Inova Talentos: empresas e instituições podem desenvolver projetos com o apoio de profissionais qualificados

Empresas, instituições e entidades catarinenses terão mais uma oportunidade de desenvolver projetos inovadores contando com o apoio de profissionais qualificados. Nesta quarta-feira, 25, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), lançaram um novo edital do Programa Inova Talentos. A chamada pública 54/2024, possibilita que profissionais graduados atuem como bolsistas no desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) em empresas, Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) e entidades do Terceiro Setor.

As propostas apresentadas podem ser de inovação em produtos, em processos, organizacional, em design, em marketing ou em modelo de negócios. Para participar do edital, a empresa, ICT ou entidade do Terceiro Setor preciso primeiro registrar o interesse no programa junto ao IEL/SC, por meio do site http://ielsc.org.br/inovatalentos ou do e-mail inovatalentos@ielsc.org.br.  O Instituto fará a assessoria técnica e o acompanhamento da submissão da proposta na plataforma da Fapesc.

O Programa Inova Talentos é desenvolvimento há mais de 10 anos, em edital de fluxo contínuo. Na chamada pública 54/2024, os projetos selecionados poderão contar com profissionais graduados que tenham experiência profissional e em projetos de pesquisa, desenvolvimento ou inovação, que atuarão como bolsistas pelo período de 12 meses, com bolsa prorrogável por mais 1 ano. O valor da bolsa varia conforme a experiência do profissional e as empresas inscritas estão regradas ao edital.  

A presidente interina da Fapesc, Valeska Tratsk, explica que a parceria com o IEL pretende oferecer para as empresas de diversos portes, instituições e entidades, a possibilidade de inserir pesquisadores no desenvolvimento de projetos inovadores. “Ajudamos a mapear o profissional que a empresa precisa para desenvolver um projeto de PDI. Ele entra como bolsista e dessa forma, a empresa terá um pesquisador qualificado para o desenvolvimento de seu projeto, que com certeza irá colaborar para um retorno maior em produtividade e lucros. Essa parceria é surpreendente e depois do profissional passar pelo período de bolsista, temos registro de que 60% são contratados como CLT”, afirma Valeska.

Chef Executivo do restaurante Mangue Azul é eleito “Chef do Ano” pela Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará

Uma noite de celebração na gastronomia cearense, foi o que aconteceu na última terça-feira (24), quando o chef Moisés Batista, do Restaurante Mangue Azul, recebeu o troféu “Faca de Ouro” em decorrência de ter sido eleito “Chef do Ano” pela Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC). A cerimônia ocorreu no auditório da Faculdade Uninassau, reunindo os principais nomes da culinária local.

Com apenas 33 anos, Moisés Batista, formado em cozinha pelo Senac RN, já possui 12 anos de experiência em renomadas cozinhas profissionais. Semifinalista do MasterChef Profissional 2023, ele assumiu o comando do Mangue Azul neste ano e rapidamente conquistou o paladar dos fortalezenses.

Sua humildade e reconhecimento ao trabalho coletivo refletem sua filosofia de cozinha. “Esse prêmio é nosso. Por trás de um grande chef sempre existirá uma grande equipe. Sou muito grato a integrante da nossa equipe”, disse ele. 

0 Chef  Luciano Ferreira, vice-presidente da ACC, destacou a importância da premiação: “É um reconhecimento ao que ele faz, ao que ele representa para a nossa gastronomia. Valorizamos chefs que trazem qualidade e sabor aos pratos, que também valorizam insumos locais e têm um compromisso social.”

Moisés se destacou não apenas pela excelência culinária, mas também por sua capacidade de integrar ingredientes locais e contar a história da gastronomia cearense através de suas criações. “Essa conquista marca um passo significativo na carreira promissora de Moisés e reafirma nosso compromisso na busca constante de uma verdadeira gastronomia cearense. E o Restaurante Mangue Azul, que desde sua abertura enfatizou sua cozinha liderada por Chef Profissional, se sente muito orgulhoso de mais esta premiação ao Moisés que inclusive estará lançando na primeira quinzena de outubro seu novo menu”, afirma André Bichucher, Chef-Proprietário do Mangue Azul.

