História da Apiguana é destaque na Câmara de Materiais de Construção da Fecomércio-CE

Fundador Lavanery Wanderley compartilha trajetória de empreendedorismo em reunião que valorizou a importância da empresa no comércio cearense.

Durante a Reunião Ordinária da Câmara do Comércio de Materiais de Construção do Sistema Fecomércio-CE, a trajetória da empresa Apiguana foi tema de destaque. Fundada em agosto de 1965, a Apiguana tornou-se referência e líder no mercado de ferramentas, máquinas, materiais elétricos, hidráulicos, EPIs, jardinagem, irrigação, entre outros.

O encontro contou com a presença do fundador da empresa, Francisco Lavanery Sampaio Wanderley, que compartilhou sua história de trabalho, dedicação e fé, elementos que marcaram sua vida desde jovem.

Com unidades em Fortaleza, Messejana, Maracanaú e Pecem, e atuação nacional via e-commerce, a Apiguana mantém um portfólio diversificado com mais de 25 mil produtos, destacando-se pela qualidade e assistência técnica especializada.

“A Apiguana nasceu do esforço de uma vida inteira. Comecei jovem, inspirado pela coragem e fé de meus pais, Dona Anita e Atenor Wanderley. Tenho orgulho da história que construímos com nossos colaboradores, parceiros e clientes. O comércio transformou a minha vida e é gratificante ver que nossa missão segue firme, com inovação, responsabilidade e muito trabalho,” afirmou o fundador da Apiguana durante a reunião.

Estiveram presentes na reunião o presidente da CACE e diretor da Fecomércio, Everton Fernandes, seguido do vice-presidente da Câmara do Comércio de Construção (CMC), Atualpa Filho, dirigentes e funcionários da Apiguana, além de representantes de setores comerciais e de importantes marcas fornecedoras. A reunião foi conduzida pelo presidente da CMC, Lavanery Campos Wanderley, que é também diretor da Apiguana.

O presidente da CACE, Everton Fernandes, encerrou a reunião agradecendo a todos pela participação, parabenizando o Sr. Lavanery Wanderley por sua trajetória e destacando a honra e emoção de tê-lo na sede da Fecomércio, compartilhando e inspirando a todos com seu exemplo.

Inscrições abertas para o XII Concurso de Música Jovens Talentos – Troféu Mansueto Barbosa, um dos maiores palcos da música instrumental jovem no Brasil

Oportunidade gratuita para jovens músicos de todo o Brasil mostrarem seu talento e conquistarem projeção nacional no cenário da música instrumental

A Casa de Vovó Dedé abre as inscrições para o XII Concurso de Música Jovens Talentos – Troféu Mansueto Barbosa, referência nacional no incentivo a jovens músicos dedicados à música instrumental. Gratuitas, as inscrições seguem até 10 de setembro de 2025, exclusivamente pelo site www.concurso jovens talentos cvdd.com.br, onde os participantes encontram o regulamento e a história do projeto.

Criado em 2013 pela professora Regina Barbosa em homenagem a Mansueto Barbosa, fundador da instituição, o Concurso integra a programação do Festival Internacional de Música Instrumental Mansueto Barbosa (FIMI) e se firmou como um dos mais relevantes espaços de incentivo, formação e projeção para jovens instrumentistas de todo o país. A cada edição, músicos de diferentes regiões disputam uma vaga na grande final, realizada em Fortaleza/CE, após um processo seletivo criterioso conduzido por professores de renome. Os dez finalistas concorrem a prêmios e ao simbólico Troféu Mansueto Barbosa, reconhecido como selo de excelência na música instrumental jovem brasileira. A apresentação final está marcada para o dia 10 de novembro de 2025, em local e horário a serem divulgados.

“Mais do que uma competição, o Concurso é uma celebração da música instrumental e um espaço de troca entre jovens músicos”, destaca Ewelter Rocha, diretor artístico da Casa de Vovó Dedé e coordenador do evento.

O Concurso de Música Jovens Talentos – Troféu Mansueto Barbosa é realizado pela Casa de Vovó Dedé, graças à Lei de Incentivo à Cultura (8.313/91 – Rouanet), por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Ministério da Cultura – Governo Federal União e Reconstrução. É patrocinado por: Freitas, Haco, Tubotécnico, Termaco e Resibras. Parceiros: Bia Gurgel Consultoria, Fix Turismo, Lumepress Comunicação e VSM Comunicação. Realizadores: Casa de Vovó Dedé e Ministério da Cultura – Governo Federal União e Reconstrução.

Sobre o FIMI

O Festival Internacional de Música Instrumental Mansueto Barbosa (FIMI) é um ambiente de formação e celebração da música instrumental. Reunindo apresentações artísticas, workshops, cursos, palestras e recitais gratuitos, o festival democratiza o ensino musical e promove o intercâmbio entre estudantes e professores nacionais e internacionais. Com atividades presenciais e online, o FIMI amplia o alcance de seu conteúdo, contribuindo para a formação de plateias e o fortalecimento da cadeia produtiva da música.

