92% das agressões contra mulheres ocorreram na presença de terceiros; adv explica se a testemunha pode responder criminalmente

A criminalista Suéllen Paulino, que também atua a favor dos direitos das mulheres, pontua por que um número tão baixo de vítimas denuncia o agressor

Um levantamento do Datafolha, encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelou que 91,8% das agressões contra mulheres nos últimos 12 meses ocorreram na presença de terceiros. O dado reforça que a violência de gênero não acontece apenas em momentos isolados ou escondidos, mas sim diante de familiares, amigos e até desconhecidos.Quem omite o crime pode até responder judicialmente, segundo a advogada Suèllen Paulino, que atua com Direito Criminal e Direito de Família

“Mesmo com testemunhas, a omissão ainda é um problema. Quem presencia um crime e não aciona a polícia pode responder por omissão de socorro, conforme prevê o artigo 135 do Código Penal. Se a vítima estiver em perigo grave e a testemunha puder agir sem risco, mas não o fizer, a pena pode chegar a 1 ano de detenção. Em casos mais graves, o silêncio pode ser interpretado como conivência, aumentando a responsabilidade legal do omisso”, explica.

Outro dado preocupante da pesquisa mostra que, mesmo diante da violência, apenas 25,7% das mulheres recorreram a órgãos oficiais para pedir ajuda no último ano. De acordo com a advogada, esse número tão baixo pode ser explicado por diversos fatores, entre eles:

  • Medo de represálias: Muitas vítimas vivem sob ameaças constantes e temem que denunciar possa piorar sua situação.
  • Dependência financeira e emocional: A falta de autonomia econômica pode fazer com que a mulher se sinta presa ao agressor.
  • Desconfiança no sistema de justiça: Algumas mulheres não denunciam porque acreditam que nada será feito ou que não serão protegidas.
  • Falta de apoio da família e sociedade: Em muitos casos, a vítima não recebe apoio necessário para romper o ciclo da violência.
  • Vergonha e culpa: Muitas mulheres ainda carregam o peso da culpa, resultado de uma cultura que normaliza e minimiza a violência doméstica.

Suéllen Paulino afirma que a punição para agressores depende da gravidade do crime cometido.

A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) estabelece uma série de medidas protetivas para as vítimas e prevê penas que variam conforme a conduta do agressor.

  • Lesão corporal (art. 129, § 9º do Código Penal) – Pena de 1 a 4 anos de prisão.
  • Ameaça (art. 147 do Código Penal) – Pena de 6 meses a 2 anos de prisão.
  • Descumprimento de medida protetiva – Pena de 3 meses a 2 anos de prisão.
  • Feminicídio (art. 121, § 2º, VI, do Código Penal) – Pena de 12 a 30 anos de reclusão.

É preciso mudar esse cenário. Apesar dos avanços na legislação, os números mostram que ainda há muito a ser feito para garantir a proteção das mulheres vítimas de violência, de acordo com a advogada criminalista. “Além de reforçar a fiscalização das leis já existentes, é essencial que haja maior conscientização da sociedade, campanhas educativas e um sistema de acolhimento mais eficiente”, completa.

Suéllen diz que o papel das testemunhas também é fundamental. “Denunciar pode salvar vidas. Em caso de violência contra a mulher, qualquer pessoa pode ligar para o Ligue 180, canal gratuito e confidencial de atendimento, ou para o 190, da Polícia Militar, em casos de emergência”

Ela pondera que a luta contra a violência de gênero não é apenas uma responsabilidade do Estado, mas de toda a sociedade. “O silêncio também mata – e cada denúncia pode ser a chance de uma mulher recomeçar sua vida longe do ciclo da violência”, finaliza.

Redução de impostos sobre importação de alimentos terá pouco impacto sobre bares e restaurantes, avalia Abrasel

O anúncio do governo federal de zerar impostos sobre a importação de alguns alimentos, na tentativa de conter a inflação, terá impacto reduzido para bares e restaurantes, segundo a Abrasel. A entidade destaca que o setor representa 33% do gasto dos brasileiros com alimentação, mas não foi ouvido antes da tomada de decisão. Entretanto, a Associação reforça que está aberta ao diálogo para discutir ações eficazes para controlar a inflação.

