Empresas investem cada vez mais em escutar seus colaboradores para crescer e inovar

Nos últimos anos, empresas dos mais diversos setores vêm adotando uma abordagem mais humana e estratégica na relação com seus colaboradores. Ouvir quem está dentro da operação se tornou prioridade, não apenas como forma de melhorar o clima organizacional e promover bem-estar, mas também como uma poderosa ferramenta para impulsionar o engajamento,  crescimento e a inovação nos negócios.

As empresas têm percebido a importância de envolver de forma genuína seus profissionais na definição dos caminhos estratégicos do negócio. Iniciativas como programas de escuta ativa, pesquisas de clima e canais internos de sugestões vêm ganhando espaço e deixando de ser ações isoladas para se consolidarem como práticas permanentes de gestão. A proposta é transformar o conhecimento e as percepções das equipes em insumos valiosos para decisões mais assertivas e para o desenvolvimento de novos projetos. Ouvir quem está dentro da operação passou de diferencial a requisito fundamental em um mercado cada vez mais guiado por agilidade, propósito e inovação. Além, da sustentabilidade do negócio. 

Na Cimento Apodi, referência na produção de cimento, concretos e argamassas, a escuta ativa é parte central da estratégia de comunicação interna. A empresa realiza de forma contínua a Pesquisa de Avaliação dos Canais de Comunicação, voltada a aprimorar a experiência dos colaboradores e fortalecer a cultura de diálogo. Ações criativas reforçam esse compromisso, como a campanha realizada no Dia dos Namorados, que convidou os colaboradores a “discutir a relação” com os canais internos, usando a analogia dos relacionamentos para destacar a importância de uma comunicação baseada em escuta, clareza e evolução constante. A ação foi considerada um sucesso e a taxa de engajamento foi de 82%. Atualmente, a Apodi está implantando um novo hub de comunicação interna, pensado com base nas necessidades reais dos colaboradores e focado em uma experiência mais fluida, interativa e colaborativa — reafirmando seu posicionamento como uma empresa que valoriza o protagonismo de seus times e aposta na inovação. 

Outro exemplo vem da Aeris Energy, que utiliza, há mais de dois anos, uma pesquisa de satisfação por pulso, aplicada semanalmente de forma quantitativa e qualitativa. A ferramenta tem permitido que os gestores acompanhem de perto o engajamento das equipes e elaborem planos de ação baseados nas oportunidades identificadas. A área de Recursos Humanos também analisa os dados para melhorar serviços como alimentação e transporte, que já registraram aumento de 15 pontos na satisfação dos colaboradores. Um dos maiores indicadores de sucesso da iniciativa é a alta taxa de adesão, atualmente em 78,6%.

Já a Moura Dubeux fortalece sua cultura de integridade e ética por meio do Canal da Transparência, um espaço seguro e confidencial para que colaboradores e parceiros relatem condutas que violem os princípios da empresa. Mais do que uma ferramenta de compliance, o canal representa um compromisso com a escuta responsável, contribuindo para a prevenção de irregularidades, como assédio, discriminação e corrupção, e promovendo um ambiente de trabalho mais justo e respeitoso. As informações coletadas alimentam o Programa de Integridade da companhia e servem de base para a revisão constante de políticas e processos, reforçando a governança e a reputação institucional.

Na unidade da ArcelorMittal no Pecém, a valorização das pessoas também passa pela escuta ativa. A empresa realiza a pesquisa Speak UP+, que orienta ações para melhoria do clima organizacional com base no respeito e reconhecimento. Grupos de afinidade em Equidade e Inclusão contribuem para a promoção de um ambiente mais humanizado, transparente e acolhedor, onde todas as pessoas possam se desenvolver de forma equitativa. Na produtora de aço, a plataforma Valoriza+ estimula o reconhecimento de atitudes positivas no dia a dia de trabalho, fortalecendo a cultura de valorização. Reforçando seu compromisso com os direitos humanos, a ArcelorMittal conduziu um estudo socioeconômico com 82% dos colaboradores da unidade, que irá direcionar ações voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida.

