AJE Fortaleza realiza almoço empresarial com CEO da Positive Company

Na última sexta-feira, 20, a Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE Fortaleza) promoveu mais uma edição de seu tradicional almoço empresarial. O encontro contou com a presença de Rodrigo Carvalho, CEO e Co-fundador da Positive Company, uma das principais plataformas de alimentação saudável do Brasil. O evento, realizado no restaurante Frederico Beira-Mar, reuniu diversos empresários locais interessados em conhecer estratégias de crescimento e inovação no mercado de alimentação saudável.

Durante sua apresentação, Rodrigo Carvalho destacou sua trajetória profissional e o papel da Positive Company no fomento de uma alimentação mais saudável e acessível no país. O CEO também compartilhou insights sobre gestão empresarial, inovação e os desafios enfrentados no processo de expansão de negócios no setor de alimentação.

“Este foi um momento de muito aprendizado para todos os presentes. Rodrigo trouxe uma visão inovadora e mostrou como uma gestão estratégica pode transformar empresas e setores inteiros, como é o caso da Positive Company. Para os jovens empresários, ouvir uma história de sucesso como essa é uma fonte de inspiração”, comentou Lucas Melo, coordenador geral da AJE Fortaleza.

Ação de limpeza e revitalização é realizada em terreno onde foram encontradas Jandaias, ave símbolo do Ceará e ameaçada de extinção

Ação foi apoiada pelo Parque Arvorar que promove conservação e educação ambiental

Espécie considerada um dos símbolos do Ceará, a Aratinga Jandaya, ou Jandaia-Verdadeira, que está na Lista Vermelha de espécies ameaçadas de extinção da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), foi recentemente encontrada, por biólogos, em um bairro de Fortaleza, e mobilizou, na manhã desta sexta-feira (20), uma ação de limpeza e revitalização do local, promovida pela Associação de Moradores do Vila Verde (Amoviver), com apoio de instituições e do Arvorar, novo parque temático do Beach Park que promove a conservação e a educação ambiental, a ser inaugurado em breve para o público, em Aquiraz.

O mutirão de limpeza contou com a participação de moradores do bairro e voluntários das instituições. O objetivo foi remover os resíduos que podem afetar o bem-estar da espécie, além de preservar a vegetação nativa do local e alertar as pessoas sobre o descarte incorreto de resíduos. Durante a ação, foram distribuídas garrafas de água para os voluntários, luvas e sacos plásticos para a coleta do lixo. O material utilizado na ação foi doado pelo Arvorar.

De acordo com a bióloga que identificou a presença da ave no local, Suzete Bastos, cerca de 20 jandaias estão no local, que também é um ponto de lazer dos moradores. Os ninhos foram feitos em ocos de carnaúbas, árvore também considerada símbolo do Ceará. Representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Semace também estiveram no local para observar as aves e planejar possíveis medidas de educação ambiental e fiscalização. As autoridades alertam para o não aprisionamento dos animais, tendo em vista que a captura é a principal ameaça para a espécie.

A Jandaia-verdadeira é uma das espécies escolhidas para iniciar o Projeto Refauna Arvorar. A iniciativa, realizada em parceria com as ONGs Associação Caatinga e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), tem por objetivo o repovoamento de aves nativas do Ceará ameaçadas de extinção, começando com a Jandaia-verdadeira (Aratinga jandaya) e o Periquito Cara-Suja (Pyrrhura griseipectus). A Jandaia-verdadeira ainda ilustra um grande portal esculpido pelo artista cearense Narcélio Grud, que recepciona os visitantes, na entrada do Parque.

A missão do Arvorar é manter a conservação das espécies presentes no parque, principalmente aqueles que não possuem condições de retorno ao ambiente natural. O Arvorar tem a capacidade de receber animais de qualquer parte do Brasil, valorizando a biodiversidade e respeitando todas as instalações adequadas e protocolos sanitários. As espécies são alocadas de acordo com o porte e ambientação de cada aviário, buscando sempre o mais próximo do ambiente natural.

No Parque Arvorar, os animais provenientes de apreensões, vítimas de tráfico e maus-tratos são tratados física e comportamentalmente nos bastidores. Aqueles avaliados pelo órgão competente de que estão aptos à soltura são encaminhados para instituições parceiras para passarem pelo processo de reabilitação e retorno ao ambiente natural. 

O local possui uma estrutura completa para o atendimento dos animais, com equipamentos de ponta para realizar diversos procedimentos, como exames de sangue, ultrassom e raio-x, atuando como ponto de apoio no cuidado com a fauna local. O parque oferece apoio e suporte técnico para animais que são encaminhados ao parque pela Semace, órgão responsável pela destinação da fauna apreendida e resgatada do tráfico de animais. Para desenvolver todo o trabalho de atendimento ao público e aos animais, o parque conta com uma equipe multidisciplinar de 64 colaboradores, incluindo veterinários, biólogos, zootecnistas, educadores ambientais e cuidadores de animais.

Sobre o Beach Park  

Com 39 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia de Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza/Ceará, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro.

O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work. Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park e o Beach Park Studios – estúdio de animação próprio.