O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, afirma que a medida não deve trazer grandes impactos para os estabelecimentos e os consumidores. “Os produtos com impostos zerados pelo governo estão entre aqueles em que o Brasil é o primeiro ou segundo maior exportador e/ou produtor, como carne, milho e café, e, portanto, os preços internos já são menores ou próximos aos externos. Além disso, processos de importação são demorados e dificilmente qualquer destas importações chegará ao país antes dos próximos seis meses”, completou.

Para Solmucci, “a redução dos impostos sobre esses produtos não vai resolver a alta da inflação no curto prazo. A Abrasel defende a desoneração do primeiro salário-mínimo como uma solução muito mais efetiva e tempestiva, permitindo a redução imediata de custos e a manutenção, ou até mesmo, a diminuição dos preços no cardápio”, afirmou.

Ele ressaltou que a proposta da desoneração do primeiro salário-mínimo já foi defendida pelo próprio governo no início do ano passado, pelo secretário da Reforma Tributária, Bernard Appy. “A desoneração teria um impacto imediato na redução de custos e ajudaria um setor que ainda sofre com dívidas acumuladas durante a pandemia, além de contribuir para o emprego e a formalização da mão de obra”, completa Solmucci.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) estimou que a medida teria um custo inferior a R$ 900 milhões por ano – valor que poderia ser reduzido pelos ganhos esperados com a formalização, aumento da arrecadação e até mesmo a redução de gastos com o Bolsa Família, considerando que o setor é um grande empregador de mão de obra de baixa qualificação e está atualmente com dificuldades para contratar.

Inflação nos bares e restaurantes

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro foi de 0,16%, a menor taxa para o mês desde o início do Plano Real. No entanto, o setor de alimentação segue pressionado pelo aumento dos custos: a inflação da alimentação no domicílio acumulou alta de 7,45% nos últimos 12 meses, enquanto a alimentação fora do lar variou 6,74%. Esse cenário reflete a dificuldade dos bares e restaurantes em reajustar seus preços diante do aumento dos insumos, absorvendo parte do impacto para não repassar a alta ao consumidor.

Clínica Integrada de Saúde da Unifametro abre inscrições para atendimentos psicológicos a crianças, adolescentes, adultos e idosos

Entre os dias 12 e 13 de março, a Clínica Integrada de Saúde da Unifametro estará  com inscrições abertas para atendimentos psicológicos. O atendimento é realizado por estudantes de Psicologia do centro universitário e supervisionado por psicólogos.

O atendimento será ofertado para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Com vagas limitadas, a expectativa é que sejam realizados cerca de 2 mil atendimentos através da iniciativa. Os interessados podem se inscrever através do link http://unifametro.edu.br/atendimentopsi

José Maia, coordenador do curso de Psicologia da Unifametro, comenta: “Nosso objetivo é sempre transmitir aos alunos a relevância de adotar uma abordagem humanizada, ética e comprometida com o social. As consultas oferecidas a preços mais acessíveis refletem esse compromisso, desempenhando um papel essencial na universalização dos serviços de saúde. Zelar pela saúde mental é fundamental para promover uma melhor qualidade de vida dos indivíduos”. 

Mundo Bita embala nova campanha de Boti Baby

Entre tantos momentos que reforçam a conexão entre tutores e os pequenos, o banho é um dos mais especiais, pois é quando o momento de higiene e carinho se encontram para o cuidado do bebê. Pensando nisso, Boti Baby, marca voltada para o cuidado infantil do Boticário, se une ao Mundo Bita para transformar essa rotina em uma experiência ainda mais lúdica e envolvente. Com base no conceito da campanha, “O Amor dá um Banho” é a nova música, criada especialmente para embalar o momento do banho, estimulando os sentidos e fortalecendo os laços afetivos.

