Gardel Rolim repudia processo de Evandro contra Ciro e defende saída do PDT do Governo Lula

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Rolim (PDT), repudiou a decisão do deputado Evandro Leitão (PT) de mover um processo por danos morais contra o ex-ministro Ciro Gomes. Em pronunciamento na manhã de hoje, na tribuna da Casa, Rolim afirmou que a ação movida contra o pedetista trata-se de uma tentativa de calar a “única voz crítica deste País”.

O processo judicial foi impetrado após o ex-ministro Ciro Gomes declarar que Leitão foi “covarde” por não atuar a favor da implantação da CPI que pretendia investigar o narcotráfico no Estado. Gardel Rolim defendeu a declaração de Ciro Gomes ao lembrar que Evandro Leitão, então líder do Governo Camilo Santana na Assembleia Legislativa, se recusou a assinar e articulou contra a instalação da CPI.

“A responsabilidade de chegarmos até aqui, com o Ceará, dominado pelo narcotráfico, é deles que estão no Governo do Estado há dez anos e impediram, inclusive, que uma CPI que poderia ter mudado essa história acontecesse”, afirmou, denunciando também que o trabalho parlamentar tem sido afetado pela violência no Estado. “A notícia que nós temos por todo o Ceará, inclusive dos nossos colegas vereadores, é de que hoje eles são impedidos de fazer reuniões, caminhadas ou campanha em alguns bairros da cidade porque as facções criminosas não permitem. O Governo do Estado é totalmente silente a isso”, expôs.

Gardel Rolim também dirigiu críticas ao ministro Camilo Santana (PT), que apoia Evandro Leitão para a disputa à Prefeitura de Fortaleza. Segundo ele, o ministro tem um comportamento de quem não quer ter máculas, mas atua para calar a voz de adversários, como Ciro Gomes. “No Ceará, tenta-se empurrar de goela abaixo para a classe política e para o cidadão a ideia de que ninguém pode fazer críticas aos príncipes do PT, Camilo, Elmano, Evandro”, afirmou, ao justificar a fala de Ciro, que classificou apenas como críticas à atuação política de Leitão. Em sua fala também citou a tentativa de interferência do Camilo na eleição da mesa diretora atual da Câmara Municipal de Fortaleza.

“Imagina se cada um de nós vereadores desta casa fôssemos processar alguém cada vez que fôssemos acusados ou criticados de alguma coisa pela cidade. Imagine se o prefeito Sarto fosse processar os vereadores que comumente veem a extra tribuna criticá-lo com palavras muitas vezes duras”, comparou.

Gardel Rolim defendeu ainda a saída do PDT do Governo Lula, no qual o partido ainda atua tendo o presidente nacional, Carlos Luppi, como ministro da Previdência Social. “A minha opinião é que nós jamais deveríamos ter inclusive participado, mas já que participamos, está na hora do partido rediscutir essa participação no Governo Lula, porque é muito desrespeito. O PT tenta a todo custo humilhar a história de Leonel Brizola, do nosso PDT e, enquanto eu tiver fôlego, enquanto eu tiver voz, isso não vai acontecer”, finalizou.

Sine Municipal oferta 2.391 vagas de trabalho em Fortaleza

O Sine Municipal está disponibilizando 2.391 vagas de trabalho em Fortaleza, incluindo Pessoas com Deficiência (PcD) e reabilitados pelo INSS. Mulheres vítimas de violência doméstica também têm atendimento prioritário na busca por emprego. A medida atende a Lei 14.542/23 sancionada pelo Governo Federal, que estabelece a reserva de 10% das vagas para as vítimas. Todas as oportunidades de emprego estão sujeitas a alterações e podem ser preenchidas a qualquer momento. Confira as principais oportunidades:

  • vendedor/operador de vendas (307)
  • auxiliar de linha de produção (171)
  • costureiro em geral (134)
  • repositor em supermercado (106)
  • auxiliar de limpeza (97)
  • atendente de lojas (59)
  • florista (52)
  • fiscal de loja (51)
  • encarregado de frios (27)
  • auxiliar de logística (25)
  • ajudante de carga e descarga de mercadoria (35)

A Prefeitura de Fortaleza realiza atendimento presencial nas unidades do Sine Municipal dos bairros Aldeota, Parquelândia e Siqueira. Estão sendo disponibilizados os serviços de busca de vagas de emprego e habilitação para o seguro-desemprego. A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico disponibiliza atendimento remoto pelo e-mail sinemunicipal@sde.fortaleza.ce.gov.br, por telefone (85) 3105-3712 e WhatsApp (85) 9.8513-4385 (não recebe ligações).

