Iluminação pública com LED já beneficia mais de 60 milhões de brasileiros e avança em todo o país 

Com 812 projetos em andamento com participação da iniciativa privada, municípios investem em PPPs e consórcios para melhorar os serviços urbanos, aponta o advogado Leonardo Dalla Costa 

  

Os novos modelos de concessão e a busca por maior eficiência energética na iluminação pública e outros serviços estão se multiplicando no país. Em 2024, foram realizadas 40 licitações que se reverteram em 146 concessões de iluminação pública em 173 municípios. Ao todo, cerca de 27% da população brasileira foi beneficiada por esses serviços – o equivalente a aproximadamente 60 milhões de pessoas –, conforme dados da Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública (“ABCIP”). 

  

O cenário deve se expandir nos próximos anos. A ABCIP estima que existem 812 projetos em curso, que podem ampliar a iluminação pública para mais de 61 milhões de pessoas. Muitas dessas iniciativas visam à aproximação dos municípios ao status de smart cities, ao englobarem soluções de gestão de energia em diversas frentes e um aporte em tecnologias como lâmpadas de LED, que confere maior controle às concessionárias e administrações municipais. 

  

“O que percebemos, nos últimos anos, é um movimento de busca por soluções especializadas para a iluminação pública e outros serviços urbanos de maneira ampla. Ao contrário do que se imagina, não são apenas os grandes centros urbanos que buscam tais soluções. As cidades menores estão se organizando no formato de consórcios para lançarem projetos mais atrativos à iniciativa privada, em formato de Participação Público-Privada, as PPPs”, explica Leonardo Dalla Costa, advogado do escritório Razuk Barreto Valiati. 

  

Cidades mais integradas e inteligentes 

 

Em todo o país, apenas 20% da iluminação pública é composta de luminárias LED. Por outro lado, mais da metade das operações em PPPs somam 100% dos dispositivos com essa tecnologia, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi. De acordo com Leonardo, as lâmpadas de LED são apenas a “ponta do iceberg” para se atingir o status de cidade inteligente e integrar diversas outras tecnologias à infraestrutura urbana planejada para o futuro, com vistas à eficiência energética, sustentabilidade e qualidade de vida. 

  

“Muitos desses contratos podem prever receitas acessórias que trazem benefícios diretos à população. Estamos falando de agregar câmeras de monitoramento, por exemplo, ao planejamento e à estrutura desenvolvida para a iluminação pública. Na prática, isso gera benefícios tanto à população quanto aos investidores privados. Contudo, fica a ressalva da necessidade de que os contratos sejam devidamente elaborados, em atenção ao ordenamento jurídico vigente e garantindo segurança jurídica às partes. Isso, pois o tema gera bastantes debates acerca do que é permitido e pode ser feito em termos de receitas acessórias em tais contratos”, afirma o advogado. 

  

O novo papel da Cosip 

 

Uma das novidades da Reforma Tributária é a possibilidade de que Contribuição para Custeio da Iluminação Pública dos Municípios (Cosip) seja direcionada tanto para os investimentos em iluminação pública quanto em áreas associadas, como “sistemas de monitoramento para segurança e preservação de logradouros públicos”, conforme prevê o art. 149-A da Constituição Federal.  

  

Dessa forma, a contribuição pode auxiliar na evolução da gestão das cidades em direção às smart cities. As possibilidades são inúmeras, visto que os gestores podem aproximar sua gestão de uma abordagem mais inteligente e estratégica, utilizando tecnologias de análise de dados e inteligência artificial para aprimorar a administração e a tomada de decisão.  

  

“Ainda é necessário pacificar alguns entendimentos em relação à Cosip, mas é possível que, superada essa tapa, haja ainda mais segurança jurídica para ampliar a participação privada em iluminação pública e outras frentes que gerem benefícios palpáveis à população”, completa Leonardo Dalla Costa. 

