Do Campo à Mesa: Festival Esquina do Mundo valoriza sabores e gera desenvolvimento

De 1º a 16 de novembro de 2025, Arraial d’Ajuda será palco do 7º Festival Esquina do Mundo, que este ano traz o tema “Do Campo à Mesa – Cozinha Km 0”, celebrando a conexão entre os produtores locais e a gastronomia baiana. O evento já se consolidou como um dos mais importantes do calendário cultural e turístico da região, movimentando a economia, gerando empregos e fortalecendo a identidade local por meio da culinária.

“Este festival é um encontro que reforça a força da gastronomia como identidade cultural e motor do turismo local”, destacou o presidente da Abrasel Costa do Descobrimento, Alex di Pasquale.

A programação é diversa e vai além da mesa, conectando-se ao território e às tradições. Entre os momentos mais aguardados está a Vila do Sabor, que estreia este ano no início do festival, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, na Praça da Igreja, em Arraial d’Ajuda. O espaço reunirá chefs renomados, produtores e experiências que valorizam ingredientes locais em pratos criativos, proporcionando um contato ainda mais próximo entre a comunidade e a gastronomia.

“A Vila do Sabor chega para ampliar a experiência do festival, aproximando ainda mais o público da produção local e da riqueza dos sabores da nossa terra. É uma novidade que reforça a importância da cozinha regional como atrativo turístico e cultural”, ressaltou Alex di Pasquale.

Outra novidade deste ano é a consolidação da categoria Café da Manhã, em sua segunda edição, permitindo a participação de hotéis e pousadas, que poderão apresentar suas propostas criativas para o início do dia, valorizando também esse momento especial da gastronomia local.

Mais informações: @festivalesquinadomundo

Cenário Casa de Música aposta na pluralidade de gêneros em curadoria musical

A Cenário Casa de Música, novo empreendimento assinado pelo Grupo Host e Giz Cozinha Boêmia, abriu suas portas com uma proposta ousada: oferecer uma experiência sonora completa. A programação da casa foi pensada para contemplar diferentes estilos, garantindo que o público encontre a trilha sonora ideal para cada momento. 

De quarta a domingo, o palco da Cenário se abre para uma agenda que navega por ritmos como salsa, jazz, black music, disco, merengue, bossa, forró, entre outros. Além das atrações semanais, a Casa de Música também planeja eventos com nomes de peso da música nacional e internacional, como a recente apresentação da banda Azymuth.

O empreendimento é uma aposta na variedade e na qualidade, um reflexo do público cearense. “Nossa ideia é que a música seja o fio condutor da experiência. A Cenário foi criada para ser um espaço onde a gastronomia e a música se encontram, e a pluralidade de estilos é essencial para isso. Queremos que a casa se torne um porto seguro para quem busca o melhor do jazz, da bossa, do samba, sem abrir mão de ritmos que nos fazem dançar, como a salsa e o forró. A intenção é que todos se sintam representados e acolhidos pela nossa musicalidade”, afirma Lucas Bayma, sócio da casa.

A programação é um dos pilares da casa, com um gênero musical em destaque a cada noite nesta semana: na quinta-feira (11), Luiza Nobel traz os ritmos latin e reggae, a partir de 21h; sexta-feira (12), Mister Bamba apresenta o baile black, 21h; sábado (13), Pedro Frota com samba jazz, às 20h, e David Ávila ao som do baile reggae, a partir de 22h30; no domingo (14) os Muringas trazem o forró a partir de 18h30.

A diversidade de gêneros pode ser explorada também nas playlists oficiais criadas para os frequentadores da Cenário, ou para aqueles que querem conhecer a essência do ambiente. O perfil está disponível no perfil do Spotify “Cenário Casa de Música”, ou através do link: https://open.spotify.com/user/31os54urge5a6g3u5mnlhel4jezm?si=A8Vb2RDsSv69I2WVsbRTfA&nd=1&dlsi=1750a46754d24613.

A Cenário funciona de quarta a sábado das 19h às 01h; e domingo, das 17h às 23h, com a expectativa de se consolidar como um novo ponto de referência para a vida noturna na capital cearense.

Canetas para diabetes entram pela primeira vez na lista de medicamentos essenciais da OMS

Organização inclui análogos de GLP-1 no tratamento de diabetes tipo 2 com comorbidades, mas mantém restrição para casos de obesidade sem doenças associadas

Pela primeira vez, medicamentos análogos ao GLP-1, como a semaglutida, presente em fármacos conhecidos mundialmente (Ozempic, Wegovy e Rybelsus), foram incluídos na Lista Modelo de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgada no dia 5 de setembro. A decisão reconhece sua eficácia no tratamento de adultos com diabetes tipo 2 associados a comorbidades, como doença cardiovascular, doença renal crônica e obesidade.

