GoodWe apresentou autonomia  e armazenamento de energia na indústria no Proenergia Summit 2025

Embaixador da GoodWe no Brasil, engenheiro Merivaldo Britto apresentou como soluções de armazenamento elevam a qualidade e a eficiência operacional

O Proenergia Summit 2025, considerado o maior evento brasileiro dedicado à transição energética, e um dos palestrantes do evento é o engenheiro eletricista Merivaldo Britto, embaixador da GoodWe no Brasil. Ele subiu ao palco técnico no dia 24 de setembro, para falar sobre “Autonomia Energética na Indústria: Como o Armazenamento Eleva a Qualidade e a Eficiência Operacional”.

Na sétima edição do evento, realizado nos dias 24 e 25 de setembro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, Merivaldo abordou como a adoção de baterias e sistemas de armazenamento de energia está transformando o setor industrial, garantindo maior confiabilidade, redução de custos e eficiência operacional. A proposta foi mostrar que, em um cenário de transição energética, a autonomia energética é um diferencial competitivo capaz de sustentar crescimento e inovação.

A participação da GoodWe no Proenergia incluiu ainda um estande de 18m², onde foram apresentadas soluções como a bateria BAT, o inversor ET e o sistema Lynx F, equipamentos de ponta que evidenciam o papel estratégico da empresa no avanço das energias renováveis no Brasil.

Além de Merivaldo, o time da GoodWe estava composto pelo vice-presidente na América do Sul, Fabio Mendes; a coordenadora de eventos, Karina Garcia, e o engenheiro de soluções Mateus Vinturini. A Solfácil estará representada por Felipe Wanderlei, coordenador de key accounts, e Amanda, gerente de marketing de produto.

Além de apresentar suas tecnologias, a GoodWe e a Solfácil reforçam sua parceria em soluções acessíveis e completas para diferentes segmentos. A Solfácil leva ao evento iniciativas como o “Combo Fácil”, que reúne kit solar, financiamento sob medida e seguros exclusivos, além do Solfácil Smart, plataforma que permite o monitoramento em tempo real da performance dos sistemas, garantindo previsibilidade, segurança e novas oportunidades de economia para empresas e empreendedores.

Promovido pelo Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Ceará (Sindienergia-CE), com apoio da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), do Sebrae e do Governo do Estado, o Proenergia Summit 2025  reuniu cerca de 4 mil participantes entre empresários, investidores, startups, autoridades públicas e acadêmicos.

Com o tema “Conectando o Brasil com a Energia”, o encontro teve painéis, debates, exposições comerciais e um hackathon, consolidando-se como espaço de referência para discutir os rumos da matriz energética nacional.

Aeris Energy vai beneficiar 400 crianças de comunidades do entorno da companhia

Com o projeto “Adote um Sorriso”, colaboradores se mobilizam para o apadrinhamento de crianças em situação de vulnerabilidade social

A promoção da infância é o foco da 7ª edição do projeto “Adote um Sorriso”, da Aeris Energy, maior fabricante de pás eólicas da América Latina. Realizada pela área de Comunicação em parceria com o comitê de Responsabilidade Social da empresa, a iniciativa recebe planejamento de três meses e, ao longo do mês de outubro, a ação mobiliza colaboradores da empresa no apadrinhamento de crianças para doação de brinquedos e realização de atividades alusivas ao Dia da Criança. Em 2025, o projeto tem a missão de abrir sorrisos em 400 crianças de quatro comunidades/instituições do entorno da Aeris.

As ações serão realizadas na Comunidade São José no dia 08; na Organização da Sociedade Civil CEPEVIVE, no dia 14; no Instituto Viver, no dia 22; e na Instituição Joias de Cristo, no dia 29. Desde 2018, o “Adote um Sorriso” já beneficiou mais de 4 mil crianças em diversas comunidades de Caucaia (CE).

“O programa Adote Um Sorriso é fundamental para o fortalecimento de nossas ações junto às crianças em situação de vulnerabilidade social. Além de garantir o direito ao brincar, a iniciativa contribui para fortalecer os vínculos comunitários e familiares, promovendo solidariedade, inclusão social e ampliando o impacto positivo da nossa missão”, destaca Lucélia Moreira dos Santos, diretora do Instituto Viver.

“Temos como compromisso impactar positivamente as comunidades no entorno da companhia. Nesse sentido, o projeto Adote um Sorriso tem sido um dos mais efetivos, pois consegue não apenas trazer benefícios às pessoas, mas também mobilizar nossos colaboradores no processo, amplificando nossa aproximação”, ressalta Lidianne Dantas, diretora Jurídica, de Compliance e Comunicação Institucional da Aeris.

