso e escolas públicas ou particulares. Também há concessões de rodovias e diferentes franquias.

Na modalidade indireta, o investidor entra com o aporte financeiro em um empreendimento disponível e não precisa participar ativamente do gerenciamento ou execução do negócio. Ele também não precisa morar na mesma região do empreendimento, podendo residir em qualquer lugar dos Estados Unidos.

No investimento direto, o empreendedor é responsável pela abertura e administração do novo negócio, devendo gerar, no mínimo, dez empregos pelo período de dois anos, sem considerar cargos ocupados pelos familiares.

O valor do investimento que o estrangeiro tem que aportar é de US$800 mil, se optar por projetos situados em áreas rurais e/ou com altos níveis de desemprego, as chamadas TEAs (targeted employment areas), ou de US$ 1,050 milhão nas demais localidades.

Segundo o advogado George Cunha, especialista em Direito Internacional Privado e professor da PUC-MG, “o segredo para uma aplicação segura no visto EB-5 é selecionar cuidadosamente o projeto de investimento. Uma auditoria do projeto escolhido é essencial para avaliar o desenvolvedor, o mercado do projeto, e a capacidade de gerar empregos. Uma das grandes vantagens do visto EB5 é que, se bem assessorado, o investidor no 5° ano o investidor recebe de volta o valor do investimento aportado”. O especialista ressalta que os investidores devem buscar orientação especializada para navegar pelo processo e garantir a conformidade com os requisitos do programa.

Projetos

O advogado explica que existem vários projetos credenciados e aptos para receberem recursos do programa EB-5. “Geralmente credenciamos de dois a quatro projetos em nosso escritório no Brasil para que nossos clientes possam fazer uma escolha de um projeto seguro do ponto de vista do investidor. Realizamos Due Diligence e análise da documentação dos projetos credenciados para fins de mitigar os riscos envolvidos em projetos dessa natureza”, explica.

Dentre os projetos disponíveis no escritório, está a 2ª fase do Yellowstone Club, no condado de Madison, situado no estado de Montana, que é um dos maiores clubes privados do mundo onde milionários de diversos países vão jogar golfe ou esquiar – dependendo da época do ano. O empreendimento consiste na construção do The Big Spring Village, que será um condomínio de alto padrão, com 35 unidades residenciais e diversas áreas de lazer e diversão para seus membros e associados do clube.

Há também a primeira fase da construção de um resort de luxo e a construção de uma comunidade residencial denominada “The Anassu Resort”,  localizada no Vale Guenoc, em Middletown, na Califórnia. Outro projeto é um centro de tratamento de pessoas viciadas em opioides – All Points North (APN) situado em Vail, no Colorado, projeto classificado pelo Governo Americano como prioridade nacional.

Feira Fama 2024 acontece de 17 a 21 de julho, na Beira Mar, com entrada gratuita

A Feira Fama 2024 acontece de 17 a 21 de julho, das 17h às 21h, na Beira Mar. Este ano, com o tema “Põe Fé Que Já É!”, a feira celebra a fé e o esforço dos micro e pequenos empresários em um ano de colheita satisfatória após a reestruturação pós-pandemia de 2023. A expectativa é atrair mais de 70 mil visitantes e gerar um faturamento de 1 milhão de reais, consolidando-se como o maior encontro de cultura empreendedora do Ceará.

Entre as novidades desta edição estão novos segmentos e a participação de grandes polos de moda de Fortaleza, como o Polo da José Avelino e o Mucuripe Moda Center. O evento contará com desfiles de marcas de moda autoral, como D’Lê Artesanal e Sanderson Amaral, além de marcas emergentes da periferia, como 085, Raced e Collapsed. Haverá também apresentações culturais e musicais, ampliando a experiência dos visitantes. A área do evento foi expandida para acomodar mais de 100 expositores de artesanato, moda, decoração, alimentação e outros setores. Espaços institucionais oferecerão oficinas e capacitações em parceria com o SESC e o SENAC, cobrindo áreas como artesanato, gastronomia e beleza.

A Feira Fama é conhecida por sua pluralidade, abrangendo moda, gastronomia, artesanato, agricultura familiar, bem-estar, cosmética, calçados, decoração, educação, saúde e muitos outros segmentos. Mais de 100 expositores estarão presentes, incluindo microempresas de diversos setores. A feira também contará com a participação de bancos parceiros e universidades, reforçando o compromisso com a capacitação e inovação.