Por meio dos canais de atendimento é possível ter acesso a todas as informações necessárias sobre os benefícios ofertados pelo Sine Municipal, consultoria para elaboração de currículo, assim como prazos, documentações e formas de acesso aos serviços on-line. O trabalhador poderá conversar diretamente com um atendente, enviar documentação e realizar o cadastro do seguro-desemprego no sistema. Já o empregador pode contactar o Sine de Fortaleza por meio do WhatsApp (85) 9.8970-3532 (não recebe ligações) para ofertar vagas de trabalho.

Atendimento Sine Fácil
Para quem deseja consultar ou se cadastrar nas vagas de trabalho sem sair de casa, o Sistema Nacional do Emprego (Sine), gerido pelo Governo Federal, oferece o aplicativo Sine Fácil (disponível para Android e iOS). No App, o trabalhador encontra informações sobre benefícios, exigências, valor do salário, localidade e tipo de contratação.

Serviço:
Sine Municipal de Fortaleza
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
E-mail: sinemunicipal@sde.fortaleza.ce.gov.br
Canal do Desenvolvimento Econômico (https://desenvolvimentoeconomico.fortaleza.ce.gov.br/)

VII Nutri Day: em comemoração aos 10 anos do curso de Nutrição, Unifametro realiza evento com palestras e oficinas 

Em celebração aos 10 anos do curso de Nutrição, o Centro Universitário Fametro (Unifametro) realizará, no próximo dia 3 de setembro, o VII Nutri Day, evento tradicional com uma programação variada composta por palestras e oficinas. Aberto ao público, o evento será realizado no Campus Carneiro da Cunha, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. 

A manhã será dedicada a palestras de alto nível. A primeira, das 8h às 9h10, abordará a “Nutrição no tratamento da endometriose”, conduzida pela nutricionista Érika Paula. Em seguida, das 9h15 às 10h15, a Dra. Leilanne Nogueira apresentará “Estratégias para o controle de doenças autoimunes”.

Durante a tarde, os participantes poderão escolher entre diversas oficinas práticas. Das 14h às 16h, Matheus Melgaço ministrará a oficina “Aproveitamento integral de alimentos funcionais”, enquanto Fábia Nobre oferecerá uma abordagem lúdica na oficina “Comer Divertido”. Das 16h às 18h, Larissa Lara conduzirá a oficina “Manejo Nutricional da Disfagia no Paciente Neurológico: da Teoria à Prática”.

À noite, o evento continua com duas palestras. A primeira, das 19h às 20h, será ministrada por Adriana Gomes e abordará a “Terapia Nutricional no Autismo: Práticas Clínicas e Desafios”. Em seguida, uma mesa redonda discutirá as “Abordagens Nutricionais no Emagrecimento”, com foco em nutrição esportiva, comportamental e saúde da mulher, reunindo os especialistas Thiago Sales, Davi Evans e Emanuele Barros. O encerramento do evento está previsto para às 21h30.

“O VII Nutri Day representa uma excelente oportunidade para o fortalecimento de conhecimentos e a troca de experiências entre os participantes, reafirmando nosso compromisso em oferecer uma formação de excelência na área”, destaca Camila Pinheiro, coordenadora do curso de Nutrição da Unifametro. 

