IA e Turismo: Como a Inteligência Artificial está Redefinindo a Experiência dos Viajantes

A integração entre Inteligência Artificial (IA) e turismo está promovendo uma revolução silenciosa na forma como viajamos. Dos bastidores dos aeroportos aos roteiros personalizados em tempo real, a IA tem se consolidado como um diferencial estratégico na experiência do consumidor, especialmente no setor de hospitalidade e mobilidade aérea.

Segundo relatório da World Travel & Tourism Council (WTTC), 73% dos viajantes esperam experiências personalizadas durante suas jornadas. Além disso, um estudo recente publicado na revista científica Journal of Destination Marketing & Management apontou que soluções baseadas em IA aumentam em até 35% a satisfação do cliente ao oferecer recomendações mais precisas e serviços proativos.

No ecossistema aeroportuário, plataformas como a Dragonpass estão na vanguarda dessa transformação. A empresa, que conecta viajantes a serviços premium em aeroportos do mundo todo, tem investido em soluções de IA que vão desde o atendimento por concierge digital até sugestões personalizadas de experiências gastronômicas e acesso a salas VIP, com base nos hábitos de consumo e preferências dos usuários.

“O viajante moderno quer mais do que praticidade: ele quer controle, personalização e conveniência. Nossa solução com IA aprende com cada interação, permitindo que o cliente tenha recomendações em tempo real de restaurantes, lounges, traslados e até promoções ativas. Tudo na palma da mão”, explica Fabio Lacerda, Head de Desenvolvimento de Negócios (Latam) na Dragonpass.

Ainda de acordo com a empresa, 65% dos seus usuários ativos demonstraram maior engajamento com os serviços sugeridos por IA em comparação aos métodos tradicionais de busca. A tendência reflete um novo comportamento de consumo no setor de viagens, em que o planejamento tradicional dá lugar a experiências inteligentes, dinâmicas e hiperpersonalizadas.

IA como pilar estratégico

Empresas do setor já incorporam IA como pilar estratégico não apenas para melhorar o atendimento, mas também para aumentar a eficiência operacional. Isso inclui desde o monitoramento inteligente de filas nos aeroportos, passando por assistentes de voz para check-ins automáticos, até a detecção preditiva de problemas em itinerários — uma tendência que já está em aplicação em hubs internacionais como Changi (Singapura) e Schiphol (Holanda).

Com base nas projeções da consultoria McKinsey & Company, a adoção de IA no setor de viagens pode representar uma economia de até US$ 1,2 trilhão ao ano globalmente até 2030, somando ganhos em produtividade, automação e experiência do usuário.

Sobre a Dragonpass

Dragonpass é uma fornecedora premium de serviços de viagem. Fundada em 2005, a empresa cresceu e passou a oferecer acesso a mais de 2.150 experiências selecionadas em aeroportos, incluindo mais de 1.400 salas VIP ao redor do mundo, proporcionando conforto, conveniência e um toque de luxo onde quer que você vá.

Além do acesso às salas VIP, Dragonpass oferece uma ampla gama de benefícios de viagem, incluindo reservas de motoristas em cidades selecionadas e serviços personalizados de recepção (Meet and Greet) pensados para tornar a experiência no aeroporto mais fluida. Os membros também aproveitam privilégios exclusivos em restaurantes renomados, acesso rápido às filas de segurança, tratamentos de spa dentro dos aeroportos e acesso a mais de 1.000 locais de bem-estar e academias em 50 grandes cidades de mais de 25 países.

Sobre a Interamerican Network

Fundada em São Paulo em 1984 e com bases na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México, a Interamerican Network é a agência de comunicação líder na América Latina dedicada a clientes da indústria do turismo. Especialista em marketing de destinos, aviação, hotéis & resorts e produtos turísticos em geral, a Interamerican oferece soluções estratégicas, criativas e integradas em Relações Públicas, Marketing e Digital alinhados com planejamento estratégico, inteligência de mercado e atuação local ou regional. A Interamerican faz parte de alianças globais, sendo o braço da MMGY Global na América do Sul, da APG Airlines e do Grupo GEA no Brasil.

Casa Linda Flor é destaque no Camarote Mucuripe com sucesso de atendimentos no Fortal 2025

A Casa Linda Flor registrou 1.589 atendimentos em serviços de cabelo, maquiagem e massagem nos pés durante os quatro dias de Fortal 2025, de 24 a 27 de julho, no Camarote Mucuripe. Com espaço lotado diariamente, o salão marcou presença mais uma vez como parceiro oficial do camarote, oferecendo um atendimento exclusivo de beleza e bem-estar ao público do espaço premium.

A ação reforça a consolidação da parceria, que já soma nove anos, e mostra a força da proposta de unir entretenimento e experiências personalizadas no maior evento de micareta fora de época do país. Com serviços oferecidos por ordem de chegada, o estande da Casa Linda Flor se destacou pela alta demanda e pelos retoques express que permitiram aos foliões curtirem a festa com ainda mais estilo e autoestima.

“A cada edição, nossa parceria com o Camarote Mucuripe se fortalece, e o sucesso dos atendimentos neste Fortal é prova disso. É uma satisfação contribuir com nosso toque de beleza e cuidado em um evento tão grandioso e querido pelo público”, afirma Surama Geleilate, CEO da Casa Linda Flor.

