Como as gerações se comportam no ambiente corporativo?

Pela primeira vez, quatro gerações distintas convivem no mesmo ambiente de trabalho. Cada uma carrega referências culturais, sociais e históricas que influenciam diretamente suas prioridades e expectativas profissionais. Essa convivência entre Baby Boomers, Geração X, Millennials e a Geração Z tem levado as empresas a repensarem sua cultura organizacional e práticas de gestão de pessoas.

Com a Geração Y (Millennials – nascidos entre 1982 e 1994) e a Geração Z (1995 a 2010) formando a maioria da força de trabalho, é essencial que as empresas compreendam as necessidades de cada grupo. Uma pesquisa da Pew Research Center projeta que, até 2025, os millennials representarão 75% da população ativa.

As demandas variam: salário, qualidade de vida, reconhecimento e feedback constante são prioridades que mudam conforme a geração. Mas há um ponto de convergência: a flexibilidade. Segundo a WeWork, 46% dos profissionais consideram esse um benefício inegociável.

Assim como o perfil dos profissionais evolui, o dos consumidores também muda. Por isso, as empresas precisam adotar políticas que considerem essas diferenças geracionais.

Fernanda Macedo, diretora da Life DH, ressalta que o maior desafio é promover um ambiente onde todos se sintam valorizados, independentemente da idade ou tempo de carreira. “É preciso encontrar equilíbrio entre as gerações, com uma abordagem personalizada e comunicação transparente. Isso faz a diferença no mercado atual”, afirma.

Em agosto, Seminário Nacional vai reunir autoridades para discutir desafios e soluções na educação básica

Nos dias 6 e 7 de agosto, a Associação Bem Comum, em parceria com a Fundação Lemann, Instituto Natura (Aliança pela Alfabetização) e Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), realizará o Seminário Nacional pela Alfabetização. O evento acontecerá no Gran Mareiro Hotel e vai reunir especialistas nas temáticas relacionadas aos programas, intelectuais, lideranças políticas, gestores públicos, pesquisadores e estudiosos da educação de todo o país para debater os avanços, desafios e estratégias para alfabetizar todas as crianças na idade certa através do Regime de Colaboração.  

O seminário ocorre em um momento estratégico, em que o Brasil apresenta sinais consistentes de avanço no campo da alfabetização infantil. Segundo o Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2024, 59,20% dos estudantes estavam alfabetizados aos 7 anos, no 2º ano do Ensino Fundamental, um número superior ao ano de 2023, que foi de 56%. Esse avanço é atribuído à retomada de políticas públicas estruturantes, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que tem promovido investimentos robustos em formação docente, avaliação diagnóstica e assistência técnica a estados e municípios.

Cerca de 75% dos municípios brasileiros com mais de 5 mil habitantes melhoraram seus resultados de alfabetização entre 2021 e 2023, demonstrando que os investimentos em formação continuada de professores, avaliações diagnósticas e apoio técnico têm surtido efeito nos territórios. Destaque para Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Piauí, que apresentaram um aumento de 12,26 pontos percentuais, 8,42 e 7,34, respectivamente, assim como Goiás, Mato Grosso e Espírito Santo, que também superaram as metas estabelecidas para o ano. Os números das capitais também cresceram, em especial Fortaleza, Vitória e Goiânia, com 74,81%, 73,2% e 69,49% de crianças alfabetizadas, respectivamente.

O evento promoverá discussões com participação de representantes do MEC, Instituto Natura, Fundação Lemann, CAEd e autoridades

Com o objetivo central de promover debates e reflexões sobre temas atuais relacionados à alfabetização de crianças na idade adequada, o Seminário é voltado para representantes dos estados e municípios, bem como outros parceiros institucionais.

A programação contará com palestras, painéis temáticos, relatos de experiências impactantes e mesas redondas, envolvendo nomes de destaque como o ministro da Educação, Camilo Santana, o secretário de Educação do Rio de Janeiro e Presidente do Consec, Renan Ferreirinha, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, o presidente do Inep, Manoel Palácios, além de governadores, senadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais de educação e lideranças de fundações e institutos que atuam na área.

