Impacto das recuperações judiciais no mercado de trabalho brasileiro

A recuperação judicial, mecanismo legal que permite a empresas em dificuldades financeiras renegociarem dívidas e reestruturar seus negócios, tem se mostrado um instrumento fundamental para a preservação de empregos no atual cenário econômico. Ao evitar a falência, empresas em recuperação podem continuar operando, gerando renda e mantendo seus colaboradores.

Entretanto, mesmo com esse recurso, algumas empresas ainda precisam realizar cortes significativos. Por exemplo, nas Lojas Americanas, 1.400 trabalhadores foram demitidos em julho, 1.131 entre agosto e setembro, e no final do ano, entre novembro e dezembro de 2023, a empresa desligou 5.526 colaboradores. A Polishop também precisou fechar diversas lojas da rede, resultando na demissão de quase 2 mil funcionários.

Segundo pesquisa da Serasa Experian, nos primeiros cinco meses de 2024, os pedidos de recuperação judicial subiram 66% em comparação com o mesmo período de 2023. De acordo com dados da [instituição responsável pelos dados], o número de empresas que ingressaram com pedidos de recuperação judicial no Brasil aumentou [percentual] nos últimos [período]. Apesar do cenário desafiador, a recuperação judicial tem se mostrado uma ferramenta eficaz para evitar a perda de milhares de empregos e contribuir para a estabilidade do mercado de trabalho.

Rafael Abreu, sócio da Almeida Abreu Advocacia, destaca a importância da recuperação judicial para a economia: “A recuperação judicial é um mecanismo fundamental para a manutenção da atividade econômica e da geração de empregos. Ao permitir que as empresas se reorganizem financeiramente, evitamos um efeito dominó que poderia impactar toda a cadeia produtiva e prejudicar ainda mais a economia.”

Tapera das Artes lança cineclube com sessões gratuitas

A Tapera das Artes está apresentando  até o  próximo dia 29 de julho uma novidade para os amantes da sétima arte: o seu Cineclube. Para isso, além da sede da Tapera das Artes, em Aquiraz, as sessões gratuitas de cinema estão sendo realizadas na Prainha, Iguape e Escola Indígena Jenipapo- Kanindé, sempre  às 18h. 

A programação inicial do Cineclube inclui a exibição do filme “Nise: O Coração da Loucura”, dirigido por Roberto Berliner e lançado em 2016. O longa-metragem nacional retrata a vida da renomada psiquiatra Nise da Silveira, interpretada por Glória Pires.

O objetivo do Cineclube é viabilizar o acesso à cultura, incentivar o debate e a reflexão por meio da exibição de filmes de qualidade, bem como a interação entre os participantes. Após cada sessão cineclube ocorre um bate-papo sobre o filme.  “A ideia é ampliar o repertório cultural da comunidade de Aquiraz, berço da Tapera das Artes, e proporcionar acesso a obras audiovisuais que não estão comumente disponíveis à população”, explica Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes.

O Cineclube Tapera das Artes conta com o apoio e parceria de importantes instituições como Caminhos Junguianos, Cátedra Nise da Silveira e Museu do Inconsciente, além de patrocínio da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura.

Sinopse

“Nise: O Coração da Loucura” é um filme brasileiro de 2016, dirigido por Roberto Berliner. O longa-metragem é baseado na vida da psiquiatra Nise da Silveira, interpretada por Glória Pires.

A história se passa na década de 1940, quando Nise retorna ao trabalho em um hospital psiquiátrico no Rio de Janeiro após passar oito anos presa por suas convicções políticas. Ao chegar, ela se depara com tratamentos brutais usados na época, como eletrochoques e lobotomias, e se recusa a aplicá-los nos pacientes. Em vez disso, Nise introduz métodos humanizados e inovadores, utilizando a arte e a terapia ocupacional como formas de tratamento.

Com o tempo, Nise enfrenta resistência de seus colegas, mas consegue estabelecer um ateliê de arte, onde os pacientes têm a oportunidade de expressar suas emoções e recuperar parte de sua dignidade. Através dessa abordagem revolucionária, a doutora Nise revela o potencial criativo e humano de pessoas que eram consideradas “loucas” e marginalizadas pela sociedade.

O filme é uma celebração da compaixão e do respeito pela individualidade de cada ser humano, destacando a importância da empatia e da compreensão no tratamento de doenças mentais.

Saiba Mais

A Tapera das Artes é um espaço multifuncional que oferece cultura, educação e atividades integradas para crianças, adolescentes e jovens. A instituição desenvolve um trabalho modelo nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo, atendendo aproximadamente 2.500 pessoas em 14 ateliês de artes. Para isso, emprega uma metodologia específica para promover a arte, em colaboração com escolas públicas, beneficiando famílias de baixa renda. Além disso, as iniciativas proporcionam oportunidades de profissionalização para os jovens envolvidos.

Serviço

Cineclube da Tapera das Artes

Nise: O Coração da Loucura

Classificação indicativa: 12 anos.

26 julho (sexta-feira)

Horário: 18h

Local:  Iguape – Colônia de Pescadores 

27 julho (sábado)

Horário: 18h

Local:  Tapera das Artes  (R. Antônio Gomes dos Santos, S/N – Centro, Aquiraz – CE).

28 julho (domingo)

Horário: 18h

Local:  Escola Indígena Jenipapo- Kanindé (Lagoa Encantada Comunidade Indigena, sn Iguape, Aquiraz – CE)

29 julho (domingo)

Horário: 18h

Local:  Tapera das Artes (R. Antônio Gomes dos Santos, S/N – Centro, Aquiraz – CE).

Informações: (85) 98921-0943