Abrasel é homenageada pelos seus 31 anos de fundação na Câmara Municipal de Fortaleza

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Abrasel no Ceará, foi homenageada na noite desta terça-feira, 27, pelos seus 31 anos de fundação. A homenagem, que ocorreu na Câmara Municipal de Fortaleza, foi proposta pelo vereador Júlio Brizzi e reuniu autoridades, conselheiros, associados e parceiros da Abrasel. 

Durante a sessão solene, o vereador propositor da homenagem destacou a coragem dos empreendedores do ramo e a importância do segmento de alimentação fora do lar como um grande propulsor da economia cearense. “Empreender não é uma missão fácil. Acredito que a cidade de Fortaleza precisa agradecer pelo o que o setor de alimentação fora do lar faz e ajudar a fomentar essa atividade, pois este segmento atua como um verdadeiro sustentáculo da economia da cidade e do estado”, exaltou. 

O presidente da Abrasel no Ceará, Taiene Righetto, foi um dos homenageados da noite, e também reforçou que, apesar das dificuldades enfrentadas pelos empreendimentos do ramo, a Abrasel segue se expandindo pelo estado como um apoio para esses estabelecimentos. 

“Vivemos momentos difíceis, como a pandemia, em que fomos os primeiros a fechar e os últimos a reabrir, e tudo isso trouxe algumas consequências que estamos vivendo ainda hoje. Foi nesse momento que  Abrasel atuou como fiel da balança. Hoje, nós temos uma ampla atuação por todo o estado, com núcleos no Cariri, na Serra da Ibiapaba, em Sobral, no Cumbuco, visando estar sempre mais próximos dos nossos associados, que são a verdadeira base da Abrasel”, comenta Taiene.

Como reconhecimento pela contribuição dada à Abrasel durante estas mais de três décadas, foram homenageados os ex-presidentes da entidade; fundadores, como Júlio Trindade (in memoriam); conselho, colaboradores, prestadores de serviço e parceiros, a exemplo do deputado federal Luiz Gastão, Joaquim Cartaxo (Sebrae) e Alexandre Pereira (Setfor).

Coordenação de Ensino do Pronatec/Funece altera cronograma da Chamada Pública para Seleção de Professores para qualificação profissional na arte do crochê

A Coordenação de Ensino do Pronatec/Funece promove alteração no cronograma de eventos da seleção para Chamada Pública nº 68/2024, em virtude de problemas técnicos no sistema de publicação de notícias, que inviabilizaram a divulgação do resultado da análise documental.

A Chamada Pública é destinada à seleção de professores para o Programa de Formação Inicial e Continuada (FIC) Qualifica Mais/Mulheres Mil, referente ao exercício de 2024, visando a ocupação de vagas e formação de cadastro de reserva de professores para a qualificação profissional na arte do crochê.

Segundo a entidade, ficam alteradas as datas de divulgação do resultado da análise documental e de interposição de recursos contra a análise documental, de acordo com edital em anexo. As demais datas permanecem inalteradas.

PARCERIA UECE/ALECE

O programa, que se destaca pela sua relevância social e foco na capacitação feminina, resulta de uma parceria entre a UECE e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do Comitê de Responsabilidade Social, do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos e da UNIPACE. A capaticação conta com recursos do Ministério da Educação, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Governo Federal.

A formação abrangerá as disciplinas de prática de bordado à mão (croché), design, empreeendedorismo e precificação, marketing e midias digitais, com carga horária de 160 horas-aula, contemplando os municípios de Acaraú, Barroquinha, Camocim, Cruz e Jijoca de Jericoacoara. Os cursos serão ofertados de forma presencial e acontecerão preferencialmente de segunda sexta-feira, com quatro horas diárias.

A capacitação é voltada para o público feminino, especialmente em situação de vulnerabilidade social, proporcionando não apenas capacitação técnica, mas também a inclusão social e econômica dessas mulheres. Os candidatos selecionados terão a responsabilidade de planejar e ministrar aulas, adaptar conteúdos às necessidades específicas do público-alvo, registrar frequência e desempenho acadêmico dos estudantes, além de participar de encontros de coordenação e emitir relatórios sobre as atividades desenvolvidas.

AULAS PRESENCIAIS

Os professores selecionados receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 50,00 por hora-aula, de acordo com a carga horária definida para cada módulo. O pagamento será realizado mensalmente, via conta bancária, exclusivamente no Banco Bradesco ou Next Digital, conforme o desempenho das atividades e a validação das horas trabalhadas pela Coordenação do Programa.