Retomada escolar: especialista explica como o planejamento pode impactar o desempenho no segundo semestre

Com a retomada das atividades escolares no segundo semestre do ano letivo, famílias, estudantes e escolas iniciam um novo ciclo que exige organização, readequação de rotinas e alinhamento de expectativas. Este momento é estratégico para revisar metas acadêmicas, fortalecer hábitos de estudo e estabelecer práticas que promovam tanto o bom desempenho quanto a saúde emocional dos alunos.

De acordo com Guilherme Marques, head pedagógico da Rede Multiverso, o planejamento adequado da rotina diária é um fator determinante para um semestre mais equilibrado e produtivo. “Estabelecer horários fixos para estudo, descanso e lazer contribui para a manutenção do foco e ajuda os estudantes a lidarem melhor com a ansiedade e as demandas escolares”, afirma.

A participação da família nesse processo também é fundamental. O diálogo frequente entre pais e filhos contribui para a identificação precoce de dificuldades e para o fortalecimento dos vínculos afetivos. “Conversar abertamente sobre os desafios enfrentados, as conquistas alcançadas e os objetivos a serem atingidos permite que os estudantes se sintam acolhidos e apoiados, o que tem impacto direto em seu rendimento escolar”, explica.

Além da rotina estruturada e do suporte familiar, aspectos como alimentação balanceada e sono de qualidade também devem ser observados. “São elementos essenciais para manter a energia e a concentração ao longo do semestre, especialmente em períodos de maior carga de estudos”, complementa.

As escolas, por sua vez, têm papel ativo na orientação dos estudantes, promovendo ações que favoreçam a ambientação e o engajamento dos alunos. Como forma de apoiar esse processo de transição pós-férias, a Rede Multiverso desenvolveu o programa “De volta ao nosso mundo”, iniciativa que tem como objetivo promover a reintegração ao ambiente escolar, fortalecer vínculos e auxiliar na adaptação à rotina. A proposta busca criar um espaço seguro e acolhedor para que os estudantes retomem suas atividades com mais tranquilidade e motivação.

“Com planejamento, acompanhamento familiar e o suporte da escola, o segundo semestre representa uma oportunidade importante para consolidar aprendizados, superar eventuais dificuldades e avançar no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos”, conclui.

Sobre a Rede Multiverso

A Rede Multiverso é uma instituição educacional com sete unidades escolares, que oferece ensino integral desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Seu projeto pedagógico valoriza a formação integral dos estudantes, unindo inovação, vínculo e protagonismo. Por meio de metodologias contemporâneas, a rede incentiva o pensamento crítico, a criatividade e a autonomia, mantendo uma relação próxima com as famílias e promovendo um ambiente colaborativo e acolhedor. A Rede Multiverso acredita que a parceria entre escola e família é fundamental para o desenvolvimento pleno dos alunos.

CPSI: Nova licitação para incentivar soluções inovadoras no setor público

O governo lançou o Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI), uma modalidade especial de licitação criada pelo Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador — Lei Complementar nº 182/2021 — que permite ao setor público testar soluções tecnológicas inovadoras em desenvolvimento. A novidade visa acelerar a modernização de serviços públicos por meio da colaboração com empresas privadas, atuando como pontes entre desafios governamentais e soluções inovadoras.

Instituições públicas enfrentam diariamente problemas complexos que exigem soluções tecnológicas específicas, nem sempre disponíveis no mercado. O CPSI surgiu como mecanismo legal para superar essa lacuna, permitindo a contratação experimental de produtos ou serviços ainda em fase de prototipação ou desenvolvimento avançado (TRL elevado). A lei estabelece parâmetros claros, como metas de validação, cronogramas, relatórios periódicos, gestão de risco e direitos de propriedade intelectual, além da possibilidade de prorrogação do contrato por até 12 meses.

“O CPSI representa uma virada significativa na forma como o setor público encara a inovação: ao permitir que órgãos governamentais contratem e testem soluções ainda em prototipagem, abre-se espaço para uma verdadeira cultura de aprendizagem e modernização”, comenta Dra Karinne Lima, advogada do escritório de advocacia Lessa & Lima.

