Vídeos curtos, interação e dados. As tendências do marketing para 2025!

O marketing, a comunicação e as relações públicas das marcas estão em constante evolução, e entender as pessoas é o ponto de partida para estratégias realmente eficazes em um mercado cada vez mais competitivo, como afirma o RP Digital e estrategista de influência, Janiel Kempers.

“Ficar de olho nas tendências é importante para continuar relevante no mercado, criar uma estratégia de comunicação é muito sobre entender as pessoas, e para isso, é preciso se manter atualizado”.

“Ao acompanhar as novidades, conseguimos criar estratégias mais certeiras que realmente conectam com o público. Se adaptar às mudanças e usar as tendências a favor da marca ajuda a engajar, atrair e manter os clientes de maneira eficiente”, explica.

4 tendências do marketing para 2025:

1. Vídeos curtos como protagonistas
“Os vídeos curtos, como reels, shorts e TikToks, continuam em alta e devem ter ainda mais protagonismo este ano. Neles, o grande desafio é captar a atenção de um público que está sempre fazendo várias coisas ao mesmo tempo em apenas 60 segundos, ou menos, por outro lado, esse tipo de conteúdo tem um grande potencial de engajamento e segmentação”;

2. Interação
“Ninguém mais quer ser um expectador passivo que apenas recebe e consomem conteúdos, cada vez mais as pessoas estão buscando se conectar de verdade. Lives e eventos virtuais interativos ganharão ainda mais espaço, permitindo maior conexão e humanização”;

3. Dados
“Foi-se o tempo em que você demorava muito para entender o que o seu público quer, hoje as métricas são quase instantâneas e dizem, cada vez mais, quer souber entender os dados e usá-los na sua estratégia com certeza terá um diferencial”;

4. Conteúdo gerado pelo usuário (UGC)
“Ainda na linha de conexão com o público, vale a pena dar mais protagonismo aos consumidores/cliente, seja criando conteúdos que promovem marcas de forma orgânica e genuína, nada engaja mais do que histórias reais”, afirma Kempers.

Sobre Janiel Kempers

Antonio Janiel Lima dos Santos, mais conhecido como Janiel Kempers (Santa Luzia do Paruá, 1996), é jornalista, publicitário, escritor e especialista em mercado digital. Atualmente, atua como RP digital da MF Press Global, destacando-se por sua experiência com mentoria e por ser o nome por trás de dezenas de personalidades com milhares de seguidores nas redes sociais. Kempers possui um histórico de trabalho com políticos, artistas e profissionais de diversos segmentos, combinando sua expertise em comunicação com estratégias digitais avançadas. Sua trajetória inclui passagens por veículos de grande relevância, como RECORD TV (2013-2019), Revista ISTOÉ (2023), Portal iG e Jornal O Dia (2024).

Reconhecido por sua atuação na análise política, destacou-se durante as eleições presidenciais de 2022 como comentarista convidado na Jovem Pan News e em diversos veículos nacionais e internacionais. Kempers teve suas análises publicadas no Le Monde Diplomatique, Correio Braziliense e Diário de Pernambuco, além de participações em emissoras como TV A Crítica e TV Gazeta. Em 2024, voltou à Jovem Pan News, abordando temas relevantes como os impactos da inteligência artificial e as mudanças nas políticas de anúncios do Google durante as eleições municipais.

Supermercado Guará é pioneiro no Ceará com experiência exclusiva de degustação de destilados japoneses

O Supermercado Guará realizou com exclusividade no estado do Ceará, a 1ª edição da The House of Suntory Experience. O evento que é único em seu formato, se consolidou como uma noite de sofisticação e tradição, reunindo 35 convidados especiais.

A experiência sensorial, promovida em parceria com a JA Distribuidora, contou com a presença do empresário e sócio da distribuidora, Auricelio Parente, e promoveu um mergulho pelos sabores e histórias dos renomados destilados japoneses da The House of Suntory. Entre as bebidas degustadas estavam o The Chita Whisky, Hibiki Suntory Whisky, The Yamazaki Whisky 12 anos, Roku Gin e Haku Vodka, cada uma apresentada com detalhes sobre seu processo de produção e características únicas.

O encontro destacou a união entre a tradição japonesa e a excelência, reafirmando o compromisso do Supermercado Guará em oferecer experiências exclusivas e de alto padrão ao público cearense.