Serviço

Restaurante Mangue Azul
Rua Professor Dias da Rocha, 987 – Aldeota

Horário de funcionamento:

Almoço:
Terça a sexta-feira: 12h às 15h30
Sábado e domingo: 12h às 16h
*Última entrada e encerramento da cozinha: 1h antes

Jantar:
Terça a quarta-feira: 19h às 23h30
Quinta-feira a sábado: 19h à 00h30
*Última entrada e encerramento da cozinha: 1h30 antes

Rodrigo Sant’Anna apresenta novo show de stand-upno Theatro Via Sul

O humorista Rodrigo Sant’Anna traz seu mais recente espetáculo, “Atazanado”, para o palco do Theatro Via Sul neste fim de semana. As sessões acontecem no sábado (28), às 21 horas, e no domingo (29), às 20 horas.

Conhecido por sua versatilidade, Rodrigo interpreta cinco personagens hilários, levando o público a mergulhar em suas histórias cômicas. Entre os tipos apresentados, está uma mãe rica que precisa cuidar dos filhos após a folga da babá, um carnavalesco confuso em busca de componentes para suas alas e até um peru de Natal que volta do além como um encosto.

Além dos personagens, o espetáculo é costurado por momentos de stand-up, onde Rodrigo compartilha situações engraçadas do dia a dia, provocando risos ao abordar os desafios da vida moderna. O show promete uma comédia envolvente, refletindo sobre a vida cotidiana de maneira divertida e irreverente.

Com duração de 60 minutos e classificação etária de 16 anos, o espetáculo tem texto colaborativo de Mariana Rebelo, Herton Gustavo Gratto e Guilherme Henrique, com direção de João Fonseca e produção de Claudio Tizo.

Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e no site oficial do Theatro Via Sul.

Prêmio Fortaleza do Empreendedorismo 2024 elege as três vencedoras

Realizado pelo Instituto Dr. Albino Nogueira (Idan), o Prêmio Fortaleza do Empreendedorismo 2024 premiou, ontem (25/09), Microempreendedores Indisviduais (MEIs), Microempresas e Pequenas Empresas da Capital que se destacaram nas categorias Impacto Socioambiental, Liderança Feminina e Maior Crescimento. A cerimônia de premiação foi realizada no auditório do Manhattan Square Garden, na Aldeota, e os concorrentes foram julgados por uma Banca Avaliadora formada por membros de médias e grandes empresas, consultores, entidades e órgãos expressivos no mercado profissional fortalezense.

Ao todo foram 328 inscritos, 11 finalistas e 3 ganhadores. As premiadas foram: Meu Eco – Cosméticos Naturais, Brunna Angelica Evarista da Silva, vencedora categoria Impacto Socioambiental; Tasquinha Português, Irismaria Mendes Gomes de Araújo, vencedora da categoria Maior Crescimento e Diana Dias Dindin Gourmet, Diana Dias da Cruz, vencedora da categoria Liderança Feminina. O primeiro colocado em cada uma das categorias recebeu um troféu e um diploma como também ganhou um curso de marketing digital, um Smartphone Motorola Moto G04S 4G Grafite 128GB, Tela 6,6″, 4GB + 4GB RAM Boost, Câmera de 50MP, um Ring Light Led 26cm com Tripé 210cm e uma reportagem no O Otimista.