“A alfabetização é um compromisso ético, social e federativo. Para avançarmos com equidade e qualidade, precisamos comunicar melhor as políticas públicas e fortalecer a mobilização de todos os setores da sociedade”, afirma Veveu Arruda, diretor presidente da Associação Bem Comum.

Entre os pontos altos do Seminário Nacional pela Alfabetização, marcado para os dias 6 e 7 de agosto, estão a mesa de abertura com autoridades nacionais e regionais da Educação, painéis temáticos sobre avaliação em larga escala, formação continuada de professores e liderança educacional, além de rodas de discussão sobre comunicação estratégica, mobilização social e inclusão escolar. O evento também inclui apresentações culturais e será encerrado com falas institucionais de representantes do Ministério da Educação (MEC), Instituto Natura, Fundação Lemann e CAEd, consolidando o alinhamento interinstitucional em prol da alfabetização das crianças na idade certa.

O Seminário marca um momento importante de troca entre diferentes esferas da gestão pública e reafirma o papel da comunicação como elemento central para o engajamento das famílias, educadores e gestores em torno da alfabetização como prioridade nacional.

Para saber mais sobre a programação e inscrições para assistir à transmissão online, basta acessar aqui.

Seminário Nacional pela Alfabetização 

Data: 06 e 07 de Agosto (quarta e quinta-feira)
Horário: de 9h às 17h (horário de Brasília)

Local: Gran Mareiro Hotel

Sobre a Associação Bem Comum:  

A Associação Bem Comum, fundada em 2018, é uma é uma organização da sociedade civil, que tem como objetivo, dentre outros, contribuir para elaborar e/ou executar políticas públicas em áreas que promovam o desenvolvimento humano integral nos aspectos da educação. É formada por experientes profissionais da gestão pública com atuação na rede de escolas municipais e na gestão da educação dos diversos estados. Somos a instituição responsável pelos programas Educar pra Valer (EpV) e da Parceria pela Alfabetização em Regime em Colaboração (PARC), em parceria com outras conceituadas organizações não governamentais (ONGs). 

Crédito das Imagens: Associação Bem Comum

 

La Bella Italia reformula cardápio de pistache com opções individuais

Em um mercado gastronômico em constante evolução, restaurantes buscam inovar e adaptar seus cardápios para proporcionar uma experiência cada vez mais personalizada e satisfatória ao consumidor. Nesse contexto de aprimoramento contínuo, o restaurante La Bella Italia, conhecido por sua autêntica culinária italiana, anuncia uma novidade: a reformulação de seu cardápio de pistache. Agora, os pratos são oferecidos de forma individual, proporcionando uma experiência mais personalizada aos clientes.

A nova proposta permite que os sabores do pistache sejam desfrutados em porções únicas, sem perder a qualidade e a originalidade que são marcas registradas da casa. Entre as opções de destaque, o prato principal oferece uma saborosa massa verde tonnarelli, servida com emulsão de pistache, creme de burrata e camarões frescos. Uma combinação que equilibra a cremosidade e o frescor dos ingredientes, disponível por R$ 90.

Já nas sobremesas, as opções disponíveis são o gelato artesanal de pistache puro, uma opção simples e autêntica para quem busca a essência do pistache em sua forma mais pura, no valor de R$ 30. Além dele, o clássico tiramisù ganha uma versão especial, que leva creme de pistache, biscoitos embebidos em calda de limoncello e raspas de limão siciliano, oferecendo um toque cítrico e refrescante a essa sobremesa tradicional, por R$ 46.

“Nossa paixão é sempre inovar e oferecer o melhor da Itália para nossos clientes. Com essa reformulação do cardápio de pistache, queremos dar mais liberdade e facilidade na escolha. Agora, cada um pode desfrutar dessas delícias de forma individual, explorando os sabores do pistache em pratos que criamos com muito carinho e originalidade”, explica o proprietário, Luca Lunghi.