Fortaleza gera mais de 134 mil empregos formais desde 2021 e lidera o Nordeste em estoque de vagas

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados na sexta-feira, 27, a capital cearense acumula a criação de 134.972 postos de trabalho com carteira assinada desde janeiro de 2021. Além disso, Fortaleza possui o maior estoque de vagas em regime CLT do Nordeste, com um total de 756.710 empregos formais.  

Em novembro de 2024, Fortaleza alcançou o 10º lugar entre as capitais brasileiras em saldo de empregos gerados, com 1.892 novas vagas, ficando em terceiro lugar no Nordeste, atrás apenas de Salvador (2.744) e Recife (2.288). O saldo positivo em Fortaleza, resultante de 27.355 admissões contra 25.463 desligamentos, reflete o momento positivo da economia local.

Ainda em novembro de 2024, o desempenho de Fortaleza supera o de 15 estados brasileiros, demonstrando a pujança da economia local. A capital cearense também se destaca como o município que mais gerou empregos no estado em novembro de 2024, respondendo por 42,5% do total de 4.443 vagas criadas no Ceará.

O setor de Comércio liderou a geração de empregos em Fortaleza em novembro de 2024, com 1.798 novas vagas, seguido por Serviços (206) e Indústria (107). “Esses números refletem o empenho da gestão do prefeito José Sarto, que trabalhou em projetos de estímulo à economia e capacitação. É importante destacar que esses números representam mais de 50% dos empregos gerados no Ceará, mesmo Fortaleza tendo apenas 27% da população. Isso mostra que a capital é o verdadeiro motor da economia do Estado”, destaca o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

Os dados divulgados são provenientes do Painel Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, atualizados em 27 de dezembro de 2024. O Novo Caged utiliza informações dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web para gerar as estatísticas do emprego formal.

Valorização de imóveis com áreas verdes ganha força no mercado imobiliário

Empreendimentos com áreas verdes podem apresentar uma valorização de até 20% em comparação a imóveis em locais mais densamente urbanizados

A busca por imóveis integrados à natureza vem crescendo significativamente, refletindo uma mudança de prioridades dos consumidores no mercado imobiliário. Especialistas apontam que empreendimentos com áreas verdes podem apresentar uma valorização de até 20% em comparação a imóveis em locais mais densamente urbanizados. Essa tendência ganhou força especialmente após a pandemia, quando a conexão com a natureza se tornou uma necessidade essencial para muitos. A convivência com a natureza, além de reduzir o estresse, oferece uma atmosfera mais saudável para famílias e jovens profissionais. 

Segundo Patriolino Dias, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), há uma tendência crescente de cultivo de mais áreas verdes em novos condomínios.” Nos últimos anos, observamos uma mudança significativa no perfil do consumidor cearense, que está cada vez mais atento à qualidade de vida e ao impacto ambiental de suas escolhas. As áreas verdes, além de valorizarem os imóveis, atendem a uma demanda crescente por espaços que promovem bem-estar e saúde. O consumidor atual busca ambientes mais sustentáveis e que ofereçam um refúgio do caos urbano.”

A procura por imóveis em locais arborizados mostra que os consumidores estão mais atentos à importância de um ambiente saudável e sustentável. Para o mercado imobiliário, esse movimento representa uma oportunidade de alinhar lucro e responsabilidade socioambiental, criando empreendimentos que não apenas atendam às demandas dos compradores, mas também contribuam para a construção de cidades mais humanas e equilibradas.

“Ao morar em um ambiente com abundância de áreas verdes preservadas, o consumidor ganha muito mais do que um simples endereço. Ele passa a desfrutar de um estilo de vida que promove bem-estar, saúde e conexão com a natureza. Esses espaços ajudam a reduzir o estresse e melhoram a qualidade de vida, tornando-se verdadeiros refúgios dentro da cidade, além de serem ambientes mais adequados para as crianças e momentos em família”, destaca João Victor Ponte, coordenador de novos negócios da Terra Brasilis Urbanismo, empresa com 24 anos de atuação no mercado de loteamentos. 

Lançamento

O mais recente lançamento da empresa possui mais de 40 mil metros de área verde preservada e já teve 100% dos lotes vendidos. Além disso, a Vila Terra Brasilis, localizada no município de Aquiraz, conta com outro marco importante: o Parque Arvorar, um espaço que une lazer e educação ambiental. O parque possui atrações que destacam a biodiversidade brasileira. 