As atividades dos professores serão desenvolvidas de forma presencial, respeitando o calendário estabelecido pela Coordenação de Ensino do FIC/FUNECE. Eventuais reposições de aulas poderão ocorrer aos sábados ou domingos, conforme a necessidade do curso. Para mais detalhes, os interessados podem acessar o edital completo e acompanhar as atualizações no site oficial da UECE, na seção do Pronatec: www.uece.br/pronatec.

Confira aqui as alterações no cronograma da Chamada Pública nº 68/2024:

https://www.uece.br/pronatec/wp-content/uploads/sites/3/2024/08/Altera%C3%A7%C3%A3o-de-cronograma_Mulheres-Mil-_CP682024.pdf

Por meio da geração solar, empresa cearense leva energia renovável a mais 10 mil famílias em locais isolados no Pará

Desde agosto de 2023, mais de 300 colaboradores estão atuando na instalação dos sistemas individuais de geração de energia elétrica como parte do programa Mais Luz para a Amazônia. O programa, criado para conceder acesso à energia elétrica à população que reside nas regiões mais remotas dos estados da Amazônia legal, visa o desenvolvimento social e econômico desta população.

A cearense Ceneged faz parte do seleto grupo de empresas com expertise para execução desta atividade junto à Equatorial Energia Pará, responsável por levar energia elétrica a mais de 10 mil famílias que vivem desconectadas do Sistema Interligado Nacional (SIN) na região nordeste do Pará.

A empresa está capitaneando a operação que instalará o sistema composto basicamente por placas solares, dispositivos de controle e baterias, enfrentando desafios técnicos, logísticos e ambientais que não são comuns a outros contratos e são determinantes para o sucesso deste em si.

Cada sistema instalado garante o atendimento das necessidades básicas dos domicílios como iluminação, comunicação e refrigeração, gerando em média 120 kwh por mês através da conversão de energia solar captada durante o dia, e o excedente armazenado para uso à noite ou dias nublados.

Além da instalação, a Ceneged realiza capacitação da família para o manuseio básico do sistema por meio de uma cartilha orientativa entregue no final da instalação e que serve de guia para consultas futuras. Assim como executa o serviço de manutenção preventiva e corretiva por cronograma e/ou acionamento via Equatorial Energia Pará.

O presidente da companhia, Renato Albuquerque Felipe, ressalta a importância da participação neste tipo de projeto. “São mais de 10 mil domicílios que passam a ser atendidos por um recurso tão básico e comum a todos nós que é a energia elétrica, mas tão raro e distante para essa população. Esse não é apenas mais um contrato para a CENEGED, ele transcende as fronteiras dos objetivos empresariais, gerando, para além de lucros e resultados, um legado. Todos os profissionais envolvidos nesse grande desafio trazem na bagagem o orgulho da participação em um projeto que, por meio do fornecimento de energia, fomenta diversas possibilidades de crescimento econômico e inclusão social, mudando a vida de todos os envolvidos”

Sobre a Ceneged
A Ceneged é uma empresa cearense com atuação nacional, contando com mais de 5.000 colaboradores, desempenhando um papel fundamental como aliado estratégico de nossos clientes na condução da transição energética, por meio de um portfólio de serviços integrados em geração e distribuição de energia. Há mais de uma década, somos signatários do pacto global, temos uma gestão alinhada aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), orientados por uma cultura de resultados impactando positivamente a vida das pessoas, com entusiasmo e motivação.

Empreendedorismo: Unifametro lança projeto que visa estimular transformação de ideias em negócios concretos

O Centro Universitário Fametro (Unifametro), por meio da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM), lançou o projeto “Empreendedorismo Universitário —  A jornada de Hackathon, Startups até grandes empresas”. Sob a orientação do professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, André Cardoso Albuquerque, o Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC) oferece a oportunidade para os participantes transformarem suas ideias em realidades empresariais concretas.

O projeto é desenhado para proporcionar uma imersão prática no mundo do empreendedorismo, com atividades que vão desde a concepção de ideias inovadoras até a criação e consolidação de startups. Os alunos têm a chance de se envolver em hackathons, eventos dinâmicos que estimulam a colaboração, a criatividade e o pensamento estratégico, preparando-os para enfrentar os desafios do mercado com confiança.