Serviço

La Bella Italia

Horários de funcionamento: Seg a Qua: 18h às 23h30| Qui a Sab: 11h às 15h30 • 18h à 00h| Dom: 11h às 15h30 • 18h às 23h30

Endereço: Avenida Almirante Barroso, 812, Fortaleza, Brazil 60060-440

Mais informações: https://beacons.ai/labellaitaliacucina

Construtora Colmeia facilita aquisição de imóvel com entrega imediata e sem burocracia

Apartamentos do empreendimento Felicitá Residencial estará na Mega Feira da Casa Própria 2025 com financiamento direto com a construtora

Em um cenário em que muitas famílias buscam alternativas para conquistar a casa própria sem enfrentar a burocracia dos financiamentos tradicionais, modelos de compra mais diretos e simplificados ganham espaço. A exigência de longas análises de crédito, comprovações de renda e o envolvimento com instituições financeiras costumam ser obstáculos para quem deseja realizar esse objetivo de forma mais rápida e acessível. 

Atenta a essa demanda, a Construtora Colmeia oferece um formato de aquisição que elimina essas etapas: a análise é feita diretamente com a empresa, sem necessidade de envolvimento de bancos e com entrega imediata do imóvel. Essa proposta será apresentada ao público durante a Mega Feira da Casa Própria 2025, que acontece de 17 a 20 de julho, no Shopping RioMar Fortaleza.

Localizado no bairro Cambeba, uma das áreas em expansão da capital cearense, o Felicitá é um condomínio-clube formado por duas torres residenciais — Ventura e Fortunata — em um terreno de mais de 6.800 m². São 140 unidades distribuídas em 14 pavimentos, com cinco apartamentos por andar, variando entre 80 m² e 105 m². Todas as unidades contam com três quartos, sendo de uma a três suítes, varanda gourmet e duas vagas de garagem. Uma das plantas oferece espaço para home office.

O empreendimento conta ainda com áreas comuns voltadas ao lazer e convivência, como piscina com borda infinita, cascata, espelho d’água, salões para eventos, salão de jogos, playground, quadra esportiva e praças de convivência. O projeto de paisagismo foi pensado para oferecer uma experiência de relaxamento com elementos como o Caminho das Águas e o Lounge das Águas.

Com localização estratégica, o condomínio tem fácil acesso a vias importantes, como Avenida Frei Cirilo, BR-116 e Avenida Oliveira Paiva, além de estar próximo a escolas, centros comerciais e equipamentos de lazer, como o Cambeba Mall, o Colégio Christus, o Lago Jacarey e o Shopping Via Sul. O residencial fica a apenas 350 metros do Parque Del Sol.

Durante a feira, os visitantes poderão conhecer detalhes do empreendimento e fechar negócio de forma ágil, segura e sem entraves documentais, o que representa uma oportunidade para quem busca um imóvel pronto para morar.

Serviço

Mega Feira da Casa Própria 2025

Data: 17 a 20 de julho de 2025

Local: Shopping RioMar Fortaleza – Piso L3

Horário: 10h às 22h

Participação: Construtora Colmeia – Empreendimento Felicitá Residencial

Mega Feira da Casa Própria 2025 reúne 25 construtoras e projeta R$ 50 milhões em negócios

Evento será realizado de 17 a 20 de julho no Shopping Riomar Fortaleza, com mais de 12 mil unidades habitacionais em oferta e crédito pré-aprovado pela Caixa

O Sinduscon Ceará, em parceria com a Lopes Immobilis, realiza de 17 a 20 de julho a Mega Feira da Casa Própria 2025, no Shopping Riomar Fortaleza (Piso L3). A edição deste ano reúne 25 construtoras e apresentará ao público mais de 60 empreendimentos em exposição, totalizando mais de 12 mil unidades habitacionais. A expectativa é que a feira movimente mais de R$ 50 milhões em negócios e receba um público superior a 20 mil visitantes nos quatro dias de evento.