Para saber mais sobre as iniciativas sociais da Aeris Energy, acesse o site: www.aerisenergy.com.br/sobre-a-aeris-energy/responsabilidade-social/.

Mais sobre a Aeris Energy

A Aeris Energy é uma empresa brasileira líder na fabricação de pás e serviços para aerogeradores na América Latina e uma das maiores produtoras no mercado mundial. Fundada em 2010 por um grupo de engenheiros oriundos do setor de aeronáutica, a empresa atua em uma localização estratégica no Nordeste brasileiro, com três unidades fabris no município de Caucaia, Ceará, na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Foi fundada para atender à crescente demanda por soluções sustentáveis no mercado de energia. A empresa conta com uma equipe de alta performance, que executa processos com simplicidade, permitindo um ambiente de trabalho seguro e limpo, tendo como objetivo a alta qualidade, a eliminação de desperdícios e a satisfação dos clientes.

Lideranças do Pacto Contra a Fome desembarcam em Fortaleza e marcam presença no “Corra Por Uma Causa”

Presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz, e codiretora executiva Juliana Plaster participaram do evento esportivo que aconteceu no domingo, 05. Corrida apoia o instituto e reforça o posicionamento de destaque e o pioneirismo do Ceará na execução dos projetos nacionais da instituição

Representantes do Instituto Pacto Contra a Fome marcaram presença no último domingo, 05, no evento “Corra Por Uma Causa”, que realizou a sua 2ª edição em  Fortaleza. A cofundadora e presidente do Conselho do Pacto, Geyze Diniz, e a codiretora executiva Juliana Plaster participaram da atividade, que busca associar saúde, esporte e solidariedade. A expectativa era, durante a corrida, arrecadar até 8 toneladas de alimentos não perecíveis, para apoiar projetos do Instituto. Durante o evento, Geyze participou de uma ação de conscientização sobre o desperdício de alimentos promovida pelo Pacto. 

O evento marcou ainda um momento simbólico e estratégico para o Pacto Contra a Fome, que aproveitou a ocasião para destacar a importância do estado do Ceará no ecossistema de combate à fome e promoção da segurança alimentar e o reforço do território cearense como um dos prioritários dentro da estratégia nacional de atuação da instituição. 

Mais do que uma simples participação institucional, a presença do Pacto Contra a Fome no evento marcou o início de uma nova fase no Ceará, onde a implementação dos principais projetos nacionais do Instituto passou a ser executada prioritariamente, servindo como modelo e pontapé inicial e para a distribuição das ações no restante do País. O objetivo é contribuir para que o Ceará se torne uma referência nacional de segurança alimentar, combate à fome e redução do desperdício de alimentos. 

“O Ceará tem um valor simbólico e tático para o Pacto. O estado foi um dos primeiros parceiros do Pacto Contra a Fome, confiou no nosso trabalho desde o início. Começamos a implementação da nossa atuação aqui em 2023, por meio de diversas iniciativas locais, que foram fundamentais para mapear desafios, testar abordagens e construir relações de confiança com setor público, setor privado, organizações da sociedade civil, academia e mídia. Agora, damos um passo à frente. Escolhemos o Ceará como um território estratégico, onde os projetos nacionais do Pacto Contra a Fome serão implementados de forma articulada e adaptada à realidade local. O estado conta com um amplo histórico de projetos e políticas públicas em favor do combate à fome e esse ambiente favorece as articulações multissetoriais, o que ajuda nossos projetos a ganharem mais força, beneficia seus aprimoramentos, antes mesmo de ganharem escala nacional”, afirma Rafaela Vieira, Gerente de Relações Institucionais e Políticas Públicas do Pacto Contra a Fome. 

Ceará como território-piloto

O Pacto Contra a Fome busca contribuir para que o Ceará se torne referência nacional, convergindo sinergias e unindo forças para combater a fome e o desperdício de alimentos, com soluções inovadoras, colaborativas e replicáveis para todo o Brasil. “Seguimos firmes no propósito: ninguém deve passar fome. E o Ceará está na vanguarda desse movimento”, completa Rafaela. 

Dentre os projetos do Pacto Contra a Fome já encabeçados pelo Ceará, estão:

Aliança Multissetorial: articulação entre setor público, privado e sociedade civil para ações integradas de combate à fome.

Projeto Ceasas: atuação em centrais de abastecimento para aproveitamento de alimentos e combate ao desperdício.

Hub de Distribuição: parceria com redes de supermercados para doações orquestradas de alimentos que seriam descartados.

Apoio à melhoria das políticas públicas de SAN e de desperdício de alimentos. 

Produção, monitoramento e disseminação de dados estaduais.