A marca se baseia no fato de que o olfato é um dos primeiros sentidos desenvolvidos no bebê e tem o poder de evocar memórias e despertar emoções, além de possuir um papel significativo na forma como o mundo ao redor é percebido para desenvolver a campanha. Por isso, a fragrância dessa linha é desenvolvida por meio de neurociência com ingredientes que despertam sensações de felicidade*. E, como o momento do banho é quando os responsáveis reforçam essa conexão com cantigas de banho, risadas e toque, a trilha sonora, com a assinatura do Mundo Bita, torna esse momento ainda mais especial associado ao uso dos produtos de Boti Baby.

“Alguns bebês são resistentes ao banho, outros não, por isso sabemos que nem sempre esse momento pode ser o mais fácil da rotina de cuidados. A música é algo que embala e ajuda a deixar esses momentos mais felizes, criando memórias boas e, consequentemente, facilitando a aceitação ao banho. Essa parceria com o Mundo Bita, um dos projetos de entretenimento infantil do Brasil, consolida nosso compromisso em proporcionar experiência completa para os consumidores, memórias incríveis para os pequenos e, também, para os tutores”, afirma Carol Carrasco, diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

A campanha, criada pela AlmapBBDO, conta com um videoclipe de 1 minuto que reforça a rotina do banho, além de apresentar os produtos de Boti Baby. A agência também foi peça-chave na criação da cantiga, desde a ideia até a criação da letra de “O Amor dá um Banho”. Esse lançamento é a continuidade da parceria iniciada pelo Grupo Boticário com o Mundo Bita, em 2022, para a campanha “Cheirinho de Família”, no Dia das Crianças, que fala sobre as diferentes configurações familiares. Desta vez, a collab é com a marca Boticário para a linha Boti Baby,  crescendo com storytelling, música e experiência de produto para transformar o banho em um ritual lúdico e divertido.

“O Mundo Bita ganhou o carinho das famílias por meio da produção de conteúdos para crianças em seus primeiros anos de vida. Temos um cuidado muito grande com todas as etapas, dos conceitos abordados até a qualidade musical. Esse capricho nos detalhes é também uma marca do Grupo Boticário. Então nada mais natural do que inaugurarmos um novo episódio dessa parceria, que é feita para somar cada vez mais amor ao dia a dia da criançada”, complementa Chaps, criador do Mundo Bita.

Com mídias online, a estratégia é voltada para o digital e será veiculada nas redes sociais do Boticário e do Mundo Bita para abrir uma conversa com os responsáveis sobre a importância de proporcionar momentos de conexão na primeira infância.

“Além de divulgar a linha Boti Baby, queríamos que essa campanha realmente fizesse parte da vida das pessoas e fosse usada para gerar conexão entre as famílias na hora do banho. Por isso, fez todo o sentido a parceria com o Bita e a co-criação de uma música que extrapola os formatos tradicionais e transforma um momento do dia a dia em uma grande memória da infância”, conta Sabrina Villar, Diretora de Criação da AlmapBBDO.

O vídeo de campanha com a música já está disponível no YouTube e nos canais oficiais do Boticário e Mundo Bita.

Confira a letra na íntegra:

O Amor dá um Banho

É pra já

Tá na hora de se refrescar

Vamos lá

Não tem regra para se molhar

Que delicioso

Sentir o cheirinho de felicidade

É maravilhoso

Uma festa com espuma de verdade

Pinguinho por pinguinho

Tome banho, passarinho

Gotinha por gotinha

Lave bem suas asinhas

Sentimento sem tamanho

O amor dá um banho

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países.