Os imóveis estão distribuídos por todas as regiões de Fortaleza e Região Metropolitana, com opções que vão desde lotes e unidades do programa Minha Casa, Minha Vida até imóveis de alto padrão. As unidades estarão disponíveis em diferentes estágios: na planta, em construção e prontas para morar.

Durante a feira, os visitantes poderão contar com condições exclusivasconsultoria especializadacrédito pré-aprovado e facilidades de pagamento por meio da Caixa Econômica Federal, patrocinadora oficial do evento.

Para o presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, a Mega Feira é uma iniciativa consolidada que impulsiona a cadeia produtiva da construção civil e gera impacto direto na economia local. “A Mega Feira da Casa Própria já se tornou um marco no calendário do setor. É uma grande vitrine para as construtoras e uma excelente oportunidade para quem busca o primeiro imóvel ou deseja investir. Teremos imóveis com segurança jurídica, boas condições e a presença da Caixa para facilitar o fechamento dos negócios com agilidade e credibilidade”, destaca o presidente.

Ricardo Bezerra, sócio-diretor da Lopes Immobilis, ressalta o potencial da feira em democratizar o acesso à moradia e facilitar o processo de compra. “A Mega Feira foi pensada para aproximar o mercado imobiliário do consumidor. Ao reunir diferentes perfis de empreendimentos em um shopping de grande circulação, com ampla estrutura e conforto, oferecemos uma experiência de compra acessível, segura e eficiente”, afirma.

A Mega Feira da Casa Própria 2025 conta com o apoio e patrocínio do SESI, FIEC, Atacado CAIXA, Caixa Econômica Federal e Governo Federal.

Serviço:
Mega Feira da Casa Própria 2025
Data: 17 a 20 de julho de 2025
Local: Shopping Riomar Fortaleza – Piso L3
Horário: 10h às 22h

OAB-CE, Câmara Cearense do Livro e Riomar Kennedy celebram 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente nos dias 19 e 20

A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, por meio da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Câmara Cearense do Livro e o Shopping Riomar Kennedy promovem, nos próximos dias 19 e 20 de julho, o evento “ECA 35 anos – Defender, garantir, proteger e construir”, em celebração aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O evento, que será realizado no Shopping Riomar Kennedy e aberto ao público, contará com a oferta de serviços e uma mostra literária com lançamentos, venda de livros e atividades culturais. Entre os serviços que serão ofertados estão o atendimento jurídico da OAB e da Defensoria Pública; emissão de carteira de identificação digital para pessoas do espectro autista pela Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) de Fortaleza; divulgação de programas do Ministério Público do Ceará, da Secretaria Estadual de Proteção Social (SPS), da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci); além de orientações do Conselho Tutelar e dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca e Comdica).

A presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-CE, Erivania Bernardino, ressalta a importância de celebrar os 35 anos do ECA. “Comemorar o marco civilizatório, que é o Estatuto da Criança Adolescente, é um dever ético-legal. E mais do que comemorar, é uma oportunidade de defender o direito da criança e do adolescente e buscar a implementação de políticas públicas. Realizar esse evento em um shopping faz com que a gente leve para as mentes e corações dos homens, mulheres, crianças e adolescentes que estão naquele espaço de entretenimento o papel fundamental do Estatuto”, afirma.

O evento “ECA 35 anos – Defender, garantir, proteger e construir” conta com o apoio do Ministério Público do Ceará (MPCE), da Defensoria Pública do Estado do Ceará, do Ministério Público do Trabalho, da Secretaria Estadual da Proteção Social (SPS), da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza (SDHDS), da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), da Rede Peteca, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedca), do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (Comdica), do Sindicato dos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (Sinepe-CE) e do Conselho Tutelar.