Esses espaços não só enriquecem a experiência dos moradores, mas também agregam valor financeiro aos imóveis, atendendo a um público que valoriza o equilíbrio entre modernidade e sustentabilidade. 

O verde deixou de ser um mero complemento e se tornou um diferencial de peso, influenciando decisões de compra e valorizando propriedades. Em um mundo cada vez mais urbanizado, espaços verdes se tornam refúgios valiosos, e o mercado imobiliário que reconhecer essa realidade certamente colherá os frutos.

Prefeitura de Fortaleza entrega 375 máquinas de costura do Projeto Costurando o Futuro

A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta sexta-feira, 27, mais 375 máquinas de costura doméstica para profissionais da área, como parte do Projeto Costurando o Futuro. A iniciativa, que visa impulsionar o empreendedorismo feminino, beneficiou costureiras selecionadas por edital de chamada pública, que já receberam capacitações gerenciais gratuitas e estão formalizadas como Microempreendedores Individuais (MEI). A cerimônia de entrega foi realizada no Ginásio Aécio de Borba, no bairro Benfica.

Mércia de Veras, moradora do bairro Vila Velha, expressou sua emoção ao receber a máquina: “É um presente maravilhoso, um sonho realizado. Graças a Deus e à Prefeitura de Fortaleza, conquistei minha máquina e vou continuar buscando mais sonhos.” Mércia, que frequenta o ateliê colaborativo do Projeto Costurando o Futuro no Cuca Barra, planeja usar a máquina como instrumento de trabalho e continuar frequentando o ateliê. “Já estou participando de feiras locais e recebendo encomendas até de outros países”, revela. 

A coordenadora do Costurando o Futuro, Cássia Vasconcelos, destacou a importância da entrega das máquinas para otimizar o trabalho e a produção das beneficiadas: “Identificamos a necessidade de um equipamento em casa para que elas possam continuar costurando nos finais de semana, devido à grande demanda. A maioria das beneficiadas são mulheres periféricas, e esse incentivo ao empreendedorismo possibilita geração de renda, sustento do lar e, inclusive, a saída de relacionamentos abusivos.”

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) concluiu o edital de chamada pública para a doação de 1.300 novas máquinas, distribuídas ao longo de cinco convocações. As máquinas, do tipo reta padronizadas, visam fomentar os pequenos negócios na área de costura. “O projeto é fantástico. Com 14 ateliês fixos e um móvel, entregamos o último lote de 375 máquinas, proporcionando uma oportunidade para que essas mulheres transformem suas vidas e a de suas famílias”, ressaltou a SDE.

Salário emocional como diferencial estratégico para o mercado de trabalho de 2025

Por Juliana Bertoni, headhunter na Gi Group Holding

O conceito de salário emocional vem ganhando cada vez mais relevância no mercado de trabalho. Em um cenário em constante transformação, marcado pela digitalização, pela busca por propósito e pela competição por talentos, os benefícios não financeiros têm se tornado um diferencial estratégico para atrair e reter profissionais.

Com 2025 no horizonte, é importante refletir sobre as transformações nas prioridades e expectativas dos trabalhadores. O salário emocional já não é uma novidade, mas será ainda mais essencial para construir um ambiente corporativo que promova engajamento, bem-estar e produtividade.

Salário emocional engloba benefícios intangíveis que vão além da remuneração financeira. Ele está relacionado ao reconhecimento, à qualidade de vida, ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e ao alinhamento com os valores da empresa. Trabalhadores que percebem um alto nível de salário emocional relatam maior satisfação, permanecem mais tempo na empresa e são mais propensos a recomendar o empregador para outros.

Tendências para 2025

1. Flexibilidade

O modelo híbrido e a possibilidade de personalizar a rotina de trabalho continuarão a ser uma demanda crescente. Estudos indicam que trabalhadores valorizam a autonomia para decidir como e onde realizar suas atividades, especialmente em setores que permitem esse nível de flexibilidade.

2. Bem-estar mental e emocional

Programas de saúde mental deixam de ser apenas um benefício opcional e se tornarão um pilar estratégico para as organizações. Investimentos em terapia, coaching e iniciativas de mindfulness entram no topo da lista de desejos dos trabalhadores.

3. Desenvolvimento de carreira e aprendizado contínuo

O avanço da inteligência artificial e a automação estão remodelando o mercado de trabalho. Os profissionais passam a buscar empresas que ofereçam oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de habilidades, garantindo sua relevância em um ambiente altamente competitivo.