O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

Palestras atualizam conhecimentos sobre franchising durante a EFN 2025 – Expo Franquias Nordeste

Conteúdo será coordenado pelo Sebrae/PE com a participação de diversas marcas e especialistas no RioMar Recife, de 20 a 22 de março

Durante a sexta edição da EFN 2025 – Expo Franquias Nordeste, o Sebrae/PE realiza o Franchising Talks de 20 a 22 de março, no RioMar Recife. Serão 13 palestras com os grandes nomes do setor local e nacional, uma oportunidade imperdível para quem deseja iniciar um novo negócio ou mesmo atualizar conhecimentos sobre tendências, oportunidades, legislação, estratégias de marketing e até mesmo a jornada do multifranqueado.

O credenciamento está aberto no site do evento no endereço https://expofranquiasne.com.br. No primeiro dia, o analista do Sebrae/PE, Vitor Abreu, responsável pela programação, faz a abertura com o tema “Por que investir em uma franquia”. Na sequência, o CEO do Grupo BHF, Leonardo Lamartine, orienta “Como escolher uma franquia de sucesso”. A última palestra da noite será “Da CLT ao Empreendedorismo: a jornada de um multifranqueado” com Juliana Carvalho e Joab Vasconcelos, da Capilé.

As palestras seguem no segundo dia do evento discutindo tópicos como tendências, sucesso e papel do franqueado. Entre os palestrantes, representantes das marcas Love Gifts, Bonaparte e Donatário, Loucos por Coxinha, além da coordenadora regional da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Andrea Gomes. A última palestra do dia debaterá a Lei de Franquias, trazendo informações pertinentes para os investidores com explanação da consultora Juliana Maranhão, da Maranhão Consultoria.

No sábado, último dia do evento, o compartilhamento de conhecimento segue com outras cinco palestras com a participação da rede Browbar, do Grau Técnico, da Redde Consultoria, Cacau Show e RZD Franchising. Entre os temas, os diferentes modelos de franquias que podem começar no formato home based, dispensando maiores custos iniciais com uma sede própria, além das microfranquias, também costumam ser muito procuradas por quem pretende iniciar um novo negócio em razão do baixo investimento.

As palestras acontecem no espaço do Sebrae montado no Piso L3 do RioMar Recife, dentro da Expo Franquias Nordeste. A feira é realizada pela Insight Feiras e Negócios e reunirá as principais marcas do setor, proporcionando uma excelente plataforma para quem deseja abrir um novo negócio, diversificar sua atuação ou buscar alternativas de investimento. Com credenciamento disponível no site no valor de R$ 20, os visitantes terão acesso a diversos expositores, além de capacitações e workshops, como as oferecidas pelo Sebrae/PE, para aprimorar o conhecimento sobre o setor.

Programação

20/03

16h10 – Por que investir em uma franquia? Vitor Abreu, analista do Sebrae/PE

17h10 – Como escolher uma franquia de sucesso – Leonardo Lamartine, CEO do Grupo BHF

18h05 – Da CLT ao Empreendedorismo: a jornada de um multifranqueado – Juliana Carvalho e Joab Vasconcelos – franqueados do Capilé

21/03

15h20 – Tendências do mercado de franquias para 2025 – Andrea Gomes, coordenadora regional da ABF

16h10 – Os 5 passos para escolher uma franquia lucrativa – Raul Lima – franqueado Bonaparte e Donatário

17h10 – Como ter sucesso empreendendo com franquia – Fábio Farias – CEO da rede Love Gifts

18h05 – O papel do franqueado para ter sucesso com uma franquia – Ayrton Carvalho – gerente de franquias da Loucos por Coxinha

19h – A Lei de Franquias – tudo o que você precisa saber antes de investir – Juliana Maranhão – Maranhão Consultoria

22/03

15h – Estratégias de Marketing: qual o papel do franqueado para o sucesso nas vendas? Camila e Natália da Fonte, fundadoras de rede Browbar

15h45 – Da aquisição à operação: como avaliar o suporte oferecido pela franqueadora antes de investir – Emanuel Silva e Rodrigo Gomes, Grau Técnico

16h30 – Do home based à loja: conhecendo os diferentes modelos de franquia – Leonardo Aguiar, diretor da Redde Consultoria

