Tecer Terminais participa da ABM Week 2025 em São Paulo


A Tecer Terminais participa da ABM Week 2025, o maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração, que acontece de 9 a 11 de setembro de 2025, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. A empresa está sendo representada pelo seu diretor comercial, Carlos Alberto Nunes, integrante da Comissão de Logística da ABM Week 2025, e pelo diretor acionista da Tecer e da Termaco, Carlos Maia.

Promovida pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), a ABM Week chega à sua nona edição com a missão de estimular o intercâmbio tecnológico, o desenvolvimento industrial e ampliar a competitividade das empresas do setor. A programação conta com sessões técnicas, plenárias, painéis, mesas-redondas, premiações, homenagens, rodadas de negócios e espaço de exposição para apresentação de produtos e serviços.

Segundo o diretor comercial da Tecer Terminais, Carlos Alberto Nunes, a participação da companhia reflete seu compromisso com o fortalecimento do setor. “Acreditamos na proposta da ABM, que é aproximar empresários, companhias e o mundo acadêmico para buscar os melhores resultados em prol do avanço das indústrias. Trata-se de uma oportunidade única para compartilhar conhecimento, ampliar relacionamentos e acompanhar as principais tendências do setor”, afirmou.

Nem todo cliente vale a pena, alertam especialistas para o Dia do Cliente

Em 2024 mais de R$ 104 milhões foram movimentados no comércio na data

O Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro, é tradicionalmente marcado por promoções e campanhas de relacionamento. No entanto, especialistas em performance comercial e inteligência de dados defendem que nem todo cliente sustenta o negócio, e que a maturidade de uma empresa está em identificar os clientes certos.

De acordo com dados da Nuvemshop, as pequenas e médias empresas do varejo online no Brasil arrecadaram R$ 104 milhões no Dia do Cliente de 2024, evidenciando o potencial da data para vendas, mas também a importância de estratégias mais precisas para segmentar e priorizar consumidores.

É o que defende a Evo Result, consultoria especializada em performance comercial e inteligência de dados. Para a empresa, o verdadeiro diferencial não está em agradar qualquer consumidor, mas em analisar números para decidir se vale ou não seguir adiante com um cliente.

“Empresas imaturas tentam abraçar todo mundo e acabam sufocadas. Não é o cliente que sustenta o negócio, é o cliente certo. Dizer não também é uma decisão de crescimento. Os dados mostram claramente quem merece ficar na mesa e quem não merece espaço no cardápio da empresa”, afirma Wosley Nogueira, consultor de negócios.

Na visão da liderança, o uso de dados transforma a relação com o cliente em um processo estratégico, e não apenas emocional. “O papel da Evo é ajudar empresas a profissionalizar a gestão comercial. Isso passa por entender profundamente cada cliente, seu valor real e seu potencial de futuro. Crescimento sustentável só acontece quando sabemos priorizar”, completa Kairo Alves, CEO da Evo Result.

Neste Dia do Cliente, mais do que investir em promoções para todos, o desafio das empresas está em identificar os clientes que realmente contribuem para o crescimento do negócio e direcionar esforços estratégicos para eles.

Minalba Brasil é água oficial do Favela Gala 2025

Jantar beneficente da Gerando Falcões destacou a importância da arte e da sustentabilidade em prol das comunidades

 A Minalba Brasil foi a água oficial do Favela Gala 2025, jantar e leilão beneficente promovido pela Gerando Falcões, que aconteceu no dia 8 de setembro, no Rosewood Hotel, em São Paulo. A presença no Favela Gala reforçou uma parceria que já vem sendo construída entre a Minalba Brasil e a Gerando Falcões, marcada pelo projeto Fala na Lata, edição especial de água mineral em lata com lucro 100% revertido para a ONG. Além de valorizar a arte de talentos das comunidades, como o artista Lilo Viana, a iniciativa alia impacto social e sustentabilidade, transformando a embalagem em plataforma de voz e representatividade para as favelas.

“É uma grande honra para a Minalba Brasil estar presente novamente no Favela Gala, contribuindo com a nossa água e fortalecendo iniciativas que realmente transformam vidas. Para nós, cada ação é uma oportunidade de unir responsabilidade social e cuidado com as pessoas”, afirma Aelio Silveira, CEO da Minalba Brasil.

O evento reuniu lideranças, artistas e parceiros da causa social, com o objetivo de arrecadar recursos que ampliem os projetos da Gerando Falcões, transformando a realidade das favelas brasileiras. A participação da Minalba Brasil não só reforça seu compromisso com a sustentabilidade, mas também garante produtos de alta qualidade, elevando a experiência de todos os convidados.

“Quando reunimos arte, solidariedade e propósito em uma noite como essa, mostramos que é possível sonhar alto e mudar a história de milhares de famílias. Ações como essa provam que, juntos, conseguimos construir um país mais justo e transformar favelas em polos de desenvolvimento e esperança”, afirma Edu Lyra, Fundador e CEO da Gerando Falcões.