4. Diversidade, equidade e inclusão (DEI)

Trabalhadores esperam que as empresas não apenas promovam políticas de DEI, mas que implementem ações concretas e transparentes. Ambientes diversos e inclusivos serão um diferencial decisivo para atrair talentos.

5. Propósito alinhado aos valores pessoais

As novas gerações, especialmente Millennials e Gen Z, estão buscando empregadores que compartilhem valores éticos e ambientais. O ASG (Ambiental, Social e Governança) terá um papel central na escolha de empregos.

Diante disso, para atender às expectativas dos trabalhadores em 2025, as empresas precisarão repensar suas estratégias de gestão de pessoas. O salário emocional não deve ser tratado como um “extra”, mas como parte integrante da proposta de valor ao colaborador.

Ouvir os profissionais, personalizar os benefícios e adotar uma abordagem empática e humanizada serão os caminhos para construir ambientes corporativos que inspirem confiança e lealdade.

Em um mercado cada vez mais competitivo, o salário emocional será a chave para atrair e reter os melhores talentos. Afinal, no futuro do trabalho, não se trata apenas de quanto se paga, mas de como se cuida.

Luiza Martins é confirmada no secretariado do Governo Elmano de Freitas para 2025

O governador Elmano de Freitas está realizando ajustes na composição de seu secretariado para o início de 2025. Entre os nomes de destaque está Luiza Martins, que assumirá a função de diretora-presidente da CearaPar – Gestão de Ativos do Estado do Ceará.

Atualmente Secretária Executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, Luiza se consolidou como uma referência em planejamento e execução de políticas públicas. Com competência, determinação, criatividade e espírito de liderança, ela vem comandando o Conselho com maestria há quatro anos, imprimindo uma gestão inovadora e eficiente.

Sob sua condução, o Conselho alcançou resultados expressivos, promovendo debates estratégicos e apresentando soluções inovadoras para os desafios do estado. Essa trajetória exemplar agora será levada para a CearaPar, onde Luiza terá a missão de potencializar a gestão de ativos estaduais e atrair investimentos para o desenvolvimento do Ceará.

“Luiza Martins é um exemplo de profissional comprometida e visionária. Sua presença no nosso secretariado é um grande ganho para o Ceará”, afirmou uma fonte do Abolição.

A indicação reforça o compromisso do governo em valorizar quadros técnicos qualificados e preparados para enfrentar os desafios de gestão pública, abrindo caminhos para uma administração moderna e eficiente.

Greenish e Corona realizam mais uma edição de sunset especial na Praia de Iracema

Em mais uma edição especial do sunset, a Greenish trouxe novamente a parceria com a Corona para um momento especial entre os diretores da marca, amigos e clientes. O evento aconteceu na quinta-feira, 19, na loja da Praia de Iracema, celebrou a Greenish e contou com atrações exclusivas com o duo Benziê, Marcelo Di Holanda e Mateus Farias, e o DJ Thales.

Benziê, formado pelo casal Vic Conegero e Du Pessoa. Com um estilo leve e contagiante, a dupla paulistana já conquistou milhões de fãs com suas músicas e vibe positiva. Marcelo Di Holanda e Mateus Farias emergiram como um dos destaques da nova geração de músicos cearenses, conquistando o público com suas releituras únicas de clássicos do forró. Thales chama a atenção por suas aparições com sets diversos, que mostram a sua versatilidade, seu conhecimento musical e sua curiosidade pelos novos e bons sons.

“A Greenish é mais do que uma marca de moda. Somos um lifestyle que celebra a vida, a praia e a boa música. Nossos sunsets são a expressão dessa essência, onde moda e diversão se encontram”, explica o diretor de operações, Hans Timur.

HGWA celebra 22 anos de excelência em atuação na saúde da população cearense

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) já ajudou a salvar mais de 950 vidas somente este ano no setor de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Diversos pacientes passam pelo setor de reabilitação da unidade. Além do AVC, neste ano, foram mais de 300 cirurgias mensais, dez mil atendimentos ambulatoriais e cerca de 500 mil exames laboratoriais e de imagem.

O equipamento presta serviços de saúde qualificados, no nível secundário, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) referenciados por hospitais públicos terciários. Encerrando o ano de 2024, o HGWA tem muito o que comemorar. A unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu, em novembro, o “Prêmio Destaque da Acreditação”. A honraria é concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) pela atuação da entidade na promoção da segurança primária no Brasil, relacionada a protocolos como a segurança do paciente, prevenção de quedas e higienização das mãos.