Sobre o curso de Nutrição da Unifametro

O curso de Nutrição da Unifametro é reconhecido pelo Ministério da Educação com conceito 5 (nota máxima). Com o resultado, o curso é considerado um dos melhores do Brasil segundo o MEC. Ele proporciona a formação de um profissional generalista, com conhecimento e competência técnica, além de atuação ética e humanizada. Para mais informações sobre o vestibular, inscrições e financiamento sem juros, consulte o site: http://unifametro.edu.br

Serviço
VII Nutri Day
Data: 3 de setembro

Horário: a partir de 08h
Local: Rua Carneiro da Cunha, 180 — Jacarecanga, Fortaleza
Aberto ao público geral

Fortaleza é líder em empreendedorismo no Brasil pelo segundo ano consecutivo, segundo o Ranking Connected Smart Cities 2024

Fortaleza ocupa a primeira posição nacional no eixo Empreendedorismo no Ranking Connected Smart Cities 2024, divulgado nesta terça-feira (03/09), em São Paulo (SP). O secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, representou o prefeito de Fortaleza José Sarto na cerimônia. Na edição 2024, Fortaleza se destacou na 16º posição no ranking geral, 4º colocação no eixo tecnologia e inovação e 8º colocação no eixo mobilidade.

“Este é o segundo ano que a gente ganha. Uma grande conquista para nossa cidade. É resultado da política pública do prefeito José Sarto, que foca em reduzir desigualdades. Capacitamos mais de 120 mil pessoas através de programas como Fortaleza Capacita, em parceria com o Sebrae, e Fortaleza + Futuro, em parceria com Senai e Senac. Desde janeiro de 2021 a cidade tem um saldo de 123 mil empregos com carteira assinada, sendo o maior estoque de vagas da região Nordeste. Também somos o maior PIB do Nordeste”, enfatizou.

Durante a cerimônia, Nogueira também comentou sobre as leis de incentivos fiscais, “que mudou a realidade da nossa cidade, atraindo grandes empresas para Fortaleza, incluindo grandes empresas da área de tecnologia”. O gestor municipal enfatizou o esforço em levar projetos como o Meu Bairro Empreendedor para a periferia da cidade. “O maior prêmio é ter gerado tantos postos de trabalho e reduzir as desigualdades. Agradeço a todos do Connected Smart Cities que reconheceram Fortaleza, mais uma vez, primeiro lugar em empreendedorismo”.

O Centro de Convenções Frei Caneca sedia a 10ª edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, realizado hoje e amanhã (03 e 04/09), que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking, do Selo e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities, e traz finalistas com negócios inovadores para as cidades.  

VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO
O primeiro lugar em Empreendedorismo foi para Fortaleza (CE); Urbanismo: Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Economia: Barueri (SP); Tecnologia e Inovação: Curitiba (PR); Saúde: Vitória (ES); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: Santana de Parnaíba (SP); e Governança: Niterói (RJ).

SELO CSC
A Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes desenvolveu mais uma ferramenta para incentivar o desenvolvimento e reconhecer as boas práticas em cidades inteligentes: o Selo Connected Smart Cities. Este Selo avalia ações e nível de envolvimento das cidades brasileiras em 6 dimensões, sendo 5 de caráter autodeclarado e um considerando o resultado das cidades nas últimas edições do Ranking Connected Smart Cities. Neste ano, Fortaleza conquistou o nível prata de boas práticas de cidades inteligentes.

Inovação tecnológica a serviço de uma educação humanizada

O avanço tecnológico tem transformado profundamente diversos setores da sociedade, e a educação não é exceção. Nos últimos anos, o debate sobre o uso da tecnologia em sala de aula tem se intensificado, destacando a necessidade de alinhar inovação com uma abordagem pedagógica que priorize o desenvolvimento humano. Para educadores do Colégio Darwin, a chave para esse alinhamento está na integração cuidadosa de ferramentas tecnológicas ao projeto pedagógico, garantindo que a modernização da educação mantenha o foco nas pessoas.

Segundo o Diretor de Marketing e Finanças, Mardônio Neto, responsável pelas inovações do Colégio Darwin, “a formação continuada dos educadores e a participação em eventos especializados, como o recente ExpoEduc, são fundamentais para que os gestores de educação estejam em contato constante com novas soluções e plataformas que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem”. Essa perspectiva evidencia a importância de se manter atualizado frente às inovações tecnológicas e pedagógicas.