17h15 – Microfranquias: começando bem com negócios de baixo investimento – Marcelo Martinez – diretor comercial da RZD Franchising

18h – Quais os principais desafios do franqueado no início da operação – Thiago Silva – consultor de expansão da Cacau Show

Serviço

EFN Expo Franquias Nordeste

A feira oficial de franquias do Norte e Nordeste

20 a 22 de março no RioMar Recife, das 14h às 21h

Credencie-se já em expofranquiasne.com.br

AJE Talks recebe Sandro Alex Silva para discutir crescimento e valorização empresarial

Na última segunda-feira, 10, a Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE Fortaleza) promoveu mais uma edição do AJE Talks, reunindo empresários e empreendedores para um debate sobre estratégias de crescimento e valorização empresarial. O evento contou com a participação de Sandro Alex Silva, CEO & Managing Partner, que compartilhou sua vasta experiência no setor.

Com uma trajetória consolidada em empresas como Telefônica-Vivo, Laureate International Universities e Casa & Vídeo, Sandro abordou, na palestra intitulada “M&A na Prática: Estratégias para Crescimento e Valorização Empresarial”, os desafios e oportunidades do mercado de fusões e aquisições. Segundo ele, “compreender as dinâmicas do M&A é essencial para que empresas possam expandir de forma estruturada e se tornem mais competitivas no mercado”.

O coordenador de estudo e pesquisa da AJE Fortaleza, Tiago Guimarães, destacou a importância da temática para os associados. “Eventos como o AJE Talks proporcionam insights valiosos para nossos jovens empresários. Ter um profissional com a experiência do Sandro compartilhando conhecimento é uma oportunidade única para quem deseja crescer e agregar valor ao seu negócio”, afirmou.

Nelson Wilians participa de encontro internacional de advogados no Chile

Durante o evento, serão discutidas diretrizes estratégicas para o futuro da aliança, inovação jurídica, práticas de compliance e novas oportunidades de mercado_

A partir desta terça-feira,11, até o próximo dia 15, a ALL – Alianza Legal de Escritórios de Advocacia realiza sua Terceira Assembleia Anual em Santiago, Chile, consolidando-se como um dos mais importantes encontros jurídicos internacionais. O evento reunirá profissionais de mais de 26 escritórios espalhados por quatro continentes, reforçando o compromisso da aliança com a integração latino-americana e a expansão global do setor jurídico corporativo. O encontro será sediado pelo LMA | Lagos Maclean Abogados, um dos quatro escritórios fundadores da ALL, ao lado de Nelson Wilians Advogados (Brasil), Brick Abogados (Colômbia) e Torres & Torres Lara Abogados (Peru).

“Este será um encontro valioso para a advocacia, em especial para NWADV, proporcionando trocas de experiências e oportunidades estratégicas de networking. As recentes mudanças nas diretrizes econômicas, impulsionadas pelos Estados Unidos, terão impactos jurídicos significativos em diversos países, exigindo uma adaptação dos escritórios de advocacia à nova realidade global”, afirma Nelson Wilians, fundador do NWADV e um dos pioneiros da ALL.

A programação inclui o ALL Legal Days, um evento exclusivo para clientes estratégicos dos escritórios parceiros e stakeholders do setor jurídico. Durante o evento, serão abordados temas como Inteligência Artificial, Meio Ambiente, Risco Digital, Segurança Cibernética e Proteção de Dados, sempre com um olhar voltado para o impacto das tendências globais nos mercados regionais.

“Nosso compromisso é oferecer ao mercado jurídico internacional uma alternativa sólida e confiável para a assessoria em questões empresariais, garantindo o mesmo padrão de excelência e eficiência em todos os países onde atuamos”, destaca Marcel Daltro, diretor da ALL e sócio-diretor do NWADV.

A Cúpula da ALL já teve edições anteriores no Brasil (2023) e na Espanha (2024), e segue um plano de crescimento estruturado, com governança corporativa consolidada, reuniões mensais entre os escritórios membros e um rigoroso processo de seleção de novos integrantes.