“Essas iniciativas mostram que, em um cenário corporativo cada vez mais orientado por propósito, agilidade e inovação, ouvir quem está dentro da operação deixou de ser um diferencial competitivo para se tornar uma exigência estratégica. A escuta ativa, quando feita com autenticidade e compromisso, transforma culturas, fortalece lideranças e impulsiona empresas rumo a um futuro mais sustentável, humano e inovador”, explica Sergio Mauricio, CEO da Cimento Apodi. 

Saúde mental e escuta ativa: acolhimento que faz a diferença no ambiente de trabalho

A tendência também caminha lado a lado com uma preocupação crescente com a saúde mental. Empresas têm investido em ferramentas de acompanhamento psicológico, rodas de conversa, lideranças mais empáticas e treinamentos voltados à escuta e ao diálogo.

A Cimento Apodi adota, desde 2024, uma ferramenta de Avaliação de Engajamento Contínuo, via Pulse, com adesão semanal de 86% dos colaboradores. Por meio dela, os funcionários registram anonimamente suas percepções sobre o ambiente de trabalho, permitindo que os gestores ajam, em tempo real, sobre questões que impactam diretamente a motivação e o bem-estar. Uma das dimensões avaliadas é o “bem-estar”, o que possibilita a criação de programas que incentivem bons hábitos e ajudem a reduzir o estresse.  Além disso, a empresa oferece o Programa de Apoio Pessoal via plataforma Auster, garantindo suporte psicológico gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. 

Por sua vez, desde 2020, o Beach Park desenvolve o projeto “Cuidando de Você”, criado na pandemia para apoiar colaboradores em questões de saúde física e mental. Com uma equipe multidisciplinar, com nutricionista, psicóloga, assistente social e clínico geral, os atendimentos são sigilosos, individuais ou em grupo, e podem ser solicitados a qualquer momento. A assistente social Lidiane Dantas ressalta que muitos buscam apoio para melhorar o bem-estar e qualidade de vida, lembrando que cuidar da saúde mental exige coragem. Ansiedade, luto e violência são algumas das principais demandas, segundo a gerente de RH Anunciada de Moraes, que reforça: “saúde mental é tão importante quanto a física”. 

“A mudança de postura evidencia que, mais do que estruturas hierárquicas rígidas, as empresas buscam construir relações horizontais, baseadas na confiança e no engajamento. Nesse novo cenário, ouvir é o primeiro passo para evoluir como organização e como coletivo”, conclui Sérgio Maurício. 

Médico Alexandre de Lima assume como Head de Estratégia em Saúde e Segurança no Trabalho no escritório André Menescal Advogados

Com vasta experiência em Medicina do Trabalho e uma passagem de mais de oito anos como Coordenador da Unidade de Saúde e Segurança para a Indústria na FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), o médico Alexandre de Lima passa, a partir de agora, a integrar a equipe multiprofissional do escritório André Menescal Advogados como Head de Estratégia em Saúde e Segurança no Trabalho, fortalecendo a equipe nesse segmento.

A chegada de Alexandre de Lima reforça a atenção dada pelo escritório André Menescal Advogados à crescente necessidade das organizações em reforçarem suas ações de prevenção em saúde e de cuidados com aspectos da segurança no trabalho. Em áreas como a dos cuidados com a saúde mental, por exemplo, as empresas estão desafiadas a se adaptarem a legislações mais recentes, como a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que adiciona a gestão de riscos psicossociais e a saúde mental. A NR-1 entrou em vigor em 26 de maio de 2025 para as empresas se adaptarem, com a fiscalização e aplicação de multas previstas para começarem a partir de 26 de maio de 2026. A norma amplia a responsabilidade das organizações na gestão de riscos psicossociais e no cuidado com o bem-estar emocional de seus colaboradores.

“É um privilégio contar com a experiência acadêmica e de mercado do Dr. Alexandre, que conhece de maneira detalhada a realidade e as necessidades das empresas quando se fala em gestão da saúde e cuidados com a segurança do trabalho. Com a presença dele em nossa equipe, damos mais um passo estratégico para o fortalecimento da atuação do escritório nessa área, para a qual trazemos uma visão inovadora e integrada às soluções jurídicas oferecidas aos nossos clientes”, celebra o CEO André Menescal. Com cerca de 150 colaboradores distribuídos em três sedes próprias (Fortaleza-CE, São Luís-MA e São Paulo-SP) e times locais em diversas regiões do país, o André Menescal Advogados tem investido em uma advocacia orientada a dados, tecnologia e resultados, com foco em performance e na gestão de riscos.

