Tapera das Artes realiza nova edição do Encontro Mestre & Aprendiz Música e Arte

Uma série de encontros entre mestres da música e aprendizes acontecerão a partir de agosto

Entre os meses de agosto e dezembro de 2024, a diversidade musical estará presente nas atividades pedagógicas e artísticas realizadas na Tapera das Artes. O VI Encontro Mestre & Aprendiz Música e Arte oferecerá oito encontros formativos gratuitos. Os primeiros convidados serão o professor Dr. Daniel Wolff e o renomado compositor e maestro Beetholven Cunha. As ações são gratuitas, com vagas limitadas.

O VI Encontro Mestre & Aprendiz Música e Arte proporciona uma série de encontros entre mestres da música renomados nacional e internacionalmente e aprendizes, por meio de workshops temáticos, culminando em concertos de música de câmara, visando ampliar processos criativos de grupos musicais e promover a formação de plateia.  O projeto pretende beneficiar diretamente 6.000 pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens, educadores e o público em geral. O projeto tem como diretor artístico-pedagógico, o maestro Ênio Antunes, que vem revelando trabalhos artísticos de grande envergadura e valorizando a produção nacional.

Para enriquecer a experiência, nos dias 12 e 15 de agosto, o professor Dr. Daniel Wolff, especialista em violão, e o maestro Beetholven Cunha, que conduzirá as atividades de composição e regência, serão os mestres convidados para abrir as residências artísticas. Durante o dia, a programação será reservada para apreciações, com ensaios coletivos programados para o turno da noite, das 17h às 20h. O destaque do programa será a realização de um concerto de câmara no dia 15 de agosto, às 19h, marcando o encerramento da primeira série do VI Encontro Mestre & Aprendiz “Música e Arte”.

A ideia do projeto é contribuir com a formação do corpo docente e discente da Tapera das Artes. Para isso, contará com oito ateliês, apresentando a suíte musical “Musicando Com Crianças” de autoria do compositor Beetholven Cunha. De acordo com Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes, todos os professores estarão focados no desempenho de seus aprendizes, com a participação especial na regência dos professores Elias Soares e Patrícia Marin, além da presença do professor Karlos Diniz, com ligação ao ateliê de violão e instituições convidadas, como Tapera Arte Ensamble; e Sinfonietta Tapera das Artes agregando o Quinteto Cordas Tapera das Artes.

O sexto “Encontro Mestre & Aprendiz” é uma realização da Lei de Incentivo à Cultura, Imaginário e Tapera das Artes; com co-realização Enartes; patrocínio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e empresas como ENEL, Fresenius Kabi, M Dias Branco, Azul, Beach Park, Grupo Fornecedora, Benel, Norsal, Freitas Varejo, Roca, Avine, Grupo Marquise, Acal, Ecofor, Grupo FAN, GNR Fortaleza, Petrorecôncavo, Cerbras, e Casa Freitas. Agradecimento especial a Enel.

Saiba Mais

A Tapera das Artes é um espaço multifuncional que oferece cultura, educação e atividades integradas para crianças, adolescentes e jovens há 41 anos. A instituição desenvolve um trabalho modelo nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo, atendendo aproximadamente 2.500 pessoas em 14 ateliês de artes. Para isso, emprega uma metodologia específica para promover a arte, em colaboração com escolas públicas, beneficiando famílias de baixa renda. Além disso, as iniciativas proporcionam oportunidades de profissionalização para os jovens envolvidos.

Beetholven Cunha

Nascido em Goiana, Pernambuco, o renomado artista é bacharel em composição e regência, atuando como compositor, maestro, arranjador, instrumentista, pesquisador, educador e escritor. A trajetória profissional foi influenciada por mestres como Demócrito França, Silvio Américo, Clovis Pereira, e outros.