Desde sua primeira edição, a Feira Fama evoluiu significativamente graças ao esforço da equipe da FEMICRO e ao apoio dos parceiros. A estrutura foi melhorada para atender às necessidades dos expositores e do público, e o evento expandiu-se para um circuito que inclui municípios do interior do Ceará, começando por Quixadá. A Feira Fama tem sido fundamental para dar visibilidade às micro e pequenas empresas, promovendo a comercialização e a abertura de novos mercados. Ao longo de 21 anos, o evento tem unido marcas e pessoas, fomentando um grande network e contribuindo para a geração de renda e a economia criativa e circular.

Dalvani Mota, idealizadora da Feira Fama, compartilha sua visão sobre o evento: “A Feira Fama é o maior evento de cultura empreendedora do Ceará. Estamos fortalecendo ainda mais nosso elo com parceiros e empreendedores, reforçando nosso compromisso com a geração de renda e economia criativa. O conhecimento é um instrumento poderoso para quem deseja evoluir, crescer e empreender com segurança. A Feira Fama proporciona esse suporte, garantindo o sucesso dos negócios mesmo após o evento.”

A Feira Fama 2024 deve ser uma celebração vibrante da cultura empreendedora e da colheita de bons frutos, consolidando-se como um evento essencial para o crescimento econômico e cultural do Ceará.

O evento é organizado pela FEMICRO-CE com co-realização do SEBRAE e AMPEFORT, patrocínio do SESI e Banco do Nordeste e apoio institucional da FIEC, Sistema Fecomércio, Studio P, Hotel Sonata de Iracema e FACIC. A entrada é gratuita.

Informações para imprensa: (85) 9.9920-8707 

Dalvani Mota – Presidente da Femicro Ceará

Banda O Miolo lança seu primeiro álbum ‘Dicotomia’ resgatando o rock cearense autoral e sem fronteiras

A banda de rock cearense O Miolo lançou seu primeiro álbum intitulado “Dicotomia” nesta terça-feira, 16, nas plataformas de streamings. Originária de Fortaleza, a banda conta com integrantes espalhados pelo mundo, com Glaydson Lima no baixo, residindo na capital cearense, Ben Arnold na bateria na Flórida-EUA, Daniel Parente na guitarra e teclado em Campinas-SP e Mago como vocal em Lisboa-PT. A distância geográfica não foi um obstáculo para a criação do álbum, uma vez que a concepção foi possível graças aos recursos oferecidos pela internet.

A sinergia entre os membros da banda foi construída a partir de experiências anteriores, como a participação em bandas como Los Coçadores del Chaco (autoral) e na banda tributo Rock´n´Raul, que mesclava clássicos do Maluco Beleza com canções memoráveis da história do rock mundial.

Segundo o baixista Glaydson, a banda surgiu da vontade de resgatar as bandas autorais. “Tivemos a experiência maravilhosa de tocarmos juntos na banda Rock´n´Raul, interrompida pela pandemia de COVID-19. Quando quisemos voltar à ativa, identificamos que queríamos mesmo era apresentar nossas próprias composições; daí surgiu O MIOLO”, explica.

O álbum “Dicotomia” busca inspiração em sonoridades e letras de artistas dos anos 70 e 80, como Raul Seixas, Belchior, Zé Ramalho, Secos & Molhados, “Sá, Rodrix & Guarabyra”, Legião Urbana e Barão Vermelho. Com nove músicas autorais, o álbum já está disponível nas principais plataformas de streaming para apreciação do público, como Deezer e Spotfy.

Saiba Mais

Ben Arnold

Nascido na terra do Blues – Chicago-EUA, Ben Arnold é o baterista da banda O Miolo. Em sua passagem pelo Brasil, morou em Fortaleza entre os anos de 2006 e 2021, e nesse período se envolveu com a música brasileira. Tocou com Glaydson Lima e Mago na Banda Rock and Raul e participou de outros projetos musicais como Os Eusébrios e Kind of Blues.

Atualmente vive em Miami, de onde participa remotamente das composições e gravações d’O Miolo.

Glaydson Lima

Membro fundador dos Los Coçadores del Chaco também participou de bandas da cena rock cearense como Nameless e Sal Paradise. Recentemente gravou o primeiro EP da Conspiração Papangu e fez parte da Rock and Raul, banda cover que deu início ao O Miolo.

Daniel Parente

Músico, professor e produtor musical. Atualmente faz mestrado em música na UNICAMP, ensina guitarra online e na Escola Drumfeel (Campinas-SP). Atua também como sideman, grava guitarras e faz arranjos para outros artistas. Como guitarrista solo lançou três álbuns, nos quais trabalhou com músicos como Ivan Busic e Andria Busic (Dr. Sin), Alex Martinho e Victor Marcellus. No Miolo gravou guitarras e teclado, além de mixar e masterizar o primeiro álbum da banda.