De acordo com a OMS, a inclusão se baseia em evidências robustas de que esses medicamentos melhoram o controle glicêmico, reduzem o risco de eventos cardiovasculares, diminuem a progressão para doença renal em estágio terminal e reduzem a mortalidade em pacientes desse perfil.

No entanto, o comitê responsável descartou a indicação para pessoas com obesidade sem comorbidades, alegando que as evidências atuais ainda são limitadas e pouco maduras em relação a desfechos de longo prazo, segurança e impacto na mortalidade.

Outro desafio apontado pela organização é o alto custo desses fármacos, que pode dificultar a incorporação em sistemas nacionais de saúde. A OMS pondera, contudo, que a expiração iminente das patentes da liraglutida e da semaglutida pode abrir espaço para biossimilares, aumentando a concorrência e reduzindo os preços.

“A inclusão da semaglutida na lista da OMS representa um marco importante, porque reconhece oficialmente o benefício desses medicamentos no controle do diabetes tipo 2. Na prática, isso pode ampliar o acesso da população a tratamentos mais eficazes e seguros, já que a lista serve de referência para políticas públicas de saúde em mais de 150 países. A tendência é que, com o tempo, os custos também se tornem mais acessíveis, permitindo que mais pessoas se beneficiem dessas terapias”, destaca Maurício Filizola, diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Ceará (Sincofarma) e presidente da Rede de Farmácias Santa Branca. 

Sobre da Rede de Farmácias Santa Branca 

Fundada em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a rede de Farmácias Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está presente em Fortaleza e região metropolitana, assim como no interior do Estado do Ceará, somando 21 lojas, três franquias, seis farmácias independentes associadas ao SB Conecta, uma distribuidora e um centro de distribuição. Conta com mais de 200 colaboradores que atuam em oito municípios, oferecendo conforto e bem-estar aos seus clientes. Os seus proprietários e representantes legais, Laura Paiva e Maurício Filizola, que também são farmacêuticos, possuem a sensibilidade de ter uma visão privilegiada do próprio negócio e dos avanços do mercado como um todo.

Supermercado Pinheiro celebra Dia da Cachaça com degustação e música ao vivo em Maranguape

Em comemoração ao Dia da Cachaça, o Supermercado Pinheiro realizará uma ativação especial com degustação do portfólio das cachaças PITU e música ao vivo na loja de Maranguape, no próximo sábado, 13, a partir das 17h. A ação busca valorizar um dos maiores símbolos da cultura brasileira, proporcionando aos clientes uma experiência sensorial completa e momentos de descontração.

“Queremos proporcionar uma experiência que vai além da compra, trazendo cultura, música e a valorização de um produto tipicamente brasileiro. O Dia da Cachaça é uma oportunidade de celebrarmos nossa história e oferecer aos clientes um momento único de apreciação e aprendizado”, destaca Micael Azevedo, gerente de Marketing do Supermercado Pinheiro.

O Dia da Cachaça, celebrado em 13 de setembro, foi oficializado pela Lei Federal nº 13.230/2015 e faz referência ao ano de 1661, quando a produção e comercialização da bebida foram autorizadas no Brasil, após um período de proibição pela Coroa Portuguesa. Desde então, a cachaça se consolidou como a bebida nacional, reconhecida internacionalmente pela sua qualidade e tradição, sendo base de clássicos como a caipirinha e estrela em harmonizações gastronômicas.

Dia da Cachaça no Supermercado Pinheiro

Local: Loja Maranguape (R. Chico Anísio, 200 – Centro, Maranguape)
Data: 13 de setembro
Horário: a partir das 17h
Atrações: Degustação das cachaças PITU e música ao vivo

Sobre o Supermercado Pinheiro

Há 34 anos atendendo ao mercado cearense, o Supermercado Pinheiro é uma das maiores redes varejistas locais. Mantém um total de 23 lojas, um centro de distribuição, 13 salas de cinema, seis parques infantis e um shopping center, nos municípios de Fortaleza, Acaraú, Aquiraz, Aracati, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maranguape, Sobral, Quixeramobim, Quixadá, Tianguá e Cruz. Confira mais no site http://www.supermercadopinheiro.com.br e @supermercadopinheirooficial no Instagram.