Além disso, os participantes acompanham de perto o desenvolvimento de startups emergentes, aplicando conceitos acadêmicos a situações reais e aprimorando suas habilidades analíticas e de resolução de problemas. O projeto também inclui a produção de um manual do empreendedor universitário, que servirá como um guia prático para pequenos e médios empreendedores, além de relatos e estudos de caso sobre ambientes de empreendedorismo na área de tecnologia. 

O professor André Cardoso destaca a importância de organizar e compartilhar informações que possam auxiliar empreendedores em sua jornada. “Nosso objetivo é produzir um manual que funcione como um guia prático e inspirador, ajudando pequenos e médios empreendedores a navegar pelos desafios e oportunidades do mercado”, destaca.

Este projeto não apenas promove o desenvolvimento de startups, mas também fomenta o ecossistema do empreendedor local. Ao fortalecer a conexão entre a universidade e a comunidade, o projeto contribui para o crescimento sustentável e para a prosperidade econômica da área.

Sobre a Unifametro

Com 22 anos de atuação no mercado e mais de 30 cursos de graduação nas modalidades presencial e online, a Unifametro possui três campi em Fortaleza e unidades em Cascavel, Maracanaú e em Caucaia — uma estrutura completa, com seis núcleos de atividades e mais de 50 laboratórios. Para mais informações sobre o vestibular, inscrições e financiamento sem juros, consulte o site: http://unifametro.edu.br

CRP 11 Celebra 32 Anos com Evento Comemorativo em Fortaleza e Homenagens Especiais

No dia 31 de agosto de 2024, o Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região (CRP 11) realizará um evento especial em Fortaleza para comemorar seus 32 anos de atuação. O evento, programado para acontecer das 8h30 às 12h30, contará com uma série de atividades que celebram a história e as conquistas da psicologia cearense.

A programação terá início com uma recepção e café da manhã, seguidos por apresentações musicais dos usuários do CAPS e uma exposição sobre a história do CRP 11. No espaço coberto, a partir das 10h, ocorrerão apresentações do coral de crianças indígenas e exposições sobre os marcos históricos do CRP 11 e o panorama atual da psicologia no Ceará. 

Entre os destaques do evento está a homenagem aos ex-presidentes do CRP 11 e aos membros das comissões permanentes COE/COF, que receberão certificados de reconhecimento. O evento se encerrará com uma apresentação musical do casal Ana Kristian, psicóloga e conselheira, e seu esposo.

A presidenta do CRP 11, Nívea Mara Sidrac, que fará os agradecimentos finais, destaca a importância do evento: “Este é um momento não só de comemoração, mas também de reflexão sobre o papel essencial que o CRP 11 desempenha na defesa da psicologia e na promoção da saúde mental em nosso estado. Estamos honrados em reconhecer aqueles que contribuíram para o fortalecimento da nossa profissão.”

Sobre o CRP 11:

O Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região (CRP 11) representa os profissionais de psicologia do estado do Ceará, sendo responsável pela orientação, fiscalização e defesa do exercício da profissão. Atualmente, o CRP 11 conta com mais de 15 mil psicólogas e psicólogos inscritos, o que o coloca entre os Conselhos Regionais com maior representatividade no Nordeste. Em nível nacional, o CRP 11 é reconhecido por sua atuação em defesa dos direitos humanos e pela promoção da saúde mental, mantendo-se entre os principais conselhos de psicologia do Brasil em termos de inovação e compromisso ético. A gestão atual implementou resoluções que garantem a isenção de anuidades para situações específicas e para recém-formadas em vulnerabilidade social, promovendo maior equidade na profissão. Além disso, reformou a estrutura administrativa, ampliando o horário de atendimento nas subsedes, modernizando a infraestrutura e atualizando a tecnologia com novos sistemas e assessoria especializada.

Cred Urna promove Ação social em bairro de Fortaleza

No dia 29 de agosto, acontecerá uma ação social promovida pela Cred Urna, empresa da Rede Memorial Fortaleza. Abordando a saúde na comunidade, a ocasião contará com uma programação repleta de atividades como aferição de pressão e glicemia, massoterapia, limpeza de pele, dicas de bem estar e qualidade de vida e ainda recreação para crianças e sorteio de brindes para novos clientes. O evento acontecerá na Praça do Santa Cecília, localizada no bairro Bom Jardim, na R.Cel. Virgílio Nogueira, 778, a partir das 16h e é aberto ao público. “Em busca de propagar a saúde e o bem estar para todos, desenvolvemos uma programação repleta de atividades para a comunidade”, comenta a diretora do Grupo Memorial, Patrícia Meireles. 