Mago

Mago Mac – ou simplesmente Mago – é o vocalista d’O Miolo. Sua introdução na música teve início no Heavy Metal, com a banda Hostile Inc. (Thrash/Death Metal), da qual fez parte durante mais de 20 anos e com a qual lançou vários registros, além de ter tocado em alguns dos maiores festivais de rock, do nordeste ao sul do Brasil.

Durante esse tempo, participou de outros projetos e lançou materiais com bandas como Subluesband (mais tarde chamada de SUBLAS) – banda de Blues e Rock N’ Roll -, Eusébrios, Los Coçadores del Chaco, Rock and Raul e até no reggae, com a banda SEIVA.

Atualmente mora em Lisboa, de onde participa de forma remota, da concepção do álbum de estreia DICOTOMIA e também das novas composições, já para o segundo registro d’O Miolo.

Banda O Miolo lança seu primeiro álbum ‘Dicotomia’ resgatando o rock cearense autoral e sem fronteiras
Com nove músicas autorais, o álbum já está disponível nas principais plataformas de streaming

A banda de rock cearense O Miolo lançou seu primeiro álbum intitulado “Dicotomia” nesta terça-feira (16) nas plataformas de streamings. Originária de Fortaleza, a banda conta com integrantes espalhados pelo mundo, com Glaydson Lima no baixo, residindo na capital cearense, Ben Arnold na bateria na Flórida-EUA, Daniel Parente na guitarra e teclado em Campinas-SP e Mago como vocal em Lisboa-PT. A distância geográfica não foi um obstáculo para a criação do álbum, uma vez que a concepção foi possível graças aos recursos oferecidos pela internet.

A sinergia entre os membros da banda foi construída a partir de experiências anteriores, como a participação em bandas como Los Coçadores del Chaco (autoral) e na banda tributo Rock´n´Raul, que mesclava clássicos do Maluco Beleza com canções memoráveis da história do rock mundial.

Segundo o baixista Glaydson, a banda surgiu da vontade de resgatar as bandas autorais. “Tivemos a experiência maravilhosa de tocarmos juntos na banda Rock´n´Raul, interrompida pela pandemia de COVID-19. Quando quisemos voltar à ativa, identificamos que queríamos mesmo era apresentar nossas próprias composições; daí surgiu O MIOLO”, explica.

O álbum “Dicotomia” busca inspiração em sonoridades e letras de artistas dos anos 70 e 80, como Raul Seixas, Belchior, Zé Ramalho, Secos & Molhados, “Sá, Rodrix & Guarabyra”, Legião Urbana e Barão Vermelho. Com nove músicas autorais, o álbum já está disponível nas principais plataformas de streaming para apreciação do público, como Deezer e Spotfy.

Saiba Mais

Ben Arnold

Nascido na terra do Blues – Chicago-EUA, Ben Arnold é o baterista da banda O Miolo. Em sua passagem pelo Brasil, morou em Fortaleza entre os anos de 2006 e 2021, e nesse período se envolveu com a música brasileira. Tocou com Glaydson Lima e Mago na Banda Rock and Raul e participou de outros projetos musicais como Os Eusébrios e Kind of Blues.

Atualmente vive em Miami, de onde participa remotamente das composições e gravações d’O Miolo.

Glaydson Lima

Membro fundador dos Los Coçadores del Chaco também participou de bandas da cena rock cearense como Nameless e Sal Paradise. Recentemente gravou o primeiro EP da Conspiração Papangu e fez parte da Rock and Raul, banda cover que deu início ao O Miolo.

Daniel Parente

Músico, professor e produtor musical. Atualmente faz mestrado em música na UNICAMP, ensina guitarra online e na Escola Drumfeel (Campinas-SP). Atua também como sideman, grava guitarras e faz arranjos para outros artistas. Como guitarrista solo lançou três álbuns, nos quais trabalhou com músicos como Ivan Busic e Andria Busic (Dr. Sin), Alex Martinho e Victor Marcellus. No Miolo gravou guitarras e teclado, além de mixar e masterizar o primeiro álbum da banda.

Mago

Mago Mac – ou simplesmente Mago – é o vocalista d’O Miolo. Sua introdução na música teve início no Heavy Metal, com a banda Hostile Inc. (Thrash/Death Metal), da qual fez parte durante mais de 20 anos e com a qual lançou vários registros, além de ter tocado em alguns dos maiores festivais de rock, do nordeste ao sul do Brasil.