Uso excessivo de telas compromete postura e a saúde das crianças no futuro, alerta especialista

O hábito do uso dos aparelhos eletrônicos no dia a dia dos jovens favoreceu a criação de uma rotina sedentária que reduziu o fortalecimento muscular natural e intensificou os impactos da má postura.

O uso constante de celulares, tablets e computadores por crianças e adolescentes é uma preocupação constante para a sociedade médica em vários aspectos. Na ortopedia,  o tempo de exposição às telas aliado a uma má postura e a falta de pausas para alongamentos, pode resultar em problemas que vão desde dores musculoesqueléticas a alterações na coluna que podem ser sentidas na fase adulta.

Seja para estudar ou se entreter, as crianças e adolescentes passam, em média, mais de cinco horas diárias diante de telas. Nas férias, esse tempo de uso aumenta consideravelmente, destaca o ortopedista infantil da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce), Jansen Vasconcelos.

“A inclinação excessiva da cabeça para frente, conhecida popularmente como ‘text neck’, pode sobrecarregar os músculos do pescoço e a coluna cervical. Com o passar do tempo, isso não só gera dor como pode levar a alterações estruturais na postura, aumentando as chances de escoliose, cifose ou lombalgias precoces”, explica o médico, destacando que nos consultórios as queixas mais comuns são de dores no pescoço, ombros e costas, além de rigidez muscular.

O especialista destaca, ainda, que o hábito do uso dos aparelhos eletrônicos no dia a dia dos jovens favoreceu a criação de uma rotina sedentária para eles, que reduziu o fortalecimento muscular natural e intensificou os impactos da má postura. “Muitos pais associam as queixas de dores musculares dos filhos ao crescimento, mas elas podem ser sinais claros de sobrecarga postural”, alerta o ortopedista.

Como prevenir

Para prevenir, o ortopedista recomenda limitar o tempo de uso de telas e incentivar pausas frequentes para alongamento e movimentação. A orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que crianças de 2 a 5 anos tenham no máximo uma hora diária de exposição às telas, enquanto para adolescentes o tempo não deve ultrapassar duas horas de lazer digital por dia, sem contar o uso para estudos.

Além de reduzir o tempo, Dr. Jansen Vasconcelos destaca que é essencial que seja oferecido um ambiente adequado para essas crianças e adolescentes utilizarem os eletrônicos. “Cadeiras com apoio e telas na altura dos olhos.. Esportes e brincadeiras ao ar livre também ajudam a fortalecer a musculatura e corrigir eventuais desequilíbrios posturais”, sugere. Porém, caso as dores persistam, o indicado é uma consulta com especialista em ortopedia para uma avaliação mais aprofundada.

IA e Turismo: Como a Inteligência Artificial está Redefinindo a Experiência dos Viajantes

A integração entre Inteligência Artificial (IA) e turismo está promovendo uma revolução silenciosa na forma como viajamos. Dos bastidores dos aeroportos aos roteiros personalizados em tempo real, a IA tem se consolidado como um diferencial estratégico na experiência do consumidor, especialmente no setor de hospitalidade e mobilidade aérea.

Segundo relatório da World Travel & Tourism Council (WTTC), 73% dos viajantes esperam experiências personalizadas durante suas jornadas. Além disso, um estudo recente publicado na revista científica Journal of Destination Marketing & Management apontou que soluções baseadas em IA aumentam em até 35% a satisfação do cliente ao oferecer recomendações mais precisas e serviços proativos.

No ecossistema aeroportuário, plataformas como a Dragonpass estão na vanguarda dessa transformação. A empresa, que conecta viajantes a serviços premium em aeroportos do mundo todo, tem investido em soluções de IA que vão desde o atendimento por concierge digital até sugestões personalizadas de experiências gastronômicas e acesso a salas VIP, com base nos hábitos de consumo e preferências dos usuários.

“O viajante moderno quer mais do que praticidade: ele quer controle, personalização e conveniência. Nossa solução com IA aprende com cada interação, permitindo que o cliente tenha recomendações em tempo real de restaurantes, lounges, traslados e até promoções ativas. Tudo na palma da mão”, explica Fabio Lacerda, Head de Desenvolvimento de Negócios (Latam) na Dragonpass.

