Muito além do “Setembro Amarelo”: ações com foco em saúde mental ganham espaço no Brasil

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS (2019), são registrados no Brasil cerca de 14 mil suicídios por ano, embora os números estejam diminuindo pelo mundo, países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar. É a quarta causa principal de mortes entre jovens de 15 a 29 anos, depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

Ainda segundo a OMS, é um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, gêneros, culturas, classes sociais e idades. Praticamente 100% de todos os casos estavam relacionados às doenças mentais, em especial aquelas não diagnosticadas ou tratadas incorretamente, cuja maioria poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Nesse caminho, ações relacionadas a saúde mental têm ganhado muito espaço no Brasil, indo muito além do tradicional “Setembro Amarelo”. A Share Student Living, por exemplo, destaca seu compromisso com ações contínuas na promoção da saúde mental dos residentes, a maior parte universitários na faixa entre 18 e 24 anos. A empresa, especializada em moradias estudantis, possui uma série de iniciativas que extrapolam o ambiente acadêmico, sendo a principal a oferta de suporte psicoterápico.

Também há workshops sobre gestão de estresse e ansiedade, e outras atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades emocionais que ocorrem ao longo do ano visando o bem-estar e a formação integral dos cerca de 1.800 residentes que vivem nas unidades em São Paulo e no Rio Grande do Sul. As altas taxas aferidas pela OMS e em outros estudos com foco em saúde mental demonstram a importância de intervenções específicas, que devem incluir desde acompanhamento psicoterápico até estratégias para a prevenção de situações graves, como o suicídio, alerta Rozane Fialho, CEO da plataforma Rede Psicoterapia e mentora de psicólogos clínicos, que também atua com assessoramento acadêmico na Share SL.

Bem-vindos aos tempos de mudanças

Rozane explica que o ciclo universitário é um período de várias mudanças na vida dos estudantes, que passam a enfrentar desafios como a adaptação a novos ambientes e a pressão acadêmica. Muitos também precisam lidar com a distância de suas famílias quando trocam de cidade para estudar. “É uma grande mudança. Eles começam a fazer a gestão da própria vida, seja nos cuidados pessoais ou na alimentação. Passam a administrar o dinheiro, o tempo e a própria convivência em novos espaços, com outras pessoas e atividades”, elenca a psicóloga, reforçando a necessidade do acompanhamento psicoterapêutico para ajudá-los a lidar com as emoções diante desse ‘mundo novo’ que estão descobrindo.

As unidades também possuem equipes sensibilizadas para atuar caso identifiquem dificuldades entre os estudantes e seus pais. Muitos deles, mesmo não compreendendo, enfrentam dificuldades causadas pela ‘síndrome do ninho vazio’, um fenômeno psicológico que ocorre quando os filhos saem de casa para viver de forma independente. Assim, eles também são acolhidos pelas iniciativas e podem participar de reuniões, palestras e contar com o assessoramento psicológico.

Estímulos ao desenvolvimento pessoal e profissional

Além de todo o suporte clínico e de conteúdo oferecidos, em nível pessoal e coletivo, ao longo do ano ocorrem campanhas educativas e ações temáticas pontuais relacionadas a temas de bem-estar físico e psicológico, como combate ao bullying, prevenção ao suicídio, doenças pré-existentes, entre outros. Outro aspecto trabalhado é o estímulo à integração social dos moradores. “Entendemos que a vida universitária vai além dos estudos, e assim programamos uma agenda extensa de atividades sociais, eventos culturais e formamos grupos de interesse para incentivar a convivência e a formação de laços entre os estudantes”, conta Juliana Onias, gerente regional de Operações da Share.

“Acreditamos que esses momentos são fundamentais para criar um senso de comunidade, aliviar a solidão e proporcionar uma experiência universitária mais rica e completa”, acrescenta a gestora, que destaca que até os espaços físicos foram projetados para estimular o convívio e a interação saudável.