Para o médico Alexandre de Lima, a nova etapa da carreira profissional representa mais que um desafio. “Estou muito empolgado e ao mesmo tempo instigado a trazer meus aprendizados para o universo de um escritório de advocacia, mostrando que a revolução tecnológica e de controle que vem ocorrendo na área de Saúde e Segurança no Trabalho é algo que atinge todas as organizações, independente de tamanho. Garantir ambientes seguros e práticas que priorizem o bem-estar das pessoas não é apenas uma obrigação legal, mas uma estratégia essencial para fortalecer equipes, aumentar a produtividade e construir negócios mais humanos. E vale ressaltar que as empresas que pensam no amanhã precisam entender que uma gestão estratégica em SST não é só questão de humanidade, mas de sobrevivência a médio prazo”, destaca o médico.

Sobre o médico Alexandre de Lima

O médico Alexandre de Lima, que até recentemente respondia como Médico do Trabalho da Unidade de Segurança e Saúde para a Indústria do Serviço Social da Indústria (UNISSIN/SESI/SFIEC), é formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Saúde Pública pela mesma instituição e especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá (RJ).

Médico do Trabalho com título da ANAMT/AMB, é auditor líder ISO 45001 em Sistemas de Gestão em Segurança e Saúde do Trabalho, além de liderar o Instituto de Gestão e Estudos em Saúde Ambiental e do Trabalhador (IGESAT). Também é professor de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho na FMUSP e na Pós-UNIFOR, e professor de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho na Pós-UNIFOR.

Possui experiência em gestão e pesquisa em medicina ocupacional e ambiental, medicina de família e comunidade, saúde do trabalhador, epidemiologia e vigilância em saúde, com interesse especial em métodos quantitativos, avaliação em saúde e tecnologias de educação médica a distância.

Sobre o escritório André Menescal Advogados

Fundado em Fortaleza no final de 2024, com bases também em São Luís (MA) e São Paulo (SP), o André Menescal Advogados é um escritório full service com mais de 150 profissionais atuando nacionalmente. Em pouco tempo, tornou-se referência em advocacia empresarial e de famílias, priorizando segurança jurídica, estratégia e inovação.

Com foco na “advocacia do futuro”, alia excelência técnica ao uso intensivo de tecnologia para gestão, análise de dados e eficiência. Isso permite soluções ágeis e multidisciplinares para clientes de alto impacto no Brasil e no exterior.

Atuando em frentes consultivas e contenciosas, o escritório se destaca em casos complexos, guiado por ética, proximidade com o cliente e compromisso de longo prazo.

SENAI Ceará sobe ao pódio da WorldSkills Brasil 2025 e celebra evolução competitiva

Fortaleza recebe Kaká Diniz no Inovação X, evento que reúne lideranças do empreendedorismo nacional

Fortaleza sediará, nos dias 18 e 19 de outubro, no Centro de Eventos, a 2ª edição do Inovação – Experiência Empreendedora (Inovação X), evento que vem se consolidando como o principal encontro do Ceará voltado ao futuro dos negócios. Com programação direcionada a inovação, empreendedorismo e transformação de mercado, o encontro reunirá empresários, investidores, executivos e profissionais interessados em novas estratégias de crescimento.

Um dos nomes confirmados é o empresário e investidor Kaká Diniz, que compartilhará sua trajetória de negócios e os cases que o tornaram referência nacional. Sua participação deve trazer reflexões sobre como transformar desafios em oportunidades, destacando temas como resiliência, gestão inovadora e atenção às tendências de mercado.

De acordo com Willame Nogueira, idealizador do Inovação X, a presença de Kaká contribui para aproximar o público de práticas reais e aplicáveis. “A história do Kaká é marcada pela capacidade de identificar oportunidades e estruturar negócios sólidos. Ele conecta propósito e estratégia, demonstrando que inovação também passa pelas pessoas. Tê-lo na programação é uma oportunidade relevante para quem busca ampliar a visão empreendedora”, afirma.

