Iphan prepara série de eventos para Semana do Patrimônio no Nordeste

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) prepara uma programação especial para a Semana do Patrimônio na região Nordeste entre os dias 12 e 17. O evento acontece em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural (17 de agosto) e busca fortalecer o sentimento de identificação do grande público com bens materiais e imateriais que compõem o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Fazem parte da programação oficinas, rodas de conversa, palestras, exposições, visitas guiadas, exibição de filmes e apresentações culturais. Abaixo é possível conferir os destaques dos estados que compõem a programação.

ALAGOAS

Em Maceió, no dia 16, no Museu de História Natural, acontece o evento “Amplos olhares sobre o Patrimônio Cultural”, com apresentação cultural, discussão sobre gestão do território e patrimônio cultural no Complexo Arqueológico Nova Esperança, de Olho D’Água do Casado, além de oficina de teatro de bonecos e recital de literatura de cordel.

BAHIA

A “Roda de Conversa: Bembé do mercado – ancestralidade, resistência e sacralização do espaço público”, em Salvador, dia 14, celebra o Bembé e suas variadas dimensões na sede do Iphan-BA.

CEARÁ

Fortaleza terá, no dia 12, oficina sobre elaboração de projetos culturais e, no dia 14, roda de conversa sobre o papel do Iphan na preservação e na salvaguarda do patrimônio cultural.

MARANHÃO

No Maranhão, as ações serão nas cidades de São Luís e Alcântara. Na capital, dia 13 de agosto, haverá bate-papo sobre as tradições do Bumba meu Boi, símbolo cultural do estado. A programação inclui ainda exposição fotográfica destacando a importância do corpo técnico do Iphan-MA na proteção do patrimônio cultural, dia 14, visita guiada no Museu de Arqueologia, no Centro Histórico, e aula inaugural do curso de Museologia do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMAnet)ambas no dia 15. Além disso, haverá uma exposição fotográfica destacando a importância do corpo técnico do Iphan-MA na proteção do patrimônio cultural. Também nesse dia, em Alcântara, acontece a visita guiada às Ruínas de Beckman.

PARAÍBA

João Pessoa terá roda de conversa no dia 16 para debater a preservação de Centros Históricos com diversos representantes de coletivos, agentes locais e instituições públicas e privadas. No dia 17, haverá visita guiada pelo Centro Histórico de João Pessoa, da cidade alta à cidade baixa.

Em Areia, haverá roda de conversa e visita guiada ao Centro Histórico da cidade, uma oportunidade de conhecer as ações do Iphan na região.

PERNAMBUCO

A programação em Pernambuco está concentrada no dia 15 de agosto e inclui duas cidades: Igarassu, com exibição de documentários produzidos durante a “Oficina de cinema na Casa do Patrimônio do Iphan em Igarassu (PE) sobre: A escola de Música de Igarassu, o Maracatu nação Leão Coroado (de Olinda), O grupo de teatro de bonecos Mulungu (de Igarassu) e A comunidade das Marisqueiras de Igarassu. O evento acontece na Casa do Patrimônio; e Olinda, com oficina infantil para cerca de 10 alunos, de 8 a 10 anos, da Escola Municipal Duarte Coelho. A oficina vai acontecer na Casa do Patrimônio da cidade e envolverá produção de cartilhas, quis sobre Olinda, exibição de imagens para que as crianças reconheçam monumentos do Sítio Histórico e ações culturais.

PIAUÍ

Em Teresina, estão programadas duas visitas guiadas: uma com alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no dia 14, ao Conjunto da Estação Ferroviária de Teresina, para apresentar a conclusão da obra de restauro da estação; e outra, no dia 15, ao Parque da Floresta Fóssil, com alunos do Instituto Federal do Piauí.

SERGIPE

As atividades acontecerão em São Cristóvão, onde no dia 13 haverá visita guiada ao Escritório Técnico para alunos de escolas do Centro Histórico da cidade, que poderão conhecer o patrimônio arquitetônico do prédio, o acervo arqueológico e o laboratório da reserva técnica; além da exposição do acervo do Sítio Arqueológico Chafariz, também no escritório técnico, seguida de conversa sobre a importância da arqueologia em obras públicas para proteção do patrimônio cultural.

Mais informações sobre a Semana do Patrimônio, a ser realizada entre os dias 12 e 18 de agosto em todo o país, estão disponíveis aqui.

Artistas jovens cearenses se destacam no encerramento do Festival Agosto da Juventude

Realizado pela primeira vez para celebrar a juventude cearense, a representatividade e o talento dos artistas jovens do Ceará foram os grandes protagonistas do Festival Agosto da Juventude, encerrado no último sábado, 10.

A nova geração de músicos, cantores, performers, trabalhadores e empreendedores do estado mostrou que a cena artística local é potente. O evento é promovido pelo Governo do Ceará, em parceria com a Secretaria da Juventude, Secretaria da Cultura e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Durante três dias, de 08 a 10 de agosto, jovens de todas as regiões do Ceará tiveram a oportunidade de participar de shows, apresentações, debates, oficinas, exposições e ações socioculturais, com uma programação diversificada e repleta de atividades para o público interessado em educação, empreendedorismo, cultura, arte e muito aprendizado.