De acordo com Juliana, todas as unidades possuem áreas comuns confortáveis, salas de estudo colaborativas, espaços de convivência, academia e jardins para que os residentes possam relaxar, socializar e manter uma rotina equilibrada. “Queremos que eles tenham sucesso não só acadêmico, mas também pessoal”, afirma. Ela encerra destacando que essa abordagem holística é um diferencial da empresa, e que retorna com o feedback positivo recebido dos estudantes e de suas famílias.

Comitê do Bem: Rede Memorial promove ação recreativa para crianças em periferia de Fortaleza

De acordo com uma pesquisa do UNICEF, cerca de 32 milhões de crianças no Brasil vivem na pobreza, dificultando a compra de brinquedos, atividades de lazer e outros entretenimentos que ficam de fora da vivência delas. Em resposta a essa realidade, a Rede Memorial Fortaleza realizou, em celebração ao Dia das Crianças, uma ação recreativa na creche Tia Helena, localizada no bairro Bom Jardim, na Rua Oscar França 2904. Com o objetivo de levar alegria aos pequenos, foram arrecadados brinquedos que foram distribuídos durante o evento. “O projeto Comitê do Bem celebra a alegria das crianças e promove momentos de diversão para todos, com o objetivo de minimizar essa desigualdade”, explica Patrícia Meireles, diretora da Rede Memorial Fortaleza. Os colaboradores arrecadaram fundos para a compra de brinquedos, além de organizarem um coffee break e uma manhã recreativa. “A fase mais preciosa que temos é a infância, e devemos e colher boas lembranças”, acrescenta Patrícia.

Programação

08h Teatro de Fantoches

08h30 Dança e brincadeiras com as crianças 

09h30 Lanche 

10h Entrega dos presentes e encerramento

Serviço – Comitê do Bem 

Mais informações: Comemoração do dia das crianças, projeto social da Rede Memorial Fortaleza.

Saiba mais sobre o Comitê do Bem:

A ação pensada para criar uma rede de boas práticas dentro da empresa, trouxe um retorno melhor do que o esperado. A cada três meses, em torno de 15 pessoas realizam atividades, como doações de marmitas, limpezas em praças e praias da cidade, arrecadação de doações e atividades em instituições de abrigo e acolhimento. “Após a criação do Comitê foi observado que os colaboradores passaram a ter um  maior envolvimento entre si, e se mostraram mais engajados no desempenho de suas atividades, e essas atitudes refletem na qualidade do serviço que a Rede Memorial entrega”, indica Patrícia. 

Sobre a Rede Memorial Fortaleza:

Desde 1995,  iniciou suas atividades com a funerária Cred Urna. Inaugurou em 2001 o Cemitério Memorial Fortaleza. Em 2017, fundou o Instituto Revoar, cujo propósito é levar informação e promover a reflexão para melhoria da saúde emocional de uma forma gratuita e abrangente. Recentemente, criou o Memorial Fortaleza Pet.

Prefeitura de Fortaleza e Sebrae Ceará promovem 20º Seminário Meu Bairro Empreendedor no Centro

A Prefeitura de Fortaleza realiza, na próxima quarta-feira (16/10), a partir das 14h, o 20º Seminário Movimento Meu Bairro Empreendedor. O evento, que será realizado na Academia do Professor Darcy Ribeiro, faz parte do Programa Fortaleza Capacita e tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo local. A ação é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico em parceria com o Sebrae Ceará. 

Com foco em ações para pequenos negócios, a iniciativa já beneficiou diversos territórios da cidade, oferecendo capacitações, consultorias e feiras setoriais. “A Prefeitura está comprometida em levar para os bairros ações que impulsionem o empreendedorismo sustentável. Queremos oferecer todo o suporte necessário para que os empreendedores locais possam aprimorar seus negócios e alcançar o sucesso”, destaca Rodrigo Nogueira, titular da SDE.