O evento contará com mais de 20 palestrantes de alcance nacional, que ao longo de dois dias abordarão temas decisivos para a competitividade das empresas, incluindo marketing, vendas, gestão, tecnologia, inteligência artificial e modelos de negócio disruptivos.

Para Willame, o Inovação X cumpre a missão de colocar em pauta experiências de quem atua no centro das transformações empresariais e tecnológicas. “Nosso objetivo é oferecer um espaço de troca de conhecimento que contribua de forma prática para os desafios do mercado. A participação do Kaká fortalece ainda mais essa proposta”, conclui.

Serviço
Inovação – Experiência Empreendedora (2ª edição)
Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza–CE
Data: 18 e 19 de outubro
Mais informações e ingressos: https://inovacaoce.com/

Prefeito Evandro Leitão entrega posto de saúde Maciel de Brito e unidade de zoonoses totalmente reformados no Conjunto Ceará

Os dois equipamentos voltam a atender a população em sua totalidade

O prefeito Evandro Leitão entrega, nesta terça-feira, 30, às 9h, a reforma completa do posto de saúde Maciel de Brito e da unidade de zoonoses, ambos localizados no bairro Conjunto Ceará.  As obras, paralisadas desde outubro do ano passado pela gestão anterior, foram retomadas e concluídas pela atual administração

O posto de saúde, responsável por atender cerca de 18 mil usuários, retoma o funcionamento em seu local de origem, das 7h às 19h. Entre as melhorias, estão adequações estruturais a fim de proporcionar um ambiente mais seguro e confortável para os profissionais e usuários.

Já a unidade de zoonoses foi revitalizada para garantir um espaço mais adequado e acolhedor para os cuidados dos animais. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).

SERVIÇO:
Entrega da reforma do Posto de Saúde Maciel de Brito e da Unidade de Zoonozes
Data: 30/9 (terça-feira)
Hora: 9h
Local: R. 602, 2 – Conj. Ceará.

Rede de Farmácias Santa Branca celebra Dia do Idoso com serviços de saúde gratuitos

Ação especial no dia 1º de outubro inclui check-up, sorteio e confraternização em todas as unidades

No dia 1º de outubro, data em que é comemorado o Dia do Idoso, a Rede de Farmácias Santa Branca promoverá uma programação especial em todas as suas unidades. Durante todo o dia, pessoas acima de 60 anos poderão realizar gratuitamente um check-up completo, que inclui aferição da pressão arterial, verificação da glicemia, exame de bioimpedância, capaz de avaliar a composição corporal, como massa magra e percentual de gordura, além da montagem do calendário posológico, ferramenta que auxilia na organização correta dos horários de uso dos medicamentos. Para marcar a data, as lojas também vão oferecer uma mesa de lanche especial saudável em homenagem aos clientes.

Além das ações de saúde, a Rede Santa Branca preparou ainda um sorteio exclusivo. Entre os dias 19 de setembro e 1º de outubro, quem realizar compras a partir de R$ 50 irá concorrer a um kit de saúde composto por um aparelho digital de pressão de pulso, um frasco de Zynnavit C com Arginina e um frasco de Zynnavit Colágeno, que reforçam a imunidade. O sorteio será realizado no dia 2 de outubro, com a entrega de um kit por loja participante.

“Queremos que o Dia do Idoso seja uma oportunidade de cuidado e acolhimento. Essa é uma forma de retribuir a confiança que recebemos dos nossos clientes, oferecendo serviços que ajudam a cuidar da saúde e ainda celebrando a importância da terceira idade na nossa sociedade”, destaca Maurício Filizola, presidente da Rede de Farmácias Santa Branca. 

Sobre da Rede de Farmácias Santa Branca

Fundada em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a rede de Farmácias Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está presente em Fortaleza e região metropolitana, assim como no interior do Estado do Ceará, somando 21 lojas, três franquias, seis farmácias independentes associadas ao SB Conecta, uma distribuidora e um centro de distribuição. Conta com mais de 200 colaboradores que atuam em oito municípios, oferecendo conforto e bem-estar aos seus clientes. Os seus proprietários e representantes legais, Laura Paiva e Maurício Filizola, que também são farmacêuticos, possuem a sensibilidade de ter uma visão privilegiada do próprio negócio e dos avanços do mercado como um todo.