Para Maurício Júnior, representante do Idan, o Prêmio Fortaleza do Empreendedorismo tem o papel de contribuir para a criação e para a solidificação da cultura empreendedora em Fortaleza. “Na hora que a gente reconhece e identifica, seja um pequeno empresário, seja um pequeno empreendedor, seja alguém que tem uma MEI, as características que fazem alguém ser empreendedor, – que foi o que procuramos na pesquisa, – valorizamos exatamente o que há de diferencial em cada um. Ser empreendedor, antes de mais nada é ser otimista, é olhar para os desafios que cada um encontra a cada passo de ser empreendedor, a cada passo de fazer um novo negócio. Se você não for otimista, você não consegue andar. Este prêmio valoriza este olhar, quem alcançou este espaço e valoriza a cultura do empreendedorismo no Ceará”, afirma.

Aline Cordeiro, administradora, consultora, especialista em pequenos negócios e palestrante da noite, disse que de uma forma muito feliz, analisou cada uma das experiências de negócios. “Nos deparamos com negócios extremamente ricos e poderosos em relação a mudanças no seu setor econômico, a transformações de vidas. Enquanto a gente fala de um negócio, a gente está falando de transformação de vida do empreendedor e transformação da comunidade onde este negócio se localiza. Além disso, há algo muito importante que a gente tem que lembrar, sempre que tocamos em pequenos negócios, pois eles movem este país, o nosso estado, movem a nossa cidade, Fortaleza”, enfatiza a especialista.

Rodrigo Nogueira, secretário do Desenvolvimento Econômico, que também participou da premiação, destacou que Fortaleza é a cidade que mais incentiva o empreendedorismo no Brasil, de acordo com o Prêmio Connected Smart Cities recebido recentemente, pela segunda vez consecutiva. “É muito importante a gente saber que está sendo realizado um bom trabalho; que lideramos o Norte e Nordeste como a cidade que mais gera emprego, temos 54% dos empregos gerados no Ceará, em Fortaleza. A melhor premiação para nós é ver o nosso povo empregado, representarmos a menor taxa de desemprego de todas as capitais no Nordeste. É muito bom ver nossas pessoas sendo reconhecidas”.

Polo da Moda do Jóquei Clube recebe intervenções do Meu Bairro Empreendedor

A Prefeitura de Fortaleza concluiu, nesta quinta-feira (26/09), as obras do projeto Meu Bairro Empreendedor, no bairro Jóquei Clube. A localidade, famosa por concentrar diversas atividades econômicas, recebeu intervenções com objetivo de estimular ainda mais o empreendedorismo e a geração de renda da região. Ao todo, mais de 7 mil metros quadrados de área foram urbanizados.

O projeto contemplou as Ruas do Campo e Guarani, também conhecidas como Polo da Moda do Jóquei Clube, que receberam obras de urbanização completa com pavimentação em piso intertravado, mobiliários urbanos, nova iluminação, áreas de convívio e recreação, além da reforma da praça existente, que recebeu piso intertravado, playground, reforma da quadra poliesportiva, arborização, bancos e 60 vagas de estacionamento.

As intervenções foram executadas pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), e contaram com um investimento de R$ 2 milhões.

“Esse é o 10º bairro que recebe o projeto Meu Bairro Empreendedor e desde o início das obras aqui nós já percebemos que os comerciantes também passaram a reformar suas lojas, trocando letreiros, para receber esse novo espaço. É um projeto que valoriza o comércio local, o bairro, aumenta a autoestima do comerciante e dos moradores que passam a comprar mais aqui”, afirma Roberto Resende, titular da Infraestrutura.

A comerciante Jordânia Rodrigues, dona de uma loja na Rua do Campo, foi uma das beneficiadas pelo projeto. Ela, que abriu seu ponto durante a pandemia, tem percebido uma melhora na movimentação, fruto dos investimentos na economia local e nos microempreendedores.

“Aqui precisava muito dessa obra. O espaço estava muito feio, abandonado, e não atraía compradores. Essa obra veio para melhorar tudo. A noite, principalmente, já está bem movimentado”, conta ela.