Sua carreira inclui passagens marcantes como regente e educador em bandas locais, professor de composição e piano no Conservatório Guiomar Novaes, além de ser músico e regente da banda Carlos Gomes, em Santos. Também atuou como diretor e regente de corais infanto-juvenis na escola São Domingos Sávio, bem como do instituto Santa Rita da Ordem Agostiniana, em São Paulo, além de ser professor da escola Universo

Musical e regente da Camerata Vivace.

Durante sua passagem no Piauí, de 2005 a 2020, deixou um legado significativo como professor na Escola de Música Adalgisa Paiva – EMAP, da UFPI, criando corais e grupos musicais inovadores. Sua atuação se estendeu por diversas cidades, onde fundou corais, coordenou projetos musicais e promoveu a arte vocal em escolas e comunidades.

Com mais de 500 obras executadas no Brasil e pelo mundo, suas composições foram apreciadas em países como Canadá, Austrália, Japão e Estados Unidos. Como pianista, realizou concertos memoráveis em diferentes regiões. Sua paixão pela música e dedicação ao ensino deixam um legado duradouro na cena musical brasileira e internacional.

Como escritor tem seis livros lançados e é o regente da Camerata São Vicente.

Dr. Daniel Wolff

Primeiro Doutor em Violão do Brasil, Daniel Wolff, além da carreira como concertista, atua intensamente como compositor, arranjador e didata. Formado pela Escuela Universitaria de Música de Montevideo, estudou com os virtuosos uruguaios Eduardo Fernández e Abel Carlevaro, e com o compositor Guido Santórsola. Posteriormente, cursou Mestrado e Doutorado em Violão na prestigiosa Manhattan School of Music de Nova Iorque.

Nos Estados Unidos, participou de masterclasses com Julian Bream, David Russell, Roberto Aussel, David Tanenbaum e o Duo Assad, entre outros. Obteve o primeiro prêmio no I Concurso Nacional de Violão (São Paulo), Concurso Heitor Villa-Lobos (Porto Alegre) e Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Em 1997 venceu a Artists International Competition (EUA), o qual resultou em sua estreia no prestigiado Carnegie Hall de Nova Iorque.

Tais êxitos levaram a uma carreira com apresentações no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Itália, França, Alemanha, Portugal, Noruega, Polônia, Suíça, Áustria, Grécia, Croácia, Chile, Colômbia, Bolívia, Peru, México, Argentina e Uruguai. Atuou como solista frente a importantes orquestras, dentre elas a Sinfônica do SODRE (Uruguai), Orquestra de Câmara de Versoix (Suíça), Sinfônica de Toluca (México), Sinfônica da USP e Sinfonia Cultura (São Paulo), Sinfônicas da Bahia, Natal, Porto Alegre e Mogi das Cruzes, Orquestras de Câmara da ULBRA e do Theatro São Pedro, Orquestra Unisinos e Sinfônica da UCS.

Como compositor e arranjador, teve suas obras executadas pela WREN Orchestra of London (Inglaterra), New York Chamber Soloists, Georgia Symphony e Quintet of the Americas (EUA), Landeszupforchesters Berlin e Saar (Alemanha), Orquestra do Festival Internacional de Música de Buenos Aires e Orquestra Estadual de Salta (Argentina), Sinfonia Cultura (SP), Sinfônicas de Porto Alegre e da UCS, Orquestras de Câmara Theatro São Pedro e da ULBRA, entre outras. Escreveu também várias obras para a Camerata Consort, da qual deteve o posto de Regente e Diretor Artístico.

Participou como arranjador em diversos discos gravados no Brasil e Estados Unidos, para músicos como Carlos Barbosa-Lima, Berta Rojas, Paul Winter, Sharon Isbin e Thiago de Mello, o que lhe rendeu o Grammy Awards – a premiação máxima na área musical – e duas vezes o Prêmio Açorianos de Melhor Arranjador. Destacam-se também seus arranjos orquestrais para espetáculos de Ivan Lins, Zeca Baleiro, Fernanda Takai, Kleiton e Kledir, Vitor Ramil, MPB4, Nei Lisboa e Yamandú Costa.

