Estudante do Colégio 7 de Setembro representa o Ceará na COP30 com projeto premiado pela NASA

O aluno João Fellipe Coutinho Athayde, de 15 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio 7 de Setembro – Unidade EBS Fortaleza (CE), foi vencedor do International NASA Space Apps Challenge 2025 com o projeto “Project City Science”, e representou o Ceará como palestrante na COP30, que est’a sendo realizada em Belém (PA), desde segunda-feira, 10.

O convite partiu do Movimento Climaz, ligado à Universidade Federal do Pará (UFPA), para integrar a programação da V CICLAD – Conferência Internacional de Linguagens e Diálogos na Pan-Amazônia, um dos eventos da COP30. João Fellipe participará da Mesa Redonda 2, no dia 18 de novembro de 2025, das 14h20 às 14h40, com o tema “City Science e a formulação de políticas ambientais para a Amazônia”, no Auditório de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Profissional da UFPA.

O Project City Science é uma plataforma de dados versátil que transforma informações ambientais e urbanas complexas em percepções acionáveis, facilitando a tomada de decisões por parte de engenheiros, planejadores e gestores públicos. Utilizando matemática aplicada e inteligência artificial (IA), especificamente uma IA baseada no perceptron, o sistema automatiza a integração, análise e visualização de dados provenientes de múltiplas fontes, como clima, infraestrutura e indicadores de sustentabilidade.

A ferramenta, ainda em fase de protótipo, visa auxiliar na gestão de enchentes, eficiência energética, monitoramento ambiental e resiliência urbana. Um de seus diferenciais é o uso da botânica associada à inteligência artificial para a análise de danos ambientais e o apoio à formulação de políticas sustentáveis.

Embora desenvolvido em equipe, João Fellipe liderou o grupo e foi o único integrante da educação básica, ao lado de colegas do ensino superior. Natural de Belém (PA), ele é atualmente o único estudante representando o Estado do Ceará na COP30, levando a voz da juventude e da educação básica a um dos mais importantes fóruns globais sobre mudanças climáticas.

Durante sua participação, o jovem cientista pretende destacar a importância da tecnologia na formulação de políticas públicas e na promoção da sustentabilidade, reforçando o papel da inovação na construção de cidades mais inteligentes, resilientes e ambientalmente equilibradas.

Serviço
CICLAD – Movimento Climaz / COP30Mesa Redonda 2: City Science e a Formulação de Políticas Ambientais para a Amazônia
Data: 18 de novembro de 2025
Horário: 14h20 às 14h40
Local: Auditório de Ciências Sociais Aplicadas – Campus Profissional da UFPA, Belém (PA)

Compartilhe nas redes sociais!