Ainda de acordo com a empresa, 65% dos seus usuários ativos demonstraram maior engajamento com os serviços sugeridos por IA em comparação aos métodos tradicionais de busca. A tendência reflete um novo comportamento de consumo no setor de viagens, em que o planejamento tradicional dá lugar a experiências inteligentes, dinâmicas e hiperpersonalizadas.

IA como pilar estratégico

Empresas do setor já incorporam IA como pilar estratégico não apenas para melhorar o atendimento, mas também para aumentar a eficiência operacional. Isso inclui desde o monitoramento inteligente de filas nos aeroportos, passando por assistentes de voz para check-ins automáticos, até a detecção preditiva de problemas em itinerários — uma tendência que já está em aplicação em hubs internacionais como Changi (Singapura) e Schiphol (Holanda).

Com base nas projeções da consultoria McKinsey & Company, a adoção de IA no setor de viagens pode representar uma economia de até US$ 1,2 trilhão ao ano globalmente até 2030, somando ganhos em produtividade, automação e experiência do usuário.

Sobre a Dragonpass

Dragonpass é uma fornecedora premium de serviços de viagem. Fundada em 2005, a empresa cresceu e passou a oferecer acesso a mais de 2.150 experiências selecionadas em aeroportos, incluindo mais de 1.400 salas VIP ao redor do mundo, proporcionando conforto, conveniência e um toque de luxo onde quer que você vá.

Além do acesso às salas VIP, Dragonpass oferece uma ampla gama de benefícios de viagem, incluindo reservas de motoristas em cidades selecionadas e serviços personalizados de recepção (Meet and Greet) pensados para tornar a experiência no aeroporto mais fluida. Os membros também aproveitam privilégios exclusivos em restaurantes renomados, acesso rápido às filas de segurança, tratamentos de spa dentro dos aeroportos e acesso a mais de 1.000 locais de bem-estar e academias em 50 grandes cidades de mais de 25 países.

Sobre a Interamerican Network

Fundada em São Paulo em 1984 e com bases na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México, a Interamerican Network é a agência de comunicação líder na América Latina dedicada a clientes da indústria do turismo. Especialista em marketing de destinos, aviação, hotéis & resorts e produtos turísticos em geral, a Interamerican oferece soluções estratégicas, criativas e integradas em Relações Públicas, Marketing e Digital alinhados com planejamento estratégico, inteligência de mercado e atuação local ou regional. A Interamerican faz parte de alianças globais, sendo o braço da MMGY Global na América do Sul, da APG Airlines e do Grupo GEA no Brasil.

Casa Linda Flor é destaque no Camarote Mucuripe com sucesso de atendimentos no Fortal 2025

A Casa Linda Flor registrou 1.589 atendimentos em serviços de cabelo, maquiagem e massagem nos pés durante os quatro dias de Fortal 2025, de 24 a 27 de julho, no Camarote Mucuripe. Com espaço lotado diariamente, o salão marcou presença mais uma vez como parceiro oficial do camarote, oferecendo um atendimento exclusivo de beleza e bem-estar ao público do espaço premium.

A ação reforça a consolidação da parceria, que já soma nove anos, e mostra a força da proposta de unir entretenimento e experiências personalizadas no maior evento de micareta fora de época do país. Com serviços oferecidos por ordem de chegada, o estande da Casa Linda Flor se destacou pela alta demanda e pelos retoques express que permitiram aos foliões curtirem a festa com ainda mais estilo e autoestima.

“A cada edição, nossa parceria com o Camarote Mucuripe se fortalece, e o sucesso dos atendimentos neste Fortal é prova disso. É uma satisfação contribuir com nosso toque de beleza e cuidado em um evento tão grandioso e querido pelo público”, afirma Surama Geleilate, CEO da Casa Linda Flor.