Projeto Meu Bairro Empreendedor
O projeto Meu Bairro Empreendedor tem por objetivo fomentar ações para o desenvolvimento econômico local, integrado e sustentável em bairros de Fortaleza, por meio da implantação da Rua do Comércio. O investimento total do projeto é de R$ 30 milhões, beneficiando aproximadamente 265 mil pessoas.

“Onde esse projeto chega, ele muda a rotina da região e a vida dos comerciantes e moradores do entorno, melhorando o comércio e valorizando o entorno. Ficamos muito felizes de ver a diferença desse espaço antes e depois das obras”, celebra Rodrigo Nogueira, titular do Desenvolvimento Econômico.

A iniciativa, que reúne ações de empreendedorismo, urbanismo e mobilidade, já contemplou 10 bairros como: Bom Jardim, Serviluz, Vicente Pinzon, Vila Velha, José Walter, Pirambu, Messejana, Parque Santana (Mondubim), Aldeota e Jóquei Clube. Atualmente, a Prefeitura de Fortaleza executa as obras do projeto em mais dois bairros da cidade, são eles: Jangurussu e Planalto Ayrton Senna.

Operação da Iguá no Rock in Rio mobiliza 160 profissionais e atende 700 mil visitantes com distribuição de água e vaporizadores refrescantes

Rio de Janeiro, setembro de 2024 – Pela segunda vez, a Iguá Rio participou do Rock In Rio com iniciativas focadas no bem-estar das mais de 700 mil pessoas que circularam pela Cidade do Rock nos sete dias de evento. A concessionária de saneamento que atende a 19 bairros na Zona Oeste do Rio de Janeiro enfrentou o desafio de combater o calor característico da cidade com distribuição de água potável e uso de vaporizadores refrescantes, que atenderam às multidões, nas filas e nas grades, especialmente nos horários de maior calor.

A concessionária disponibilizou 120 mil litros de água potável, distribuídas diretamente ao público pelos aguadeiros em 600 mil copos biodegradáveis. A Iguá foi responsável também pelo fornecimento de toda a água que chegou à cidade do Rock, usada nos bebedouros fixos, banheiros, áreas de alimentação, área VIP, estruturas operadas pelo próprio Rock In Rio.

Para Leonardo Soares, Diretor de Assuntos Corporativos da Iguá, a operação em um festival da magnitude do Rock In Rio é um grande desafio. “Só na cidade do Rio de Janeiro, a Iguá atende a mais de um milhão de pessoas. Durante os dias de evento, simultaneamente, atendemos aos nossos clientes e a um espaço que chega a reunir cerca de 100 mil pessoas por dia. Executar a operação na Cidade do Rock é realmente como atender, por um curto período, a mais uma cidade. A participação no Rock in Rio é uma oportunidade de a Iguá demonstrar na prática a capacidade de gestão em um evento de grande porte, testando a robustez de seus sistemas de distribuição de água em condições de demandas atípicas.”, comenta.

Para garantir a eficiência operacional necessária para a realização de um evento do porte do Rock In Rio, foram mobilizados 160 profissionais. Só para a distribuição de água potável em pontos móveis, foram 60 pessoas por dia. Nos bastidores, foram 100 pessoas envolvidas nas operações de engenharia, água, esgoto e eletromecânica, muito antes do primeiro show e acompanharam em tempo real a eficiência da operação, a partir de um Centro de Controle de Operações Móvel montado na Cidade do Rock.

Além de promover bem-estar e sustentabilidade, a parceria com o Rock In Rio é um catalisador econômico para a Zona Oeste do Rio. A Iguá já investiu mais de R$600 milhões na região desde o início da concessão, com parte significativa desse montante voltada para aprimoramento das redes de distribuição e ampliação da infraestrutura de saneamento. “Somos entusiastas de eventos do tipo, que atraem negócios, impulsionam o turismo e geram empregos para a região. Eles trazem grande retorno econômico e reforçam a importância de um sistema de saneamento resiliente e eficiente para o desenvolvimento local”, conclui Leonardo Soares.