No Colégio Darwin, uma das iniciativas que têm se destacado é a adoção da Trilha Edu, uma ferramenta que, segundo Daniel Silva, Diretor Pedagógico, “vem transformando a forma como nossos alunos aprendem disciplinas como Matemática, Física e Química.” A Trilha Edu não é apenas um aplicativo educacional, mas sim um componente central na metodologia de ensino do Colégio. Utilizando inteligência artificial (IA), a ferramenta oferece um tutor virtual personalizado que auxilia os alunos a superar desafios específicos e a consolidar conhecimentos de forma significativa.

“O grande diferencial da Trilha Edu está na sua capacidade de proporcionar um acompanhamento individualizado, respeitando o ritmo e as necessidades de cada aluno”, afirma o Prof. Anderson Garrido. “Essa personalização permite que nós, professores, possamos direcionar esforços de maneira mais eficaz, apoiando o desenvolvimento pleno de cada estudante.”

A equipe de educadores acredita que o uso responsável e estratégico da tecnologia pode ampliar significativamente o suporte a professores e alunos, favorecendo uma educação que valoriza as individualidades e potencializa o aprendizado. No entanto, como destaca Mardônio Neto, “é crucial que mantenhamos o foco nas pessoas e nas suas necessidades, garantindo que a inovação tecnológica sirva sempre ao propósito de uma educação humanizada.”  

Deputada Marta Gonçalves propõe criaçãodo Programa Estadual de Equoterapia

O Projeto de lei 646/2024, de autoria da deputada Marta Gonçalves, dispõe sobre a criação do Programa de Incentivo a utilização de Equoterapia como método terapêutico de habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida. A ideia é que esse programa funcione como política de educação inclusiva no ensino e aprendizagem no âmbito do Estado do Ceará. “A Equoterapia promove não apenas a reabilitação física, mas também benefícios emocionais e sociais, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos praticantes”, destaca a deputada.

Conforme o projeto, a Equoterapia é um método de reabilitação que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, voltado ao desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência e/ou com mobilidade reduzida. “O Programa Estadual de Equoterapia terá como objetivo proporcionar atendimento terapêutico a pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual e/ou com mobilidade reduzida, promovendo o desenvolvimento físico, psicológico, social e educacional dos praticantes”, disse.

O programa terá como diretrizes: a inclusão, com o atendimento prioritário das pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida, assegurando o acesso gratuito aos serviços de Equoterapia; disponibilização de uma equipe multiprofissional, composta por médicos, psicólogos, fisioterapeutas, pedagogos, profissionais de equitação, e outros profissionais capacitados, conforme as necessidades dos praticantes; cavalos treinados e aptos para a prática de Equoterapia, submetidos a exames veterinários regulares e mantidos em condições adequadas de saúde e bem-estar.

O atendimento deverá ser realizado com total segurança para praticantes e profissionais, incluindo o uso de equipamentos de proteção, instalações apropriadas e disponibilidade de atendimento médico
emergencial. Para sua realização, o Governo poderá realizar parcerias ou convênios com entidades públicas e privadas, organizações não governamentais, universidades, hospitais veterinários e centros de Equoterapia, visando à ampliação e qualificação dos serviços. O projeto será objeto de contante avaliação e monitoramento dos seus resultados.

Por fim, a proposta fixa que os Centros de Equoterapia, públicos ou privados, que participarem do Programa Estadual de Equoterapia deverão obter autorização da Vigilância Sanitária e cumprir as normas de higiene, sanidade animal e segurança exigidas por lei. “A Equoterapia é reconhecida como método terapêutico e educacional. O cavalo, com seu movimento rítmico e tridimensional, estimula a mente e o corpo do paciente, contribuindo para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização corporal, coordenação motora e equilíbrio. Portanto, a implementação deste programa é de extrema importância para garantir que todas as pessoas, independentemente de suas limitações, tenham acesso a métodos terapêuticos eficazes e humanizados, que promovam seu bem-estar e integração social”, conclui a deputada Marta Gonçalves.