Em outubro, o HGWA participou do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS). O HGWA foi o único hospital representante da rede pública do Ceará. Na ocasião, o Waldemar Alcântara exibiu um pôster, aprovado após uma seleção nacional. A unidade levou o tema “Torneio da Sustentabilidade: uma estratégia lúdica para promover a cultura sustentável em um hospital da rede pública”, que falava sobre as atividades do projeto, que ocorreram no hospital entre março e setembro deste ano. Além da exibição, o hospital também recebeu uma menção honrosa do selo “Amigo do Meio Ambiente”.

Ainda neste ano, o HGWA deu um importante passo no projeto da Experiência do Paciente. Desde 2022, quando iniciou os primeiros trabalhos da comissão, diversos ganhos importantes foram contabilizados para o equipamento. Em mais uma etapa do projeto, as clínicas médicas receberam a avaliação dos serviços. Na prática, a experiência do paciente é definida como a soma de todas as interações, moldadas pela cultura de uma organização, que influenciam as percepções do paciente em todo o processo do cuidado.

A diretora administrativa do HGWA e presidente do Comitê da Experiência na unidade, Carla Fonteles, explica que a expectativa é que, a partir dos resultados, na jornada do paciente, o hospital possa traçar melhorias para uma comunicação mais assertiva. “Esse momento da expansão foi muito planejado e esperado pelo comitê. Ele se torna um marco na identificação de melhorias a partir da voz do paciente. Todas as oportunidades de implementações encontradas serão trabalhadas com foco na humanização da relação com a equipe multiprofissional e com quem está internado”, destaca.

A humanização é outro braço forte do Waldemar. São diversas ações que vão além das fronteiras do cuidado, que se somam ao olhar cuidadoso do paciente. A equipe de nutrição da unidade, por exemplo, faz o possível para atender aos desejos dos pacientes, conforme a possibilidade de cada um. Para se ter ideia, já foram realizados pedidos que vão desde uma sobremesa favorita, até uma caranguejada.

Na pediatria, durante a semana da criança, os pequenos internados receberam uma programação especial, como a visita dos pets do projeto “Sexteto 4 Patas“ e também dos mascotes dos times cearenses.

Para o diretor-geral do HGWA, Denys Briand, todas essas conquistam se somam ao trabalho conjunto com cada profissional da unidade. “Tivemos um ano de muito trabalho e de muitas conquistas. A meta contínua de cuidar da saúde dos nossos semelhantes com suas dores, angústias, melhoras, curas e saudades, permeou todo o nosso ano. A maior conquista foi compreender que exercemos um ofício divino e tal maneira belo, o cuidar dos nossos semelhantes, que nos eleva muito acima da nossa condição individual”, afirma.

A diretora de Gestão do Cuidado, Thaís Herzer, completa: “Muito além da recuperação da saúde, nossos colaboradores são engajados com a cultura da segurança e da qualidade e prezam pela melhor experiência dos pacientes durante sua jornada ao hospital. São muitas vidas impactadas pelos diversos serviços ofertados conforme as políticas públicas da Sesa”, destaca.

Tecnologia
O HGWA se mantém sempre à frente das novas tecnologias, neste ano, com o tema “Mil vidas impactadas”, o setor de Farmácia entregou placas simbólicas aos profissionais envolvidos na implantação de uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial (IA) para auxiliar nos processos do setor. Neste período, foram mil pacientes beneficiados pelo sistema, além de nove mil intervenções realizadas e mais de 96 mil prescrições liberadas.

Na Central de Esterilização de Materiais (CME) um programa de computador para rastrear produtos hospitalares tem economizado tempo e otimizado o trabalho de diversos setores do HGWA. A informatização do processo garante a segurança dos pacientes, por meio de um controle mais rigoroso e em tempo real dos produtos hospitalares. O sistema possibilita verificar rapidamente se o material utilizado passou por todos os processos de esterilização e testes necessários.

Acreditação
Único hospital público de Fortaleza com o título, o HGWA mantém a Acreditação Nível 3 de excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA) há 15 anos. Para continuar com a certificação, a unidade passa por uma avaliação a cada três anos e, anualmente, é submetida a uma nova análise, para definir o nível.

22 anos
Nesta quinta-feira (26), o HGWA completa 22 anos de funcionamento. Situado na Rua Pergentino Maia, no bairro Messejana, a unidade foi fundada no dia 26 de dezembro de 2002.