Serviço
ABERTAS AS INSCRIÇÕES – XII Concurso de Música Jovens Talentos – Troféu Mansueto Barbosa
De 15 de julho a 10 de setembro de 2025
Gratuita: www.concursojovenstalentoscvdd.com.br

Final presencial: Fortaleza/CE, no dia 10 de Novembro.

Realização: Casa de Vovó Dedé e Ministério da Cultura – Governo Federal União e Reconstrução

Iguatemi Bosque recebe II exposição do acervo da Força Expedicionária brasileira neste fim de semana

O shopping Iguatemi Bosque foi palco, entre os dias 19 e 20 de julho, da II exposição do acervo da Força Expedicionária Brasileira (FEB), promovida pelo Comando da 10ª Região Militar, por meio do Centro Cultural Regional Militar (CCRM). A mostra aconteceu na Praça do Jangadeiro, com visitação gratuita.

A exposição integrava as comemorações dos 80 anos das vitórias da Força Expedicionária Brasileira na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, e presta homenagem aos pracinhas que contribuíram para a história do Brasil e do mundo. Além de fotos, documentos e objetos originais da época, o público poderá conferir uma novidade desta edição: miniaturas de aviões militares, carros de combate e maquetes que retratam batalhas e a participação do Ceará no conflito mundial.

“Acreditamos que proporcionar esse tipo de experiência cultural no shopping é uma maneira de conectar as pessoas à história do nosso país de forma acessível e emocionante. Essa exposição é uma homenagem necessária aos feitos da Força Expedicionária Brasileira e também ao papel importante que o Ceará teve durante a Segunda Guerra Mundial”, afirma Elirdes Costa, gerente de marketing do Iguatemi Bosque.

Sistema Verdes Mares realiza a cobertura oficial do Fortal 2025. Confira horários

TV Verdes Mares, o portal G1 Ceará e a FM 93 transmitem, ao vivo, os melhores momentos da micareta.

O Sistema Verdes Mares (SVM), um dos maiores conglomerados de mídia do País, será responsável pela transmissão oficial do  do Fortal, maior micareta fora de época do Brasil, que acontece de 24 a 27 de julho em Fortaleza. A TV Verdes Mares, o portal G1 Ceará e a FM 93 farão a cobertura completa do evento, de maneira gratuita, ao vivo da Cidade Fortal.

O Diretor Superintendente do Sistema Verdes Mares, Ruy do Ceará Filho, detalha a parceria com o evento, que atrai milhares de visitantes todos os anos. “Levar o Fortal para dentro da casa das pessoas é uma forma de celebrar a cultura, a alegria e a energia do nosso povo. O Sistema Verdes Mares se orgulha de ser a ponte entre o público e essa experiência única, com uma cobertura multiplataforma que traduz toda a grandiosidade do evento”, afirma.

A TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, mostrará  ao público os destaques dos trios elétricos, bastidores, camarotes durante todos os dias da micareta. Pela TV e pelo portal G1/CE, o público poderá acompanhar de casa os principais momentos da programação dos blocos, com cobertura dos apresentadores Niara Meirele e Daniel Viana. No primeiro dia de Fortal, a transmissão será iniciada às 1h da manhã de quinta-feira. Na sexta, a cobertura inicia às 23h15; no sábado a TV transmitirá a festa a partir da meia noite e, no domingo, a partir de 23h40.

A FM 93, rádio com mais de um milhão de ouvintes em Fortaleza e Região Metropolitana, também fará transmissões especiais do Fortal 2025, de quinta a domingo, entre 22h e meia-noite. Os locutores estarão na Cidade Fortal realizando flashes ao vivo e interações com os foliões. Com ingressos acessíveis a partir de R$50,00 (meia), o público pode curtir a Arena 93, área especial da FM 93 com atrações musicais como Tuca Fernandes, Ricardo Chaves, Cheiro de Amor e Bandana.  Vendas pelo site folia.com.br.

 A 32ª edição Fortal  reúne artistas de projeção nacional como Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Maiara & Maraisa e Luan Santana. O Carnaval fora de época de Fortaleza terá  quatro dias de festa nos mais diversos espaços, como Corredor da Folia, Camarote Mucuripe, Palco Arena e camarotes corporativos.

Sobre o Sistema Verdes Mares

O Sistema Verdes Mares foi criado em 1960 e é um dos mais sólidos e completos conglomerados de mídia do país, pertencente ao Grupo Edson Queiroz. Formado pela TV Verdes Mares, TV Verdes Mares Cariri, jornal Diário do Nordeste, TV Diário, Verdinha FM, FM 93, Recife FM, de Pernambuco, portal G1 Ceará, e GE, o grupo se consolida pela qualidade do conteúdo e pela abrangência de sua rede de transmissão, estando presente em todos os municípios do estado do Ceará. Desde 2018, o SVM funciona em uma redação integrada, reunindo todo o jornalismo do grupo, materializando um projeto pioneiro no Brasil que o coloca na vanguarda da imprensa mundial e representa um marco no jornalismo da América Latina.