Além do sucesso no Camarote, a Casa Linda Flor também movimentou sua sede no bairro Aldeota com o tradicional “esquenta”, oferecendo produções completas, música e um clima animado aos clientes que agendaram atendimento antes de irem para a Cidade Fortal. Fundado por Surama e suas filhas, Gabriela e Suzana, o salão reforça que beleza e bem-estar caminham juntos, dentro e fora dos grandes eventos.

XI Festival Internacional de Folclore do Ceará abre inscrições para grupos de projeção folclórica de todo o Brasil

“Podem se inscrever grupos de projeção folclórica cearenses, nacionais e internacionais”

Chegando à sua 11ª edição, o Festival Internacional de Folclore do Ceará (Fifolc), está com inscrições abertas para grupos de folclore e projeção folclórica de todo o Brasil, e também para grupos internacionais.

Para participar da 11ª edição do Fifolc, os grupos de projeção folclórica cearenses, nacionais e internacionais devem realizar suas inscrições pelo site do Festival até o dia 31 de agosto, consultar o regulamento e preencher o formulário de inscrição que consta na página.

Ao todo, 14 grupos participam da edição deste ano, sendo 12 (doze) grupos entre cearenses e nacionais e 02 (dois) grupos internacionais e/ou de etnia.

Com uma programação plural e diversa, o Festival traz apresentações artísticas, formações, vivências, oficinas e seminário. Este ano acontecerá em novembro, com data a ser definida.

Serviço:

Inscrições XI Festival Internacional de Folclore do Ceará

Inscrições até 31 de agosto

Site https://festivaldefolcloredoceara.com.br (mediante preenchimento de formulário)

Contatos: festivaldefolcloredoceara@gmail.com / @festivladefolcloredoceara 

Público: Grupos de projeção folclórica de todo o Brasil e internacionais

Em alusão aos 15 anos, Aeris Energy realiza plantio de árvores e reforça compromisso sustentável

Em agosto, a Aeris Energy, empresa brasileira líder na fabricação de pás e serviços para aerogeradores na América Latina e uma das maiores produtoras do mercado mundial, vai comemorar 15 anos de história. Ao longo do mês, a companhia promoverá diversas ações em alusão à data, sendo uma delas o plantio de mudas de Ipê Amarelo por funcionários da companhia, no próximo dia 13 de agosto. A iniciativa acontecerá na área de reflorestamento da matriz, localizada no Pecém. Signatária do Pacto Global da ONU desde 2018, a Aeris vem consolidando sua atuação como empresa comprometida com os princípios da responsabilidade social e da sustentabilidade corporativa.

Entre 2021 e 2024, a empresa promoveu o plantio, em média, de 30,9 mil mudas nativas da Caatinga, com cerca de 30 espécies, em uma área reflorestada de 20,6 hectares. O processo é medido pelo indicador “mudas por pá produzida”, que reforça o compromisso com a regeneração ambiental e a compensação de impactos.

Com foco na sustentabilidade, a rotina inclui práticas inovadoras como o resgate de sementes nativas e o reaproveitamento de resíduos plásticos para germinação e cultivo de novas mudas. Em 2024, aproximadamente 4.775 kg de adubo orgânico foram produzidos internamente e aplicados no reflorestamento, potencializando a qualidade do solo e o sucesso da regeneração.

Outra forma que a companhia encontrou para conectar ações foi ampliar o controle e a eficiência na gestão dos efluentes gerados. Desde 2023, com o início da operação de sua nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), a Aeris passou a reutilizar integralmente os efluentes tratados na irrigação de áreas verdes e de reflorestamento, eliminando qualquer lançamento em corpos hídricos. Em 2023 e 2024, 83.565 m³ de efluentes foram destinados para a prática. 

“Chegamos ao marco de 15 anos da companhia e, mais do que comemorar, buscamos reforçar compromissos. Nossa Política do Sistema de Gestão Ambiental tem como uma diretriz fundamental a proteção da biodiversidade. Por essa razão, o plantio das mudas de Ipê Amarelo simboliza nossa busca permanente por ações efetivas nessa frente e reforça um exemplo positivo para nossos colaboradores e toda a sociedade”, ressalta Rafael Medeiros, diretor de Operações e Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Aeris Energy.