Programação

  • Aferição de pressão e glicemia 
  • Massoterapia
  • Recreação para crianças (escultura de balão, pipoca, algodão doce e pula-pula)
  • Sorteios de Brindes para novos clientes
  • Limpeza de pele e maquiagem 
  • Meditação 

Serviço – Ação Social – saúde na comunidade

Quando: Dia 29 de agosto – 16h

Onde: Praça da Santa Cecília, R.Cel. Virgílio Nogueira, 778

Como:  Evento aberto ao público

Sobre a Rede Memorial Fortaleza:

Desde 1995,  iniciou suas atividades com a funerária Cred Urna. Inaugurou em 2001 o Cemitério Memorial Fortaleza. Em 2017, fundou o Instituto Revoar, cujo propósito é levar informação e promover a reflexão para melhoria da saúde emocional de uma forma gratuita e abrangente. Recentemente, criou o Memorial Fortaleza Pet.

Dia do Voluntariado: Instituto Consciente celebra sucesso e destaca o impacto de suas iniciativas em seu primeiro ano

No dia 28 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado, data que foi instituída no Brasil em 1985, com a publicação da Lei nº 7.352. De acordo com o levantamento realizado pelo Plano CDE, a pedido da Fundação Iochpe, que ouviu 552 pessoas que fazem parte do Formare, 61,5% dos participantes disseram que o sentimento de orgulho da empresa em que atuam aumentou com o voluntariado. Nesta data, o presidente do Instituto Consciente, Felipe Inácio, avalia as ações de responsabilidade social e ambiental da Consciente Construtora e Incorporadora, e celebra um ano de contribuição significativa para a comunidade.

“Com ações voltadas para a saúde, educação e bem-estar, o Instituto tem transformado a vida de pessoas, reafirmando seu papel na promoção da inclusão e transformação social. Desde sua criação, vem demonstrando um firme compromisso com a responsabilidade social, por meio de uma série de iniciativas que beneficiaram diversas instituições e comunidades”, explica.

Entre as ações realizadas, destacam-se:

Doação de aparelhos de academia e alimentos para Terra Fértil

Com o intuito de promover saúde e bem-estar, o Instituto Consciente fez a doação de equipamentos de academia, melhorando a qualidade de vida dos moradores da comunidade Terra Fértil. Complementando a doação de aparelhos de academia, foram fornecidos alimentos para garantir a segurança alimentar dos residentes desta comunidade.

Doação de agasalhos e alimentos

Durante os meses de frio na capital, a coleta de agasalhos realizada pelo Instituto foi doada para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), proporcionando conforto aos atendidos pela instituição. Além disso, com o objetivo de apoiar o sustento dos idosos que residem no Abrigo São Vicente de Paulo, também foram doados alimentos essenciais para os moradores.

Circuito Arte Consciente

O Circuito Arte Consciente foi criado para atrair a vizinhança a usufruir de espaços, que hoje tem um papel social especialmente nas cidades verticalizadas, onde o ritmo é acelerado. A ideia é favorecer a convivência e interação das famílias e amigos ao ar livre, por meio de programações culturais e de lazer gratuitas. O objetivo do evento é propagar as manifestações culturais e dar incentivo aos artistas locais, assim como os valores da sustentabilidade por meio de ações de sensibilização sobre consumo colaborativo e do estímulo às brincadeiras simples. Além disso, na última edição foram arrecadados 300 quilos de alimentos e mil brinquedos, que foram destinados às creches do OSCEIA, levando alegria e conforto para as crianças atendidas.

Ensino Consciente

O Instituto inaugurou uma turma de Ensino Consciente, que promove a alfabetização de adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI Goiás), na Associação dos Acidentados do Trabalho do Estado de Goiás (ACITEG), oferecendo acesso à educação para a comunidade local. Além da comunidade, também se dedicou ao desenvolvimento educacional dos colaboradores da incorporadora, e seus familiares, oferecendo-lhes acesso ao programa.

Palestras de saúde financeira nas obras

Em colaboração com o Sicoob Unicentro Br, o Instituto organiza palestras sobre saúde financeira nas obras, proporcionando informações valiosas sobre planejamento financeiro, gestão de dívidas e investimentos. Por volta de 300 colaboradores foram impactados pela palestra de saúde financeira.

Doação de sangue

Com a finalidade de ajudar a suprir a demanda por sangue do Hemocentro Estadual Coordenador Professor Nion Albernaz (Hemogo), o Instituto Consciente organizou uma campanha de doação, envolvendo colaboradores e a comunidade local. Foram feitos 100 cadastros de possíveis doadores e 82 bolsas de sangue coletadas.