DOC Trattoria & Wine Bar recebe jantar de lançamento do Restaurant Week

O DOC Trattoria & Wine Bar recebeu, na última quinta-feira, 25, o jantar de lançamento da 23ª edição do Fortaleza Restaurant Week, um dos maiores festivais gastronômicos da América Latina. O evento reuniu chefs e convidados para apresentar oficialmente a temporada, que acontece de 26 de setembro a 26 de outubro em mais de 50 restaurantes da capital.

Neste semestre, o festival celebra o tema “Uma Volta pela Itália”, valorizando a tradição da culinária italiana em menus completos a preços acessíveis. Durante o jantar no DOC, os convidados puderam experimentar uma prévia da experiência gastronômica que vai movimentar Fortaleza ao longo de um mês, com pratos que unem clássicos italianos a releituras criativas.

Segundo Lissandro Turatti, sócio-proprietário do DOC Trattoria & Wine Bar, sediar a abertura reforça a vocação do restaurante em promover experiências exclusivas à mesa. “O festival valoriza a gastronomia como cultura, aproxima o público de diferentes cozinhas e cria oportunidades para que restaurantes como o nosso possam compartilhar sua essência e paixão pela culinária”, afirma.

O Fortaleza Restaurant Week segue até 26 de outubro em mais de 50 restaurantes, com menus especiais inspirados na culinária italiana, reforçando o papel do festival como vitrine para a diversidade e criatividade gastronômica da cidade.

Serviço
Fortaleza Restaurant Week – 23ª edição

Tema: Uma Volta pela Itália
Período: 26 de setembro a 26 de outubro
Mais de 50 restaurantes participantes em Fortaleza
Mais informações: www.restaurantweek.com.br 

Vila das Artes promove oficina de desenho para tatuagem, aula aberta sobre tecnologias assistivas no circo e residência artística

A Vila das Artes encerra o mês de setembro com atividades gratuitas das escolas públicas de Artes Visuais e Circo. O equipamento cultural da Prefeitura de Fortaleza vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI) abriu, desde sexta-feira, 26, as inscrições para a oficina “Introdução ao Desenho para Tatuagem”, ministrada pela artista e tatuadora Amura Al Houch. 

Já no dia 2 de outubro, das 19h às 21h, a Escola de Circo abre novas inscrições para a segunda edição do Núcleo de Pesquisa em Artes Circenses, com Geórgia Vitrilis e João Paulo Lima. Haverá, na próxima quinta-feira (02/10), a segunda aula aberta do Núcleo de Pesquisa em Artes Circenses, cujo tema é “Tecnologias Assistivas para o Circo”. A atividade contará com o produtor cultural Cláudio Rubino, que traz sua experiência como pessoa com deficiência para a discussão. 

A escola também promove a residência artística “Corpo Circense em Criação”, em parceria com a Cia Devir, de Pernambuco. As inscrições, igualmente gratuitas, estarão abertas de 3 a 17 de outubro.

Todas as atividades serão realizadas presencialmente na Vila das Artes, localizada na Rua 24 de Maio, 1221 – Centro. Confira a seguir as informações de horário e ementas.

[ARTES VISUAIS] Oficina – Introdução ao Desenho para Tatuagem, com Amura Al Houch

Período: 06 a 10/10 | Horário: 14h às 18h

Faixa etária: 18+ | Vagas: 10

Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)

Inscreva-se até as 18h de 02/10

A oficina oferece uma imersão no mundo da tatuagem, passeando pelas primeiras práticas até as linguagens contemporâneas, para ilustrar a ancestralidade que habita os desenhos sobre a pele. Exploraremos a anatomia do corpo, observando o modo como as diferentes áreas da pele recebem a tinta, bem como as práticas essenciais de biossegurança que sustentam um trabalho seguro e duradouro.

[CIRCO] 2ª aula aberta – Núcleo de Pesquisa em Artes Circenses. Tema: Tecnologias Assistivas para o Circo, com Claudio Rubino

Período: 02/10 | Horário: 19h às 21h
Faixa etária: 18+
Inscrições e vagas: por ordem de chegada, sujeito à lotação

Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro) 

O encontro propõe uma reflexão sobre o papel das tecnologias assistivas e dos recursos de acessibilidade no contexto do circo, considerando tanto a experiência do público quanto a atuação de artistas com deficiência em cena. A proposta é provocar reflexões críticas sobre como a acessibilidade pode ampliar a potência estética, política e sensorial das obras circenses, deslocando a ideia de que ela se limita apenas aos custos e obrigações legais.