No eixo de proteção à biodiversidade, a companhia adota práticas estruturadas tanto para a conservação da flora,quanto para o monitoramento da fauna em suas áreas de influência, no município de Caucaia (CE). As Áreas de Preservação Permanente (APPs), com extensão de 17,8 hectares, e os projetos de reposição florestal, com 20,6 hectares, são monitorados periodicamente, sinalizados e integrados às campanhas internas de educação ambiental.

A fauna também merece atenção e são aplicados critérios rigorosos com base em listas nacionais e na classificação da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Em 2024, foram registradas 21 espécies animais nas áreas sob influência da empresa. Não foram identificadas espécies ameaçadas de extinção ou vulneráveis. 

Mais sobre a Aeris Energy

A Aeris Energy é uma empresa brasileira líder na fabricação de pás e serviços para aerogeradores na América Latina e uma das maiores produtoras no mercado mundial. Fundada em 2010 por um grupo de engenheiros oriundos do setor de aeronáutica, a empresa atua em uma localização estratégica no Nordeste brasileiro, com três unidades fabris no município de Caucaia, Ceará, na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

A Aeris Energy foi fundada para atender à crescente demanda por soluções sustentáveis no mercado de energia. A empresa conta com uma equipe de alta performance, que executa processos com simplicidade, permitindo um ambiente de trabalho seguro e limpo, tendo como objetivo a alta qualidade, a eliminação de desperdícios e a satisfação dos clientes.

Unimed Fortaleza traz escritora Socorro Acioli para encerramento de ação Clube do Livro

Evento marcou a finalização da campanha “Cuidar de Mim”, que promoveu ações de bem-estar, autocuidado e saúde mental para mulheres 40+

A Unimed Fortaleza realizou na última sexta-feira, 25 de julho, o encerramento do Clube do Livro, uma das ações da campanha “Cuidar de Mim”, lançada em abril deste ano. Ao longo de três meses o Clube do Livro da Unimed Fortaleza reuniu 25 mulheres, clientes da Unimed Fortaleza, para ler, sair da caixa e compartilhar perspectivas de vida e leitura. 

Para marcar o encerramento, o encontro contou com a presença da escritora cearense Socorro Acioli, que conversou com as participantes sobre sua obra Oração para Desaparecer, um dos livros que guiou as leituras e reflexões do público ao longo do último encontro. 

A campanha “Cuidar de Mim” nasceu baseada em uma série de pesquisas e estudos sobre a chamada “Geração Sanduíche”, composta por mulheres maiores de 40 anos que vivem o ápice de sua vida profissional, mas ainda se dividem entre o cuidado dos filhos, dos pais idosos e outras multifunções. E com essa realidade, experimentam um acúmulo de atividades e a consequente exaustão pela sobrecarga física e mental, esquecendo, muitas vezes, de cuidar de si mesmas. Ao longo desses meses, a iniciativa ofereceu uma série de atividades gratuitas e abertas ao público, como rodas de conversa, oficinas terapêuticas, práticas de autocuidado e o Clube do Livro, que discutiu obras que abordaram temas variados.

Para Maria Tereza Ramos, gerente de Marketing da Unimed Fortaleza, o encerramento do Clube do Livro representa a conclusão de um ciclo muito especial. “Cuidar de si é um processo que envolve corpo, mente e emoção. A leitura é uma forma poderosa de se reconectar consigo mesmo, ampliar horizontes e fortalecer vínculos. O Clube do Livro foi uma experiência rica em trocas, acolhimento, reflexão e representa, com muita sensibilidade, o propósito da campanha Cuidar de Mim. Conseguimos estimular nas participantes a priorização dos momentos de pausa e a conexão e, em alguns casos, reconexão, com o hobbie da leitura ”, afirma.

Participante do Clube desde o primeiro encontro, a leitora Verônica Aguiar destaca o impacto positivo da iniciativa: “Cada encontro foi um convite para refletir com profundidade, escutar com empatia e compartilhar com liberdade. Foi também um chamado para acolher a minha vulnerabilidade. O que mais me marcou foram os momentos de troca entre mulheres: um ambiente acolhedor, de escuta atenta, sem julgamentos, onde as palavras circulavam com respeito, afeto e presença”, relata.