Empodera

A iniciativa do projeto “Empodera” é promover o empoderamento feminino e o fortalecimento dos laços familiares. No último ano, foi oferecida às colaboradoras da incorporadora, por volta de 80 mulheres, a oportunidade de irem ao cinema para assistir ao filme “Barbie”, refletindo sobre identidade e igualdade de gênero.

O trabalho segue

Ao longo de seu primeiro ano, o Instituto Consciente mostrou o compromisso com a comunidade, evidenciando que tanto pequenas quanto grandes ações podem gerar um impacto significativo na vida das pessoas. “Vamos permanecer firmes na missão de promover o bem-estar social e a inclusão, com planos de expansão contínua de nossas atividades. Este é só o primeiro ano de muitos”, destaca o presidente do Instituto, Felipe Inácio.

Sobre o Instituto Consciente

O Instituto Consciente pertence a Consciente Construtora e Incorporadora e tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de novas parcerias, fortalecer vínculos e gerar benefícios mútuos, oportunizando o respeito aos direitos sociais, ambientais e culturais das comunidades e populações locais, bem como gerar resultados positivos em temas socioambientais relevantes para a sociedade.

Na prática, o Instituto promove projetos e iniciativas que proporcionam a conscientização e a capacitação das pessoas sobre a importância das causas sociais e ambientais, em busca de um mundo melhor para as gerações atuais e futuras.

Hospital Unimed investe em conforto e melhorias em procedimentos com alta tecnologia

A Unimed Fortaleza acaba de inaugurar o 4º andar do Hospital Unimed, com uma nova ala que dispõe de 20 acomodações, cada uma com capacidade máxima para dois leitos, ampliação da Agência Transfusional do Hemoce, onde ficam armazenadas e disponíveis as bolsas de sangue para transfusão, a revitalização dos banheiros para melhor acessibilidade, além da modernização do hall de acesso ao andar. O aporte da obra foi de mais de R$ 4 milhões.

A reforma faz parte de uma série de modernizações estruturais que estão sendo  implementadas para garantir ainda mais uma assistência de excelência e suporte aos procedimentos de alta complexidade tecnológica. “Esta entrega tem um valor especial para nós, especialmente neste ano em que o Hospital Unimed Fortaleza celebra 25 anos de dedicação à saúde. Acreditamos que estas melhorias reforçam nosso compromisso com a qualidade do atendimento e o bem-estar de nossos pacientes,” afirma Dra. Fernanda Colares, diretora de Recursos Próprios da Unimed Fortaleza.

Para o presidente da Unimed Fortaleza, Dr. Marcos Aragão, a remodelação do hospital está alinhada ao compromisso de oferecer um atendimento de qualidade e moderno. “A entrega deste andar dá uma sensação de dever cumprido. Remodelar o Hospital contribui também com o nosso serviço de qualidade e cada vez mais moderno para os nossos clientes, médicos e colaboradores”, comentou Dr. Marcos Aragão.

Mais sobre a Unimed Fortaleza

Fundada em 9 de janeiro de 1978 por 23 médicos que se uniram por meio do cooperativismo, a Unimed Fortaleza integra o Sistema Nacional Unimed. Atualmente, é a 11ª maior singular, em relação às outras Unimeds, em número de beneficiários, com mais de 370 mil clientes e cerca de 4 mil médicos cooperados.

A cooperativa possui uma ampla rede credenciada e uma rede própria que conta com o Hospital Unimed, que tem nível máximo de Acreditação Hospitalar na metodologia Qmentum, concedida pela Quality Global Alliance (QGA), sendo o maior hospital do Ceará em número de leitos (305) e o maior do sistema Unimed no Brasil; e com o Hospital Unimed Sul, que possui serviços de emergência pediátrica, internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Oncologia Pediátrica, além de um centro cirúrgico moderno. A rede própria conta, também, com 11 laboratórios, cinco Clínicas Unimed, oito Clínicas de Saúde Integral, além de programas como a Medicina Preventiva.

11ª Super Quarta do Geppos Italiano tem vinhos e ritmos italianos com apresentação de Hellen Aragão

O Geppos Italiano promove mais uma edição da tradicional Super Quarta do Vinho, que acontecerá no dia 28 de agosto. Nesta 11ª edição, o evento traz aos clientes uma seleção exclusiva de rótulos, além de uma experiência musical única.

