A capital cearense reúne, mais uma vez, no Centro de Eventos do Ceará, a riqueza cultural e criativa do povo brasileiro produzida por artesãos dos 27 estados brasileiros. A abertura da 7a edição do Festival Fenacce, que aconteceu na tarde de ontem, 09, foi marcada pela presença de autoridades e personalidades que atuam em prol do fortalecimento e reconhecimento do artesanato e da cultura do Ceará e do Brasil. O evento acontece até o próximo domingo, dia 14 de setembro.
Para homenagear e reconhecer os nomes de destaque do setor, os anfitriões e organizadores do evento, Stella Pavan e André Pavan, entregaram o Troféu Festival Fenacce 2025, durante a cerimônia de abertura para:
– Jade Romero, vice-governadora do Ceará;
– Evandro Leitão, prefeito de Fortaleza;
– Gabriella Aguiar, vice prefeita de Fortaleza;
– Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste do Brasil – BNB; representado por Eliane Brasil, superintendente estadual do BNB no Ceará;
– Milton Coelho da Silva, secretário nacional do artesanato e do microempreendedor individual – que faz parte do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB);
– Miguel Nery, presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás); representado por Paulo Mota, gerente de marketing da Companhia;
– Décio Lima, diretor presidente do Sebrae Nacional; representado por Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae Ceará;
– Luís Gastão, presidente do Sistema Fecomércio do Ceará, representado por Luiz Fernando Bittencourt, vice-presidente da Fecomércio Ceará.
“O Festival Fenacce, sempre comprometido com a valorização e promoção do artesanato brasileiro, entende a importância de reconhecer aqueles que, com dedicação e empenho, têm apoiado e promovido esse setor tão rico e diverso. E foi por esse motivo que criamos o Prêmio, uma homenagem às instituições, empresas, mestres artesãos e personalidades que se destacam pelo incentivo ao artesanato e pela contribuição ao fortalecimento da economia criativa”, ressaltou Stella Pavan, promotora do Festival e presidente do Sindieventos Ceará.
A responsável pelo evento ainda reforçou: “Mais do que uma simples premiação, o Prêmio celebra histórias, tradições e inovações que constroem a base do artesanato brasileiro. Ele simboliza nosso papel como catalisadores e vitrines, lutando para garantir que o valor artístico e econômico dos artesãos seja cada vez mais reconhecido e respeitado”, finaliza.
Milton Coelho da Silva, secretário nacional do artesanato e do microempreendedor individual – que faz parte do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que foi um dos agraciados, destacou a importância do evento para o setor. “Eventos como esses aqui do Ceará dão um elevado impulso para a arte artesanal no Brasil e para a economia criativa. Essa 7a edição do Festival Fenacce apresenta um volume de participação e de negócios maior do que foi o ano passado e aponta para um futuro muito auspicioso para a atividade, focando no negócio da economia criativa”, ressaltou.
Novidades no setor
Durante a solenidade de abertura do Festival, Evandro Leitão, prefeito de Fortaleza, anunciou a criação do programa ArtFor – Mãos, Corpo e Alma. “É um prazer participar deste momento, e desde já agradecer a Stella e ao André pela ousadia de fazer novamente um Festival dessa magnitude. Neste momento, Fortaleza não poderia ficar à margem desse processo e, por isso, criamos esse programa, que contempla, dentre outras coisas, um instrumento indutor para que os nossos artesãos cada vez mais sejam incentivados e possam ter um fundo de apoio ao artesanato. Também vamos criar um espaço para os artesãos de Fortaleza, que ainda está sendo avaliado”, revelou o prefeito.
Mais que um evento só de artesanato
Um dos grandes destaques do primeiro dia foi a Rodada de Negócios Nacional, com a presença de compradores de todo o país interessados em estabelecer parcerias e aquisições com artesãos e empreendedores criativos. “Eu venho desde a primeira edição do evento. Foi uma experiência incrível e resolvi voltar este ano. Só que se superaram. O Festival está muito melhor, a diversidade, tudo bem organizado e bem pensado. Estou fazendo bons negócios, fazendo encomendas”, conta a compradora Denise Espada, de São Paulo.
O tema do Festival deste ano tem o objetivo de destacar a importância do artesanato na moda e na cultura. “A arte que dá o tom” traduz o artesanato como uma expressão artística, com o Festival Fenacce música regional, desfiles de moda autorais e sustentáveis, além de mostras de arte popular, todos conectados pela riqueza das criações manuais.
Com mais de 350 estandes, o evento faz ligação direta com cerca de 3 mil artesãos de diferentes regiões, além de impactar de forma direta e indireta mais de 1.000 profissionais, incluindo produtores, fornecedores, logísticos, artistas e técnicos envolvidos.
Programação
A 7ª edição do Festival Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce) será realizada entre os dias 09 e 14 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A entrada é solidária, mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, que darão acesso ao pavilhão de expositores. Os alimentos arrecadados serão destinados a programas sociais. Os horários do Festival são:
09 a 14/09
– terça a sexta: 14h às 21h;
– Sábado e domingo: 10h às 21h.
Programação do dia 10, quarta-feira
Oficinas – Sala do Pescador
– 15 às 17h30 – Oficina de crochê acessórios
– 18h às 20h – EcoSacolas
Oficinas – Sala Ceart
– 15 às 17h30 – Área colorida/composição em imagem
– 18h às 20h – Fios e tecidos, bordados à mão
Oficinas – Sala Senac
– 15 às 17h30 – Lettering – Desenhando Letras
– 18h às 20h – Lettering – Desenhando Letras
– 18h às 20h – Bordado Literário
Oficinas – Sala Rendeiras
– 15 às 17h30 – Flor e encantos bordando Rococó
– 18h às 20h – Chita é tradição
Gastronomia – Senac
– 16h às 17h – Bolo de farinha da casca da manga
– 17h10 às 18h10 – Grolado- palma forrageira com bacon
– 18h20 às 19h20 – Tarte com casca de manga
Palestra – Palco Saber
– 14h30 às 14h45 – Design Ancestral: Identidade e memória Tremembé, com Rodrigo Tremembé
– 16h30 às 17h – Sebrae Nacional: Competitividade e inovação no artesanato. O que significa
inovar no artesanato? O que pode tornar seu produto mais valorizado?
– 17h15 às 17h45 – Políticas Públicas e o fortalecimento da cadeia produtiva do artesanato, com Ana Beatriz – coordenadora do PAB
– 18h às 18h30 – Roda de conversa com arquitetos e design
Palco principal
– 19h às 20h – Apresentação artística: Expressão Nordestina
– 20h30 às 21h30 – Show do Guilherme Dantas
Festival Fenacce
O Festival Fenacce é realizado pela A&M Promoções e Eventos e promovido pelo Instituto Ideias e Sindiventos Ceará. O evento é patrocinado pela Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Sebrae Nacional, Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac, Banco do Nordeste e pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O Festival conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio das Secretarias de Cultura, de Proteção Social, CeArt e Mecenas no Ceará; além da Prefeitura Municipal de Fortaleza, do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e também do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Governo Federal.
Serviço:
Festival Fenacce 2025
Local: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz
Data: 09 e 14 de setembro
Entrada Solidária: doação de 2 kg de alimentos
Redes sociais: www.fenacce.com.br e @fenacce.