Gestão de Custos e Planejamento de Obras é tema de curso para engenheiros
Os engenheiros civis do Ceará tiveram a oportunidade de se atualizarem sobre os temas que permeiam a Gestão de Custos e Planejamento de Obras. Entre os dias 16 e 17, o Clube de Engenharia do Ceará (CEC) organizou curso aberto à comunidade com a presença do engenheiro civil Aldo Dórea Mattos. Entre os temas abordados, estão pontos que sempre exigem atenção extra nas construções, como composições de custos, mão de obra, material, equipamento, estrutura analítica do projeto, durações e diagrama de rede, entre outros.
Além da adesão de engenheiros de construtoras que atuam no estado, o curso contou com o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea/CE), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea) e a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua).
A escolha por Aldo Dórea Mattos como ministrante se deu pelo reconhecimento internacional do currículo dele sobre o tema. Em 2014, Aldo foi eleito o Engenheiro de Custos do Ano, distinção concedida pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC). Atualmente, dirige a Associação para o Avanço da Engenharia de Custos (AACE) na América Latina e é membro do Instituto Real de Topógrafos de Construções e Terrenos (RICS), da Inglaterra.
Para o engenheiro civil Tiago Sampaio Romcy, diretor do Clube de Engenharia do Ceará, o encontro reforça a necessidade de atualização permanente por parte dos engenheiros. “Ter a experiência compartilhada de alguém como o professor Aldo Dórea Mattos é sempre enriquecedor. Da mesma forma, desfrutar de um espaço em que profissionais com diferentes tempos de carreira aprendam está entre os propósitos do CEC nesses 90 anos de existência da nossa Entidade”, enaltece Tiago.