Fortaleza Capacita
O Programa Fortaleza Capacita, fruto da parceria entre a Prefeitura e o Sebrae Ceará, já qualificou mais de 80 mil empreendedores desde junho de 2021, consolidando-se como o maior programa de capacitação para empreendedores do Brasil. Os interessados em participar das capacitações podem entrar em contato com a SDE pelo WhatsApp (85) 9.9935-3476 ou pelo site Fortaleza Capacita (https://fortalezacapacita.fortaleza.ce.gov.br).

Serviço:
20º Seminário Movimento Meu Bairro Empreendedor
Quando: Quarta-feira (16/10), a partir das 14h
Onde: Academia do Professor Darcy Ribeiro (Rua Dona Leopoldina, 907 – Centro)

CAVIVER participa de campanha de prevenção da Ambiopolia e faz atendimentos gratuitos

O projeto social CAVIVER (Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer) fará nesta terça-feira (15), das 7 horas às 13 horas, na sede da instituição, um mutirão de atendimento gratuito a 100 crianças de projetos sociais de Fortaleza com o objetivo de detecção da Ambliopia, também conhecida como “olho preguiçoso”, uma condição que afeta o desenvolvimento visual das crianças e pode levar à perda de visão, se não for tratada a tempo. O CAVIVER é a instituição cearense participante da Campanha Ibero-Americana de Prevenção da Ambliopia, que será realizada ao longo do mês de outubro, em 20 países.

As crianças a serem atendidas estão na faixa etária de 3 a 8 anos e são oriundas dos seguintes projetos sociais e organizações da sociedade civil de Fortaleza escolhidas para esse momento: Edisca, Instituto Pensando Bem, Instituto Nabor, e de um projeto social desenvolvido na comunidade do Gengibre. Após o acolhimento por parte da equipe do CAVIVER, as crianças passarão pelo processo de medida de acuidade visual, exame de fundo de olho, avaliação da motilidade ocular e prescrição de óculos, nos casos necessários. Em paralelo, os pais e responsáveis participarão de conversas de conscientização sobre a importância da prevenção à Ambliopia.

Com sede em Fortaleza, o CAVIVER é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) que atende a crianças de todo o Ceará e algumas que vêm de Estados vizinhos em busca de tratamento e reabilitação da visão por meio de atendimento clínico ou cirúrgico especializado. Para esta ação da Campanha, a entidade disponibilizará uma equipe formada por 20 profissionais da área de oftalmologia e 20 voluntários para o apoio, fluxo, recepção e acolhimento.

“A detecção precoce e o tratamento adequado da Ambliopia são essenciais para garantir uma boa qualidade de vida das crianças e para a prevenção de problemas visuais futuros. Essa ação é de grande importância, pois se trata de uma condição silenciosa, que na maioria das vezes passa despercebida pelos pais, caso não haja a busca por atenção médica”, explica a médica Islane Verçosa, diretora do CAVIVER.

A Campanha Ibero-Americana de Prevenção da Ambliopia também vem para alertar pais, profissionais da saúde e educadores com o objetivo de conscientizar e, assim, evitar a perda definitiva da capacidade visual das crianças. A organização é uma parceria do CLADE – Conselho Latino-americano de Estrabismo com o CAVIVER. O evento em Fortaleza conta com apoio do Grupo L’Occitane e patrocínio da Essilor, Genom, Fort Ótica, Natureye, Hoya, Qair Brasil e Instituto Qair.

O CAVIVER foi fundado em 2006, com o objetivo de atender crianças e adolescentes entre 0 a 15 anos com graves problemas de visão e em estado de vulnerabilidade social, possibilitando, por meio de atendimento humanizado, a reintegração familiar e social que melhora a relação da criança com o que está ao seu redor. Desde então vem ampliando sua atuação, tendo inaugurado a sua primeira sede em novembro de 2015, o que ampliou a condição de atendimentos e realização de cirurgias. A médica oftalmologista Islane Verçosa está à frente do CAVIVER, contando com uma equipe médica e técnica de 40 profissionais, que atendem uma média de 150 crianças por mês, com a realização média de 18 cirurgias gratuitas por mês.