Sobre a operação da Iguá no Rio de Janeiro 

A partir de um contrato de concessão de 35 anos, a Iguá atende, desde 2022, a cerca de 1,2 milhão de pessoas na região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, e nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense. Nos primeiros dois anos, os focos da companhia foram em eficiência operacional e qualidade de atendimento, com investimentos robustos em tecnologia e inovação. 

Nos primeiros dois anos de operação, foram realizados aportes de mais de R$ 500 milhões no estado. Em 35 anos, as regiões atendidas pela concessionária receberão R$ 2,1 bilhões, que serão investidos em projetos desenvolvidos para promover melhora considerável na qualidade de vida da população. A Iguá tem o propósito de colaborar com a universalização do acesso a água e saneamento básico e trabalha todos os dias para entregar aos seus clientes um serviço de excelência, pautado pela transparência.


Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento atua na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 27 municípios, de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 16 operações que beneficiam 3 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência de gerenciamento do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2023, ranking nacional que avalia a relação com startups. Recebeu duas certificações das normas ISO (International Organization for Standardization) ISO 37001 e 37301 – que abrangem, respectivamente, Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance, reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados nas operações. Ainda em 2023, a companhia foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.

Reforma Tributária: Senador Izalci Lucas apoia revogação de urgência da tramitação do projeto no Senado

O senador Izalci Lucas (PL-DF), integrante da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ), manifestou apoio à revogação da tramitação em regime de urgência do projeto que regulamenta a Reforma Tributária no Senado. A medida foi defendida por Izalci com o objetivo de garantir uma discussão mais aprofundada e democrática sobre os impactos que a proposta poderá causar, especialmente no setor educacional e em outros serviços essenciais.

Izalci Lucas, que tem atuado em defesa da educação e da economia, ressaltou a importância de um amplo debate com a sociedade, especialistas e setores produtivos antes da aprovação da Reforma. “A Reforma Tributária é fundamental para o país, mas precisamos de tempo para analisar minuciosamente todas as suas implicações. A pressa na tramitação pode comprometer setores sensíveis, como o da educação particular, que já enfrenta desafios financeiros e pode ser impactado por mudanças na tributação”, afirmou o membro da FPeduQ.

Izalci se soma a outras lideranças do Senado que estão atuando para que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, retire o pedido de urgência da regulamentação da reforma tributária (PLP 68/2024). Como não foi votado no prazo de 45 dias, o projeto tranca a pauta do Plenário desde a última segunda-feira (22).

A proposta de reforma tributária visa reestruturar o sistema tributário nacional, impactando diretamente diversos segmentos, incluindo a educação particular. O parlamentar ressalta que a educação particular desempenha um papel essencial no país, oferecendo ensino de qualidade e complementando o sistema educacional público.  “Precisamos construir uma reforma que promova crescimento econômico, mas que também preserve direitos fundamentais, como o acesso à educação de qualidade”, frisou Izalci Lucas.

A proposta de regulamentação da reforma tributária prevê a redução de 60% da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) para serviços educacionais, a continuidade do Programa Universidade para Todos (PROUNI) e a imunidade dos livros com crédito nas operações anteriores. 

Sobre a FPeduQ

A Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) visa discutir no Congresso Nacional melhorias nos programas de acesso à educação, como Fies e Prouni, além da qualidade do ensino, inovação e tecnologia na educação, reforma tributária e outras pautas importantes.

O setor particular de ensino é responsável pela educação de mais de 15 milhões de brasileiros, dos quais 90% são das classes C, D e E. Além disso, é responsável por 77% dos alunos no ensino superior e 20% no ensino básico.

Presidida pelo deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), a Frente tem como vice-presidente na Câmara a deputada Socorro Neri (PP-AC). No Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) é o vice.