Lançou diversos discos no Brasil, Uruguai e Alemanha, que incluem gravações solo, canções, música de câmara e concertos para violão e orquestra. Além de numerosos elogios da crítica internacional, com indicações para o Grammy Awards e diversos prêmios Açorianos.

Ênio Antunes

Referência de um dos mais significativos intérpretes da música brasileira camerística e sinfônica interagindo com um conjunto de compositores brasileiros e do exterior, -com prêmios nacionais e internacionais. Autor de trabalhos relevantes para a educação musical do público Infanto-Juvenil, como “Arte do Som-escola e estilos”, “Pulso Integral de casa para a escola…, pra vida!”, “Método alla Corda”, entre outros. Violinista e maestro convidado em festivais e seminários no Brasil e exterior, representando a música brasileira. Criador da Sinfonietta Tapera das Artes, Aquiraz Big Band, Camerata Tapera das Artes e Orquestra Popular de Repertório.  Suas produções incluem o CD “João Carlos Martins – PAIXÕES” pela gravadora Atração Fonográfica, bem como 24 Programas de TV no canal do Youtube, realizado pela TVCE. Interagiu com vários mestres-artistas do Brasil e exterior no Encontro Mestre & Aprendiz desenvolvido na Tapera das Artes.

Destaque para a condução do Concerto para bandolim e orquestra de cordas de Radamés Gnattalli interpretado por Victor Angeleas com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro no ano de 2018, no Cine Brasília.

Grupo Portfolio e Digital College promovem formação sobre agilidade no mercado de trabalho

Em uma iniciativa conjunta, o Grupo Portfolio e a Digital College lançam a 2ª turma da Formação Gerente em Projetos Ágeis, curso inovador que prepara os profissionais com as competências necessárias para navegar e prosperar em cenários de constante mudança e incerteza. A formação tem início em 24 de agosto.

A formação tem como público-alvo estudantes de agilidade, projetos, liderança e gestão, empreendedores e donos de negócios, analistas e consultores especializados em gerenciamento ágil de projetos, além de profissionais que desejam migrar para a área de gestão de projetos. A formação busca atender tanto aqueles que já possuem experiência na área quanto os que estão em transição de carreira, oferecendo ferramentas e conhecimentos essenciais para impulsionar o desenvolvimento e a competitividade no mercado atual.

O curso visa também oferecer aos alunos conhecimentos práticos, dessa forma eles terão experiências para além da teoria e também aprenderão sobre mudanças organizacionais, oportunidades no mercado, com foco em ferramentas e metodologias.

Rafael Vilela, gerente de Projetos e Operações da Portfolio Formação, acredita que esse é um momento ideal para aliar teoria e prática e fazer a diferença na carreira dos alunos. “A combinação de conhecimento teórico e aplicação prática garante que os participantes possam implementar mudanças significativas e sustentáveis em suas organizações, promovendo um futuro mais ágil e resiliente”, destaca Rafael.

Serviço
2ª turma da Formação “Gestor em Projetos Ágeis”
Quando: a partir de 24 de agosto
Mais informações: www.digitalcollege.com.br/formacao-gestor-em-projeto-agil/

Prefeitura e Sebrae realizam seminário para empreendedores locais no bairro Vila Manoel Sátiro

A Prefeitura de Fortaleza e o Sebrae Ceará realizam, hoje, 13, a partir das 18h, o Seminário Movimento Meu Bairro Empreendedor na Escola Municipal Henriqueta Galeno, no bairro Vila Manoel Sátiro (Regional 10). A iniciativa é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico que, dentro das ações do Programa Fortaleza Capacita, vem realizando seminários, capacitações, consultorias, ações de benchmarking, além de feiras setoriais para os empreendedores de Fortaleza. A programação é gratuita e aberta ao público em geral.