  Sobre Minalba Brasil

Minalba Brasil é a divisão de bebidas não alcoólicas do GEQ, um dos maiores conglomerados empresariais do País, que se faz presente nos mais diversos momentos da vida dos brasileiros por meio de um portfólio diversificado de marcas e produtos de segmentos variados, ideal para todas as ocasiões de consumo. Principal empresa brasileira de águas minerais naturais e com o portfólio mais completo, a companhia é detentora das marcas Indaiá, Minalba, São Lourenço, Petrópolis, Refri, Citrus e do energético Night Power. Possui ainda o licenciamento da marca Nestlé Pureza Vital, bem como a distribuição exclusiva das marcas globais premium Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna, e a distribuição no varejo da bebida hidratante funcional Sorox. 

Sobre o Grupo Edson Queiroz

Desde 1951, o Grupo Edson Queiroz se faz presente nos mais diversos momentos da vida dos brasileiros por meio de um portfólio diversificado de marcas e produtos de segmentos variados. Ao longo da história, o Grupo consolidou uma cultura de pioneirismo e desenvolvimento de grandes negócios, empregando diretamente mais de 9 mil colaboradores e guiando sempre suas decisões nos princípios éticos que baseiam todas as suas relações. Entre as áreas de atuação e marcas, estão: Energia, com armazenamento, envase e distribuição de GLP com a Nacional Gás; Eletrodomésticos, com a Esmaltec; Bebidas, com a Minalba Brasil; e Comunicação, com o Sistema Verdes Mares. 

Legenda:

Foto 1: Da esquerda para direita: Paulo Veloso, gerente de pricing de Minalba Brasil; Aelio Silveira, CEO de Minalba Brasil; Christina Larroude, diretora de marketing de Minalba Brasil e Edson Queiroz Neto, presidente do Conselho de Administração do GEQ.

Foto 2:  Aelio Silveira, CEO de Minalba Brasil, e Edson Queiroz Neto, presidente do Conselho de Administração do GEQ.     

Primeiro dia do Festival Fenacce é marcado por homenagens a nomes de destaque no setor

A capital cearense reúne, mais uma vez, no Centro de Eventos do Ceará, a riqueza cultural e criativa do povo brasileiro produzida por artesãos dos 27 estados brasileiros. A abertura da 7a edição do Festival Fenacce, que aconteceu na tarde de ontem, 09, foi marcada pela presença de autoridades e personalidades que atuam em prol do fortalecimento e reconhecimento do artesanato e da cultura do Ceará e do Brasil. O evento acontece  até o próximo domingo, dia 14 de setembro.

Para homenagear e reconhecer os nomes de destaque do setor, os anfitriões e organizadores do evento, Stella Pavan e André Pavan, entregaram o Troféu Festival Fenacce 2025, durante a cerimônia de abertura para:  

– Jade Romero, vice-governadora do Ceará;  

– Evandro Leitão, prefeito de Fortaleza; 

– Gabriella Aguiar, vice prefeita de Fortaleza;

– Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste do Brasil – BNB; representado por Eliane Brasil, superintendente estadual do BNB no Ceará; 

– Milton Coelho da Silva, secretário nacional do artesanato e do microempreendedor individual – que faz parte do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB);  

– Miguel Nery, presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás); representado por Paulo Mota, gerente de marketing da Companhia; 

– Décio Lima, diretor presidente do Sebrae Nacional; representado por Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae Ceará; 

– Luís Gastão, presidente do Sistema Fecomércio do Ceará, representado por Luiz Fernando Bittencourt, vice-presidente da Fecomércio Ceará. 

“O Festival Fenacce, sempre comprometido com a valorização e promoção do artesanato brasileiro, entende a importância de reconhecer aqueles que, com dedicação e empenho, têm apoiado e promovido esse setor tão rico e diverso. E foi por esse motivo que criamos o Prêmio, uma homenagem às instituições, empresas, mestres artesãos e personalidades que se destacam pelo incentivo ao artesanato e pela contribuição ao fortalecimento da economia criativa”, ressaltou Stella Pavan, promotora do Festival e presidente do Sindieventos Ceará. 

A responsável pelo evento ainda reforçou: “Mais do que uma simples premiação, o Prêmio celebra histórias, tradições e inovações que constroem a base do artesanato brasileiro. Ele simboliza nosso papel como catalisadores e vitrines, lutando para garantir que o valor artístico e econômico dos artesãos seja cada vez mais reconhecido e respeitado”, finaliza.