Uso da Nuvem proporciona melhoria de performance e faz “TI como serviço” ganhar espaço

Um estudo da McKinsey mostra que a computação em Nuvem pode gerar US$ 3 trilhões com redução e otimização de custos, ganhos na produtividade e, principalmente, na geração de novos modelos de negócios até 2030. A utilização demonstra o quanto a Tecnologia da Informação vem ganhando espaço como serviço. Atenta a isso, a Lanlink, empresa com mais de 35 anos na área de TI, vem orientando empresas em relação aos benefícios obtidos pela utilização da Nuvem, como melhoria de performance.

O Gestor de Cloud da Lanlink, Diogo Bacelar, explica que a Nuvem mudou a visão de diversas empresas, que consideravam a TI como um custo. “Antigamente investir em tecnologia implicava em grandes investimentos iniciais para fornecer estrutura física para seus sistemas. Com a Nuvem, abriu-se a possibilidade destes sistemas operarem em um local externo que é certificado e ser escalado sob demanda, modelo de contratação conhecido como pay-as-you-go ou pago pelo uso”, explica.

Nuvem e performance

Para explorar bem o potencial da Nuvem, Diogo Bacelar recomenda o apoio de empresas especializadas em TI. Por meio do trabalho delas, é possível potencializar os benefícios por meio de configurações e parametrizações mais assertivas, pacotes diferenciados de serviços, consultoria para reduzir custos e até facilidades no recolhimento de impostos. O gestor de Cloud da Lanlink enumera benefícios de performance obtidos com a Nuvem:

·       Utilização de serviços de baixa e alta performance sob demanda;

·       Possibilidade de automatizar o crescimento e decrescimento da capacidade;

·       Desenho de projetos para expansão sazonal;

·       Benefício financeiro;

Caso em hospital da Paraíba

Um exemplo de ganho de performance com a Nuvem é o Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa (HELP).  A instituição realiza atendimentos pelo SUS, particular e convênio, e também investe em pesquisa e filantropia, por meio da Fundação Pedro Américo, beneficiando milhares de paraibanos.  Por meio do trabalho da Lanlink, a empresa migrou toda a sua estrutura física de dados para a nuvem pública.

O projeto utilizou a OCI (Oracle Cloud Infrastructure), nuvem com serviços de missão crítica contratada, e entregou uma infraestrutura que permite a implantação do ERP (planejamento de gestão hospitalar) MV Soul e diversas aplicações secundárias. O ambiente foi criado em três dias.

A utilização da nuvem permitiu melhoria da eficiência operacional, na proteção de dados sensíveis, no cumprimento das regulamentações e na oferta de um atendimento de qualidade aos pacientes. O ERP integrou todas as funções e processos em um único sistema, reduzindo o tempo gasto em tarefas administrativas manuais e evitando erros de dados. Isso permite que informações críticas, como registros médicos, informações de pacientes, inventário de suprimentos e folha de pagamento possam ser acessadas de forma rápida e precisa. O hospital reduziu ainda os custos associados à compra, manutenção e atualização de infraestrutura de TI interna – pagando apenas pelos recursos de nuvem que consomem, eliminando os custos fixos.

Sobre a Lanlink

A Lanlink, parceira Microsoft há mais de 30 anos e atua no mercado nacional há 35 anos,  tem como objetivo contribuir com a competitividade e consequente sucesso de seus clientes, e conta com o apoio de mais de 1200 colaboradores, tendo sido eleita pela 7ª vez uma das melhores empresas para trabalhar no Ceará pelo prêmio GPTW- Great Place to Work. Atua em todo território nacional com centenas de organizações públicas e privadas no desenvolvimento de estruturas de TI, Dados e Inteligência Artificial, Produtividade, Automação e Suporte Individualizado com ferramentas inovadoras e garantindo a segurança nos processos corporativos. A Lanlink possui duas importantes certificações concedidas pela Microsoft: “AI and Machine Learning in Microsoft Azure” e “Azure Expert Managed Services Provider (MSP)”.