Guanabara investe R$ 100 milhões na compra de 50 novos ônibus Double Deckers

A Guanabara, uma das principais empresas de transporte rodoviário do Brasil, anuncia a aquisição de 50 novos ônibus Double Deckers, com um investimento total de R$ 100 milhões. A compra faz parte da estratégia da empresa para aprimorar o conforto e a qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros. Esses veículos, todos na configuração 100% semi-leito, serão utilizados nas rotas do Nordeste em direção ao Centro-Oeste e ao Sudeste.

Os novos ônibus da Guanabara, fabricados pela Mercedes Benz, oferecem os mais avançados recursos de segurança e conforto. Eles vêm equipados com ar-condicionado, Wi-Fi, poltronas reclináveis com apoio para os pés, entradas USB e telas individuais. Além disso, possuem sistema de monitoramento por câmeras e GPS, garantindo ainda mais segurança durante as viagens.

Os novos veículos serão incorporados à frota da Guanabara até dezembro de 2024, reforçando as operações em rotas de longa distância. 

“Estamos sempre buscando maneiras de melhorar a experiência de nossos passageiros, e a aquisição desses novos ônibus faz parte desse compromisso. Com esses veículos, queremos proporcionar ainda mais conforto e segurança nas viagens, fortalecendo nossa posição de liderança no mercado rodoviário brasileiro”, destaca Rodrigo Mont’Alverne, diretor de marketing da Guanabara para a Região Nordeste.

Além de proporcionar mais conforto, a renovação da frota reflete o compromisso da Guanabara com a sustentabilidade. Os novos ônibus são equipados com motores de última geração, que emitem menos poluentes e consomem menos combustível, alinhando-se às práticas ambientais responsáveis que a empresa adota.

“Se somarmos todos os investimentos desse ano, são mais de R$ 100 milhões de reais na modernização da frota e aprimoramento da tecnologia”, ressalta Rodrigo Mont’Alverne.

Sobre a Guanabara

A Expresso Guanabara nasceu em agosto de 1992. Com sede em Fortaleza e atuação de Norte a Sul, a empresa interliga as principais capitais e cidades do país, chegando a mais de duas mil opções de destinos para seus passageiros. A busca pela excelência técnica, o elevado grau de comprometimento com seus funcionários e a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes renderam a Guanabara por duas vezes o título de melhor empresa de ônibus do Brasil, em 2013 e 2022, no Prêmio Maiores & Melhores do Transporte.

Em 2023, a Guanabara deu um grande passo rumo à expansão da operação pelo país. As empresas do setor rodoviário Real Expresso, Rápido Federal, UTIL, Viação Sampaio e Brisa passaram a adotar uma única identidade corporativa e hoje também fazem parte da marca Guanabara. São mais de 400 veículos de última geração, sintonizados com tecnologias de ponta em mecânica, design e conforto. Saiba mais em https://www.viajeguanabara.com.br/.

Senado realiza série de debates sobre o novo Plano Nacional da Educação a pedido do senador Flávio Arns

A Comissão de Educação e Cultura do Senado está realizando uma série de audiências públicas para discutir o Plano Nacional de Educação (PNE) 2024–2034, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). Nesta segunda-feira (2), representantes da educação pública defenderam um novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2024 a 2034 que ofereça “financiamento consistente” e que venha acompanhado da aprovação do Sistema Nacional de Educação (SNE). O debate, presidido pelo senador Flávio Arns (PSB-PR), membro da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ), foi o segundo da rodada de discussão sobre o tema. O novo PNE determinará as diretrizes para a educação nos próximos 10 anos.

Estão programadas dez audiências públicas para o segundo semestre deste ano, com a participação de especialistas, autoridades do governo, representantes de conselhos e universidades, além de associações e membros do ensino particular, bem como entidades que defendem minorias. A solicitação para discutir o tema foi de autoria do senador Flávio Arns.

“A educação é fundamental para o desenvolvimento sustentável e para a criação de uma sociedade mais justa. Com a revisão do Plano Nacional de Educação, nosso objetivo é não só alinhar as diretrizes às novas demandas do cenário educacional, mas também reforçar o compromisso com a qualidade e a equidade”, afirmou o senador Flávio.