A Super Quarta do Vinho é realizada mensalmente, sempre na última quarta-feira, oferecendo aos clientes a oportunidade de explorar uma carta promocional de vinhos e espumantes, com cortesia adicional de rolha free. Para esta edição, os consumidores poderão apreciar rótulos de países como Itália, Uruguai, Chile, Espanha, Argentina e Brasil. Entre as opções disponíveis, destacam-se o Bernardi Jacur 756 Brut (Itália), o Emiliana Adobe Rosé Orgânico (Chile) e o Garzon Estate Tannat (Uruguai), em uma variedade de espumantes, vinhos brancos, rosés e tintos.

A Super Quarta contará com participação da cantora Hellen Aragão trazendo em seu repertório uma fusão de ritmos italianos com clássicos do jazz e blues. A apresentação inclui grandes nomes da música italiana, proporcionando um ambiente encantador e sofisticado.

Segundo Sabine Martins, diretora do Grupo Geppos, o objetivo é proporcionar aos clientes uma noite memorável, que combine boa música com a alta gastronomia italiana. “Oferecemos uma seleção especial de rótulos a preços promocionais, além da rolha free, para que nossos clientes possam desfrutar de uma experiência completa, harmonizando nossos vinhos com pratos como pizzas e massas. Queremos que cada visita ao Geppos Italiano seja inesquecível,” afirmou.

Serviço
Geppos Italiano
Link para reservas – https://widget.getinapp.com.br/g6G3jg60
Endereço: Avenida Desembargador Moreira, 1011 – Aldeota
Instagram: @gepposrestaurante
Horário de funcionamento:
Almoço: 12h às 16h
Jantar: 17h à 0h

Cimento Apodi celebra o Dia Nacional do Voluntariado com ações em comunidades do Ceará

Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, a Cimento Apodi demonstra seu compromisso com a cidadania e a responsabilidade social por meio de seu programa de voluntariado corporativo, que tem se destacado com impacto positivo nas comunidades onde atua. Para marcar o Mês do Voluntariado, a empresa realizou, no último dia 24 de agosto, três ações simultâneas em suas unidades no Ceará.

Desde a criação do Programa de Voluntários da Apodi, em 2019, houve uma evolução significativa, inclusive com a instituição de uma política estruturada em 2022, o que permitiu a expansão das atividades e o aumento da participação dos colaboradores da indústria cimenteira.

Este ano, o ciclo 2024-2025 do programa registrou um crescimento expressivo no número de voluntários, passando de 75 para 121 participantes, sendo que esses colaboradores dedicam até duas horas semanais ao voluntariado, desenvolvendo projetos contínuos que não apenas beneficiam as instituições e comunidades atendidas, mas também promovem o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais.

No mês do Voluntariado, a Cimento Apodi realizou, no dia 24, três ações simultâneas em suas unidades no Ceará. Em Quixeré, cerca de 20 voluntários atuaram na Comunidade do Bom Sucesso, realizando pequenos reparos e melhorias como pintura de muros, capinagem, jardinagem e reparos elétricos. No Pecém, a Lagoa da Pré-Jubara, em São Gonçalo, foi o alvo das atividades. Enquanto na empresa matriz, no bairro do Cambeba, voluntários se dedicaram à limpeza e organização do Lago do Jacareí.

“Estas ações são fundamentais para fortalecer os laços com as comunidades que nos acolhem e para reforçar nosso compromisso com os pilares sociais da nossa estratégia ESG. Estamos certos de que o voluntariado é uma ferramenta poderosa para promover o desenvolvimento humano e a cidadania, tanto para os beneficiados quanto para os próprios voluntários”, Cybelle Borges, especialista de sustentabilidade da Cimento Apodi.

No ano passado, o programa realizou 25 projetos, beneficiando mais de 800 pessoas. Este ano, com o aumento no número de voluntários, a expectativa é de que o impacto seja ainda maior. “A Cimento Apodi segue firme em sua missão de contribuir para a sustentabilidade e o bem-estar social, promovendo ações que fazem a diferença no dia a dia das comunidades cearenses”, finalizou Cybelle.

Sobre a Cimento Apodi  

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia.

Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui duas unidades industriais – sendo um parque industrial de três mil hectares de área em Quixeré/CE, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém/CE. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com quatro centrais de concreto, três laboratórios (sendo um de serviços técnicos e dois de cimento), um centro tecnológico (Apodi Expert) e dez Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite à empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.