As ações para os pequenos negócios estão sendo realizadas, prioritariamente, em territórios que fazem parte ou já estão sendo beneficiados pelo Projeto Meu Bairro Empreendedor. “A ideia da Prefeitura é levar para o bairro ações voltadas para o empreendedorismo sustentável de pequenos negócios. Estamos ofertando diversas capacitações, consultorias e até feiras multissetoriais nos bairros. Vamos dar suporte para o aprimoramento dos empreendedores locais”, enfatiza o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

Serviço
Seminário Movimento Meu Bairro Empreendedor na Vila Manoel Sátiro
Data e hora: terça-feira (13/08), às 18h
Local: Escola Municipal Henriqueta Galeno (Rua Major Montenegro, 917)
Informações: (85) 9.9935-3476

Com incentivo de Grupo e*, Bruno Lobo participa dos Jogos Olímpicos Paris 2024

O brasileiro Bruno Lobo, que conquistou a classificação para a fase final da Fórmula Kite, representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com o apoio do patrocínio do Grupo e*, ele demonstrou toda a sua habilidade na categoria de kite masculino, destacando o seu talento em uma das competições mais desafiadoras do esporte mundial. 

“Estamos orgulhosos pelo desempenho de Bruno Lobo, que competiu com garra e dedicação nas Olimpíadas de Paris 2024”, destaca Marco Dalpozzo, um dos sócios do Grupo.

O kitesurfista brasileiro disputou as semifinais da Fórmula Kite nas Olimpíadas de Paris 2024 nesta quinta-feira (8). Em uma competição acirrada, ele mostrou grande habilidade e determinação. Bruno terminou a semifinal com a terceira colocação e ficou sem a vaga para grande final —  somente os dois primeiros se classificariam. Na classificação geral, o atleta ficou em sétimo lugar.

Bruno Lobo, natural de São Luís — Maranhão, vem se destacando no kitesurf nos últimos anos, consolidando-se como um dos principais nomes da modalidade no Brasil. Sua participação nas olimpíadas é resultado de anos de treinamento intenso e do suporte de patrocinadores como o Grupo e*, que reconhecem a importância de investir no esporte.

“Bruno Lobo é um exemplo de superação e talento, e continuaremos a apoiá-lo em sua trajetória. Para nós, ele já é um vencedor”, afirma Marco.

Sobre o Grupo e*

O Grupo e* é formado por empresas como Rancho do Peixe e Vila Kalango, dedicadas ao turismo sustentável, ao apoio de iniciativas que promovam o bem-estar social, cultural e esportivo. Com uma forte presença na região da Praia do Preá e Jericoacoara, o grupo se destaca por seu compromisso com a excelência e a responsabilidade social, apoiando talentos locais e contribuindo para um futuro melhor.

Vila Manoel Sátiro recebe seminário Movimento Meu Bairro Empreendedor do Programa Fortaleza Capacita

A Prefeitura de Fortaleza e o Sebrae Ceará realizam, nesta terça-feira (13/08), a partir das 18h, o Seminário Movimento Meu Bairro Empreendedor na Escola Municipal Henriqueta Galeno, no bairro Vila Manoel Sátiro (Regional 10). A iniciativa é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico que, dentro das ações do Programa Fortaleza Capacita, vem realizando seminários, capacitações, consultorias, ações de benchmarking, além de feiras setoriais para os empreendedores de Fortaleza. A programação é gratuita e aberta ao público em geral.

As ações para os pequenos negócios estão sendo realizadas, prioritariamente, em territórios que fazem parte ou já estão sendo beneficiados pelo Projeto Meu Bairro Empreendedor. “A ideia da Prefeitura é levar para o bairro ações voltadas para o empreendedorismo sustentável de pequenos negócios. Estamos ofertando diversas capacitações, consultorias e até feiras multissetoriais nos bairros. Vamos dar suporte para o aprimoramento dos empreendedores locais”, enfatiza o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

Programa Fortaleza Capacita
O Programa Fortaleza Capacita é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Fortaleza e o Sebrae Ceará e, desde junho de 2021, já foram qualificados mais de 75 mil empreendedores, tornando-se o maior programa de capacitação para empreendedores do Brasil. A iniciativa pretende qualificar mais de 120 mil empreendedores até dezembro. Os interessados em participar das capacitações podem entrar em contato com a SDE pelo WhatsApp (85) 9.9935-3476 (não recebe ligações) ou pelo site Fortaleza Capacita (https://fortalezacapacita.fortaleza.ce.gov.br).