[CIRCO] 2ª edição – Núcleo de Pesquisa em Artes Circenses. Tema: Circo e Acessibilidade, com com Geórgia Vitrilis e João Paulo Lima

Período: 09/10 a 18/12 | Horário: 19h às 21h
Faixa etária: 18+

Inscrições: 27/09 até as 18h do dia 07/10

Com mediação de Geórgia Vitrilis e João Paulo Lima, a iniciativa é voltada a artistas circenses com, no mínimo, cinco anos de experiência. Nesta edição, o Núcleo se debruça sobre questões da acessibilidade, abordando três eixos principais: tecnologias assistivas para o circo, narrativas de corpos dissidentes e acessibilidades poéticas. 

[CIRCO] Residência Artística “Corpos Circenses em Criação”, com a Cia Devir (PE)

Período: 23 a 25/10 | Horário: 8h às 12h

Faixa etária: 18+ | Vagas: 15
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)

Inscrições: 3 até as 18h de 17/10 (formulário de inscrição liberado somente na abertura)

A residência “Corpo Circense em Criação” oferecerá suporte artístico para circenses a partir de conhecimentos teóricos e práticos, com encontros que irão promover e incentivar processos de criação e pesquisa nas modalidades de cada artista participante, sendo realizadas, também, mentorias focadas nos processos criativos individuais.

Casa Encantada do Papai Noel inicia pré-venda de ingressos para 3ª edição

A magia do Natal já começa a tomar forma em Fortaleza. A partir desta quinta-feira (25), tem início a pré-venda dos ingressos para a 3ª edição da Casa Encantada do Papai Noel, o maior espetáculo natalino do Nordeste. Durante a pré-venda, todo o público pode garantir o ingresso pelo valor especial de meia-entrada (R$50).

Este ano, a atração ganha um novo endereço: pela primeira vez, a Casa Encantada estará localizada no RioMar Fortaleza. Serão mais de mil metros quadrados com cenários inéditos, ativações especiais e encantamento por todos os lados. Uma experiência ainda mais grandiosa e emocionante. 

A 3ª edição da Casa Encantada do Papai Noel contará com abertura oficial no dia 24 de outubro. Os ingressos estão disponíveis para compra no site: www.acasaencantadaoficial.com.br/.

Serviço 

3ª edição da Casa Encantada do Papai Noel

Abertura oficial: 24 de outubro 

Mais informações: www.acasaencantadaoficial.com.br/

Ministério da Saúde anuncia chegada de mais médicos especialistas e R$ 130 milhões para novas unidades de saúde no Ceará

As iniciativas fazem parte do programa do governo federal, que, em apoio aos estados e municípios, busca ampliar a capacidade de atendimento do SUS em todo o Brasil

Os pacientes do Sistema Único de Saúde do Ceará vão contar com 50 novas unidades de atendimento para ampliar a oferta de serviços de saúde no estado. Para isso, o Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (26), a liberação de cerca de R$ 130 milhões para a construção das obras em 44 municípios cearenses. A medida se soma à chegada de 43 novos médicos especialistas que começaram a atuar em 19 cidades no estado. Ambas as iniciativas integram as ações do Programa Agora Tem Especialistas.

Com recursos do Novo PAC Seleções 2025, a rede pública de saúde no Ceará contará com mais oito Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e duas Policlínicas. Já as 40 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão fortalecer a Atenção Primária, que ao ser qualificada, contribuirá para reduzir a sobrecarga na Atenção Especializada do estado.

Em todo o Brasil, estão previstas a construção de 899 novas unidades de atendimento, com um investimento total de R$ 2,5 bilhões, beneficiando 26 estados. Além disso, 322 médicos especialistas já começaram a atuar em 156 municípios, distribuídos pelas cinco regiões do país, reforçando a oferta de serviços de saúde e ampliando o acesso da população ao Sistema Único de Saúde.  