Com sua expansão para América Latina, Europa, Ásia e Oceania, a ALL reafirma sua posição de destaque no mercado jurídico internacional, garantindo que sua missão de oferecer serviços jurídicos de excelência e inovação continue evoluindo para atender às novas demandas do setor.

“Este encontro representa um ambiente privilegiado para ampliar o conhecimento sobre mercados internacionais, inovações jurídicas e gestão de escritórios, além de fortalecer relações e expandir oportunidades profissionais”, conclui Nelson Wilians.

‘Surreal’, a mais nova atração do Beach Park, abrirá para o público no próximo dia 21 de março

A novidade é considerada a montanha russa aquática mais alta do mundo e a maior atração da história do Aqua Park

O Beach Park, um dos destinos de lazer e entretenimento mais desejados do Brasil, anuncia a abertura para o público de sua mais nova atração, o Surreal, a montanha-russa aquática mais alta do mundo, para o próximo dia 21 de março. Localizada estrategicamente entre as atrações Maremoto e Ramubrinká, no Aqua Park – eleito o melhor parque aquático das Américas pelo Tripadvisor em 2024 –, o Surreal é um marco na história do destino turístico.

Desenvolvida pela canadense Whitewater, líder global em inovações aquáticas, a tecnologia Master Blaster Fusion emprega jatos d’água para criar subidas e descidas únicas, estabelecendo um novo padrão para toboáguas ao redor do mundo. Com impressionantes 28 metros de altura e uma temática vibrante que celebra o surfe e suas manobras radicais, a nova montanha-russa aquática se destaca como a maior atração já construída no Aqua Park, consolidando o Beach Park como referência em experiências de lazer e inovação.

Utilizando boias duplas, os visitantes serão impulsionados por jatos d’água em velocidades de até 42 km/h, em um percurso de aproximadamente 77 segundos repleto de subidas, descidas e curvas que imitam movimentos das ondas. Com uma narrativa visual e design que une elementos como o ‘big drop’ de 7 metros, espirais alucinantes (‘constrictors’) e efeitos translúcidos que simulam a leveza de um ‘floater’, o Surreal transporta o público para uma experiência imersiva e emocionante.

Segundo Murilo Pascoal, CEO do Beach Park, a inauguração do Surreal reforça a constante busca pela inovação. “O Surreal é a maior e mais emocionante atração já criada na história do Beach Park. Estamos entusiasmados com essa novidade imperdível, que certamente encantará tanto os visitantes que já fazem parte da nossa trajetória quanto aqueles que passarão a nos descobrir e nos prestigiar daqui em diante”.

Para aqueles que já querem garantir antecipadamente o ingresso para conferir a novidade, basta acessar o site: https://ingresso.beachpark.com.br/. O destino está localizado em frente ao mar, na Praia do Porto das Dunas, em Aquiraz/CE, a apenas 20 minutos do aeroporto internacional de Fortaleza.

Sobre o Beach Park  

Com 40 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia de Porto das Dunas, a apenas 20 minutos de Fortaleza, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro. Atualmente ocupa mais de 250 mil m² e reúne dois parques, o Aqua Park e o novo Parque Arvorar, quatro resorts de alto padrão, o Restaurante de Praia e a charmosa Vila Azul do Mar – espaço de convivência e serviços -, ambos abertos ao público. O Aqua Park, que conta com 30 atrações, é hoje considerado o terceiro melhor parque aquático do mundo e o melhor das Américas (TripAdvisor/Travellers’ Choice, 2024). Já o Arvorar é um novo parque temático do grupo, que combina diversão, educação e conservação ambiental. O local é um convite à aventura e à conexão com a natureza, oferecendo entretenimento para todas as idades. O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work. Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park e o Beach Park Studios – estúdio de animação próprio.

