Inscrições para a 15ª edição do Mestrado em Economia e Ciência do Café Ernesto Illy vão até o dia 15
Criado pela illycaffè e pela Fundação Ernesto Illy, o Mestrado em Economia e Ciência do Café Ernesto Illy, que combina conhecimentos de diversas áreas relacionadas ao café – do cultivo à xícara, está com inscrições abertas até 15 de setembro.
Voltado para jovens com diploma de bacharel ou equivalente nas áreas científico-tecnológica e humanística-social, o programa conta com treinamento abrangente sobre a cultura do café, o valor social do consumo de café e sobre a cultura de países produtores de café, como o Brasil. E tem como objetivo oferecer uma formação acadêmico-profissional específica, abordando os aspectos biológicos, agronômicos, tecnológicos e econômicos do café, com foco em qualidade, sustentabilidade e ética, seguindo o legado de Ernesto Illy.
O curso, que soma mais de 430 horas de aulas ministradas por 60 instrutores em formato híbrido, inicia em janeiro de 2026, com aulas online e, a partir de maio, as atividades presenciais passam a ocorrer na Itália. O programa finaliza com o desenvolvimento de um projeto que aborda um dos temas estudados ao longo do curso.
Desde sua criação, o Mestrado Ernesto Illy já formou mais de 270 pessoas de mais de 30 países, fortalecendo o conhecimento técnico e ético ao longo da cadeia de valor do café. Os graduados tornam-se agentes de transformação, promovendo a qualidade sustentável do café e os princípios que definem a atuação da illycaffè.
Para inscrições e mais informações, envie um e-mail para: master@illy.com
***
Aillycaffè é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, que sempre teve como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz exclusivo blend de café 100% Arábica, composto por 9 das melhores seleções de Arábica do mundo, com um olhar constante para a inovação. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de café Arábica. Todos os dias, mais de 10 milhões de xícaras de café illy são servidas em cafés, restaurantes e hotéis, em lojas próprias, em casa e no escritório, em mais de 140 países ao redor do mundo, nos quais a empresa está presente através de subsidiárias e distribuidores.
Desde sua fundação, a illycaffè orientou as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021, tornando-se a primeira empresa italiana de café a obter a certificação internacional B Corp. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, os princípios fundamentais da marca, desde seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até as xícaras illy Art Collection decoradas por mais de 135 artistas internacionais, ou máquinas de café desenhadas por designers de renome internacional.
Com o objetivo de difundir a cultura da qualidade junto a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a sua Università del Caffè, que hoje em dia organiza cursos em 24 países de todo o mundo. Em 2024, a empresa registrou um volume de negócios de 630 milhões de euros. A rede de marca única illy tem 157 pontos de venda em 28 países.
FONDAZIONE ERNESTO ILLY
Fundada em 30 de outubro de 2008, a Fondazione Ernesto Illy é uma fundação corporativa criada para honrar, promover e preservar o legado de seu homônimo. Presidida por Anna Illy, a Fundação reflete os valores e a visão de Ernesto Illy, tendo a ética como princípio fundamental – orientando as atividades humanas e promovendo um senso de responsabilidade para com a natureza e a humanidade.
A Fundação cumpre sua missão promovendo a filosofia de Ernesto Illy por meio de iniciativas em pesquisa científica e inovação, educação e divulgação, e desenvolvimento de projetos de sustentabilidade e filantropia focados na cadeia de abastecimento do café. Suas atividades se concentram principalmente na exploração científica, cultura do café e treinamento para produtores e partes interessadas da cadeia de abastecimento.
Um foco significativo é dado à pesquisa agronômica por meio de iniciativas como os projetos Agricultura Virtuosa e Colóquios Ernesto Illy. Esses esforços visam apoiar os países produtores de café e os agricultores, melhorar as condições de vida e explorar soluções inovadoras para as culturas de café do futuro. Além disso, a Fundação enfatiza a educação por meio de programas como o Mestrado em Economia e Ciência do Café, capacitando indivíduos a contribuir de forma significativa para o setor cafeeiro global.