Pagamento internacional de royalties contradiz acusação de Trump, de acordo com dados do Banco Central

O Governo brasileiro tem até o dia 18 de agosto para enviar uma resposta à investigação aberta por Donald Trump para justificar sanções ao Brasil, sob a acusação de que o país não é um bom parceiro comercial.

De acordo com o presidente americano, o Brasil tem deficiências em pontos cruciais como restrições comerciais, restrições financeiras (PIX), enfraquecimento do combate à corrupção e desmatamento da Amazônia.

Dentro das restrições comerciais, estaria incluída a baixa remessa de royalties relacionadas à propriedade intelectual.

No entanto, de acordo com o Banco Central, apenas em 2024, foram pagos quase 10 bilhões de dólares em royalties para o exterior, para remuneração de uso de patentes, marcas e direitos autorais.

Para a ABPI – Associação Brasileira de Propriedade Intelectual, tanto os números de remessas de royalties apresentados pelo Banco Central, como também as políticas consolidadas há quase 20 anos, de combate à pirataria pelos governos federal e estadual, comprovam o respeito do Brasil à Propriedade Intelectual.

O Brasil leva tão a sério o tema, que a ABPI realiza, anualmente, o Congresso Internacional de Propriedade Intelectual, onde recebe profissionais e representantes de entidades de vários países do mundo para debater assuntos relacionados ao tema. Este ano, o evento acontece de 17 a 19 de agosto, no Sheraton São Paulo WTC, em São Paulo.

Festa “Subipassambá” acontecerá neste domingo com feijoada, poesia e drinks especiais em prédio histórico do Centro de Fortaleza

O Mangangá Pub, localizado na Praça dos Leões, no coração histórico de Fortaleza, recebe no domingo, dia 17 de agosto, a partir das 13 horas, a terceira edição do Subipassambá, uma roda de arte que ultrapassa o formato convencional para se configurar como um ritual coletivo de palavra, som e afeto.

Idealizado pelo Samba das Alencarinas, que será a atração principal da tarde, o Subipassambá é um espaço de travessia onde o palco dialoga com o corpo, o batuque conversa com o silêncio e o riso se mistura ao rito, abrindo espaço para a poesia viva, as vozes marginais e a música nascida da experiência compartilhada.

Além do Samba das Alencarinas, o evento contará com participações especiais de dois artistas que representam a força da cena cearense: Ercília Lima, reconhecida por sua interpretação intensa e por defender a diversidade e potência da música local, e Paulo Marinho, cuja voz firme e presença cativante conectam canções, histórias e sentimentos. Para completar a experiência, será servida uma feijoada acompanhada de drinks especiais.

O Mangangá Pub reafirma seu papel como espaço de resistência cultural, abrindo suas portas não apenas como palco, mas como abrigo e catalisador da cultura independente e colaborativa. As paredes do local guardam ecos de resistência, enquanto o ambiente vibra com a dança e o batuque de quem acredita na arte como forma de encontro e transformação.

O Subipassambá funciona também como manifesto pela preservação da cultura viva no centro da cidade, ocupando o espaço urbano com música, poesia e celebração, mostrando que, mesmo em meio ao concreto e ao trânsito, há lugar para a escuta, a troca e a criação conjunta.

Serviço:

Subipassambá com Samba das Alencarinas e participações especiais de Ercília Lima e Paulo Marinho

Mangangá Pub (Praça dos Leões, Fortaleza)

Domingo, 17 de agosto de 2025, a partir das 13h