“Mais de nove mil jovens passaram pelo Dragão do Mar nos últimos três dias, participando de shows, workshops sobre como elaborar um currículo e oficinas vocacionais para descobrir as carreiras mais adequadas para eles, com oportunidade de planejar seus futuros. Além disso, houve uma variedade de cursos e oficinas, abordando desde edição de fotos até estratégias para usar as redes sociais como fonte de renda. O evento proporcionou uma combinação única de lazer, cultura e oportunidades para a juventude, demonstrando o compromisso do governo estadual em implementar políticas públicas em benefício dos jovens”, pontua a secretária da Juventude do Ceará, Adelita Monteiro.

Sala de jogos, Batalha de Break, Cururu Skate Rap, Batalha do Polocj, Palo$a Baile, além dos shows de Mateus Fazeno Rock, Don L e Arnaldo Antunes foram algumas das atrações do último dia de evento, levando o público a uma verdadeira imersão na diversidade artística e de entretenimento. Do hip hop ao forró, passando pelo pop e música eletrônica, os jovens artistas demonstraram a riqueza e a originalidade de suas criações, com uma profunda conexão com a plateia, que se viu representada.

O estudante Davi Silva aproveitou a sala de jogos durante dois dias de evento. ” Foi muito bom vir para cá de novo e jogar videogame até acabar. É melhor do que ficar em casa”, afirmou.

O evento buscou fortalecer as políticas públicas de juventude no estado. “A juventude sempre circula no Dragão do Mar e durante o festival tiveram acesso à cultura, esporte e lazer. Tem sido muito gostoso ver essa ocupação.”, celebra a superintendente do Dragão do Mar Helena Barbosa.

O evento, na sua primeira edição, trouxe à tona a diversidade e a riqueza cultural do Ceará. O breaking é uma nova modalidade olímpica que estreou nos Jogos de Paris 2024, e marcou presença também no evento. A jovem Sayonara Ferreira, 28 anos, é mãe do pequeno Moisés (3), que mostrou muita desenvoltura na batalha de breaking. “Conheci meu marido aqui no Dragão do Mar e desde cedo o Moisés tem contato com a dança. Estou abismada com a estrutura desse evento. É muito importante ter eventos como esse, que valorizam a cultura hip-hop e a tornam mais visível. Infelizmente, o hip-hop ainda sofre preconceito, mas iniciativas como essa ajudam a mudar essa realidade e atrair mais jovens para essa prática, afastando [os jovens] das drogas. O hip-hop nas Olimpíadas é a prova de que essa dança é um esporte de verdade e merece todo o nosso apoio”, destacou Sayonara.

As apresentações da noite foram acompanhadas de perto por um público eufórico, que não parou de cantar e dançar durante os shows. De acordo com o estudante de jornalismo Ezequiel Vieira, a escolha dos artistas, Matheus Fazeno Rock, Dom L e Arnaldo Antunes foi um acerto, pois atraiu um público diverso, como fãs de rock e aqueles que apreciam sonoridades experimentais.”Eu vim por causa deles, pois são artistas que gosto muito. O Matheus Fazeno Rock está representando bastante o Ceará e é muito bom vê-lo tocando num festival que é sobre juventude e diversidade. O espaço é muito bom e está bonito”, concluiu.

No último dia do festival, ficou evidente que a juventude cearense possui um imenso potencial criativo e artístico, capaz de inspirar e transformar a realidade ao seu redor. A representatividade dos artistas jovens no Festival Agosto da Juventude não apenas emocionou, mas também reafirmou a importância de dar voz e visibilidade às novas gerações, construindo um futuro mais inclusivo, diverso e igualitário para todos.

Saiba Mais

O Festival Agosto da Juventude aconteceu até sábado (10) no Centro Dragão do Mar, com shows com Forrozão Tropykália, Mateus Fazeno Rock, Danieze Santiago, Don L e Arnaldo Antunes, além de oficinas, palestras, exposições e atividades culturais. O evento visou celebrar os jovens cearenses e fortalecer as políticas públicas para a juventude. Com uma programação diversificada, o festival abraçou diversas áreas de interesse da juventude, como cultura, arte, tecnologia, empreendedorismo e cidadania. O evento foi totalmente gratuito e livre, apenas os shows na Praça Verde contaram com entrada mediante doação de 1kg de alimento não-perecível para o programa Ceará Sem Fome com classificação indicativa de 18 anos.

O Festival Agosto da Juventude foi realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Juventude, Secretaria da Cultura e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Contou com parceria do Governo Federal, Secretaria Nacional da Juventude, a Secretaria da Igualdade Racial, a Secretaria da Educação, a Secretaria do Trabalho, a Secretaria das Mulheres, Secretaria da Diversidade, Secretaria dos Povos Indígenas, o Laboratório de Cultura Digital (UFPR/MinC), o Hub Cultural Porto Dragão, o Centro Cultural Bom Jardim, o Banco do Brasil, a Giga+ Fibra e a Cagece.