Serviço
ECA 35 anos – Defender, garantir, proteger e construir
Data: 19 e 20 de julho de 2025
Horário: das 13h às 20h
Local: Shopping Riomar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100, Presidente Kennedy – Fortaleza)
Gratuito

Securitização digital facilita acesso ao crédito para empresas

Inovação financeira impulsiona agilidade, transparência e democratização no mercado de crédito

A securitização, que transforma dívidas e recebíveis em dinheiro rápido, está ficando mais fácil graças à tecnologia. Em 2024, empresas captaram R$ 58,9 bilhões com Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), um aumento de 23,4% em relação ao ano passado, segundo a ANBIMA. Já os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) somaram R$41,3 bilhões. “Com a digitalização e automação, médias e grandes empresas conseguem acessar crédito de forma mais rápida, segura e com menos custos”, explica Haroldo Menezes, CEO da HMIT Tecnologia, especialista em soluções para inteligência fiscal.

Tradicionalmente, a securitização exigia muitas etapas manuais, contratos complexos e era acessível apenas a grandes empresas. Agora, graças a sistemas que automatizam essas operações usando inteligência artificial e blockchain, o processo ficou mais simples e transparente. As regras e garantias são programadas em código, permitindo que pagamentos e repasses sejam feitos automaticamente, sem necessidade de conferências manuais.

“A nota fiscal eletrônica deixou de ser só um documento fiscal para se tornar um ativo fundamental que ajuda as empresas a obter crédito de forma mais eficiente”, explica Menezes. Isso reduz erros, evita fraudes e torna o mercado de crédito mais acessível, especialmente para negócios que antes tinham dificuldade de conseguir financiamento tradicional.

Com essa inovação, investidores também ganham: podem escolher entre diferentes tipos de operações, diversificar suas carteiras e ter mais segurança nas aplicações, tudo de forma mais ágil e confiável.

Sobre a HMIT Tecnologia

Fundada em Fortaleza, a HMIT Tecnologia é uma empresa especializada em soluções tecnológicas para a gestão fiscal e compliance tributário. Com presença nacional, atende diversos setores, incluindo saúde, indústria, serviços e varejo. Seu compromisso é transformar o futuro com inovação, conectando clientes e fornecedores de maneira mais eficiente e transparente.

Para mais informações, acesse: www.hmit.com.br

Com apoio da Prefeitura, Canindé Junino 2025 terá R$ 76 mil em incentivos e dá início à programação dos 179 anos do município

Canindé se prepara para mais uma grande celebração da cultura nordestina com a realização do Canindé Junino 2025, que acontece nos dias 23, 24 e 26 de julho, na Praça Dr. Aramis. O evento contará com R$ 76 mil em incentivos e premiações para fortalecer as quadrilhas juninas locais e marcar o início das comemorações pelos 179 anos de emancipação política do município. A realização é da Prefeitura de Canindé, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Esporte (Funcep), com apoio institucional do Ministério do Turismo, Governo do Estado do Ceará e Fundação de Cultura.

Somente para o fomento das quadrilhas municipais serão investidos R$ 46 mil, garantindo estrutura e incentivo direto aos grupos locais. A premiação principal distribuirá valores entre R$ 1 mil e R$ 13 mil, além de troféus para os três primeiros colocados.

“O Canindé Junino é mais do que um evento festivo. Ele representa a força da nossa identidade cultural, movimenta a economia local e promove o talento da nossa gente. Estamos muito felizes em seguir fortalecendo essa tradição com apoio concreto aos nossos artistas e brincantes”, destaca o prefeito Jardel Sousa.

O gestor também reforça a importância econômica da cultura. “Quando apoiamos as quadrilhas, estamos também gerando renda para costureiras, músicos, coreógrafos, artesãos e muitas outras pessoas que vivem e acreditam na cultura. É uma corrente positiva que reforça o orgulho de ser canindeense”, completa.

Além do São João, a Prefeitura já confirmou as três primeiras atrações da programação oficial de aniversário da cidade, que terá seu ponto alto no dia 28 de julho, data dos 179 anos de Canindé. A principal atração será o cantor Murilo Huff, que sobe ao palco para embalar a multidão com grandes sucessos do sertanejo universitário.

O Canindé Junino 2025 e os shows de emancipação fazem parte de uma programação integrada de valorização da cultura, da tradição e da identidade local, promovida pela gestão municipal com parcerias estaduais e federais. A expectativa é de que milhares de pessoas participem dos eventos, movimentando o comércio, o turismo e a economia criativa da região.