Para acompanhar as ações que o Projeto Social CAVIVER promove, siga a instituição nas redes sociais: @vemcaviver, além do Facebook: Caviver e o canal no YouTube: @InstitutoCaviver

SERVIÇO

Projeto Social CAVIVER
Atendimento gratuito  a 100 crianças atendidas por projetos sociais atuantes em Fortaleza

Data: 15 de outubro (terça-feira)

Horário: das 7h às 13 horas

Local: R. Antônio Augusto, 761 – Meireles – Fortaleza

Governo do Ceará inaugura Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante no Aeroporto de Fortaleza

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih), amplia o alcance das políticas públicas voltadas para migrantes com a inauguração do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM) no Aeroporto de Fortaleza. O equipamento proporciona orientações sobre o processo migratório e encaminhamentos à rede de atendimento. A posição estratégica também contribui com a identificação de vítimas de tráfico de pessoas.

A inauguração acontece na quarta-feira, 16 de outubro, às 9h. O evento conta com a participação da secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França.

“O artigo 5º da nossa Constituição determina que todos são iguais perante a lei, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Brasil direitos como o direito à vida, à liberdade, e à igualdade. É essencial que possamos fortalecer o acolhimento àqueles que chegam ao nosso Estado, garantindo que tenham as orientações necessárias para construir uma vida digna no Ceará”, afirma a secretária.

O PAAHM instalado no aeroporto soma-se a lista de Postos instalados pelo Brasil, que já existem, além do Ceará, nos estados do Amazonas, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. Essa é uma política pública que segue uma diretriz nacional, situada em locais de entrada e saída do país, a fim de recepcionar pessoas e oferecer atendimento humanizado e acolhimento. 

Migração segura e ordenada

Inaugurado no mês de setembro pela Sedih, o PAAHM instalado na Rodoviária de Fortaleza é o primeiro do Brasil em rodoviária. Atendendo a um fluxo principal de migrantes internos, ou seja, que circulam dentro do próprio país, esse equipamento funciona como um canal de contato direto com o público migrante que chega ao Ceará. 

Os Postos Avançados fortalecem a atuação do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Sedih, que desde 2019 atua com essa temática no Estado. O Programa auxilia desde os primeiros processos de regularização documental, até a articulação com instituições de atendimento especializado. Em 2023, atendeu 778 pessoas, sendo 37% vindos da Venezuela, 24,5% da Guiné-Bissau, 10% da Colômbia, 8,5% de Cuba e 2,5% da Argentina.

SERVIÇO

Inauguração Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM) no Aeroporto de Fortaleza

Local: Fortaleza Airport – Aeroporto Internacional de Fortaleza (Av. Senador Carlos Jereissati, 3000 – Serrinha, Fortaleza – CE)

Data: 16/10

Horário: 9h

Sistema Faec/Senar e Instituto CNA promovem Dia de Campo do Projeto Forrageiras

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e o Instituto CNA (ICNA) realizaram, em 11 de outubro, o Dia de Campo do Projeto Forrageiras na Fazenda Floresta, no município de Ibaretama. A atividade contou com o apoio técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e teve como objetivo apresentar os resultados da fase 2 da unidade de referência tecnológica (URT) de Ibaretama.

Os dados servirão como base de informação para técnicos e pecuaristas na seleção de forrageiras mais adequadas às condições específicas da região e de maior eficiência produtiva. A meta da Faec é levar o projeto a 2 mil propriedades rurais, implantando 1 hectare em cada uma delas. 

“A nossa maior dificuldade está relacionada à disponibilidade de alimento para os rebanhos, mais do que a disponibilidade de água”, destaca o presidente da Faec, Amílcar Silveira. “Queremos que o produtor tenha um banco de forrageira e, assim, possa se preparar para os períodos de seca”. 

Durante o evento, Alenilda Carvalho, supervisora do Projeto Forrageiras para o Semiárido do Instituto CNA, enfatizou a importância de garantir aos produtores pastagens sobretudo nos períodos de estiagem. “O projeto demonstra que a pecuária é viável mesmo em condições adversas”, disse.