Milton Coelho da Silva, secretário nacional do artesanato e do microempreendedor individual – que faz parte do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que foi um dos agraciados, destacou a importância do evento para o setor. “Eventos como esses aqui do Ceará dão um elevado impulso para a arte artesanal no Brasil e para a economia criativa. Essa 7a edição do Festival Fenacce apresenta um volume de participação e de negócios maior do que foi o ano passado e aponta para um futuro muito auspicioso para a atividade, focando no negócio da economia criativa”, ressaltou.  

Novidades no setor 

Durante a solenidade de abertura do Festival, Evandro Leitão, prefeito de Fortaleza, anunciou a criação do programa ArtFor – Mãos, Corpo e Alma. “É um prazer participar deste momento, e desde já agradecer a Stella e ao André pela ousadia de fazer novamente um Festival dessa magnitude. Neste momento, Fortaleza não poderia ficar à margem desse processo e, por isso, criamos esse programa, que contempla, dentre outras coisas, um instrumento indutor para que os nossos artesãos cada vez mais sejam incentivados e possam ter um fundo de apoio ao artesanato. Também vamos criar um espaço para os artesãos de Fortaleza, que ainda está sendo avaliado”, revelou o prefeito. 

Mais que um evento só de artesanato 

Um dos grandes destaques do primeiro dia foi a Rodada de Negócios Nacional, com a presença de compradores de todo o país interessados em estabelecer parcerias e aquisições com artesãos e empreendedores criativos. “Eu venho desde a primeira edição do evento. Foi uma experiência incrível e resolvi voltar este ano. Só que se superaram. O Festival está muito melhor, a diversidade, tudo bem organizado e bem pensado. Estou fazendo bons negócios, fazendo encomendas”, conta a compradora Denise Espada, de São Paulo.

O tema do Festival deste ano tem o objetivo de  destacar a importância do artesanato na moda e na cultura. “A arte que dá o tom” traduz o artesanato como uma expressão artística, com o Festival Fenacce música regional, desfiles de moda autorais e sustentáveis, além de mostras de arte popular, todos conectados pela riqueza das criações manuais. 

Com mais de 350 estandes, o evento faz ligação direta com cerca de 3 mil artesãos de diferentes regiões, além de impactar de forma direta e  indireta mais de  1.000 profissionais, incluindo produtores, fornecedores, logísticos, artistas e técnicos envolvidos.

Programação 

A 7ª edição do Festival Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce) será realizada entre os dias 09 e 14 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A entrada é solidária, mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, que darão acesso ao pavilhão de expositores. Os alimentos arrecadados serão destinados a programas sociais. Os horários do Festival são:

09  a 14/09

– terça a sexta: 14h às 21h;

– Sábado e domingo: 10h às 21h.

Programação do dia 10, quarta-feira 

Oficinas – Sala do Pescador 

– 15 às 17h30 – Oficina de crochê acessórios

– 18h às 20h – EcoSacolas

Oficinas – Sala Ceart 

– 15 às 17h30 – Área colorida/composição em imagem

– 18h às 20h – Fios e tecidos, bordados à mão

Oficinas – Sala Senac 

– 15 às 17h30 – Lettering – Desenhando Letras

– 18h às 20h – Lettering – Desenhando Letras

– 18h às 20h – Bordado Literário

Oficinas – Sala Rendeiras  

– 15 às 17h30 – Flor e encantos bordando Rococó

– 18h às 20h – Chita é tradição

Gastronomia – Senac 

– 16h às 17h – Bolo de farinha da casca da manga

– 17h10 às 18h10 – Grolado- palma forrageira com bacon

– 18h20 às 19h20 – Tarte com casca de manga

Palestra – Palco Saber 

– 14h30 às 14h45 – Design Ancestral: Identidade e memória Tremembé, com Rodrigo Tremembé

– 16h30 às 17h – Sebrae Nacional: Competitividade e inovação no artesanato. O que significa

inovar no artesanato? O que pode tornar seu produto mais valorizado?

– 17h15 às 17h45 – Políticas Públicas e o fortalecimento da cadeia produtiva do artesanato, com Ana Beatriz – coordenadora do PAB

– 18h às 18h30 – Roda de conversa com arquitetos e design

Palco principal 

– 19h às 20h – Apresentação artística: Expressão Nordestina

– 20h30 às 21h30 – Show do Guilherme Dantas

Festival Fenacce

O Festival Fenacce é realizado pela A&M Promoções e Eventos e promovido pelo Instituto Ideias e Sindiventos Ceará. O evento é patrocinado pela Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Sebrae Nacional, Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac, Banco do Nordeste e pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O Festival conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio das Secretarias de Cultura, de Proteção Social, CeArt e Mecenas no Ceará; além da Prefeitura Municipal de Fortaleza, do  Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e também do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Governo Federal.

Serviço:

Festival Fenacce 2025 

Local: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz

Data: 09 e 14 de setembro 

Entrada Solidária: doação de 2 kg de alimentos 

Redes sociais:  www.fenacce.com.br e @fenacce.