Cascavel realiza lançamento oficial da XXVII Regata de Jangadas da Caponga Praia Esportiva

Foi oficialmente lançada, na noite da quarta-feira, 30, a XXVII edição da Regata de Jangadas da Caponga – Praia Esportiva. A solenidade aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Turismo de Cascavel e reuniu autoridades locais, representantes de entidades parceiras e membros da comunidade esportiva e cultural da região.

O encontro marcou o início da contagem regressiva para a maior celebração esportiva do litoral leste cearense, que será realizada entre os dias 22 e 24 de agosto, nas praias da Caponga e de Águas Belas. A programação completa do evento foi apresentada durante o lançamento, com destaque para competições de surf, beach tennis, futevôlei, vôlei de praia, futebol de areia e, claro, a tradicional regata de jangadas.

Além das disputas esportivas, o evento contará com atrações musicais, atividades culturais, ações educativas e espaços interativos voltados ao esporte e ao lazer, reforçando o caráter comunitário e inclusivo da iniciativa.

A Regata da Caponga é uma realização da Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel (Assetuc), com apoio da Colônia Z10, Prefeitura de Cascavel, Secretaria Municipal de Esporte e Secretaria de Turismo, e de instituições públicas e privadas que atuam no fortalecimento do turismo de base comunitária e na valorização das tradições locais.

Presente no evento, a prefeita de Cascavel, o secretário de Segurança Pública, o secretário de Turismo e representantes de organizações ligadas ao esporte, à cultura e ao turismo destacaram a importância da iniciativa para o desenvolvimento do município e para a valorização da identidade cultural da região.

“A Regata da Caponga é mais do que uma competição, é um símbolo vivo da nossa história, do espírito comunitário e da força cultural do povo do litoral. Cada edição é uma oportunidade de mostrar ao mundo a beleza das nossas tradições e a potência do turismo sustentável para transformar realidades locais”, afirma o diretor da ASSETUC, Mamede Rebouças

A competição conta com o patrocínio com a Lei Geral de Incentivo ao Esporte, Governo do Estado do Ceará, Enel, Banco do Nordeste e Governo Federal.

Literatura em grupo vira refúgio e tendência entre leitores

Em meio à nova onda dos clubes de leitura, ClubeNomad completa 10 anos e se
destaca ao unir livros, experiências culturais e até viagens inspiradas em livros

A leitura, antes solitária, está cada vez mais coletiva, e isso não é coincidência. Em tempos de excesso de telas, polarização e hiperconexão, clubes de leitura voltaram a ganhar força como lugares de pausa, troca e acolhimento. Segundo levantamento da CBL (Câmara Brasileira do Livro), o número de clubes ativos no Brasil cresceu 35% nos últimos três anos, indicando como a leitura em grupo se tornou também um gesto de pertencimento.

Muito antes dessa tendência se consolidar, um projeto já fazia da leitura um passaporte para o mundo. O ClubeNomad, criado há 10 anos pela produtora curitibana de viagens com conhecimento NomadRoots, antecipa o conceito de “experiência literária” com uma proposta que combina livros, repertório cultural,
mediação profissional e até roteiros de viagem inspirados nas obras. A cada ciclo, uma obra é escolhida para representar um país, uma cidade ou uma identidade cultural. Junto ao livro, os participantes recebem playlists, filmes, encontros mediados por especialistas e convidados como Almir Sater, Maitê Proença e Lúcia Helena Galvão, todos conectados à obra e ao universo que ela propõe. “Mais do que
ler, nosso objetivo é criar uma jornada de autoconhecimento e de descoberta do outro”, explica Paola Gulin, idealizadora do projeto. “O clube virou uma comunidade que lê o mundo com profundidade e afeto”.

Hoje, o ClubeNomad tem cinco turmas presenciais em Curitiba e uma turma virtual aberta a leitores que estejam em qualquer lugar do mundo. A leitura é só o início: as experiências se desdobram em conversas, amizades, repertório e, para alguns, viagens reais, como ocorreu após a leitura de autores como João Guimarães Rosa (Cerrado brasileiro), Gabriel García Márquez (Colômbia), Milton Hatoum (Amazônia),
Ariano Suassuna (Paraíba), Jorge Amado (Bahia) e Jane Austen (Inglaterra) que é a mais recente lançada e ainda conta com vagas.

Numa época em que os dados mostram queda na leitura individual (apenas 47% dos brasileiros leram ao menos um livro nos últimos 3 meses, segundo o Instituto Pró- Livro), esse tipo de experiência compartilhada pode ser a chave para reconectar pessoas ao universo literário. “O ClubeNomad mantém o foco de sua essência, que é dar a volta ao mundo ao proporcionar uma curadoria comprometida com a
transformação pessoal e a troca autêntica entre leitores”, conclui.

Para mais informações, acesse o site www.nomadroots.com.br/clube-nomad ou siga o
perfil oficial do ClubeNomad no Instagram: @clube.nomad.