O Dia de Campo, direcionado a pecuaristas, técnicos e estudantes, foi estruturado em quatro estações: (1) avaliação e manejo sanitário dos animais; (2) formas de propagação da palma forrageira e seu fornecimento a ruminantes; (3) sistemas de pastejo; e (4) produção e conservação de forrageiras anuais (silagem).

O evento contou com a presença de Carlos Bezerra, superintendente da Faec; Eduardo Barroso, supervisor técnico do Senar Ceará; Carolina Machado, coordenadora da Bovinocultura do Senar Ceará; e Giovani Rodrigues, técnico de campo responsável pelo projeto. Também estiveram presentes representantes da Embrapa, técnicos de campo, produtores rurais e estudantes.

O Projeto Forrageiras visa promover a sustentabilidade da pecuária no semiárido, contribuindo para a segurança alimentar e a melhoria das condições de vida dos produtores da região. A troca de experiências durante o Dia de Campo reafirmou a importância da pesquisa e da capacitação técnica para o desenvolvimento da agricultura familiar e a resiliência do setor no Ceará.

Orquestra Jacques Klein e Coral Vozes de Iracema realizam concerto especial ao Dia do Nordestino em homenagem a Luiz Gonzaga

O concerto será aberto ao público e acontecerá na sexta-feira, dia 18 de outubro, no anfiteatro da Beira Mar

No mês do Nordestino – data comemorada no dia 08 de outubro – o Instituto de Música Jacques Klein celebra a memória de um dos maiores ícones da cultura brasileira, Luiz Gonzaga, em um concerto especial para o Rei do Baião. A apresentação será conduzida pela Orquestra Jacques Klein, Coral Vozes de Iracema e com a cantora Flavy Naama, que juntos trarão ao palco toda a grandiosidade e emoção das obras de Gonzagão, com arranjos que honram o legado do mestre nordestino. O concerto será realizado gratuitamente no anfiteatro da Beira Mar, na sexta-feira, dia 18 de outubro, às 19h.

Luiz Gonzaga, um dos maiores artistas da música popular brasileira, encantou o país com sua arte, levando a cultura e o som do Nordeste para todo o Brasil e além. Seu legado permanece vivo, inspirando gerações e reafirmando a riqueza cultural do Brasil. “Em um repertório cuidadosamente selecionado, nossos músicos irão revisitar clássicos como Asa Branca, Que nem Jiló, e A Vida do Viajante, mostrando a atemporalidade das composições de Gonzagão e o impacto que ele exerce na música nacional”, diz o maestro regente da Orquestra Jacques Klein, Luis Maurício Carneiro.

Com a Orquestra Jacques Klein e as vozes marcantes do Coral Vozes de Iracema, o concerto promete ser uma experiência emocionante, cheia de respeito e celebração à trajetória do mestre Luiz Gonzaga. “Este evento busca não apenas homenagear sua contribuição para a música brasileira, mas também fortalecer o elo entre as novas gerações e o vasto patrimônio cultural que ele construiu, além de uma oportunidade para reafirmar o papel transformador da música e de projetos sociais como o do Instituto de Música Jacques Klein, que visam o desenvolvimento de talentos musicais e a ampliação do acesso à cultura”, diz o maestro.

Parceiros

O Instituto de Música Jacques Klein conta com o patrocínio via lei de incentivo da Enel Distribuição Ceará, Gera Maranhão, SICOOB, Ultragaz, Ipiranga, BM Energia, Vonixx, Coopershoes, Topshoes, Mercadinhos São Luiz, Grupo New, Grupo Sotreq. E do projeto de investimento social privado “Seja um Instrumento”: Servtec, Cobap.

Sobre o Instituto de Música Jacques Klein

O Instituto de Música  Jacques Klein atua em bairros de Fortaleza que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), atendendo atualmente crianças a partir dos 04 anos de idade. Através do Programa de Música Jacques Klein (PMJK), oferece atividades musicais, que atualmente atende mais de 500 alunos, desde a iniciação musical até a especialização no instrumento de sua escolha.