Projeto Meu Bairro Empreendedor
A Prefeitura lançou, em 2019, o Projeto Meu Bairro Empreendedor, iniciando com pilotos no Bom Jardim e no Grande Mucuripe (Vicente Pinzon e Serviluz). A gestão municipal já entregou as intervenções da Rua do Comércio nos bairros Vila Velha, José Walter, Pirambu, Messejana, Parque Santana (Mondubim), Planalto Ayrton Senna e Aldeota. A gestão vai entregar as obras no Jangurussu e Jóquei Clube. Além do urbanismo diferenciado, o Meu Bairro Empreendedor conta com a implantação de Centros de Referência do Empreendedor (CREs) nos bairros Bom Jardim, Vila Velha e Messejana, Cais do Porto, Cristo Redentor e Jangurussu.

Serviço
Seminário Movimento Meu Bairro Empreendedor na Vila Manoel Sátiro
Data e hora: terça-feira (13/08), às 18h
Local: Escola Municipal Henriqueta Galeno (Rua Major Montenegro, 917)
Informações: (85) 9.9935-3476

Empresas buscam ações de sustentabilidade como estratégias de redução de carbono 

Nos últimos anos, a necessidade de conscientização ambiental tem se tornado uma prioridade crescente para empresas de diversos setores, resultado das alterações climáticas ou até mesmo pela cobrança de clientes e consumidores. Com o aumento da pressão para a adoção de práticas sustentáveis, muitas companhias estão investindo em estratégias para reduzir suas emissões de carbono e, assim, contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.

Joice Elias, especialista em meio ambiente e proprietária da Próximus Consultoria, uma consultoria que auxilia empresas na transição para modelos de negócios mais sustentáveis,  a partir de práticas ou até mesmo certificações ambientais, destaca a importância dessa transformação: “A redução das emissões de carbono provenientes das atividades humanas está deixando de ser facultativa e passando a ser imprescindível. Às empresas que não buscarem esse entendimento correm o risco de se tornarem obsoletas em um mercado cada vez mais consciente e regulado”.

A Próximus Consultoria tem ajudado organizações a identificar suas principais fontes de emissões e a desenvolver planos de ações para mitigá-las. “Muitas vezes, a chave está em pequenas mudanças operacionais que, acumuladas, têm um grande impacto. Além disso, investir em energias renováveis, uso consciente de recursos naturais, a gestão correta dos resíduos e otimizar processos produtivos podem reduzir significativamente as emissões”, explica Joice.

A especialista ressalta que, além de contribuir para a preservação ambiental e minimizar as mudanças climáticas, a redução de carbono também traz benefícios econômicos. “As empresas que adotam práticas sustentáveis em seus processos tendem a ser mais eficientes em termos de custos a longo prazo. Isso porque o uso de recursos de forma mais consciente geralmente resulta em economia, além de melhorar a imagem da empresa perante clientes e investidores, transmitindo confiança e credibilidade”, comenta.

Joice Elias também aponta que o marco legal está se intensificando em relação às emissões de carbono somado a acordos e metas globais, mas ainda há muito o que se estruturar em relação à compensação. “Estamos vendo um movimento global para a criação de políticas públicas que incentivem a redução de emissões, os países assumindo compromissos socioambientais e as empresas estruturando políticas organizacionais de cunho sustentável.”

A especialista finaliza ressaltando a importância de uma abordagem colaborativa: “Nenhuma empresa pode resolver sozinha o problema das mudanças climáticas já que isto é resultado de várias ações degradadoras em uma grande escala temporal. É essencial que exista uma colaboração entre empresas, governos e a sociedade civil para alcançarmos um futuro sustentável”, conclui. 