A liberação dos recursos federais possibilita a estruturação da rede pública de saúde nos estados e municípios, ampliando a capacidade de atendimento em todo o Brasil. “Esse é um esforço importante do Agora Tem Especialistas para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. A expansão imediata da oferta de serviços, com a mobilização de toda a estrutura pública e privada de saúde do país, vem acompanhada de mais investimento em infraestrutura pelo Novo PAC Saúde. Uma frente estruturante que vai garantir mais serviços de saúde para a nossa população”, afirmou o ministro da Saúde Alexandre Padilha.

Mais atendimentos especializados

Durante o evento de acolhimento dos novos médicos, realizado no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), nesta sexta-feira (26), o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, destacou a importância da iniciativa.

“O programa tem um foco muito claro: reduzir o tempo de espera, um dos gargalos do SUS. Com esta ação de hoje, ao acolher cada um de vocês, profissionais médicos, queremos garantir a interiorização e a regionalização dos atendimentos especializados. Hoje, 322 profissionais estão sendo acolhidos em 156 municípios do Brasil. Recebam o nosso abraço; vamos fortalecer cada vez mais o nosso sistema de saúde”, observou o secretário.

Além do Ceará, os profissionais chegaram para reforçar a rede pública de saúde em Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal.

Autoridades do Ministério da Saúde estiveram presentes em diferentes estados para participar de agendas simultâneas de acolhimento e integração dos profissionais.

Maior número de profissionais vai para o Nordeste

Nesta primeira etapa do provimento, o Nordeste – que, historicamente, tem a maior carência de médicos especialistas – recebe o maior número de profissionais: são 188 médicos, que correspondem a 58% do total. Em seguida, estão as regiões Sudeste com 70 profissionais, Norte (40), Centro-oeste (17), e Sul (7). Do total de especialistas, 72% atuarão em áreas classificadas como de alta ou muito alta vulnerabilidade, sendo 22% alocados em municípios da Amazônia Legal.

Para a distribuição das vagas, foram priorizadas as regiões com número de especialistas abaixo da média nacional e as que a população precisa se deslocar mais para conseguir atendimento. Também foi considerada a capacidade instalada para oferta da assistência.

As especialidades com maior número de profissionais são ginecologia (98), anestesiologia (37), otorrinolaringologia (26), cirurgia geral (25) e em diferentes áreas do atendimento oncológico (66).

Além de atuarem na rede pública, os médicos contarão com a mentoria de profissionais de excelência da Rede Ebserh e de hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Serão dedicadas 16 horas semanais à prática assistencial e quatro horas semanais a atividades educacionais. São 16 cursos de aprimoramento para o médico que já é especialista em áreas como cirurgia, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia. 

Incentivos inéditos para formação de especialistas em áreas essenciais para o SUS

Em mais uma ação do programa Agora Tem Especialistas, o Ministério da Saúde também anunciou, nesta sexta-feira (26), incentivos financeiros inéditos para residentes, preceptores, tutores e coordenadores dos Programas de Residência em 20 especialidades médicas, além de enfermagem obstétrica e física médica. Para essa ação está previsto o investimento de R$ 112 milhões até o fim de 2026.

Direcionados a áreas prioritárias com poucos profissionais, esses incentivos visam garantir a presença de preceptores e tutores qualificados e comprometidos com a formação de mais médicos especialistas, sobretudo em especialidades que estão escassas na rede pública do país. É o caso de residentes de radioterapia e patologia, que também contarão com complemento financeiro na bolsa-formação.

Maior oferta de bolsas de residências da última década 

Para ampliar o número de profissionais especialistas no país, o Agora Tem Especialistas abriu 4 mil bolsas de residências, sendo 3 mil para Residência Médica em especialidades como anestesiologia, radiologia e cirurgia oncológica, além de 1 mil bolsas para Residência em Área Profissional da Saúde que abrangem especialidades da Saúde da Mulher, Saúde Mental, Enfermagem Obstétrica, dentre outras.

Para isso, estão abertas as inscrições até 30 de outubro para instituições interessadas em formar 4 mil profissionais especialistas em áreas prioritárias para o SUS.

Essa é a maior concessão de bolsas já ofertado pelo Ministério da Saúde nos últimos 10 anos. Somente em 2025, serão investidos R$ 1,8 bilhão em programas de residência, um acréscimo de 32% em relação a 2023. 