Mulheres na liderança: ISGH possui 62% de mulheres em cargo de gestão  

Presença feminina em cargos de liderança é um diferencial estratégico e gera benefícios significativos para a empresa  

A presença feminina em cargos de liderança tem se mostrado um diferencial estratégico para empresas de diversos setores, especialmente na área da saúde. No caso do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), seu quadro de colaboradores conta com 62% de mulheres em cargos de liderança sobre o total de gestores. 

Dentre as áreas, a distribuição feminina possui destaques em administração, assistência técnica, assistencial e médicos. Entre os cargos, as mulheres ocupam os maiores espaços em gerência, superintendentes e diretoras. “A inclusão da mulher na gestão gera benefícios significativos, impactando positivamente a cultura organizacional, a tomada de decisões e os resultados institucionais. Esse é um movimento que reflete o nosso compromisso com ações que garantem a sustentabilidade organizacional”, afirma Virgínia Silveira, diretora-presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). 

Além dos cargos de gestão, o instituto também se destaca pelo alto percentual de mulheres em seu quadro de colaboradores. Atualmente, o ISGH conta com mais de 11 mil colaboradores, dos quais 69% são mulheres e 31% são homens.

Benefícios

A diversidade de perspectivas proporcionada contribui para a inovação, promovendo soluções criativas e eficientes para os desafios institucionais. Além disso, a presença feminina fortalece a empatia no ambiente de trabalho, melhorando a comunicação e o engajamento das equipes. 

“Estudos apontam que empresas com maior diversidade de gênero na liderança apresentam melhor desempenho financeiro, maior retenção de talentos e maior satisfação dos colaboradores. No ISGH, essa representatividade também se traduz em um diferencial competitivo, impulsionando a eficiência e a qualidade dos serviços prestados”, explica Graziela Monte, Coordenadora do Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO). 

Ao incentivar a equidade de gênero na liderança, a instituição não apenas aprimora seu desempenho interno, mas também reforça seu compromisso com a excelência na gestão, alinhando-se ao propósito institucional de transformar a saúde para o bem-estar social.

Sobre o ISGH 

O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) é uma Organização Social da Saúde (OSS) responsável pelo gerenciamento de unidades de saúde no Ceará. Atualmente o ISGH faz a gestão de sete hospitais, sendo três em Fortaleza e quatro divididos nas macrorregiões do Ceará, seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais, mais de 100 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPs) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), por meio de gestão compartilhada, e uma unidade de dessospitalização. O Instituto ainda construiu três unidades de negócio: o laboratório de análises clínicas Primilab, o laboratório Mais Lab e a Escola de Saúde e Gestão (ESG). 

Semana do Consumidor: advogada lista 3 direitos para os consumidores ficarem atentos

O Dia do Consumidor, comemorada no dia 15 de março, é um momento ideal para lembrar que todo cidadão tem direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). No entanto, muitos consumidores desconhecem proteções importantes que podem evitar prejuízos e garantir uma melhor experiência de compra.

A advogada Carolina Barreto, especialista em Direito do Consumidor, lista três direitos que poucos sabem que possuem:

Cobrança indevida dá direito a restituição em dobro

Se você for cobrado indevidamente por um serviço ou produto, tem o direito de receber o valor pago de volta em dobro, acrescido de juros e correção monetária. “Isso vale para erros em faturas de cartão de crédito, contas de energia, água e até mensalidades escolares”, explica.

Compras online podem ser devolvidas sem justificativa

O chamado direito de arrependimento permite que o consumidor devolva qualquer produto comprado pela internet, telefone ou catálogo em até 7 dias após o recebimento, sem precisar justificar o motivo e com direito ao reembolso total, incluindo o frete.

Estabelecimentos não podem impor valor mínimo para compras no cartão

É comum encontrar lojas que exigem um valor mínimo para pagamentos no cartão de crédito ou débito. “No entanto, essa prática é abusiva, pois fere o direito do consumidor de escolher a forma de pagamento mais conveniente, desde que o estabelecimento aceite cartões”, destaca a advogada Carolina Barreto.