Sobre o Pacto Contra a Fome

O Pacto Contra a Fome é uma coalizão suprapartidária e multissetorial que atua no engajamento da sociedade  para erradicar a fome, promover alimentação adequada e reduzir o desperdício de alimentos de forma estrutural e permanente. Sua missão é contribuir para erradicar a fome até 2030 e ter todos os brasileiros alimentados adequadamente até 2040. Para isso, o Pacto atua sob três pilares: articulação, inteligência estratégica e incentivo.

“Temos convicção de que a meta é possível de ser cumprida se todos somarmos nesta causa. Governos, setor empresarial, terceiro setor e sociedade civil são imprescindíveis nesta jornada e é unindo essas forças que estamos atuando”, conclui a cofundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz.

Moura Dubeux e Direcional Engenharia avaliam parcerias em projetos residenciais estratégicos no Nordeste

Iniciativa poderá unir esforços no mercado de média e baixa renda nas principais capitais da região

A Moura Dubeux, com forte atuação no Nordeste, e a Direcional Engenharia, um dos líderes do setor de construção civil no Brasil, acordaram avaliar potenciais investimentos conjuntos em projetos residenciais voltados ao segmento de média renda, com as subsidiárias Mood e Riva, e baixa renda, com a subsidiária Ún1ca e Direcional, nas principais capitais da região Nordeste, inclusive no âmbito da Faixa 3 do Programa Minha Casa, Minha Vida. 

Essa aproximação faz parte da estratégia de diversificação com eficiência e escala, unindo o conhecimento da Moura Dubeux sobre o mercado nordestino à reconhecida experiência da Direcional Engenharia em habitação voltada ao público de baixa e média renda. A intenção inicial das partes é manter a flexibilidade para que cada potencial parceria seja analisada individualmente, definindo caso a caso os termos e condições de cada projeto. 

A avaliação conjunta busca identificar empreendimentos que, se viabilizados, possam gerar sinergias relevantes, combinando expertises distintas para atender à crescente demanda por moradias acessíveis. Entre as possibilidades em estudo neste momento estão projetos em cidades como Salvador, Recife, Fortaleza e Natal. 

Se concretizadas, as parcerias poderão representar um movimento estratégico dessas companhias no setor da construção civil e incorporação, reunindo a expertise nacional da Direcional em habitação popular e a forte presença regional da Moura Dubeux, que atua em sete estados do Nordeste. 

No contexto dessas parcerias, as companhias vislumbram o desenvolvimento de projetos que unam soluções acessíveis e sustentáveis, alinhadas às políticas de incentivo habitacional vigentes no país, com expectativa de que os primeiros empreendimentos dessa nova frente sejam anunciados no segundo semestre de 2025. 

As partes avaliarão, em cada projeto, a necessidade de aprovação do CADE. 

Sobre a Moura Dubeux 

Com mais de quatro décadas de atuação no mercado imobiliário, A Moura Dubeux é uma incorporadora com forte atuação no segmento de edifícios de médio e alto padrão no Nordeste. Listada no Novo Mercado da B3 sob o código MDNE3, a Companhia também desenvolve empreendimentos hoteleiros, flats e resorts voltados ao público de alto padrão. Fundada em Pernambuco, também está presente em mais seis estados da região: Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Paraíba, Alagoas e Sergipe.

Sobre a Direcional Engenharia

A Direcional Engenharia é uma das maiores construtoras do Brasil, com foco no desenvolvimento de empreendimentos populares, de médio padrão e com atuação em diversas regiões do território nacional. Ao longo de seus 44 anos de fundação, superou a marca de 220 mil unidades entregues e/ou incorporadas. Protagonista do setor no país, faz uso intensivo de tecnologia digital em seus diversos processos e foi uma das pioneiras ao introduzir a possibilidade de compra de imóveis residenciais de forma 100% online. Na engenharia, utiliza métodos construtivos que garantem escala, produtividade e ganhos ambientais com redução significativa no volume de resíduos em obras se comparado ao método tradicional de alvenaria estrutural. A companhia está listada na Bolsa de Valores B3 e possui a mais qualificada classificação de risco S&P Global para o Brasil, rating brAAA desde 2021, reafirmado em abril de 2025.

Sobre a Riva

A Riva é uma incorporadora com atuação no segmento médio padrão nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Ceará e no Distrito Federal. Cria empreendimentos completos em endereços relevantes nas regiões metropolitanas onde atua. Integra o Grupo Direcional, junto com a fintech de soluções imobiliárias Direto e a construtora Direcional Engenharia, fundada há 44 anos é considerada uma das maiores do país, referência no segmento da construção civil na bolsa de valores.