Saiba mais sobre Próximus 

A Próximus Consultoria traz em seu nome a essência de proximidade, de estar junto para construir um horizonte de soluções. Nasceu do compromisso de atender às necessidades dos clientes de forma singular e particularizada. É uma empresa especializada em sistema de gestão, acredita-se que guiar pessoas e organizações é a porta para a busca da sustentabilidade.

Agosto Branco: estratégias eficientes para combater o câncer de pulmão

O Ceará registra a maior prevalência de câncer pulmonar na região nordeste, com 13,65 casos para cada 100 mil habitantes, e também o maior número de novos casos, estimado em 1.400 para 2024.

Neste Agosto Branco, mês dedicado à conscientização e combate ao câncer de pulmão, uma pesquisa da Fundação do Câncer acende um alerta ao estimar que, em 2024, mais de 32.500 novos casos da doença ocorrerão no Brasil. O câncer de pulmão é a principal causa de morte por tumores malignos, com o tabagismo sendo o agente cancerígeno mais determinante. No Ceará, o estado registra a maior prevalência de câncer pulmonar na região, com 13,65 casos para cada 100 mil habitantes, e também o maior número de novos casos, estimado em 1.400 para 2024.

“Esses números reforçam a importância de campanhas como o Agosto Branco, que busca conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de pulmão, uma das doenças mais letais e silenciosas. Apesar de não estar entre os tipos de câncer mais frequentes no Brasil, com 4,6% dos casos, o câncer de pulmão é extremamente agressivo e, muitas vezes, diagnosticado em estágios avançados, o que dificulta o tratamento”, ressalta Wanderson Martins, enfermeiro oncológico e coordenador do curso de Enfermagem da Estácio Ceará.

Wanderson destaca que a cessação do tabagismo é a principal estratégia para combater a doença. “Parar de fumar é a medida mais eficaz para reduzir drasticamente as chances de desenvolver câncer de pulmão. Além disso, evitar a exposição ao fumo passivo e a ambientes poluídos também é fundamental, isso se aplica não somente aos cigarros convencionais, mas também aos cigarros eletrônicos”, explica.

Outras formas de prevenção incluem a adoção de um estilo de vida saudável, com uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, que são fontes de antioxidantes naturais. A prática regular de atividades físicas também contribui para fortalecer o sistema imunológico e melhorar a capacidade respiratória.

Senador Izalci Lucas apresenta cronograma do grupo de trabalho que debaterá Reforma Tributária no Senado

O Senador Izalci Lucas (PL-DF), atuante na Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ), anunciou o cronograma do grupo de trabalho criado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para debater a reforma tributária. 

Foram estabelecidas 11 reuniões temáticas até o momento, com outras ainda sendo solicitadas, com o propósito de discutir e apresentar à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ao relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), um relatório que deverá ser finalizado até 22 de outubro. A previsão é que a matéria seja levada ao Plenário para deliberação no início de novembro.

“Precisamos assegurar que as mudanças tributárias não onerem ainda mais as instituições educacionais particulares, que já enfrentam grandes desafios financeiros. Nosso objetivo é construir um sistema tributário justo, que não comprometa o acesso à educação de qualidade”, declarou o Izalci.

O grupo tem como missão conduzir a promoção de audiências públicas e a apresentação de ajustes ao Projeto de Lei Complementar (PLP 68/2024), que já foi aprovado na Câmara dos Deputados. A proposta de regulamentação da reforma tributária prevê a redução de 60% da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) para serviços educacionais. 

Sobre a FPeduQ

A Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) visa discutir no Congresso Nacional melhorias nos programas de acesso à educação, como Fies e Prouni, além da qualidade do ensino, inovação e tecnologia na educação, reforma tributária e outras pautas importantes.

O setor particular de ensino é responsável pela educação de mais de 15 milhões de brasileiros, dos quais 90% são das classes C, D e E. Além disso, é responsável por 77% dos alunos no ensino superior e 20% no ensino básico.

Presidida pelo deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), a Frente tem como vice-presidente na Câmara a deputada Socorro Neri (PP-AC). No Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) é o vice.