Atualmente, o HGWA oferece os serviços primários: Clínica Médica, Pediátrica, UTI Adulto, Cetip, UCE Adulto e Pediatria, Serviço de Atendimento Domiciliar, Bloco Cirúrgico e Ambulatório. O apoio à assistência é composto pela Agência Transfusional, Núcleo de Atendimento ao Cliente, Laboratório de Análises Clínicas, Central de Material, Núcleo de Assistência Farmacêutica, Engenharia Clínica e Manutenção, Núcleo de Nutrição e Dietética, Fisioterapia, Serviço de Imagem, Fonoaudiologia, Serviço Social, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Psicologia. A instituição também recebe residentes médicos, sendo utilizado como hospital-escola.

Estação Fashion é contemplado em decreto do Governo do Ceará que beneficia atacado de confecção

Com previsão de inauguração no segundo semestre de 2025, o Estação Fashion, novo empreendimento em construção no mercado de moda atacadista de Fortaleza, será diretamente beneficiado pela ampliação do decreto que regulamenta a atividade comercial do setor de confecção, anunciado pelo Governo do Ceará.

O objetivo da medida é impulsionar as vendas interestaduais e promover a regularização fiscal, fortalecendo o setor como um todo. O texto do decreto foi assinado na segunda-feira, 23, no Palácio da Abolição, em uma cerimônia que contou com a presença do governador Elmano de Freitas, autoridades, representantes do setor e da atual Presidente do Estação Fashion, Adriana Neves.

A medida beneficia diretamente o Estação Fashion, empreendimento voltado essencialmente para o atacado, que surge como um marco para o mercado de moda atacadista de Fortaleza. Por meio do programa Empreendedor Legal, comerciantes que ainda não possuem inscrição na Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) poderão emitir a Nota Fiscal Avulsa eletrônica (NFA-e) regularizando suas operações e eliminando barreiras como multas e apreensões de mercadorias durante fiscalizações.

Reconhecimento e fortalecimento do setor

Para Adriana Neves, a iniciativa do Governo representa um importante reconhecimento para o setor de confecção e para o Estação Fashion. “Recebemos com muita felicidade esse reconhecimento do Governo do Ceará, que fortalece não só o Estação Fashion como um empreendimento essencialmente voltado para o atacado, mas também todo o setor. Essa medida permitirá aos nossos comerciantes participar da regularização fiscal, trabalhar a formalidade e, consequentemente, contribuir para o crescimento do segmento no Ceará. Com esse apoio, temos certeza de que o Estação Fashion se tornará uma referência, colaborando para o desenvolvimento de Fortaleza e do nosso Estado”, destacou.

A Presidente do Estação Fashion também ressaltou a importância estratégica do setor de confecção para a economia local. “A confecção é uma atividade tradicional e de elevadíssima importância para o Ceará, e o apoio do governo fortalece o polo de moda e nos motiva a continuar desenvolvendo e ampliando um setor tão representativo para a nossa cidade e nosso estado”, conclui Adriana.

Sobre o decreto

O decreto contempla atividades realizadas em poligonais definidas e regulamentadas pela Sefaz-CE. Com ele, a regularização fiscal torna-se mais acessível para comerciantes do setor, especialmente para aqueles que atuam no mercado atacadista. Além disso, ao incentivar a formalidade e a segurança nas operações, a medida também estimula as vendas interestaduais, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva e a competitividade do setor.

Estação Fashion

O Estação Fashion, em construção, já desponta como uma das principais apostas para consolidar Fortaleza como referência nacional no mercado de moda atacadista, reforçando a posição do Ceará como um dos maiores pólos de moda do país.

Com um investimento estimado em R$ 55 milhões, o Estação Fashion chega para transformar o cenário do atacado de moda em Fortaleza. Lançado no início de 2022, o empreendimento está gerando mais de 7 mil vagas de emprego diretos e indiretos nas obras e na operação. A previsão é que o polo seja concluído no segundo semestre de 2025, trazendo inovação e gerando mais oportunidades para a indústria de confecções. Ao todo serão 1,3 mil lojas focadas no atacado, com estacionamento privativo, hub de serviços, praça de alimentação, espaço de beleza e saúde, vendas on-line, facilidades para envios de mercadorias e uma localização privilegiada do Centro de Fortaleza, em uma área revitalizada e em crescente valorização, em frente ao Complexo Cultural Estação das Artes.