Além do sucesso no Camarote, a Casa Linda Flor também movimentou sua sede no bairro Aldeota com o tradicional “esquenta”, oferecendo produções completas, música e um clima animado aos clientes que agendaram atendimento antes de irem para a Cidade Fortal. Fundado por Surama e suas filhas, Gabriela e Suzana, o salão reforça que beleza e bem-estar caminham juntos, dentro e fora dos grandes eventos.

XI Festival Internacional de Folclore do Ceará abre inscrições para grupos de projeção folclórica de todo o Brasil

“Podem se inscrever grupos de projeção folclórica cearenses, nacionais e internacionais”

Chegando à sua 11ª edição, o Festival Internacional de Folclore do Ceará (Fifolc), está com inscrições abertas para grupos de folclore e projeção folclórica de todo o Brasil, e também para grupos internacionais.

Para participar da 11ª edição do Fifolc, os grupos de projeção folclórica cearenses, nacionais e internacionais devem realizar suas inscrições pelo site do Festival até o dia 31 de agosto, consultar o regulamento e preencher o formulário de inscrição que consta na página.

Ao todo, 14 grupos participam da edição deste ano, sendo 12 (doze) grupos entre cearenses e nacionais e 02 (dois) grupos internacionais e/ou de etnia.

Com uma programação plural e diversa, o Festival traz apresentações artísticas, formações, vivências, oficinas e seminário. Este ano acontecerá em novembro, com data a ser definida.

Serviço:

Inscrições XI Festival Internacional de Folclore do Ceará

Inscrições até 31 de agosto

Site https://festivaldefolcloredoceara.com.br (mediante preenchimento de formulário)

Contatos: festivaldefolcloredoceara@gmail.com / @festivladefolcloredoceara 

Público: Grupos de projeção folclórica de todo o Brasil e internacionais

Em alusão aos 15 anos, Aeris Energy realiza plantio de árvores e reforça compromisso sustentável

Em agosto, a Aeris Energy, empresa brasileira líder na fabricação de pás e serviços para aerogeradores na América Latina e uma das maiores produtoras do mercado mundial, vai comemorar 15 anos de história. Ao longo do mês, a companhia promoverá diversas ações em alusão à data, sendo uma delas o plantio de mudas de Ipê Amarelo por funcionários da companhia, no próximo dia 13 de agosto. A iniciativa acontecerá na área de reflorestamento da matriz, localizada no Pecém. Signatária do Pacto Global da ONU desde 2018, a Aeris vem consolidando sua atuação como empresa comprometida com os princípios da responsabilidade social e da sustentabilidade corporativa.

Entre 2021 e 2024, a empresa promoveu o plantio, em média, de 30,9 mil mudas nativas da Caatinga, com cerca de 30 espécies, em uma área reflorestada de 20,6 hectares. O processo é medido pelo indicador “mudas por pá produzida”, que reforça o compromisso com a regeneração ambiental e a compensação de impactos.

Com foco na sustentabilidade, a rotina inclui práticas inovadoras como o resgate de sementes nativas e o reaproveitamento de resíduos plásticos para germinação e cultivo de novas mudas. Em 2024, aproximadamente 4.775 kg de adubo orgânico foram produzidos internamente e aplicados no reflorestamento, potencializando a qualidade do solo e o sucesso da regeneração.

Outra forma que a companhia encontrou para conectar ações foi ampliar o controle e a eficiência na gestão dos efluentes gerados. Desde 2023, com o início da operação de sua nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), a Aeris passou a reutilizar integralmente os efluentes tratados na irrigação de áreas verdes e de reflorestamento, eliminando qualquer lançamento em corpos hídricos. Em 2023 e 2024, 83.565 m³ de efluentes foram destinados para a prática. 

“Chegamos ao marco de 15 anos da companhia e, mais do que comemorar, buscamos reforçar compromissos. Nossa Política do Sistema de Gestão Ambiental tem como uma diretriz fundamental a proteção da biodiversidade. Por essa razão, o plantio das mudas de Ipê Amarelo simboliza nossa busca permanente por ações efetivas nessa frente e reforça um exemplo positivo para nossos colaboradores e toda a sociedade”, ressalta Rafael Medeiros, diretor de Operações e Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Aeris Energy.

No eixo de proteção à biodiversidade, a companhia adota práticas estruturadas tanto para a conservação da flora,quanto para o monitoramento da fauna em suas áreas de influência, no município de Caucaia (CE). As Áreas de Preservação Permanente (APPs), com extensão de 17,8 hectares, e os projetos de reposição florestal, com 20,6 hectares, são monitorados periodicamente, sinalizados e integrados às campanhas internas de educação ambiental.

A fauna também merece atenção e são aplicados critérios rigorosos com base em listas nacionais e na classificação da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Em 2024, foram registradas 21 espécies animais nas áreas sob influência da empresa. Não foram identificadas espécies ameaçadas de extinção ou vulneráveis. 

Mais sobre a Aeris Energy

A Aeris Energy é uma empresa brasileira líder na fabricação de pás e serviços para aerogeradores na América Latina e uma das maiores produtoras no mercado mundial. Fundada em 2010 por um grupo de engenheiros oriundos do setor de aeronáutica, a empresa atua em uma localização estratégica no Nordeste brasileiro, com três unidades fabris no município de Caucaia, Ceará, na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

A Aeris Energy foi fundada para atender à crescente demanda por soluções sustentáveis no mercado de energia. A empresa conta com uma equipe de alta performance, que executa processos com simplicidade, permitindo um ambiente de trabalho seguro e limpo, tendo como objetivo a alta qualidade, a eliminação de desperdícios e a satisfação dos clientes.