Atualmente, o Ceará conta com 93 programas de Residência Médica e 634 médicos com bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde. Além disso, o estado possui 40 Programas de Residência em Área Multiprofissional e 1.233 residentes com bolsas custeadas pela pasta.

Certificação dos hospitais de ensino

Outra medida do programa é garantir excelência na formação de especialistas e melhorar a qualidade do atendimento no SUS. Para isso, o Ministério da Saúde voltou a certificar os hospitais de ensino, um reconhecimento oficial que qualifica os hospitais como ambientes formadores com o objetivo de garantir a excelência na formação de especialistas e melhorar a qualidade do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, o Brasil conta com 202 hospitais de ensino, num universo de mais de 1.134 hospitais elegíveis para a certificação no Brasil. Destes, cinco hospitais estão entre os 300 melhores do mundo, segundo ranking da revista americana Newsweek.  O Ceará conta com 10 hospitais certificados, sendo que 65 hospitais têm potencial para solicitar a certificação no estado. 

Encerrado Seminário Internacional sobre boas práticas para proteção de crianças em situação de rua

Entre os dias 24 e 26 de setembro, Fortaleza/CE recebeu o Seminário Nacional e Internacional sobre Boas Práticas para Proteção de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, promovido pela Associação O Pequeno Nazareno (OPN). O evento integra o Projeto Dignidade para a Infância, realizado em parceria com a Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental. 

O ponto alto do evento foi a apresentação de dois documentos com reivindicações, uma elaborada por adolescentes e jovens e outra pelos integrantes da RIDIAC (Red Internacional por la Defensa de la Infancia y Adolescencia en Situación de Calle), encaminhadas a organismos internacionais de defesa dos direitos humanos. A iniciativa reforça o protagonismo juvenil e a escuta ativa como pilares da transformação social.

O seminário reuniu especialistas, parlamentares, representantes de organismos internacionais, organizações sociais e adolescentes de 10 países para debater políticas públicas voltadas à proteção da infância em situação de vulnerabilidade. A proposta foi fomentar o diálogo, compartilhar metodologias e fortalecer redes de proteção, com foco em soluções inovadoras e integradas.

A representante do Comitê dos Direitos da Criança da ONU, Mary Beloff, esteve presente no evento e destacou a relevância do encontro. “Estou impressionada pelo tamanho do seminário e com o compromisso e o trabalho sério voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade, buscando amenizar a dor e o sofrimento dessas pessoas”, afirmou.

“Chegamos ao fim do seminário com o coração cheio de esperança e o compromisso ainda mais fortalecido. Ver adolescentes e jovens ocupando esse espaço com voz ativa, entregando suas reivindicações aos organismos internacionais, é a prova de que estamos no caminho certo, da escuta, da dignidade e da transformação. Nós acreditamos que proteger crianças e adolescentes em situação de rua é mais do que garantir direitos, é reconhecer potências, construir pontes e mobilizar redes que atuem com afeto e estratégia. Agradeço a cada parceiro, instituição, especialista e jovem que fez parte dessa jornada. Que as boas práticas aqui compartilhadas se multipliquem e que a carta entregue hoje reverbere por toda a América Latina como um chamado à ação”, ressaltou Manoel Torquato, coordenador do Projeto Dignidade para a Infância

A programação do evento contou com oficinas ministradas por instituições internacionais do Chile, Argentina e México, além de painéis temáticos e intervenções culturais. No último dia (26), os destaques foram:

• Painel: Estratégias de controle social e participação no enfrentamento à situação de rua de crianças e adolescentes

• Apresentação oficial da carta de reivindicações da RIDIAC aos organismos internacionais

• Intervenção artística e cultural de encerramento

Sobre a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno

Fundada em 1993, por Bernardo Rosemeyer, a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno é reconhecida nacionalmente pelo atendimento integral a crianças e adolescentes em situação de rua, bem como a suas famílias e comunidades de deslocados internos localizadas em  municípios do Norte e do Nordeste do Brasil. Sem fins lucrativos, a instituição dedica-se à promoção da dignidade, justiça e inclusão social, enfrentando preconceitos e influenciando políticas públicas para a transformação da sociedade.

Foto: Crédito O Pequeno Nazareno