O evento de encerramento contou com momentos de conversa com a autora, troca de experiências entre as leitoras, sessão de autógrafos e um coquetel de confraternização.

Mais sobre a Unimed Fortaleza

Fundada em 9 de janeiro de 1978 por 23 Médicos que se uniram por meio do cooperativismo, a Unimed Fortaleza integra o Sistema Nacional Unimed. Atualmente, é a 11ª maior singular, em relação às outras Unimeds, em número de beneficiários, com mais de 358.189 mil clientes e mais de 4 mil médicos cooperados, incluindo pessoas físicas e jurídicas.

A Unimed dispõe de ampla rede credenciada e uma rede própria que conta com o Hospital Unimed, que tem nível máximo de Acreditação Hospitalar na metodologia Qmentum, concedida pela Quality Global Alliance (QGA), sendo o maior hospital do Ceará em número de leitos (330) e o maior do sistema Unimed no Brasil; e com o Hospital Unimed Sul, que possui serviços de emergência pediátrica, internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oncologia pediátrica, além de um centro cirúrgico moderno, com atendimento a cirurgias eletivas. A rede própria conta também com 11 laboratórios, cinco Clínicas Unimed, oito Clínicas de Saúde Integral, além de programas como a Medicina Preventiva.

Orquestra Contemporânea Brasileira realiza concerto didático para crianças no Theatro Via Sul Fortaleza

No dia 31 de julho, às 19h, o Theatro Via Sul Fortaleza recebe mais um espetáculo da Orquestra Contemporânea Brasileira. Desta vez, o foco é o público infantil com um concerto didático que promete encantar crianças e também toda a família.

Sob a regência do maestro Arley França, a apresentação vai além da música. O público será conduzido por uma verdadeira aula sobre o universo orquestral. Os pequenos espectadores terão a oportunidade de conhecer os instrumentos, entender o papel de cada um na formação sonora da orquestra e descobrir os gestos e segredos que envolvem a atuação do maestro e sua batuta.

“É fundamental que as crianças tenham acesso à música desde cedo, pois ela desenvolve sensibilidade, concentração e senso de coletividade. Concertos como este despertam a curiosidade e mostram que a música clássica pode ser acessível, divertida e cheia de significado”, destaca o maestro Arley França.

O repertório foi cuidadosamente selecionado para criar conexões afetivas com o público, trazendo desde tradicionais cantigas de roda até sucessos de filmes da Disney. Músicas icônicas da infância brasileira, como “O Caderno” e “Aquarela”, de Toquinho e Vinícius de Moraes, também farão parte da programação, além de hits de grupos como Balão Mágico e Trem da Alegria.

Os ingressos estão disponíveis apenas via WhatsApp, pelo número (85) 9. 9267-5373.

Sobre a Orquestra Contemporânea Brasileira

Fundada em 2016, a Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) é fruto de uma ação cultural do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), em parceria com a Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE). Composta por músicos talentosos e sob a direção do maestro Arley França — doutor em Educação, mestre e licenciado em Música —, a OCB se consolidou como uma referência em inovação e formação musical no Ceará. O maestro é também responsável pela criação de mais de 40 bandas e orquestras infantojuvenis no estado, além de uma destacada atuação internacional na Alemanha, Noruega, Inglaterra, Itália e Estados Unidos.

Serviço: 

Orquestra Contemporânea Brasileira realizada concerto infantil 

Quando: Quinta-feira, 31 de julho 

Horário: 19h 

Onde: Theatro Via Sul

Os ingressos estão disponíveis apenas via WhatsApp, pelo número (85) 9. 9267-5373.

Valores – 1º lote:

  • Plateia baixa: R$ 110,00 (inteira) / R$ 55,00 (meia)
  • Plateia alta: R$ 90,00 (inteira) / R$ 45,00 (meia)
  • Mezanino: R$ 70,00 (inteira) / R$ 35,00 (meia)