O novo plano está no projeto de lei (PL 2.614/2024). O texto prevê 18 objetivos a serem cumpridos até 2034 nas áreas de educação infantil, alfabetização, ensinos fundamental e médio, educação integral, diversidade e inclusão, educação profissional e tecnológica, educação superior, estrutura e funcionamento da educação básica.

Sobre a FPeduQ

A Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) visa discutir no Congresso Nacional melhorias nos programas de acesso à educação, como Fies e Prouni, além da qualidade do ensino, inovação e tecnologia na educação, reforma tributária e outras pautas importantes.

O setor particular de ensino é responsável pela educação de mais de 15 milhões de brasileiros, dos quais 90% são das classes C, D e E. Além disso, é responsável por 77% dos alunos no ensino superior e 20% no ensino básico.

Presidida pelo deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), a Frente tem como vice-presidente na Câmara a deputada Socorro Neri (PP-AC). No Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) é o vice.

Casa de Vovó Dedé apresenta novo projeto: Arte e Convivência – fortalecendo laços familiares com música

A Casa de Vovó Dedé lança mais um projeto inovador: o Arte e Convivência. Esta nova iniciativa é voltada para o fortalecimento dos vínculos familiares por meio da educação musical.

O projeto conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, educadores musicais, assistentes sociais e musicoterapeutas, que utilizam a música como uma trilha afetiva para restaurar os laços familiares e promover uma convivência saudável.

Arte e Convivência é dividido em duas frentes integradas: cursos de instrumentos musicais e grupos de convivência. Nessas atividades, estudantes e familiares participam de ações que visam promover a integração social, a unidade familiar, a sensibilidade humanitária e a saúde mental. Esta tecnologia social é focada no fortalecimento dos laços familiares por meio do ensino de música.

As inscrições – gratuitas – para o Arte e Convivência já estão abertas até o dia 6 de setembro. Podem participar crianças a partir de seis anos e jovens de até 15 anos. Cada aluno inscrito deve indicar pelo menos um familiar para participar do projeto. Mais informações estão disponíveis exclusivamente pelo WhatsApp: (85) 98769-7341.

Sobre a Casa de Vovó Dedé

A Casa de Vovó Dedé, fundada em 1993 na Barra do Ceará, Fortaleza/CE, é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, dedicada à transformação social por meio da música, arte, cultura e tecnologia. Oferece, gratuitamente, cursos de formação musical, dança, comunicação e audiovisual para crianças e jovens de 6 a 29 anos em situação de vulnerabilidade. Com cerca de 1.400 beneficiados anualmente, a Casa promove educação inclusiva e capacitação, além de projetos voltados para famílias, com foco nas mulheres, fortalecendo o desenvolvimento humano e a igualdade social. Acreditando na arte como ferramenta de mudança, a instituição se alinha às diretrizes constitucionais, reafirmando seu compromisso com uma sociedade mais justa e inclusiva.

Para mais informações sobre projetos executados pela Casa de Vovó Dedé, acompanhe o Instagram (@casadevovodede), visite nosso site https://cvdd.com.br/ ou entre em contato através do WhatsApp (85) 98769.7341.

Serviço:

O quê: Inscrições (gratuitas) para o projeto Arte e Convivência

Público: crianças a partir de seis anos e jovens de até 15 anos.

Informações: exclusivamente pelo WhatsApp (85) 98769.7341

Preguiçolândia: Iguatemi Bosque recebe lançamento nacional do parque temático focado no ócio criativo

Firmando o pioneirismo e a referência em trazer novidades de lojas e atrações para Fortaleza, o Shopping Iguatemi Bosque recebe nesta sexta-feira, 30, o parque temático Preguiçolândia, que traz consigo o personagem da Sanrio, Gudetama. Esse é o primeiro parque da América Latina que aborda como referência o descanso e o ócio criativo com o carismático personagem asiático. A capital cearense foi a escolhida para o lançamento nacional da atração. 