Durante esse tempo, participou de outros projetos e lançou materiais com bandas como Subluesband (mais tarde chamada de SUBLAS) – banda de Blues e Rock N’ Roll -, Eusébrios, Los Coçadores del Chaco, Rock and Raul e até no reggae, com a banda SEIVA.

Atualmente mora em Lisboa, de onde participa de forma remota, da concepção do álbum de estreia DICOTOMIA e também das novas composições, já para o segundo registro d’O Miolo.

Sindialimentos realiza workshop sobre experiência do cliente

O Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas do Estado do Ceará (SindiAlimentos Ceará) realiza o Workshop Customer Experience e o Marketing de Resultados Reais, ministrado pelo CEO da Montefusco Consultoria, Davi Montefusco. O evento será no dia 23 de julho, das 18h às 21h, na FIEC – Auditório José Flávio (térreo) e as inscrições acontecem online, através do link  https://forms.gle/pMUbXrK2Rw4Gk4Lz8.

Com consumidores cada vez mais informados e exigentes, o tema trata da experiência do consumidor, ou seja, da forma como uma empresa interage com seus clientes, em todas as etapas do relacionamento. O workshop discutirá como as melhores práticas de customer experience podem ser aplicadas ao mercado de alimentos, além de abordar uma visão prática de marketing nas empresas do segmento. 

Serviço:
Workshop Customer Experience e o Marketing de Resultados Reais
Data: 23/07/24.
Local: FIEC – Auditório José Flávio (térreo) -Av. Barão de Studart, 1980. Aldeota. Fortaleza-CE.
Horário: 18h às 21h.
Link de Inscrição: https://forms.gle/pMUbXrK2Rw4Gk4Lz8

Informações: (85) 98967-9786 (Laura).

Transformação digital deverá avançar com o 5G: Brisanet lidera a inovação

Nos dias 25 e 26 de julho, a telecom organiza agenda dedicada ao tema em Fortaleza, com palestras do Google, Magalu e Huawei, entre outros gigantes do setor

A indústria, o varejo, a educação, a segurança e a saúde são algumas das áreas que devem experimentar uma revolução extraordinária com a implementação do 5G. Isso porque, com a tecnologia, as empresas podem usufruir de automação avançada e ter processos e controles de maquinários de forma mais eficiente. Com o uso da inovação, haverá um aumento significativo na produtividade em diversos setores da economia.

Para debater as oportunidades do 5G, a Brisanet realizará em Fortaleza um evento voltado para empresários, políticos, universidades e representantes setoriais no dia 25 de julho, com a presença do Ministro de Estado das Comunicações, Juscelino Filho, representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do governador do Ceará, Elmano de Freitas. Já no dia 26 de julho, a empresa realizará o 1° Brisatech, evento gratuito e aberto ao público, com palestras sobre negócios, tecnologia, inovação e inclusão digital.

Atualmente, cerca de 2,7 bilhões de pessoas no mundo ainda não possuem acesso à internet, enquanto o 5G já está disponível para aproximadamente 1 bilhão de pessoas, de acordo com relatório da União Internacional de Telecomunicações (UIT). A Brisanet, uma das maiores empresas de telecomunicação do Brasil, está comprometida em mudar essa realidade e acelerar a inclusão digital na região Nordeste a partir do 5G, das capitais ao interior, aumentando as perspectivas de desenvolvimento na indústria, educação, saúde, segurança e agricultura.

Na indústria, por exemplo, os benefícios do 5G são vastos. Com um aumento de 20 vezes na velocidade em relação ao 4G, a nova tecnologia possibilita o download de grandes volumes de dados em segundos, crucial para setores que dependem de processamento e transferência rápida de informações, como a manufatura e a logística. No entanto, apenas 6% das indústrias brasileiras atualmente têm rede 5G instalada, apontando um vasto campo de oportunidades para crescimento, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Na saúde, as perspectivas de impactos positivos do 5G também são notáveis, permitindo consultas e monitoramento remoto de pacientes, especialmente em áreas rurais, melhorando o acesso ao serviço. No varejo, consumidores podem experimentar compras interativas com realidade aumentada e pagamentos sem contato, revolucionando a experiência de compra. No setor de transportes, o desenvolvimento de veículos autônomos e a comunicação entre carros são facilitados, promovendo segurança e eficiência.

Serviço

1° Brisatech – congresso sobre negócios, tecnologia e inovação

Local: Centro de Eventos do Ceará

Data: 26 de julho

Horário: 8h às 20h

Inscrições: Sympla