Via Sul Shopping tem programação musical e atividadespara toda a família neste fim de semana

O Via Sul Shopping preparou uma programação especial para o fim de semana, reunindo música ao vivo, atividades interativas e diversão para todas as idades. Na sexta-feira (27), o projeto “Seu Talento no Via Sul” traz a cantora Luma Bela, que apresenta um cover da icônica Amy Winehouse. O show começa às 19h30, proporcionando uma noite repleta de clássicos inesquecíveis.

No sábado (28), a diversão continua com uma atividade infantil promovida pela Rihappy, das 16h às 18h, dedicada aos fãs de Pokémon. Durante o momento, os participantes poderão trocar cards e mergulhar nesse universo.

No domingo (29), para encerrar o fim de semana, o shopping recebe Carlos Maia com um repertório de pop rock nacional e internacional. O show terá início às 18h, prometendo uma apresentação vibrante para os amantes do gênero.

Serviço:

  • Sexta-feira (27): Show com Luma Bela (cover Amy Winehouse) – 19h30
  • Sábado (28): Atividade infantil da Rihappy (troca de cards de Pokémon) – 16h às 18h
  • Domingo (29): Música com Carlos Maia (pop rock nacional e internacional) – 18h

Local: Praça de Alimentação do Via Sul Shopping (Av. Washington Soares, 4335 – Lagoa Sapiranga)
Entrada gratuita

Dasart será a primeira incorporadora do Brasil a oferecer energia limpa com descontos para moradores de seus empreendimentos

Com investimentos de R$ 60 milhões até o final de 2024, a Dasart se tornará a primeira incorporadora do Brasil a oferecer energia limpa com descontos na conta de luz para os moradores e áreas comuns de seus empreendimentos. A empresa firmou uma parceria estratégica com a Sunne para disponibilizar energia solar por assinatura, utilizando a energia gerada nas fazendas solares da Nortis Energia, uma empresa do Grupo Dasart focada em energias renováveis.

Diferente de outros modelos em que a construtora instala painéis solares diretamente no empreendimento, a Dasart optou por desenvolver suas próprias usinas e oferecer energia por assinatura. Os clientes poderão usufruir de descontos representativos, que podem chegar a até dois meses de energia por ano, ou cerca de 15%, sem precisar investir e gastar com manutenções em sistemas solares individuais. 

Nesta modalidade, os clientes continuarão conectados à rede da ENEL, garantindo segurança no abastecimento enquanto recebem energia renovável. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) contabiliza 362 mil residências e estabelecimentos conectados a esse tipo de serviço e uma capacidade instalada de 1,2 GW (gigawatts). Atualmente, todos os canteiros de obra da Dasart já são abastecidos nesse modelo de energia.

A Sunne, pioneira em energia por assinatura no Brasil e líder na gestão de usinas renováveis, com 7 anos de atuação e mais de 400 usinas sob gestão, celebra a iniciativa. “Nossa missão sempre foi promover o acesso à energia renovável, e esta parceria permitirá ampliar nosso impacto na região, unindo inovação e novos modelos de negócios, como o ‘streaming’ de energia solar remota para empreendimentos imobiliários”, afirma Yuri Frota, CEO da Sunne.

Atualmente, a Nortis Energia opera usinas em Missão Velha, Amontada e Mombaça, no Ceará, com capacidade instalada prevista para atingir 15 MWp até o final do ano.

Vitor Frota, CEO do Grupo Dasart, antecipa que a Nortis Energia está planejando investimentos significativos em suas usinas solares nos próximos anos. “Este investimento não apenas estimulará a economia local, mas também contribuirá para a redução das emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se aos objetivos de sustentabilidade global da ONU. Com esta iniciativa, a Dasart reforça seu compromisso com a inovação e sustentabilidade, proporcionando aos seus clientes uma solução de energia renovável que é tanto economicamente vantajosa quanto ambientalmente responsável, refletindo os valores de suas construções”, explica.