Fortaleza lidera ranking nacional em empreendedorismo

De acordo com o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2024, Fortaleza (CE) manteve sua posição de mais inteligentes do eixo Empreendedorismo. A cidade também figura na quarta melhor posição no eixo Tecnologia e Inovação e no oitavo lugar na temática Mobilidade. No cômputo geral do ranking em 2024, Fortaleza sobe duas posições e ocupa o 16º lugar entre as cidades mais inteligentes e conectadas do país. O primeiro lugar na classificação geral do Ranking 2024 ficou com a cidade de Florianópolis (SC), o segundo foi para Vitória (ES) e, na terceira colocação, figura São Paulo (SP).

“Este é o segundo ano que a gente ganha. Uma grande conquista para nossa cidade. É resultado da política pública do prefeito José Sarto, que foca em reduzir desigualdades. Capacitamos mais de 120 mil pessoas através de programas como Fortaleza Capacita, em parceria com o Sebrae, e Fortaleza + Futuro, em parceria com Senai e Senac. Desde janeiro de 2021 a cidade tem um saldo de 123 mil empregos com carteira assinada, sendo o maior estoque de vagas da região Nordeste. Também somos o maior PIB do Nordeste”, enfatizou.

Durante a cerimônia, Nogueira também comentou sobre as leis de incentivos fiscais, “que mudou a realidade da nossa cidade, atraindo grandes empresas para Fortaleza, incluindo grandes empresas da área de tecnologia”. O gestor municipal enfatizou o esforço em levar projetos como o Meu Bairro Empreendedor para a periferia da cidade. “O maior prêmio é ter gerado tantos postos de trabalho e reduzir as desigualdades. Agradeço a todos do Connected Smart Cities que reconheceram Fortaleza, mais uma vez, primeiro lugar em empreendedorismo”.

O Centro de Convenções Frei Caneca sediou a 10ª edição do evento nacional Connected Smart Cities, que destacou as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking, do Selo e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities.

O resultado da 10ª edição do Ranking Connected Smart Cities 2024, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O Ranking mapeia todos os 656 municípios com mais de 50 mil habitantes, de acordo com o CENSO IBGE 2022. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2024 do estudo conta com 74 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.

Mais uma vez, o resultado do Ranking CSC é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities.

“O Connected Smart Cities completa 10 anos cumprindo o seu papel de auxiliar os municípios a subirem um ou mais degraus em seu nível de desenvolvimento. Além de reunir os atores públicos e privados do ecossistema para trocas de experiências positivas na transformação inteligente das cidades, há 10 anos apresentamos o único estudo de cidades inteligentes, que mapeia mais de 70 indicadores das cidades brasileiras, e com ele, gestores públicos, sociedade civil e a imprensa conseguem acompanhar a transformação na qualidade de vida das pessoas.” comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities, Paula Faria.

FORTALEZA EM NÚMEROS

Além de liderar em Empreendedorismo, a cidade de Fortaleza avançou também nos eixos de Mobilidade, Urbanismo e Segurança. No período analisado, a cidade de Fortaleza registrou crescimento de 12,4% no número de empresas de tecnologia, crescimento de 24,13% no número de empresas de economia criativa e 4,2% no número de MEIS.

A cidade conta ainda com 2 Parques Tecnológicos (segundo o MCTI) e 8 incubadoras de empresas (ANPROTEC), impulsionando o setor de inovação e economia na cidade.

Em 2024 a cidade de Fortaleza registrou velocidade média das conexões de internet de 549,17 mbps, A cidade conta ainda com 8 operadoras do serviço e 100% da população coberta por sinal de 5G na cidade.

Em relação aos profissionais da cidade, 5,4% estão empregados no setor TIC (tecnologia, informação e comunicação), enquanto 6,44% estão empregados no setor de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).

O município conta com 82% dos empregos formais no setor privado, demonstrando um dinamismo econômico, e registrou nota 9,9 na Escala Brasil Transparente. Com necessidade de melhorar seus indicadores de saneamento atrelados ao eixo de Meio Ambiente, a cidade conta com leis urbanísticas recentes, buscando um ordenamento do solo mais consciente e inteligente.

OS VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO

O primeiro lugar em Urbanismo foi para Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Fortaleza (CE); Economia: Barueri (SP); Tecnologia e Inovação: Curitiba (PR); Saúde: Vitória (ES); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: Santana de Parnaíba  (SP); e Governança: Niterói (RJ).

Compartilhe nas redes sociais!