Guanabara promove ativação de marca na Expocrato 2025 com espaço interativo para o público

A Guanabara participa da Expocrato 2025 com uma série de ativações de marca voltadas à experiência do público. Com um estande interativo montado especialmente para o evento, a empresa oferece um espaço com cenografia temática — o Self Point — que permite aos visitantes registrarem fotos em um ambiente instagramável, pensado para reforçar a identidade da marca e sua conexão com os nordestinos.

Além da estrutura para fotos, a ação inclui distribuição de brindes e dinâmicas com foco em engajamento nas redes sociais, ampliando o alcance das ações institucionais da Guanabara durante os dias da feira.

A presença na Expocrato, considerada a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste, integra a estratégia da empresa de fortalecer sua atuação regional e se aproximar ainda mais de seu público-alvo por meio de iniciativas que combinam visibilidade, interação e valorização da cultura local.

“Acreditamos na importância de estar presente nos grandes eventos que mobilizam as comunidades do Nordeste. A Expocrato é uma vitrine estratégica e uma oportunidade de reafirmar o vínculo da empresa com o público cearense e visitantes de toda a região”, afirma Rodrigo Mont’Alverne, gerente de marketing da Guanabara.

A Expocrato 2025 acontece até o dia 20 de julho, reunindo shows, exposições agropecuárias, programação cultural e ações promocionais. A participação da Guanabara reforça seu compromisso com a valorização de eventos tradicionais e com a oferta de experiências que vão além do transporte.

Sobre a Guanabara

A Expresso Guanabara nasceu em agosto de 1992. Com sede em Fortaleza e atuação de Norte a Sul, a empresa interliga as principais capitais e cidades do país, chegando a mais de duas mil opções de destinos para seus passageiros. A busca pela excelência técnica, o elevado grau de comprometimento com seus funcionários e a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes renderam a Guanabara por duas vezes o título de melhor empresa de ônibus do Brasil, em 2013 e 2022, no Prêmio Maiores & Melhores do Transporte.

Em 2023, a Guanabara deu um grande passo rumo à expansão da operação pelo país. As empresas do setor rodoviário Real Expresso, Rápido Federal, UTIL, Viação Sampaio e Brisa passaram a adotar uma única identidade corporativa e hoje também fazem parte da marca Guanabara. São mais de 400 veículos de última geração, sintonizados com tecnologias de ponta em mecânica, design e conforto. Saiba mais em https://www.viajeguanabara.com.br/.

Beach Park integra evento da Abrig que reúne nomes da política, economia e relações institucionais

A Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig) realizou, na última segunda-feira, 14, a primeira edição do Café com Autoridade no Estado do Ceará. O evento ocorreu no Hotel Sonata de Iracema, em Fortaleza, e teve como tema central os impactos da reforma tributária para a sociedade. Carol Mota, da diretora da Abrig e gerente de Relações Institucionais do Beach Park, destaca que a iniciativa tem como objetivo fomentar um diálogo qualificado entre representantes do poder público, do setor produtivo e profissionais da área de Relações Institucionais e Governamentais (RIG).

O evento contou com a participação de Josbertini Clementino (diretor regional da ABRIG-CE), Marcelo Dourado (executivo de Relações Institucionais do Grupo Edson Queiroz), Jean Castro (presidente da ABRIG), o deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT/CE), Fabrízio Gomes Santos (secretário da Fazenda do Ceará e membro do CGIBS) e Renato Aguiar (presidente do IBEF-CE), entre outros profissionais. 

O Café com Autoridade faz parte do esforço da associação de fortalecer o campo de Relações Institucionais e Governamentais em todo o país, por meio de eventos que aproximem especialistas, autoridades e profissionais do setor. A programação no Ceará reforça ainda o papel da Abrig regional na articulação com instituições públicas e privadas, ampliando a visibilidade e a importância da atividade de RIG no Nordeste.