Além de manter um acompanhamento social através do Programa Envolver, de Desenvolvimento Humano (PEDH), proporcionando o suporte necessário aos alunos e seus familiares nos núcleos Passaré e Casa José de Alencar (UFC).

Para acompanhar as ações que o Instituto de Música Jacques Klein promove, siga-nos nas redes sociais: Instagram e Facebook – @sou.imjk, LinkedIn – imjk e Youtube – @souimjk,  ou nos acompanhe pelo site www.imjk.org.br

Para mais informações sobre o Instituto
(85) 9.8957-0346 | info@imjk.org.br

Serviço
Concerto Homenagem a Luiz Gonzaga
Data: 18 de outubro, sexta-feira  
Hora: 19h  
Local: Anfiteatro da Beira Mar
Para mais informações: (85) 9.8957-0346

Unifor sedia evento do Semesp sobre o panorama do ensino superior público e privado de Fortaleza

A Universidade de Fortaleza – instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz – recebe, no dia 15 de outubro (terça-feira), mais uma etapa da Missão Técnica Nacional, evento promovido anualmente pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, em várias regiões do país. O evento, que acontecerá das 9h às 16h, no Auditório da Biblioteca da Unifor, tem o objetivo de levar orientação especializada para o setor educacional e de se aproximar das Instituições de Ensino Superior. 

A Missão é voltada para mantenedores, gestores e profissionais de Instituições de Ensino Superior, educadores, coordenadores, docentes e pesquisadores. Para participar, é necessário realizar inscrição. O evento é gratuito.

INSCREVA-SE!

Durante a Missão os participantes terão a oportunidade de conhecer as instalações, inovações e projetos da Unifor, além de trocar experiências entre si, firmar parcerias e estabelecer conexões com o setor. Para contribuir com o aprimoramento da educação acadêmica, a programação também contará com palestras sobre temas de interesse das instituições e apresentação de indicadores, dados estatísticos, tendências e informações da região de Fortaleza em comparação ao cenário do estado do Ceará e do Brasil. 

O credenciamento/café de boas-vindas será no hall da Biblioteca das 9h às 10h, com apresentação da Camerata Unifor, orquestra de violinos, viola, violoncelo, flauta doce, flauta transversa, clarinete, sax e piano. Às 10h, no Auditório da Biblioteca, ocorrerá a abertura do evento com uma mensagem da presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, e participação do reitor da Unifor, Randal Martins Pompeu.

Às 10h10, na sessão “Dados mercadológicos atualizados da região de Fortaleza – CE e análise da intenção de ingresso no ensino superior”, o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresentará dados nacionais e regionais do setor de ensino superior público e privado, como números de matrículas, ingressantes e concluintes por modalidade, presencial e EAD, faixa etária, cursos com mais ingressantes e também os mais buscados na internet, perfil dos alunos, indicadores de trajetória do ciclo de 2018 a 2022 (taxa de permanência; taxa de conclusão acumulada; taxa de desistência acumulada), número de alunos que frequentam um curso de pós-graduação, taxa de conclusão do ensino médio, além da Pesquisa de Intenção de Ingresso no Ensino Superior, entre outros.

Às 11h, o reitor Randal Martins Pompeu fará uma apresentação institucional da Unifor e do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz. Na sequência e após o almoço, os participantes farão visitas técnicas guiadas às instalações da universidade, como Espaço Cultural UniforParque Tecnológico (TEC Unifor)Diretoria de Tecnologia (DTec)Vortex Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami).

O encerramento está previsto para 16h, no Salão Superior da Reitoria, com apresentação da Orquestra Sanfônica, formada por alunos de ensino fundamental da Escola Yolanda Queiroz, projeto social da Fundação Edson Queiroz.

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o FNESP, maior Fórum de ensino superior da América Latina, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Serviço

Missão Técnica Nacional Fortaleza do Semesp

Data: 15 de outubro de 2024

Horário: 9h às 16h

Local: Auditório da Biblioteca

Inscrições e mais informações aqui