“A Preguiçolândia contará com ativações de inúmeras experiências imersivas, como piscina de bolinhas, roletas, almofadas, puffs para descanso, karaokê, além de um chão em grama sintética, tudo pensado para o melhor relaxamento de quem passar pelo parque. O melhor de tudo, é que o público é convidado a usufruir de cada ambiente no seu tempo, valorizando o descanso e a arte de não fazer nada”, explica Elirdes Costa, gerente de marketing do Iguatemi Bosque. 

Para quem se interessar em adquirir os produtos do personagem Gudetama, haverá também uma loja oficial dentro do parque onde serão vendidos itens como camisas, almofadas, canecas, bottons e outros acessórios. Além disso, será possível encontrar um ambiente para compra de refeições típicas da origem do personagem, com os clássicos do macarrão instantâneo. 

Quem é Gudetama

O personagem trata-se de um ovo preguiçoso que não se desenvolveu para um pintinho. Gudetama foi criado pelos estúdios Sanrio, os mesmos criadores da Hello Kitty. Sendo um sucesso há anos na Ásia, o personagem chegou na América Latina em 2022 com uma série da Netflix. O seu primeiro parque temático, a ‘Preguiçolândia’, é assinado pela agência Baladeira.Lab, que adquiriu licença nacional, este ano, para criação do ambiente. O parque entra em turnê a partir desta sexta-feira, 30, iniciando pelo Iguatemi Bosque, onde fica até o próximo dia 30 de setembro, e depois segue para mais 16 shoppings de todo o Brasil. 

O ovinho tem como bordão ‘Só mais cinco minutinhos’, fazendo referência a precisar descansar mais um pouco. E apesar de ter aparência de um personagem infantil, Gudetama traz em sua animação reflexões sobre as perspectivas da vida adulta e a importância da prática do ócio e do descanso para a saúde. 

O Superintendente do Iguatemi Bosque em Fortaleza, Wellington Oliveira, fala das expectativas de receber novamente uma atração inédita do shopping. “Somos um shopping que busca ir além do comum, sempre trazendo novidades e inovação para nosso público. Quando pensamos em trazer algo ao nosso mall é sempre focado nas necessidades dos clientes. Não por acaso, fomos pela 17° vez o shopping mais lembrado e querido do Ceará pela pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024”, afirma.

Ócio criativo

O ócio é conhecido pela população como a prática de descansar e não fazer nada, mas o que poucas pessoas sabem é da existência do ócio criativo, que nada mais é que uma pausa para estimular a criatividade através de atividades relaxantes em ambientes que trazem inspiração para o indivíduo. 

Momentos de atividades como caminhar, contemplar a natureza, ler um livro que gosta, todas essas são práticas de ócio criativo que propiciam o desenvolvimento de ideias e soluções originais e inovadoras.

Essa foi a ideia por trás da criação do parque Preguiçolândia no qual as pessoas podem ir ao shopping por diversos motivos, além de resolver alguma demanda do dia a dia, convidando-as também para relaxar da correria da rotina. Com a chegada do setembro amarelo e a campanha da importância dos cuidados com a saúde mental, a prática de atividades de relaxamento são fundamentais para o bom funcionamento humano. O Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é o país mais ansioso do mundo, com cerca de 9,3% da população sofrendo de ansiedade patológica. 

Segundo a gerente de marketing, a ideia do parque é trazer as pessoas para descansar no shopping. “Recebemos diariamente todos os tipos de públicos, muitos vem ao shopping com algum motivo específico, seja de trabalho ou pessoal, e queremos convidar essas pessoas para olhar o Iguatemi com outros olhos, como um espaço também de descanso, relaxamento e até estimulação do ócio criativo. Aqui, podemos descansar um pouco no parque e sair do shopping mais leve, com ânimo e até quem sabe, com novas ideias para encarar a rotina”, pontua.

Serviço 

Iguatemi Bosque na Preguiçolândia 

Dia: 30/08 à 30/09 das 10h às 22h

Onde: Praça do Sertanejo, Piso L1, próximo às Americanas

Entrada gratuita